Muito bom dia a todos vocês, meus caros! Sejam bem-vindos à nossa meditação. Peçamos a Deus a sua bênção, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino.
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
Bendita sois vós, dentre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Senhor Todo-Poderoso, nos abençoe, nos guarde e nos livre de todo o mal, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Muito bem, meus caros!
No dia de hoje, dia primeiro de fevereiro, entramos já no sexto parágrafo do Capítulo 18 do "Caminho de Perfeição". Vamos seguir com as instruções de Santa Teresa. Diz a nossa Santa: "Os outros soldados se arranjam como podem, afastando-se às vezes do lugar onde vem um perigo maior e, nem por isso, são notados, e nem perdem a honra.
Os comandantes, no entanto, têm todos os olhos postos sobre si, mal podendo mover-se. Por isso, se bom é o ofício, grande honra e graça faz o rei a quem o dá. Quem o aceita não se obriga a pouco.
Assim, irmãs, não sabemos o que pedimos. Deixemos o Senhor agir como quiser, não sendo como algumas pessoas que pedem a Deus consolações, como se por direito próprio. Curiosa maneira de ser humilde!
Por isso, age bem aquele que conhece todos, pois raramente, creio eu, as concede a estas. Pois vê muito bem que não servem para beber o cálice. Para saberdes, filhas, se estais adiantadas na virtude, que cada qual compreenda que é a pior de todas, mas de tal maneira que permita perceber pelas suas obras que o reconhece, beneficiando e fazendo avançar assim as outras, ter mais consolos na oração e mais arreboços ou visões.
Assim como receber do Senhor mais graças desse tipo, nada indicam por si, devendo nós esperar o outro mundo para ver o seu valor. Contudo, a moeda corrente, a renda segura, os juros perpétuos, em vez de sensos-remis que se tiram e põem, são a grande virtude da humildade e da mortificação, da grande obediência em não se opor em nada ao que ordena o superior, que, como sabeis, é das ordens que vêm de Deus já que está no seu lugar. A obediência é o que julgo de maior importância e, como me parece que não atendes, não sois monjas.
Não falo nada sobre isso, pois me dirijo a monjas que, a meu ver, são boas ou, ao menos, que o desejam ser. Sendo isso coisa tão evidente e relevante, não direi mais de uma palavra, para que não o esqueçais. Para mim, quem estiver obrigada à obediência por votos e a ela faltar, não tendo o máximo empenho em cumpri-la com grande perfeição, não tem, por estar no Mosteiro.
Eu, pelo menos, lhe asseguro que, enquanto fracassar neste ponto, nunca chegará a ser contemplativa e nem sequer uma boa ativa. Tenho plena certeza disso. Mesmo que não esteja obrigada a isso, mas deseje alcançar a contemplação, precisa ir com segurança, sujeitar a sua vontade com toda determinação a um confessor experiente, porque muito se aproveita mais com isso em um ano do que em muitos anos sem isso.
Como para vós isso não é necessário, não tenho por que insistir. Concluo que essas virtudes são as que desejo que tenhais, filhas minhas, que procureis e inveje santamente quanto às demais devoções. Não vos amofineis por não as terdes, pois são coisa incerta.
Pode ser que em outras pessoas sejam de Deus, mas que em vós Sua Majestade permita que sejam ilusão do demônio e que vos enganem, como já fez com outras pessoas. Para que quereria servir ao Senhor em coisa duvidosa, tendo tanto em servir com segurança? Quem vos impele a esses perigos alarguei tanto nisso porque sei que convém, pois esta nossa natureza é fraca.
A quem Deus quiser dar a contemplação, Sua Majestade fará forte. Quanto àqueles a quem Ele não queira dar, alegro-me por ter feito essas advertências, com as quais também os contemplativos se humilharam. O Senhor, por quem é, nos ilumine para que em tudo sigamos a sua vontade e, então, nada teremos a temer.
Muito bem, então, aqui Santa Teresa finaliza os seus conselhos, ainda falando sobre Marta e Maria, sobre a vida ativa e a vida contemplativa. E aqui é muito claro o que ela vai dizer: a vida contemplativa, a oração contemplativa, a oração de contemplação, aquela oração que é mais perfeita, que consiste num esvaziamento interior tão grande que alcança Deus de uma maneira mais concreta. Não é para todo mundo, de fato.
Quem chega à oração contemplativa, chega a uma posse de Deus e há uma liberdade interior tão grande que a pessoa tem uma união com Deus que é o máximo que se pode conseguir aqui nesse mundo, aqui nesta terra. Santa Teresa vai dizer: muita gente aspira a isso, muita gente deseja a isso. A única coisa que nós devemos fazer é o seguinte: não há problema em desejar, em aspirar a isso, mas devemos saber que pode ser que Deus não nos dê.
Nós podemos aspirar coisas grandes e Deus olhará para esse nosso bom desejo, essa nossa boa intenção, mas pode ser que Deus não nos dê esta graça e não devemos nos afligir com isso. Santa Teresa diz aqui que há um caminho mais seguro. Qual é o caminho mais seguro?
Rezemos. No caso dos religiosos e religiosas, ela diz obedecer à regra, obedecer ao seu superior e cumprir tudo fielmente aquilo que você se dispôs. Para nós, que somos leigos, para quem é casado, está no mundo o cumprimento dos deveres de estado, né?
Quem é casado, cuide da sua esposa, cuide do seu marido, cuide dos seus filhos, né? E siga a sua vida, né, buscando fazer a vontade de Deus, buscando agradar a Deus dentro do seu estado de vida. O seu estado de vida é onde Deus te plantou para frutificar; então é aí, né, que é o seu campo de missão.
Santa Teresa fala que há também pessoas que não estão na vida religiosa, na vida consagrada, mas que Deus dá o dom da contemplação. Ela diz, então, que a melhor maneira de alcançar o dom da contemplação é se humilhar, se humilhar no sentido de ser humilde, reconhecer quem você é, olhar para os seus defeitos, olhar para a sua pequenez e confiar em Deus. Confiar em Deus!
E Santa Teresa, por fim, ainda dá um conselho interessante: ela fala de investimentos econômicos, né? Ela fala de fundos, né, daqueles que fazem um depósito a juros e depois tentam sacar. Ela fala assim: "Então, existem aqueles que querem a contemplação porque querem atingir aquele estágio de oração, de uma união mais perfeita com Deus, mas para poder beber das graças místicas próprias desse estágio.
" Então, às vezes, a pessoa quer atingir a contemplação porque, realmente, quem está nesse estado às vezes tem uma união tamanha com Deus que Ele fala de um modo mais claramente. Às vezes, Deus mostra algumas coisas. Tantos santos na Igreja tinham dons de profecia, tinham um entendimento profundo de coisas espirituais sem terem estudado.
A própria Santa Teresa é assim; ela não tinha estudo, ela sabia ler e escrever, mas naturalmente não tinha um estudo muito profundo. E nós vemos que as coisas que Santa Teresa escrevia, ela recebia essas instruções na oração, na oração contemplativa. Então, Santa Teresa fala que muita gente aspira a essas coisas.
Muita gente quer ter visões e, realmente, às vezes, quem atingiu a oração de contemplação recebe consolações de Deus, recebe visões. Só que o problema é o seguinte: as pessoas que atingem esse estado de oração também são muito provadas por Deus. Essas pessoas são perseguidas, são humilhadas, são caluniadas.
E Deus lhes dá esses consolos para que elas consigam prosseguir. Santa Teresa fala que essas almas que recebem essas graças especiais de Deus "elas vão no caminho pro céu". Deus dá vinho para que elas se embriaguem e não percebam a dureza dos sofrimentos pelos quais elas estão passando.
Então, muita gente quer a contemplação, mas nem todo mundo está pronto para os sofrimentos e perseguições que vêm acompanhando a oração contemplativa. Então, pode ser, e esse é o caso da maioria das pessoas, que Deus queira que essas pessoas avancem, mas através de outro tipo de oração, que é o mais comum, que é a oração vocal e a oração mental, né? Pronunciar palavras, usando um livro, usando um manual de orações e prestando atenção naquilo que se reza e, depois, falando com Deus espontaneamente.
Para a maioria das pessoas, é isso, né, que Deus espera: que avancemos e cresçamos nisso. Agora, pode ser que Deus dê a oração contemplativa. Só que, para chegar na oração contemplativa, Deus irá purificar, humilhar, dar várias ocasiões para que você se purifique, para conseguir chegar aí.
E pode ser que você se purifique e Deus não dê a graça da contemplação. Por que que às vezes Deus faz isso? Para mostrar que a contemplação é um dom, é um presente de Deus; não é mérito nosso.
Então, muitas vezes a pessoa se esforça com esse objetivo: "não, porque eu quero chegar lá e eu quero alcançar isso. " E aí ela se esforça, faz tudo, chega a um ponto e não recebe a graça. Por quê?
Para que Deus deixe bem claro que Ele dá a quem quer, como quer, quando quer. Que possamos avançar nesse caminho da oração, né, rezando como se tudo dependesse de nós e confiando como se tudo dependesse de Deus. Nós sabemos que, no campo da oração, nem tudo depende de Deus; a decisão, a determinação para rezar depende de nós.
E, por outro lado, nem tudo depende de nós; não basta só determinação, não basta só força de vontade, né? Nós precisamos também do influxo da graça de Deus e precisamos corresponder a essa graça. Que nós, dia a dia, cresçamos na nossa oração, cresçamos na intimidade com Jesus.
Que Nossa Senhora, nossa mãe, nos ajude. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos.
Ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém. Senhor Todo-Poderoso, nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Vamos olhar aqui alguns comentários; me parecem sugestões aqui no dia de hoje, né? Vamos lá, né?
A todos aqui que estão cumprimentando, aqui, com bom dia, um bom dia também a todos vocês que nos acompanham de perto e de longe. Aqui, uma sugestão: poderia fazer um para quem já está adiantado na vida de oração? Eu vi que seus vídeos têm ajudado muito.
Bom dia! Eu estou passando por uma ira e nada satisfaz o meu coração a não ser estar perto de Deus, né? Presente junto de Deus, né?
Sobre essa questão das pessoas que estão um pouco mais adiantadas na oração, eu vou falar um pouquinho mais quando a gente entrar no "Castelo Interior". A gente vai fazer a leitura; já estamos praticamente na metade do caminho de perfeição. Quando a gente entrar no "Castelo Interior", aí eu vou aprofundar.
Um pouco mais em algumas coisas, né? Eh, um outro comentário aqui: para progredir na contemplação, é preciso fazer silêncio, né? [Música] Eh, então seria interessante algumas dicas de como fazer silêncio.
É verdade, né? Mas isso, até mesmo quem está mais no começo, né, nas primeiras fases da oração, é bom fazer esse treino do silêncio, que não é só o silêncio exterior, não, porque o silêncio exterior às vezes foge da nossa capacidade, né, controlar o silêncio exterior. Mas o silêncio interior é o mais difícil, né?
Então, nos próximos dias, vamos comentar algumas coisas sobre isso, né? Muito bem, então, a Ana Maria comentando aqui, né, que hoje é um dia especial, que estamos em oração na Catedral de Campinas. Eh, hoje, as relíquias de Santa Terezinha serão postas aqui na Catedral de Campinas.
Quem for de Campinas ou região, né, pode participar; terá uma programação durante o dia todo, hoje e amanhã. Eh, hoje de manhã, em torno de 10:15, por aí, eu faço uma conferência na catedral sobre Santa Terezinha, né? Então, fica aí o convite para quem for daqui de perto.
Deus abençoe! Ótimo dia! Até a nossa reflexão de amanhã.