Olá pessoal Fábio da B treinamentos aqui e vamos dar prosseguimento então a aula de atribuição de valores Av variáveis como vimos na última vídeoaula Nós criamos algumas variáveis lá no visual G vamos relembrar tá criamos as variáveis nome salário e idade e agora eu quero atribuir valores a essas variáveis como devo proceder vou utilizar ess caracter o caractere de atribuição que é a setinha à direita basicamente o símbolo de menor e o ifem no seu teclado isso no visual g a maioria das linguagens de programação vai utilizar o sinal de igual como caracter ou comando
de atribuição tá então lembre-se disso nas linguagens de programação o sinal de igual geralmente é utilizado aqui na lógica de programação escrita no papel e no visual g a gente vai utilizar essa setinha direita legal aqui no teclado você consegue usando caracter de menor seguido de um if Ok então atribuir valor a uma variável é colocar uma informação dentro dessa variável Tá então vamos ver como fazer isso aqui alguns exemplos atribuindo o valor 25 à idade a string n de caracteres Fábio a nome o valor 4500 a variável valor e olha que interessante eu posso
atribuir o conteúdo de uma var a outra variável também então se eu atribuir o valor 4500 a uma variável chamada valor depois eu mandar atribuir valor a outra variável eu estou copiando esse valor o conteúdo dela de uma variável para outra tá então para você atribuir valores inv variáveis é muito simples só tem que lembrar que quando se tratar de um de uma string de caracteres devem estar sempre entre aspas Tá então vamos dar uma olhadinha lá no visual G em atribuição de valores então aqui na sessão de comandos eu vou dar um um Tab
é sempre legal você dar a tabulação para deixar o seu o seu texto endentado tá ele fica um pouquinho deslocado pra direita porque isso ajuda muito na na leitura do seu do seu comando seu algoritmo tá o seu código fonte tá se você digitar ele todinho aqui em sequência Começando na na mesma coluna no comecinho da linha fica muito difícil depois ler o código fonte quando o programa ficar grande é sempre legal você dar essa indentada essa esse deslocamento pra direita ou pra esquerda dependendo dos Comandos a gente vai trabalhar sempre dessa forma tá então
vamos atribuir um valor à variável nome nome recebe eu vou colocar o meu nome aqui Fábio Opa tá atribuir o valor Fábio a nome vamos atribuir um valor a salário também salário recebe por exemplo vamos utilizar aqui 2500 e a variável idade vai receber por exemplo 29 tá pronto atribui os valores das variáveis muito simples bom se eu salvar esse programa vamos salvá-lo aqui vou chamá-lo de variáveis Se eu mandar executar esse algoritmo algoritmo executar veja que ele não faz muita coisa né ele abre e já diz fim da execução por quê porque na verdade
eu não coloquei nenhuma instrução nesse algoritmo Eu apenas declarei variáveis e coloquei valores dentro dessas variáveis Agora eu preciso fazer alguma coisa com as variáveis Essa é a ideia do programa pegar esses dados e trabalhar essa informação tá então por exemplo eu vou mandar exibir na tela os valores dessas variáveis então a minha variável nome contém o meu nome salário tem um valor de salário idade tem uma idade eu quero que apareça na tela durante a execução do programa cada um cada uma dessas informações como eu vou conseguir isso eu vou conseguir isso utilizando um
Comando Especial aqui uma palavra reservada da linguagem que é o comando escreva tá Então na linha de baixo tá eu vou dar um escreva tá então eu uso o comando escreva veja que ele fica na cor azul quando eu escrevo um azul meio escuro quando eu coloco escreva vou Abrir parênteses e vou colocar o nome da variável nome e fecho parêntese que que esse comando faz o programa vai escrever o conteúdo da variável nome na tela durante a execução Lembrando que quem executa a ação é o programa não é o usuário Então não é usuário
não sou eu que vou escrever o nome é o programa que vai escrever essa informação para mim na tela a tela é a saída padrão então quando eu mando escrever a informação vai para essa saída padrão Qual informação conteúdo da variável nome tá então vamos executar salvar executar para ver o que acontece ó lá apareceu o meu nome aqui legal Então vou colocar mais escrevas e vou mandar exibir as outras informações escreva salário e escreva Vamos colocar idade salvo e mando executar lá colocou o meu nome o meu salário e a minha idade só que
ficou um na frente do outro tá vendo as informações ficaram todas na mesma linha Então existe um outro comando que permite a você escrever informação e já automaticamente pular pra linha de baixo para isso em vez de escreva eu vou utilizar escreva L coloco uma letra l no final fica escreval tá escreval esse esse esse l é de linha Então escreva uma nova linha salvo e mando executar agora sim ficou uma informação em da out OK então Com o comando escreva eu escrevo uma informação numa linha com escreva L eu escrevo uma informação num linha
e mudo PR linha de baixo mudo PR próxima linha Ok então esse comandinho para exibir a informação na tela Ah mas se quiser indicar o que é cada uma das informações ali só aparece Fábio 29 como é que as pessoas vão saber do que se trata aqui então você comando escreva tá caso escreval a vou deixar o escreva abro o parênteses e coloco uma mensagem de texto Então o nome é olha que interessante o nome é veja que é uma mensagem de texto uma string que eu quero que apareça na tela um conjunto de caracteres
portanto eu coloquei entre aspas tá a variável nome também contém um conjunto de caracteres string mas eu não preciso colocar o nome da variável entre aspas porque se trata de uma variável não de uma string a string é o que está dentro dela e quando eu atribuí o valor eu já usei as aspas tá então o nome é aqui eu vou colocar mais um escreva abro aspas o salário é veja que eu dou um espaço antes de fechar as aspas para que ele na hora de exibir a informação também use esse espaço e não deixe
as informações todas encavala a idade é e fecho parêntese um erro comum é esquecer de colocar esses parênteses aqui depois da da da função escreva ou escreval aí o programa vai gerar um erro Tá salvo executo o algoritmo olha lá o nome é Fábio salário é 2500 a idade é 29 veja que ele deixou um espacinho por conta desse espaço que eu coloquei aqui no código Ok bem simples escrever uma informação na tela tá deixa eu fechar Se eu quisesse fazer o contrário se eu quisesse ler uma informação que o usuário vai digitar usuário digita
o nome dele o nome dele aparece escrito na tela em vez de usar o comando escreva eu vou utilizar o comando Leia então vou fazer o seguinte eu declarei nome como sendo FBI eu vou apagar essa linha tá nome ficou sem nada então eu vou escrever assim escreva digite seu nome digite E aí na linha de baixo eu vou colocar um comando comando Leia tá abro aspas e escrevo nome vou explicar o que faz isso deix colocar um l aqui na frente para ele mudar de linha então o comando Leia o que que ele faz
é o computador que lê Ele lê o quê lê a entrada do teclado então eu vou digitar alguma coisa no teclado e o computador vai ler o que eu digitei e vai armazenar dentro dessa variável aqui a variável nome então a informação que eu colocar aqui vai ser armazenada dentro de nome e aí o comando escreval vai escrever o nome na tela ele vai repetir o nome na tela tá então para isso eu vou utilizar tá um outro escreva aqui vou colocar assim o nome digitado é E aí vai aparecer o nome que eu digitei
embaixo depois que eu tiver digitado esse nome ele ele aparece ecoado na tela Então vamos testar salvo e mando executar olha só ele pediu digite seu nome e parou a execução tá se você olhar aqui embaixo nessa área de variáveis você vai ver que nós temos as três variáveis listadas nome salári idade tem os tipos c é caracter R é real e i é inteiro você vai ver que nesse ponto do programa o valor de idade é 29 de salário 2500 porque a gente atribuiu esses valores aqui no código mas nome não tem nada veja
abre e fecha aspas sem nada dentro tá vazia a variável o nome tá e você vai notar também que aqui você tem uma sete setinha Azul apontando pro comando escreval digite seu nome então esse essa setinha Azul indica que o programa está pausado Ele pausou nessa instrução e tá esperando acontecer alguma coisa que que ele tá esperando tá esperando você digitar o seu nome para poder Executar a próxima instrução Então a próxima instrução que é de leitura dos dados que eu vou digitar ela só vai ocorrer quando eu tiver digitado esses dados e é por
isso que o cursor tá piscando aqui na tela então eu vou digitar o meu nome eu vou escrever Fábio colocar o nome completo dos Reis agora vou apertar um enter beleza ele executou o restante do programa tá então o nome digitado é Fábio dos Reis salar idade e você vai notar que agora aqui ah variável nome teve o seu conteúdo alterado seu valor para Fábio dos Reis que é o valor que eu digitei Portanto ele foi armazenado dentro da variável nome legal então bem simples utilizar os comandos escreva e leia e o escreval também para
mudar de linha quando você escrever colocar uma informação embaixo da outra tá E é muito útil também você saber utilizar essa janelinha que é basicamente um uma espécie de teste de mesa permite a você testar o que tá acontecendo com o programa tá legal assim você fica sabendo o que tem dentro de cada uma das variáveis e pode eventualmente sanar problemas identificar erros até mesmo entender melhor o funcionamento do do algoritmo legal pessoal então nessa vídeoaula você aprendeu eh um pouco sobre variáveis aprendeu os tipos de variáveis e aprendeu Como declarar variável Como atribuir valor
à variável como escrever o conteúdo de uma variável e também uma string na tela e Como ler uma informação que o usuário digita no teclado e armazenar numa variável para poder usar em seus processamentos tá espero que tenha ficado tudo bem claro tá Ah aproveite para se inscrever em nosso canal aqui no YouTube acesse o nosso site www.bosontreinamentos.com.br tá lá você vai poder baixar o visual G inclusive se você não tiver encontrando aí no Google ou não tiver uma uma fonte confiável você pode entrar no nosso site e baixar tem um linkzinho lá na página
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