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bom retomando depois uma semana de interrupção retomando o estudo do Levítico nós hoje vamos trazer assim alguns ângulos diferentes uma abordagem panorâmica uma visão geral mas um ângulo diferente do que a gente tem trazido nas outras nas outras reuniões é porque diz a sabedoria do povo hebreu que a Torá tem 70 faes então a gente nunca deve eh se apaixonar por uma expressão por uma interpretação ou por por um ângulo de penetração no texto porque o texto ele pode ser abordado de de modos muito diversos e é como uma grande montanha você pode subi-la em
360º né e e cada ângulo da subida cada caminho que você escolhe para subir reserva uma paisagem experiências diferentes e a gente achou interessante também trazer essa nova abordagem porque depois que a irmã aa tem trazido o curso da carta aos hebreus e a gente não não pode deixar de eh as luzes da segunda revelação do Evangelho deixar de aproveitar essas luzes para Interpretação da Bíblia Hebraica do Antigo Testamento e nós já afirmamos aqui que a nossa intenção é sempre conjugar primeira segunda e terceira Revelação e porque quando a gente une essa sabedoria do velho
testamento a a luz imperecível do novo testamento e as luzes da doutrina espírita nós conseguimos um um conjunto bastante proveitoso pra gente então vamos lá eu trouxe aqui um um um texto de Emanuel que a gente sempre repete mas eu vou citar rapidamente está a caminho da luz no Capítulo 7 emano diz assim o antigo testamento é um repositório de conhecimentos secretos repositório de conhecimentos secretos dos iniciados do povo Judeu e que somente os grandes Mestres da raça poderiam interpretá-lo fielmente nas épocas Mais remotas e aí ele continua os livros dos Profetas israelitas estão saturados
de palavras enigmáticas e simbólicas palavras enigmáticas e simbólicas constituindo um momento parcialmente decifrado da ciência secreta dos hebreus né ele usa a palavra monumento chamando a nossa atenção para estrutura pra arquitetura pra forma contudo e não obstante a sua feição esfa aí ele tá trazendo a ideia da Esfinge da pirâmide que é também uma estrutura arquitetônica né e a ideia da Esfinge é que ela é um enigma então se você não decifrar o enigma a esfinge te devora Esse é o sentido é interessante ele usar a esfinge porque ela lembra a passagem do povo hebreu
no Egito a educação de mois junto aos sacerdotes egípcios o acesso que ele teve ao culto iniciático aos conhecimentos do Egito e também a ideia da estrutura porque quando eu olho para uma pirâmide fica muito claro que eu estou diante de uma estrutura arquitetônica tridimensional mas quando eu olho para um livro do velho testamento ou por um livro do Novo Testamento Nem sempre eu consigo ver estrutura Então as pessoas costumam ver apenas um amontoado de frases e elas não conseguem conectar essas frases elas não conseguem perceber a estrutura arquitetônica porque aquilo é um edifício mas
não de Pedras de palavras e tem uma forma então não obstante a sua feição esfinge ética é no conjunto um poema de eternas claridades né mais uma vez o poema tem forma tem ritmo também respeita um padrão né seus cânticos de amor e de esperança Olha que interessante eman tá se referindo ao velho testamento seus cânticos de amor e às vezes nós não conseguimos ver amor no velho testamento né só Conseguimos ver dureza rigidez falta de flexibilidade no entanto ele tá dizendo que seus cânticos de amor de esperança atravessam as eras com o mesmo sabor
indestrutível de crença e beleza n então tem muita gente querendo destruir o velho testamento querendo diminuir o velho testamento querendo abolir o velho testamento mas em tá dizendo que o seu sabor é indestrutível e ele tá sabor de crença de beleza é uma uma obra de arte espiritual é por isso que a par do Evangelho ao lado do Evangelho né está o velho testamento tocado de clarões imortais para a visão espiritual de todos os corações Então se a gente se aproxima do Velho Testamento com uma visão humana visão mortal não vê poema não vê clarão
imortal não vê forma não vê Cântico não vê beleza não vê inspiração porque ele é destinado à visão espiritual dos corações n porque a compreensão do velho testamento só pode se dar pelo coração uma perfeita conexão une as duas leis Olha o velho e o novo que representam duas etapas diferentes do Progresso humano duas etapas infância maioridade duas etapas n ninguém se torna ninguém adentra A maioridade sem passar pela infância e na infância estão todos os traços do homem no futuro então ninguém avança negando as suas origens não podemos fazer isso né são duas etapas
do Progresso humano Moisés com a expressão Rude expressão rud da sua palavra primitiva recebe do mundo espiritual as leis básicas do Sinai construindo Olha a palavra construir de novo construindo desse modo o artigo definido o grande Alicerce do aperfeiçoamento moral do mundo né é curioso falar de Moisés como um Construtor que nós vamos ver aqui Como que o tabernáculo ocupa uma posição Central no Levítico quer dizer o tabernáculo é o centro do Levítico Só existe o livro Levítico porque Moisés recebeu a ordem de construir um Tabernáculo então é interessante emel retomando aqui né ele construiu
desse modo o grande Alicerce do aperfeiçoamento moral do mundo aperfeiçoamento moral e Jesus no Tabor Olha que interessante Então ele tá lidando com duas montanhas o Monte Sinai e o Monte Tabor no Monte Sinai a teofania da primeira Revelação no Monte Tabor a teofania da segunda Revelação então no e Jesus no Tabor ensina a humanidade a desferir das Sombras da terra o seu v Divino para as luzes do céu não é então se Moisés é aperfeiçoamento moral dos homens na terra Jesus é o voo para a transcendência né o propósito do Cristo é nos dar
duas asas para que a gente voe em direção ao Celeste ao infinito a transcendência ao espiritual n que a gente ultrapasse os estreitos limites da terra Então é quase que um resgate não uma abdução a abdução é um rápido aqui não aqui é um voo então a asa ela é Até que a criatura tem sabedoria e amor suficiente para transcender né Então as bases trazidas por Moisés são as bases da Renovação moral e da justiça para que nós tenhamos um mundo absolutamente justo fraterno perfeito mas Jesus é para Além disso o propósito de Jesus é
a transcendência n é interessante Então esse é o texto básico aí de Emanuel pra gente lembrar né E aí a gente volta agora com um novo olhar para o Levítico nós já falamos das duas partes do Levítico do sistema de sacrifício da aproximação de Deus depois da comunhão com Deus falamos do corban que é a oferenda o sacrifício né não se chama sacrifício nem oferenda em hebraico é corban que cuja raiz é carav que é a próxima aproximar-se então toda a oferenda é um ato de aproximação de Deus que purifica espia e santifica consagra para
que a criatura possa estar diante de Deus Então esse é o sentido da oferenda já comentamos sobre isso mas hoje nós vamos pegar um outro caminho vamos olhar para um outro ângulo quando Jesus faz uma subida está em Lucas 8 e faz uma viagem a Jerusalém que é a última Ele chegando em Jerusalém procura lhe um doutor da lei o doutor da lei diz assim para ele mestre que devo fazer para herdar a vida eterna Esse é o porque na tradição Hebraica Canaã Terra Prometida mundo vindouro ressurreição Regeneração do mundo Redenção espiritual é simplesmente chamado
de vida eterna olam rabá mundo vid ouro ou vida eterna vida Futura é isso n e a ideia clara que se tem é que não é qualquer pessoa que pode entrar na Terra Prometida não é diz Inclusive a tradição hebraica que só os justos herdarão a vida eterna os justos de todas as nações Olha que coisa curiosa não só da Nação Hebraica de todas as nações os justos n mas não podemos cair numa armadilha que a palavra justiça em hebraico ela é 1 milhão de vezes mais Ampla do que a nossa oec que é justiça
em hebraico inclui inclusive caridade caridade em hebraic Etec Justiça Etec então a justiça ela engloba o ser justo ser Conforme a lei Mas engloba também o amor a misericórdia o perdão a caridade tudo isso é justiça Então não é uma Justiça humana é uma Justiça na Perspectiva Divina porque a justiça divina também ela não é bipartida ela é Una ela tem elementos de posição mas tem também elementos de Misericórdia então a justiça divina é muito mais amplo É nesse sentido do justo e a gente encontra isso também no Livro dos Espíritos quando Kardec pergunta né
Qual o caráter do verdade do verdadeiro Homem de bem Como é que seria o aí eles falam assim o do homem justo porque ele aplicaria da forma mais perfeita a lei de Justiça E carid então não basta só a lei de justiça é preciso a de amor e caridade para ser o justo que o velho testamento se refere e depois mais na frente mais FR um pouquinho mais na mesma questão ele fala que Jesus foi esse justo esse ser que consegi incorporar noo os Justiça do amor e da caridade né então quando ele pergunta que
eu devo fazer para herdar a vida eterna havia várias respostas né talvez a mais direta fosse cumprir os 613 mandamentos Porque não são só 10 São 613 talvez essa fosse a resposta mais mais direta mas mas já no talmude de Jerusalém os sábios faziam um resumo dos 613 olha aqui já resumiam nos des e nos chamar que é Amarás o Senhor teu Deus de todo coração de todo né ouve Israel o Senhor nosso Deus é um Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma com todas as suas forças
então ele já entendiam que os 10 mandamentos eram um resumo porque os quatro primeiros mandamentos dizem respeito à relação com Deus e os seis últimos mandamentos dizem respeito à relação com o semelhante e buscavam resumia os 10 no chemar então isso já está no talmud de Jerusalém depois eu vou trazer o texto aqui aqui na próxima reunião para só pra gente não não prender no detalhe né mas lá que que eles fazem já resumem os 10 no chamar e é isso que o doutor da Lei faz quando Jesus Pergunta assim que tá escrito na lei
que é o que nós estamos fazendo aqui que que tá escrito o que tá escrito eu dou texto aqui como L aí que tá a diferença E hoje nós estamos fazendo uma leitura diferente e aí o doutor da Lei vai assim de uma maneira muito interessante ele diz amará o Senhor teu Deus todo teu coração né Deuteronômio 6:4 é o chamar ouve Israel o principal texto hebraico é o coração da primeira Revelação tanto que o chemar ele precisava ser recitado de manhã no meio do dia e à noite três vezes ao dia ele é o
texto fundamental ele é o DNA é dele que sai tudo mas ele não cita só esse texto ele diz assim e Amarás ao teu próximo como a ti mesmo e aí ele cita Levítico 198 Por quê tá falando de herdar a vida eterna tá falando de resumo cita o amar a Deus e amar ao próximo citando o Levítico e aí ele faz uma indagação porque ninguém tem dúvida quem é Deus ninguém tem dúvida que Deus é onipotente pelo menos o doutor da Lei não não tinha ninguém tem dúvida de que nós temos que estabelecer uma
relação com Deus isso aí O sacerdote o doutor da Lei sabia todo o livro fala de aproximação de Deus de relação com Deus de união com Deus de comunhão com Deus a própria definição de fé é uma definição que implica uma relação de fidelidade eu sou fiel a Deus e Deus me julga digno de credibilidade se eu for fiel né então é uma via de Mão Dupla fé nesse sentido de fidelidade de relação íntima em que há confiança mútua entre as partes então isso ele não tinha dúvida a dúvida é no amar ao próximo quem
é o próximo como é que ama o próximo é qualquer próximo mesmo temum Será que o próximo é só o da minha cor é só o da minha religião né então será que eu tenho que amar só quem é da minha religião só quem é do meu partido político só quem concorda comigo então as dúvidas vêm da relação com o outro e aí a gente Jesus ao responder a essas dúvidas conta a parábola do Bom Samaritano e deve estar todo mundo achando assim meu Deus do céu onde que isso vai parar já não tô entendendo
as relações que estão sendo feitas hoje então vamos lá pra estrutura a gente escreveu um pouquinho dessa estrutura no livro parábola de Jesus teresse contexto mas hoje eu vou trazer aqui a estrutura da parábola do bom samaritano para o Levítico que é a mesma estrutura da carta aos hebreus carta aos hebreus parábola do bom samaritano Levítico será que dá Vamos tentar pelo menos né então vamos lá primeira coisa que nós precisamos refletir Quando Moisés tira o povo do Egito está em números 12 que que ele faz ele já leva direto o povo pra terra prometida
direto chega na ponta manda os Espiões fala dá uma espiada e os Espiões voltam com versões divergentes né a terra maravilhosa todo mundo concordava uma terra maravilhosa uma terra de bênção de dádiva de de despertar o interesse de todo mundo mas ela tá ocupada os homens são gigantes Eles são muito maiores nós não vamos conseguir N E aí começa a entrar em jogo A Promessa feita por Deus ele prometeu a terra isso na linguagem simbólica é óbvio né então há uma uma rebeldia uma rebeldia a proposta era entrar vamos entrar entra direto mas o povo
se rebela e no que o povo se rebela eles recebem uma expiação aquela geração morreria no deserto anos de peregrinação no deserto A pergunta é e se o povo não tivesse rebelado se o povo tivesse entrado em Canaã se o povo tivesse entrado em Canaã a revelação seria dada onde n como é que seria mas ele não entrou Então a primeira coisa que nos chama atenção aqui é que o velho testamento é um cântico de amor Esperança Porque Deus está sempre amando doando e sempre entregando o melhor e o homem sempre rejeitando o melhor para
ficar com o pior né é essa dicotomia Deus dá o paraíso para Adão Adão despreza o paraíso Porque ele prefere comer o pão com suor do próprio rosto ele prefere a terra cheia de espinhos e Eva prefere parir com dor né então Deus tá sempre oferecendo o Sublime o máximo e o homem sempre rejeitando para ficar com o pior é essa dicotomia o tempo todo o velho testamento é isso a todo momento né Depois Moisés sobe ao Sinai recebe a lei as pedras desce o povo prefere o bezerro de ouro essa tensão vai causando o
quê cada vez que Deus busca o homem mais o homem se afasta de Deus cada vez que Deus dá um passo em direção ao homem o homem dá um passo atrás quando não vira as costas então a imagem talvez a imagem mais profunda para representar Deus foi aquela que Jesus utilizou quando contou a parábola do filho pródico é de um pai eh como é que a gente pode dizer de um pai que saturado de amor né porque o pai da parábola do filho pródigo ele corre coisa que um ancião não faz um Ancião da antiguidade
ele não anda correndo ele não sai correndo porque ele pode cair ele pode tropeçar na sua veste nãoé e e e no mundo oriental o homem é conhecido pela solenidade dos seus passos quanto mais solene ele anda mais respeito ele tem não é então você não vê um ancião correndo porque isso tá isso não tem nada a ver com solenidade isso não tem nada a ver com respeito né então esse pai é um pai que abandonou a solenidade pelo amor ele sai correndo não é o o o homem do Oriente Médio o ancião do Oriente
Médio ele não fica beijando né ele ele dá um beijo ele dá o beijo né na parábola do filho pródigo o pai fica igual eu com João Gabriel ele não gosta eu pego ele começa a beijar ele todo né isso isso isso não tá certo né no mundo antigo não é assim né são as pessoas beijam a mão dele e se ele vai beijar um filho é um beijo esse pai ele beija beija beija beija o filho não é corre beija então Jesus quis pintar um quadro de um pai que perdeu toda a compostura por
amor e querendo chamar a atenção que no velho testamento Deus perde a compostura de tanto que ele ama o homem se afasta e ele se aproxima e o homem dá um passo atrás ele dá dois à frente e ele ele não se cansa o seu amor é Inc n essa a ideia e como é que a gente vê isso no Levítico então n isso foi muito bem colocado pela Ila pela maninha lá na fala dela na carta aos hebreus qual que era a proposta Inicial com Abraão Abraão encontra zedec é isso que ela diz lá
né na na na na aula da Ila que a gente tá até colocando aí no vídeo né thago a gente vai colocar junto aí para todo mundo assistir as aulas dela então um sacerdote precisa ter genealogia nós vamos ver isso né porque ele tem que provar que ele é da família sacerdotal que a família sacerdotal é da Tribo de Levi e que Portanto ele tem tem direito ao sacerdócio então ele tem que trazer lá uma árvore genealógica melquizedec não tem genealogia não é e não tem templo e não tem Moisés e não tem nada e
Abraão encontra esse homem e paga dízimo para ele e esse homem abençoou Abraão então ele é maior do que Abraão porque quem abençoa é maior do que quem é abençoado e e a tradição hebraica né É a tese de doutorado da Ila vai dizer que eh eh melquizedec é o sumo sacerdote espiritual e quando ele recebe Abraão o que que ele faz uma refeição Então como seria o culto a Deus quais seriam as prescrições uma refeição em família Uma grande refeição que a família se une come junto o pai divide o pão na mais absoluta
cumplicidade intimidade amor Fraternidade respeito tolerância mas o que que acontece essa proposta original é abandonada porque Deus tá sempre se aproximando e o homem tá sempre se afastando e nesses conjuntos de [Música] afastamentos foi preciso estabelecer um mecanismo agora novo para tentar minimizar a série sucessiva de afastamentos que mecanismo é esse o culto no Levítico então toda a estrutura ritual do Levítico é eu não sei se eu posso dizer isso né mas vou correr o risco é um paleativo paliativo é uma situação provisória para tentar minimizar o afastamento tamanho era o afastamento tamanha era a
distância dos homens de Deus e tamanho era a distância dos homens entre eles mesmos que era preciso remediar E aí surge Levítico o livro todo uma situação transitória mas ao mesmo tempo pedagógica porque ela também aponta para o futuro então nós podemos dizer que ela é provisória no sentido de que ela é uma árvore pequenininha que um dia vai crescer e se transformar numa árvore frondosa e definitiva por quê Porque nele no Levítico já estão contidos todos os elementos do Futuro É por isso nós estamos estudando Levítico porque se Levítico fosse todo anulado viesse uma
coisa totalmente nova tinha necessidade nenhuma da gente estudando Levítico aqui n então nós podemos chamar de Levítico a semente e o Cristo a árvore aliás eu não tô sendo nem original porque Jesus diz assim eu sou a videira verdadeira ele já se compara a uma árvore à videira e é curioso ser Avira porque é o símbolo que os espíritos pedem para desenhar na introdução do Livro dos Espíritos de dizendo que a videira resume o trabalho do Criador porque o processo por pelo qual passa a uva é o processo da Purificação né a melhor uva é
aquela que recebeu menos água menos nutriente que estava no solo mais eh difícil e e depois ela foi macerada e depois ela sofreu sofreu no Carvalho até se transformar no vinho que lá no Livro dos Espíritos vai dizer é a essência espiritual né então é o símbolo da do Espírito puro Esse é o trabalho do criador é bonito isso aqui né Levítico nós temos a semente e no Cristo a árvore e agora nós vamos estudar a semente para entender os elementos né então vamos lá como é que nós poderíamos dividir o Levítico nessa perspectiva Porque
nós já dividimos em outras perspectivas nessa aqui nessa nós temos o seguinte primeiro o tabernáculo n é Então a primeira coisa do Levítico do início do Leví finalzinho de Êxodo é a ordem para construir o tabernáculo por quê Porque Deus iria fazer morada no meio do povo através do Tabernáculo é o que que isso sugere pra gente que já que Deus não poderia se apresentar diretamente em função dos sucessivos afastamentos ele agora precisa da intermediação de um Tabernáculo e um Tabernáculo tripartido na primeira parte entra todos do Povo na segunda parte que é o lugar
santo só entra O sacerdote e na Tera parte somente o sumo sacerdote e é na terceira parte que Deus está através da coluna da nuvem da presença de Deus que está sob a Arca da Aliança que está no santo dos santos nãoé Então a gente percebe aqui um processo de intermediação não é mais possível o contato direto tamanho o afastamento do hom esse o símbolo né Tá difícil isso difícil tá todo mundo acompanhando alguém quer que volte em algum ponto então agora é o remédio Vamos intermediar intermediar num ciclo trifásico né preciso Vamos guardar essa
palavra intermediar mediação essa é a palavra chave hoje bom se eu tenho um Tabernáculo tripartido a pergunta é o povo o povo hebreu ao algum dia subiu no topo do Sinai e viu Deus Face a Face nunca nunca Quem subiu no topo viu Face a Face foi Moisés o povo sempre ficou no sopé da montanha diz o texto que o povo viu a glória viu a montanha pegando fogo viu a incandescência ouviu a voz ouviu o eco mas não fala que ele viu que o povo todo subiu né então o mais próximo que o povo
chegou Foi da borda da montanha incandescente mas convenhamos já é muito né já é muito viram fogo viram relâmpago ouviram a voz trovão o texto é bonito Porque dis todo mundo viu todo mundo ouviu então que era cego foi curado é isso que diz o midr Quem era cego foi curado Quem era surdo foi curado Quem era paralítico foi curado porque foi até a montanha todos foram então dizia a tradição Hebraica que houve uma cura geral paralíticos cegos surdos mudos todos curados para que todos tivessem acesso à presença ainda que um pouquinho de longe né
porque o afastamento era muito né Essa é a ideia né E Deus tanto amor que incendeia montanhas né incendiou com Elias horas fez pegar fogo Deus está sempre incendiando Paulo diz assim o meu Deus é um fogo devorador né É um amor eu já ia até citar Zeca pagodin mas eu acho que não combina né Eu acho melhor não é melhor outra referência agora não agora no Levítico eu tenho uma presença intermediada a nuvem da presença não é mais o a teofania do Sinai é a nuvem da presença a fumaça é gostoso isso né porque
fumaça fogo né no Sinai fogo que agora é a fumaça já não tá desceu um pouquinho né a fumaça a nuvem a coluna é o eco é um Eco ou como diz os cabalistas uma emanação uma emanação longínqua mais longínqua né só que ele tá no santo dos santos que tá por um véu o santo dos santos está protegido por um véu Ninguém Entra lá nem os sacerdotes que dirá o povo só o sumo sacerdote e o tabernáculo tá no meio então o que que eu preciso tenho o tabernáculo que que eu preciso agora de
um mediador quem é o mediador é o sacerdote O sacerdote é o homem que tá no meio é o homem que cuida de duas relações a relação com Deus de um lado e a relação com o povo com seus iguais então O sacerdote é o homem das relações interpessoais ele é o a pessoa encarregada de cuidar das relações Lembrando que no velho testamento Qual é a relação fundamental básica primordial fundadora é a relação com Deus por isso Amar a Deus sobre todas as coisas a relação fundamental é a nossa relação com Deus a partir da
relação com Deus eu me relaciono com o próximo então a relação com o semelhante é uma relação subsidiária e o sacerdote agora é o mediador né e tem o sacerdote comum e tem o sumo sacerdote que é o máximo mediador por quê porque só ele uma vez por ano entra no santo dos santos onde a presença de Deus se faz mais intensa através da nuvem da da Fumaça da coluna de fumaça etc né Aonde está a presença de Deus então se eu tenho um Tabernáculo mediando a presença de Deus se eu tenho O sacerdote mediando
a mediação que o tabernaco já é mediação O sacerdote é a mediação da mediação aí que que eu vou ter eu vou ter regras de aproximação que é o que nós já falamos aqui Aí nós já falamos eu não vou nem me deter nisso a aproximação de Deus só é feita mediante purificação e sacrifício não é aí eu tenho exigência de pureza do tabernac O Tabernáculo tem que ser puro e tem que ser santo tem que ser santificado quem se aproxima do Tabernáculo O sacerdote O ofertante que é uma pessoa do povo e a própria
oferta a farinha o animal tudo tem que ser purificado Anes então aqui eu tenho rituais de aproximação e de purificação todos são chamados né estão representados no corban o corban é a oferenda é o sacrifício né quem purifica é o o corban quem Pia é o corban e isso ele faz através do sangue porque o sangue é vida então nós vamos voltar nisso aqui depois da aproximação eu tenho as regras de comunhão quem está no Tabernáculo precisa manter-se puro e Santo porque o santo aqui é reservado né já falamos isso separado para Deus e depois
depois que eu faço que eu cumpro todo esse ritual de purificação de santificação o que que acontece o sumo sacerdote entra no yon kipur pede perdão para si e para o povo e ele volta depois que ele entra faz o sacrifício tudo ele volta para o povo com as mãos cheias de dádivas com os dons os dons mediados Então essa é a estrutura do Levítico que que isso tem a ver com parábola do bom samaritano que que isso tem a ver com Hebreus segura coração vamos lá podemos ir agora na velocidade Fórmula 1 podemos Então
vamos lá eu separei aqui itens um primeiro os hebreus eles tinham um um senso Agudo da distância que separa o homem de Deus por quê Porque o homem é um ser fraco perecível miserável sujeito à morte a doença a degeneração as intemperes do tempo da natureza da vida o símbolo do homem é fragilidade ele é a flor do campo que nasce hoje e amanhã morre em um leve sopro o derruba do outro lado da relação está quem o onipotente inalterável transcendente e imanente o todo poderoso então quer dizer há uma distância infinita entre a criatura
e o criador né está em Deuteronômio 4 24 que fala que Deus é santo três vezes né Hebreus meu Deus é um Fogo Consumidor n tudo para dizer o quê que Quando Deus se manifesta a sua luz é fulgurante ela amedronta o homem isso está em Isaías 5:5 Êxodo 20 18 a 19 né quando o absoluto se manifesta o o relativo fica amedrontado o homem é infinitamente mínimo em relação à magnitude de Deus e eles tinham esse senso Eu acho que isso é o o diamante precioso do judaísmo do monoteísmo judaico da primeira Revelação essa
consciência da transcendência de Deus e da fragilidade humana isso é importante bom então nós temos uma questão aqui só pode haver um relacionamento com Deus se houver uma transformação radical do ser humano não é que deve efetuar a transição do nível material para o nível espiritual por qu porque o que que é matéria tudo que é material é perecível está sujeito à lei da transformação do desgaste do envelhecimento da consumação nada que é material permanece na na nada nada então só tem uma maneira do homem estabelecer um relacionamento efetivo com Deus que é absoluto se
ele se transformar se ele se afastar dos seus aspectos materiais e adentrar na sua essência espiritual ou se ele fizer com que a sua essência espiritual sobrepe a sua natureza material porque o homem é composto né tá lá Deus formou Adão do da argila do barro da terra da Adam da argila da terra vermelha por isso ele chama Adam vem de Adam mas o homem não é só material não é só um corpo E aí ele sopra né aí o o homem passa a ser nefes a alma vivente que que é a alma a não
ser o espírito unido ao corpo então é o espírito unido ao ao material se né Essa que a ideia se não houver esse processo de transcendência humana não não há relacionamento com Deus e como é que isso se faz no Levítico através de um processo que nós vamos chamar de consagração ou Santificação Lembrando que a palavra santo em hebraic é codes codes é separado reservado Então vamos lá que que é esse processo o homem o ser humano e o povo não tem a pureza necessária para se aproximar de Deus isso está lá em Êxodo 19:12
e em Êxodo 33 Versículo 3 o o povo o ser humano não tem a pureza necessária ele precisa Então se santificar se purificar e se santificar vamos lá esse é o propósito quer dizer vamos entender aqui porque o propósito não vai mudar esse esse objetivo essa meta é a nossa de todos nós aqui o que que mudou mudou ou mudaram os meios não o propósito a conversa de Jesus com a Mulher Samaritana Deus é Espírito é verdade e ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade isso significa o quê Se eu não
transcender a minha natureza material se eu não transcender Os Meus interesses materiais se eu não me conectar com a minha Essência espiritual se eu não me transformar em espírito Não no sentido de desencarnar não é isso não viu gente é no sentido de espiritualizar se se eu não me espiritualizar não tem relacionamento efetivo com Deus esse é a meta Esse é o prop propósito né como é que o Levítico faz isso Qual o meio ou quais os meios que o Levítico oferece para isso o Levítico oferece uma solução ritual um conjunto de rituais materiais para
se atingir esse objetivo vocês acham que dá vai dar certo vai mais ou menos né Mais ou menos vai dar certo parcialmente fragmentariamente não integralmente não integal uma solução pedagógica Isso é uma solução pedagógica então a gente imagina que seja um meio termo para disciplinar treinar e educar para a solução integral e definitiva é esse o sentido sendo que nessa solução pedagógica o pedagogo é tão sábio que na solução pedagógica tem todos os elementos da solução integral tá muito difícil hoje tá assim né [Música] Tá então que solução ritual é essa Agora vou usar uma
palavrinha aqui que é muito importante é um sistema sofisticado de separações sistema sofisticado de separações que que é separação em hebraico codes então eu posso dizer sistema sofisticado de santificação é a mesma coisa separar É santificar nesse contexto aqui Que sistema é esse ou que processo de separação é o processo de separação de reservas porque vamos tentar trazer uma metáfora aqui que que é o vinho reserva né o sujeito produz o vinho Aí tem uma parte l n ele põe tudo lá naqueles calos nos tonéis né mas tem um que superou ficou aí ele reserva
aquele dá um tratamento especial e aquele vinho se torna um vinho especial um vinho reserva é esse o sentido como começou o processo de separações ou de sanções começou com a eleição do povo hebreu o povo hebreu dentre todos os povos foi separado para se consagrar a Deus foi o primeiro processo de separação bíblico você tem a humanidade inteira Ah vou trabalhar com a humanidade inteira não vou trabalhar com uma parcela da humanidade primeiro primeiro vou trabalhar com uma parcela depois eu amplio então a eleição do povo hebreu é o primeiro passo do processo do
sistema de separações elegeu o povo hebreu Ok quanta Oi por que que foi eleito o povo hebreu poderia ser escolido outro poderia aí nós temos vários midres que vão dizer isso né Tem um midra muito bonito do povo hebreu que diz assim Deus ofereceu para todos os povos o povo hebreu foi o único que aceitou é interessante né mas emel tem uma uma explicação mais vamos di ver mais realista eh era o que tinha o maior conhecimento a religiosidade mais sofisticada porque dos povos exilados de Capela Eles guardavam os alicerces do monoteísmo como nenhum outro
essa é uma parte boa né e eram os mais necessitados dos povos que vieram de Capela aqueles que tinham o maior percentual de débitos perante a lei Divina então a escolha se baseia no na frase de Jesus eu não vim para Os sãos mas para os doentes da mesma forma a escolha do Brasil mas aí já é tema pro seminário né Brasil coração do que a gente imagina Pátria do Evangelho Brasil coração do mundo imagina que Jesus vai escolher o país mais aquinhoado o economicamente mais forte o socialmente mais organizado não vai escolher o mais
necessitado de todos e vai trazer para Brasil os espíritos mais endividados e os mais necessitados para formar a pá do Evangelho o critério é sempre esse o mais necessitado precisa receber o maior auxílio aliás eu vou tomou uma coisa bonita que a Ila falou na aula na aula TRS de de de epístola aos hebreus Ela disse assim quando Jesus conta no final dos tempos o senhor chegar e vai separar as ovelhas dos cabritos dos bodes aí a gente já imagina P ovelha se deu bem cabrito tá lascado né tá perdido não se a gente voltar
pra tradição antiga o cabrito necessitava de cuidados especiais Ele era mais frágil então o pastor primeiro ele separava as ovelhas e depois tinha que dar uma atenção toda especial pro cabrito então quando houver já está ocorrendo esse processo da Regeneração do mundo em que os os espíritos mais necessitados vão ser separados eles vão ser separados não porque para ser excluído mas porque eles vão necessitar da maior dose de cuidado de amor é nesse sentido Então por que foram separados por que Israel foi eleito porque era o que mais precisava de amor era o que mais
precisava de cuidado e é o que mais ia sofrer na terra quem mais ia espiar chorar gemer Ranger dentes era o povo hebreu nenhum povo sofreria mais e talvez não tenha sofrido mais do que o povo hebreu né então o mais necessitado precisa mais do médico o doente mais grave precisa do médico ao lado dele o tempo todo não é privilégio é amor é misericórdia né então a separação começa com a eleição do povo hebreu depois eu tenho no povo hebreu tem 12 tribos 12 tribos uma é separada uma tribo é separada para o serviço
cultual qual tribo a tribo de Levi mais um processo de reserva todo mundo da Tribo de Levi é Sacerdote não dentro da Tribo de Levi uma família é separada a família de Arão né ou uma depois nós vamos ter outras aí mas não vamos entrar nesses detalhes uma família a família sacerdotal então para alguém ser sacerdote ele tinha que provar primeiro que ele era da Tribo de Levi segundo que ele era de família sacerdotal então o o avô o bisavô o pai tem que ter sido sacerdote ou Sumo Sacerdote separação mas então para exercer a
função de mediação entre o povo e Deus tem que ser da família sacerdotal aí na família sacerdotal alguns membros são separados que é o sacerdote olha povo tribo família homem separei um homem você vai ser o sacerdote viram um processo de separação Ok esse homem que é separado ele recebe o quê uma consagração especial ritual unção Opa uma série de obrigações por quê Porque ele tem que ser separado do mundo material para ficar à disposição do mundo espiritual ou se vocês preferirem outra terminologia ele tem que ser separado do mundo terreno do mundo profano e
ser conduzido para o terreno sagrado para o terreno espiritual como é que se faz isso primeiro banho ritual para purificar dos contatos Profanos ele não pode ter contato O sacerdote não pode enterrar não pode tocar em morto a esposa dele menstruada ele não pode tocar na esposa alguém que tá com a doença de pele ele não pode então ele não pode ser contaminado pelo Ramão do dia a dia olha que interessante isso no Levítico Hein gente aí ele tem a unção Derrama o óleo nele para impregnar ele de santidade ele recebe vestes especiais que indicam
que ele pertence ao mundo espiritual não é porque elas representam elementos do mundo Celeste depois a gente vai estudar Isso aqui e o que que que ele tem que fazer ele tem que oferecer corbã ou sacrifícios que são rituais de purificação de expiação de santificação ou seja ele é uma criatura dedicação exclusiva Full Time Isso é que é santo então Santo imagina Santo a gente imagina alguém com auréola brilhando luz emanando não o santo é um servo com dedicação exclusiva banco 24 horas 24 horas dedicado ao serviço cultual é um servo é bonito isso por
eu aí uma outra ideia não dá para trabalhar isso aqui mas eu vou só jogar durante muito tempo o protestantismo interpretou uma expressão da carta de Paulo que é obra da Lei erg nomo obras da Lei infelizmente infelizmente os teólogos protestantes fizeram uma oposição incompreensível entre fé e obra porque Paulo diz assim não são as obras da lei que justificam que tornam a pessoa justa mas a fé fé no sentido de fidelidade de relação com com Deus relação confiável com Deus só que obras da Lei Olha que interessante é a expressão Hebraica avoda Torá lei
em hebraico é Torá Esse é o sentido original que é muito mais amplo do que o nomos grego e o obras É no sentido obra obra no sentido de serviço só que a vodar é melhor porque escravo é a vod a vodar é o serviço do escravo a vod da Torá é o serviço do sacerdote é um serviço escravo escravo no sentido de que ele não pode fazer mais nada ele está absolutamente consagrado para aquilo aí ele tem que limpar tem que levar a cinza tem que matar os animais tem que sacrificar Tem que manter
a vela acesa Gente vocês não imaginam como que dá trabalho dá muito trabalho a vou dar Torá o serviço mas no sentido de serviro Ah vou fazer um serviço aqui não é no sentido de serviço que vem de servvo de escravo da Lei aí Paulo Brinca a vou dar Torá servir da Lei escravo da Lei Moisés é servo Jesus é filho no Tabernáculo Moisés é servo por quê Porque ele tá fazendo aod da Torá Jesus é filho Moisés é servo Jesus manda na casa ele construiu a casa mas aí já é epístola aos hebreus né
só para dar então o que Paulo tá dizendo é o seguinte O que torna o homem justo não é o serviço da lei não é a vod da Torá não é nada nenhum desses rituais mas aí Vamos guardar cenas você queria falar é Paulo er conhecedor de todo esse costume de todas essas questões talvez seria por isso que ele quando ele escreve a carta para você fala assim aos santos da igreja [Música] talvez seria por isso aqueles que se dedicam exclusivamente não aos santos é é eh nesse sentido de que aquelas pessoas aqueles cristãos foram
separados do mundo no sentido que eles se afastaram das Quedas do mundo e se tornaram o sal da terra por isso que eles são santos São reservados Para Jesus eles estão dedicados exclusivamente a a Jesus é É nesse sentido que ele que ele vai usar isso né É legal né como é que ele pega isso né Então olha só quando você cumpre todos esses rituais que era Servidão Servidão depois que você alcançava o estado de pureza de santidade tinha que manter ele achou que era fácil chegar lá não sabe o que quer [Música] manter tava
você lá andando distraído e a sua esposa menstruada encostava em você contaminou ai meu Deus banho ritual sacrifica para [Música] purificar não é é interessante isso né por isso quando a gente vê a parábola do bom samaritano um homem caído lá que você tá morto O sacerdote passa de longe Man vai falar meu Deus do céu imagina se eu toco nesse homem aí banho matar animal Tô acabando de voltar de lá não aguento quero chegar em casa puro puro e limpo esse homem tá morto ó Deus o tenha ó Deus abençoa recebe a alma desse
pobre eu que não vou tocar nele porque senão eu tô perdido passar por uma maratona de purificação é simples e o levita também Levita da Tribo de Levi o ajudante lá do sacerdote mesma coisa passou nossa senhora meu Deus do céu Já tomei 10 banho hoje tant animal não vou correr o risco interessante isso né então chegava no yon kipur eu já já fal fal sobre isso o sumo sacerdote fazia a máxima mediação né O sacerdote tinha todas essas exigências ele era um servo porque ele era mediador ele tinha que est puro santificado para fazer
a intermediação entre a nuvem da presença e o povo vamos lá Quais as atribuições do sacerdote eu vou citar rapidamente aqui pra gente não perder tempo com isso ele tinha atribuído sacrifícios rituais está em Levítico Capítulo 1 até o 9 e o capítulo 16 ele tinha controle sanitário Levítico Capítulo 13 14 que ele que olhava o leproso olhava a mulher né tinha um controle sanitário funções judiciais tá em número 5 Versículo 11 a 31 o ensino da lei da revelação da Torá também cabia ele Deuteronômio 339 leitura da sorte legal né mapa astral mão e
outras cabala Engraçado isso né tá em Deuteronômio 338 Samuel 1436 e a distribuição de bênçãos 622 eclesiaste 4515 Por que distribuição de bênção porque ele fazia intermediação depois que ele purificava ele chegava na presença de Deus com qu com pacote de prees e de súplicas ô Deus atende depois ele voltava pro povo olha pedi fiz o pedido tá entregue e voltava com as bênçãos distribuir as bênçãos interessante né O que que é isso Se a gente pudesse resumir que que o sacerdote faz relacionamento ele é um agente de relacionamento então ele chega assim Natália você
tá querendo se relacionar com Deus eu vou eu vou fazer o seu seu sua tutoria aqui viu pode deixar eu vou te colocar quase Face a Face né relacionamento interpessoal O sacerdote é a pessoa que cuida primeiro da relação Universal mais profunda básica a relação com Deus e depois a relação constitutiva do ser humano porque nós só somos seres humanos em função das relações com outros seres humanos então ele cuida também das relações por isso ele exerce função judicial ele ele tem obrigação de cuidar das relações no povo n então ele é o profissional das
relações interpessoais com Deus e com o semelhante agora será que o processo de separação vale só para homem não vale para Deus também vocês acreditam o processo de separações também se estende à esfera Divina Deus não se encontra em qualquer lugar agora não Ele só pode ser encontrado no Tabernáculo Ah mas eu quero procurar Deus lá no lago não está lá ele limitou-se ele só pode ser encontrado no lugar santo no lugar que foi separado reservado para ele Qual é o tabernáculo né O Tabernáculo é um espaço reservado ao ao culto né e dito ao
público o povo público não pode entrar lá dentro olha como é que é separado né para entrar no lugar santo O sacerdote deve se submeter a um ritual envolvendo cerimônias sagradas em tempos sagrados tem épocas definidas sagradas e especialmente a cerimônia de sacrifício corban cujo objetivo era transportar a oferta do mundo profano terreno para o mundo Sagrado porque o que que é oferta Vamos pensar aqui eu levo um animal quando eu queimo inteiramente o animal no Altar o que que acontece com o animal gente que que aconteceu com ele ele passou do mundo terreno pro
mundo espiritual o símbolo disso é a fumaça que subiu Esse é o sentido agora aqui ah não é possível ess relógio tá errado Esse relógio tá errado então para que que existe sacrifício no Levítico o sacrifício é um símbolo da espiritualização o animal queimado no Altar sacrificado no tá ele foi subtraído do mundo terreno e penetrou no mundo Celeste espiritual Por que que foi um animal porque não teve nenhum sacerdote que ISS que quis ir imagina né quem queria ir então o animal ia no lugar do sacerdote e do ofert an ofertante e sacerdote ficavam
desonerados de partir pro lado de lá o animal ia em nome do ofertante através do sacerdote né Então essa é a ideia por isso o sangue porque o sangue é vida a ideia do sangue é que a vida do animal saiu do mundo terreno e foi pro mundo espiritual diante do altar de Deus esse é o [Música] simbolismo o sistema de sacrifício do Levítico é subtração é entrar no mundo espiritual porque quando eu entro no mundo espiritual aí eu tenho chances efetivas de me relacionar com Deus olha profundo isso não profundo vamos vamos lá ao
sacerdote é impossível passar inteiramente para o mundo Divino pro mundo espiritual por qu para ele passar inteiramente ele precisa morrer então O sacerdote não passava inteiramente passava só um pedacinho dele quando ele se purificava quando ele se santificava um pedacinho dele passava mas uma parte ficava por quê Porque ele continuava apesar da cerimônia de consagração ele continua sendo um homem terreno ele continua sendo um homem de carne e osso frágil o corban emolado e oferecido sobre o altar do templo é subtraído consumido pelo fogo que sobe ao céu como fumaça a fumaça se mistura com
a nuvem com a fumaça da com a nuvem da presença então a oferta chegou a Deus nós não temos avião helicóptero nada disso né gente no mundo antigo para subir pro céu é só fumaça mesmo subir e ficar né subir e cair é fácil subir e ficar só a fumaça ou então sangue derramado que é vida vida que foi vida que foi tirada né aqui a gente já tá começando a eh o Vano a ele sugere que a gente que a gente choca né sangue sangue substitui sangue por vida dedicada o sangue é é a
vida que foi dedicada a Deus agora tá começando a ficar interessante né Mas vamos lá então o corban quer dizer a oferta imolada a queimada é o ponto culminante da mediação do Levítico o ponto culminante porque tudo o mais é preparação tudo mais é um sistema de separação que prepara pro evento máximo Qual que é o evento máximo a entrada definitiva no mundo espiritual quem faz essa entrada definitiva a oferta Deu para entender isso tá muito complicado não é quem foi pro lado de lá foi o bichinho o animal ou o cereal o o ponto
culminante é esse é mandar P lular de lá então a gente lê o Levítico e vê aquele tanto de sacrifício e não percebe isso que é um processo eu vou separando vou santificando vou purificando purifica a veste purifica a mão purifica aqui purifica consagra até chegar o animal que foi foi embora ele entrou entrou no mundo invisível no imponderável no espiritual que é onde está Deus mas porque então pega lá tir o vinho a gordura aí que certas coisas não podem entrar mas a são detalhes que depois a gente vai minúcias né não é tudo
que pode ir né Depois nós vamos por isso que algumas coisas são separadas não podem ser queimadas não podem exceto no no no Holocausto né que aí tudo é queimado vai tudo depende do prop posse da oferta quando a gente foi estudar as ofertas em particular a gente a gente olha isso então só pra gente encerrar depois desse movimento ascendente de separações Por que ascendente eu separei um povo separei uma tribo separei uma família separei um homem purifiquei e consagrei ele purifiquei a oferta purifiquei o ofertante purifiquei o Santuário purifiquei tudo a oferta entrou é
um movimento ascendente não é tá subindo a Deus não tá se subiu tem que ter agora uma descida desia um homem de Jerusalém para Jericó o processo da subida havia sido feito o sacerdote e o levita subiram fizeram sacrifício fizeram tudo tinham que fazer o processo de ritualístico da subida fora feito Jesus agora começava a descrever na parábola do samaritano o processo de descida e o que é o processo de descida depois desse movimento ascendente de separações sucessivas há um movimento descendente de dons divinos porque depois que a oferta entra no mundo espiritual Deus devolve
dádivas dons isso se todo o processo ascendente foi rigorosamente observado por isso que o sacerdote que descumprisse alguma regra do procedimento ascendente a pena era de morte Como assim Sentença de Morte desrespeitar o processo ritual do Levítico é pena de morte por quê Porque aí Deus não manda as bênçãos as dádivas era esse o sentido né a eficácia das dádivas estava condicionada à eficácia dos processos sucessivos de subida de separações sucessivas eu vou voltar muito nisso tá gente hoje é só um Panorama já vou encerrar aqui agora que nós já passamos então agora depois que
o sacerdote principalmente o sumo cumpriu todo o processo de separação ritual todo ardo trabalho de subida ele agora vai exercer a principal função da sua vida que é ser o mediador dos dons divinos tudo que ele fez foi para entrar na casa agora ele vai pegar os bens e trazer pro mundo terreno ele entrou no mundo espiritual no mundo sagrado no mundo Celeste agora ele traz as dádivas do do mundo Celeste quees dádivas são essas são graças dádivas são dádivas Deus dá se ele quiser o quanto ele quiser quando ele quiser como ele quiser por
isso que são dádivas dons primeiro primeira dádiva perdão dos pecados e fim das calamidades dele resultantes porque eles entendiam que as calamidades as coisas que acontecem na nossa vida as tragédias são fruto do pecado se tem o perdão do pecado cessa a tribulação outra dádiva orientações e instruções divinas Para para que a pessoa encontre o caminho o justo caminho diante da perplexidade da vida bênçãos divinas terceiro né bênçãos para todos os setores da existência em decorrência da influência benéfica produzida pela relação com Deus eu agora não tô bem com Deus não tô a nossa relação
não tá boa então meu casamento meus negócios meu rebanho tudo vai ficar bom tudo vai ficar bom então nós podemos resumir aqui para só pra gente encerrar mesmo agora o quadro pode ser resumido da seguinte forma eu tenho elementos ascendentes que é uma série ascendente de separações rituais separa o povo separa a tribo separa a família separa o sacerdote consagra Ele separa ele do mundo da vida cotidiana da vida profana separa tudo consagra ele separa a oferta separa o ofertante e a oferta entra ela é separada do mundo material e entra no mundo espiritual Então
esse primeiro elementos ascendentes é uma série de separações aí que que eu tenho o elemento Central Qual que é o elemento Central A admissão do sacerdote namorada de Deus aí ele pode entrar na casa entra dentro da casa Deus entrei posso pedir pode porque se ele não cumprir a série ascendente ele não pode entrar no Levítico tem uma coisa engraçado os dois filhos de Arão entraram sem seguir o processo o fogo queimou os dois morreram por quê Porque não obedeceram ao processo para entrar então o elemento Central é admissão e depois tem o elemento descendente
que é a transmissão dos dons de Deus ao povo tais como perdão instrução e bênção aí eu vou comentar na semana que vem as bem-aventuranças seguem esse padrão são nove bem-aventuranças quatro ascendentes uma central quatro descendentes vamos ver rapidinho e vamos encerrar quatro Qual que é a central Qual que é a a bem-aventurança Central bem-aventurados Os misericordiosos porque eles receberão misericórdia por que que ela é a central porque misericórdia quero e não sacrifício misericórdia quero e não sacrifício ela é a central a misericórdia é a entrada na Morada de Deus para chegar lá eu preciso
bem-aventurado pobre de espírito bem-aventurados Aflitos Olha o sistema de purificação aí gente bem-aventurados os mansos e bem-aventurados os que TM fome T Sede de Justiça mas não é não podemos confundir quando Jesus fala fome sede Justiça Ah eu quero entrar na justiça Não não é isso fome Sede de Justiça É eu tô morrendo de vontade um eu t morrendo de vontade de me tornar alguém apto a entrar na Morada de Deus isso é que é fome S de Justiça então estão percebendo que o ritual ascendente ascendente são pessoais tá tudo dizendo respeito a minha relação
com Deus pobre de espírito minha relação com Deus eu tenho que ser humilde para que Deus me preencha Aflitos porque serão consolados eu tenho quece de Deus as disciplinas as expiações e as provas que Deus tá mandando para mim eu tenho que ser Manso porque se eu não se eu não obedecer a Deus não vai dar jeito e eu tenho que querer me tornar um justo porque senão eu sou um filho rebelde Então tudo tá dizendo respeito a minha relação com Deus aí eu me transformo Em quê Em misericordioso misericórdia porque Deus é misericórdia Deus
é misericórdia aí eu começo a descer descer auxiliando o próximo limpos de coração limpos já tá limpo ele vai ver a Deus porque já experimentou A misericórdia e a misericórdia limpou totalmente o coração dele então ele passa a vir a Deus aí o que que ele se transforma não mais em Manso mas agora em Pacifica porque o manso é o Pacífico o obediente o resignado O Pacificador é aquele que leva paz onde há guerra Olha a série descendente ele agora vai trazer ele já conquistou a bênção da Paz agora ele tem que levar a bênção
pros seus irmãos é o Pacificador os perseguidos devido à justiça ou seja por ser um representante da justiça por ser um justo ele passa a sofrer perseguição incompreensão e por fim os injuriados e perseguidos por causa do Cristo que é o máximo porque quando você injuriado e perseguido por causa do Cristo você começa a participar da Cruz você começa a comar da Cruz do Cristo do máximo processo de doação que é esquecer-se a si mesmo para doar-se aí semana que vem a gente comenta isso então as bem-aventuranças aí Resumindo o livro Levítico né a gente
vai voltar nisso mas agora a gente já passou muito do horário né Eh Sheila faz a prece pra gente já já já que ótimo vai
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