[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [RUBIA] OLÁ, PESSOAL! EU SOU A RÚBIA, E NÓS VAMOS ESTAR JUNTOS NESSA DISCIPLINA QUE É PRÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. E NA AULA DE HOJE, NÓS VAMOS COMEÇAR FALANDO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO, QUE É UM TEMA MUITO RELEVANTE PORQUE TEM A VER TANTO COM O COTIDIANO, QUANTO COM AS PRÁTICAS QUE A GENTE REALIZA NAS NOSSAS AULAS.
PARA FALAR DO LETRAMENTO MATEMÁTICO, EU PROCUREI COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL OS DOCUMENTOS QUE NOS NORTEIAM, ENQUANTO PROFESSORES, QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE É A BNCC. CLARO QUE NÓS ESTAMOS EM UM MOMENTO AINDA, QUE FOI RECÉM OFICIALIZADO ESSE DOCUMENTO, E NÓS ESTAMOS NO MOMENTO DE CONHECÊ-LO, DE ESTUDÁ-LO, DE DISCUTI-LO, E É POR ISSO QUE EU TROUXE ELE, TAMBÉM, NÃO SÓ PARA FALAR DESSE TEMA. TÁ CERTO?
ENTÃO, O LETRAMENTO MATEMÁTICO, AQUI DEFINIDO, ELE ESTÁ, ENTÃO, BASEADO NA BNCC, QUE SE BASEOU, NA VERDADE, NO PISA, TÁ? ENTÃO, SEGUNDO A BNCC, LETRAMENTO MATEMÁTICA É A CAPACIDADE INDIVIDUAL DE FORMULAR, EMPREGAR E INTERPRETAR A MATEMÁTICA EM UMA VARIEDADE DE CONTEXTOS. POR ISSO QUE EU DISSE QUE TINHA A VER COM O COTIDIANO TAMBÉM, PORQUE É UM TEMA QUE FAZ ESSA RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O CONTEXTO DO DIA A DIA ENQUANTO CIDADÃO, INCLUSIVE.
>> [RÚBIA] ENTÃO VEJAM QUE A MATEMÁTICA, AQUI, TEM VÁRIOS PAPEIS NO CONTEXTO DO NOSSO DIA A DIA, E NÃO ACABA AQUI. >> [RÚBIA] VEJAM, ENTÃO, QUE, AQUI, A MATEMÁTICA TEM UM PAPEL DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, PESSOAS QUE SAIBAM TOMAR DECISÕES SEM SER ALEATORIAMENTE, SEM SER NA BASE DO QUE A GENTE CHAMA DE CHUTE, MAS SIM A PARTIR DE UM FERRAMENTAS - FERRAMENTAS ESSAS QUE SÃO MATEMÁTICAS - E QUE DÊ SUPORTE PARA DECISÕES QUE SEJAM TOMADAS A PARTIR DE ALGUM ARGUMENTO, DE ALGUMA JUSTIFICATIVA, DE ALGUMA LINHA DE RACIOCÍNIO. .
. E TUDO ISSO ESTÁ SENDO CONSIDERADO COMO PARTE DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS NOSSOS ALUNOS. E AÍ AQUI EU TROUXE TAMBÉM O QUE ESTÁ NA BNCC.
PRIMEIRO, A BNCC VEM TRATAR DO QUE DIZ O PISA, E AÍ ELA MESMO TRAZ MAIS ALGUMAS OBSERVAÇÕES, ENTÃO O LETRAMENTO É DEFINIDO. . .
>> [RÚBIA] ENTÃO VEJA QUE É BASEADA NAQUILO QUE A GENTE VIU DO PISA, MAS QUE ASSUME TAMBÉM, AQUI, ALGUNS FATORES QUE EU JULGO BASTANTE RELEVANTES DE A GENTE SE ATENTAR ENQUANTO PROFESSOR, QUE É NESSA QUESTÃO DAS CONJECTURAS - E DAÍ, ENTÃO TESTAR CONJETURAS - LEVAR NOSSOS ALUNOS A FORMULAR CONJETURAS, A CRIAR HIPÓTESES, NÃO APENAS PEGAR PROBLEMAS DO TIPO. . .
CLARO QUE TAMBÉM SÃO IMPORTANTES AQUELES EM QUE TEM QUE CALCULAR, ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO DIRETAMENTE, MAS QUE, TAMBÉM, A GENTE CRIA SITUAÇÕES EM QUE ELES TENHAM QUE CRIAR CONJECTURAS, LEVANTAR HIPÓTESES, TESTAR, CHECAR SE AQUILO EM QUE ELES ACREDITAM, PRESSUPOSTAMENTE, QUE SEJA VERDADEIRO; SE SERÁ OU NÃO. ISSO TUDO, ÓBVIO, TEM MUITO A VER COM A QUESTÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. NÓS TEREMOS UM UMA AULA SÓ PARA TRATAR DESSE TEMA DEVIDO À SUA IMPORTÂNCIA, E É COLOCADO TAMBÉM QUE O LETRAMENTO MATEMÁTICO QUE ASSEGURA AOS ALUNOS RECONHECER QUE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS SÃO FUNDAMENTAIS.
. . >> [RÚBIA] OU SEJA, ELE ATÉ TERMINA COM ESSE TOM DE QUE NÃO É PORQUE A MATEMÁTICA VAI TE DAR TODA ESSA CARGA, QUE ELA PRECISA SER ALGO QUE NÃO TENHA.
. . QUE NÃO TE DÊ PRAZER EM TRABALHAR COM ELA.
ENTÃO A MATEMÁTICA TAMBÉM PODE SER, E DEVE SER - ESPERO - PRAZEROSA; É ISSO QUE A GENTE TAMBÉM TEM QUE TENTAR QUANDO PENSA NAS NOSSAS PRÁTICAS, QUE SÃO AQUELAS QUE VÃO NORTEAR NOSSA DISCIPLINA E AS NOSSAS DISCUSSÕES. E A BNCC COLOCA, INCLUSIVE, COMO SENDO UM DIREITO DE APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS O LETRAMENTO MATEMÁTICO, ENTÃO A GENTE TEM QUE ESTAR ATENTO A ISSO, INCLUSIVE DA IMPORTÂNCIA QUE É COLOCADA E NESSE PONTO - NÃO VOU ENTRAR EM QUESTÃO AQUI SOBRE POSICIONAMENTO POLÍTICO DO PONTO DE VISTA DA BNCC, MAS EU ACREDITO OBVIAMENTE QUE É PARTE, SIM; A GENTE TEM QUE DAR DIREITO AOS NOSSOS ALUNOS DE SE FORMAREM PESSOAS CRÍTICAS E QUE CONSIGAM SER CRÍTICOS AO VIVEREM NESSE NOSSO MUNDO ATUAL. E ACREDITO, SIM, QUE A MATEMÁTICA PODE CONTRIBUIR COM FERRAMENTAS PARA TRAZER ESSA CRITICIDADE PARA ELES.
ENTÃO, COMO OBVIAMENTE VEM TRAZER A BNCC, ESSE É UM PAPEL DA ESCOLA, PORQUE É UM PAPEL DE FORMAÇÃO DESSE INDIVÍDUO DO PONTO DE VISTA MATEMÁTICO, INCLUSIVE, MAS COMO A GENTE PODE VER, VAI ALÉM DA MATEMÁTICA. E AÍ, EU TRAGO UMA PERGUNTA PARA VOCÊS PENSAREM, TEM A VER COM O MATERIAL QUE EU DEIXEI NA PLATAFORMA PARA VOCÊS EXPLORAREM, QUE É A QUESTÃO: >> [RÚBIA] ENTÃO, ASSIM, QUANDO A GENTE LÊ TUDO ISSO ENQUANTO DEFINIÇÃO DO QUE A GENTE CONSIDERA O LETRAMENTO MATEMÁTICO E OLHA PARA AS PESSOAS AO NOSSO REDOR, SERÁ QUE A GENTE ESTÁ TENDO CIDADÃOS QUE SÃO REALMENTE CRÍTICOS, QUE USAM A MATEMÁTICA, QUE TÊM DOMÍNIO, POR EXEMPLO, DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA SE TOMAR DECISÕES QUANDO VAI FINANCIAR UM CARRO, QUANDO VAI COMPRAR ALGO EM PRESTAÇÃO, QUE ANALISA QUAL QUE É O MELHOR LOCAL DE ACORDO COM JUROS QUE ESTÁ PAGANDO, QUANTIDADE DE PARCELAS QUE VAI ASSUMIR COM O SALÁRIO QUE TÊM, QUANTO QUE DÁ CONTA DE PAGAR. TUDO ISSO, ESTOU DANDO UM EXEMPLO DO PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA, QUE TAMBÉM SERÁ UMA DAS NOSSAS AULAS, JUSTAMENTE PELA RELEVÂNCIA QUE TEM HOJE NESSE POSICIONAMENTO CRÍTICO DA FORMAÇÃO DO CIDADÃO QUE A GENTE ESPERA.
. . QUE OS NOSSOS ALUNOS SAIAM DA ESCOLA BEM FORMADOS NESSE SENTIDO TAMBÉM.
ENTÃO ESSA É UMA PERGUNTA PARA GENTE COMEÇAR ESSA REFLEXÃO. >> [RÚBIA] ENTÃO É CLARO QUE A GENTE CONSIDERA RELEVANTE QUE ELE SAIBA OPERAR, QUE ELE SAIBA ENCONTRAR SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES, QUE ELE SAIBA REALIZAR CÁLCULOS COM FUNÇÕES, QUE SAIBA DO PONTO DE VISTA DA GEOMETRIA VÁRIAS PROPRIEDADES. .
. MAS NÃO É SÓ ISSO, E É ISSO QUE ESTÁ SENDO DESTACADO AQUI, ESTÁ CERTO? A BUSCA É POR FORMAR INDIVÍDUOS.
. . >> [RÚBIA] ENTÃO ESSA PERGUNTA TEM TUDO A VER COM QUE NÓS VAMOS DESENVOLVER, VOCÊS VÃO PERCEBER AO LONGO DE TODA A DISCIPLINA, TÁ?
A GENTE VAI TER AULAS QUE VÃO DISCUTIR VÁRIOS ASSUNTOS, QUE SÃO RELACIONADOS COM PRÁTICAS QUE SÃO TEMA DA NOSSA DISCIPLINA, MAS QUE TAMBÉM VENHA PENSAR SOBRE ESSE LETRAMENTO, SOBRE ESSA POSTURA CRÍTICA. ENTÃO NÓS VAMOS, POR EXEMPLO, DISCUTIR SOBRE TECNOLOGIA COMO UMA PRÁTICA. CERTO, MAS COMO É QUE A GENTE PODE USAR A TECNOLOGIA PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS?
A GENTE VAI DISCUTIR SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS? OK, E COMO É QUE ELA PODE CONTRIBUIR PARA ESSA CLIPE CIDADE NOS NOSSOS ALUNOS? ENTÃO ESSA CRENÇA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO VAI NORTEAR TODA A NOSSA DISCIPLINA, E É IMPORTANTE VOCÊ APROVEITAR O MATERIAL DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA E SE INTERAGIR, SE INTEGRAR COM ESSE MATERIAL, TÁ CERTO?
A BNCC APONTA ALGUNS CAMINHOS, AQUILO QUE ELA CHAMA DE ALGUNS CAMINHOS PARA ESSA ESSA RESPOSTA DE COMO DESENVOLVER O LETRAMENTO DOS NOSSOS ALUNOS. ENTÃO, UMA DELAS É A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COMO EU JÁ MENCIONEI, QUE É ESSA QUESTÃO DE VIVENCIAR PROBLEMAS E NÓS VAMOS VER, TAMBÉM, EM UMA AULA SOBRE ESSA QUESTÃO, DE QUE TIPOS DE PROBLEMAS SÃO ESSES, PROBLEMAS DE SEMI-REALIDADE QUE SÃO. .
. IMITAM UMA REALIDADE, MUITAS VEZES SÃO MUITO DISTANTES DO QUE SERIA REALMENTE REAL; PROBLEMAS QUE SÃO REALMENTE. .
. QUE OS ALUNOS TRAZEM INFORMAÇÕES DO COTIDIANO; NÓS VAMOS VER VÁRIOS TIPOS DE PROBLEMAS QUE A GENTE VAI TRATAR NA SALA DE AULA, E DA MESMA FORMA VAMOS DISCUTIR UM POUCO SOBRE A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E O QUANTO ISSO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA, PARA POSSIBILIDADE, PARA AQUELA FERRAMENTA QUE EU DISSE. .
. AQUELE FERRAMENTAL DE LEVANTAR CONJECTURAS, CRIAR HIPÓTESES, PROCURAR TESTAR, CHECAR SE AQUILO EM QUE ESTÁ ACREDITANDO QUE É VERDADE É REALMENTE VERDADE; SE FOR, BASEADO EM QUAL ARGUMENTO MATEMÁTICO. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, A GENTE SABE QUE TÊM, HOJE, BASTANTE SENDO ESTIMULADO O TRABALHO COM PROJETOS E TAMBÉM COM A MODELAGEM, QUE TEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE, NA VERDADE, CRIAR MODELOS TRANSFORMAR PROBLEMAS DO DIA A DIA EM MODELOS MATEMÁTICOS QUE POSSAM, ENTÃO, CAIR NO QUE A GENTE ACABOU DE DIZER QUE É USAR A MATEMÁTICA PARA RESOLVER UMA DADA SITUAÇÃO.
>> [RÚBIA] ISSO É IMPORTANTE, QUE VOCÊS TENHAM ESSA CONCEPÇÃO, ESSA VISÃO DE QUE ELA É TANTO O OBJETO, OU SEJA, A GENTE QUER ALCANÇAR ESSA META, MAS TAMBÉM É UMA ESTRATÉGIA. ENTÃO QUANDO A GENTE ENCONTRA ESSES CAMINHOS, ESSES CAMINHOS VIRAM ESTRATÉGIAS E NÃO METAS A SEREM ATINGIDAS; QUANDO USO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ELA ESTÁ SENDO UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. EU VOU RESOLVER PROBLEMAS E ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE EU VOU ENSINAR MATEMÁTICA, EU NÃO VOU ENSINAR MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS, FAZ DIFERENÇA.
>> [RÚBIA] . . .
A COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL! VOCÊ CONSEGUIR EXPLICAR PARA AS PESSOAS AQUILO QUE VOCÊ ACREDITA QUE É VERDADE, QUAL QUE É O SEU ARGUMENTO, OUVIR O OUTRO, ENTENDER O ARGUMENTO DO OUTRO. .
. ISSO É MUITO PARTE DO TRABALHO EM GRUPO, DO COLETIVO, QUE VAI SER PARTE DA VIVÊNCIA DOS NOSSOS ALUNOS POSTERIORMENTE. ENTÃO A QUESTÃO DA COMUNICAÇÃO É, TAMBÉM, UM FATOR BASTANTE RELEVANTE PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO.
ENTÃO AQUI: PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL TAMBÉM TEM SIDO TEMA DE VÁRIAS E VÁRIAS DISCUSSÕES ATUALMENTE, CADA VEZ MAIS TEM-SE RECONHECIDO O PAPEL DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, QUE TAMBÉM SERÁ TEMA DE UMA DAS NOSSAS AULAS EM QUE A GENTE VAI PODER DISCUTIR UM POUQUINHO MAIS SOBRE ISSO. E AÍ, POR FIM, VOCÊ SE CONSIDERA.
. . ENTÃO, ANTES EU PERGUNTEI DOS OUTROS, DAS PESSOAS AO SEU REDOR, DOS ALUNOS E PARA FECHAR EU QUERIA DEIXAR PARA VOCÊ PENSAR SE VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA LETRADA MATEMATICAMENTE.
A GENTE TEM MUITA ASSOCIAÇÃO COM O LETRADO NA QUESTÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, MAS AQUI A GENTE ESTÁ TRATANDO DO PONTO DE VISTA DA MATEMÁTICA NESSE CONTEXTO QUE EU TROUXE PARA VOCÊS PENSAREM. ENTÃO: >> [RÚBIA] ENTÃO ESSAS SÃO ALGUMAS QUESTÕES QUE EU DEIXO PARA VOCÊS PENSAREM, E COMO EU DISSE, NORTEAR AS NOSSAS PRÓXIMAS AULAS, TÁ CERTO? NOS VEMOS EM BREVE NA PRÓXIMA VIDEOAULA.