k [Música] Oi gente boa noite espero que vocês estão me vendo e ouvindo também hoje como conseguimos começar bem no horário sempre quando é segunda aula fica um pouquinho mais fácil porque a gente já testou o som já testou todas as coisas qualquer coisa também vocês podem me avisar tá bom E sobre o exercício de ontem a gente vai de divulgar para vocês de novo hoje aqui o link do grupo da comunidade do Facebook Amanhã eu vou fazer análise de fotos então tem tempo ainda para publicar para postar e lembrando também que quando vocês publicam
quando vocês postam fotos essas fotos elas precisam ser aprovadas porque isso eh ajuda a gente não ter muito conteúdo porque não tem nada a ver com fotografia nos grupos vocês sabem como é quando tem esses grupos abertos pesso pessoas publicam coisas às vezes sobre outros temas sobre outros assuntos e aqui a gente está focado na fotografia bem gente Vou compartilhar minha tela com vocês para que vocês possam eh acompanhar os as imagens todas as imagens que eu eh vou comentar que eu vou analisar hoje vamos ter bastante coisa eh nova eu vou falar também aprofundar
em alguns alunos que eu falei para vocês eh que eu falei para vocês eh ontem Hum como hum candin né como a questão do kandinski por exemplo eh e vou também fazer um pequeno resumo do que a gente viu ontem Ok então vamos apresentar [Música] aqui rapidinho compartilhar cela apresentar pronto estamos aqui espero que vocês estão vendo tudo certinho gente então o tema da nossa aula de hoje é história da arte aplicada à fotografia ou seja quando eu falo que não é para aprender datas sen Não não é que não é para aprender mas não
precisa colocar foco nisso eh eu acho que o sistema todo de educação assim do mundo por muito tempo foi baseado na em a gente guardar muitos dados na memória e não é sobre isso né arte não é sobre isso arte é olhar é entender o que a gente está vendo Então só Resumindo aqui o programa a programação das nossas aulas ontem a gente viu um pouquinho como desenvolver a inteligência visual a gente viu um pouco da saturação imagética a gente viu como a gente precisa realmente entender algumas coisas para conseguir enxergar mais por exemplo o
exercício que eu dei para vocês ontem era sobre cor e eu falei que cor azul na maioria das obras de arte colocava uma coisa de nostalgia pronto é o primeiro elemento que vocês têm já que pode ser associado à emoção que vocês querem passar hoje a gente vai falar como aplicar referências de história da arte na sua fotografia eu vou explicar muito eh sobre luz algumas coisas sobre luz algumas coisas também sobre vários nichos de fotografia Então se vocês têm algum nicho que interessa a vocês podem me falar se é fotojornalismo se é fotografia de
viagem de paisagem se é fotografia de rua podem falar aqui no chat eh aula três é processo criativo e técnicas fotográficas com propósito eh e análise de exercícios de vocês isso tudo vai ser passado na aula três Ok Quais são esses objetivos transformar fotos de vocês em obras de arte transformar vocês em artistas tirar o artista que vocês estão dentro que muitas vezes foi silenciado eh pela sociedade pela família pelas pessoas que desencorajam eh a gente vai falar como desenvolver o estilo próprio então amanhã também eu vou falar para vocês um pouco mais o que
que é estilo na fotografia né que que a gente porque por exemplo do a gente olha para uma obra de Não sei alguém e sabe que é dela que que são essas características do estilo próprio eh e também fazer com que vocês se tornem artistas e aqui eu tenho bastante experiência porque hum todos os meus alunos eh exponham pelo menos uma vez por ano aqui em Brasília com a gente e muitos deles muito mais então a arte Sim eu sei que é uma palavra que assusta bastante que é uma coisa que foi colocado tudo isso
aqui a gente tem que livrar nossa cabeça disso quando eu tô eh dando essas aulas então tirar um pouquinho essa coisa de ah eu não consigo eu não posso ser artista eu não sei transformar minhas fotos em obras de arte por que isso é tão importante bem gente para você ser qualquer coisa na vida para você qualquer coisa fazer sucesso fazer fazer bem você primeiro tem que admitir né o quem o que você é se você não admite isso é fica muito difícil aprender até as coisas novas aqui hum alguns dos nossos focos e aplicar
técnicas fotográficas com eh propósito eh pensando na sensação que você quer passar primeiro então como eu disse para vocês ontem tem todo esse processo Você anda na rua você percebe alguma coisa daí você percebeu alguma coisa você sentiu né sentiu tristeza felicidade sei lá e aí você quer passar isso pros outros você precisa entender elementos culturais cores associadas e também ter técnica suficiente não a gente fala muito desse processo aqui de tradução imagética de sentimento Como transformar sentimento em elementos visuais e como usar técnica com prop a partir disso a partir de sentimento e depois
aplicar as referências de história da arte a sua fotografia sem decorar datas nomes e hoje gente quem ficar aqui no Até final da aula pelo menos vocês vão saber entrar no museu E aí vocês vão conseguir reconhecer renascimento reconhecer Barroco vocês próxima vez que vocês vão perceber uma luz interessante vocês vão ser capazes de registrar ela eh cobrar mais caro então aqui como que a gente se posiciona né no Mercado de Arte você tem que saber porque sua foto é boa Quantas vezes você tira uma foto e você nem sabe se ela é boa ou
não é boa aconteceu já com vocês ah tirei uma foto nossa eu gosto dela mas por qu Não sei então aqui a gente vai ensinar vocês como defender o seu trabalho como se posicionar no mercado descobrir o seu estilo fotográfico único gente vocês percebem o mundo através de todas as experiências de tudo que vocês viveram e nunca a vida de uma pessoa vai ser a mesma do que vida de outra pessoa com isso percepção do mundo e as coisas nas quais a gente presta atenção também então a gente vai tentar sair dos esquemas só de
referências de Pinterest para para poder tirar fotos boas e aqui dar coragem a vocês dar voz dar fala a estilo único tirar máximo do seu equipamento então se você tá querendo fotografar com celular porque você tem problema na columa não gosta de carregar equipamento não quer gastar sei lá 0.000 com r 30.000 com equipamento tudo bem você pode também fotografar com seu celular e eu vou cuidar disso para que você aprenda e Despertar a sua criatividade acho que um pouquinho disso vocês já sentirão ontem bem gente eh então Então vamos vamos aqui hum mostrar hoje
para vocês como adquirir essas habilidades de desenvolver olhar Como olhar uma obra de arte e tirar o melhor dela o que exatamente no que você tem que olhar não é assim falar ah eu achei bonito ou achei feio né é saber olhar Ok eh gente e será que isso é possível Será que que desenvolvimento do olhar é é uma coisa que a gente nasce ou é uma coisa que a gente desenvolve bem ontem a gente já viu Eh que quem só tem técnica provavelmente vai perder essa essa disputa essa luta Essa guerra eh com robôs
porque a técnica hum hoje em dia qualquer câmera tira foto com uma luz boa com bom foco você for no modo automático então assim os bolsa eles cada vez vão adquirir mais capacidades cada vez Inteligência Artificial vai entrar nisso as pessoas querem seu sentimento a gente viu o fenômeno da saturação imagética Ou seja a gente viu que nós comunicamos através das imagens cada vez mais a gente se comunica através das imagens e eu acho uma coisa extremamente assustadora ou analfabetismo imagético Então as pessoas não sabem como as imagens funcionam são coisas que se ensina muito
pouco nas escolas a pessoa olha para uma imagem e ela não sabe se essa imagem ela quer emocionar Ela Quer Passar informação Qual foi a intenção Qual foi o foco do Fotógrafo ou do editor que estava lá por trás a gente viu vários nomes na fotografia eu expliquei um pouquinho do estilo e do percurso dessas pessoas Danny le Car bron David yarrow melv ssk eh e eh a gente hoje ainda vai ver coisas do kandinski ok gente então se vocês de ontem para hoje já olharam pro mundo de forma diferente já olharam pras imagens de
forma diferente eh Podem me falar aqui ó quem quiser pode digitar R se vocês conseguirem assim resumir o que que vocês sentiram eu eu coloquei aqui as coisas que eu realmente quero Despertar de você vocês eh se você já entendeu que vários grandes fotógrafos têm todos referências de história da arte e você quer colocar isso eh no seu trabalho vai sabe que isso vai te deixar mais segura pode colocar dois se você sente que suas fotos já melhoraram um pouco pelo menos que você tá mais consciente né que o que você aperta lá enquadra uma
coisa e tem mais consciência pelo menos pensa do que você quer passar você se sentiu mais criativo Você tem uma sensação de ideias de colocar ideias na prática ou então sei se você está sentindo acordar o seu artista interior aqui é uma grande missão minha né Eu acho realmente uma coisa eh que virou a minha a minha missão assim me eu acho de mostrar paraas pessoas que por muitos anos foram limitadas eh e e acharam que não podem ser artistas que também po podem ser artista artistas Ok então gente vai surgir muitas dúvidas para vocês
né uma delas vai ser Ah mas será que eu também posso ganhar concursos de fotografia Será que eu também posso participar das Exposições eu tenho muitos mas muitos exemplos das pessoas que começaram do zero começaram fotografar com celular mesmo e ganharam vários concursos você vocês viram Guilherme ontem que eu mostrei para vocês ele fez uma exercício para a aula e aí foi escolhido o melhor aluno então Eh é uma coisa que a gente tem que tirar da cabeça sim vocês também podem principalmente se a fotografia vem da vivência de vocês ok vou vai vai surgir
uma dúvida também ah mas estilo próprio será que eu consigo também desenvolver Consegue sim e eu vou mostrar para vocês hoje um pouquinho sobre isso ok eh e hum gente vocês podem se perguntar também se isso serve para todos os nichos eu mostrei bastante fotografia de moda vou mostrei fotografia de animais mostrei fotojornalismo tô pensando aqui mostrei retrato mostrei paisagem no caso do Franco Fontana também eh Então se vocês têm ainda alguma coisa ainda alguma questão ah por exemplo eu tô trabalhando com fotografia de comida de alimentos queria saber se se aplica também ah eu
quero trabalhar com fotografia newborn quero saber se se aplica também podem escrever também no chat que eu vou tentar trazer esses exemplos para vocês ok eh gente para quem não está seguindo ainda a gente nas redes sociais eh eu né Sempre publico conteúdos novos podem dar olhadas o nosso Instagram foto em curso Já estamos com 112.000 seguidores ó até mais hoje em dia então uma comunidade inteira acreditando que é fotografia arte gente lembram que eu mostrei para vocês ontem eh esse lugar intuitivo aqui de uma foto então a Giovana né Eu expliquei para vocês essa
foto Olha eu S como a visão muda que é importante que às vezes você sente alguma intuição em alguma coisa mas você tem que saber exatamente quais o que o que que trouxe essa intuição então aqui a giovanela trouxe uma fotografia onde ela fotografa cotidiano esse senhor aqui trazendo pão pão do todo dia né é um símbolo do cotidiano mas coloca foco aqui no castelo que está lá na colina que está lá atrás Isso é uma intuição depois a gente viu como ela conseguiu desenvolver por meio de aulas sobre surrealismo por meio de projetos fotográficos
realmente trabalham muito muito eh forte e como foi exposta com isso então assim próxima vez vocês vão tirar uma foto de vocês uma foto intuitiva o que que vocês vão fazer vocês vão tentar fazer autoanálise dessa foto olhar para essa foto e se responder o que que eu acho que nessa fotografia me atraiu Qual informação eu estava querendo passar com isso ok eh essa autoanálise do olhar eu sempre falo que pessoas mais inteligentes para mim são essas que fala em voz alta falam consigo mesmas por quê Porque a gente coloca o processo o processo se
torna consciente Ok eh aqui eu fiz para vocês uma um resumo assim das coisas do dos nichos da fotografia eh só para vocês né terem uma noção quais nichos na fotografia existem podem colocar aqui se vocês tem interesse se vocês não pensaram ainda um número então fotografia de paisagem viagem uma coisa mais tranquila mais pensada mais técnica um ensaios com pessoas aqui podem colocar tudo modelo família gestante casamento fotojornalismo fotografia publicitária retratos Urbana ou abstrata e Fart tá coloquem aqui para mim que que vocês têm mais interesse Ok hum Ok 1 5 6 7 6
7 5 gente vamos verra aqui então set fotografia abstrata fineart uhum tá bem gente então vamos ver como a fotografia se aplica em todas essas essas áreas e primeiro eu vou falar para vocês sobre eh essa questão do talento né Será que é é realmente um uma coisa do talento para você tirar foto em qualquer um desses nichos eh e o que que seria talento exatamente as pessoas falam ah a pessoa tem talento para música a pessoa tem talento para fotografia a pessoa tem talento para isso para aquilo eu acho que a pessoa pode ter
uma predisposição às vezes mas eu a garanto para vocês que essa predisposição ela não faz ao longo prazo diferença alguma quantas vezes não sei eh tinha uma pessoa muito boa lá na escola em algum nicho e essa pessoa se acomodava né então pass falava Ah eu já sou muito bom nisso naquilo eu não preciso estudar mais eu não preciso me aprofundar mais em algum nicho enquanto eu tô vendo isso até pelos pelos meus alunos às vezes entram pessoas que já sabem muito sobre fotografia e tal e não entram com cabeça assim de querer aprender muito
e aí elas normalmente se e perdem e tem uma Eu gosto muito de estudar né ciência com o que Que ciência vai falando sobre eh talento a ciência fala que o o esse livro aqui o código do talento ele fala assim que a grandeza não é Nat a grandeza é construída eh e Primeiro vamos começar né dessa crença e que que muitas pessoas têm que é Nossa o da 20 nasceu e o vangog nasceu eram poucos que nasciam com talento na verdade antes poucos tinham acesso a conhecimento e a cultura e a gente está vivendo
na época mais maravilhosa para quem quer visitar todos os museus do mundo porque quase todo a ca de todos todos os museus a gente tem na internet eh e quando a gente vai analisar processo criativo em vários movimentos artísticos a gente vê que pessoas acreditavam normalmente cima alguma coisa estudavam juntos tinha todo o poder da comunidade Amanhã eu vou falar um pouquinho do surrealismo também só para dar noção para vocês surrealismo e eh qual foto a gente pode considerar surrealista eh o o eh André Breton que crior criador do surrealismo criador do movimento surrealista ele
falava que a foto é surrealista quando a pessoa decide que ela é surrealista porque ela tem que vir do seu subconsciente e quem fala uma coisa veio do seu dentro do seu interior do seu subconsciente do sua intuição só pode ser você então se você tem fotos eh na rua tiradas na rua elas podem ser surrealistas também né então olham só é legal ter essa visão de vários movimentos artísticos só pra gente entender até onde que se encaixa onde que se encaixa nosso estilo Ok eh gente eh fotografia antigamente surrealista ou não hum realista qualquer
coisa pensem bem as pessoas não tinham 1 terç Dos equipamentos que vocês têm hoje então decorem isso desenvolver o seu olhar é ter equipamentos que só você tem que ninguém mais no mundo tem ninguém mais no mundo tem seu subconsciente ninguém mais no mundo tem seu processo eh e olha só quero mostrar para vocês analisar para com vocês essa fotografia aqui fotografia tirada com celular fotografia que ganhou um prêmio de de de fotografias tiradas com celular eh Quais elementos Quais processos a pessoa tem aqui bem Primeiro ela sabe ela entende do elementos visuais quais são
elementos visuais usados aqui linhas diagonais linhas diagonais trazem uma dinâmica pro nosso trabalho trazem uma dinâmica pro eh pro nosso pra nossa fotografia porque o nosso corpo ele nunca fica na diagonal né nosso corpo só fica na diagonal ou quando levanta ou quando deita e o nosso Nossa percepção do mundo ela é feita a partir disso a partir do nosso do nosso corpo então a gente associa nosso cérebro associa linhas horizontais com linhas de descanso linhas vertic como linhas de atividade linhas diagonais como linhas de transição uma coisa que vai dando dinâmica olham só como
as linhas diagonais são usadas aqui primeiro as linhas das escadas outra coisa a linha aqui esse triângulo aqui eh apontando paraa frente apontando pro espectador trazendo mais tridimensionalidade né paraa fotografia então quando eu tenho a sensação do espaço se que algumas que estão mais perto outras mais longe eu tenho a sensação de tridimensionalidade e aqui temos também uma sacada do Fotógrafo porque o fotógrafo Ele Decide tirar foto de uma pessoa fotografando com uma câmera super robusta né uma câmera uma lente grande uma lente poderosa a pessoa está lá enquadrando um estante de livros não sei
quê eh enquanto eu tô tirando foto com o meu celular isso que eu percebi e a pessoa que o fotógrafo que tirou foto com o celular que ganhou um concurso olham como ele posiciona não só coloca aqui uma eh uma brincadeira interessante né que olha só você é um fotógrafo super profissional com câmera super profissional eh é é eu aqui um um modelo paraas minhas fotos como ali também coloca is nas nas linhas diagonais e usa mesma repetição do padrão olham a camisa do cara aqui olham o piso aqui e olham também nos instantes de
livros então a fotografia ela tá cheia de significado tem que estar muito consciente do processo para poder eh fazer isso para poder tirar uma foto dessa que eu desenhei mais ou menos para vocês a questão tanto da repetição das Linhas diagonais como do mesmo padrão tão vendo Então intuição Às vezes a gente tem Às vezes a gente vê alguma coisa provavelmente não sei as pessoas podem ter achar esse cara fotografando Nossa ele tá parecido com com piso ele tá com camisa xadrez e tá eu vou fotografar ele mas como você vai fazer isso para ficar
interessante na foto ok aqui temos eh outras fotografias algumas que eu coloquei que que ganharam melhores fotos tiradas com iPhone uma foto tirada com iPhone 7 Plus eu eh escolhi umas fotografias de de telefones de iPhones bem antigos para mostrar para vocês como pode ser interessante esse processo e não depende do equipamento aqui temos texturas é uma fotografia sobre texturas uma fotografia de azul e olham como a tridimensionalidade aqui ela é feita pelo desbotamento da cor então quanto mais longe estão os objetos mais desbotados tonalidades de Cinza ficam tonalidades de Cinza Mais Escuros estão dos
objetos das pessoas mais perto e quanto mais longe mais desbotado tudo fica interessante de novo uma linha diagonal trazendo tridimensionalidade e ainda dando pra gente uma eh uma sensação assim de mistério porque eu tô vendo como se fosse um teatro de sombras essa foto eu acho muito linda ela confunde a gente um pouco a gente a gente não sabe se é pintura se é desenho se é uma fotografia eh uma foto também tirada com iPhone 7 né n Plus eh colocando aqui pra gente grafismo Ela se parece muito com o desenho é interessante também quando
a gente consegue tirar uma fotografia se concentrando em um aspecto visual nesse caso o aspecto do desenho quando a gente olha uma imagem imagem tem textura cor linha forma essa eh eh imagem ela tem tonalidades de cinza e linha basicamente isso Ela é bem minimalista Ok eh tudo isso todas essas fotos que eu analisei para vocês que eu assim desdobrei elas disse o que que tinha lá por trás delas porque elas eram boas porque elas eram interessantes eh Com certeza na próxima vez quando vocês forem olhar uma cena parecida uma situação parecida Vocês já vão
olhar de forma diferente mas o que faz a gente enxergar mesmo é uma hum um dever de casa é um exercício é uma instigação uma tarefa por que eu tô falando isso primeiro porque eu sei como os meus alunos são produtivos quando toda semana D dou para eles uma tarefa pequena uma vez eu f Pedi pros alunos fotografar tudo triangular fotografar formas triangulares eles falaram até ah a gente agora tá com trianguli todo lugar que a gente vai a gente só vê triângulos uma vez eu pedi pros alunos fotografar só coisas vermelhas Nossa parece que
eles durante semana só conseguiram enxergar coisas vermelhas assim funciona nosso cérebro e quem explica muito isso é o Arquimedes Arquimedes né esse cara que entrou na banheira quando ele entra na banheira ele vai derramando água quando ele derrama água ele Vel descobre uma lei de física como que isso aconteceu bem o Arquimedes ele recebeu do Rei uma eh tarefa Rei falou para ele Arquimedes eu quero que você mede essa coroa para mim porque eu quero saber se alguém me roubou aqui ou se não me roubou então por favor mede para mim Eh tá mas a
arquim falou como que eu vou medir se tá tudo irregular eh e e Eli Enfim estava pensando pensando muito no eh no como Alia a fazer isso no momento que ele vai descansar que ele entra na banheira ele vê água derramando ele descobre uma lei da física Será que ele entrou na banheira pela primeira vez depois de receber coroa do rei será que ele foi primeiro e que entrou na banheira e viu água derramando Com certeza não mas por que então ele foi capaz de descobrir uma lei e de física porque ele tinha um problema
porque ele tinha uma coisa uma tarefa uma coisa para enxergar então Eh isso é inteligência visual você não consegue enxergar o que você não sabe que existe se eu falo para você da linha diagonal você nunca mais vai olhar essa linha diagonal da mesma forma e e ontem eu mostrei para vocês uma foto feita ada na proporção aura e na na proporção aura que na fotografia as pessoas fazem uma abreviação colocam Como regra dos textos tudo é baseado na divisão do enquadramento né então quando você vai apontar câmera você tem um um quadrado um retângulo
onde você tem que colocar a cena que você está vendo você pode escolher aqui aqui ou aqui agora você tem que organizar elementos distribuição desses elementos nesse enquadramento É como se você quisesse pegar um papel e falar Tá beleza então vou colocar uma árvore aqui uma casinha aqui uma coisa aqui como que eu vou fazer vou fazer isso né É mais ou menos essa essa intenção não é só ver a cena é conseguir fechar essa cena dentro de um quadrado dentro de um enquadramento fotográfico e tudo vai depender do ângulo Então tudo vai depender de
como a gente vai se posicionar com a câmera eh a gente tem aqui essa [Música] eh a gente tem aqui esse vídeo eu acho que temos assim vou mostrar para vocês exatamente como eu tirei essa foto gente eu adoro essa planta adoro AM er deliciosa né o nome é lindo ela é linda Enfim tudo mais estou muito feliz de ter ela e ol aqui como natureza é maravilhosa Vocês ouviram falar da proporção aura as folhas da monera deliciosa quando nascem olham aqui olham aqui como elas desenvolvem olham aqui a espiral aura É incrível isso o
quero tirar uma foto dela eu pensei assim nesse nesse enquadramento assim só que o que me incomoda aqui um pouco são essas listras no no piso Porque por mais que eu desfoco fundo elas aparecem essas linhas elas me me incomoda um pouco esse Branco me incomoda também e me incomoda aqui essa terra aí ó eu consegui cobrir com esse pano né já dá um enquadramento um pouquinho melhor mas ainda eu preciso jogar a luz nesse pano branco para estourar o fundo um pouco C estamos sem seu microfone ok Gente esse é o processo dessa fotografia
aqui Exatamente esse momento que acabou o vídeo o que que eu fiz eu primeiro vi uma cena eu vi um potencial eu vi nossa tem uma coisa aqui muito legal muito interessante que é proporção Aurea né proporção Áurea é uma proporção que existe na natureza e nosso corpo tem essa proporção plantas tudo tem essa proporção então assim se você pega o tamanho do corpo inteiro e mede no umbigo e divide o tamanho do corpo inteiro pela parte parte maior pela parte menor e vai dar essa e esse número 1,6 e alguma coisa tá eh isso
aqui Exatamente é proporção aura Por que eu soube disso bem porque eu já estudei bastante eh obras de arte eu já estudei e bastante como a renascentistas aplicaram isso agora Como que eu vou Executar a fotografia eu fui lá detectei obstáculos então eu falo Nossa eu tô vendo aqui proporção aura Mas como que eu passo isso pros outros tem esse piso aqui essas linhas do piso elas se incomodam muito a é o avermelhado do piso também incomoda muito atrapalha a percepção então o que que eu vou fazer ah Vou cobrir com o pano branco mas
o pano branco é meio estranho como fundo o que que eu preciso fazer então ah eu preciso deixar esse Branco tão branco que pra textura não aparecer não você vê uma coisa identifica obstáculos apura o olhar e parte para execução e essa foto sim foi tirada com o iPhone olham aqui como a proporção Áurea ela vai se repetindo aqui no espaço entre as folhas o espaço entre as folhas vai ter essa proporção Aurea também eh E se a gente coloca como vocês disseram ah a partir do exercício Eu só consigo enxergar azul se eu vou
falar para vocês até amanhã tentam procurar espiral tentam procurar tudo que espiral eu tenho certeza que qualquer fruta que vocês vão cortar vocês vão perceber isso qualquer enfim Qualquer coisa Qualquer conchinha vocês vão perceber isso é só dar uma tarefa só colocar alguma coisa então o que inteligência visual desenvolvida faz ela te faz você enxergar depois você resolve os problemas com um pouco de criatividade com um pouco de truques nunca você vai ter melhores melhores câmeras inclusive maioria de vocês tem e lente macro nas câmeras de vocês nos celulares de vocês porque isso já existe
desde o iPhone 12 se eu não me não me engano já a gente já tá no iPhone 16 então Eh vocês Provavelmente tem isso mas talvez muitos de vocês nunca nem observaram isso ok gente eh a manhã eu explicou um pouquinho mais de divisão harmônica ou seja como dividir enquadramento não só n linhas verticais não só na linhas eh horizontais mas como usar linhas diagonais de forma criativa a mesma coisa que carti brão fazia Ok eh você quando tem sabe exatamente o que quer passar sabe usar equipamento e sabe sabe sair do Óbvio Então essa
fotografia é uma foto que eu tirei com uma teleobjetiva teleobjetiva é uma lente dessas que aproxima bastante né que que ela faz ela vai achatando planos também eu quis fazer uma composição minimalista uma composição que parecesse como Se Tudo estivesse no mesmo plano e quando a gente vê essa fotografia a gente vê aqui Ah aqui temos folha temos Coqueiros uma linha de feita de Coqueiros uma linha Feita de Mar Azul e uma linha feita de um azul um pouco mais claro que nesse caso é o céu é uma coisa minimalista Por quê eu sabia eu
olhei a cena e eu falei eu preciso usar teleobjetivo o problema quando a pessoa olha uma cena e nem sabe o que que ela quer passar com ela eh isso faz com que a gente sai do Óbvio olham só essa fotografia ela parece toda borrada toda desfocada né Tem alguma coisa assim nela que incomoda mas Qual foi o objetivo aqui do autor da foto mostrar o movimento mostrar o movimento da cidade mostrar como as cidades são rápidas movimentadas quantas pessoas passam na rua quantas luzes tem se a gente estudar um pouquinho do futurismo de um
movimento artístico nascido em 1909 a gente entende que a velocidade tem também sua beleza e a gente tem me para passar isso então não é sobre analisar foto como nítida ou desfocada mas sim o que que eu quero passar com ela ok então gente eh você sente alguma coisa mas como você vai passar isso isso é feito a partir de tradução imagética sentimento de tristeza Quais elementos visuais eu uso sentimento de confusão Quais elementos visuais eu uso sentimento de tranquilidade Quais elementos visuais eu eu uso isso que eu chamo de tradução imagética associar elemento visual
com sensação que ele vai provocar no espectador Ok eh e eu prometi para vocês hoje falar um pouquinho da Julia Margaret Cameron tá da Julia Margaret Cameron essa fotógrafa que começou fotografar e nasceu Em 1815 an de fotografia existe tenho uma frase do anel Adam que dis não não fazemos uma foto apenas com uma câmara ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos os filmes que vimos a música que ouvimos e as pessoas que amamos e Julia Margaret Cameron ela era né nessa época ela não podia ter uma profissão ela era apenas eh
Esposa de um um cara nobre que foi mandado pra Índia e esse deslocamento dela era assim o que que eu vou fazer aqui nesse país longe das minhas origens ela pegou uma câmera fotográfica e começou trazer um pouquinho da bagagem cultural ela da Visão dela da história dela paraa fotografia olham só só como as fotos dela tem eh referências da arte isso é muito legal porque ela foi eh muito criticada por fotógrafos na época falando Nossa mas aí a foto dela não não ficou eh Tecnicamente perfeita né Eh normalmente era dominado pelos homens eh muito
o mundo da fotografia da época e ela tinha uma onda que achava mais importante trazer referências da história daart eu acho muito engraçado que hoje ela é uma dos fotógrafas mais lembradas né Eh Justamente por isso e não esses críticos da tecnologia não esses críticos da história dela olham só como as fotografias delas parecem com quadros clássicos eh aqui também eui uhum como você mostrou a Marília né Eu tô com o vídeo dela aqui Ah sim no slide anterior eu falei para vocês da Marília ontem que é uma fotógrafa uma artista brasileira que inclusive ganhou
um uma medalha no salão de Paris e então eu vou mostrar um pouquinho para vocês eh do trabalho dela ela foi selecionada também para Bienal da Florença enfim vários vários eh eh vários trabalhos muito bons vale a pena conhecer essa artista maravilhosa podemos colocar muito pela sua didática e depois no curso eu comprovei muito isso que assim você tem uma linha de pensamento e aconteceu que eu fui selecionada na mobgrafia um festival eh da América Latina é o maior Festival da América Latina que é sobre fotografia de celular eu fiquei muito surpresa muito feliz na
primeira seleção eu fiquei entre os 10 da arte digital e depois entre os cinco e ficando entre os cinco eu consegui expor no Miss que é um museu assim de grande ância do Brasil que fica em São Paulo né que é o museu de imagem Imagina isso e eu comecei a fazer o curso e eu fiz esse esse participação e já sou chamada de fotógrafa e também até por chegar até lá e ter a coragem de falar assim esse trabalho está bom eu tô cercando o máximo que eu posso do aprendizado que eu tive das
minhas experiências igual você falou da minha emoção da minha vivência do que me interessa Então tudo isso é você que fez isso ktia você que direcionou isso eu acho que não Ten o menor dúvida eu já te falei também em outra parte eu fiz uma pós-graduação eu não aprendi o que eu aprendi com você não dá nem para comparar Ok gente Essa foi a Marila um pouquinho da história dela como eu digo a gente tem que vocês tem que conhecer os artistas né maravilhosos de vocês e com muito orgulho minha aluna também eh falando um
pouco assim da Marília que ela começa na fotografia né Depois de um tempo quero trazer para vocês também o exemplo do David tarrow David tiar é um cara esse esse cara que eu mostrei foto dele ele voltou a fotografar aos 50 anos por quê ele estava muito estagnado ele estava falando Ah não quero fotos todo mundo tira a mesma foto todo mundo tira a mesma foto e a arte faz a ele voltar a esse de vontade de desenvolver um projeto novo né que eu mostrei para vocês como ele estava trabalhando então gente hum só falando
para vocês a questão do estilo e da fotografia ten uma armadilha sim na fotografia porque a fotografia de todas as artes Tecnicamente ela é mais fácil né você você pensa que você vai querer agora aprender a tocar piano ou desenhar do zero o seu sistema nervoso ele vai demorar muito tempo para acostumar com certos movimentos eh fotografia não fotografia fotografias corretas Tecnicamente você consegue tirar com o celular então Eh de um lado isso é muito bom porque dá lugar a outro a outra sensibilidade essa sensibilidade de percepção do mundo mas também muita gente cai na
fotografia xerox na fotografia repetitiva na fotografia onde a gente só tira fotos porque a gente viu que outro fotógrafo faz acha legal e silencia a nossa voz então gente eh as regras o aprendizado de regras regrinhas alguém te falar o que é certo o que é errado sem você entender vai você cair nesse lugar você você pode usar seguir regras ou quebrar regras uma vez que você entende o que que elas querem dizer então de novo gente é minha grande missão aqui nós somos uma comunidade de fotógrafos artistas Nós realmente acreditamos que fotografia é arte
isso já leva essa expressão artística no outro lugar eu quero que vocês coloquem aqui não sou xerox para se comprometer que vocês vão ter coragem de dar espaço a estilo de vocês de dar espaço a olhar de vocês e a percepção do mundo sensibilidade de vocês não é para você fazer coisas que outra pessoa te diz que são certas ou erradas mas sim de tirar artista interior então eu quero aqui não sou Sher quero hashtags né Eh para vocês aqui Óscar colocou como se cria um estilo Óscar e estilo se cria através do processo criativo
não tem como ter um estilo sem processo criativo Então você aceita toda a sua vivência você não tem medo de experimentar coisas novas e fica com o que faz sentido para você você consegue defender absolutamente todas suas escolhas isso é sim criar o me estilo é um primeiro Começo amanhã eu falo mais sobre isso ok eh Então bora lá como aplicar conhecimentos da arte em todos os nichos bem primeira coisa a gente vamos falar um pouquinho de ensaio com as pessoas se você tá chegando se você tá muito inseguro na hora de fotografar você chega
no tem ensaio com uma pessoa alguém te pediu para você fotografar ela você chega lá não sabe fotografar a minha dica pega uma obra de arte Observe uma obra de arte Olha a posição ionamento do corpo nessa obra de arte e pede para modelo repetir pede para modelo se posicionar da mesma forma isso nunca é uma coisa eh aleatória olham só e tudo vem tudo vai ser baseado muito na geometria então o corpo aqui tanto da dem murra ele tem aqui a posição triangular quando esse esse essa fotografia é tirada a partir de um quadro
do Egon chili também então olham só eh se você entende se você sabe o que você está fazendo se você sabe que em uma obra de arte já funcionou isso vai te poupar muito trabalho muito esforço e ainda vai trazer essa segurança né o modelo vai fazer vai perguntar o cliente vai perguntar mas por que você quer que eu faça isso olha só porque nessa obra de arte funcional Ok eh aqui temos umas fotos da Paula Richard também minha minha aluna muito problema a gente nunca sabe o que fazer com as mãos mãos trazem um
certo problema né na fotografia eu sempre falo que antigamente filme usava muito cigarro já notaram isso todos fão fatal fumando cigarro porque era muito confortável né as pessoas sabiam O que fazer com a mão eh a melhor referência para posicionamento das mãos na arte são PR rafaelitas então pensem um pouquinho nos pré-rafaelitas pensem nos pré-rafaelitas como os pré-rafaelitas trabalhavam o eh eh as mãos procurem pros pré-rafaelitas e tentem colocar na fotografia de vocês vai trazer uma delicadeza e uma elegância absurda eh aqui temos fotografia que vai mais já para um discurso um discurso assim meio
publicitário até assim não não publicitário em si mas que defende Alguma causa aqui questão do vegetarianismo e questão de pessoas carnívoras eh essa fotografia da Fernanda Pedroso também com muito orgulho orgulho minha aluna eh olham só o que ela fez aqui para deixar a cena mais dramática ela vai se inspirar num quadro de Barroco uma iluminação Barroca uma uma iluminação barroca iluminação Barroca trazendo pra gente muita emoção Ok eh outros quadros da Fernanda eu eu falo uma vez que meu aluno já pega esse caminho ele realmente nunca deixa porque é infinito ela vai querer trazer
uma mar de mistério nos retratos então o retrato dela não é só questão de mostrar fisionomia é questão de trazer o mistério da Alma aqui nessa fotografia ela vai vai se basear nos quadros do magrit ok olhamos só magrit esse quadro aqui com essa manã na frente e aqui ela vai colocar também uma coisa na frente do rosto do modelo Ok eh se você gosta de retrato se você se interessa por retrato eh eu aconselho você entender pensar pesquisar na história da arte as funções do retrato primeira função do retrato é imortalidade então primeiros retratos
que a gente sabe que existiam na história da arte são retratos eh que se colocava nos túmulos nas tumbas dos das pessoas Hum que morriam e esses retratos eles tinham umas características que eram olhos grandes olhos levemente aumentados olhando para algum lugar fixo e uma expressão Serena porém não sorrindo Mas uma expressão de muita calma porque muita calma ela traz uma sensação de eternidade se eu tô fazendo assim e vocês vão me fotografar assim eu tô fazendo uma coisa momentan né esse momento ele dura muito pouco se eu tô assim eu posso ficar assim uma
hora ou eu posso ficar assim um dia né É muito mais fácil então isso dá essa sensação de tempo mais esticado de tempo mais longo e aqui é um fotógrafo de da Bélgica que fez um projeto baseado nos retratos de faion do século i e cobra 800€ por uma fotografia né Eh fotografias do Carlos eu mostrei para vocês ontem um pouquinho ele fotografa dançarinas essa fotografia dele antes dele fazer curso fotografando no estúdio uma pose bonita tem umas linhas diagonais mas é ainda uma fotografia assim que né dá para repetir que não tem tanta originalidade
e quando ele vai começar estudar o renascimento olh o que aqui o Kelly faz a gente tem aqui Um pco do Carlos podemos colocar Olá professora k passando aqui para agradecer e dizer o quanto eu estou feliz em ter feito o curso fotógrafo artista com você realmente foram temas e abordagens que até então eu nunca tinha presado nenhum curso anterior viu Eh sou fotógrafo Você sabe né que eu sou fotógrafo de dança e espetáculo já há algum tempo e durante a minha caminhada já tinha realizado vários cursos sobre técnicas de fotografia e equipamentos mas nada
eh parecido com o conteúdo do seu curso em pouquinho tempo né Eu já comecei a colocar em prática os conceitos de inteligência visual principalmente hoje eu procuro descrever analisar interpretar as imagens de alguns artistas e depois eu tento fazer uma comparação com as minhas próprias imagens é um exercício bem bacana bem bem bem grandecor saber a importância das L gastos também e aplicá-los na fotografia tem gerado críticas bem surpreendentes sobre meu trabalho atualmente viu sei que ainda tem um longo caminho pela frente na fotografia a gente nunca para de estudar mas posso garantir que a
partir do seu curso me tornei um fotógrafo bem melhor do que eu era antes decu barz Mick eu eso sempre de colocar colocar o o microfone eh desligo normalmente para dar mais eh para não não fazer coo gente bem então vamos colocar para vocês a tela minha tela de novo e vocês e vão se perguntar aqui né ah como começar por onde começar o que que eu tenho que fazer eu desenvolvi essa metodologia de quatro pilares que primeiro é inteligência visual primeiro eu ensino vocês perceber as coisas e não importa em qual lugar em qual
nível vocês estão tem muita pesquisa nova muita pesquisa atualizada que vai estudar exatamente todos os elementos visuais que vai te ajudar perceber coisas novas isso é princípio da Inteligência visual que justamente é o primeiro módulo do curso o que que a gente eh O que que a gente estuda lá podem fazer com uma listinha quem quiser né para vocês saberem O que que a gente estuda nesse módulo a gente estuda eh teoria das cores a gente estuda leis da gesta gesta é uma uma linha na psicologia uma pesquisa uma linha na pesquisa psicológica eh a
gente estuda importância das formas a gente estuda do candin que eu vou falar para vocês ainda sobre ele hoje é um cara que tinha sinestesia ou seja ele ligava o som ele ligava as ondas e das notas musicais com ondas da cor né cor é uma onda uma frequência e s também e o kandin que conseguia ligar essas duas coisas eh isso são entre entre várias outras coisas depois a gente estuda no segundo módulo história da arte aplica da fotografia então assim a gente estuda a questão do retrato e a gente vê como se desenvolver
a apresentação da figura humana dentro de várias épocas da arte e como a gente pode eh buscar isso colocar na nossa fotografia a gente estuda estuda iluminação o que que é iluminação renascentista o que que é iluminação Barroca ainda vou falar sobre isso um pouquinho hoje eh então isso tudo é módulo dois a gente estuda a escola de barbizon a gente estuda aplicação na paisagem como a paisagem se desenvolveu durante a história da arte o que a gente pode aplicar a nossa fotografia Ok eh Entre várias outras coisas terceiro eh modo é princípio do processo
criativo cada um de vocês tem um jeito de pensar mundo de organizar trabalho de forma diferente tem pessoas que gostam deixar processo fluir e um determinado momento falam Não minha fotografia já ficou pronta e então é isso eu deixei ela fluir eu tirei 1500 fotos e aí eu vou selecionar só cinco fotografias é um processo criativo livre outras pessoas gostam de uma fotografia muito bem planejada com todos os detalhes antes de sair pro campo onde você se encaixa bem você primeiro precisa entender a diferença entre processos criativos isso a gente estuda no módulo três e
quatro princípio de projeto fotográfico Então vamos supor que você quer falar sobre alguma coisa que te incomoda muito no mundo eu quero falar muito sobre aquecimento global sobre poluição sobre descuidado que as pessoas têm com natureza bem Como que você vai falar sobre isso para ter cabeça pé e não ser um monte de fotografias soltas por aí então isso aqui é projeto fotográfico é o último módulo do curso onde a gente concretiza o nosso trabalho trabalho Ok eh bem vamos ver então aplicações em todos os nichos gente da onde eu tirei que é fotografia que
fotógrafo precisa da história da arte aplicada Ok gente criatividade é capacidade de unir referências que ninguém tem ou ninguém nota Então tudo absolutamente tudo tem referência porque a gente não cria coisas do nada você não vai acordar amanhã e ter uma ideia genial a gente precisa de referências e aqui eu mostrei para vocês essa fotografia do Richard eu até falei para vocês ah amanhã eu vou explicar exatamente no que é ele se inspiram aqui ele se inspira no quadro do Sandro boticelli no quadro da Venus por quê Apesar que essa referência não parece tão óbvia
tem um cara um Historiador de arte chamado eby warburg e ebor ele H Ele estudou muito a fundo essas obras de arte Ele estudou muito a fundo o estilo do boticelli e ele viu que nos quadros do boticelli deusas elas parecem estátuas e o movimento no quadro ele está nos elementos fora do corpo delas então elas ela parece estátua mas o cabelo dela está em movimento as roupas os panos do lado estão em movimento e ela mesmo que parece que vai cair mas parece estátua olh só essa Moa aqui parece que ela vai cair já
já mas a expressão dela é como se fosse uma statua né como se fosse uma statua de mármore então quando Richard tav desenvolve o estilo próprio dele o estilo tão marcante na fotografia de moda porque ele sabe do patos formam essa tendência dos quadros renascentistas descobrida por eby warb Ok eh gente rapidinho assim eu vou falar para vocês e em 3 minutos uma coisa que vai mudar para sempre a visão de vocês pros quadros quem já viajou foi para um museu entrou no museu falou nossa nem sei porque esse quadro É bom porque esse quadro
É ruim não sei diferenciar Ah legal li nome Quem pintou mas não sei olhar para esse quadro tá vamos lá então vamos mostrar aqui para vocês como diferenciar Barroco do renascimento E como você pode aplicar isso na sua rafia olham só primeira coisa esse quadro em cima é o quadro do renascimento escola eh de Atenas Onde vamos ter todos os filósofos né da época primeira coisa que a gente vê aqui que o quadro Ele é bem plano que os elementos nesse quadro são bem planos o que que isso quer dizer que a gente tem bem
definidos Primeiro Plano segundo plano terceiro plano se eu pergunto para vocês quem está no no primeiro plano Ah esse cara aqui quem está no segundo plano é esse cara aqui quem está no terceiro plano é esse cara aqui já no Barroco não tem muita bem muito certa essa divisão se eu pergunto para vocês aqui quem está no primeiro no segundo no terceiro plano tá muito difícil de perceber tá muito difícil de notar os planos uma pessoa coloca a mão na frente da outra né Então tudo isso tá muito bem não tá tão bem eh tá
tá muito mais misturado isso isso que eu quero dizer tá dá para ver a primeira diferença depois a gente tem linear e Pitória o que que é linear que quando eu tiro cor desse quadro aqui coloco ali em preto branco e vou pedir para uma criança pegar canetinha e desenhar pegar canetinha e pintar ela vai conseguir fazer como se faz com o livro de colorir esse quadro já é muito mais difícil tá olham aqui primeiro segundo plano tudo muito bem delineado tudo muito bem desenhado já esse quadro tem o contorno borrado o contorno aqui não
fica muito nítido o contorno das coisas dos objetos fica muito borrado depois a gente tem clareza e obscuridade nesse quadro absolutamente tudo fica claro da mesma forma tanto esse cara aqui fica claro quanto esse cara aqui fica claro esse cara aqui fica claro não tem pessoas que estão mais na maior claridade e outras na na menor né dá uma sensação maior de eternidade uma luz mais uniforme já aqui parece que alguém ligou luz essa luz aconteceu à noite é uma luz artificial uma luz que vai apagar a qualquer momento algumas pessoas estão iluminadas melhor do
que as outras aqui a gente já tem obscuridade é Barroco quando tudo tá claro 90% de chance que é renascimento forma fechada e forma aberta aqui a gente tem uma forma fechada Inclusive tem uma uma moldura aqui que vai fechando nada tá acontecendo fora desse desse quadro todas as pessoas todos os personagens estão aqui dentro aqui não olham só tem coisas aqui cortadas né Tem inclusive esse quadro ele ele foi cortado depois e ninguém nem percebeu então assim o RBR até ele desenhou Pintou um pouco mais mas aí depois vem alguém veio cortou por quê
Porque a cena é aberta a cena assim expande os acontecimentos se expandem fora desse enquadramento eh que mais eh pluralidade e Unidade então aqui a gente tem vários filósofos vários filósofos que vão formar conceito de filosofia inclusive Eles nasceram no nas épocas diferentes tem todosos filósofos conhecidos da época ok uma coisa que tá ultrapassando o tempo né aqui temos Sócrates sentado aqui temos Leonardo da 20 enfim todos estão na mesma cena e aqui é muito mais fotográfico parece que essas pessoas realmente elas saíram juntos lá e aí Estavam todos interagindo todos juntos no mesmo espaço
no mesmo tempo no mesmo momento gente prometi foram exatamente 3 minutos eu olhei aqui pro relógio não é que deu já para perceber alguma diferença Deu para perceber elementos visuais e associar com sensação com emoção que vão passar né diferenciar alguma coisa diferenciar o estilo se Vocês entenderam alguma coisa a partir disso você abriu um pouquinho olhos de vocês eu já tô super feliz ok Mona Lisa todo mundo vai procurar Ah quem era Mona Lisa Será que era uma mulher homem não sei queê gente porque ninguém Analisa luz pro fotógrafo mais importante é que vai
ver que ela está sentada de costas para uma paisagem ela está sentada de costas para para para uma cena muito clara mas ela tá muito mais iluminada é como se davin tivesse que colocar aqui uma um flash nela por isso essa essa esse quadro É tão eh tão maravilhoso Porque tem uma luz inventada por artista uma luz que não existe inclusive olham só a minha luz a minha iluminação ela está muito parecida com iluminação da Mona Lisa aqui eu coloquei uma fonte de luz C min um pouquinho me inspirando nela Olha só onde que tá
sombra do meu nariz tá aqui onde que tá sombra aqui do meu rosto tá aqui olham agora pra Mona Lisa tão vendo ela onde que tá sombr ela aqui e embaixo do nariz Ok Deu para entender né então dá para aplicar se eu observa as sombras se eu olho paraas sombras é muito mais fácil aplicar uma luz luz tem um significado aqui temos o uma luz iluminação do Hon horst aqui temos um iluminação do delatour delatour ele coloca aqui vai fotografar Menino Jesus e ele esconde fonte de luz atrás atrás da mão de mão dessa
moça por ele esconder fonte de luz atrás da mão dessa moça a luz rebate no pano branco e parece que o Jesus tá emanando a luz que é o significado bíblico do Hon a gente tem uma fonte de luz também escondida e ele faz uma coisa maravilhosa com uma fonte de luz ele ilumina de forma diferente três personagens el ilumina Moa de frente de costas e a mulher de lado mulher de luz lateral então é uma ótima aula de iluminação Eu posso fazer uma contraluz eu posso fazer uma luz de frente ou eu posso fazer
uma luz de 90º ao mesmo tempo usando tudo no mesmo quadro não é que uma aula sobre iluminação gente e HBR até hoje a gente chama essa luz que que provoca um triângulo aqui junta sombra do nariz com sombra da Buchecha de luz sembran né Eh justamente uma homenagem a pintor que a usava que a usava muito é des triângulo que eu estou falando aqui vocês podem se perguntar Ah será que no fotojornalismo ajuda Claro por porque obras de arte elas se baseiam em algumas posições do corpo algumas posições do corpo que vão passar uma
mensagem já codificada na nossa cabeça já codificada na nossa cultura essa mão de pessoa que morreu essa mão caída assim Elas têm muitas apresentações artísticas se você tem os as referências de história de arte a possibilidade que você está na frente de alguma cena e vai conseguir fotografar vai conseguir enxergar é muito maior ok aqui uma foto do Wesley lembra eu falei ontem sobre el eh falando aqui da da fotografia né como ele vai se inspirando no caravalho na publicidade Eu acho que eu nem preciso falar nem preciso eh comentar aqui com vocês como é
usado na fotografia publicitária né como é usado a história da arte as referências da história da arte na fotografia publicitária e quanto mais a gente tem referências melhor aqui temos Pietro da quartona Pietro da quartona um eh pintor Se alguém for para Roma visitar Roma vão pra igreja de San ign lool el um pon onica e parece que o teto é infinito que o teto acaba no céu e a antigamente lá tam hoje usa a mesma e a mesma referência para fazer publicidade para fazer propaganda eh dela eh eu falei da paisagem Pode parecer que
paisagem é só para ir lá no lugar maravilhoso e fotografar e pronto apontar câmera não olham só Gente o que moné fazia moné ele tinha uma percepção tão Sutil tão incrível para luz que ele conseguia fotografar pintar uma catedral em várias épocas vários horários de dia vários meses e perceber que a a cor mudava completamente de acordo com a luz que batia uma vez a mesma Catedral parecia mais amarelada a outra vez parecia mais avermelhada outra vez parecia mais azulada tem uma técnica fotogrfica fotográfica chamada time Slice onde você vai fotografar a mesma cena em
horários diferentes justamente para mostrar como a luz muda a cor o que muda a cor é a luz eh para sair do Óbvio de novo referência Franco Fontana é um fotógrafo que já fotografou para Volkswagen volg coca-cola Audi enfim todas marcas gigantes e ele tem trabalho autoral muito bem feito onde ele vai se basear na pintura pós impressionista então ele faz cores super saturadas sabe quando às vezes alguém te fala nossa mas cores na sua foto ficaram muito saturadas bem no do Franco funtana também então qual a diferença porque as fotografias dele não são consideradas
erradas porque ele sabe por está fazendo isso eh para sair do Óbvio ele entende tão bem elementos visuais que ele consegue romper com padrão eh horizontal na fotografia de paisagem a gente até fala né retrato formato retrato formato paisagem então retrato é vertical paisagem é horizontal e o Franco Fontana ele traz aqui eh as eh ele traz aqui essas referências traz elementos visuais organizados na forma vertical eh na fotografia de juua Olha só referência do Mondrian Ah eu consigo perceber isso numa calçada quebrada é impressionante Ok Gente vou falar um pouquinho do curso de de
algumas coisas do curso vou passar pelo eh pelo conteúdo do candin e depois passar exercício de hoje e de novo divulgar a eh divulgar eh a comunidade do Facebook ok então vamos falar ainda hoje sobre C tá no documento agora tá no documento aula três tá tá bom então eu preciso fazer assim interromper compartilhamento Você pode abrir aí na página 14 144 que já começa na dinâmica do curso para explicar para quem não tava aí ont eu fiz a gente uma no yoube C votos de quem sa já se matriculou na black friday do Fotógrafo
artista 2.0 com o maior desconto da história né Uhum e 47 pessoas responderam que ainda não que estão decidindo então para vocês que tão decidindo duas coisas uma que a kti vai mostrar o curso por dentro agora e a outra que a gente quer que vocês escrevam aqui no chat Quais as dúvidas vocês ainda têm por vocês ainda estão decidindo pra gente tentar entender se a gente consegue eh solucionar as dúvidas e ajudar Uhum em qual par né vou abrir black friday com maior desconto da nossa história e com muitos bônus e a Kat vai
falar dos bônus agora também qual página eu abro pode abrir na 144 e vai pra frente aí depois que você vai falar um pouco da dinâmica do curso depois você vai falar dos preços e dos bônus tem um bônus novo para hoje que a gente colocou um bônus para quem se inscrever até hoje hoje meia-noite E é claro que quem comprou ontem também vai ter esse bônus mas é bem surpresa mesmo para quem tá indeciso ainda Uhum eu acho que eu não tenho esse documento aqui Flávia eu posso compartilhar aqui pode compartilhar por favor vem
me ajudar bastante Ok é isso eh coloca aqui para eh apresentar no canto esquerdo direito eh gente falando para vocês aqui da dinâmica do curso a dinâmica toda do curso ela é baseada em uma pedagogia desenvolvida por mim então eu acho que é bem primeira coisa que eu preciso passar para vocês é uma informação por exemplo eu vou falar sobre luz do renascimento ou luz do Barroco Então você tem uma determinada semana do curso no módulo dois uma aula sobre luz Barroca eu vou falar sobre essa luz vou falar vou dar vários exemplos o significado
significado simbólico e tal depois eu vou te dar uma tarefa prática ah tire uma fotografia com luz de Barroco ou tire uma fotografia com luz de Barroco e com movimento enfim né você vai vai ter lá um exercício você vai procurar isso eu vou te dar todos os meios Ah o que que você pode usar pode usar uma vela pode usar uma lanterna pode usar isso pode usar aquilo vou te dar essa luz eh as técnicas você vai tirar foto durante semana não precisa ser perfeita gente é perfeita não é eu eu sempre falo pros
alunos eu não quero coisas perfeitas a gente está no curso a gente quer errar para aprender errar é maravilhoso Porque a partir disso você você você aprende não você cria coragem para fazer alguma coisa aí você coloca aqui essa eh Tira essa foto com celular com câmera com que você preferir você publica ela na comunidade do Facebook na comunidade dos alunos do curso na comunidade você vai receber comentário da fotografia análise da sua foto os amigos vão te dar dicas você vai tirar algumas dúvidas que você tiver sobre esse trabalho eu sempre cuido para ser
um ambiente muito amigável é uma regra para estar lá na comunidade tem que ser um ambiente bem amigável todo mundo bem educado e depois a gente tem aula ao vivo na aula ao vivo eu vou recapitular um pouquinho do conteúdo que eu falei eu vou tirar todas as dúvidas de vocês e eu vou analisar as fotografias vou pedir também para algumas pessoas ligarem microfone falar como elas tiraram fotos falar quais erros a gente pode evitar e na próxima semana a gente repete o processo Então você vai assistir uma aula vamos P sobre surrealismo e eu
vou falar tudo para você sobre surrealismo as origens do surrealismo o que que foi importante e tal você vai ter tarefa prática Você vai publicar fotografia na comunidade e eu vou analisar na aula ao vivo em 12 semanas a gente é capaz de construir um portfólio de você sair mesmo assim igual Guilherme saiu sair do momento que você não não tinha trabalho nenhum para outro trabalho Flávio é você que tá mudando aqui ok fora essas coisas eu eu falei ontem da Regi Anes eh que tem outros benefícios né como o curso da Cat me motivou
a voltar a fotografar e CONSEG isso sair de uma depressão de muitos anos porque a criatividade tem esse poder é a gente não só absorver coisas mas a gente colocar coisas no mundo o que que curso tem curso tem 25 horas de aulas gravadas divididas em pequenos capítulos que você podem assistir eh 10 minutos sobre surrealismo 15 minutos sobre Manifesto surrealista enfim são pequenos Capítulos em vez de ficar lá passando a Tela vocês assistem conteúdo com qualidade pode ser no celular no computador onde vocês quiserem depois a gente tem 12 aulas ao vivo então durante
12 semanas a gente se encontra ao vivo a gente tem pequenas tarefas práticas nessas pequenas tarefas práticas você coloca você se sente criativo mesmo eh e eh Também meus alunos já sabem que você tem um tempo de acesso né você durante esse tempo de acesso não deu para você assistir todas as aulas para você fazer todos os exercícios você entra na próxima turma né então eu tenho pessoas que às vezes fizeram primeiras sete aulas depois deu alguma coisa na vida delas elas fazem outras aulas com outra turma Ok eh entrando no curso agora vocês têm
aulas gravadas com acesso imediato então vocês já começam podem começar eh assistir esse conteúdo já Abrir eu sei que deve ser eh a vontade o sonho de vários de vocês pro 2025 tirar o artista interior de de você que vocês têm dentro vocês podem já começar a assistir As aulas mesmo vão começar no começo de fevereiro primeira semana de Fevereiro e aqui eu coloco duas turmas para conseguir analisar fotografias de maior número de pessoas para conseguir ouvir vocês falando para conseguir ter um eh eu não precisava fazer isso mas eu gosto mesmo de ter contato
com vocês então a gente tem aulas nas quartas-feiras 19 horas e quem não pode assistir sextas-feiras 9 me0 da manhã e todas as aulas ao vivo são gravadas Então você também pode assistir depois ok eh gente se serve para iniciante você tem dúvida Ah mas eu acabei de comprar uma câmera fotográfica eu quero só aprender todos esses botõezinhos o que que eles significam o significado eu tenho curso básico curso para iniciantes também gravado e Vocês recebem esse curso como bônus e ainda tem aulas quatro aulas ao vivo para te dúvidas eh e aqui todo tudo
com minha metodologia tudo baseado no jeito que vocês percebem mundo nossos alunos participam da exposição fotográfica aqui em Brasília né então isso também muito importante vocês entrando no curso tem esse direito de participar da exposição fotográfica Ok pode passar Flávio eh viagens fotográficas que eu abro só pros alunos gente o ano que vem vamos pro Kênia tirar fotos esse ano ainda vamos para cuba vamos para Polônia vamos para Patagônia vamos para Atacama e para Finlândia tirar Aurora Borel tudo isso são viagens fotográficas que eu abro então e no Brasil também né Lençóis Maranhenses chapad também
tem Lençóis tem Chapada dos viadeiros tem ninho tin então assim dá para encaixar tanto no tempo quanto no no preço no valor aqui eu falando para vocês dos custos né de todos os custos que a gente decidiu fazer uma maior Black November e Black November da história maior oferta para vocês porque eu sei que é o sonho de tirar artista interior é o sonho de todo mundo então é o único momento do ano que a gente consegue colocar esse preço mais acessível para vocês com r$ 1.100 de desconto então vocês tem r$ 1.100 de desconto
até dia 22/11 isso nunca aconteceu nem nunca vai acontecer eh é para aqui igualar vocês um pouquinho né Colocar Aim para todo mundo mesmo que eu vou ajudar a tirar artista interior de dentro com preço acessível eh gente e o curso fotógrafo artista né ele pode ser dividido em 12 vezes no cartão de R 94 então para tudo que Ele oferece realmente é muito pouquinho ou então 897 se você quiser pagar à vista Ok eh e só até 6xa meia-noite a gente tem esse desconto para entrar garantir já sua vaga na na turna eh como
eu disse realmente nunca aconteceu e eu tô feliz também eu acho que que que é isso a gente melhor melhor investimento que a gente faz sem investimento em nós mesmos é investimento no conhecimento ok eh pode colocar aqui Flávia tá corrigindo alguma coisa mas pode colocar eh isso a gente decidiu e estender para quem entrar até a manhã até meia-noite tem duas leituras de portfólio o que que é leitura de portfólio Ah mas eu não tenho portfólio primeiro você vai mostrar fotos que que você tem agora que você tá tirando que você tirou pros Não
sei pros exercícios do desafio para qualquer coisa você vai vai mostrar pra gente a gente vai vai fazer vai abrir seu arquivo vai escrever Ah eu acho que você tem muita predisposição para as pessoas tem que trabalhar isso isso aquilo durante o curso vamos prestar atenção nisso e depois do curso você vai ganhar a segunda avaliação das fotos ok então isso é é leitura de portfólio a gente ajudar vocês e acesso vitalício então eh olha só como eu falei para você que o curso eh os alunos podem assistir até período de acesso então a pessoa
compra curso ela tem um ano ela pode assistir por exemplo na plataforma de hotmart por um ano acabou um ano acabou o acesso do curso mas aqui a gente decidiu dar para vocês ainda acesso vitalício então que quem entrar até sexta-feira meia-noite vai ter gravações do curso e todas as atualizações do curso por resto da vida então se você quer assistir daqui a 5 anos você vai poder assistir daqui a 5 anos e fazer refazer curso quantas vezes você quiser eh também eu tenho outros cursos que arte do celular arte do retrato e arte da
pós-produção arte do celular é um curso eh para tirar foto com celular ele custa r$ 500 arte do retrato custa r$ 500 uma foto um um as aulas só para ensinar vocês retratam e arte da pós-produção curso de Photoshop de Lightroom R 500 e e nessa oferta na promoção do Black Friday quando você se inscrever no curso fotógrafo artista Você pode adicionar esses três cursos por preço de um Então por 497 ou 12 vez de 52 também com combo vitalício então então se eu vou abrir o curso de Lightroom ano que vem você pode participar
se você se eu abrir curso do Lightroom porque tudo vai mudar daqui a do anos no Lightroom e no Photoshop você vai poder assistir também esse curso Ok então gente quem entar hoje até meia-noite ganha e também grátis a impressão de uma fotografia em fineart e a inscrição a nossa exposição metamorfoses TRS já garante participação em agosto eh de 2025 na exposição metamorfoses 2023 Ok gente olham só aqui a exposição a nossa exposição só para vocês saberem que não é uma exposição assim mal uma exposição da faculdade as pessoas lá pendurando fotos na parede qualquer
não é uma um espaço no Oscar niemer no centro de Brasília no espaço de três eh no na Praça dos Três Poderes um espaço super Nobre e lá que você vai ter um cock de abertura com espumante com tudo e lembrando que você tem garantia Incondicional de S dias então você pode assistir entrar hoje assistir as aulas ver se você gosta se você não gosta se você não parair e garar você aulas asstir todas as aulas todo conteúdo e suas fotos não melhorarem a gente devolve dinheiro tá então aqui Eu me garanto é gente apenas
quro dias de matrículas então aqui para vocês apenas quatro dias de matrículas agora só mais dois né que vai até sexta exatamente aí eu vou vou abrir aqui a hotmart e pro pessoal ver como se inscreve tamb eu vou tomar uma água você se você puder explicar enquanto eu tomo uma água minha voz comeando aar sol uma barulheira aqui que o seu filho tá conversando então pera aí já já tem a explicação do candin que o exercício de hoje hein pessoal não and a gente vai manter Viu para quem entrou ontem a gente vai mander
manter a mesma promoção tá que é inscrever na exposição de graça e uma foto impressa de graça também para essa exposição Beleza pode ficar tranquilo a gente não deixar na mão quem entrou no primeiro dia claro então Ó gente tá aqui ó o pessoal aqui que ainda tá decidindo 70 votos 74% 3 qu4 ainda tá decidindo Então a hora é agora ó vai ter 100.00 de desconto vai ter duas leituras de portfólio uma no início e no final acesso vitalício a todas as atualizações fotógrafo artistas se a c regravar 3.0 4.0 E ainda vai ter
uma foto a gente tá melhorando a oferta de black friday ainda tá ainda vai ter uma foto de graça impressa para você participar da nossa exposição e a inscrição que é paga você vai ter de graça aqui é só para vocês verem a plataforma da hotmart muita gente já conhece aqui você consegue dividir olha 248 pessoas se interessaram por este produto na no últimas 24 horas tá quente a procura aqui temos o combo se você quiser você pode dividir em 12 vezes aí você acrescenta aqui o combo do Arte do retrato arte do celular e
arte da pos fica 1394 tá vendo e se você paga no cartão de crédito você também pode parcelar esse aqui aa até 12 vezes ó pode parcelar os dois em até 12 vezes tá aí é só colocar os dados e comprar e eu acho interessante também para quem não viu ontem mostrar o curso por dentro né ouer mostrar você abrir eu posso falar aqui um pouquinho justamente módulos então só que eu preciso que você coloque para mim na tela porque eu não tenho não tenho isso se você conseguir e conseguir colocar então olham só eh
a gente tem aqui primeiro módulo primeira aula desenvolvendo a inteligência visual como desenvolver a inteligência visual como você se tornar um especialista de ver mundo especialista de enxergar mundo primeiro mostrar o que você está vendo só depois da sua opinião Isso é um problema muito muito grande das pessoas que pessoas olham para uma foto olham para um quadro já falam se gostam ou não gostam em vez de descrever Luiz primeiro então primeira aula a gente aprende desenvolver a inteligência visual aula dois a cultura da imagem eu estou falando um pouquinho como as imagens funcionam hoje
em dia como as imagens funcionam nas mídias sociais eh três eh aqui a gente tem um pouquinho eh sobre eh eh né na verdade as outras aulas a gente tem aqui algumas algumas análises de alguns quadros eu mostro para vocês de como colocar isso na prática e e tudo mais Como interpretar uma obra de arte antes justamente de você de você já Dar sua opinião a gente fala de fotografia como mensagem então assim como fotógrafo ele passa eh tudo o que ele tem na eh na cabeça tudo toda essa opinião dele tudo o que ele
pensa sobre o mundo e no queer prestar no que prestar atenção né exercício um aqui a gente tem um pouquinho sobre narrativa visual então aqui a gente já mudou um pouco o nosso primeiro exercício tá eh depois hum enfim várias várias obras de arte depois a gente vai destravando ponto eu vou falar sobre ponto sobre linha sobre plano e forma sobre direção na fot o que que direção na fotografia nosso olhar quando quando bate na uma fotografia ele percorre uma direção ele começa da esquerda pra direita Então essa direção do Olhar ela eu explico exatamente
como funciona onde você olha primeiro onde você olha depois eh aqui né então ponto linha plano forma Olha o soló parte um tem 30 minutos parte dois tem 12 minutos justamente para você e trocar umas coisas sem sentido que você tá assistindo por aí pelo conhecimento que vai te transformar em artista Ok e isso é seu primeiro módulo gente é seu primeiro módulo tenho uma aula super super profunda sobre cores olham só cores cores sobre leis da gestal Então como funciona nosso cérebro quando vai perceber uma imagem contrastes visuais não é só contraste de luz
e sombra como que funciona o composições aqui já a gente entra no módulo dois onde vamos destravar história da arte não a gente fala de iluminação a gente fala sobre estilos na arte a gente fala sobre eh paisagem e natureza como que foi apresentado na arte não quer prestar atenção é na Impressionismo surrealismo construtivismo russo né Então tudo isso está muito bem muito bem cada uma dessas aulas ela te abre muito o seu olhar Ok e depois a gente fala um pouco sobre fotografia de rua e tal e terceiro módulo a gente tem aqui os
jogos fotográficos mas a gente fala também eh um pouco dos processos criativos processo criativo livre processo criativo técnico intuitivo innovativo Ok vários processos criativos são des aqui nessa forma e no módulo qu eu te mostro como fazer seu site como você pode montar seu portfólio como você pode montar seu Instagram e todas essas coisas no módulo bônus eu ensino um pouco Como trabalhar com canva eh e aí a gente tem também todos os elementos da câmera fotográfica e tudo que precisa ser aprendo no no básico da fotografia como ISO obturador tá todas essas coisas também
estão aqui ok então gente o curso mais completo E aí 2.0 os exercícios foram modificados eu vi o que dava mais resultado o que dava menos resultado o que que eu queria colocar aqui pro mundo mesmo ok Flávio podemos passar pro [Música] kandinski se você quiser também divulgar para as pessoas nossa comunidade do Facebook no Tá eu já vou divulgar eh o kandinski se você quiser abrir E aí enquanto isso eu vou respondendo as perguntas aqui no chat tá no tá bom tá bom tá na dois responde perguntas no chat que eu já vou abrindo
o conhecimento o conteúdo do kandinski tá eh gente kandinski não sei quem já ouviu falar quem conhece quem conhece o muit surprendente inor até porão inovador bem porque ele era formado em economia e ele tinha alma de artista e por ter alma de artista ele tocava piano entre outras coisas mas Ele começou ver que o cérebro del era tão sensível para percepção de elementos visuais que algumas músicas despertavam nele Sensações parecidas que algumas cores e algumas formas e ele escreveu um livro ponto linha sobre plano tudo isso a gente tem lá no curso no no
primeiro módulo mas só para falar para vocês os quadros dele são esses e quem não entende né do processo dele não leu livros dele Pode falar nossa mas ca Por que que ele pintou isso e quando a gente lê o livro dele e se aprofunda a gente vê que ele pegou cada um dos elementos visuais e descrever como ele influencia nosso cérebro eh e Semir zek é um neurocientista ele fala ele ele estuda essas coisas e ele fala essa frase artista é um neurobiología que estimula o no cérebro do espectador mecanismos responsáveis por emoções então
o artista ele coloca algumas coisas no nos elementos visuais ele é capaz de Despertar felicidade ele é capaz a Através disso desperta raiva e outras coisas tristeza tá e eu vou aqui falar para vocês como o kandinski começa Esse estudo dele essa pesquisa dele ele pegou um ponto e ele vai analisar ponto o que que tem tanto de analisar num ponto o canis que fala assim ah o nosso olhar quando tem um papel branco nunca vai olhar pro lugar Branco sempre vai olhar pro ponto então o ponto como se fosse uma coisa que a atrai
o nosso olhar a gente olha para alguma coisa e é atraído pelo ponto por isso que se você tá com blusa branca e tem uma mancha aqui pode ter certeza todo mundo vai olhar paraa sua mancha o ponto por si pelo kandinski não precisa ser necessariamente uma coisa um círculo ponto é qualquer coisa que se destaca no eh campo visual então ponto é uma coisa que mais se destaca que mais atrai o nosso olhar temamos uma framboesa eh e ela Sea Então elaida como um ponto um ponto for el se destacar tanto ele vai trazer
um significado absurdo para todos os para todos os elementos ele vai meio que ser origem da nossa história a partir do lugar onde pessoas olham como primeiro na sua fotografia vão construir toda a história e aqui temos mulheres e homens muulmanos rezando e a gente vê aqui com uma mulher vestida toda de preto ela virou cabeça e o rosto dela vai se destacar o rosto dela é um fonto a partir disso a gente vai entender as diferencia entre eh gênero diferenças culturais a gente vai entender como eh a gente é colocado quem a gente é
é obrigado a vestir mesmas roupas e tudo mais né Então a partir disso e cada um de vocês provavelmente vai ter uma interpretação diferente de acordo com cultura e que vocês estão pensando mas é importante que todo mundo vai ser atraído pelo esse ponto eh shiri nesta tem uma fotógrafa musulmana que trabalha bastante com esses assuntos Ok quando visto juntos pontos são capazes de dirigir nosso olhar o que candin quer dizer com isso que você é incapaz de olhar para esse ponto depois para esse ponto depois para para esse ponto depois para esse depois para
esse não o seu olhar vai desenhar uma linha você dá uma direção pro olhar do espectador se você usa vários pontos e nessa fotografia eu usei isso eu coloquei aqui essas três meninas elas estavam caminhando aqui pelo esse campo e elas entraram nesse Campo aqui no momento que elas se alinharam aqui com essa linha aqui eu tirei foto porque eu quis prolongar eu quis que meus pontos pontos formados por elas prolongarem essa linha do Triângulo aqui Ok eh então gente olham só eu mostrei apenas uma base do kandinski depois a gente se desdobra né se
desdobra bastante nas coisas dele fala da linha forma plano e de tudo mais e amanhã a gente vai falar sobre criatividade sobre processo criativo porque isso é nosso terceiro Marco Marco do eh hum do curso o terceiro módulo do curso Hum tá criatividade é sobre criar é sobre fazer não é sobre ter ideias ter ideias que a gente não coloca pro mundo eu tenho uma experiência assim da vida que elas fazem a gente ficar doente elas fazem a gente adoecer então a gente precisa extrair força criativa né é uma é uma energia que você acumula
aqui não pode criar é fazer e todo mundo é um ser criativo eh gente eu espero que eu mostrei para vocês que fotografia é arte que o fotógrafo pode ser artista e que vocês estão fazendo parte do movimento fotógrafo artista Então se vocês vão entrar no curso se vocês vão fazer parte do movimento do Fotógrafo artista do Movimento dos fotógrafos quem enxergam fotografia como arte coloquem aqui no chat # fot [Música] [Música] é o exercício eh para amanhã eu queria que vocês fotografassem era uma ideia de vocês primeira fotografar e tudo que tivesse cor azul
enxergar cor azul de forma diferente no segundo exercício eu gostaria que vocês fotografassem um pouquinho com eh a luz eh a luz Barroca eu só vou voltar aqui para vocês entenderem O que é uma luz Barroca O que é uma iluminação Barroca aqui na fotografia Ok então a ideia aqui vai ser fotografar no ambiente escuro usando uma lanterna usando uma vela não precisa ser ambiente escuro completamente mas assim ambiente que não tem muita luz e tentar iluminar alguma coisa de forma muito né muito forte o que que vai funcionar aqui legal pegar uma lanterna de
celular e dar mais atenção nos elementos que importam eh uma vez num vez na aula sobre Luiz Barroca eu tive um aluno que tirou fotos dentro da de micro-ondas ele colocou uma um pano escuro dentro de micro-ondas e usou luz de micro-ondas né abriu micro-ondas colocou lá prato usou luz de micro-ondas para fotografar então criatividade aqui de vocês podem usar vela mais de uma vela podem usar lanterna de celular podem iluminar uma flor no no ambiente mais escuro pode iluminar rosto de alguém eu quero que vocês entendam o poder de luz de iluminação Barroca Ok
e publiquem fotografias no eh no Facebook o Facebook tá aqui Flávia Tá no tá no chat tá no chat coloquei para publicar o exercício acesse a comunidade tá então aqui para publicar o exercício acesse comunidade no Facebook aqui ó o nossa conta do Facebook Ok Pedro Roberto muito bem muito bem você ver vocês como os meus alunos Ok então aqui a gente tem bastante ok [Música] ok ok quem já entrou no curso não né qu Quem já tem acesso não precisa entrar de novo mas a gente tem eh os exercícios completamente novos e algumas aulas
Foram sim regravadas é isso gente muito obrigada pela atenção de vocês e nos vemos amanhã tchau tchau gente boa noite para todos para todas vocês nos vemos amanhã até mais