[Música] bom dia boa tarde boa noite tá começando mais uma MP3 aqui num convidado muito especial a gente tá com com um convidado muito especial que eu queria muito fazer essa mesa pastor você não sabia o quanto então é muito tô muito feliz e estamos com dois na verdade né Eu falei primeiro do Artur do meu lado e na minha frente aqui tá o Juan isso aí galera é e também agora o Pastor Jonas Madureira exato muito bom o nosso tema hoje é sobre fé e razão pastor e é um tema bem filosófico a gente
gosta de falar sobre isso e para começar a gente queria que o Juan fizesse a primeira pergunta né Juan vamos lá vamos começar com essa difícil missão que é entrevistar Jonas Madureira falando de Filosofia é mas vamos lá bom acho que quando a gente discute esse assunto muito se fala sobre a parte doutrinária a parte prática e toda essa batalha teórica uma luta entre um e o outro qual Tá certo qual tá errado né então em termos Gerais Vamos começar perguntando sobre essa disputa né justamente Fé e Razão uhum para começar Eh vamos entrar num
movimento específico que é o movimento da patrística né você puder falar um pouco mais sobre esse movimento quem o fundou E como que eh esse movimento em si ele afeta essa discussão né Essa disputa entre fé e razão como que esse assunto tem a ver com tudo isso que a gente vai conversar hoje de alguma forma eu acho que a a a a coisa toda começa quando a gente se faz a pergunta de onde vem a filosofia certo porque quando a gente faz essa pergunta parece que ela é fácil de responder ora vem da Grécia
Sócrates Platão Aristóteles e a gente compra essa história né é o que ensina pra gente no colégio ensina pra gente no quer lugar Fala pra gente ó a filosofia nasceu na Grécia n mas se você estudar um pouquinho você vai descobrir que já existia filosofia antes da Grécia que a crença de que não existia filosofia que a filosofia nasceu Como Um Milagre né existe uma expressão que os críticos né sobretudo franceses né que vão analisar o o o tema da origem da Filosofia e vão questionar ela nasceu realmente na na Grécia e vão descobrir que
muito antes da Grécia na Índia né com os upanichades já se pensava questões filosóficas questões éticas questões Morais Você vai pra China muito tempo antes não é você vai ter Confúcio refletindo sobre questões Morais éticas filosóficas sobre a origem do universo sobre a Alma do que a alma é feita né Você vai para o zuro atris moo você vai pro contexto Egito do egípcio você vai para o contexto hebraico filosofia sapiencial então a gente começa a perceber que a filosofia ela já existe muito tempo antes tá eu gosto de entender que a filosofia ela existe
a partir do momento em que existe o homem capaz de fazer as perguntas quem eu sou de onde eu vim para onde eu vou O que é isso aqui então onde tem seres humanos tem filosofia tem perguntas sobre origem sobre quem nós somos sobre para onde nós vamos então se a gente se perguntar sobre textos muito antes da Grécia a gente vai chegar a textos anteriores aos Gregos falando sobre filosofia Mas se a gente entender que se fazia filosofia mesmo sem textos a filosofia existiu desde sempre então primeira coisa que a gente precisa trazer para
essa discussão é que a filosofia ela não nasce na Grécia ela ela sempre existiu onde os seres humanos estiveram e que existem vários estilos de filosofia que vão se desenvolver ao longo das das eras e das c e dos povos Mas é verdade que entre aí eu vou obgado é verdade que entre os gregos a filosofia ela avançou demais ela avançou muito muito em questões Porque os gregos mesmos eles aproveitaram o conhecimento que eles tinham do Egito e de tantos outros intercursos que eles vão fazer ao longo da dos movimentos de investigação deles né bom
por que que eu tô dizendo tudo isso quando você me fala filosofia patrística você você chama atenção para o encontro de uma tradição filosófica com outra tradição filosófica você não a gente não tá falando de uma tradição que não era filosófica que é a cristã ou judaico cristã como as pessoas costumam dizer e uma tradição filosófica grega não o cristianismo veja os pais da igreja eles todos eles eram antes filósofos pega por exemplo Justino Marte né então ele é um pai da igreja ele não está entre os pais apostólicos que seriam aqueles que seguiriam o
mesmo padrão dos Apóstolos né mas está entre os pais apologistas né que seriam aqueles que defenderam a fé no contexto em que os cristãos eram questionados com relação a própria natureza ah do pensamento deles só que você pega um Justino Mat que era um filósofo ele já tinha feito uma transição por Várias escolas filosóficas chamadas escolas imperiais passou pelo pitagorismo passou pelo plat ISM né e descobriu em Platão a Filosofia da vida até o momento que ele descobre não existe uma outra filosofia acima de todas elas e o nome dela é cristianismo Então veja os
pais da igreja Eles não estão encarando o cristianismo como uma uma teologia eles estão encarando como filosofia a pergunta é por a palavra teologia naquela época não tem a mesma conotação que a gente dá hoje a palavra teologia sequer foi inventada por cristãos Quem inventou a palavra teologia Não é a primeira vez primeira ocorrência dela já tá lá em Homero mas ela aparece não é já com um um refinamento com Platão que vai dizer que teologia é o estudo dos mitos é o estudo da mitologia sabe quando você estuda lá os sim então Imagine que
a há uma diferena entre teologia e filosofia e os primeiros pais da igreja não vão identificar o cristianismo com teologia porque eles não endicam o cristianismo como os mitos gregos eles identificam o cristianismo uma filosofia real pra vida que deve ser seguida que é a melhor e ele vai dizer que foi a orientação que ele precisava pra vida todos eles né que são chamados os patrísticos né os filósofos cristãos né quadrat atenagoras de Atenas Justino mar todos eles vão constituir uma escola de pensadores cristãos que vão dialogar com a mensagem cristã que eles entendem ser
filosófica mas com o aparato que eles aprenderam a fazer filosofia que é o aparato grego então a filosofia patrística Juan ela é a a primeira aproximação da filosofia Cristã com a filosofia grega daí se essa aproximação teve coisas boas e coisas ruins é uma outra discussão outra discussão né Mas é claro que essa aproximação acontece eh porque ambas as filosofias percebem que podem não é usufruir das riquezas uma da outra uma da outra recíproco bom uma aula né a gente começa com uma pergunta que a gente acha que é básica Maravilha bom e eu ia
perguntar para como senhor acha que foi naquela época para eles enfrentarem isso porque talvez Foi algo novo né começar a fazer essa divisão que naquela na antiguidade eles não fazia essa divisão do Santo e da e da parte mudana enfim como você acha que eles começaram ter essa ideia de Vamos se juntar fazer essa escola ter essas ideias pra gente conseguir ter esse debate contra eles veja foi uma pergunta excelente imagina que os pegando a pergunta puxando o gancho da pergunta do Juan que os primeiros filósofos cristãos eles eram na verdade Advogados n tá falando
com o advogado aí ó você agora ele ficou cheio vai perceber Como é bonita a história da filosofia Cristã filosofia a história da filosofia Cristã ela é forense do começo ao fim ela é jurídica do começo ao fim veja o império romano ele tinha aquela chamada pax romana né e dentro do Direito Romano você tinha a possibilidade de outras outros povos que tinham suas religiões quando elas eram oficializadas elas poderiam exercer seu culto uhum certo então o judaísmo era uma religião oficial do império então não era uma seita e o Direito Romano previa a distinção
entre religio e sutio a religio religião oficial todas as religiões oficiais elas eram respeitados pagava imposto Zinho ali aquela co básica Romano certo mas tava resolvido agora super tío não poderia elas poderia existir religiões no império romano que não fossem oficiais poderiam mas elas não poderiam ser públicas elas teriam de ser feitas no anonimato ou em locais não Públicos como por exemplo catacumbas não é para fora da da da da praça pública em lugares em que o o o foro público não estivesse ali envolvido por não tem autorização né do império para exercer o culto
então o os cristãos quando eles saem do judaísmo na verdade eles não saem como Jesus havia previsto Eles foram expulsos né então eles são expulsos da sinagogas e eles passam agora a ser considerados não mais como uma seita Judaica que estaria amparado por uma religião oficial mas agora são super tío eles não podem mais e cultuar p ente Só que os cristãos eles crescem absurdamente Uhum E não tem cemitério que aguente aquele 2000 3000 pessoas o negócio ganha uma proporção tão enorme política tão enorme que a Roma vai ter de lidar com os cristãos boa
parte das acusações feitas a esses cristãos são acusações ilegítimas uma delas você vai pode até achar engraçado eles são acusados de ateísmo por dade estatal que é o kirius Né que é o Imperador eles não se curvavam eles não então eles eram considerados ateus né porque não acreditavam nos Deuses de Roma algo muito parecido que aconteceu com o Sócrates que foi acusado também de ateu de ser ateísta por não acreditar nos deuses da gracia antiga mas isso tem uma complexidade que eu não vou entrar agora mas nos cristãos algo muito interessante porque eles são acusados
de ateísmo eles são acusados né de de sacrifícios sangrentos por causa da da ceia né da ceia do senhor o corpo o sangue então se cria uma série de acusações contra eles e aí eles precisam de defesa Então os primeiros filósofos eles vão ser eh Defensores da Fé por na defesa que eles estão fazendo eles estão salvando vidas se não Salvar esse grupo aqui eles vão ser lançado aos leões Então veja Marte não foi chamado de Marte à toa uhum a defesa dele dele não foi muito falt um advogado falando ele não tinha esse lado
falt um advogado como a gente dieren você percebe isso então ele o a filosofia Cristã nasce de uma necessidade também de defender a voz Cristã no Império Romano uhum entende porque era uma maioria que era significativa mas que não era a elite Eles não eram Elite então só que aos poucos essa Elite intelectual também começa a ser alcançada pelo evangelho isso é maravilhoso você saber que o evangelho alcançou uma pessoa muito simples palpa e ao mesmo tempo intelectual da envergadura de Justino Então você vai encontrar um cristianismo que vai alcançar e vai romper camentos sociais
Se a gente pudesse usar esses termos aqui sem equívocos né então me parece que o primeiro movimento é é um movimento de contribuição Pra fé por isso que eles são chamado de apologistas porque a Apologia você pega lá quando o Sócrates foi acusado de ateísmo Platão escreveu um tratado na verdade é um diálogo chamado Apologia de Sócrates que tá fazendo uma defesa então Justino Marte ele é um pai apologista porque ele tá oferecendo em primeiro lugar defesas defesas que T cunho jurídico mas que também vão apelar pra racionalidade da Fé perfeit bom pastor pegando um
gano com que o senhor falou que o senhor usou um termo filosofia Cristã né e o senhor estudou filosofia Possivelmente o senhor Em algum momento enfrentou algum tipo de pergunta porque tem muita gente hoje em dia como cristãos que gostam de separar né Por exemplo a gente vai estudar vai só ler a Bíblia e deixa esse negó de filosofia de lado se entrar no curso de Filosofia você vai ser ateu você vai começar a ler os grandes pensadores e vai abandonar a fé e a gente sabe que isso não é verdade que é bom a
gente se capacitar nisso então como o senhor que tem essa bagagem nessa área já iniciou tão BM eh qu que o senhor pode falar para essas pessoas que falam assim olha a filosofia e o cristianismo eles não conversam filosofia e teologia não conversam de modo nenhuma e abandone a filosofia o que que o Senhor tem para falar para essas pessoas só duas pessoas podem responder assim uma pessoa culta e uma pessoa ignorante certo os ignorantes Eles não conhecem então é difícil você conversar com o ignorante porque o ignorância ele ele ele ele não é não
é ignorância da pessoa que não sabe é ignorância desonesta porque não sabe e está falando como se soubesse e por ISO tá condenando se é o ignorante que diz não sei me ensina é uma coisa mas é o ignorante que já está acusando já está então esses a gente não tem muito que ligar não porque esses já ele são ignorantes Uhum agora tem que preocupar com Os cultos Os cultos os que conhecem eles estão dentro de legitimidades né você tem várias possibilidades de abordar você tem a abordagens de subordinação que são duas filosofia está subordinada
à teologia ou a fé ou fé cristã ou a fé cristã a teologia está subordinada à filosofia né só para dar dois exemplos e dade de média você tem aquele famosa frase expressão do do Pedro Damião né século 11 e 12 em que ele e chama ali de Anila teologia para se referir a filosofia a serva da teologia então a filosofia é a serva está a serviço da teologia né você vai um pouquinho mais pra frente vai pra modernidade você pega um cân o cân vai inverter isso ele é o contrário ele vai dizer não
não não se a filosofia serva ela não vai vir atrás da noiva que é a teologia segurando a sua cauda não ela vai com uma vela uma lanterna em suas mãos à frente da teologia guiando a teologia porque ela não sabe para onde ela vai ela precisa portanto se subordinar à filosofia para poder ter entendimento Então você teria dois movimentos legítimos de eh compreensão de como teologia e filosofia poderiam se relacionar teologia a serviço da filosofia filosofia a serviço da teologia só você pode também ter outras duas possibil ides uma delas é dizer que filosofia
e teologia são como duas linhas de uma de um trilho sabe de trem você tem um trilho de trem você tem as duas linhas elas nunca nunca se tocam se tocam é a chamada duplex Veritas quem defendia isso era Lutero uhum a verdade da teologia é uma a verdade da filosofia é outra Não misture uma coisa com a outra tá certo Então são duas linhas muito distintas elas não e se tocam e existe uma quarta possibilidade que é aquela que eu defendo que a teologia e a filosofia ambas são servas ela precisa de um As
duas precisam de um terceiro que não é nenhuma nem a outra isso só pode acontecer se ambas servirem não uma à outra mas servirem a Deus e aí nesse sentido eu entendo que filosofia e teologia são duas irmãs que se alegram em servir uma à outra em aprender uma com a outra em especial eu gosto de pensar filosofia como a irmã que sabe fazer boas perguntas e a teologia com a irmã que sabe dar boas respostas mas como é que a gente pode dar boas respostas se a gente não escuta as boas perguntas e para
que a gente deveria fazer boas perguntas se não haveriam respostas para elas Então eu penso que filosofia e teologia elas andam juntas não é a filosofia em si que é algo ruim e aí a ignorância de algumas pessoas ela surge por causa de uma leitura errada das escrituras porque vai lá ler a Bíblia vai dizer lá em Colossenses não é Capítulo 3 não é isso as vã filosofias sei se é dois ou três agora não me recordo mas as vãs filosofias tem que tomar cuidado a Bíblia fala Paulo falava mas o próprio Paulo tá dizendo
as vãs filosofias existem vãs filosofias existem boas filosofias tá usando no plural então ele está qualificando correntes ele está qualificando movimentos filosóficos então a gente tem que tomar muito cuidado com isso e nesse sentido se a gente estiver falando de movimentos filosóficos eu estou do lado de todos aqueles mesmo doos ignorantes que dizem que as vãs filosofias elas podem nos roubar a fé nos tirar a paz nos tirar a esperança Claro porque existem filosofias tão ruins quanto teologias péssimas não é porque você tem um nome teologia que você vai ter ali não é algo maravilhoso
é igual o adjetivo bíblico né eu fico apavorado com isso porque o sujeito diz eu eu gosto muito do de usar a palavra teologia bíblica Uhum mas se a gente não entende o que isso significa a gente tá dizendo que teologia sistemática não é bíblica teologia histórica não é bíblica teologia filosófica não é bíblica a única teologia bíblica é a teologia bíblica u ela é só chamada de bíblica porque tem nome bíblico que tem de teologia bíblica que não é bíblica Então tem que tomar muito cuidado com essa ideia de que tudo aquilo que é
teológico tudo aquilo que tem não é a Ária de teológico faz bem pra igreja não é eu e aí termino com isso tive uma experiência muito interessante quando estava fazendo Tentando fazer o mestrado eh em Teologia num contexto muito Liberal do ponto de vista teológico em que a fé simples era tratada de maneira ridiculariza Divina não consegui fazer Entrar no programa porque na época não o curso de teologia não era reconhecido pelo MEC E aí para eu poder continuar os estudos eu tinha que ter um um um curso uma faculdade e eu falei puxa vida
todo pastor que estuda teologia estuda direito eu falei assim bom aí Eu tentei fiz 3 anos e meio irmão aí sabe o que que eu adorei do direito a filosofia do direito sociologia do direito oratória e retórica teoria geral do Estado essas eu adorava quando entrava nas matérias práticas processo civil Ah então meu irmão não fala não meão não dá mas então aí o que aconteceu eu falei puxa eu não consegui não vou não vai dar o direito eu falei vou fazer filosofia e o que me assombrou na primeira aula de filosofia que eu tive
um professor muito querido muito competente de lógic chamado Edelson da de São Paulo um cara brilhante cabeça boa ele foi dar um semestre dos paradoxos de gedel um lógico matemático assim coisa fina e ele começou a aula dizendo se vocês pensam que nós vamos trabalhar lógica sem recorrer a Deus vocês estão realmente vocês estão inteiramente enganados E aí ele começou a trabalhar a lógica de guedo a partir da noção que guedo eu ten de Deus e etc eu falei o que que tá acontecendo Eu tava numa instituição teológica onde a fé simples era ridicularizada até
falar que crer em Jesus Cristo era uma coisa antiquada e que você orar era uma coisa de gente doida e ridicularizando fazendo piadinha e de repente quando eu entro na faculdade de Filosofia Deus é tratado com seriedade a questão de Deus é tratada com seriedade alguma coisa tem que tá errada ali então eu acho que tem que tomar cuidado muito com preconceito acho que tem muito preconceito com a filosofia e acho que tem muito preconceito com a teologia Eu já vi muita gente se perder na teologia e muita gente se perder na filosofia e não
é nem por causa da teologia nem por causa da filosofia o sujeito já entrou na filosofia e já entrou na teologia perdido e tá querendo se encontrar na filosofia e na teologia você só se encontra na cruz fora dela você ou vai se divertir na filosofia ou na teologia ou no direito ou nas artes etc mas resolver o problema da nossa satisfação stio fezo fez acho que para aqueles que TM essas resistências é muito bom né No final a gente fazer filosofia e teologia sempre de joelhos e procurando em submissão ao senhor a verdade revelada
nas escrituras eu penso nisso eu acho que a filosofia e a teologia devem servir a algo maior do que elas perfeito excelente e até você falando sobre esse ponto você comentou que tem uma quarta visão eh que filosofia e teologia são irmãs né iso tem algum filósofo antes que tinha essa visão Talvez seja Tomás ja Aquino ou não Não antes Tomás jaquinho tem Agostinho isso Agostinho mas eu ia falar sobre os dois exatamente eles T uma a questão de da Visão filosófica diferente em alguns muitos pontos mas eles tinha um ponto em comum sen pode
citar Qual era esse ponto Olha o ponto em comum é que os dois eh acreditam na existência de Deus eles acreditam que a teologia possui duas fontes a natureza e as escrituras uhum eles acreditam Ah que tanto a criação como as escrituras são fontes de conhecimento de Deus uhum né ambos recorrem a filosofias de Platão para falar sobre Deus e é curioso porque todo mundo diz que Tomás jaquin era aristotélico ele é aristotélico para falar do mundo sublunar como eles costumam dizer né o mundo dos homens mas quando se fala de Deus ele vira um
Platônico um neoplatônico assim ó que se quando você pega as questões 84 89 da suma Teologia da primeira parte para estudar você vai ver que as questões relacionadas ao conhecimento humano do mundo natural ele vai usar Aristóteles mas quando vai se falar de Deus e dos anjos como se conhece Deus e os anjos vai recorrer ao platonismo então eh tem inclusive um texto maravilhoso do henley que é o platonismo e o Na verdade o platonismo de tomá Jaino né então é interessante ver como eh essa essas essas coisas estão presentes nos dois muito embora sejam
distintos né E os dois tenham marcado duas grandes eras da igreja né A primeira grande era É agostiniana né até o século XI a igreja é agostiniana n é do século XI até século X ela é aristotélica não é por força da descoberta dos textos de Aristóteles graças ao trabalho dos teólogos e filósofos árabes que foram conhecidos pelos filósofos cristãos como Alberto magn tomá ja Aquino uhum dos Scot Guilherme deoc chamados escolásticos né eles descobrem Aristóteles pela pela filosofia e teologia dos filósofos muçulmanos né E aí Aristóteles entra no ocidente Cristão pelo trabalho dos filósofos
e teólogos muçulmanos né alfarabi nacena aver RZ todos eles legal bom a gente falou agora a pouco né sobre eh esse receio que a gente tem de por exemplo usar o termo bíblico né uma teologia bíblica Mas voltando a entrar nesse assunto né como que a gente que por exemplo não está vamos sup uma pessoa leiga nesse cenário ou que não se dedica à filosofia ao estudo da filosofia de uma maneira tão profunda quanto quem de fato está nessa área ou enfim trabalhou nesse setor como a gente pode entender ou diferenciar aquilo que de fato
vai para esse caminho bíblico daquilo que nos seria o que a gente chama de v filosofias né ou o que que a gente pode usar para fazer essa diferenciação na prática o que a gente pode considerar eu acho que é sempre o ponto de né veja não existe filósofo sem pressupostos toda filosofia vai ter pressupostos ou debaixo das mangas ou explícitos ou o filósofo Explicita seus pressupostos ou ele esconde mas o que não acontece é filósofo sempre suposto Então o que vai determinar se uma filosofia bíblica ou não é a autoridade da escritura sobre a
mente do filósofo se a escritura tem uma autoridade relevante nae do filósofo pensar e colocar suas ideias e organizar os seus pensamentos é natural que ela seja bíblica e com isso não estou dizendo que ela seja correta ela é bíblica mas assim como pessoas podem interpretar incorretamente as escrituras filósofos também podem interpretar incorretamente as escrituras não é porque um filósofo está interpretando as escrituras e por ser filósofo que a interpretação dele vai ser correta não mas ela é bíblica por ele partiu das escrituras se ele e criou uma filosofia fiel ou não isso é outra
história é a mesma a mesma coisa vale pra teologia uma teologia sistemática ela necessariamente tem de partir das escrituras se ela quer ser bíblica mas existe teologias temáticas que não passa na escritura não é verdade eh O senhor falou inclusive é muito legal esse ponto que senhor tocou de que os filósofos TM os pressupostos deles né até na ciência o pessoal sempre fala o cientista e especialista disse isso como se fosse uma verdade absoluta né Eu li até um pouquinho do livro eu não terminei que não tive tempo é do Edwin birt que é as
bases metafísicas da ciência moderna isso ele discorre sobre isso né e abrir um pouco os olhos ti Pô até os cientistas eles têm uma base e atual é que eles são totalmente ateus eles nunca vão se render ao Deus das escrituras e o senhor falou sobre o filósofo aproximado das escrituras eh eh reconhecendo a autoridade dela né sobre as verdades e tem o paradoxo de Epicuro né que é um filósofo e a gente pega o que ele falava com relação à verdade das escrituras que a gente acredita que Deus é onisciente onipresente e onipotente o
senhor pode explicar um pouco esse paradoxo rapidamente porque acho que senhor faria isso melhor do que eu e falar por que a gente não concorda com Epicuro nesse ponto graças a lactâncio que é um pai da igreja a gente sabe a história do paradoxo do Epicuro que é o seguinte fora do contexto Cristão tá ele já pensava o seguinte se se os deuses são poderosos se eles são bondosos e o mal existe como explicar que eles são bondosos como explicar que eles são poderosos Porque se o mal existe e eles são bondosos eles não podem
ser poderosos Porque sendo poderosos e sendo bondosos eles eliminariam o mal mas se existe o mal e eles são bondosos então talvez eles não sejam poderosos mas pode ser o contrário Talvez o exista o mal eles sejam todo poderosos todo poderosos mas se eles são todos poderosos eles então podem fazer o bem e então eliminariam o mal mas se eles não eliminam o mal e eles são todos poderosos Então significa que eles não são tão bons assim eles são maus eles são malévolos então a gente teria chegaria à conclusão de que só pode existir um
Deus Mau ou um Deus fraco a gente não poderia ter um Deus todo poder e um Deus todo bondoso ao mesmo tempo porque isso refletiria uma espécie de contradição né Como pode ser todopoderoso todoso e o mal existir aí lactâncio vai apresentar uma quarta alternativa a quarta alternativa é dizer que ele não é nem fraco nem é mal mas Ele é bondoso e todo poderoso mas aí vem epico e diz assim então por o mal existe volta a pergunta do problema do mal aí o cristão ele tem de responder porque o mal existe e Deus
é bondoso e todo poderoso alguns dizem que essa é a cruz bavin dizia isso né que essa é a cruz mais difícil que um cristão tem de carregar até o último dia da sua vida né de todos os problemas lógicos que existem problema do mal o problema que vem lá de Epicuro é o mais cabeludo digamos assim para os cristãos Mas recentemente não tão recentemente né A Alvin plantinga num livro chamado n Deus e a liberdade Deus a liberdade e o mal né ele apresentou uma crítica desse argumento de Epicuro mostrando contra um outro filósofo
que era chamado filósofo chamado Maki né que tinha dito que os cristãos não poderiam acreditar que Deus era todo poderoso e todo bondoso porque o mal existe porque se eles continuassem acreditando que Deus é todo poderoso e todo bondoso com o mal existindo eles estão então eles estão cometendo irracionalidade eles estão ilógicos né então o que que o planting fez escreveu um livrinho desse tamaninho aqui ó fininho tá publicado em português foi uma da foi a a foi a primeira a obra publicada do planting em português e a gente teve a oportunidade de trazer a
a tradução desse texto e publicar ele porque tamanha foi a importância desse texto e eu vou explicar o porquê nesse livreto muito pequeno ele vai mostrar para maqui que não é irracional acreditar que um Deus é todo poderoso que um Deus é todo bondoso e o mal existe aí o que ele vai fazer vai dar uma aula de lógica para o maque f ass Olha você você não pode dizer que um crente não pode acreditar que o mal existe que Deus é todo podoso todo bondoso você não pode dizer um negócio desse que ele entrou
em contradição porque ele afirma essas três coisas mostra contradição então para mostrar contradição o Plant vai dizer o seguinte Olha o que que é o princípio da contradição ou da não contradição pode ser as duas coisas afirmar e negar ao mesmo tempo algo certo se eu digo Jesus é Deus e Jesus não é Deus que que vocês vão dizer que eu tô que eu tô cometendo aqui tá se contradizendo tô me contradizendo não Jonas ou Jesus é Deus ou Jesus não é Deus não dá para ser ele ser e não ser ao mesmo tempo isso
seria uma contradição certo então ele vai dizer pro maqui o seguinte maqui você está dizendo que o conjunto de crenças de um cristão é contraditório me mostra onde tá a contradição porque para ter uma contradição no discurso Cristão Eles teriam de dizer que Deus é todo bondoso Todo Poderoso o mal existe em algum momento dizer que o mal não existe mas que Cristão disz que o mal não existe ou então você teria que encontrar no conjunto de crianças cristãs alguém defendendo que Deus é todo poderoso Deus é todo bondoso o mal existe mas Deus não
é todo poderoso bom mas que Cristão afirma que Deus é todo bondoso todopoderoso o mal existe e ao mesmo tempo que ele não é todopoderoso então aí você teria uma contradição Então o que ele tenta mostrar pro marqu que não há nenhum texto dos cristãos né Principalmente ele tá pensando no no no cristianismo conservador ali né das teses canônicas né em que os cristãos entram em contradição Então o que por que que a gente tem a sensação de que parece que entrou em contradição aí ele vai dizer porque isso é uma antinomia e vai explicar
o que que é uma antinomia uma antinomia é algo que parece uma contradição mas não é você não é um problema que você não consegue resolver mas você não consegue dizer que é uma contradição se eu pergunto para você o que é a luz você vai me dizer que ela é o quê a luz que ela é partícula Tá certo tá certo e você E se ele disser ela é Tá certo também tá certo as duas estão certas e como pode ser partícula e Onda ao mesmo tempo não sei explicar nosso colega aqui se ele
for por direito ele vai ver um monte de antinomias não tem um monte de antinomias no direito várias dessa ninguém consegue explicar o direito natural senso de justiça várias antinomias o tempo todo aparecendo a gente não consegue negar as duas coisas mas a gente também não consegue explicar um cristão não está dizendo que ele CONSEG explicar como Deus é todo poderoso todo bondoso e mal existe mas o cristão está dizendo que afirmar essas três coisas não impedem ele de acreditar em Deus porque isso não prova que ele entrou em contradição estamos apenas diante de paradoxos
e cientistas lindam com paradoxos não é juristas lidam com paradoxos filósofos lidam com paradoxos a gente lida com paradoxos os paradoxos eles estão aí nós não conseguimos explicar mas ao mesmo tempo eles não podem ser elevados à categoria de contradição Porque se é uma contradição aí sim nós não podemos acreditar mais na fé cristã fez sentido ou não fez S fez S podemos acreditar na fé cristã ex é isso você pode ser livre para acreditar que Deus existe Deus é todo poderoso o mal existe e isso não te torna uma pessoa imbecil você não é
um imbecil estúpido porque você acredita nessas três coisas mas não adianta você dizer para uma pessoa que acabou de perder o filho dela di o seguinte eu vou te dar uma aula de lógica e vou explicar para você por que você pode continuar Crendo que Deus é Tod poderoso todo bondoso a despesa você ter perdido seu filho não o pla vai dizer existem dois problemas existe o problema lógico do mal que é quando a gente tenta entender e existe o Problema Emocional e aí que ele vai atacar uma aqui ele vai dizer o seu problema
não é um problema lógico com Deus Seu Problema Emocional você não entende por existe o mal natural e o mal moral Por que existem catástrofes climáticas e por que existem catástrofes Morais como segunda guerra mundial com o nazismo e toda aquela encrenca toda que os nazistas fizeram contra por exemplo judeus entende Você não pode não saber explicar mas daí dizer você ent contradição outra história você também pode encarar o problema do mal do ponto de vista racional Mas o problema do mal na maior parte das vezes não é um problema Lógico é um problema em
as pessoas não conseguem entender quais razões Deus teve para permitir o mal no mundo Quais são as razões de Deus Deus tem elas sabem mas por ele não me diz é o Livro de Jó né Uhum Jó Talvez ele você concordam que Jó daria Talvez um dedo um braço para est no nosso lugar sim Abrir a Bíblia e ler só os dois primeiros Capítulos de Jó porque você sbe não é o primeiro segundo capítulo está respondendo as perguntas que Jó vai fazer para Deus até o final você chega D vontade você gritar Jó eu sei
não é isso que você tá pensando não é porque você sabe o que aconteceu Deus tem razões as razões apareceram antes mas Jó é aquele que tá vivenciando toda aquela catástrofe sem saber as razões mas os problemas de J são problemas emocionais as as a emoção os afetos de Jó são afetos que são agredidos intensamente Então por ISO a gente tem que tomar muito cuidado quando a gente tá conversando com pessoas que estão afligidas emocionalmente por causa do problema do mal de um filósofo que tá tentando entender porque que Deus é todo poderoso Deus é
todo bondoso e o mal existe aí você tá lidando com questões Racionais e lógicas a outra você tá lidando com questões emocionais entendi pastor mas como a gente consegue então nos dia de hoje conseguir aplicar a filosofia e na na nossa própria apologética porque ainda hoje aparece que a até engraçado passou tantos anos e as pessoas ainda tentam separar fazer essa distinção separar a filosofia ou a lógica do cristianismo e nós eu pelo menos eu luto sempre com isso eu já tive colegas de trabalho que são ateus e tive que tentar foi que aonde eu
me aprofundei na palavra para tentar buscar essas respostas e tinha coisa que eu falava eu não posso te responder agora posso estudar um pouquinho mais para te responder Depois posso procurar um vídeo do jas para falar um pouquinho mais porque isso no dia de hoje pelo menos eu enfrento muito ainda mais não quando você fica mais cada vez mais intelectual acredito que o senhor deve enfrentar isso todos os dias como conseguimos ter essa essa defesa da fé dessa forma assim nos dias atuais hoje o sen é uma excelente pergunta veja eh nem todo mundo vai
ser filósofo nessa vida tá mas a Bíblia nos deu Pedro e Paulo nos deu pessoas com uma reflexão do Evangelho muito simples de um lado e pessoas com uma reflexão muito refinada do outro me parece que o evangelho ele não está preso a necessidade de refinamento né o refinamento vai atingir uns o não refinamento vai atingir outros e a gente não tem que ficar muito preocupado com essa questão porque tem pessoas que elas vão entender a plausibilidade da Fé da Fé da fé cristã de uma maneira muito simples Uhum é a fé simples e ela
é tão poderosa como Aquela de um ateu que não consegue mais eh se desvencilhar da verdade cristã e da noite pro dia ele descobre que o cristianismo é verdadeiro como um CS lios por exemplo n é então eu entendo que há espaço no mundo paraa gente eh trabalhar o evangelho Nas suas nas suas múltiplas formas mas entendo que sobretudo no contexto mais intelectual se nós cristãos não nos preparamos a gente pode dar um testemunho muito ruim do evangelho e eu acho que a gente tem por obrigação o compromisso de dar a razão da nossa esperança
a gente tem a obrigação de dar um testemunho fiel de Jesus para que ele não seja envergonhado na esfera pública então isso exige que aqueles que querem atuar nesses contextos sobretudo se preparem entende o mundo não é só feito de intelectuais não é mas aqueles que querem atuar entre os intelectuais e que querem servir entre os intelectuais eles não podem eh abrir mão da tarefa da formação de um intelectual elas T de se formar como se formarem como intelectual se forma lendo livros conhecendo estudando sendo o máximo possível h diante das afirmações eu digo máximo
possível honesto porque há situações em que o indivíduo tá tão apaixonado pela ideia dele que ele vai criar espantalhos do argumento do coleguinha né E é difícil a gente fugir dos espantalhos todo mundo vai fazer Espantalho todo mundo vai criar um Espantalho do outro para bater porque é mais fácil bater no Espantalho do que no no que de fato está sendo objeto de argumentação Então ess essa tarefa dos intelectuais cristãos ela precisa acontecer e gente carece de intelectuais cristãos carece porque são esses intelectuais que educam uma cultura formam uma cultura entregam legados para uma cultura
entende elas tem um tem um trabalho de formiguinha aí que precisa ser feito E isso acontece quando pessoas que se sentem desafiadas e com dom para isso Pega o touro pelo chifre e diz eu vou estudar eu vou fazer isso acontecer então Eh se isso acontece se a gente tem um bom testemunho na esfera pública eu eu fico muito impressionado com o fato de que pessoas começam a estudar mas se afastam da esfera pública né e fogem do contexto do debate público porque é mais confortável a gente ensinar filosofia e teologia no contexto dentro da
igreja o ideal seria a gente também fazer esse caminho fora né ter essa possibilidade de ensinar fora de mostrar que existe um uma intelectualidade Cristã pujante vigorosa que tem contribuições poderosas não só pros domésticos da Fé Mas pra sociedade como um todo só que não adianta vir com com soluções muito simplistas porque os caras fazem também o dever de casa do lado de lá se a gente não faz o nosso dever de casa do lado de cá a gente compromete o testemunho de Jesus aí é ruim é preferir ficar quieto e fica lá na sua
caverna estudando quando você tiver preparado vai do que você ir e envergonhar o nome de Jesus aí é não não é legal Uhum eu tenho uma uma pergunta inclusive nessa mesma linha para nós jovens por exemplo aqui da ipp que queremos Nos preparar melhor por exemplo pra gente defender nossa fé que é o que a gente tá falando agora por onde a gente pode começar a gente que já tem o acompanhamento da Bíblia livros teológicos enfim mas para quem tá chegando como a gente pode se preparar para ser essa pessoa ótimo eu acho que pode
começar lendo bons manuais de apologética e eu queria indicar um que eu batalhei muito para que ele tivesse a gente tivesse el em português e graças a Deus nós já temos ele é um livro do Kenneth boa não é a fé tem suas razões né então e aqui acho que em português ficou como manual de apologética né mas é do autor que Kenneth boa ele é um um um manual de apologética que vai apresentar várias abordagens da apologética e no final ele propõe uma abordagem integrativa uma abordagem que a gente é capaz de usar diversos
recursos de diversas apologéticas para poder atuar em diversas áreas eu não posso usar a mesma metodologia de defesa da fé quando eu estou falando com a turma das ciências naturais né com a turma né de ciências humanas né são engajamentos diferentes argumentações diferentes interesses diferentes abordagens diferentes então se eu tenho uma diversidade de metodologia apologética para atuar nessas áreas eu vou ter mais recursos para defender a fé Então acho que um bom manual de apologética como esse é interessante acho que vale muito a pena a gente assistir os vídeos de bons apologetas que nas esfera
pública fazem o trabalho com clareza eu apesar de ter vários pontos de metodologia apologética em que eu teria discordância o que eu acho extremamente louvável e tento de todas as formas fazer disso um modelo para mim é a clareza do William Lenny Craig por exemplo é uma clareza impressionante argumentos Claros tem clareza na maneira de colocar as questões de colocar a de abordar as questões Então acho que eh recorrer a expedientes sobretudo quando gente está envolvido com ciências humanas as apologéticas pressupos socionic elas são muito Poderosas Nesse contexto nessa nessas conversas eu acho que tem
tem tem esse caminho um outro caminho é estudar a a a própria Cultura né entender a nossa cultura estudar a nossa história saber o que que acontece com o Brasil né se a gente quer trabalhar no nosso contexto Qual é o cenário Qual é o nosso cenário nãoé Qual é o estado de questão que a nossa cultura se encontra né pra gente poder observar a cultura de uma maneira mais eh precisa né porque se a gente ficar olhando só a o que tá na borda da Cultura a gente vai vai criar um monte de espantalhos
Mas se a gente e ir a fundo nos grandes autores que pesquisaram a cultura brasileira etc talvez a gente consiga também fazer pontes mais interessantes com a universidade que cada vez mais eh se torna um lugar eh eh em que a nossa presença precisa se fazer acontecer né eu digo não com a intenção meramente catequética não é porque a gente faz catequese em qualquer lugar mesmo crente vai fazer catequese vai tentar evangelizar vai tentar discipular né no no táxi né conversando com alguém no ônibus o que a gente não tem espaço para pregar o Evangelho
certo se a gente a gente se ajunta a uma carruagem para usar a metáfora bíblica lá do texto histórico né ah para pregar o evangelho para anunciar o evangelho a gente vai pregar o Evangelho em qualquer lugar isso não tenha dúvida mas eu entendo que H situações em que a gente precisa aprender a a oferecer um testemunho fiel da fé cristã como bons professores bons teóricos na esfera pública saber ensinar bem numa universidade ser capaz de produzir intelectualmente na cultura isso acho é o mais difícil uhum o Thiago Guerra veio aqui recentemente falar sobre ética
né e ele comentou Exatamente isso é a ética que move a população a sociedade eou a sociedade que faz a ética e aí ele usou esse exemplo a gente precisaria nós cristãos trazer pessoas boas para esses essas esferas porque educação é importante a cultura é importante e nisso a gente conseguiria mudar por exemplo algo ético Então eu acho que que a gente atacar a ética ou alguma coisa do tipo é o é o errado é o inverso teria que ser o inverso a gente trabalhar as outras esferas para conseguir corrigir a ética né então é
você teria uma atitude que é mais comum que é da denúncia uhum não é e a outra que não tá denunciando a outra que tá fazendo que é longo prazo que é trabalho de formiguinha talvez você nem veja que é ocupar espaços uhum né com boa pesquisa bons trabalhos que influencie que que trazem contribuições significativas pra esfera pública n esse eu acho que é o ponto crucial verdade ô pastor eh a gente tá falando muito sobre filosofia sobre temas muito enriquecedores e para aquele jovem também que tá passando pela Universidade porque recentemente eu vi uma
estatística que cerca de 70% dos jovens abandonavam a fé cristã e igreja quando entrando nas universidades né se vem de frente com essas Vas filosofias para alguém que passou pela Universidade num curso de filosofia inclusive que às vezes alguns professores ateus que tem estão atacar a nossa fé Qual palavra de encorajamento senhor pode deixar para esse jovem que tem enfrentado essas Vas filosofias e se sente meio você sabe que às vezes eu tenho eu tenho dúvidas eu tenho receio se a gente tá perdendo os nossos jovens pra ciência ou pro bar na frente eu tenho
dúvidas eu não sei se eu não sei eu sou professor na universidade Uhum E eu não sei se a gente tem perdido mais os alunos para os professores do que para os colegas entende Uhum E eu eu eu tenho eu tenho dúvidas eu tenho questões ainda eu sei te falar da minha época nãoé década de 90 a universidade era uma coisa é impressionante né a gente conversa com o pessoal os abe uens da época né e compara com o que tá acontecendo hoje é outra história é outra história a época que a Buu tinha os
livros do do C lios investia tinha um ambiente de evangelização a gente tá lidando com outra coisa a gente tá lidando hoje com um fenômeno Universitário que é outro e eu não sei se o grande as pessoas acham né que o grande problema são as as os ensinos etc eu acho que tem eu acho que tem alguma coisa a ver também com as ideologias com as a maneira como determinadas teorias são ensinadas etc mas eu vejo mais crentes no bar na frente da faculdade do que no grupo de pesquisa de pessoas ateístas da Universidade eu
vejo mais isso eu acho que a gente ainda perde mais pro bar é triste verade bom não vamos encerrar de forma triste né Vocês foram chamar um filósofo filósofo não traz esperança nenhuma só questionamento retórica as disciplinas de retórica do curso de direito dele funcion verdade a gente vamos deixar feliz né que aí ele volta e tal mas bom eu tô tô aqui olhando pro relógio porque eu também sou da produção Então faz parte mas eu eu quero pedir para que você Jonas deixe para nós e também para todos os que nos acompanham uma última
reflexão acerca desse tema eh filosofia eh razão fé e razão para que numa mensagem final talvez numa frase ou Enfim no momento final você possa talvez resumir o que você pensa sobre isso ou o que você falou sobre sobre esse assunto hoje para que fique marcado aqui né nossa intenção é trazer você de volta saiba disso mas de tudo que a gente conversou o que você deixa para nós aqui como referência olha Eh eu entendo que a a a a relação entre fé e razão filosofia e teologia elas elas são todas discutíveis as maneiras que
a gente a gente viu aqui né tanta coisa que a gente pode falar sobre isso mas a despeito dessa discussão né Qualquer pessoa que crê vai enfrentar crises de fé e a crise de fé obriga as pessoas a pensarem obriga toda a crise de fé faz nascer um filósofo tem um livro do do ARS spru somos todos teólogos ó se te spru o meu o meu também é o meu favorito também eu acho que tem que isso vale também paraa filosofia somos todos filósofos e isso acontece todas as vezes que a gente enfrenta uma crise
e é nessa hora que a gente descobre que a gente às vezes acha que nós precisamos apenas de palavras de edificação na igreja e elas são muito boas a gente precisa de palavras de en ento sabe que a palavra toca o coração da gente que é como se fosse um carinho um acalento pra gente acolhe a gente é o colo da mãe por exemplo vai me dar problema esse negócio deixa ISO de lado deixa ess negócio de lado deixa lá negóci não deixa de lado mas enfim essa coisa do acalento né da a gente precisa
pra disso mas tem hora que a gente precisa que fale a nossa razão a gente também tem necessidade racional a gente também quer entender um texto um pastor não pode só falar no meu coração só pode falar sobre as nas minhas emoções ele tem que falar pra minha mente também eu não sou uma um corpo separado da Alma eu sou os dois eu preciso de afeto e eu preciso de inteligência preciso da mente preciso do Coração preciso das duas coisas eu preciso ouvir o que a palavra Fala para minha mente e o que a palavra
fala pros meus sentimentos paraas minhas emoções eu acho que esse é o o legado que esses Grandes Homens que lutaram pela Fé e a Razão cristãs deixaram pra gente que a razão e a fé estão aí para servir a palavra de Deus as nossas emoções e a nossa inteligência Hebreus 11:3 diz pela fé entendemos né fé e o entendimento caminham lado a lado perfeito pastor Muito obrigado pel seu tempo viu é É um prazer falar com o senhor obrigado Artur obrigado an vou falar as redes sociais né Eh ippt @tv oficial @ mdad Pinheiros @
I Pinheiros e @ Jonas Madureira é isso é isso também quero agradecer a Talita que está aqui com a gente e o Chalé que tá nos ajudando aqui com a produção mas pessoal acompanha as nossas redes sociais a gente quer muito trazer o Jonas de volta né deixei a Vamos colocar aqui a deixar na mesa e a gente agradece aí pela pela participação de todo mundo acompanhe também a conferência Impacto que tá rolando aí essa semana e a gente tá transmitindo tudo no YouTube então tem muitas novidades chegando também por lá tá bom grande abraço
galera tch Tchau pessoal mais tchau [Música]