PALESTRA - "AZONSÚ/UNSUMBO/OMOLU"

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Ogã Jaçanã Gonçalves
Grupo de Estudos Braulio Goffman
Video Transcript:
é bom boa noite a todos é um prazer imenso estar aqui poder de alguma forma contribuir de alguma forma elucidar um pouco queria cumprimentar a todos e principalmente os membros da mesa os meus respeitos aos membros da mesa e eu sou tatetos agemir de lembra seu feito de levar bush filho editar tambor esse solidão de tuba jussara fiz amor e mais 54 anos de confirmado então eu fui proposto a falar um pouco de um rampa uma divindade que é muito cultuada pelo povo quanto tanto em angola quanto no congo em agora chamado de muquixe no
corpo chamado de índice e essa divindade muita das vezes erroneamente ela é muito confundida com o módulo do nagô do euro ba quando na realidade uma rama uma atividade específica da nação angola como que é cultuada por todo o povo banto a gente não pode justamente fazer essa às vezes essa comparação porque porque as divindades as bombas de angola são pré humanização são antes da humanização orixá é após a organização então por aí você já passa essa diferença onde na humanização salve em que chegaram primeiro então existe toda uma diferença de culto embora todos nós
precisamos de todas as energias até porque você não tem como fazer no brasil o que fazem ainda na áfrica o candomblé totalmente brasileiro o vovô do orixá e 15 a africano então existe essa diversidade então dentro do candomblé brasileiro você tem o rambo uma divindade que nós chamamos de um consumo um subúrbio é uma das divindades mehdi cante uma das divindades que se tem nas terras bandas como queen banda porque em banda é sinônimo de médico takaaki banda é o médico quem manda pro povo banco o médico então as divindades que em bandas são as
divindades mehdi kant um sul é uma dessas divindade é atribuído a ele pelo povo quanto é é a cura mas ao mesmo tempo a doença ele é respeitado e temido pelo povo banto por conter essa divindade né está na endemia e na epidemia ao mesmo tempo que ele está ligado à cura ele é tm também como pode trazer as mazelas as doenças o chumbo é uma dívida muito cultuada pelo povo de gangue ela e pelo povo de que usa duas cidades é importante uma de vídeo norte de angola com norte do congo ea outra que
divide somente banguela que dentro de angola e que faz subdivisão na cidade de luanda então esses povos culto ou extremamente o icsi com subo um somo ele não é mubarak xvii ele não é como quem chega não é de angola é um santo que congo é um santo congo que quando você tem atividades como elas são jimki se como você tem atividade um gola elas são aqces porque o goleiro fala muquixe o congolês fala é em disse então nós temos que observar essa divindade um sombra está muito ligado assim aos tubérculos aí por conta da
terra ligado à alimentação que que vem diretamente da terra como algumas folhas perceber pertinentes admite-se algumas folhas que se alimentam delas para a visão do banco são folhas de um fundo e aquelas folhas do sul são curativas extremamente como ativas o banco tem uma peculiaridade ele divide muitas vezes a energia do icsi com a parte do corpo humano então uns um bo é ele na áfrica ele rege totalmente as obas ué os ossos ea pele é que ele chama de que iniba velho então quando você tem baixo de rumo quando você tem que fumar usar
quando você tem alguma patologia nesse sentido para eles o chumbo é atividade de direção à dividend que eles são direcionados a um fundo para que eles tenham essa cura o baço os ossos e a pele entendeu então subo ele faz assim cerimônias anuais têm ao desde o povo banto que faleceu imunizando mais quando você vai mais pelo lado do congo algumas aldeias essas divindades curativas essa atividade mediante um cavalo um cavalo hugo catum então essas atividades se juntam à divindade em sul e formam todas as divindades mexicano na cultura bantu você tem como agradecer é
uma cura em família uma cura do ente querido para as aldeias bancos a forma de agradecimento é um cerimonial que chama-se kohana kohana significa distribuição da comida a comida que vai ser distribuída essas comidas geralmente são todas provenientes da terra essas folhas que pertencem alimentícios provenientes também da terra então essas comidas são distribuídas para agradecer os que foram curados que para quem faz a ingestão desse alimento sinta que a parte visceral que o tuco o corpo à parte visceral esteja sendo limpa com relação a essa divisão da comida não tem uma diferença a folha de
de ovo ama o filho do 5º dellara a moça branca nossa é a mesma que é dividido a comida nas terras ponto e com relação ao investimento em que ele falou é a como cache trabalha como cache para essa atividade ele é um pouco diferente é bem próxima página da costa mas é um pouco diferente tem às vezes uma tonalidade cor de vinho na tonalidade muita das vezes por desvio e o impele o o oenb é que o que chama de xará o povo banco chama de billy o embi ele é todo feito de muitas
contas e búzios mas o interior dele é todo de missombo me somo são aqueles caras tiram aqueles espetos que nós tínhamos do coqueiro né ela inicia e termina com madeira porque a divindade enquanto é antes cobre metal actividade bancária madeira era época de você usar pedir licença a um pano que é o senhor dos troncos pelo lado do meu irmão chamartín sá é o senhor dos troncos então um panzo a divindade dos tronos foi que deu com que as pessoas da aldeia fizessem as ferramentas e madeira é muito comum você iria à casa de angola
tradicional que vocês observam a ferramenta da atividade só em madeiras porque é assim é feito em madeira dependendo de algumas aldeias de algumas cidades o bicho de sacramentado o bicho que é o muro como diz o cabrito em algumas não algumas é o bullying ele só de um golo o pouco que tenho por que lá ser o prefeito tudo de um povo e aquela aquela família ela é toda alimentada sustentada por esses bichos que são sacralizados existe uma peculiaridade um júri que algumas pessoas não sabe quando você tem um nascimento e que esse parto ele
sofre uma dificuldade porque o banco ele tenha muito parto que é que sanga e tem o pai do parto que é longo o ângulo ajuda que samba no parto e tenho em 15 que olha o parto fugir com muita das vezes esse parto não sai tão satisfatório é o cordão umbilical é cortado cordão umbilical cortado e é enterrado com muita cerimônia enterrado há uns um bo vai pro e chipre um burro pra terra porque entregue ao xii para que um sul leve toda mas era aquela criança que aquela criança seja com saúde então o fogo
é um rambo que nós chamou de rambo atividade é uma divindade de muita importância para o povo manto é uma actividade que se tem muito respeito ao povo banto há um respeito escrevo a essa divindade e que eu acho que todos nós também deveríamos ter com ele tomou um agente som a a afonso muehe esse respeito estamos lá estamos no brasil mas procurar ter o entendimento que o o candomblé brasileiro que nós precisamos ter é inteiramente esse respeito é diferente aqui lá não existe um mês propício para uns um bo com sombra cultuado de acordo
com a necessidade de cada aldeia lá no agosto do sul a necessidade que cada povo de cada aldeia tem ele contou lula faz referência a reverência a um subo sem essa coisa de agosto sem essa coisa de angústia e por incrível que pareça aqui nós somos em couce algum mais lá todas as cerimônias de encostar se levo muito mario de de um chumbo levo muito mario tal qual em curso se é então mario uma coisa importante muito importante para um show pra nós temos o carro agir que nós fazemos cá moage bush que é uma
cerimônia que é pego pelo negando ao sacerdote o bom falo e que do chifre do búfalo é chamado porque isso chama se o que tu nos dias de lagoa de barra para o sul a única diferença das aldeias de um som é que não usamos o lago de má como nós no pescoço só na cintura porque entende se que o chakra maior está em toda a região biblical então é é usado lá só sim né são formas são formas de utilizar você vê que ao chegar no brasil já houve uma certa qualificação uma certa o
caminho uma certa adaptação com o lago de barra e sync se e é exclusivamente medicando exclusivamente da saúde principalmente quando está ligado ao baço aos ossos ea pele é as oferendas dessa atividade geralmente são em menina cabaças as cabaças são cortadas e essas oferendas são cultivos da terra que se oferece a essa divindade cultivos da terra são oferecidos a essa divindade então nós deveríamos ter essa consciência também de que uma divindade mehdi kant é muito importante não se faz mais importantes do que as outras porém uma divindade indicando que cuida da saúde se faz muito
importante os meus amigos de consumo de qav longo de que como já o submission sul que o lucro pediram muito por mim que eu tive uma doença a um pouco arrumado dez meses atrás e fiquei dois meses sem o ver nada paralisado fica em cima de uma cama e então isso pra vocês perceberem como a inércia dos amigos e como a energia de um sumo de hajo funke é muito importante é extremamente importante agradeço agradeço a eles de joelho por essa grande recuperação então tenho sempre isso na cabeça a importância do em que se um
chumbo sem comparar a 1 é o fazer uma equivalência com o orixá nabo omolu é uma divindade é um rambo totalmente pertencente ao ao povo banto city se estiver em uma dúvida mais sobre qualquer outra qualidade carro rumo eu estou aberto à disposição aqui pra falar mais um pouco bem nós começando é paulo paulo césar é mais conhecido como paulo do 1 como falou foi iniciado é só o tempo havendo tempo muito sair na sanfona neto fonseca o povo né desde é oriundo do seja na só deveria ser levado também vocês é um deles só
que com o falecimento da pessoa que iniciou mais conhecido como ideais a oni figueiredo deixou o tu e eu migrei para o gueto hoje eu sou nagô e venha tomar obrigação com uma senhora chamada mais conhecido no meio campo um belo show dora já apareça o nome dessa maria leonora dos santos mas o oficial como teodora já posteriormente com o falecimento lavei cabeça com um tiro na mão com uma senhora chamada marina do sangue que foi iniciado no canto à do barco de nós em 37 chama batata 17 às 17 17 ela foi da 2ª
esteira foi fome da segunda feira então hoje eu sou um mago então vou falar sobre o barueri é o bolo que lhes passarem a mesma coisa é palavra obaluaê significa literalmente rei senhor da terra eo bolo significa é o senhor o silêncio o filho do silêncio ea expressão adotou a saudação autor seria uma expressão ou uma saudação uma grande força no sentido de atual tucci lenço adotou a saudação diferencial grande senhor grande força silêncio perante uma grande força é é aparentemente se confunda molon mal aí sendo a mesma energia o mesmo o chá não há
diferença dependendo da aldeia que fiz e aldeia não chamava batons ponto a áfrica nã aldeias hoje uma cidade né é é seria o cultuado aqui como um bolo em outro lugar com um robalo ainda oculto de obaluaê omolu segundo algumas versões teria vindo humilhações tá do povo mais chegando terras na golos de peso mas tanto que existe a seja alguém já ouviu falar que é chamado de migração do doha onde vê lo do ar com o nome lá um e outros acompanhantes quando chegou em terras pelo bairro alagoas para ser mais exato em lei fé
já encontrou um tutu um golo tardio de obaluaê onde se com seria pré o do ar tanto que existe também uma situação à qual o morro não pega faca não tomou como nabuco mas com extensão na boquinha na mão com um pouco desses dois orixás não utilizaria a faca não é porque sou inimigo do grupo nada não é o culto simplesmente é pré o doador ou seja é prévia do aço ferro e coque ou só para as exigências não são inimigos nem nada omolu da mesma forma no brasil é cultuado como grande senhor das pestes
né é dada às doenças e como tal nós utilizamos também como se o da natura um grande médico da terra o todo ano e pula caso no brasil esse custo não se generalizou se em agosto não significa pra nós na dor que seja obrigatoriamente até porque a terra nagô ela existia ou calendário gregoriano ocasionar onde não existir esse mês de agosto então seria também propícios o culto ao morro e o valor a eles e dependendo da situação da ele acreditava até aqui estava em qualquer época do ano sempre agradecimento também orientações estados nulos 8 audi
levou um bolo ou então em agradecimento à a varredura de uma peste a uma doença que tivesse estourado aquela pessoa tanto que a onu representa em si o que é a da febre amarela febre né a varíola tanto que um dos assentamentos representam uma boa todo mundo a maioria com essa aqui vai gerir palco exclusivo né uns óculos escuros e representa explorer por exemplo expondo seria as próprias marcas cavalo não deixa o público não é três pontas a história é isso aí quem é um órgão seria o filho místico de na nabuco eu vou usar
esse termo no google porque o temática falava mais seguro ba protestou significa mãe com o xamã mãe que chame a parceria é nabuco a senhora da morte os símbolos no jamor lua você por seu orixá muito grande e muito tempo a ser temido ele usa ele é coberto porque tem uma tradição na go ninguém deveria ver o rei ou veria a voz do rei momo ver o rosto do rei tanto que muitas terras de otago o morro ele é saudado com cabeça se uma saudação é algo ao rei momo também têm esse direito a uma
letra tem esse direito saudado como cabeça e seria proveniente de um boné eo reino de uma cidade onde é chamado em pé onde onde continuar uma obrigação chegou já tava ali ele é soldado até hoje como cabeça reyes lubich o xará pela roupa do bolo já viu né coberta é o chamado a xokó se chama muito a chance de a a z seria um termo jejum como fonte a chapecó roupa feita de coca ráfia é africana esse é coberto de razão deve ser temido e ser um grande orixá aqueles aos quais lida com essa cor
e se dominar também há e ao xará do bolo ele é representado é feito também na foto nervuras retirar também do igt europeus o de zero onde representa representação de sair sons espírita casa e recolhido porque o cantor o culto afro-brasileiro ela não pagou ele é reencarnacionista nós somos espíritas pois são espiritualistas onde nós acreditamos que o seu o espírito vai e volta o banco também não acho que todas as revisões antigas das polícias ou encarar solistas é então o que representa a clarear se assim como o xará assim como ib de naná ele fez
de nervos que representam os espíritos contínuo onde e vai mais ser a terra é o volume representou e representa a própria terra tá e ele em si ele vem a ser o que tem não está ele você é ele é um dos cinco no mundo ele recebe e restitui através da terra através da xará muito bem contra o mal aí é com o terra perguntada se faria a coisa é o lobby de barra que falou ter tirado o cruzeiro x neodi as representações para o nagô também ele pode ser retirado também da casca do desejo
do flu tem desenhado um diabetes também é o bolo está altamente obaluaê com que ela está altamente ligado à árvore o culto da árvore ao culto da terra é quando falhou os culpo tomou lua e muitas casas não vão dizer a usar um teclado discutir axé discutir cultura tá não é utilizado o aço como eu falei afronta 14 bis a canalizado ao molusco em razão simplesmente deve ser anterior ao assunto outra coisa que existe muita grande aqui no brasil desde a praia do amor e e changle ser inimigos essa questão nesta boa você não são
inimigos ao contágio são irmãos emitir místicos é uma situação de posição não é uma posição simplesmente omolu é terra é frio é doença o mundo seria fogo apesar como também está associado ao fogo em um bar bona aquele que vai castigar a humanidade através da própria marina ter a febre então é o tchan bolo ou no brasil também está associado a outro culto tá muito comuns chamar de algum porém são duas culturas totalmente diferenciado associado ao brasil até porque o curso de jaú e vem a gol também porém é porque existe uma regra e roubar
duas palavras terminadas em oncologia não sei lá funciona não é fã geisy povo marin povo salvá lo ou falava do povoado de uma fonte tá bom é que tinha fé é uma cidade de nagô próxima de fechar então já gun é um guerreiro está simbolizado por uma lança ou até por uma vaga também dos casos e só o culto parecidos porém são diferenciados em uma série de pequenos detalhes aí o bolo um culto ou uma cerimônia chamada olubajé falar no brasil por que não não existe o desgaste das grandes senhoras que chegar no brasil os
grandes homens também não cessa eles foram muito inteligente então acho que o dia todo dia nós vamos estudar nos ajoelhar danoso baste grandes senhoras as grandes senhores que de uma certa forma a adequar o culto africano ao brasil assim como bagé assim como o orkut brasileiros já existe mais hoje está desatualizada existe porque ela se há 50 anos ela se utilizar cissé do candomblé religião hoje nós temos uma religião eu digo brinco até falou o seguinte se não fosse o carro e outras e sai sair hoje o orixá seria simplesmente uma metodologia assim como os
deuses gregos e romanos porém ele está vivo no brasil e muitas partes da áfrica ainda que devemos agradecer essas senhoras no brasil realizou uma cerimônia chamada olubajé a palavra significa o senhor come conosco o seu come com a gente a maioria com essa que haja um bom o show cômico nós vamos comer cultuando é uma forma de retribuirmos ponto aqui tudo aquilo como o balão e nos forneceu de saúde de tranquilidade e de paz está ligado à terra também aqui realmente a iaa cultura mais antiga da áfrica onde todos os primeiros próximo à cultura abandou
diferenciado de jogo um de changle de oxalá de ouvi-la de ouro do ar momento da época de 800 na pista pra cá já existia o culto orixá porém de uma forma diferenciada organizado através do doe toda sua comitiva a que inclusive era é islâmico islâmico ei tão curta o bolo no brasil um culto piedade monteiro tem medo de dizer a quem pedi ao contrário para aquele destino não como já tem medo simplesmente um senhor que tem que ter respeito tem que ter cuidado ao cultuar o seu senhor antigo e é um orixá muito venenoso altamente
pedroso certas coisas ou até o bicho ou sacralizado a um golo de uma certa forma também ele e para nós pode ser o cabrito o cocó e algumas situações também com ela deve ao pouco específico taxa ou porque é ela é dela então também fosse dar um eterno sempre de uma forma se analisar de uma forma peculiar que está sempre ligado ao morro e na boca e não não utilização do aço tem mais alguma coisa como falar alguma dúvida depois podemos conversar mais bem boa noite a todos sou meio de tomar que bebês em um
prazer muito grande estar aqui com vocês nessa noite eu estou muito feliz e emocionado também porque quando eu era ea ou ainda novinho santo dois anos três anos de santo é ou muito viciado de surdo eu gostava de aprender eu sempre tive essa fome essa ânsia de saber de querer eu escutava todos os programas de rádio possíveis e imaginários que que existiam naquela época hoje eu nem escuto mais mas eu escutava os programas nem ficava escutando da sage mim falando no programa eu ficava lhe prestando atenção em tudo né e hoje eu tô aqui sentado
ao lado dele né depois mais de 20 anos diz né então pra mim é um prazer muito grande lembra deitar escutando ele falando no rádio e uma coisa que ele falou que eu nunca esquecer ele falou que o gegê o angola eram meias da mesma graça né então ele falou isso eu nunca esquecer né de essa frase que ele falou muito mais de 20 anos atrás num programa de rádio do professor josé benício e com o tempo eu fui vendo que que ele está absolutamente certa muitas muitas semelhanças muito muito parecida né é o jejum
bola como gago também né tudo bem é são bem parecidos então eu vou falar sobre saco patah sabe matar um porto um dom que representa a varíola está muito ligado a varíola das doenças a 5 muito parecido com tudo que eles falaram muito interessante a similaridade que há nem muitas coisas que os dois falaram sobre sobre o histórico dos dois as duas divindades e agora o sapato também né sapataria ligada variam ligadas doença rodou muito temido é pra mim é um prazer muito grande falar sobre um pouco né sobre esse vodun porque é um vôo
que é o patriarca do meu a shell pertenço o acham antologia um paleontólogo hoje ele é o nosso patriarca ele é o nosso vodun maior no jeito tem essa coisa assim a de 100 ao rei de 100 algodão principal e lá na antologia ele não é o que tem mais destaque à sapataria que é mais conhecido mais chamado é que tem o título de avanço lá eles costumam chamar mais razão sul ou a zon sul que não é uma qualidade tem pessoas que pensar uma qualidade de sá fatah não é é um são títulos né
é esse boom das doenças das pestes das da cura também recebeu muitos títulos da pela áfrica toda e com o povo gené o povo fun ele recebeu tem esse título também já sanz uma tradução livre né seria zaha paiva e aço é um sufixo masculino que dá é o sentido de homem de de masculino na palavra então seria o homem da palha numa tradução livre avanço ou a zon sul a zon doença e aço é o homem o homem da doença o homem doente né em cachoeira também quando falo cachoeira vou frisar bem que faltou
um tom hoje anos chefe do do loge que é o jeito que eu pratico e que eu quase domingo né que dominar complicado é então eles falam lá também que a razão sudão esse sentido de as mães terem aço homem o homem das ter um homem que fica deitado na esteira que seria um homem doente é que ele não fica em pé ele fica deitado é uma interpretação também das dez pontos do povo do mundo hoje pra esse gol do um outro título também que essa cota tem eje ro sul de ro sul que seria
o senhor das pérolas né tv que é um outro sentido que foge um pouco daquela imagem do odum de doença de volta um pobre nessa coisa o o rei das pérolas dá um sentido mais nobre a ele e lá também não da romena o jato ao benin ele não tem só esse sentido de doença também foi pelas regiões onde ele passou foi cultuado oculto de foi levado ele foi recebendo outros atributos também outras qualidades tem lugares que ligará até a água né sapataria outro título também é é a um ano também é um outro título
né a pessoas que que viaja a asae disse mashaal anne azoany como uma qualidade lá no 1 toulouse não estou dizendo que é errado né nos outros lugares lá um título né a zon anos seria numa tradução livre quando o livro é uma tradução ao pé da letra que as pessoas tão fácil traduzir as coisas assim ao pé da letra seria é aquele que provoca e que cura a doença é ser uma tradição mais ou menos de azoany que é não é um outro vodun é um título de saque e empatar lá nós não temos
qualidade de saber patah ele é único é aquele gol do 1 a 1 e tem vários muitos títulos de acordo pelos locais ele foi levado com ele foi recebendo da população se os títulos né honra eles são inclusive em homenagem à glória aquela divindade no gg é cachoeira ano ele vem representando a família dos nabos gol do 1 a 1 e é muito engraçado isso porque é o povo nagô fala que a origem do de jassan sou eu vou chamar lançou aqui que é o mais comumente chamado é a origem dele seria o povo nagô
fala que a origem deles seria jeji seria fona seria e já o ovo a rede tem essa coisa de falar também que a origem dele é na água então é complicado é definir vários autores vários livros e até hoje é muito complicado definir realmente qual foi o únicio ponto de partida do culto dessa divindade né ela veio de terras juro baixo ela foi para o juro básico então vou falar uma versão é nada científica né bem como o povo né da minha casa e da minha matrizes é responde a isso nessa essa qual a origem
porque se ele é um vovô do um porque ele vem representando uma família e essa família tem o nome de nagô do 1 é porque ele tem este nabo do se ele é um vodu que a do ges nasceu no gg porque ele representa essa é todos esses outros modelos que são chamados de novo' do mundo né então seria que o culto de sapataria ficou tão tão é popular tão difundido netão a população a gosto tanto desse mundo adorou tanto que começou a incomodar o rei é o rei começou a se sentir menos popular do
que eu a divindade e isso começou a incomodar o povo adorava mais o gol do 1 a este ponto do que os próprios botões reais os modelos da família real que era os modelos que os reis aos rede e rainhas não podiam cultuar então o culto de sá catar se difundiu muito isso começou a preocupar o rei e aí qual foi a ideia do rei a decisão que ele tomou seria expulsar todos os sapatos marrons apata não seria os sacerdotes de sá catar expulsará todos os sapatos montes sair das terras né da romã para que
esse culto acabasse é e esse vodun é perder se a popularidade que ele tinha que ele estava tendo maior do que o próprio rei e assim foi feito todos esses apartamento foram expulsos e eles foram para outras terras e nessas outras terras eles foram para terras na gol e aí né o povo do mundo tecnologia acredita que ea e se esse modelo aí sim foi levado para as terras na lagoa e eles lá ele recebeu outro título como o módulo como obaluaê né ele lá foi recebendo outros títulos foram foi cultuado da forma na língua
que aquela população aquela tribo é falava e assim está patrões foram expulsos oculto no rio culto foi foi diminuindo diminuindo não tinha mais o sacerdote como é que o culto ea sobreviver sem ter um sacerdote que sabiam lidar com o vodu tão poderoso e temido como como era e é o rei morreu em outro rei aí começaram vi as doenças na população não tinha mais o vodu para se pegar é pra pra pedir aquele vodun e foi o reinado foi decaindo decaindo até que o rei seguinte resolveu trazer de volta esse culto do sapato de
saqba tá né então quando volta esse culto da romã ele volta né esse sacerdote de sapataria sapatão que foram eles voltam trazendo os orixás eles lá prenderam conheceram néel chun e mas já foi a essas outras atividades então quando eles voltam além de trazer o culto de saque e empatar de volta ele escreve eles trazem também e se esses outros cultos é de outros orixás né quando os originais acabam entrando nessas terras romero e graças a deus não é isso aí foi passar a conhecer é uma história que eu tô contando para ser rápido porque
não é bem assim set cheio de detalhes de datas que nunca vou ficar falando aqui vai amanhecer o dia então é só uma ínfima uma visão simples né é pra cá como odontologia explica essa origem porque foi essa pergunta que eu fui eu que fiz lá quando eu cheguei porque se essa catar se ele é um ponto porque ele é o representante dos lagos rodadas aí assim foi uma resposta aqui e ali eu montei essa historinha né mais ou menos pra que é tentar explicar então no seu ver mais a roupa né sapatadas razão sul
vai ficar melhor ele se veste de paula também as falhas são tingidas neco é o bordô é bem parecido também usa o azt é na cabeça só coisa é diferente não é é solteiro é todo trançado né ele é curto e na bondade é todo rodeado de búzios é também tingido dessa cor por dor tem a capa é uma capa aberta assim toda de palha tem o braço e coloca a cintura e as pernas fica né todo montículo acinte de palha na corra é gordo as cores é de de hasan sul ele pega o vermelho
preto branco como o bolo né ea miçanga miçanga de avanço é o preto é a missão da preta rajada de branco como foi lá nós não temos qualidade o hamas tem a imagem tem pará é é 11 um avanço também eu acredito que esses botões esses outros botões tinham seu culto separado e com o tempo foi se perdendo e foi aglutinado que é muito comum ou de um culto de um vôo ele vai perdendo de um orixá também ele vai sendo incorporado por um outro mais forte né e acabou sendo incorporado ali eu não acredito
eu não vejo assim a imagem o pará com uma qualidade de sapatadas nem nunca antologia não é são divindades precisa de um irmão vamos assim dizer né uma linguagem mais simples pra entender então a cor é a da missão é preta de risca branca as folhas que lhe dê razão são aquelas folhas mais ásperas né como o sabugueiro frederico gozo é maria preta apti koba bala velho né são essas folhas assim que que são atribuídas têm muitas folhas no brasil né é dedicado a azul é a chover mais aqui chará e o xará também é
chamado também de xaxará não lembro de nós chamarmos outro nome não sei se é pesquisar isso dessa origem desses nomes achará se é na gols e é fome é mas lá nós chamamos xaxará também que mais aqui michu um bicho então lá eles comem assim no mundo hoje ele come bicho fêmea é uma bastante diferente é quando cheguei lá e comenta com as pessoas aqui do rio de janeiro as pessoas por isso ela se assusta nossa mas é um gol do homem e como um bicho fêmea é porque ficou essa associação ficou essa dobradinha é
santo homem come bicho homem ou 60 mulher como fome michu fêmea então no caso do sapato tarde a zona sul à exceção lá ele come bicho fêmea e preto come cabra preta e come galinha preta né então é você bosso cabrito bolsas ea cabra cabra preta ea galinha preta que é o bicho que é oferecido pra prazan sul né lá não come bicho macho na sequência do chievo chamado kitsuné do douro osan tozan também como também é chamado ele é o quarto a ser cantado começa com um a guerra até e aí vem a samsung
é o quarto na ordem na sequência do das festas das festividades do candomblé as pessoas desse vôo não é que são iniciadas elas as mudanças elas recebem um nome elas são chamadas de a zon se às 11 11 se é o sacerdote já falei se apertasse né sapataria povoenses a capazes se fosse sacerdote sabe passar num o que mais ele também lado como como mudar o menu benin com morte também é um deus é ambivalente como falou que taça gm ele ao mesmo tempo que ele traz a cura ele tais a doença também ao mesmo
tempo que ele traz um benefício ele traz malefício né então ela que ele tenha essa ambivalência da doença e da cura olha olha é cultuado interrogado para que traga a doença no inimigo eo elétrico é cultuado empolgado também para que traga a cura da doença é que esteja atingindo ele é conselheiro tem na família sapatada na família do saae vodun que é o dono da terra aí é terray cuba seria até aí abrevia ficar aí ai' vodun vodun da terra ligada à terra o rei da terra o dono da terra e não ao contrário é
que eu vejo como no nagô a família ge.net costuma chamar de família g1 esse gênio a gol deve ter outra sobre o significado mais de no grupo profundis são os céus modernos que vem do céu dos raios e trovões então nuno jeji é a samsung não faz parte da família g ele faz parte da família é da terra é do isae vou do outro ligado à terra achará para atingida acho que [Música] [Música]
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