boa noite a todos nós vamos retomar nossos estudos em colossenses a gente tem tematizado aqui cristo o centro nós já vimos o primeiro momento reino cristocêntrico nós em seguida vimos a teologia cristocêntrica e hoje a gente vai falar um pouco sobre o ministério cristocêntrico então se você quiser você já pode deixar sua bíblia aberta in colossenses capítulo 11 nós não vamos trabalhar toda essa essa esse texto apesar de ele ser um tema bastante é é incomum nós vamos nos fixar em apenas uma parte dele que seguramente a parte mais importante e que ajudou obviamente a
compreender todo o resto mas antes eu queria dar uma palavrinha sobre o que a gente vai trabalhar hoje o que é esse ministério que estou centro a partir daí o acredito daquilo que seria um dos maiores problemas do homem moderno se não do homem de todas as eras que é o poder todos os homens e todas as eras como nossos dias buscam poder é interessante como a a gente pode ver nas diversas ilustrações não somente bíblicas mas da própria literatura do cinema das artes essa reflexão sobre o homem como um homem um ser faminto de
poder na própria escritura a gente já vê isso presente desde o início desde o éden parece que é o que alimenta desde o início da formação do homem a busca por poder porque o que é senão uma busca pelo poder se não desejo de ser como deus e talvez uma das obras mais interessantes sobre essa questão do poder e talvez reverbere hoje nos nossos corações de uma maneira imaginária mais forte seja o livro ou para aqueles que assistiram o filme o senhor dos anéis o tema do senhor dos anéis é o tema do poder se
escolhe de todos os seres da terra-média aquele que seria possivelmente o mais resistente à tentação do poder aquele que diante da tentação maior da vida não seria tomado pelo desejo de poder e portanto cumpria uma missão realizaria portanto a missão a missão era destruir o anel e essa missão é dada para o hobbit é o frodo e ele vai até o final da obra ou do filme que assisti o filme para quem leu o livro até o final do enredo lutar para destruir o anel e o grande ensinamento que o token que é o autor
do senhor dos anéis nos dá no livro é de que a maior tentação que alguém pode sofrer na missão que lhe é entregue nunca está no início você seguramente terá muitas tentações ao longo de sua vida mas uma das coisas mais curiosas que o senhor dos anéis apresenta como essa obra cabeça citando como a própria escritura nos ensina é de que a maior tentação é aquela que a gente poderia chamar de a última tentação aquela tentação que não vêem no começo de nossa caminhada de nosso ministério de uma missão que nos foi entregue para realizar
mas exatamente prestes a realizar quando estamos perto de concluir a missão quando estamos prestes a realizar o grande objetivo que nos foi dado é aí que somos tentados a mudar todo o foco de nossa vida da missão para o poder todas as vezes que o poder deixa de ser um meio e passa a se tornar um fim nós seguramente perdemos o objetivo perdemos a missão isso acontece em todas as esferas da vida e é interessante como tokin expressa isso na imagem do produto faz tudo que sofre todas as coisas que precisa sofrer é humilhado de
todas as formas se permite sofresse permite ser humilhado de todas as maneiras para chegar exatamente no último momento na hora que vai destruir o anel na hora em que precisa concluir a missão a grande tentação todo o seu coração e ele diz cheguei disse frodo mas agora minha escolha é não fazer o que vim para fazer não vou realizar este feito o anel é meu e de repente colocando no dedo desapareceu você lembra que mateus capítulo 4 disse que jesus depois de 40 dias no deserto ele foi tentado por satanás mais uma vez não foi
no início foi no fim depois dos 40 dias jesus estava ali naquele deserto no final daquele trajeto que jesus foi tentado por satanás satanás ofereceu de tudo pra jesus talvez mais de todos as de todas as tentações seja aquela tentação do poder que só poderia ter acontecido na mente de jesus uma imagem que é colocada onde dali ele pudesse enxergar todos os reinos de todas as terras e ali pudesse possuir tudo simplesmente se curvasse diante da tentação ou então que pedisse para que deus enviasse os seus anjos e ele pudesse saltar os seus anjos em
uma demonstração de poder pudesse aliar a ampará lo no momento em que ele saltasse de um de um pico jesus foi tentado também no final mas o que a gente vê que jesus ele foi tentado e resistiu até o fim talvez a maior tentação de sua vida seja exatamente a tentação de se entregar ao desejo de poder de manter um poder de manter a força em detrimento do cumprimento da missão que lhe foi entregue a gente vai falar um pouquinho sobre isso nesta noite a gente vai falar sobre a resposta do evangelho quando nós somos
tentados a no último instante quando devemos ser fiéis entregar nossa missão e realizar nossa missão somos tentados a fugir da missão fugir do objetivo que deus nos entregou aquilo que deus nos colocou e realizar aquilo que a gente quer talvez a maior tentação do cristão e de todo homem que tenta realizar a vontade de deus seja exatamente a última ea maior de todas as tentações fazer não aquilo que deus quer mais fazer aquilo que você que a gente vai falar sobre isso nesta noite sobre a luta das nossas a nossa vontade sobre os embates da
nossa vontade sobre quando a nossa vontade não joga a nosso favor quando o nosso querer joga contra a finalidade última de nossa existência quando a nossa própria vontade que poderia jogar no nosso time e ela joga contra nós ela se torna grande tentação de nossa vida e quem não sabe é governar a si mesmo e não sabe governar sua vontade dificilmente conseguirá governar uma grande cidade dificilmente conseguirá governar uma igreja dificilmente conseguirá governar uma empresa dificilmente conseguirá governar uma família dificilmente conseguirá governar aquilo que está sob sua responsabilidade sua responsabilidade é a tua vontade aquilo
que deus diz a cair no momento em que caiu está confabulando tudo deus diz pra ele então deseja será contra ti você precisa dominar dominar o desejo dominato à vontade vamos nessa passagem de colossenses do versículo 23 a parte final o versículo 25 diz assim esse é o evangelho do qual eu paulo me tornei ministro agora me alegra e meus sofrimentos por vocês e completo no meu corpo que resta das aflições de cristo em favor do seu corpo que é a igreja dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por deus a minha atribuída
de apresentar lhes plenamente a palavra de deus o ministério esteve oculto durante épocas e gerações mas que agora foi manifestado aos seus santos pai querido nos abençoe nesse momento de reflexão e de meditação na tua palavra que tua palavra possa confortar nosso coração nossos desejos nossas vontades que a gente possa compreender qual é a última tentação da missão que se entregou em nossas vidas ou das missões que o senhor tem nos entregue ao longo de nossa vida e nos ajude a deslindar todos os as ciladas que tentam adeus justamente nos fazer cair sucumbir diante do
poder como grande alvo de nossa vida nos ensina senhor a entender como lidar com o poder porque não teríamos não temos outro que possa nos falar tão bem sobre como lidar com o poder do que o senhor que é o criador dos céus e da terra o deus que é dono de tudo isso aqui nos ajude senhor nós somos tão pequenos e possuímos tão pouco a lidar com aquilo que a gente acha ser tão grande poderoso que o senhor nos ajude asseguramos a man entre a gente entrar obviamente naquilo que seria a solução ou aparente
solução para o problema da nossa fome nossa sede por poder me parece que esse texto apresenta duas coisas importantes a primeira delas é sobre o ministério de que o ministério cristocêntrico ele tem uma razão de ser ele é algo que o que ele é ele é a diaconia mantida na hora da tentação a palavra ministério que você encontra aí o ministro que você encontra nos versículos 23 e versículo é 25 paulo vai dizer que ele se tornou ministro do evangelho ministro da igreja essa palavra ministra e diácono essa palavra não era explicitamente usada apenas para
se referir àqueles a quem os apóstolos no início da igreja a a havia é designado para ajudá los nas mesas na e no cuidado com as viúvas os órfãos etc mas obviamente eles receberam esse título vamos dizer assim por causa da função que o próprio nome é é é requer que essa idéia do serviço essa idéia de servir a algo essa idéia de não fazer simplesmente o que se quer mais fazer o que o outro está querendo fazer o que o outro está pedindo conceder o que o outro está o que o outro está solicitando
e é nessa medida que paulo vai se considerar um diácono e é dessa maneira que todos aqueles que estão numa comunidade como uma comunidade cristã deveriam se enxergar como pessoas que praticam a diaconia como pessoas que respondem ao chamado que atendem a uma vocação que atendem a uma convocatória de deus que atendem um plano de deus que atendem a vontade de deus que obedecem ao comando de deus que não só dizem sim é o que deus está dizendo mas agem de acordo com que deus está pedindo com que deus está querendo e portanto no final
se espera se que não somente se digam sim mas se aja conforme deus está querendo que se aja para que se tenha na própria comunidade os frutos dessa ação que corresponde à vontade de deus desejado e querida por ele mas o interessante é que a diaconia é o que é mais atacado e atingido numa membresia numa comunidade a comunidade dos colossenses sofria exatamente nesse aspecto no aspecto diaconal no aspecto do serviço no aspecto em que o serviço requer obviamente que mesmo que se lide com pessoas poderosas que no serviço se reconheça que é preciso abrir
mão do poder para servir a deus que é preciso abrir mão do poder para seguir a jesus que é preciso dizer um sim a vontade de deus dizer um sim a vontade de deus é de alguma forma dizer a ele que ele é o detentor do poder que ele é o senhor da minha vida que ele é o senhor de nossa vontade que ele é o senhor de nosso querer isso é muito significativo na comunidade cristã porque não poderíamos ter outra a razão de ser se não no cumprimento da vontade de deus no exercício da
vontade de deus então uma comunidade que é cristo que trabalha com o conceito de um ministério cristocêntrico que tem cristo como centro ela não pode importa se há alguma considerar que o fundamento de suas ações está simplesmente na sua vontade no seu poder me parece que o ministério cristocêntrico é um ministério que paulo tem como modelo nada mais nada menos do que a pessoa de cristo nós vimos na nosso último encontro quando a gente falou sobre teologia que estou sendo que o esforço de paulo em colossenses era mostrar que jesus era poderoso que jesus é
senhor de todo o universo como é também senhor da igreja ou seja ele detém a autoridade poder sobre a igreja mas não só sobre a igreja mas sobre todo o universo entretanto que paulo está tentando mostrar agora é o contraponto disso ele está como ministro do evangelho ministro da igreja sofrendo as aflições que jesus sofreu e cumprindo parte das aflições que jesus cumpriu não porque ele está oferecendo um sangue é capaz de isp ao pecado de muitos mas não porque na medida em que ele continua servindo a jesus e obedecendo à causa de jesus ele
é odiado pelo mundo ele é hostilizado pelo mundo e é utilizado por todo aquele que não quer abrir mão do poder para se submeter à vontade de cristo então é interessante como ponto fundamental daquilo que caracteriza a visão do ministério de paulo é cristo cristo como senhor da história cristo como senhor do mundo cristo como senhor da igreja cristo como poderoso mas um homem em um deus que se fez homem e foi humilhado como entender a humilhação de jesus sendo ele tão poderoso sendo ele criador do céu e da terra às vezes me faço a
pergunta que ela não é eu acho essa pergunta tola contrário a resposta a essa pergunta é fundamental para a gente entender o porquê jesus precisava passar pelo que ele passou às vezes a gente que quem já está há um bom tempo na igreja já foi já freqüentou uma escola bíblica dominical quando era pequeno quando era criança ou que estudou a bíblia no momento descobriu que jesus quando morreu na cruz do calvário não se tratava apenas de um march mas se tratava do cordeiro de deus que a morrer na cruz do calvário tirava do mundo tirava
do homem o pecado e é por meio do sacrifício de jesus na cruz do calvário que somos livres do pecado então vem a pergunta se sou sangue de jesus aquilo que vai purificar do pecado porque jesus não nasce deus já não mora lá ele comemora um cordeiro não se escolhe um cordeiro e sem mácula se mancha nenhuma imolar um cordeiro para que com seu sangue foi representada ainda que não fosse eficazmente representada não se dizer de uma vez por todas mas ainda assim não era o sangue o motivo pelo qual se purificar uma nação porque
cargas d'água não era necessário apenas que jesus vts o seu sangue porque não era necessário que apenas ele fosse pendurado falar que ele vivesse a vida que ensinasse pregasse e fosse para lá no madeiro e morresse de uma vez por todas e tendo seu sangue mas por que cargas d'água é atraído por que cargas d'água é cuspido ele é humilhado ele é ridicularizado ele apanha quando é preso pelo sinédrio ele apanha quando chega na frente do chefe do sinédrio ele apanha quando aprende quando se apresenta lá na guarda romana ele apanha depois de se apresentar
na guarda romana é ridicularizado constroem um espinho para colocar em sua cabeça penduro ele no madeiro colocam um pedaço de madeira ridicularizando zelaya que o rei de vocês minha pergunta nessa noite pra você não é outra senão essa se o sangue de jesus era tão importante bastava que ele morresse mas por que então é necessário esse processo de humilhação me parece que esse é o grande mistério do ministério sério da humilhação que acompanha todo o ministério todo o ministério numa comunidade todo aquele que almeja o ministério não pode se livrar da obrigação não existe ministério
sem humilhação então é interessante quando a gente olha pra jesus e tenta se espelhar esse ministério a partir de jesus entendendo que o ministério é a de a kone ao serviço a deus é o cumprimento da vontade de deus mantido na hora da tentação e que tentação é essa 2 a diaconia se sustenta no mistério que une a humilhação e o cumprimento da vontade de deus me parece que essas duas coisas estão relacionadas em qualquer ministério isso que me deixa absolutamente preocupado os nossos dias por que não são poucos mas são muitos os que a
ventos que se aventuram a a liderar ministérios a se dedicar ministérios na comunidade de uma maneira absolutamente ingênua ou se pensa que é possível entrar no ministério ou exercer seu ministério na igreja sem sofrimento sem humilhação sem ter que se humilhado sem ter que ser humilhado e aí se acha que o ministério é algo que se constrói como o papai que dá o carro do ano na hora que se quer e bem entende e não o ministério é algo que acompanha para realização própria do ministério à humilhação então que eu tô dizendo em outras palavras
para que você entenda de maneira muito bem clara é de que não existe uma coisa do tipo o ministério a humilhação se a gente escolhe fazer a vontade de deus o grande mistério é que com um ministério à humilhação estará presente quando jesus instalar no jardim ele chama alguns de seus amigos dentre eles pedro para participarem com ele naquele momento de oração jesus diz algo muito claro para eles assim você precisa orar porque a gente não cair qual é a tentação última e derradeira que jesus está enfrentando naquele jardim o senhor se possível afasta de
mim esse cálice se possível afasta de mim esse cálice nós não podemos de forma alguma já que jesus era um boneco nas mãos do senhor e e o senhor estava ali operando jesus pilotando jesus não jesus como você e eu era dotado de vontade de desejo de jesus está ali naquela ação dizendo que o pai nada mais nada menos dizendo o seguinte pai se possível a parte de mim esse cálice porque humilhação não é legal eu nunca vi alguém aqui não é seu se eu tiver que colocar minha vida nunca vi no encontro um ser
humano que puder dizer assim precisando de ser humilhado nosso precisa agora de trabalho aquele chapéu amo tanto e hoje eu quero eu posso ser humilhado demais hoje hoje eu tô no entanto não agüentando eu acho que vou chegar vou chegar mais cedo para ser humilhado eu não acho que a gente deseja humilhação como a gente deseja o poder a gente sempre deseja poder ea gente nunca quer o seu oposto que a humilhação ea maneira que a gente construir ministério poderoso começa com a humilhação ea humilhação é o poder daqueles que ousam abrir mão do poder
é na hora da última tentação que a gente precisa ter a mesma atitude que houve em cristo jesus que não jogou por usurpação ser igual a deus antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo tornando se figura de homem me parece que a nossa maior dificuldade é justamente lidar com o fenômeno da fidelidade a deus no momento da hora mais difícil da nossa vida ea figura talvez mais emblemática disso tudo seja pedro jesus vai convidar esperar para não cair em tentação quando ele volta agora são quantos caras domingo a gente estão dormindo
a gente chorar o que surge vai cair em tentação e volta lá jesus orando dizendo senhor se possível faça de mim esse cálice mas veja como jesus está se preparando para vencer a grande tentação confessando nada mais nada menos que seja feita a tua vontade e não a minha e aí o que acontece quando jesus volta pela terceira vez enquanto os caras dormindo e diz o seguinte a chega o traidor já está aí essa história vai se consumar é nessa mesma hora que começa o estado vexatório de jesus na paixão começa com judas beijando seu
rosto ele sendo identificado pelos soldados do sinédrio e os soldados se deitam a mão jesus e quando eles colocam amor jesus para prendê lo o texto diz que um daqueles que estavam ali com jesus que era pedro saca da espada e pedro aquele cara mais desastrado né dos discípulos de jesus não é nunca nunca certa uma quando acerta não é tem que ouvir jesus dizer olha você disse é o cristo mesmo foi o espírito que revelou você não tá nem lhe dizer que conseguiu alguma coisa quando ele acerta e quando vai usar a espada ele
usa aquela espada não é a senhora não imagina a situação do tipo pedro olhando para o soldado mas esperei somos bastante nos pegar sobre ele aqui ali pega espada e pressões antigo e cortou a orelha do cara não foi isso que aconteceu o que aconteceu foi algo muito simples acordasse para arrancar a cabeça do cara que era ruim de mira e pegou a filha dele jesus vendo aquilo pega a orelha dele cola não é um artista plástico de primeira linha já cola logo ali na hora orelha a orelha dele olha pra pedro repreende pedro na
mesma hora qual é a repressão de jesus a pedro primeiro lugar o que jesus poderia uma nota de rodapé é apócrifa poderia muito bem dizer se a manhã e alguns pregadores nem banheiro espada porque sabe usar um pouco melhor mas precisa dessa nota de rodapé votando aqui em bainha do espada é isso que jesus vai dizer pra pedro porque pedro foi corajoso o suficiente para fazer o que ele quer mas covarde para fazer o que jesus queria a gente pode ser suficientemente corajoso para fazer o que a gente quer mas a coragem que deus espera
de você é a coragem para fazer o que deus quer que você faça e foi isso que pedro resolveu fazê lo resolveu fazer ali não o contrário pedro fez a sua vontade ea vontade de pedro veja é piedosa eu fui defender jesus ele vai defender jesus por mais que aquilo que você esteja fazendo seja maravilhoso se não é o que deus quer é o que você que é justamente o que você não quer fazer que jesus quer no altar do sacrifício é ali que ele vai tratar com a nossa humildade é ali que deus vai
tratar com a nossa pretensão de poder é ali que deus vai tratar com os nosso princípio de autonomia é ali que a nossa autonomia pretensa vai ser tratada por deus porque a gente acha que a gente pode fazer tudo o que a gente quer a gente acha que quando a gente tem poder a gente pode passar por cima de tudo e de todos a gente acha que quando a gente tem poder a gente compra o coração de um filho coração de uma filha o coração de uma esposa o coração de esponja quase ninguém vier pela
frente porque a gente acha que quando a gente tem poder a gente tem autonomia para fazer o que a gente bem entende o que a gente bem quer mas o ministério cristocêntrico ele vai trabalhar com essa tendência do nosso coração vai mexer com as suas estruturas de poder vai mexer com as 12 inclui nações de poder de domínio de controle controle de um filho seja ele pequeno seja ele grande jesus vai até a pedro diz assim pedro você caiu na última tentação você não resistiu na última temporada o que você está pensando pedriel sabão de
jesus né você acha que eu precisar se o candidate no aí eu preciso do seu canivete para mim se eu sair dessa situação pedro olha que eu sou ele é o senhor das águas ele é o senhor do vento ele é o senhor da natureza como a gente viu no último encontro ele com a sua palavra fez surgir todo esse universo é ele que está olhando pro jovem rico sendo ele o mais rico de todos os jovens dizendo pro jovem rico olha vende tudo que você tem me segue porque ele sabe o que abre mão
da riqueza ele sabe o que abre mão do poder para servir à vontade de deus ele que é o senhor da natureza que diz ao vento que ele pare e as ondas agitadas que arremessa um barquinho de um lado para o outro que se acalme ele poderia com uma só voz como disse um dia satanás lá e mateus 4 quando estava sendo tentado olha se você mandar os seus anjos onde obedecer eu poderia agora pedir 12 legiões de anjos e eles viriam aqui para me proteger e ninguém tocar ia um filho do meu cabelo jesus
está dizendo para pedro seguinte pedro se não tiver essa humilhação eu não vou realizar a vontade de deus porque é essa a minha ação é necessária jesus antes de beijar a cruz precisou beijar a humilhação que vinha antes da cruz não existe ressurreição sem cruz e não existe cruz iluminação ea gente não está disposto a humilhação porque a gente quer a gente a gente não quer ser tratado na nossa nossa mania de poder na nossa vontade poder e é ali que deus vai tratar é ali que deus vai mexer com as nossas estruturas de conquista
de ambição que coloca o centro não dá vontade de deus mas do poder é o sujeito que não consegue mais olhar para a missão de deus mas ele só consegue olhar para o quando olho para isso imagino paulo quando paulo escreveu isso muito tempo antes para de colossenses né ele escreveu que os corintianos ele continua bem didática para poder entender direitinho ele disse sim quando eu tive revelações do de deus quem não grandiosas deus enviou um aí pra quem né acha que o mundo dividido em duas partes o tem o mal nem os anjos bons
os maus e acha que a batalha espiritual resolve nisso jesus a palavra de deus diz através de paula o seguinte deus enviou um mensageiro de satanás para mim com um espinho na carne porque que paulo precisou desse spina cá ele se sentir buffet ado você sabe que na actividade da sua actividade mas esbofetear alguém é colocar esse alguém não vexame uma vergonha profunda ele foi e sítios bofete a de paulo chega a dizer senhor por três vezes pedindo senhor me livrar desse espinho na carne talvez seja apenas me livrar desse chefe me livrar desse irmão
da igreja e simão da igreja me perseguindo ele vive me humilhando e à verdade ele é mau mesmo não estou contra ele não tocou contra você não tem o seu favor eu não teria o direito de humilhar não mas por incrível que pareça é ele fazendo errado do jeito que ele está fazendo do jeito errado que ele está fazendo é arrogante que ele está fazendo é desse jeitinho que deus está usando esse irmão abençoado para forjar o seu caráter por isso seus maiores inimigos não serão satanás e os seus demônios esses são fichinha pior do
que satanás seus demônios seus amigos do jovem agente esses são piores e pior do que satanás os amigos jorge não somos nós mesmos quando nós resolvemos fazer o que a gente quer e não se dobrará a vontade de deus deus colocou um espinho na carne paulo e quando ele pediu deus eu não tô aguentando é muita humilhação eu só disse uma coisa paulo marques o hekari smo a minha graça de basta porque o poder se aperfeiçoar na fraqueza porque o poder se aperfeiçoar na humilhação porque o poder se aperfeiçoa quando a gente abre mão do
poder porque o poder se aperfeiçoa no meio daqueles que entendem que a humilhação é uma condição necessária para o tratamento de deus talvez eu esteja dizendo pensando o jonas está difícil isso porque amanhã eu vou trabalhar eu vou encontrar aquela fera na minha sala e ele me magoa demais por incrível que pareça deus pode estar usando ele tratar com seu caráter e talvez você esteja dizendo assim eu quero que deus me livre me livre desse espinho na carne e dos 16 filhos se eu te livrar desse espinho na carne a missão não vai ser cumprida
porque parte da missão exige que você seja humilhado porque eu não estou apenas mudando o mundo todo ano você eu não estou mudando os quadros através de suas mãos eu quero mudar você eu não quero mudar as pessoas pelas quais você tem se relacionado se dedicado cuidado enfim travado lutas e batalhas e também conquistas mas eu quero transformar você você que constitui o ministro de deus e um diácono de deus você objeto da transformação de deus deus quer transformar você deus quer transformar todos aqueles que se aninham se constroem ao redor da mensagem do evangelho
do reino de deus lembra daquela história muito antiga do cara que vilma uma borboleta saindo do casulo etapa muito difícil ela sai do caso está sofrendo demais essa borboleta ali pegou uma tesoura e abril casulo ea borboleta rapidinho e achucarro fazendo um bom serviço para pobre da verda da borboleta o nosso caso aqui ovelha quanto ele se percebeu o grande erro que ele cometeu quando ele abriu o caso ea borboleta saiu e ele esperou que ela fosse vala não for as suas asas estavam erradas porque era exatamente a força pra sair que contraiu suficiente para
as asas se abrirem e quando ele facilitou a vida da borboleta ele simplesmente inibiu a possibilidade maior é daqueles herdar o seu o que estou dizendo a você nesta noite é que se você pedir para eu tirar o espinho na tua carne se você pedir para deus tirar a migração que você tem passado à tua frente o que você está pedindo que a deusa não mais voar porque a condição para ser realizado a condição para alcançar realizar a missão é vencer essa última tentação que não foi nenhuma daquelas que venham anteriormente é aquela tentação que
envolve exatamente você e só você envolve unicamente sua vontade só sua vontade a última de todas as tentações é a tua vontade sendo entregue nas mãos de deus como jesus que na última tentação de sua vida disse seja feita a tua vontade e não a minha eu encerro a nossa reflexão de hoje com um dos textos que eu considero mais incríveis de lutero ele escreveu vários textos sobre salmos mas tem um que eu acho lindíssimo e ele escreveu como se ele estivesse no lugar de deus preste atenção olha o que ele está dizendo para você
isso deve ir não de acordo com o teu entendimento mas acima dele mergulha na insensatez e dar te ei meu entendimento não saber para onde vais é saber exatamente para onde vais meu entendimento torna-te insensato assim saiu abraão de sua pátria sem saber para onde ir confio em minha sabedoria e desistir de sua própria e encontrou o caminho certo e o destino certo eis o caminho da cruz tu não podes achar eu tenho que guiar ti como um cego por isso nem tu nem ser humano nem criatura mas eu e pessoa te ensinar e através
do meu espírito e palavra o caminho que deve trilhar não há obra que tu escolhes não sofrimento que tu imaginas mas sim um caminho que tinha preparado contra sua escolha quanto o teu pensamento e desejo a e se segue a esse chamo neles e discípulo é tempo oportuno seu mestre chego