e aí e os livros de 1º e 2º crônicas embora sejam dois livros separados em nossas bíblias essa divisão não é original devido ao cumprimento do pergaminho um livro foi dividido em dois mas foi escrito como um livro com um enredo coerente nas bíblias em português crônicas vem depois dos livros de samuel e reis e a maioria das crônicas é na verdade uma repetição do conteúdo desses livros por isso a maioria dos leitores modernos quando chegam as crônicas pensam espere um minuto eu acabei de ler tudo isso e então eles pulam esse livro isso é
uma pena porque esse livro é o único importante na bíblia da ordenação tradicional judaica da bíblia crônicas é na verdade o último livro por que resume todas as escrituras judaicas a primeira palavra do livro é adão o primeiro personagem no começo da história eo último parágrafo anuncia o retorno de israel do exílio não sabemos quem escreveu esse livro mas podemos dizer a partir dos detalhes que ele foi produzido por alguém que viveu algumas centenas de anos depois que os israelitas retornaram do exílio babilônico o autor jerusalém eo templo foram reconstruídas algum tempo e como aprendemos
com esdras e neemias as coisas não estavam indo bem a grande esperança profética era de que a cidade o templo fosse reconstruído cê que deus viesse a viver entre o seu povo o rei messiânico viria e todas as nações viveriam sobre o seu governo pacífico mas nada disso aconteceu e assim o autor de crônicas reformulou essas histórias de davi e salomão e os reis do passado a fim de fornecer uma mensagem de esperança para o futuro e veremos que ele projetou esse livro para enfatizar dois temas claros primeiro a esperança do futuro rei messiânico e
segundo a esperança de um novo tempo vamos usar aprofundar e você verá e sistemas no livro primeiro crônicas começa com nove capítulos e genealogias longas listas de nomes e você vai ler isso e pensar que é meio chato e pode ser verdade mas tudo isso é muito muito importante motor está resumindo aqui toda a história do antigo testamento nomeando todos os personagens principais das histórias e ele molda a o batizar duas linhagens principais a primeira é a linha do prometido o rei messiânico então muito espaço é dedicado a traçar a linhagem de judá que chegou
até o rei davi a quem a promessa messiânica foi dada e a partir de davi o autor traça essa linha até o seu próprio dia a outra linhagem da família que recebe muita atenção aqui a do sacerdócio os descendentes de arão que é claro serviam no tempo e assim desde o início você pode ver os dois temas principais os autores esperam que o messias vem a construir um novo templo e isso tem raiz nessas antigas genealogias depois disso o autor avança para as histórias sobre davi que a maioria dessas são conhecidas do livro de samuel
mas novamente algumas diferenças muito importantes primeiro de tudo o autor deixa de fora todas as histórias negativas sobre o davi onde ele é retratado como fraco ou imoral por exemplo quando saul perseguiu-a vi pelo deserto ou a história do adultério de davi com bate-seba seguida pelo assassinato do marido dela essas ficam de fora bom e o que resta são as histórias que retratam davi como um bom rapaz e não só isso a também material novo que você não encontrará no livro de samuel que mostra david uma forma muito positiva então é um grande bloco de
capítulos onde davi faz preparativos para o tempo ele organiza recursos e construtores os levitas e os coros e não apenas isso o autor também retrata davi como uma figura semelhante a moisés deus deu a davi planos para a construção do templo assim como deu planos a moisés para a construção do tabernáculo então porque todo esse novo material sobre davi tentando esconder as falhas de davi ele sabe que qualquer um pode ler sobre elas no livro de samuel em vez disso ele está tentando retratar davi como rei ideal a fim de fazer dele uma imagem um
tipo de futuro messias da linhagem de davi é muito semelhante a maneira como jeremias e ezequiel falaram do futuro messias como um novo davi isso fica mais claro em como o autor re conta a história da promessa da aliança de deus a davi em em 17 ao comparar a história com seu paralelo em segundo samuel 7 você verá que o autor das crónicas está destacando que nem davi nem salomão nem nenhum dos reis da sua linhagem eram o rei messiânico e quando o messias vier ele será um rei como davi e assim para esse autor
as histórias sobre davi do passado são que sustentam a sua esperança para o futuro depois que davi morre passamos para a segunda crônica que se concentra nos reis que moravam em jerusalém e novamente a muita semelhança com 1º e 2º reis mas existem muitas diferenças importantes assim o autor deixou de fora todas as histórias sobre os reis do norte de israel para poder se concentrar apenas na linhagem de davi e há muito material novo sobre esses reis da linha de davi ele destaca os reis que eram obedientes à deus e acrescenta novas histórias sobre como
a sua obediência levou o sucesso ea benção de deus mas ele também adiciona novas histórias sobre reis que foram infiéis a deus eles não seguiram a torá e levar a adorar ídolos e esses reis enfrentaram consequências terríveis que levaram ao exílio de israel uma bagunça que eles mesmos criaram e assim toda essa sessão se torna uma série de estudos de caráter onde o autor quer que gerações posteriores de israelitas aprendam com a sua história familiar e assim torna esse fiéis ao seu deus e adorar agora a conclusão do livro também é realmente única no final
do livro o rei dos persas é ciro e ele disse aos israelitas que eles podem voltar para casa retornar do exílio reconstruir a cidade e o templo e ele diz na última linha do livro quem quer que esteja no meio de todo o seu povo que o senhor seu deus esteja com ele e que ele suba e é assim que termina o livro com uma frase incompleta agora é claro o autor sabe sobre o primeiro retorno do exílio e as histórias de esdras é neemias mas claramente em sua opinião as esperanças proféticas de israel não
foram cumpridas nesses eventos e assim esse final incompleto mostra que a esperança doutora está em outro o brasil quando o messias vier finalmente reconstruir o templo e restaurar o povo de deus e assim o livro das crônicas o livro final das escrituras judaicas termina direcionando o leitor para o futuro ele chama o povo de deus para olhar para trás a fim de olhar para frente porque o passado se tornou a fonte de esperança para o futuro assim crônicas conclui o antigo testamento como uma história em busca de um final e é disso que se trata
esse livro