Neste episódio: O que é a amizade? Conheça a concepção de Aristóteles sobre este tipo de relação hum...
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e começa agora é lésbica pamonha por instantes felizes virginais e repetíveis [Música] Olá seja bem-vindo seja bem-vinda ao nosso inédita pamonha um oferecimento de estima Chemical do Brasil bnp paribas asset Management e profs achei inédita pamonha imediatamente anterior a nossa edição especial comemorativa de 1 ano festa acontecerá uma próxima quinta-feira para você que em toda semana pede para que o imedta pamonha seja mais longo que é um fale mais que eu deixe de eu sou do que eu não seja sucinto então para você acredite a edição especial tem quase uma hora e meia com a participação de gente linda Eu acho que você vai adorar é quinta que vem cá E aí e hoje eu tirei a quinta-feira para falar de philia filha com ph para aqueles que já me acompanham sabem bem que é sempre apresentado por mim como um tipo de amor é o amor de Aristóteles que se contrapõe ao de Platão o de Platão é desejo ou de Platão é pelo que falta o de Platão é pelo que faz falta esse de Aristóteles a na presença portanto por aquilo que não falta pelo contrário é por tudo aquilo que já é nosso hora e se filia não é traduzido ordinariamente por amor não ele é traduzido mais frequentemente por amizade mas quando você pensa em amizade quando você fala fulano de tal é meu amigo ou fulana de tal é minha amiga e você é normalmente quer dizer com isso quase sempre não tem como você um vínculo família isso é muito claro o amigo é o amigo da escola o amigo é o amigo do trabalho é do clube é da igreja mas na Perspectiva aristotélica philia é uma amizade um pouco mais Ampla do que a nossa existe filia por tudo ou melhor dizendo por todos aqueles que queremos bem ou seja por todos aqueles que não são caros por aqueles que não são caros ou caras então é claro que a philia envolve os afetos entre cônjuges entre pai e filho entre mãe e filho entre parentes entre colegas também entre os nossos amigos filha é potencialmente afeto de qualquer um por qualquer um desde que haja eu sinto apareço portanto philia é uma forma Ampla de entender o amor Desde que não o confundamos com o de Platão o que é o amor apaixonado aquele amor enlouquecido por alguém que já não faz parte da nossa vida ou não faz parte ainda dessa mesma vida ok então essa é a primeira ideia a amplitude do conceito eu tenho certeza que você entendeu o que eu quis dizer né o ponto o número dois segundo degrau não perde a conta me acompanha filia para Aristóteles é uma virtude olha aqui loucura é uma virtude e a gente não precisa se alongar Por que já falamos disso philia é virtude porque philia é uma forma de excelência e o que Aristóteles quer dizer com isso Aristóteles quer dizer com isso o que a vida com amigos nesse sentido que ele tem de amigos Claro a vida com amigos é superior a uma vida sem amigos assim quando temos amigos a nossa vida é mais excelente e portanto mais perfeita e portanto mais virtuosa do que quando nós não os temos bem meus amigos eu queria dizer que essa afirmação é problematiza veu e porque a porque essas relações afetivas querendo ou não geram algum tipo de dependência e é uma presença sem a qual você sofre quando alguém de quem você gosta vai viajar passa um tempo fora não tá o tempo inteiro do seu lado você sente saudade e portanto essa dependência poderia ser sugerida como um apequenamento da vida e não como uma excelência entende por isso eu poderíamos problematiza a afirmação de Aristóteles e Poderíamos dizer que a excelência da vida implica uma certa satisfação e um certo contentamento mesmo na solidão porque aí a independência não dependemos de ninguém não estamos Nas mão de ninguém mas enfim feita a problematização voltamos Aristóteles porque ninguém tá aí para ouvir o que eu acho as pessoas estão aqui para aprender o que pensava Aristóteles o que é um sábio da parada então a virtude é uma excelência e a amizade é uma virtude pois muito bem tal como Nós aprendemos tão eu pude para os gregos era condição de uma vida feliz razão pela qual para Aristóteles uma vida com amizades é uma vida mais candidata a felicidade do que uma vida sem amizade poderíamos até dizer que a amizade a filia é desses fatores externos que participam da vida o mais importante porque se você imaginar que algumas das virtudes são estritamente internas como as virtudes éticas as virtudes dianoéticas essas virtudes Digamos que tem a ver com o nosso caráter ou com a nossa inteligência pode muito bem isso aí tá na nossa mão agora existem fatores externos que interferem na nossa felicidade como a beleza e Aristóteles diz muito muito muito muito feio para ser feliz não é fácil a saúde por jeito que tem dor o tempo inteiro em tudo que é canto é difícil ser feliz a riqueza na portanto a pobreza extrema dificulta para felicidade por os materiais Asus ar mudam a felicidade Então na hora que ele vai enumerando alguém como eu vai entendendo por que enxerga a vida como enxerga beleza saúde dinheiro não fica nada não fica nada muito assim nenhum deles mas tudo bem ele deve ter razão Com certeza ele tem razão ele é um cara com os pés no chão ele não é um cara de devaneios e a gente sabe que um pouco razão ele tem de que adianta você tem uma casa com piscina se você não tem alguém para convidar para tomar banho de piscina com você De que adianta você ser lindo se você não tem alguém para admirar a tua beleza né admirar que eu digo com tudo que admiração pode ensejar não é de que adianta você ter saúde né se você não tem com quem ir pedalar na ciclovia da Marginal então naturalmente Aristóteles não tá dizendo nenhum absurdo mas nenhum absurdo a amizade dos fatores externos em relação as nossas virtudes interna a amizade é certamente um elemento muito importante para uma vida boa no entendimento dele é claro Então esse foi o nosso segundo. Não perca a conta o primeiro ponto amplitude do conceito segundo. A questão da virtude e excelência e felicidade o terceiro.
Homem seria naturalmente naturalmente Gigio na ele tenderia naturalmente a ter a micos Toda vez que você diz que naturalmente uma coisa acontece o risco é grande porque quem fala em natureza né natureza humana naturalmente entendendo a ter amigos coloca em dificuldade aquele que não quer ter amigos de jeito nenhum porque ou não é humano é um bicho ou então aquilo que você acabou de falar começa admitir uma sessões que são constrangedores falar que é naturalmente e principalmente alguma coisa é sempre um risco muito grande eu por exemplo Conheço muita gente mas muita gente que prefere assumidamente a solidão a essas relações que ele diz aí então naturalmente que essa afirmação de Aristóteles é uma afirmação pesada ele dá alguns exemplos para justificar ele diz por exemplo que há uma natural filia dos Pais pelos filhos outra afirmação problemática outra afirmação perigosa e aqueles que largaram os seus filhos na calçada com dois dias de idade então não são humanos tudo bem E aqueles que guardam um filho pela janela do prédio e aqueles que por que assumiram um outro relacionamento permitem que o padrasto ou a madrasta machuquem maltratem agridam o próprio filho claro que tem um monte de pai e mãe que ama loucamente é mas também tem um monte que não lá mais velho Aristóteles que tá falando vamos deixar ele falar gente uma disposição natural para amizade e é gozado ele chega até a mencionar a tendência que temos para aglomeração né como um elemento que prova essa natureza voltada para a amizade né o homem vira e mexe tá se aglomerante aglomerante em reuniões em festas na praça pública etc um outro ponto que ele cita quando alguém sai da sua casa e portanto se encontra em trânsito e portanto se encontra numa condição muito particular que na época dele devia ser de fragilidade tende a fazer muitos amigos no caminho e gozado isso acontece mesmo né é curioso quando você tá de boa aí mochilando engraçado como você tá pré disposto a puxar papo com as pessoas conhecê-las ou não ou não eu também conheço um monte de gente que prefere não abrir a boca é que quando é digamos estimulado a conversa faz de tudo para não precisar interagir Ok então hora Aristóteles portanto fala de uma tendência natural da amizade que se manifesta finalmente na cidade Nápoles e naturalmente Ele disse que encontrou a família é responsável por um pedaço da vida que a sobrevivência apólice é responsável pelo resto dos valores que a vida tem E aí aí ele nada de braçada e ele tem toda razão a ele fala do teatro em Atenas que eleva o espírito que faz a instrução nós poderíamos falar das nossas universidades das escolas nós poderíamos falar hoje em dia da internet da quantidade de cultura que nos eleva na internet Claro que também tem o resto mas não há dúvida de que na cidade a vida pode ser interage vida e muito boa então há uma propensão a fazer amigos e a própria vida na Polis é o cenário aos p Oi para aqui essas amizades elas aconteçam e Ah pois muito bem Aristóteles vai para o nosso quarto. Né e é muito legal que ele diz agora a nota porque é muito bacana o que ele vai dizer ele vai dizer o seguinte quando a philia não há nem que se preocupar muito com justiça e por quê Porque uma relação de amizade já compreende implicitamente comportamentos justos de parte a parte portanto nós podemos dizer que enquanto a justiça não exige nenhuma amizade é perfeitamente possível agir com justiça sem ser amigo de ninguém aliás isso acontece muitas vezes com quem é justo por outro lado tá amizade compreende a justiça porque havendo amizade haverá Justiça então a amizade é tão incrível amizade é tão grande que ela compreende a justiça na relação eu só a curiosidade não ética a nicômaco Aristóteles gasta dois livros para a amizade e um livro para a justiça todo mundo sabe o Livro Cinco do ética a nicômaco é dedicado a justiça mais bonitos 8 e 9 do ética a nicômaco São dedicados a amizade Isso dá uma ideia da importância que o filósofo de estar gira dedicava a esse tema pois muito né não amamos tudo né no mundo não amamos todos no mundo e portanto há que distinguir o que é amável Poderíamos dizer há que distinguir o que é amigável E aí naturalmente é história eles destacar a três fundamentos para a amizade três fundamentos lindos para amizade que eu apresento a vocês nesse momento não me abandonem não porque o momento agora é um momento muito interessante de uma Lucidez incrível Aristóteles dirá o seguinte você tem um primeiro tipo de amizade e naturalmente aqui aí dá o tipo é muito boa porque é claro que não existe em estado por uma amizade que tem que só esse fundamento exclusivamente sem por cento e por isso é uma racionalização isso aqui só tem uma tipologia mesmo o sentido de Max verbal né então a um primeiro tipo que é a amizade fundada no prazer no prazer eu posso me estender Mas é claro duas pessoas bonitas que se transam que se apalpam que se beijam que se abraçam e se atraem o fazem por quê Porque isso lhe traz prazer elas acabam desenvolveram sentimento de philia que tem esse prazer como fundamento ok É claro que esse é o exemplo mais Óbvio mas você tem amigos que se reúnem para jogar bola e tem prazer jogando bola você tem aqueles dois amigos que jogam tênis todo Amanhã você tem aqueles amigos que reúnem para tomar chopp todo sábado você tem aqueles outros amigos que todos os sábados jantam juntos em casal para cobrir arroz de polvo não sei aonde então a 1 milhão de situações em que a amizade se escora no prazer é o que Dirá Aristóteles bem E aí Nenhuma crítica apenas só para dizer que o prazer ele é efémero é fugaz as condições do Prazer podem mudar muito rapidamente então a amizade explorada no prazer ela tá escorada num fundamento movediço escapar disso gelatinoso pouco sólido Mas tudo bem né claro que tem uso o prazer como fundamento E isso acontece na vida de todos os nossos o segundo tipo de amizade esse escola na utilidade recíproca é um que nós chamaríamos de amizade por interesses utilidade recibo para você olha franzi o cenho e diz a esse uma porcaria isso é uma desgraça eu aposto que ele condene então não não faz juízo de valor ele tava fazendo uma tipologia a amizade por interesse ela acontece o tempo inteiro na nossa vida né eu vou todo dia na mesma padaria normal que acaba ficando amigo do Padeiro Mas é claro ele quer o meu dinheiro e eu quero pão dele eu tenho aula de italiano é normal que acaba ficando amigo o italiano mas eu quero italiano dela ela quer o meu dinheiro por exemplo nas relações empregatícias você pode ficar muito amigo das pessoas que trabalham para você ou para quem você trabalha mas é claro o que tá afundando ali essa amizade é a prestação do serviço contra o salário e aqui os exemplos podem ir ao infinito naturalmente já Aristóteles virar esse segundo tipo de amizade também é resvalar disso também é pouco consistente porque tá acabando a utilidade acaba amizade tem de acabar amizade por exemplo quando eu acabar de estudar italiano Quando eu aprender italiano provavelmente não terem mais aula como amizade era baseada só nisso então a amizade tem de acabar nada impede que na relação de utilidade de interesse haja um pouco de prazer por isso que não são tipos realizáveis a 100 porcento no mundo da vida nada impede que além da utilidade haja prazer de comer o pão haja prazer de aprender italiano haja prazer de comprar nesse ou naquele lugar ou de ter alguém trabalhando para você mais a os é o principal aí é o interesse é a utilidade recíproca muito bem temos então agora po terceiro tipo de amizade presta atenção sem amizade não rola uma vida feliz segundo Aristóteles é uma virtude confere excelência a vida esse terceiro tipo de amizade é explorado é fundado na estima que os amigos têm um pelo outro na estima em outras palavras isso significa o que isso significa que a amizade tem como razão de ser uma espécie de admiração que temos pelo caráter virtudes éticas pela inteligência virtudes dianoéticas e portanto por tudo aquilo que o outro tem de capacidade para viver que a maneira como implementa essas capacidades no mundo da vida e vice-versa né Que fique claro e vice-versa por quê Porque é claro que essa e essa admiração Ela também tem um sentido contrário portanto para protagonizar uma relação de philia baseado na estima é preciso ser este móvel é preciso ser Virtuoso é preciso ser Digno da admiração do outro do amigo por essas e por outras que Aristóteles não considera a relações que não sejam recíprocas relações de philia porque necessariamente o fundamento do que sente a por ver deve fundar o que sente B buraco então por exemplo você pode amar de paixão o vinho mas não a philia nesse sentimento porque você ama o vinho mas o vinho não é seu amigo não há reciprocidade nessa relação como não a crescer velocidade e nenhuma relação entre você e objetos inanimados assim também Toda a relação sem reciprocidade mesmo entre pessoas não pode ser considerada uma relação de philia Aristóteles ou e aqui no final das contas sobretudo nessa última forma nesse último modo de philia considerado por Aristóteles a forma mais perfeita de relacionamento entre pessoas você sente pelo outro muito parecido com o que você sente por você porque o outro é um outro você e naturalmente você pode imaginar as consequências éticas dessa afirmação na hora que você entende que o outro é um outro você você também entende que o outro é tão importante quanto você a vida do outro importa tanto quanto a tua os desejos do outro importam tanto quanto os teus as virtudes do outro são tão relevantes quanto as suas próprias virtudes que assim por diante então é claro isto é uma maravilha finalmente Aristóteles estabelece uma curiosa com relação entre tipos de amizade e regimes políticos e aí então isso é absolutamente curioso porque ele dirá que numa relação um exemplo de Lilia comparada com a democracia a democracia faz lembrar muito o que sente um irmão pelo outro irmão é uma relação extremamente horizontal como é a relação entre os cidadão aí só que eles também diz que no caso da aristocracia governo entregue na mão dos melhores a fininha que Preside este regime é a mesma que encontramos entre cônjuges E por quê Porque no final das contas diz Aristóteles a relação entre cônjuges quando a filia essa philia é baseada antes de mais nada a admiração e na estima de uns pelos outros ou seja de um conjunto de pelo outro do marido pela mulher e da mulher pelo marido ou no caso de um casal homoafetivo também então a aristocracia justamente tem a ver com essa admiração essa legitimidade Esse reconhecimento de quem exerce o poder exerce por ser mesmo show de bola por ser talentoso o Virtuoso porção excelente assim poder e finalmente a estou feliz com para a monarquia os afetos numa monarquia com a relação pai e filho o monarca Ele ama os seus súditos da mesma maneira que um pai ama um filho agora claro e ele diz isto se a monarquia for boa de aristocracia for boa e se a democracia for boa se a monarquia for tirânica aristocracia for despótica e a Democracia for um lixo então nada disso funciona mas se forem bons de fato o amor do pai pelo filho é tão forte quanto o amor do monarca pelo súdito o amor entre os cônjuges é tão forte quanto o amor dos governantes melhores pelos governados e o amor entre os irmãos é tão forte quanto o amor EA amizade horizontal entre os cidadãos Nápoles II E aí E aí Olá meus amigos Nossa quanta coisa a gente disse sobre fêmea sobre amizade sobre o amor em Aristóteles então aqui eu encerro a minha fala com o patrocínio gigantes de estimação Clínica ou do Brasil bnp paribas asset Management e profs achei não esquece quinta que vem um ano de inédita pamonha fica bem Se gostou esteja lá valeu e E aí [Música] se você ouviu o inédito da Pamonha por Clóvis de Barros Filho trazido até você pela revista em inspire-se acesse [Música] www. revistaartesanato.