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Video Transcript:
[Música] Olá terraques como é que vocês estão eu sou Rogério Vilela tá começando mais um inteligência limitado o programa de limitação da Inteligência acontece somente por parte do anfitrião que vos fala porque sempre trago pessoas mais inteligentes mais interessantes e com a vida muito mais histórica do que a mim do que a sua não é Aline cara nem sei o que é isso Você não sabe o que é histórico é uma estaca que fica no órico do histórico do histórico muito bom muito bom eu acho que taca histórica vamos ver se você tá certo como
que o pessoal vai participar hoje dessa Live maravilhosa é o seguinte galera já tá fixado lá no chat as regras Tá bom você pode participar com pergunta ou com um comentário mandando super chat pra gente aí eu vou pedir para você se inscrever no canal se tornar membro dá like no vídeo e ativar o Sininho para receber as notificações aí de quando a Live começa estou muito feliz Professor segunda vinda achou aqui a primeira foi muito boa muito bem comentada aqui a gente teve até você cantando em francês lembrando da da da da tua adolescência
né em Paris pouco depois da adolescência já foi mais velho já fazendo doutorado já Ah já fazemos doutorado o que exige uma cara de pau adicional né É claro na adolescência é fácil de tudo qualquer coisa né fazendo doutorado já tá com um pouco de fome é aí pesa né posso falar Posso chamar de você né você já Somos mais amigos Claro claro de conversamos sobre várias coisas e hoje eu queria da gente falar da das escolas de filosofia da do período helenístico especialmente do do dos estoicos né Acho que tem muita relação com os
dias de hoje mas a gente pode falar do que também dos hedonistas os céticos que que você acha que que tem uma relevância pra gente falar junto com o estoicismo para completar Esse pacote assim que tem que ressoa assim com com os dias atuais Ah eu acho né que a filosofia antiga ela tem muitas escolas uma riqueza abissal de produção de ideias a respeito do universo a respeito do conhecimento a respeito da moral a respeito da existência humana e naturalmente as escolas elas tinham pontos de atrito importante de discordância entre elas é preciso lembrar também
que cada uma dessas escolas tinha um ou alguns líderes que eram pessoas conhecidas pessoas importantes e conceituadas e celebridades mesmo na época e portanto o sucesso da sua escola é influência da época Claro e e o sucesso da escola tinha a ver com Prestígio né do seu Líder naquele momento as escolas elas tinham um nome relacionado ao lugar onde os seus membros se reuniam então por exemplo se chama assim porque a palavra é estoua quer dizer a porta de entrada da cidade de Atenas e como ele se reuniam a lina logo na porta de entrada
é eles passaram a ser chamados assim históricos os pensadores da porta de entrada né seria Sei lá aqui em São Paulo uma uma escola lá no por exemplo vindo da Dutra né lá no começo da Marginal ouvindo da Bandeirantes ali Cajamar Caieiras etc né então jamaicos por exemplo é os Acadêmicos da escola de Platão era um chamados assim porque se reuniu no jardim de acadêmicos liceu de Aristóteles também era em homenagem ao onde o Liceu ficava e o jardim de ipicuro o Jardim das delícias de Epicuro também porque ele se reuniu no jardim da casa
dele então havia essa tradição de relacionar o nome da escola ao local da cidade aonde a escola acontecia enquanto reunião de pessoas discípulos né alunos de pensamento etc preciso lembrar que chamamos de escola mas elas tinham tanto a ver com a Escola Atual quanto uma escola de samba quer dizer é não é era só um pretexto de reunião de pessoas que pensavam especificamente sobre certos assuntos mas não tinha classe não tinha um currículo não tinha avaliação prova diploma nada disso era escola porque reunir pessoas interessantes e interessadas em certos em certos Assuntos Então eu acho
que uma uma primeira grande um primeiro grande enfrentamento que nós poderíamos destacar não é justamente entre os acadêmicos e os peripatéticos os acadêmicos discípulos de Platão e os peripatéticos discípulos de Aristóteles e peripatéticos porque porque são chamados assim porque gostavam de refletir em longas caminhadas acreditavam que o pensamento fluía melhor é quando simultâneo a uma atividade física leve como uma caminhada muito sentido eu sou peripatético aí que eu gosto de fazer esse negócio olha Você levantou a bola você se põe como peripatético eu a vida inteira me põe só como patético porque não penso bem
nem sentado nem de pé nem dormindo nem de jeito nenhum né mas forçou o patético e tá muito bom assim né mas é né Clóvis a gente vê as vezes em eu via muito no monte pato quando eles queriam queriam representar filósofo eram eles andando é é é é é isso pensando pensando em simesmados e ao mesmo tempo Pois é eu tentei fazer mas sair ali de casa na Bela Cintra com o celular na mão já me passou uma bicicleta já levaram o celular comecei a xingar E aí não veio ideia nenhuma eu acho que
foi por isso que uma vez eu cheguei num lugar aí fora no primeiro mundo e perguntaram Ah o senhor é o que eu falei professor professor do quê Ah filosofia né nossa filósofo brasileiro é eu falei é para simplificar para acabar a conversa né é Não não gosto dessa nomenclatura aí um outro pegou e falou nossa filósofo brasileiro soa muito estranho aí eu falei é ele falou claro ou é filósofo ou é brasileiro não tem como ser os dois juntos né aí eu pensei pô faz sentido porque tem certas coisas que não combina já virou
problema um é um ginasta Olímpico boliviano não é o que você espera né não é o que você é porque é se for chinês Russo os bequistão mas né então às vezes a gente tem que carregar um estereótipo um um uma uma crença boba nas costas né às vezes facilita a vida da gente às vezes antigamente por exemplo se achava que só pelo fato de você ser brasileiro jogava bem bola né isso e as ficavam muito muito decepcionadas comigo pela minha total inabilidade Em ambos os quesitos tanto no samba quanto no futebol é e e
a gente eu eu nunca fui propriamente ajudado eh com essa identidade Pátria né mas é como eu te dizia os gregos pensavam né e e e o Platão e Aristóteles eles eles conviveram muito tempo né Platão Platão acolheu Aristóteles Aristóteles tinha 18 anos veio ali do Norte da Grécia de estagira quase na Alexandria quase no Alexandre é quase na Macedônia perdão é ria a Alexandria porque depois veio Alexandre o Grande etc e tal mas quase na Macedônia e Aristóteles que não era ateniense veio veio veio estudar com Platão em Atenas e ficou até os 38
anos portanto 20 anos né quando Platão morreu e Aristóteles então foi convidada a se retirar porque ele não era ateniense né E quem não era ateniense Nato você sabe não era cidadão era meio que uma maçaneta de porta né não tinha direito a nada e tal então ele acabou fazendo carreira em outros lugares e acabou se consagrando meio como o preceptor de Alexandre ali na Macedônia o professor único de Alexandre o Grande que não era Alexandre o Grande ainda mas se tornou e isso fez com que quando Alexandre tomou apenas a Grécia toda na verdade
o mundo civilizado inteiro Alexandre o Grande talvez O mais incrível gênio Militar de toda a história ele ligou para Aristóteles na verdade mandou um whats e e e e disse [ __ ] tomei Atenas te mandaram embora daqui que que você quer governar e tal e Aristóteles para você ver como quem nasceu para para Vintém não chega a 10 réis né É como dizia meu pai Aristóteles não eu queria montar uma escola que realmente E aí então veio e montou o Liceu para fazer meio que concorrência com a academia de Platão que fora herdada pelo
seu sobrinho e desconhecido é os pés zipo né alguém que nunca teve destaque filosófico nenhum e Aristóteles então caminhava e pensava ao mesmo tempo na verdade no mundo muito mais próximo de nós por exemplo era defensor de tese semelhante de melhor ao caminhar e Eu repito pode funcionar para muitos assim não Então depende um pouco de por onde Você caminha Pode ser que dê certo lá por onde eu moro não rola eu terminou você sabe da história dele também fazia longas caminhadas quando ele tava pensando sobre o livro e ficava morava ele ia por uma
casa afastada no meio da floresta e ia caminhando passava por estrada até que ele fez atropelado e quase morreu Eita então às vezes às vezes é melhor prestar atenção por onde você tá indo né De qualquer maneira Platão e Aristóteles divergiram sobre muita coisa né coisas eu diria propriamente filosóficas e talvez a principal delas é o fato de que Platão acreditava que aquilo que a gente vê e percebe com os sentidos é uma ilusão e que a realidade mesmo é constituída por ideias né então o mundo das ideias no mundo das ideias onde está a
realidade então a título de exemplo se você tem uma galinha x galinha Julieta coroca uma galinha específica eh ela é um indivíduo e você sabe que ela é uma galinha porque você é dispõe da ideia de galinha Só por isso você identifica aquilo como uma galinha se não não conseguiria Portanto o que existe mesmo é a ideia de galinha sendo que a galinha individualmente percebida pelos sentidos não passa de uma sombra né dentro da caverna como terão ouvido falar e Aristóteles era muito mais respeitador do mundo real Aristóteles era filho de médico filho de Botânico
ou o pai de Aristóteles na verdade além de médico o pai que chamava nicoma né além de médico ele era um fármaco né ele era um experimentador de ervas sabe tá com diarreia Experimente isso aqui Se piorar não errei né aí quem sabe trava e tal efeito rolha E aí ele ia tentando e E então Aristóteles acompanhava o pai que morreu prematuramente e Aristóteles tinha gosto pelo pelo mundo eh eh o mundo que nós chamamos de mundo das coisas dos corpos da dos seres viventes etc então Aristóteles já não pensava em sombras é de de
Quinta classe e ideias super privilegiadas mas entendia que todas as coisas têm matéria e forma é a matéria de certo modo é do que aquilo é feito e forma é a estrutura daquilo a forma faz pensar na ideia mas a forma não tá no mundo das ideias da forma da do que o que seria a forma da Jujuba Então pessoal vê só é a forma não é assim Redondo quadrado etc essa mesa aqui que nós estamos eh Em volta dela é uma mesa retangular né Então essa é a forma geométrica mas na filosofia de Aristóteles
a forma de uma mesa é é aquilo que faz com que alguma coisa Seja mesa né é a estrutura de uma mesa o que que faz com que uma coisa Seja uma mesa ela esteja apoiada num certo lugar ela tenha um certo platô onde se possam apoiar coisas ela tenha um suporte que pode estar no chão em algum outro lugar mas que distância então isso é a forma da mesa né Então veja só a mesa tem forma de mesa sendo ela redonda triangular quadrada retangular porque não é isso que faz a forma da mesa senão
a estrutura de uma mesa essência de uma mesa né Então nesse sentido é toda a substância né outro termo aristotélico clássico né Toda substância é constituída por matéria e forma matéria do que é feito no caso aqui suponha madeira forma é forma de mesa então é aquilo que faz com que aquilo seja uma mesa etc Então veja Platão e Aristóteles tem modos de interpretar o mundo de pensar sobre o mundo muito diferentes e Eh vamos dizer escola peripatética é escola acadêmica acadêmica do dos acadêmicos de Platão são é muito discordantes em muitos pontos embora muito
muito próximas em outros um outro ponto que eu queria mencionar né que foi citado que tá muito na moda e tal é a questão do hedonismo né hedonismo Nossa porque idonei em grego quer dizer então muito bem Toda vez você põe um ismo na frente você enfatiza o valor do que vem antes e mais do que isso não só enfatiza como é uma ênfase coletivamente atribuída ao que vem antes então vamos lá liberalismo né então é uma ênfase coletivamente atribuída a liberdade de empreender etc né socialismo né uma ênfase coletivamente atribuída à sociedade como fator
maior e mais importante para análise das coisas da do mundo humano né É então Outro exemplo individualismo é o indivíduo que conta né coletivismo é a coletividade que conta e assim por diante eu não vou ficar estendendo em exemplos ora hedonismo quer dizer o seguinte é se formos analisar o que vale o que conta e o que importa na vida é o prazer é um prazer a vida valeu sem prazer a vida não valeu foi uma porcaria bom muito bem é então naturalmente que a galera de hoje se excita né Nossa gostei desses velho vou
enfiar o pé na jaca né já vou botar 8 ou 10 desnudos no quarto de etnias diferentes e vou é de maneira é super democrática né e tudo isso regado a tudo que possa nos trazer etílico bom então não é bem isso não não é pois é não é mas é os inimigos de Epicuro que é o pai fundador do hedonismo não vou dizer o pai fundador iluminismo mas digamos a maior referência do hedonismo Sempre tem alguém que antes disse que o prazer é importante e tal então não vou polemizar mas procura certamente o mais
mais conhecido e ele era chamado pelos seus depratores de o porco porque porque ele falava que o prazer era muito importante a galera é um cara comia e babado mas era o que se ensinava que no jardim da casa dele era uma promiscuidade só que o pessoal põe o dedo na goela para imitar para comer mais feijoada entendeu que é o rodízio de pizza teve a sua origem ali e tal e E aí mano mentira começou lá é mentira isso é incrível é porque Qual é a ideia Qual é a ideia né Qual é a
ideia Lenny Qual é a ideia Qual é a ideia Qual é a ideia a ideia é que o a sacada maior do hedonismo é em primeiro lugar ter uma competência para ter prazer só o primeiro ponto ter competência para ter prazer e ter competência para ter prazer a miúde quer dizer com o que é fácil de encontrar quer dizer com o que é simples quer dizer conquistar o alcance da mão quer dizer com o que é fácil então um hedonista por exemplo ele ele ele aplaude quem consegue ter prazer com uma lufada de ar fresco
no rosto é um símbolo do hedonismo quer dizer é uma coisa que você pode encontrar em qualquer lugar lufada de ar fresco Estamos precisando de ar condicionado mas mas enfim é é a ideia que o sábionista é um sábio treinado para estar de boa e tirar prazer das coisas mais triviais mas sem glórias Então essa é a primeira ideia né portanto veja é o contrário do cara que vira e diz eu para ter prazer preciso de um vamplicou 68 rosê da coisa tal na minha taça que custou para papai o contrário disso é uma coisa
mais minimalista é não é mais minimalista é o mais possível minimalista ou seja ou simplistas ou sim Glória se você quiser quer dizer o sábio é aquele que consegue ter prazer com o que está na mão tá a mão né de qualquer um alcance de qualquer um e de maneira fácil de maneira alimentar quer dizer então o cara toma um copo d'água e aquilo lhe traz prazer os hedonistas acreditavam que isso requer preparo requer preparo para curtir aquilo que é cotidiano simples reiterado Então quer dizer você não precisa de nada excepcional para ter um momento
de prazer não se trata de é cinco ou seis é brinquedos eróticos trazidos da Tailândia ontem e que fazem sei lá gritar um gafanhoto é não é sim cuidado não é ter prazer com o Óbvio com com o que já é com o que já está com que é simples o que requer sabedoria Então essa é a primeira ideia é E aí é evidente que vai na contramão da fama de picuro fama de Epicuro Não era essa é Epicuro era um cara frugal é o contrário o cara que acostumado a ter prazer assim com uma
mordida num rabanete sem tempero sem nada tal isso já era bom para ele já era suficiente para ele já era prazeroso para ele né Então essa é a primeira ideia a segunda ideia ligada Essa é que você não podia proporcionar ao próprio corpo nenhum prazer que comprometesse o prazer de amanhã Esse é outra outra coisa incompatível com a ideia de enfiar o pé na jaca então quer dizer viva esse dia como se fosse o último não não tem nada a ver Quer dizer não tem nada a ver quer dizer é eu diria que a tese
de Epicuro é uma tese de prazer sustentável ou seja veja só os exemplos que ele dá você tem um pedaço de carne ele te dá prazer Pois então fique com isso Ah mas eu vou botar um berneja então não Por que não pois se você jogar um molho vai ser difícil conseguir o mesmo prazer com a carne seca e simples do dia anterior então você tá prostituindo o corpo ao sofisticar o estímulo você tá prostituindo o corpo no sentido de despreparando o corpo para ter prazer com o que é mais imediato e mais sim isso
funciona para pão e manteiga eu eu dou um exemplo agora que que eu gosto sempre de dar né me ocorre né Eu adoro arroz ponto então é muito comum eu até porque hoje em dia o pessoal é tem um certo pé atrás com carboidrato Então vem por exemplo bife com arroz e fritas as pessoas comem o bife o arroz fica então eu pego o arroz e mexido e como prazerosamente só gostosa só o arroz aí aparece alguém pelo visto como você né e diz arroz seco né e quase sempre não são pessoas que encaram o
problema de maneira tolerante não vai comer esse arroz seco tira um pedaço de parmegiana não eu tô curtindo o arroz seco você não vai comer esse arroz sabe aqui é orozimba né deixa eu ir lá buscar vou fritar pelo menos um ovo para jogar aí sei lá quer dizer são pessoas que têm resistência ao hedonismo grego exato existência o arroz da minha mãe com com cebola que ela deixa eu temperar feito na hora com alho mas não é alho não é alho em copinho é alho mesmo desemperagem ó ou arroz é um espetáculo um espetáculo
Então veja como oferece assim não não come arroz come um risoto não eu quero uma coisa né claro e veja veja o hedonismo grego em certos aspectos como você pode perceber ele é um pouco o contrário do que nós entendemos por hedonismo hoje ao contrário do que eu imaginava né imaginava uma coisa tipo festa do barco rigorosamente o contrário provavelmente não houve Pensador antigo tão é eu diria rigoroso simplista e cuidadoso com as suas práticas prazerosas quanto foi Epicuro talvez depois os franciscanos também né De qualquer maneira as Coincidências mereceriam análise mas de qualquer maneira
é filosófico é filosófico mesmo né então qual é a ideia veja só os hedonistas eles eram herdeiros do atomismo o atomismo o atomismo Você conhece é o atomismo o grande pai fundador do atomismo é democrático Qual é a ideia é no mundo só tem átomos e vazio né ponto final Então vamos levar a sério vamos levar a sério então o que é essa mesa átomos e vazio e aí não tem muita dúvida eles tinham razão é mesmo átomos e vazio e o que é bacana é você perguntar e para que vazio É porque os átomos
estão em movimento então para ele se movimentar eles têm que se movimentar por não tem outros átomos por isso átomos e vazio então no final das contas átomos e vazio Se você olhar para o universo né o universo é grande viu o universo é grande para chuchu né Eh quanto mais a gente eh vai ser grande então quer dizer no final é quase tudo Só vazio mesmo né do ponto de vista de incidência né a matéria das estrelas e dos planetas etc e tal é insignificante em relação ao resto do universo né então é é
vazio então átomos invasivo e átomo circulando então o atomismo sugere o seguinte que os átomos é sempre existiram agora é o que o que deixa de existir o que é finito é aquilo que eles constituem exploraricamente uma ideia de ato uma palavra átomo a palavra átomo é grega aquilo que é indivíduo átomo o átomo de não e tomam de dividir hoje já dividimos estão falando de cinco o atomismo mesmo o átomo é o que importa então quer dizer vamos lá é é é por alguma razão alguns átomos se reuniram e aqui está o meu corpo
assim como o seu mas evidentemente O que está sendo sugerido nada impede que os átomos que me constituem já tenham constituído com os átomos que te constituem uma terceira unidade de real que não existe mais aquilo desapareceu e um pedaço veio para mim um pedaço foi para você outro pedaço virou sabão outro pedaço virou jujuba e assim a matéria vai se reorganizando E interruptamente então nós temos aí uma concepção é invariavelmente transitória das unidades de real constituídas por agenciamentos atômicos que se fazem e se desfazem a todo instante beleza é isso show de bola do
[ __ ] como reflexão né quer dizer democrático é um cara incrível mais Só por curiosidade já que como devem supor não é aula de filosofia então aqui é conversando né Demócrito era como poucos na filosofia um defensor do humor do riso da galhofa da chacota da Europa é era um risadinha era um piadista né ele achava que que o humor o rizz ela era essencial para a vida né ele era um cara um um defensor filosófico da tiração sarro é mesmo é mesmo eu tô dizendo isso porque como ele Talvez não tenhamos tido outro
entendeu assim ele era um cara ele era segundo consta ria de si mesmo de tudo o tempo inteiro era um cara digamos hiper bem humorado outra característica Demócrito é apresentado nos livros de filosofia como um pré-socrático essa é ridícula Né porque uai por quê tudo bem você vai dizer ah praia socrático veio antes de Sócrates mas Pare para pensar vamos imaginar que um grande Pensador vá nascer em 2050 certo e você é um Pensador hoje esse Pensador chama Manuel ele vai nascer em 2050 e você vai ser classificado de pré-manolino idiota não serve para nada
porque se você disser fulano de tal foi influenciado depois aí tudo bem Você é é ajuda a entender alguma coisa mas pré pré não ajuda e como se não bastasse nem sempre os pré vieram antes como é o caso de Demócrito que era contemporâneo de Sócrates e para você ver o quanto o atomismo aborrecia eu diria a filosofia Chapa branca da Grécia filosofia Chapa branca que eu digo é Sócrates Platão Aristóteles e os Stories essa filosofia Chapa Branca mundo das ideias e tal que Platão mandou queimar todos os livros eh Demócrito terá escrito 80 livros
ou coisas assim não se tem resquício de nada só fragmento mandou queimar mandou queimar em medo de tá errado você pensa o quê que esses caras não brincavam em serviço é porque a gente tem a impressão que pô cara não sabe em busca da verdade vale tudo mais ou menos havia rivalidade como teríamos hoje calcanhar pior do que teríamos hoje imaginava que é Opa então Consta aqui é as obras de Demócrito tem um sido queimadas pela turma de Platão é o que ensina é Michelon é numa coletânea de livros chamada contra a história da filosofia
aonde conta a história dos filósofos que foram Queimados dos filósofos alternativos dos filósofos né da Contramão contra a cultura exatamente E aí Demócrito é então perdemos muito carro perdemos muito perdemos Platão temos tudo Platão temos todos os diálogos é publicados editados não sei quê traduzidos comentários a Demócrito não temos praticamente nada Demócrito um atomista e o atomismo é ele acabou propiciando o surgimento do hedonismo quer dizer Epicuro era um atomista né Epicuro o do Prazer era um atomista quer dizer no final das contas você tem átomos e vazio e claro é certas combinações atômicas certos
certas certos movimentos atômicos no corpo são geradores de sensações agradáveis ponto Agora que fique claro hein é para os atomistas tudo o que existe é átomos e vazio Então vamos levar sério vamos Deus se existe é átomos e vazio não tem amor átomos de Brasil Ué mas claro é o que é o amor senão uma sensação e o que é uma sensação se não é uma certa disposição atômica o pessoal da neurociência pega o atomismo e sai defendendo a torto porque porque desaparece material desaparece é átomos e vazio né anjo átomos e vazio e pensamento
átomos vazio aliás eles achavam que havia átomos é digamos especializados em pensamento Ah é com outra forma outra temperatura outra textura outra coisa átomos responsáveis seria um neurônios sei lá é responsáveis pela produção de pensamento então é fascinante muito embora sempre se possa argumentar milhões de coisas contra como o pensamento muito é uma coisa é assinapse que gera outra coisa quer dizer uma coisa é o cérebro etc e a outra coisa é a mente você abre um cérebro você não encontra lá uma fantasia sexual dentro do cérebro é a esquerda de um de um de
uma poesia a gente não tá ali tão fácil né então é a dificuldade de qualquer maneira você tem aí é coisas interessantes que é essa fileira atomismo é hedonismo né hedonismo e finalmente os estoicos para tão contemporâneos históricos você tem é acontece com os estoicos alguma coisa muito particular porque você tinha os históricos gregos que não tiveram relevância na história do pensamento e você tem os históricos Romanos é justamente os romanos que nunca foram muito bons de filosofia no caso dos estoicismo Eles é que se destacaram com direito a três grandes nomes epiteto que era
escravo que era um jurisconsulto e Senador e Marco Aurélio que foi Imperador Então são os três grandes nomes eu já me interessei pelos três e já pus aí na internet muita coisa sobre cada um deles e agora aproximamente a gente vai apresentar 30 vídeos de cada um dando conta da sua principal obra né então por exemplo então era escravo Por isso era analfabeto Portanto ele não escreveu a sua obra por isso se chama manual de piqueteto é o título que foi escrito por outra pessoa um aluno que foi lá acompanhar as aulas que eram verbalizadas
epiteto não escreveu e epicteto disse coisas incríveis entre elas uma das principais ideias do estoicismo metade do mundo depende de você a outra metade do mundo não depende de você quando eu digo do mundo eu quero dizer da sua vida no mundo digamos assim né se você observar bem estar aqui dependeu de mim enquanto escolha para estar aqui por outro lado o convite não o convite sim então invariavelmente ou a coisa resulta de uma escolha de uma deliberação sua de algo que depende de você para ser mais específico mesmo algo que dependa de você ou
então o resto da vida vem de fora a imposição do mundo Ou vem de fora ou depende de você ou vem de fora né então é e qual é a continuação desta lição Ora se um pedaço da vida depende de você e o outro pedaço não depende de você porque que eu vou sofrer a menor bola para segunda metade faça a primeira metade dá certo Ah mas fazendo a primeira metade dá certo você feliz para sempre e vou não atingir os objetivos que o pessoal promete tanto aí ganhar dinheiro ser milionário ser famoso aumentar medidas
genitais então não não mas eu quero a felicidade absoluta e para sempre então acho que não vai rolar porque se Depende de 50% Claro claro então aqui eu queria comentar alguma coisa que tem me surgido assim na mente né é que no final das contas quando você fala em filosofia em sobre felicidade hoje em dia sobre tudo você tem na verdade dois pontos de vista que se enfrentam de maneira muito violenta de um lado você tem um entendimento de felicidade que depende só de você portanto a felicidade requer uma espécie de blindagem em relação as
ocorrências do mundo e você consegue essa felicidade com exercícios espirituais os gregos tinham alguns para ensinar você a blindar por exemplo os cínicos treinavam as crianças a passar ridículo não passa pública para serem chacoteadas para Passarem a não se incomodar mais com a chacota e portanto terem resistência uma Casca Grossa imagina que em tempos de de internet e redes sociais esse ensinamento parece bem plausível né você Apanha apanha Apanha apanha chega você não reza a literatura né que eles obrigavam a criança a puxar um peixe morto com um fio como se fosse um pet Pet
E aí todo mundo o palhaço não tá vendo que tá morto ridículo e dava cascudo deve ser louco bate nesse moleque e pô e tal até aprender a aguentar porque Qual é a ideia Você só será feliz se você não se deixar abater pelo que ocorre parece que o contrário hoje de pior pode acontecer é a sociedade com certeza é é o outro é e hoje em dia tem uma super proteção evitar que a criança passe por isso né E aí quando quando passa não tem quando passa não tem preparo nenhum né Então nesse sentido
bom eu já vou fazer meu filho Amanhã sair com a camisa do Palmeiras por aí cara Não hoje é do Corinthians né que é mais zoado né exercícios espirituais não é são bom mas isso eu já reivindicaria logo a do São Paulo que não não anda Quem sabe agora quem sabe agora com a com o novo treinador né a gente avance um pouquinho e consiga os famosos 45 pontos que inviabilizarão o rebaixamento Ah claro que não ficamos 23 anos sem ganhar título né [Risadas] agora então Brincadeiras à parte ele submetiam o pessoal a humilhações públicas
ao ridículo com vistas a formar alguém competente para lá qualquer situação Esse é um exercício mas isso só eh na parte na parte emocional a parte física também é bom é é no final na parte física de tanto apanhar acabava aprendendo a se defender etc e né é preciso estar preparado para uma situação de desvantagem né então submetia-se claro que eu Suponho isso ninguém me disse mas que essas práticas eram mais ou menos reguladas e portanto havia alguém olhando se a coisa desce ruim mesmo tá bom aqui já já acabou o treinamento tal sai para
lá então Mas ainda assim era duro um outro tipo de exercício espiritual é a meditação na minha amiga monja que é maior autoridade do budismo no Brasil hoje é senão a maior autoridade hierarquico administrativa é certamente a pessoa mais conhecida Porta Voz mais conhecido é sugere a meditação e a meditação terá seus benefícios imensos e justamente tudo isso caminha num certo sentido de dizer o seguinte se você tiver quer dizer a felicidade é um preparo espiritual interior que entre outras características tem um poder de blindagem importante com tudo aquilo que possa perturbar o espírito possa
perturbar a alma toda a ocorrência entristecedora etc etc então a felicidade ela é vivida interiormente né tem a ver com esse preparo espiritual bom como eu tava te dizendo haverá quem olhe para isso com o nariz torto Por acreditar que entender a felicidade como blindada do mundo é esquisito porque não há instante nenhum na vida que não seja constituído por uma relação com o mundo o mundo não sai da frente o mundo está sempre na nossa frente o mundo é se relaciona conosco nós transformamos o mundo e o mundo nos transforma nos afeta nos modifica
É nos potencializa nos entristece nos amedronta nos enfim o mundo é tá aí o mundo tá sempre por aí então A ideia é definir a felicidade sem considerar o mundo é é propor um certo estado de espírito que será Permanente em perturbável etc mas que não tem muito a ver com a vida que não tem muito a ver com a vida como ela é como efetivamente acontece Então nesse sentido haverá quem sugira que a felicidade Prometida pelo primeiro grupo uma felicidade em perturbável para sempre duradoura e que tem a ver com um preparo espiritual que
se conserva que se mantém que se aperfeiçou etc é uma felicidade que é no final das contas não existe não não se sustenta não serve para nada e que no final das contas o mundo é muito competente na hora de entristecer de arrebentar de devastar de tripudiar etc e com isso a felicidade ela dependerá da nossa relação com o mundo ela acaba perdendo essa característica de longevidade e ela acaba se manifestando de maneira mais entrecortada mais intermitente mas ligada à alegria de alguns momentos e ponto final não há nada além disso não é possível Nada
Além disso então você tem duas maneiras de enxergar o problema muito muito interessante né então me lembro de ter brincado com a com a com a monja porque enfim ela é claro defensora do primeiro grupo fervorosa e o grande barato é que entre nós a gente quando eu digo nós eu digo inclua aí meus colegas que vieram da academia e se tornaram palestrantes e gostam de se comunicar com a sociedade Professor Cortella carnal pondez etc a gente não concorda em quase nada sobre nada Mas isso não impede Que sejamos muito amigos e nos queremos muito
bem e mais do que isso tenhamos muito admiração um pelo outro então o que eu vou dizer da monja é só ela aparecer eu me sinto melhor posso posso não concordar alguma coisa que ela diga Mas ela é incrível ela não precisa nem abrir a boca ela não precisa nem abrir a boca né então e bem humorada né ah nossa é fantástico E aí então a pergunta que foi feita aqui do chat que que os monges acham do sexo ela falou gostoso [Risadas] então aí papapa felicidade doadora duradoura imperturbabilidade da Alma pa E aí então
o Brasil vai disputar com a Croácia nos pênaltis né aí o cara erro o pênalti Ela vai para a internet diz quem foi quem botou esse [ __ ] desse cara vai bater o pênalti então é claro que só o Brasil [ __ ] velho Que merda né então Claro é claro que é claro que é claro que a resposta que ela tem na manga que é obviamente plausível é claro tudo isso é uma superfície uma epiderme que não mexe em nada com eu mais profundo dela e tal ela tá ali brincando e interagindo com
os contemporâneos e tal mas ainda assim ajuda a a exemplificar o que eu tô falando então agora é eu consigo ir um pouco além né e e propor justamente o que propor que eh em meio a esses históricos né Você tem uma ideia de fundo comum a todos eles que Aliás Tá por trás do uso da palavra histórico no português o que que é você agir com estoicismo o que que significa isso eu diria não não para quem estudou filosofia antiga eu digo para quem fala português significa agir com estoicismo significa o seguinte ante uma
adversidade não sair reclamando abatido e se queixando mas disposto a resolvê-la enfrentá-la encara-la insuportando a dor que se sente um símbolo epicteto histórico e um sujeito foi ele amarrado em um sujeito quebrando o braço dele ele é o símbolo dos dois siso quebra o braço do cara isso não não é relevante né então o histórico ele está particularmente preparado para enfrentar a adversidade com com o peito aberto talvez sem muito mimimi como gostam de dizer alguns nos dias de hoje é O que é interessante nessa história toda né pensando aqui muito alto e contemporaneamente linkando
com os dias de hoje etc que no fundo para os históricos o que realmente te machuca não é o mundo mas é a interpretação que você faz do mundo né E que portanto se houver um trabalho de interpretação do mundo pertinente é o poder legível do mundo sobre você diminui muito faz muito sentido e é difícil isso né Muito difícil então é no final das contas muito do que a gente vê ouve escuta e que nos abate nos destroem nos arrebenta etc e tal no final das contas é bem a ideia o que o cara
falou ele ele falou lá e o que ele e o que ele quis dizer ele quis dizer lá não pode ser isso a causa do teu abatimento a causa do teu abatimento é como você é o que você fez daquilo como aquilo é como você interpretou aquilo que significado você deu Aquilo é isso que te abate né então no final das contas é muito daquilo que nos entristece que nos A pequena já está em nós mesmos mas isso nossa forma de perigo de você levar isso a outra extremidade é apatia também é você ser apático
em relação ao mundo tipo as coisas são assim e não tenho não tem o que fazer eu vou aceitar tudo que me foi imposto então agora aí retomando né por isso tem metade metade é essa essa metade minha eu continuo falando Opa e aí se depende de mim velho vai dar certo porque é o máximo que eu posso fazer por mim é fazer dar certo o que depende de mim você entendeu quer dizer é eu preciso eu tô procurando emprego o que depende de mim é eu mandar currículo eu conversar com as pessoas e me
mostrar uma lista e tal eventualmente também depende de você é você você abastecer o seu currículo com coisas consistentes também depende de você né conteúdo do currículo para agora é no final o que o cara enxergou em você despreocupe-se né É bem aquela coisa vai lá e faça o melhor o resto não depende de você né exemplo simples eu sempre digo aos meus contratantes vivo hoje praticamente de dar palestras e eu digo aos meus contratantes a palestra depende de mim então em relação a ela eu me responsabilizo e pelo conteúdo é o que eu vou
dizer como eu vou dizer com que entusiasmo eu vou dizer que energia eu vou pôr e tudo isso tá na minha mão agora se vão gostar ou não isso eu não posso garantir e tem a estrutura do local que também precisa estar correta o microfone e aí já depende bem menos do palestrante é é mas assim se vão gostar ou não não sei porque o cara gostar do que você vai dizer Depende muito do seu repertório da sua trajetória do que ele espera ouvido que ele espera de um palestrante corporativo do que etc e é
claro que isso tudo é foi forjado em situações de vida que eu não tenho acesso nem sei quem são aquelas pessoas não tem como como antecipar nada então eu me foco eu foco no que depende de mim que é a produção do discurso e a enunciação do discurso o resto é preciso torcer mas os históricos iriam nem torcer adianta porque a sua torcida irrelevante portanto é foque na no que depende de você e pau para outra né E vamos em frente hora Esse é um é um é um é um exemplo que eu que eu
adoro né e haverá outro também eu me lembro que eu nadava numa época de maneira competitiva né numa época bem distante remota época de Infância assim sabe campeonato Mirim gostava de nadar e era bom não não era nenhum nem outro não gostava não era bom é isso e por quê não era bom porque não era eu não gostava porque não gostava porque não tava Ah porque nadava Ah porque meu pai digamos entre aspas me incentivava bastante a nadar o que significa obrigar mesmo é aquele negócio de asma não é coisa que é por saúde Mas
aí você dá duas abraçadas uma atrás da outra diz Alguém já aparece alguém porque não compete né E aí por que não compete E você já baixa é o esporte competitivo para ter uma razão de ser ele precisa do que eu poderia chamar de ilusio quer dizer é a obviedade do valor do troféu você entender que a Vitória vale muito e isto é óbvio não é não precisa nem demonstrar na hora que você não vê valor nenhum no troféu então a competição é absurda é e eu passei eu senti oito anos competindo assim ganhava uma
medalha e jogava na piscina num instante seguinte nem levava para casa e não é arrogância ou desdém é que assim simplesmente o que importava para mim era outras coisas que não aqui mas de qualquer maneira a minha saúde melhorou nessa época bom é como você percebe eu ia lá e claro como eu gostava muito do meu pai eu queria que ele ficasse feliz então eu entrava na piscina e eu achava o pau eu nadava com raiva né Mas eu sempre dizia para o meu pai eu vou lá arrebentar agora se tiver outro que nadar mais
rápido que que eu posso fazer né não tem nada a ver com isso então Sei lá fui campeão paulista Mirim campeão paulista petista campeão paulista juvenil brasileiro recordista Sul Americana de revezamento é a história do fiz revezamento com gente importante é não sei se você se lembra das antigas de um certo Ricardo Prado claro então Ricardo Prado eu ia de peito na sequência era muito interessante é ele abria de costas ele abria abrir uma vantagem e aí caía eu e os adversários se aproximaram perigosamente entendeu era uma coisa mas eu era o melhor ali então
[ __ ] é fazia o que eu podia e tal como você vê e aqui por exemplo terceiro Exemplo né eu não vou num lugar para fazer menos do que eu posso fazer então eu tô aqui a gente tá relaxado a gente tá conversando mas eu tô aqui tentando fazer o melhor que eu posso mas nessa história O Clóvis tem a história do Eddie Murphy que tem uma entrevista com ele que ele era boxeadora antes e aí o site que tá fazendo entrevista quando ele fala mas aí que que aconteceu eu falar primeira luta que
eu fui lá eu gostava mas você não gostava muito de lutar eu falei então eu eu lutei com um cara que gostava muito mais do que eu tava só isso ele queria muito mais ser lutador porque é não é é eu e eu entendo muito bem isso porque quando eu depois descobri que eu queria ser explicadora né Professor etc eu eu entendi o que é fazer a coisa valendo entendeu ou se você preferir para valer Então nesse aspecto até a vida no esporte me ajudou muito sabe porque eu me lembro de alguns embates acadêmicos tipo
concurso Talvez o mais emblemático deles o concurso de ingresso na USP com vários candidatos gente boa né disputando e eu me lembro deu do lado de fora da sala esperando para dar a minha aula prática e eu andava de um lado para o outro e eu dizia para mim mesmo até agora foi tudo faz de conta agora que é para valer não tem como perder tem momentos da vida que não tem como perder não vai ter outro concurso não vai ter outra chance não vai ter outra coisa você vai lá e não tem essa importante
a participar não é primeiro lugar só tem uma vaga vai lá e eu me lembro que eu dava uns tapas no peito a moda de César Cielo sabe eu me lembro que eu hein Não consigo eu entrei na sala alucinado querendo mais do que todo mundo é querendo mais do que todo mundo isso é isso é importante então eu acho que é algum tipo de de trajetória né e o esporte ele é por mais que você eventualmente não curta muito aquela prática específica a natação é muito sacrificada né a natação os treinamentos de natação São
coração na boca né Sei lá uma simples série de cinco de 200 progressivo chega no último não existe né o coração tá a mil o Xuxa teve aquele falou que ele não nada mais ele falou que ele não tem prazer nenhum em nada que lembra Nossa e aí e aí nós estamos falando de nadador nadador é não é picareta que nem eu mas mesmo eu Nossa sofri demais né então é no final das contas isso permite um preparo para você entender que não determinado momento sabe quando a pessoa pega aos seus lugares e você sobe
ali e você diz velho é agora todas as células mobilizadas Eu sinto que o esporte me trouxe isso como uma coisa da minha vida mesmo né e eu sinto que quem nunca viveu esse tipo de experiência é tem mais dificuldade de mobilizar tudo um proveito de uma única atividade sabe eu acho que o esporte tem esse mérito incrível de você no treinamento ele fala 10 de 100 a 50%, 10 de 100 a 70%. Como assim 10 de 100 10 tiros de 100 metros 50%, 10 de 100 a 70%, 10 de 100 a 90%. agora o
último 100% no último no é não é claro claro é o aquele os americanos chamam de progressive Training né você vai né e nossa é dia arrebentar ou então você dá um tiro de 400 o primeiro 100 m na manhã segundo semestre mais forte mais forte que o quatro que eles chamam de mega TV suplitos os americanos é negativo quer dizer você vai diminuindo o tempo a cada para terminar é na velocidade máxima na musculação eles falam até a falha né você vai vai fazendo até a falha até você falhar que é aí eu sei
que no final das contas Todos nós temos a oportunidade de Nos preparar para uma vida que todos nós por mais assim abilolados que sejamos né Já percebemos que não é para amadores né quer dizer o mundo tem eu insisto sempre nisso uma competência criativa para entristecer que nos supera e muito na nossa previsibilidade mas ele tá mais áspero ou menos áspero da tua da tua infância até agora você acha que ele tá mais difícil ele é progressivamente mais difícil ele sempre foi a mesma coisa o que o isso eu não sei mas o que muda
muito é a maneira como a gente encaixa os golpes né então Quem poderia imaginar E talvez alguém tenha imaginado mas eu estou dizendo a grosso modo né Quem poderia imaginar dois anos preso em casa né vamos combinar que não é simples né então há uma série de de coisas que que me fazem acreditar muito numa felicidade mas humilde sabe a felicidade mais humilde é aquela felicidade que eu tô aqui eu tô curtindo o papo eu tô pensando na vida e nas coisas para falar que possam ser interessantes eu vou tomar um golinho de coca-cola tem
uma Jujuba ali e tal então É tá bem tá bem eu sei eu eu eu aquilo que você falou de de não esperar mais do que as pessoas esperado o mundo mais do que ele pode proporcionar né e eu penso que incluindo E aí no mundo você mesmo sabe eu enquanto expectativa não posso esperar do mundo e de mim mais do que o mundo pode proporcionar então eu te dou um exemplo 20 anos atrás eu dava aula eu dava palestra e eu tinha 20 anos menos eu também tinha 20 doenças menos e eu tinha 20
tudo menos e então eu podia dar uma aula de quatro horas no mesmo ritmo enlouquecido como aliás alguns flagrantes da internet ainda registram não é mais possível hoje não é mais possível eu vou dar uma palestra de uma hora eu aguento uma hora mas chega no final seria impensável da outra palestra presencial no mesmo dia impensável por quê Porque o meu corpo não aguenta né eu tenho limitações e não há que esperar mais do próprio corpo do que essas limitações mostram a cada dia então o meu caso por exemplo uma uma doença auto-imune de gravidade
cuja principal consequência bom é uma vasculite mas a consequência mais imediata é o cansaço é o cansaço Então chega uma hora que você constata de fato né é o que não era nada cansativo cinco anos atrás agora é extenuante então a gente precisa aprender a viver e aprender a viver não é aprender de uma vez por todas é aprender a viver a cada passo é ir aprendendo a viver a cada passo nas sempre novas condições de vida que se apresentam por isso eu tenho podcast inédita pamonha nunca o meu podcast inédita pamonha ofereceu uma tábua
de frios como essa que você propôs aqui nunca até porque no meu podcast não há convidado sou só eu que falo mas eu mesmo nunca me proporcionei um negócio assim nunca né nunca então fica aí o registro né para você mesmo é hoje mas porque o inédita né porque justamente é aquilo que a gente vai vivendo nos traz digamos o que resulta da experiência que é o que o pessoal chama de experiência né mas é o que resulta da experiência mas o que resulta da experiência é em cima de vidas que já se foram com
o corpo que já se foi com a alma que já se foi com o mundo que já se foi então para nossa sorte porque senão seria um tédio insuportável é o que vem pela frente nunca foi ainda são combinações Novas Novas aí até mesmo essa Jujuba que eu conheço Jujuba desde que nasci Mas essa aqui é inédita porque é Claro porque ela é uma ela é uma Jujuba que vem acompanhada de Podcast que vem acompanhada Então ela é inédita de qualquer jeito eu mesmo nunca fui quem sopa começa a Jujuba como estou comendo de tal
maneira que vamos aprendendo e nem interruptamente a vida é um processo de educação continuada é que nunca dá conta completamente é da resolução das suas dificuldades a nossa fragilidade afetiva a nossa fragilidade de natureza a nossa fragilidade intelectiva faz com que estejamos sempre um pouco atrasados em relação ao ineditismo do mundo e muitas vezes a gente o máximo que consegue é esperar que as coisas não mudem muito para que você dominando técnicas que domina poder livrar sua cara mas o mundo esbofeteia a sua cara a cada segundo cada vez mais rápido e de tal maneira
que se houve um tempo que o que você aprendeu na faculdade em cinco anos dava conta de 50 anos de vida profissional sem sobressalto hoje O que você aprendeu a faculdade na hora que você se forma já não serve para quase nada porque tudo já foi atropelado de tal maneira que a requer a humildade permanente de estar pronto para para entender que se ontem ouve aplauso o mesmo desempenho hoje poderá merecer vai e rancor Porque isso é uma coisa que pode gerar angústia né Essa essa rapidez da mudança porque a gente sempre conviveu Como dança
é meus pais tiveram a mudança era muito lenta e agora a mudança é muito rápida Como que o jovem ele consegue ao mesmo tempo ter a mão e ao mesmo tempo tudo isso é possível e ao mesmo tempo até essa ansiedade e não conseguir acompanhar as mudanças o seu caso não é o pior não porque você que eu Suponho poderia ser meu filho não acho que sim sério tem 52 mas você nunca trabalhou porque o trabalho danifica a pessoa não é possível conservada conservado em formol ou então Retiro o que eu falei completamente não tenho
filho de 52 nem pensar 47 aí dá aí dá aí deu não 28 de longe é até 38 rolaria Mas qual é a ideia então você como eu digamos assim nascemos numa época que a coisa aí é mais ou menos rapidamente e no meio do caminho foi acelerando sim dava muito tempo principalmente diferente de quem já nasceu no esquema não sei se entendeu para nós é muito pior porque a gente teve uma vida escolar preparatória para um tipo de mundo que desapareceu é não sei se entendeu Eu me formei me formei não eu tô falando
até antes Eu me formei lá em 1980 lá no ensino médio Pô o mundo para o qual eu fui preparado e eu tive uma boa preparação o mundo para o qual foi preparado não existe mais aí eu fiz direito jornalismo não sei que logo em seguida é curioso porque estudei antes da constituição de 88 então o meu estudo é um estudo né mudou tudo dado que eu não me atualizei no mundo do direito a única coisa sobraram alguns amigos né e alguns livros para calçar móvel então quer dizer no final a coisa foi acelerando no
meio do caminho num ritmo para o qual nunca estivemos preparados hoje em dia o cara que tá hoje fazendo o ensino fundamental ensino médio ele tá sendo advertido para um certo ritmo existencial definido nunca é definido por nós né uma coisa que se impõe né Mas nós nunca fomos advertidos para isso de tal maneira que o mundo nos esbofeteia é quase que sem defesa agora a gente fez um programa especial sobre inteligência artificial já já PT e os caras estão falando que ainda esse ano saiu PT número 5 a versão 5 e que já é
disruptivo no negócio que os empregos alguns tipos de empregos vão cair numa numa rapidez tão grande que não vai ter tempo de gente se preparar para esse tipo de mudança e tá todo mundo meio com medo dessa dessa mudança é eu fico imaginando Os Robôs palestrantes Hahaha você tem hoje vamos ser homem mas deixa o seu exemplo você ainda poupou o meu lugar muito obrigado é eu fico pensando sei lá o robô que fala que nem o Cortella o outro que é substitui completamente palestra como monta uma palavra com os arrombos com os palavrões né
é põe 12 de palavrão segundo o cliente né cliente Carmelitas descalças palavrão zero cliente né É aqui muda Aloprado da vida Nhocuné aí é [ __ ] do começo ao fim não tá muito longe disso não se os caras já estão fazendo eu vi tem podcast eu te mandei o link e os caras fizeram um po eu acho que não existe um apresentador e com um convidado com as vozes reais e com imagens como se fossem eles e aquele podcast nunca aconteceu baseado na voz e no tipo de conversa que eles têm eles montaram e
é uma conversa de duas horas entre entre inteligências artificiais é assustadores é não eu até acho que se tiver um robô que emite a minha voz que perdia as bobagens que eu faço isso já e tal vai lá e se ele pelo menos rachar comigo dinheiro eu vou ajudar a lubrificar o bichinho então eu não faço questão nenhuma de lá não é semana passada eu fui para Balneário Camboriú Aracaju BH sim Camboriú Aracaju não são todos terminados de qualquer maneira esse negócio de servir tem um problema se a gente tem que falar com a boca
para dar o tempo para o professor comer é o seguinte a gente recebeu uma mensagem aqui do Neymar do Neymar Júnior Olha só ele falou assim pô vi lá falar mal do meu Santos Tô brincando Neymar esperamos você aqui mas é o Neymar mesmo o Fernando isso Haddad ele tá perguntando quando é que sai o seu canal de aulas né E aí ele mandou aqui mais uma pergunta falando é quando quando o seu canal de aulas da USP estará disponível conte sobre sua atuação política na juventude e você morou com o Joaquim Barbosa Então vamos
lá é quanto ao canal de fato estamos aí nos esforçando para reunir tudo num canal só né porque a minha vida foi se dando meio ao longo do surgimento da internet né então no começo as minhas aulas na USP elas eram dadas e havia quem filmaço etc e colocasse na internet e havia assim um espírito Rebelde de digamos facilitar o acesso de todo mundo sem Muita complicação Então tudo ficou muito disperso e bom é tudo mudou um pouco o seu enfoque E então nos dispomos a fazer um canal meu mesmo né E aí esse canal
tá quase pronto então respondendo essa pergunta é pergunta número 2 de fato Eu morei na casa do Brasil mas onde Brasília mas se tem Universitário Exatamente no mesmo momento que o Joaquim fazia o doutorado dele em Direito na Paris 2 portanto tive a privilégio né de compartilhar com ele alguns momentos de de Tertúlia ponto número 3 Qual era mesmo ah a atuação política na juventude praticamente nula praticamente nula porque porque eu quando fiz a faculdade eu tenho a impressão que fiz a faculdade muito cedo Eu entrei com 15 para 16 anos e eu não tinha
nem maturidade para refletir politicamente sobre as coisas nem para fazer os cursos que eu acabei fazendo sabe e por isso eu sempre disse aos meus filhos e digo aos jovens que eu conheço que demorar um pouquinho para entrar na faculdade pode não ser uma Tão má assim eu sei que há uma Volúpia uma pressa né Todo mundo entra na faculdade então parece que tem que entrar junto mas não quanto mais você souber ou conseguir manter o seu ritmo sem entrar tanto né na tirania dos tempos do mundo mais chance você vai ter de ganhar Lucidez
sobre a própria vida e conhecer por onde você deve ir o seu se eu tivesse tido mais calma na hora de viver eu teria vivido as etapas da vida num tempo mais coerente com a minha idade e a minha maturidade então quando eu comecei a me interessar por política eu já tava no doutorado eu me lembro de ter acompanhado todos os candidatos à presidência da república da eleição de 89 né 88 a 88 foi a foi o término dos trabalhos da constituinte foi a promulgação da Constituição E aí teve a eleição é Mário Covas color
Brizola Lula etc e todos foram lá na casa do Brasil e eu eu acho que pela primeira vez eu me interessei de verdade sobre as propostas e eu acho que sempre tive até hoje tem um grande mérito que é acreditar num certo número de coisas importantes para uma sociedade e portanto a minha adesão a essa ou aquela candidatura é menos uma questão de Simpatia ou camaradagem ou ou compadrio ou patota ou turma ou gangue ou como quiser chamar e mais uma questão do que tá sendo efetivamente proposto a respeito das coisas que me parecem mais
fundamentais então eu cada vez mais me interesso pelas propostas sobre a educação pública no país por exemplo e eu tenho algumas ideias sobre a educação pública no país e eu portanto avalio os candidatos tanto os candidatos ao executivo Federal mas os candidatos municipais e estaduais Aonde a educação pública mais encontra suas raízes né nas escolas municipais nas escolas estaduais etc e eu procuro verificar o que estão a propor de novedoso de auspicioso e de interessante sobre esses temas que eu conheço um pouco melhor e a minha a minha participação política ela é muito assim é
tranquila e reflexiva em termos de análise dos programas e em termos daquilo que eu considero eu diria mais fundamental para a sociedade que é a minha sempre disposto a ouvir ideias discordantes Se divergentes e sobretudo disposto a considerar o argumento do outro superior ao meu e portanto disposto a mudar de ideia em nome de uma ideia que me convença como superior a minha que é a própria ideia de tolerância que eu acho que é sem essa a democracia fica muito muito instável digamos assim então é eu eu acho que A pergunta foi sobre a política
na juventude e realmente ou eu não me lembro bem ou então ela foi muito pálida muito muito esgarçada muito muito empobrecida eu me lembro de uma eleição para prefeito envolvendo Jânio Quadros Fernando Henrique Cardoso e Eduardo Suplicy e eu procurei me informar de maneira muito muito tranquila a respeito das propostas dos candidatos e eventualmente até refletir sobre essas propostas no sentido de identificar a melhor candidatura e sempre fiz isso E continuo fazendo isso de tal maneira que vai ser muito difícil me ver por aí é esbravejando e vou se ferrando palavras chulas apenas por conta
do pertencimento a uma ou outra gangue eu eu gosto de refletir sobre as ideias e sobre as propostas por elas mesmas digamos assim Acho que eu respondi né com certeza Clóvis voltando um pouco ao estoicismo e falar um pouco de cinismo também do sínicos o estoicismo em relação a essa coisa de você resiliência né Muito é muito relacionada a resiliência a capacidade de você se manter firme a sua propósito mesmo que vocês tome pancada o que tem isso no estoicismo tem a ver mesmo tem muito a ver tem muito a ver Vamos pensar assim com
a guarda baixa temos o mundo diante de nós e o mundo diante de nós nos é circunstancialmente desfavorável e nos a pequena potência nos entristece a resiliência precisa disso não há que falar em resiliência é no meio da de uma celebração de uma festa de uma alegria de uma transa etc resiliência é sempre diante de um mundo hostil Portanto o cenário É um cenário de tristeza ou de dor bom é claro que essa tristeza poderá ter como consequência poderá inviabilizar aquela iniciativa ou essa tristeza poderá ser vencida então a pergunta é como é que você
vence o vetor da tristeza que é a queda da potência de agir você vence com um vetor contrário que é ganho de potência então a pergunta é como é que você vai ganhar potência se o mundo diante de você é a pequena dor entristecedor E aí vem a ideia de que não é só o mundo que você percebe que faz oscilar a tua potência de agir também tem o mundo que você imagina o mundo que você supõe o mundo que você idealiza o mundo que integra o teu propósito como você disse o mundo e aí
diante desse mundo a imaginação poderá ou a pequena área potência ou alavancar a potência quando o mundo imaginado do tipo vai chover no final de semana ainda não chegou o final de semana e você se a pequena esse a pequenamento que tem como causa o mundo imaginado recebe o nome de temor que é o pessoal chama de medo eu tenho medo que chova final de semana e a minha viagem para praia pronto seja uma merda sabe o caso Clássico O que que é o medo queda de potência que tem como causa o mundo imaginado entenda
que se você chegar lá e tiver chovendo mesmo aí é tristeza porque a causa aí é o mundo percebido Real Tá certo agora tem a possibilidade de você imaginar um mundo auspicioso o mundo bom nesse caso a potência sobe Eu imagino que vai fazer sol que é o contrário do medo é a diga é esperança é Esperança Olha só temos um filósofo na mesa Olha aí um filósofo na mesa o contrário do temor é esperança e o que a esperança é um ganho de potência que tem como causa o mundo imaginado auspicioso desejável que não
é a mesma coisa que fé Não não é a mesma coisa que fé porque a esperança é um afeto e a fé é uma certeza cognitiva a respeito de um mundo não percebido não comprovável Então veja que interessante a resiliência é a vitória da esperança sobre a tristeza Você tem o vetor da esperança que é ganho de potência Com base no mundo imaginário que triunfa sobre o vetor da tristeza que tem como causa o mundo percebido é quando a esperança vence a tristeza a frase que se notabilizou aí na política o medo venceu a esperança
a esperança venceu o medo ele já tá é mas na resiliência não a regência não é uma vitória do medo da Esperança sobre o medo não é é a vitória de uma imaginação sobre a outra não a resiliência é a Vitória difícil da Esperança mundo imaginado sobre a tristeza que tem como causa o mundo percebido entendi por que que é difícil essa vitória porque o mundo percebido ele é uma causalidade mais forte mais Cristalina mais clara é o mundo que está na sua frente atômica e quanto que o mundo imaginava que também é átomo Porque
tudo que existe é átomos e vazio o pensamento também átomos e vazio mas a imaginação ela é mais fluida ela é mais desgraçada ela é mais instável do que a percepção por isso é o normal é a tristeza vencer a esperança é a a esperança venceu o medo é Davi ganhar de Golias e isso é resiliência gente ficou claro que eu expliquei não é então pois o estoicismo é a filosofia da resiliência Vamos colocar o exemplo de amizade eu coloco eu coloco a minha esperança de que aquele amigo vai me ser fiel vai ser um
amigo e a realidade é o contrário é um li te traindo sacana contigo a resiliência tá em entender o mundo é como ele é E assumir que isso é possível ou mudar essa realidade através de outra coisa não aí não tem Regência não aí é sacanagem mesmo entendeu É totalmente torto esquisito não tem como já estou retirando o elogio não tem nada a ver é quando nesse caso é o seguinte funciona com um amigo é porque você colocou uma esperança em algo que no final das contas observa é o que acontece aí nesse teu caso
que você ao longo de uma trajetória e através da observação através da experiência através da análise do outro e através do discurso do outro em suma de tudo que o outro te ofereceu você já era digamos expectativas sobre o seu comportamento futuro Tá certo isso essa expectativa pode ser reforçada por declarações em cartas de intenção do tipo a gente é amigo eu nunca vou te trair tamo junto de certo e tal muito bem todo o teu problema é um problema de traição e fidelidade a fidelidade ela é uma virtude esgarçada no tempo esticada no tempo
Fidelidade é no momento da ação você usar como referência efetiva um contrato uma promessa um pacto uma garantia a fidelidade ela pressupõe um respeito ao passado sobretudo esse passado aí um passado de garantias de pactos de promessas etc na hora de escolher um caminho aqui cinco anos depois eu vou levar em conta aqui cinco anos atrás perceba que a referência poderia ser outra porque porque entre o tempo a e o tempo B a ocorrências algumas até imprevisíveis no tempo a e podem ser ocorrências Que sujeira que surgiram vantagens ganhos Prazeres etc é desde que aquela
aquele pacto anterior não seja honrado então aí você tem um problema uma sinuca de bico vantajoso uma questão é a fidelidade na contramão da fidelidade você tem a oportunidade então para quem gosta dos ismos o fidelismo contra O oportunismo Então eu não sei se você entendeu mas é muito raro nos dias de hoje o sujeito se dá ao Luxo de não aproveitar uma oportunidade de ganho porque porque o mundo é muito competitivo é preciso ganhar sempre e não dá para você abrir mão de qualquer maneira a possibilidade de abrir mão de uma vantagem em nome
de um pacto anterior mais ou menos como um vendedor que vende por x chega meia hora depois chega um outro comprador e oferece 5 x por aquele produto não é um produto de produção em série é um produto que só tem um mais ou menos como qualquer coisa aqui no teu cenário só tem um então é o cara fala bom 5x [ __ ] eu digo que queimou é muito etc a infidelidade né porque houve infidelidade em nome de uma vantagem de um ganho etc então é voltando ao caso do teu amigo né Vamos colocar
o nome dele de paquito então Paquito é Manteve relação de amizade de amizade de fidelidade de companheirismo de troca etc etc muito bem tudo isso fez pensar em comportamento futuros justificou expectativas mas surgem oportunidades de meio de caminho E aí esse seu amigo é decide digamos desconsiderar O que foi sugerido prometido pactuado contratuado anteriormente em nome de uma vantagem que se apresentou circunstancialmente você perguntar o vinho provavelmente eu tenho que respeitar o que eu prometi eu vou aproveitar [ __ ] você velho chato é moralista insuportável e não sei quem tal né Eu quero me
dar bem eu quero Então mas presta atenção sabe por quê interessante porque você já deve ter ouvido falar em sustentabilidade e já deve ter ouvido a insustentabilidade do negócio ou seja imagina que os franceses chamam até de deter durabilidade sustentabilidade Ou seja eu vou agir agora tendo como referência a proteção do ganho de amanhã claro que o ganho de amanhã não é o ganho de amanhã mas é antecipação do ganho de amanhã que eu posso fazer hoje então eu não vou fazer nada hoje que Eu presumo hoje possa comprometer o ganho de amanhã isso é
sustentabilidade tá perfeito é claro que tem ambiental tem algo mas disso já se falou muito tô falando do negócio Qual é a condição da sustentabilidade é que o cara que me procurou hoje porque confia hoje em mim possa voltar amanhã então animado quanto eu pergunto a você Se você começar a Cavar a desconfiança a sua volta sabe é vai chegar uma hora que o ganho de hoje É ingragável amanhã o negócio de tornou-se insustentável porque você é escroto né é simples assim o cara que é escroto nas relações ele semeia desconfiança e Portanto ele não
é esperar do amanhã um ganho nem equivalente ao de hoje porque porque quem um dia entrou na sua loja cheio de confiança não não repete e o que é pior o que é pior escute pakito não é só o cara o amigo não o amigo não vai se contentar dele não voltar na loja ele vai usar a internet ali naquele cara é um escroto ele me vendeu o carro não acredite nele não sei o quê e o cara tem cinco carnes seguidores compartilhados Juliete compartilha então ele tem outro amigo entendeu que este tem trilhões o
Whindersson Nunes compartilhe é o seguinte o cara me fodeu na esquina na primeira curva ah deixa comigo tava lá então velho é o seguinte se você é escrotinho e só pensa em você ainda assim a fidelidade é é se pensar agora claro você poderia ser melhorzinho é tipo moralmente mais Digno e ser fiel não pela pelo eventual insustentabilidade do seu negócio mas ser fiel pela dignidade da sua existência ser fiel pelo valor da tua palavra ser fiel pela confiabilidade dos teus propósitos princípios eu realmente continuar ganhando amanhã não mas vamos ao time de que moral
dignidade não é o seu forte não é não tem problema não é nunca foi tal coisa mas ainda assim se toca porque se começar a zoar o barraco com todo mundo e muito pouco tempo ninguém mais toca a campainha mas isso e a gente levar também para relacionamento me faz pensar que tudo é questão de conversa né Tipo a gente tinha um trato aqui e quando mudar para um dos dois chegar e falar então agora não tá tão vantajoso pode falar disso é que a maioria das pessoas não conversa e age não até porque muitas
vezes se dispô a conversar é às vezes vem acompanhado de uma tristeza presumida entendeu pensei coisa no meio do caminho apoio Então é coisa da vida lá que a gente combina as relações quer dizer você chega e diz ó é uai né as coisas foram acontecendo de tal jeito que o que era não é mais então eu sei que eu disse alguma coisa e tal mas eu te dou a chance de continuar a relação né eu não vou é sei que errei e isso E agora o que que a gente faz com isso mudou e
é por isso que os pactos eles devem ser por seu turno mais inteligente ajuizados e precavidos quer dizer ao invés de dizer gratuitamente estamos juntos para qualquer não é é as coisas podem mudar qualquer momento como as coisas estão hoje nossa resolução é super prazerosa etc e tal eu sei que isso te frustra um pouco porque talvez você Esperasse que eu te dissesse que você é o meu melhor amigo pro resto da vida e pai mas eu sei que as coisas podem se alterar podem se mudar nós não controlamos completamente o mundo não controlamos os
afetos em grande medida e portanto é eu não quero me comprometer E aí você joga Limpo até correndo risco do cara dizer quer saber eu preciso de gente mais ponta firme bacana né bacana segue teu caminho não há canaisse de parte a parte o [ __ ] é que não é assim que costuma acontecer o [ __ ] é que as pessoas além da infidelidade para encobrir a infidelidade elas elas burrifam a infidelidade de canalhice mentira ilusão etc para camuflar exato entendeu Eu vendi por 5x ao invés de dizer sabe o que que é eu
te vendi por x chegou o cara 5x como isso aqui é uma loja que precisa de lucro eu acabei pisando na bola com você mas é o seguinte eu vou tentar te recompensar eu vou encontrar outro desse tal coisa e tal se você quiser me mandar a merda mande mais eu não pude deixar de fazer o negócio eu sei que você tá Decepcionado comigo mas eu tô aqui com a cara limpa te explicando o que aconteceu não isso não acontece quase nunca o que acontece é você Dizer pegou fogo entraram cinco caras com metralhadora botaram
na minha testa e Só levaram o teu chapéu velho e aí você acredita e agora e agora e aí cara o cara acaba encontrando o que comprou o chapéu no na primeira ida ao cinema é um é um é um é um é um drama é um pastelão italiano previsível é uma coisa então no final das contas o que provavelmente Que fique claro hein é eu falo isso explicando os conceitos nada tem a ver com o modos Operandi que que me tornem imune a todas essas coisas que eu explico tá todo mundo isso aí é
não sou candidato a nada sou só um explicador de conceitos né então mas que fique claro é é seria legal ao longo de uma relação você corrigir expectativas de maneira homeopática Quase Ah é eu sei que estamos em matrimônio e que demos garantias incríveis uns aos outros mais saúde na doença eu tenho encantamento por esse tipo de de corpo ou de jeito de ser não e eu só descobri agora inclusive eu te dou a chance de se considerar um assim aborrecida e destratada na sua expectativa mas estou jogando aberto com você que talvez tenha sido
sugerida no passado ela não tá existindo aí a pessoa pega e fala então quer saber tchau tá tudo certo e a pessoa tem que dizer eu me relacionei com alguém fora da curva porque numa situação análoga vai tudo por baixo do tapete Ninguém fala nada depois de 20 anos na hora de separar a pessoa vira e fala mesmo não sei com quem eu fui casado porque porque então levanta o tapete deve ter até um dinossauro debaixo do tapete entendeu então quer dizer no final das contas a gente tem a possibilidade de é jogar aberto com
as pessoas todas O problema é que isso implica num custo imenso implica um custo imenso porque Porque como essa conduta é uma conduta relativamente excepcional e o que se espera é outro tipo de postura na hora que você joga Franco você causa espécie causa desamparo causa mal estar ele não tá ele não tá preparado para verdade não estará nunca né Tem uma escola filosófica que que bate que a gente tenha que mentir para para viver bem ou não que eu não que eu conheço seria muito esquisito né mas é pelo contrário O que há é
alguém dizendo que a verdade é um imperativo categórico é dizer a verdade é um imperativo categórico simplesmente porque a mentira não pode ser uma regra Universal porque senão ela não funcionaria ela tem que ser exceção ela tem que ser exceção se você me empresta uma grana e me pergunta você vai me pagar eu minto sim e digo vou então Você empresta só funciona porque você espera que eu esteja dizendo a verdade verdade é a regra porque se a mentira for a regra você não empresta aí não adianta nem mentir não adianta nem pedir o dinheiro
fora regra não há sociedade então tudo se pressupor a presunção é que você se chama como se apresentou seja quem diz que é tenha vivido Como diz que viveu Essa é a presunção até não tinha pensado nisso mas a gente parte do pressuposto que tatuado falando a verdade pode partir do pressuposto da mentira porque senão nada se sustenta né você chega aí senta e fala Olha é isso aqui é um podcast não é não é não Nós estamos online ao vivo não estamos na terceira você fala vai para o inferno velho não tem como se
relacionar né então a relação pressupõe uma presunção de veracidade é a regra é por isso que a mentira Só pode ser o privilégio do canal só pode ser excepcional só pode porque senão ela não funcionaria de forma nenhuma ela só funciona sendo a verdade Como regra o Kant tem um texto Porque devemos dizer a verdade mesmo quando dizendo a verdade os efeitos são piores do que dizer a mentira é o texto é o título é imagina para vender em livraria isso mas a ideia é essa quer dizer não existe essa de você chegar e dizer
ó eu vou ter que mentir porque eu tô falando de Estágios de saúde de gravidade avançada eu tô falando de risco iminente de morte eu tô falando de situações éticas pendentes né então o que diz Kant é a verdade é um imperativo categórico e a palavra categórico quer dizer o seguinte ela não admite negociação antes nenhum tipo de situação específica justamente porque é ela Universal é a verdade que pode servir de regra Universal não a mentira é claro que haverá quem tem a levantado a mão para discordar que algumas mentiras são necessárias por exemplo mentir
para o seu filho por exemplo na volta a gente compra é isso não sei se é tão necessário mas falando em filho você tem aí um regime autoritário qualquer alguma coisa com 1984 ou gastar pouco nazismo etc e aí então você esconde o seu filho no porão da sua casa certo então chega o oficial da questão uma família francesa escondida lá embaixo e aí o cara pega e fala eu queria saber se fulano de tal está aí se você for consultar Crítica da Razão prática de Kant é preciso dizer está escondido no porão É verdade
mas escuta essa tua verdade o que fez foi decretar uma injustiça profunda foi facilitar uma crueldade foi entendeu haverá sempre argumento Claro haverá sempre argumento né então é por conta disso tudo é tudo Sempre que falamos de questões éticas nos deparamos com uma extraordinária complexidade todos os argumentos são de certo modo problematizáveis e os valores são complexos afinal de contas a fidelidade é muito importante a gente disse aqui né mas outros valores importantes que podem se encontrar por a fidelidade como por exemplo você diz olha Aconteça o que acontecer eu estarei aqui Você pode me
encontrar a qualquer momento e lugar etc e aí Acontece uma coisa Qualquer que você tem que se ausentar etc Então você tem um valor contra o outro né rapidamente Você tem o valor da disciplina por exemplo esses cara que acorda 5:00 da manhã banho e volta agachamentos e você tem o valor do repouso eh de repente não precisa acordar 5 horas da manhã para quem mora num asilo de idosos então é o final das contas a ética é um entendimento sempre aperfeiçoável a respeito do melhor modo de interagir do jeito mais justo de interagir em
cima de valores que são concretos da vida que está sendo vivida ali e não são é suposições é que transcendam um cenário concreto de convivência Por isso você tem a ética dos médicos a ética dos Advogados a ética sempre que houver um coletivo disposto a aperfeiçoar a convivência haverá ética e sempre tem essa questão do da ética da moral né você salvaria teu filho mesmo que 100 mil pessoas morressem Qual que é o certo é o certo você salvar mil cem mil pessoas ou salvar teu filho e aí quem vai julgar isso né os gregos
eles chamavam isso de tragédia o que que é o trágico o trágico é exatamente isso é você ser colocado numa situação de um lado é ruim do outro lado é ruim sinuca de bico é uma sinuca de bico de natureza moral são as decisões dos Generais eu eu vou dar esse exemplo eu já tô ficando para jogar que eu tô ficando meio meio cansado então a gente vai indo né eu mas Agamenon era o líder do exército ateniense contra os Troianos você sabe da guerra de Tróia que aconteceu por causa de uma sacanagem Afrodite deu
apari príncipe Troiano a faculdade de seduzir a mulher que ele quisesse e ele resolveu seduzir Helena mulher de menelau o rei de Esparta E aí Claro deu a treta toda e o rei o chefe das Forças Armadas gregas era Agamenon você pode imaginar não ia ter outra guerra como essa em vida era o momento era o coisa era ou né era eu entrar na USP lá era agora nunca era não sei que era né o cara se preparou a vida inteira aquilo era ioi e alguém chega para cá não e diz olha você só tem
chance de ganhar essa guerra se você sacrificar Efigênia sua filha aí você tem o sentimento trágico da vida Total Agamenon acaba sacrificando Efigênia Por isso as tropas chegam e Agamenon acaba de certa maneira vencendo a guerra mas a coisa não termina aí quer dizer não é só a tristeza de ter sacrificado a filha a critter mestra mulher de Agamenon também não gostou da história arrumou um amante e junto com amante matou Agamenon quando ele voltou falei alguma coisa vai longe velho olha de um lado [ __ ] olha Do Outro Lado [ __ ] Essa
é o trágico da vida e é preciso dignidade diante do trágico da vida para vida não é uma publicidade de Shampoo a vida é assim a vida é séria os gregos eram gente séria eram gente que considerava o trágico da vida na sua exata dimensão né alguém um dia vira para mim e diz qual é o lado bom de ter ficado doente e perdido a visão nenhum Ah mas sempre tem o lado cheio lá do vazio do copo este copo está vazio quem enxergava e deixa de Enxergar se fodeu não tem lado bom nenhum certo
é coisa séria Z Ah mas desenvolve outros isso leva anos para desenvolver minimamente outros sentidos não é assim ô perdi a visão Nossa tô com Tato velho não funciona assim ah e o Braille Braile é dificílimo leva muito tempo aprender e depois de velha pra gente impossível porque requer habilidades de juventude requer coisa não é muito ruim não perca então quer dizer eu no final das contas é a gente vive num mundo é que faz a Apologia do lado cheio do copo e eu queria fazer Apologia do lado vazio do copo porque sabe por quê
Porque quando você chega com o copo vazio é você consegue se enriquecer você se dispõe a aprender você dá a chance do outro de ensinar o copo vazio se você já chega com o copo transbordando cheio de certezas cheio de vantagens cheio de louros cheio de vitórias cheio de coisa O máximo que o cara pode fazer é virar as costas ele não tem como agregar ele não tem como acrescentar então eu sou uma apologista do lado vazio eu sou uma apologista do que falta esvaziamento porque só o que falta permitirá é o enriquecimento Concordo concordo
maravilhoso só para completar das escolas o cinismo em relação aos estoicismo seria o que é então vamos lá o cinismo é tem muito a ver com aquela coisa de preparar para o sofrimento é a escola da preparação é o os cínicos é que falava do peixe puxado pelo é isso agora é o que talvez pudéssemos ter mencionado né é você imaginar um tipo de escola filosófica que desconfia da possibilidade de conhecer o mundo Sabe aquela pergunta o que que tem que passar pela minha cabeça para eu ter certeza de que conheço o mundo né Será
que eu preciso por exemplo uma árvore quer conhecer uma árvore Será que eu se eu representar o mar Será que o conhecimento é uma representação mas eh existe identidade entre o mundo representado e o mundo percebido é o que que tem que acontecer e no final das contas depois de muito argumentar os céticos daí o ceticismo É defenderam a tese de que o conhecimento é uma impossibilidade o conhecimento é uma impossibilidade quer dizer o conhecimento pleno e absoluto do mundo é uma impossibilidade é não há como conhecer né É não há é sempre uma fração
nem isso porque uma fração é uma parte e uma parte é plenamente conhecível também não é possível não é o que existe é o mundo caminhando de um lado e a sua mente caminhando por conta própria e a relação entre as duas é uma relação é uma relação que não tem nada que mereça o título de conhecimento o conhecimento tal como nós entendemos pressupõe um domínio pleno a respeito da realidade e isso para o céticos uma é uma impossibilidade justamente né então quer dizer no final das contas é não é possível ter certeza nenhuma né
não é possível ter certeza então por exemplo quando descarte né pegue e fala eu preciso encontrar uma certeza é uma luta contra o ceticismo é uma luta contra uma cerveja Então vamos lá aí ele pega e olha bom as coisas que eu vejo não são seguras porque né a lua e a moeda tem o mesmo tamanho aqui no meu olhar isso me engana bom as coisas que eu imagino também não são seguras que a minha imaginação é muito fluida etc e tal as quimeras que ele falava as coisas a matemática não é segura porque quantas
vezes quando a gente erra em matemática raramente a gente percebe que é ruim em matemática e quem sabe eu esteja completamente enganado o tempo inteiro em matemática então o mundo percebido não é confiável matemática não é confiável acho que meras não são confiáveis isso aqui não é confiável sonho não é confiável pegar confiava [ __ ] duvido duvido duvido duvido duvido duvido não tem nada confiável não tem certeza nenhuma que bosta velho ele levanta põe o casaco estuda uma encena eu não sei se aconteceu e ele disse espera se eu duvido da matemática eu duvido
das experiências sensoriais se eu duvido das quimeras se eu duvido do que posso na minha cabeça eu duvido dos sonhos se eu duvido Não sei então existe uma certeza aí o cara que tá do lado disso qual qual eu duvido Essa é a certeza duvido logo sou o cogito ergo Sul Essa é a certeza a partir da qual se constrói toda a modernidade a certeza da dúvida Esse é o código a modernidade começa aí é a vitória contra o ceticismo você diz que não tem não não só sei que nada é outra coisa mas isso
acontece pelo contrário aí eu eu sei que eu sei eu sei que eu duvido eu sei que eu duvido cogito frase de descarte né em francês penso logo existo e em latim cogito ergo Sul cojito logo sou ou seja esta é uma certeza indiscutível se eu desconfiei da Matemática existe algo em mim que desconfia algo em mim é assim eu falei do desconfiança algo em mim duvida E isto é uma certeza irrefutável vitória sobre um ceticismo exato meu querido Lene Obrigado Clóvis obrigado demais eu fico feliz quando ou se você falar porque eu falo língua
portuguesa Eu leio língua portuguesa eu ouço a língua portuguesa e ouvindo você falar eu fico feliz de entender essa língua porque poucas pessoas usam a língua portuguesa como como você usa fico feliz ah é uma maneira bonita poética de usar a língua portuguesa para dizer coisas é muito relevantes eu acho legal poderia ser muito mais direto mas não você sabe fazer de uma forma que a gente se apaixone pelo conteúdo Então essa eu acho que a diferença eu gosto mais da língua portuguesa porque você usa amendoim aqui olha posso te garantir uma coisa e com
isso eu encerro a minha participação em definitivo então a minha potência de agir se uma hora de palestra perigosamente aproximando do zero zero aquela bateria ainda estamos no Morumbi Aonde a cova da família já espera para com isso Terra revolta para com isso o que eu te diria é o seguinte nunca ninguém me falou nunca já me disseram coisas incríveis muitas elogiosas e outras muitas não uma vez me disseram por exemplo que eu tinha muita dificuldade em explicar as coisas com clareza sério sério aí realmente essa pessoa eu dei os parabéns que eu falei olha
você foi de um innetismo impressionante Já me chamaram de tudo mas que dizer que eu não explico com clareza é a primeira vez quero te agradecer ao seu ponto de vista e Tal Coisa e Tal é a primeira vez que alguém diz que ganha apreço pelo idioma por conta da minha intervenção porque eu misturo umas palavras chulas e eu misturo né uma sacanagem para se fazer entender tá longe de um Machado de Assis tão longe tão longe mas tão longe que eu nem sei como fazer para procurar Valeu querida Um grande abraço sempre que quiser
É Contigo aí passa só o que que o pessoal falou no chat nos comentários que provavelmente a gente já respondeu e termina esse podcast é contigo ó fica à vontade aqui ó o Queijinho aqui enquanto ele lê lá vamos lá a galera a pessoa que mandou aqui alguns super chats aqui perguntando algumas coisas grandes A grande maioria foi respondida né e só tem uma pergunta aqui que eu acho pertinente fazer que é do que é do do David ele falou aqui ele perguntou o que que aconteceu na Copa do Mundo de 2014 porque aí ele
diz aqui acredita em milagres ou ou diz que sou pelo é é se a gente acredita se acredita em milagres né porque enfim eu não sei não entendi nada Eu também não entendi o que ele quis dizer aqui sobre a Copa do Mundo né achei que o professor já teria comentado sobre isso em algum lugar o que acontece é que o que eu acho que é bacana é você entender que o sucesso de ontem não há seguro o sucesso de hoje Você pode ter sido aplaudido demais no passado mas a mera reaplicação das fórmulas bem
sucedidas do passado não asseguram a vitória no presente Porque você pode até ter ganho da Alemanha numa final de Campeonato e vai enfrentar a mesma Alemanha a única coisa que tem em comum é o nome Alemanha que o resto os jogadores trocaram todos e aí a chance de dar ruim pode ser grande é isso galera se você chegou até aqui dá like nesse vídeo se inscreva no canal e para provar que você chegou até o final inscreva nos comentários certeza na dúvida que a gente sabe que você chegou até aqui é isso obrigado Mais uma
vez é Um Desafio Ah fala do teu livro onde acha o teu livro para comprar Olha o teu canal você falou que tá ajeitando como agora é contigo aí encerra do jeito que você quiser ó tá tem um pedacinho você deve procurar por um curso que eu estou apresentando sobre os 12 trabalhos de Hércules [Música] todo mundo fala distal de Hércules do [ __ ] forte é força e Como trabalhou esse cara 12 trabalhos de trabalho e aí eu resolvi atrás de um por um e fiz 35 é áudios de uns 15 20 minutos sobre
a vida de Hércules que eu acho que ficou muito bem humorada é o meu jeito de contar viu se tiver alguém implementar mas é o seu jeito de contar corresponde a verdade a sua pergunta é absurda Hércules nunca existiu cada um conta do jeito que quiser eu contei do jeito que eu quis entendeu não tem Hércules é o imaginário aí no Instagram né Por exemplo a maneira de acessar tá no Instagram ano lá no link é chama o curso chama porque é uma sessão que eu tô criando que é deuses e heróis então tem lá
um curso introdutório a mitologia e tem esse do Hércules e eu já tô preparando outros né Depois eu queria convidar você eu vou lançar o livro é para minondas o gato explicador na feira do livro em Buenos Aires já trouxe aqui da outra vez mostramos só que agora tá em espanhol para toda a América Latina em espanhol e nós vamos fazer no insta a minha palestra lá na feira do livro que é a Bienal deles lá né do lançamento é para mim ondas elegato Filosofia é gato filósofo muito bonito então isso também é uma coisa
legal terceira coisa importante é tudo isso pelo que você falou então entra pelo Insta pelo Insta pelo link a gente coloca aqui na descrição É isso mesmo é pelo Insta é pelo Insta que @@cloves de Barros E aí depois tem mais coisa mais coisa eu você tem que assistir o podcast inédita pamonha exato não tem queijo não tem uva não tem salaminho não tem Jujuba não tem Campari tem Úrsula Não tem coisa não tem luz colorida não tem [ __ ] nenhuma ou podcast velho é uma bosta esse podcast né de tapamonha é um lixo
mas pelo menos alguém na vida dessas pessoas terá dito a verdade eu deito na cama põe o celular no peito e põe a televisão ligada sem som e na medida que vou vendo televisão as coisas vem a minha cabeça dormindo não dormindo não aliás estado e as cores vem a minha cabeça e eu falo aí deu 20 25 minutos eu interrompo E aí vai olha agora só quinta-feira que vem não me enche mais o saco aí eu mando por e-mail e tem uma pessoa que edita põe a musiquinha e pa pa e dá a impressão
que é incrível mas é esse lixo aí que eu tô falando é incrível olha aqui e além do mais a gravação é feita eu tenho uma vizinha um pouco descompensada das ideias e ela grita 24 horas por dia ela tem eu eu vou parar por aqui porque desagradável mas é avançada a coisa a gripe ela xinga Então vira e mexe eu tô falando e e e e ela vai escutar [Aplausos] e assim é esse negócio não tem proteção acústica não tem nada até porque o que acontece é que para você encontrar na sociedade quem viabilize
materialmente produção de filosofia não é tão simples quanto encontrar na sociedade quem patrocine coisas digamos mais ligadas ao ao mundo da vida mesmo né então todo mundo acha a filosofia muito legal e tal mas é muito legal para meia dúzia de Malucos é tendo três ou quatro como líderes aí e tal bacana eles se comunicam bem eles falam bem eles dizem que eu chego até a me emocionar e tal mas né É não combina com a questão então do dinheiro então os recursos materiais são singelos Mas isso não impede que já tenhamos chegado a 150
episódios três anos de Podcast sem furar uma semana toda quinta-feira sai um episódio novo faça choque de vez em quando alguém me barra no aeroporto e diz adorei o 111 é que eu vou lembrar Qual é o 111 e e assim é a gente vai impactando procurando lutar procurando oferecer procurando proporcionar aquilo que a gente considera mais importante para nós haverá quem gosta muito haverá quem gosta de menos mas o certo é que a gente precisa fazer um esforço para compensar lacunas de princípio nós vivemos numa sociedade que tem uma relação problemática com a escola
agora parece Ninguém fala em invadir empresas Ninguém fala em invadir organizações de outros tipos mas há milhares de planos de invasão de escola é uma sociedade não entendo isso é uma sociedade que tem uma relação complicada com a escola com a escolaridade com o ensino com o estudo e com o conhecimento só que as coisas não precisam ser para sempre do jeito que elas são hoje cabe a quem está aqui vivendo arregaçar as mangas o Brasil somos nós aqui não tem essa terrestre que chegou para tumultuar aqui somos nós o que não o que não
funciona é responsabilidade nossa aqui somos nós os turistas não são tantos assim para perturbar a nossa perfeita organização aqui somos nós aqui somos nós meu amigo portanto se não é do jeito que você gostaria que fosse sabe não seja não seja assim dizer ah o problema são os outros o problema são não sei quem o problema é quem mora em tal lugar o problema é quem não sei que lá o problema Será mesmo que todos os problemas do mundo estão é vinculados ao outro Será mesmo que não temos nós eu eu responsabilidade nenhuma por aquilo
que nos desagrada por aquilo que nos humilha por aquilo que nos rebaixa como é esfaquear uma professora de mais de 70 anos que depois de se aposentar como pesquisadora foi a escola pública ensinar transmitir seus conhecimentos e e depois de uma comoção inicial de meia hora tudo continua como se como se esperando a próxima catástrofe a próxima Invasão a próxima machadada a próxima agressão pois que aqueles que nos governam de cima a baixo do Federal Municipal do Legislativo ou executivo aqueles que vieram nos pedir a sua confiança por isso que tornam agressão a escola menos
possível menos frequente menos óbvia menos imediata que lutam por isso de maneira séria séria e não e não lamento resignado como Se Tudo fosse mesmo inexorável e sem defesa aqui o meu Manifesto o meu Manifesto em defesa de uma sociedade que Ame a escola ao invés de modo truculento e covarde agrida sem limite sem justificativa parente sem sem nenhum explicação plausível será possível que cada um de nós não será capaz de sensibilizar com o tempo em que na escola aprendeu quase tudo que sabe não podemos ter empatia por um professor que perde a vida ensinando
Somos convidados a resignadamente comentar Nossa que absurdo não qual é o problema o que a escola simboliza a escola simboliza o futuro é o futuro que se pretende aniquilar é o futuro que se pretende agredir a escola simboliza o conhecimento Qual o ranço com o conhecimento Aonde está o problema com o conhecimento Aonde está o desagrado com o conhecimento então se eu passei a vida inteira educando e passei a vida inteira na escola terminar a vida olhando para uma sociedade que agride diariamente É no mínimo assinaram um atestado de fracasso existencial o mais Cabal possível
era isso tá feito Manifesto concordo em gênero número grau fizemos aqui um especial sobre isso sobre sobre essa onda de ataques Então nem uma olhada com especialistas falando que pode ser feito e obrigado Mais uma vez Professor Clóvis Obrigado Marina que teve aqui com a gente e fiquem com Deus até mais
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