Então você quer passar nesse programa de estágio da? Então eu posso garantir para você que você chegou no lugar certo. Sabe por quê?
Porque eu já ajudei dezenas, dezenas mesmo de universitários a entrarem nesse programa de estágio dave. É, exatamente. Pessoas que talvez como você, que ainda não tenham experiência em participar de processos seletivos, aprenderam estratégias e técnicas que funcionaram e fizeram com que eles se destacassem, impressionassem os gestores.
Eu tenho certeza que se você quer muito entrar no programa de estágio DAMBEV, você também quer isso. Você quer descobrir o caminho para você também se destacar. E eu preparei uma aula de forma assim muito dedicada, muito detalhada, mostrando estratégias e técnicas para você também poder avançar nessas etapas, dinâmica, apresentação pessoal durante a entrevista.
Então o que eu recomendo é que você pegue o papel e uma caneta, abra o Word, porque vai ter muita coisa importante para você anotar e eu garanto que você vai sair transformado dessa aula. Mas eu peço só que você fique até o fim. Por quê?
Porque você vai ter uma grande oportunidade de aprender ainda mais para poder se destacar e garantir uma vaga lá na frente nesse programa de estágio tão sonhado por você. Não é isso que você quer? Então vamos pra aula, você vai aprender tudo e no final eu ainda vou colocar dois depoimentos para você ver a diferença que a minha metodologia fez na vida desses alunos.
Beleza? Então se prepara que a aula vai começar agora. Então vamos lá.
Eu vim aqui pra tela para poder explicar para vocês e mostrar alguns pontos para você poder entender melhor. Então a gente vai começar falando da dinâmica de grupo. A dinâmica de grupo é uma etapa que assusta ainda muitos candidatos.
Por quê? Porque aquele primeiro momento em que você muitas vezes vai à empresa pela primeira vez, você acaba encontrando outros candidatos e vai estar frente à frente com os gestores. Então, para quem nunca participou de uma dinâmica de grupo, né, de maneira resumida e bem direta, o que acontece?
Você vai chegar no dia da empresa e você vai encontrar outros candidatos. Quantos candidatos vão estar lá, março? podem ter 20, 30 candidatos, tudo depende da concorrência, mas você vai encontrar vários outros candidatos ali.
E aí é que começa o primeiro problema que eu quero que você fique atento. É aquele primeiro momento, talvez você que já tenha participado de um processo seletivo já tenha vivido isso. É o momento que você encara as outras pessoas e começa a se comparar.
E isso é um problema, porque muitas vezes pessoas que talvez sejam um pouco mais inseguras comecem a se comparar e a se diminuir, olhando e falando: "Nossa, olha ali fulano, fulano tá todo arrumadinho, já tá falando com todo mundo, solto, pô, aquele cara vai passar". ou aquela outra menina que tá toda bem arrumada, bem postada, tá séria ali no canto, pô, ela tem mais chance do que eu. Parece ser uma pessoa que tem um currículo até melhor do que eu.
Então, o que eu recomendo sempre, falo pros meus alunos sempre, é, não começa a se comparar ali, porque senão muitas vezes você já começa entrando derrotado naquele primeiro momento. Você não precisa se comparar, nem olhar pr as pessoas, julgar as pessoas, talvez pela roupa que elas estejam vestindo, pela forma que elas estão falando. Esse é um primeiro grande problema que pode já te enfraquecer.
Passando disso, e por que que eu falo sobre isso, né? Até para para finalizar, por que que eu falo muito sobre isso? Porque não é você que vai avaliar, não é você que vai julgar e você não conhece o conteúdo que aquela pessoa tem.
Por quê? Porque dentro de uma dinâmica de grupo, depois que você encontra aquele pessoal, aqueles grupos são divididos mais ou menos entre grupo, entre quatro pessoas a oito pessoas. Geralmente, geralmente mesmo tem cinco pessoas por grupo, tá?
É claro que pode ter mais, né? Mas geralmente acontece cinco pessoas por grupo. E aí o que que acontece?
É passado um case, né? Uma situação para que vocês resolvam. Então você vai ter que resolver um problema, vai ter que criar um novo projeto junto com aquelas outras pessoas que estão ali.
E para isso, o que que os recrutadores o vão avaliar nesse momento? Eles vão avaliar se a sua comunicação é bem clara e objetiva, se você participa das discussões, né? E eu falo de participar é tanto falar quanto ouvir a opinião dos outros.
Porque é importante que você escute a opinião dos outros e não tente vender somente a sua ideia como se ela fosse a mais correta e completa, porque a ideia das outras pessoas pode complementar a sua. Isso é muito importante. É o que eles chamam de escutativa.
Você ter uma escutativa para tentar pegar outros pontos que são positivos, né, contra pontos até de repente a tua ideia para você reunir e montar a ideia final. É muito importante que você tenha essa capacidade, tá? Outra, organização de ideias em grupo.
É importante que você leve ferramentas que você, de repente, já até utilizou em alguma experiência acadêmica, alguma experiência profissional para que você ajude a organização das ideias do grupo. Então você pode, por exemplo, levar uma ferramenta tipo 5W2H, que é super utilizada, você pode levar alguma ferramenta de metodologia ágil, isso é muito, muito, muito bem visto pelos gestores, tá? Então, tô dando dicas aqui que os meus alunos utilizam e eles vêm sendo aprovados nas grandes empresas.
Então, não tô te jogando uma ideia qualquer, eu tô te dando aqui dicas de ouro para você conseguir se destacar, tá, no processo seletivo, a forma como você colabora, claro, e isso já desde o começo, quando você organiza o grupo, mas um ponto é fundamental dentro da dinâmica de grupo, que você tenha conhecimento sobre os negócios da empresa. Você precisa entender o que que a empresa vende, para quem ela vende, qual tipo de experiência que ela quer passar pros seus clientes e consumidores, quem são os concorrentes dessa empresa, quais são as inovações, por exemplo, qual o impacto da inteligência artificial no negócio dessa empresa? Quais são as facilidades, os desafios?
É importante que você saiba sobre isso. E tem um uma estratégia que eu gosto muito de utilizar com os meus alunos, que é você pegar empresas do mesmo ramo, mas que talvez não concorram diretamente aqui no Brasil. De repente, ela só funciona nos Estados Unidos ou funciona em algum país da Europa ou só funciona na China.
Mas o que que essa empresa oferece? É uma empresa do mesmo ramo, mas o que que ela oferece? Tem alguma coisa diferente?
Por exemplo, um aplicativo que ela utiliza pode ser diferente para você ter mais ideias para de repente tentar aplicar aqui. É claro que nem sempre o que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos vai ser replicado aqui, mas tem algumas coisas que podem ser readaptadas para cá. Então isso é mostrar versatividade, conhecimento e proatividade.
Então não perca a chance de aprender sobre isso para você implementar no dia da sua dinâmica. Quais são os erros comuns que acontecem? Tentar dominar a discussão para parecer líder.
Então, é falar, falar, falar e não ouvir os outros. Isso é um erro absurdo que acontece sempre. Ficar mudo com medo de errar.
Então, ah, acho que eu não vou falar, não vou me posicionar aqui porque eu tô com medo de errar. Quando muitas vezes você sabe o que precisa ser dito ou tem um conhecimento por conta de coisas que você estudou, você acaba se calando. Você ficar muito calado, muito calado, muito calado, não falar, não se posicionar nunca, vai fazer com que você não consiga nem ser avaliado e aí obviamente você não vai passar de fase, tá?
E aquela outra que seria interromper ou invalidar a ideia dos outros colegas, né, dos outros candidatos ali também é um erro muito comum. Beleza? Vamos lá.
Qual é o outro ponto que eu quero falar com vocês? A apresentação pessoal. O que que é apresentação pessoal?
Ela é o PIT, né? Ela pode acontecer antes da dinâmica ali, logo no início ou depois de fazer o case. Várias empresas têm adotado isso de fazer a apresentação depois do case.
Tudo bem, não tem problema. Geralmente ela é uma apresentação de 1 a 2 minutos, tá? Em que você vai ter que falar ali na frente das outras pessoas.
Por isso que é importante que você tenha uma estrutura clara do que precisa ser dito e você treine bastante. É importante que você treine, mesmo em casa com seus pais, com seus amigos, com quem você quer que seja, ou em frente ao espelho para na hora você mostrar segurança, tranquilidade, para você poder falar tudo o que você precisa naquele momento. Então você precisa ter muita atenção, porque é um momento para você criar uma conexão com quem está ouvindo, você mostrar algo diferente do que os outros vão dizer, porque muita gente não se prepara para isso.
Acha que na hora chega lá e ah, para falar sobre mim, eu vou chego lá na hora, eu falo não é assim, porque você precisa ter estratégia para se vender. A regra de ouro para você passar num processo seletivo é saber se vender. E para você saber se vender, você precisa entender o que que o outro quer ouvir.
É fundamental que você tenha isso. Eu utilizo muitas estratégias para apresentação pessoal e muitos dos meus alunos acabam sendo aprovados, principalmente porque tem um impacto muito positivo quando eles fazem a apresentação pessoal deles. Então eu quero que você tenha muita atenção em relação a isso.
Então vamos lá. Que que eles querem? Eu gosto de dividir em três partes, tá?
A primeira parte você vai falar sobre você. Você vai falar, pode falar coisas do teu dia a dia, como por exemplo, um hobby que você tenha, algum esporte que você pratica, algo que você goste de fazer para demonstrar quem é você no lado humano, esquecendo um bocadinho da tua parte profissional. Você vai falar de rapidamente, né, o que que você gosta de fazer, características suas.
Por exemplo, se você é uma pessoa extrovertida, que gosta de se comunicar, gosta de estar cercado dos seus amigos, ou se você é uma pessoa mais tranquila, gosta de ficar mais em casa, gosta, beleza, cada um tem o seu. Depois você pode falar sobre o seu propósito de vida, claro. Depois você vai para uma segunda parte, que é onde você vai contar, por exemplo, experiências relevantes que geraram competências relevantes pra área que você tá disputando nesse processo seletivo.
É fundamental que você faça essa conexão. Bom, para essa área que eu quero muito trabalhar, o que que um profissional precisa? Ah, ele precisa ser bom, bem, eh, comunicativo, ele precisa ter capacidade de organização, saber gestão de projetos, saber de repente uma ferramenta, um software específico.
Beleza, eu entendi o que que eles querem para essa área. Deixa eu contar histórias até acadêmicas do que que eu já vivenciei que eu posso mostrar que eu possuo essas competências. Você não precisa contar tudo que você já fez, você precisa contar o que é mais relevante para eles.
E você fecha a tua apresentação dizendo porque que você quer trabalhar naquela empresa, por que aquilo ali tá condizente com o que você acredita que você vai pegar em cima dos valores e princípios da empresa. Você não pode esquecer disso de maneira nenhuma. Beleza?
Vamos lá. Depois a gente vai paraa entrevista com os gestores, né, que é outro momento tenso. Você já tá ali quase entrando, já tá quase sendo contratado e você não pode errar.
E como é que funciona? Geralmente é uma entrevista individual, mas ela também pode ser uma entrevista coletiva, né, com mais dois ou três candidatos. E você precisa ficar muito atento em relação a isso, até para você prestar atenção no que os outros estão falando, porque os gestores podem fazer perguntas em cima do que eles perguntaram para as outras pessoas, em cima do que as outras pessoas responderam, né?
Então você tem que ficar atento nesse momento da entrevista com os gestores, a maior parte das perguntas, não são todas, mas a maior parte, eles querem identificar como é você no dia a dia de trabalho frente a diversas situações. Então é importante que você traga muitos exemplos, mostrar situações que você já vivenciou aquilo que eles estão perguntando para você. E aí o que que acontece?
Eles querem descobrir se você tem autoconhecimento, capacidade de aplicar o que você aprendeu, proatividade, né? se você resolve as coisas ou você espera ser demandado em relação à aquilo. Se você tem maturidade emocional, por exemplo, como você lida sobre pressão, e que você tenha um fit cultural com a empresa, que você esteja alinhado, conectado com os valores e princípios daquela empresa.
E quais são os exemplos de principais perguntas que aparecem? Obviamente não são só essas, mas são exemplos de perguntas que aparecem bastante. Me conte sobre você ou sua trajetória.
Quais são os seus pontos fortes e fracos, que é o momento de você, além de dizer quais são os pontos, você contar situações onde você desenvolveu aquilo. Como você pode contribuir pra equipe? Qual o maior desafio que você já enfrentou?
É muito importante essa pergunta porque cai sempre, onde você vai contar situações para você poder eh enfatizar as principais competências que são requeridas pra área que você tá concorrendo. Como você lida com pressão de um trabalho? Por que que você quer trabalhar na nossa empresa?
Essa é uma pergunta também que sempre cai e você precisa saber responder, só que você precisa de estratégia para isso. Com qual dos nossos valores você mais se identifica? Aquela perguntinha final que quebra muita gente, que é: você quer me fazer alguma pergunta?
E aí a pergunta que eu quero fazer agora para você, você pode deixar até aqui nos comentários aqui, é hoje você se sente preparado para responder cada uma dessas perguntas para alinhar muito bem com que os recrutadores estão buscando? Essa é a pergunta que eu queria fazer para você. Mas olha isso.
Talvez você esteja travado porque você já tenha sido reprovado antes. Ou talvez você acredite que só passa quem tem alguma indicação e que você nunca vai conseguir passar. Mas deixa eu te contar uma coisa.
Eu tenho certeza em mais de 10 anos como especialista em preparação de processos seletivos, que a diferença entre quem não passa e quem passa é a preparação. E se você continuar fazendo do jeito errado, com certeza você vai vendo outras pessoas, até amigos seus passando e você vai ficar sendo reprovado. E é por isso que eu criei o curso Segredos do RH, que é um curso que já tem mais de 1000 alunos com centenas e centenas de aprovações, que é onde eu vou te mostrar exatamente estratégias para você conseguir se destacar na entrevista, na apresentação pessoal, na dinâmica de grupo, porque você vai conseguir demonstrar de forma diferente com estratégias validadas.
o que os recrutadores querem encontrar nos candidatos. Então, se você realmente quer parar de ser reprovado ou não chegar em uma entrevista, em uma dinâmica, muito tenso, nervoso, sem saber o que fazer, você tem um caminho e você tem um caminho com um valor extremamente acessível. Esse caminho tá descrito aqui embaixo na descrição desse vídeo.
Basta você clicar nesse link, aproveitar o valor extremamente promocional, com quase 85% de desconto para que você alcance o seu grande sonho que ia passar para essa grande empresa. Agora a bola tá contigo. você prefere continuar chegando extremamente tensa, nervosa e acabar sendo reprovada nessas etapas?
Ou você quer aprender estratégias que já são utilizadas por centenas de outras pessoas, de outros universitários que estão no mesmo lugar que você e que foram aprovados. Agora a escolha é sua e o link tá aqui embaixo. Grande abraço e espero te ver lá na nossa próxima.
Oi, meu nome é Emily. Eu fiz a mentoria com Márcia esse ano. Já fazia um ano que eu tava procurando estágio.
Eu não tava conseguindo, tava muito difícil, já tava bem desanimada até. Eu sentia que eu não conseguia contar as minhas experiências muito bem, não conseguia me vender com as minhas experiências. Eu até procurava assistir às vezes uns vídeos no YouTube sobre como estruturar o seu pit.
sobre como responder algumas perguntas na entrevista, mas como não era nada direcionado para mim, paraas minhas experiências, não era algo que tava me ajudando. Então eu resolvi fazer a mentoria com Márcio e foi extremamente importante porque é uma mentoria muito personalizada para você, pra vaga que você tá concorrendo, pro viveu, pro seu currículo. Então eu acho que isso agrega demais.
Eu consegui montar o meu pit com a ajuda do Márcio e agora ele faz muito mais sentido e contribuiu muito para eu estar aprovada hoje na Bev. Eu tô muito feliz e isso também é graças ao Márcio que me ajudou muito. Todo o apoio que ele dá por fora da mentoria também é extremamente importante.
Ele sempre tá disponível para tirar dúvidas, eh, ouvir as respostas que você monta. Então, eu acho que tudo isso é muito legal e o trabalho do Márcio merece ser divulgado, porque ele tá provando um monte de gente e é um trabalho incrível que ele faz de coração. Então, eu recomendo demais.
Muito obrigada, Márcio, por todo o seu trabalho, por toda a ajuda e hoje eu tô muito feliz. Oi pessoal, meu nome é Rafaela e eu passei no processo seletivo da BEV. E grande parte dessa conquista foi graças ao Márcio e a sua mentoria.
Bom, contando um pouquinho sobre o processo, eu tinha feito a primeira etapa que era entrevista com RH. Eu tinha passado e estava procurando pessoas e dicas, eh, vídeos, né, que pudessem me ajudar para a próxima etapa, que era da dinâmica. Inisso eu encontrei os vídeos do Márcio e já logo quis fazer a mentoria com ele.
Bom, e foi uma surpresa muito grande porque a conversa com ele foi ótima. Ele me passou muitas dicas, muitos conhecimentos e eu consegui contar para ele um pouco sobre as minhas experiências profissionais e pessoal. E logo ele com muita facilidade conseguiu montar junto comigo um pit muito estruturado e com muita relação também com a cultura da empresa, que isso é uma das coisas mais importantes.
Então, foi muito legal fazer a mentoria com ele. Eu gostei muito, fez muita diferença. Eu saí da mentoria muito mais confiante e segura para para as próximas etapas.
E também eu falo que uma um diferencial do Márcio, que foi uma das coisas que mais fez a diferença também foi que desde o início ele sempre acreditou em mim e ele sempre estava torcendo e me apoiando. Então a gente sempre ficou em contato nas outras etapas, nas eh próximas etapas da dinâmica. E ele sempre tava apoiando, torcendo, perguntando como tinha sido e sempre dando dicas, contando experiências de outras pessoas.
Então isso me tranquilizava muito e me deixava também mais segura ainda. Então ele eh eu fiquei em contato com ele até depois do processo de admissão, até quando eu comecei, ele sempre estava me perguntando como tinha sido e isso é realmente fez muita diferença. Então eu deixo aqui a minha gratidão pro Márcio, porque foi muito graças a ele que eu conquistei essa minha tão sonhada vaga nave.
E também deixo aqui a indicação, se alguém tiver passando por algum processo seletivo ou alguma etapa, tenho certeza que o Márcio pode te ajudar da melhor maneira possível. Então, meu muito obrigada, Márcio.