Olá bem-vindos bem-vindos e bem-vindos [Música] e vamos começar hoje mais uma live aqui especial vamos falar um pouco mais sobre Nossa raíz sobre uma Raíssa se chama raízes largou sejam todos bem-vindos hoje vai ser um dia especial a última do ano Mas é para gente começar um novo tempo lava fase e efetivamente mostrar para vocês novas Raízes que a gente tem esse lembrar né mais ainda chamar que o nosso convidado para estar conosco e a gente pode juntos conversar O Vencedor de demanda ele vem E aí [Música] o meu lado a sua Bença meu pai
vai te abençoe sua bença tudo bem bacana deixar os abençoe nesse dia lindo acaba assustando Tom na frente jogo nos ajude só choque nos de fartura e o banho que o povo aqui tudo essa junto melhor ainda esse momento meu pai tá bom então Ah pois vamos conversar vamos fazer um pouco dessa raiz que a raiz na GOL não é do nosso culto omoloko importante salientados de já né que as raízes não colocou ainda são essenciais para evidenciar realmente a relação que nós estamos tão a fundamental dizer que cada conexão porque eu vejo dessa forma
sabe povo o povo hoje em dia tem que ser tem suas críticas seus mistérios a gente vai deixar o povo te perguntar só momento também já ouvi né e o nome de nós nos constituirmos mas efetivamente é essencial essa multiplicidade que surge porque já alguma forma a gente vai estar levando o nome de um pinto lá que historicamente foi construído com muita luta com muita com muito trabalho com muito suor de homens e mulheres nós somos na resultado disso nós estamos aqui nesse espaço usando as mídias sociais é porque basicamente é alguém reclamou que os
comentários deixa eu ver que é a última Alguém falou que tava sem só mas tudo bem então só o lutas lutas que efetivamente vão sendo conquistadas e de algum jeito ou de alguma forma traz o equilíbrio e eu fico muito feliz poder ter o senhor aqui nesse espaço né tata Gilberto tô sem a sua presença para nós também na fala dele diante mão eu já Quero aqui agradecer aos filhos aos netos né gente do Brasil inteligente é só do Rio a gente mina gente gay roda arma Salve me engano também falaram comigo então é uma
família espiritual que às vezes a gente diz parece que não tem mais o nosso país é muito grande EA multiplicidade de termos na base caminhar tem pergunta é mas inicialmente o carro de som Se apresente Fale para nós né quem é o senhor Qual sua raiz e coloque um pouco para gente a mãe produção da sua falta meu pai fica à vontade da vida dela empregado aí pela pela introdução e a sala é assertivo a independente de raiz colocou só a gente tem que subir cada vez mais momento de intolerância que a gente vive quanto
mais unidos a gente for melhor é para para toda a comunidade o Google concorre Diário da Globo Filmes abençoe que é mais velhos proteja meus respeitos com especial de para todos vocês me chamou lá Fabiano então tchau com Eu sou filho de bailarina de criança e eu sou Babalorixá da o baldrame gente fica aqui no na cidade de Niterói em Janeiro como você bem colocou eu acho que é legal falar um pouco sobre eu achei muito legal e providencial inclusive ele no seu convite para poder falar do motor de raiz na boa porque entre as
três raízes É talvez essa seja a isso é menos Popular talvez a mais nova entre elas três então a gente sabe que histórico abrir a primeira raiz que surge com Maria Batalha ó é lá por volta de 1867 mais ou menos e aí tem uma questão Histórica de que alguns dias aí é que ela vinha de uma de uma linhagem outros Olha como eu acredito inclusive de que ela representava muito bem à linhagem dá uma eu tô ainda falam que ela era na escola Mas independente disso uma loucura é prioritariamente nasce com Maria Batalha ó
algumas década de pessoas é popularizar Oi tá Tancredo e não sai ele outros países americanos precisos mais ralo você sabão também uma loira aí eu vou fazer que alusão a minha agora e a vó mas lá eu tinha o sangue foi uma das precursoras não só ela tá mais uma das precursoras do de raiz nagô no especial aqui no Rio de Janeiro bacana a gente falar sobre e principalmente se tratando de Raí cantando de Roma que a gente precisa derrubar alguns mitos mas é importante a gente deixa claro que com base em estudos e descobertas
a gente vem a saber que o ele apesar ressurgido aquilo no estado do Rio de Janeiro ele se popularizou no Nordeste e em São Paulo também que aí eu vou dois outros de raiz o carro bem bacana na Baixada Santista E aí Aline tá em feira de Santana na Bahia então a bacana a gente citar outro e sacerdote para não aparecer de que existe só ama família do baba Fabiano ele não não é uma verdade existem outras hamas com melhores que processam o abandonou curtir raiz Lago Então fala o que que ela colocou de raiz
na rua eu não consigo não posso falar do grupo de raiz nagô tem lá dar um passo atrás na história da religião para a gente poder se situar a origem do omolocô de raiz na rua e é legal falado no corpo porque pela própria etimologia da palavra a gente percebe que a formação do nome da religião ele essencialmente é nagô yorubá quando eu falo que magoa eu te levo pessoalmente é todo aquele como numerado daí já o Pedrinho me já era tudo aquela região aquela região eu acho que seja retórico eu vou explicar novamente o
significado da palavra omolocô que a composição aí de duas outras você mesmo vaso porém algumas alguns vídeos seus significados que a junção entre duas palavras isso morre significa filho no corpo e tem relação a core challenge louco mas não vou contar a história é sentimento do Socorro que eu tô falando no continente garantir a chegada de ar na realidade em África não existe nunca existiu a religião colocou colocou ele aqui no Rio de Janeiro como eu já falei no início da minha sala foram influências influências religiosas filosóficas e teológicas de uma série de povos e
aí quando a gente fala de uma louco Oi e eu tenho vídeo de 13 anos atrás foi quando eu comecei a bandeira tem um vídeo no YouTube ainda tinha cabelo atrás então eu tô caminhando para estou entendendo então há três anos atrás eu comecei a contar a história do monocolor e eu gosto de falar do Google a partir de uma tribo chamada louco que ficava situada ali em loja no país ali africano mas fala para mim que dito Pô o registro mais antigo que eu conseguir dentro das pesquisas e estudos já estuda maluco há muito
tempo eu cheguei ao grupo étnico muito grande no passado é que tinha lá no continente africano chamado de balança balança 10 do Preste muito grande mas era grande demais e esse grupo ele era muito forte aí em Serra Leoa tá e dentro desse grupo étnico da planta tinha o outro grupo menor que era chamado de Manda aí ou mandei e pouquinho chegou se na tribo dos loucos é se esse grupo é pertinho com Apesar dele esfinge lá para o norte do continente africano ele percorre o pênis passa ali pela Nigéria cheiro inclusive em Angola e
erres percebe essa conexão entre negros e inclusive justificam pouco da miscigenação que aconteceu aqui no aquilo no país os falantes eles tinham uma característica migratória era uma realmente Nia essencialmente agrícola ele chama conexão muito grande com a agricultura para presente dito e uma das justificativas a gente pode explicar o nome colocou colocou quando a gente fala a palavra locou apesar de ter uma e com o orixá e louco que é para ajudar o metano e locou seria aí no paralelo de idade no com também pode significar é louco não significa só e cocô é pode
significar fazenda e tem essa essa relação com agricultura e uma no passado antepassados na realidade cultuavam as de verdade não anteriores como a gente tem hoje o paredes e telhados nada disso O Ritual essencialmente acontecia abaixo de ar publicado no tempo inclusive escondido tá não era nada tão era nada tão Popular não e aí o nome a colocou ele também pode significar filhos da fazenda ou aqueles que têm essa relação é mais ligada à agricultura e a coisa mais simples não é tua em geral o Monopoly tem nas vestimentas lixar os apetrechos é uma simplicidade
maior que você enxerga no candomblé aí eu não tô querendo fazer a comparação Mas eu só para poder justificar o porquê que eu vou também carrega essa questão de simplicidade então quando a gente conta a história dando louco é vinda de lula que o Gu Como é o mais conhecido por conta da principalmente por conta da raiz. O ponto e Então conta segundo a história do omolocô indo sendo originário ali da região de Luanda que o que é um grande é uma grande renda familiar um grande grupo que também é processo o segundo local aqui
no país mas não essencialmente só vindo aqui ó quando eu contei aqui um pouquinho a gente tem aí a origem também é influência estáticos inclusives vinda dessa pequena tribo chamada tá chegando no Brasil a formação do bolo cor de raiz nagô como expliquei para vocês quando para poder comprar as três horas o colocou de raiz na bola ele eu diria que ele é mais contemporâneo mas nem tão contemporâneo assim em algumas conversas com o barro bem bacana ele acabou descobrindo que o meu locou é da Roma família dele tem relação ali com uma passagem lhe
com o sentido do pai Adão tá aí lá no sítio do paredão não tem todo um culto voltado ao nagô Então me parece que a família do carro bem bacana é tá na sexta geração que tem uma mãe são chamada tia Inês que tinha com relação Direta com o ciclo do paredão então a gente percebe como louco eles surjam eu não vou chamar de um fenômeno religioso que surgiu no Brasil predominante predominantemente no sudeste em especial no Rio de Janeiro mais ao exemplo do e como familiar tu tava Ruben que tem é do Nordeste e
daí a linha também de Feira de Santana aí Aline que é filha de Angelita de um e são de ramas a familiares completamente diferente da renda familiar para ela falando que eu estou presente eu vi que ela entrou então gente só que a gente está falando de três ranchos familiares diferentes que processam como o corte de arte na rua e pelo menos Popular que ele seja para você ter uma ideia da é hoje é só da minha nova família eu tenho feliz de santo no Acre filho de Santo e quando dá uma tem filho de
Santo e Minas Gerais fim de semana tem Goiás Eu tenho um filho de santo que eu acho um é em Santa Catarina então o omolocô de raízes com ele também tá espalhado pelo pelo Brasil todo tá então o clã de que mais larga além da minha família tem uma a outras famílias que começam a crescia no Brasil todo inclusive aqui no estado do Rio de Janeiro em São Gonçalo eu tenho outro filho distante em Guapimirim por exemplo pecados dela ou me deram métodos e órgãos públicos ou é sim já vou falar de alguma forma leva
ficar marcada com as mídias sociais aqui no futuro aqui 10 15 anos nossos vão ter oportunidade de ver se bate em um abraço para você tem razão social eu acho que os tempos modernos na realidade Eles foram muito favoráveis para nossa religião colocou ali só de uma identidade muito forte e em vários outros e eu já falei em explicar muito porque as pessoas têm dificuldade explicar o que que é o Lula e colocar Umbanda candomblé mistura de tudo o que que é um bolo pó Então isso é fruto essa crise de identidade e felizmente a
globalização o acesso à informação é colaborou muito para religião Porque hoje a gente consegue justificar e explicar o muito mais clareza o que que é o homem colocou isso é muito bacana porque a gente consegue deixar claro para a comunidade religiosa que a nossa eles são não é uma mistura inclusive é muito organizada Então isso é um exemplo de três países que são coleções esse estrutura bem parecida ali Nesse quesito com cavalgar ali a gente tem o candomblé de Angola ou candomblé que as três os três principais aspectos os três principais segmentos acontece a mesma
coisa com o maluco o maluco de macumba uma raiz tanto no look o que raiz Lagoa o que que é o nome de raiz magoa é uma uma das raízes e o entretanto que cultua essencialmente a orixás eu sei que alguns países Santo alguns sacerdotes e sacerdotisas é impossível e o contato Gilberto Ele defende que as energias os orixás dizem que se é muito rendimento deles são mal única coisa eu tenho uma opinião diferente até porque a sua composição original e essencial destas divindades mudam Inclusive eu arriscaria dizer que em algumas tribos de Angola em
outras da Nigéria eles não tem nem noção nem conhecem a existência dessas divindades em seus pés simples países quando falo de orixá tô falando inclusive divindade que tiveram vida terrena deram ori e foram divinizados orixás que na 25 até chamar de ir embora mas só é para é papo entra na outra laje e a todos exata já quando a gente chega para falar dos em que seu like se no plural são divindades que não tiveram vida terrena não tiveram Oi então aí só ir já dá uma diferença grande na origem dessa divindade então Voltando a
falar do aluno cor de raiz Lagoa a nossa raíz culto a essencialmente aos Orixás é também do composto iniciático porque omolocô ele é uma religião iniciática é a pessoa que adentrou a região ela passa por uma série de rituais de iniciação ela faz aí cumprimento de tempo até pegar e chegar a sua maioridade digamos espiritual e é diferente do que se tem no culto de omolocô de raiz tanto o ponto que cultua o sentir-se nós tá magoou não prestamos culto aos links nós prestamos culto exemplos igualmente como expliquei aos Orixás E além disso eu acho
que é comum é para qualquer raiz dono colocou Nós também temos aí. Alto com a gente e uma piada interessante a nossa muito a vincula só faz macumba né Pois é no geral as pessoas quando falo de algo curto e fala e fala a primeira vez que ele funciona meter é a raiz macumba Mas isso também é o é um ele também tem que ser derrubado Por que independente das raízes em toda a casa de uma Até onde eu sei tem culto a Paula G em algumas casas de chá mais ela atende do que em
outras na minha casa por exemplo no meu terreno na minha o corpo é a quantidade de exemplos para louvar a aos gêneros é menor do que a quantidade que tem dificuldade para os orixás Mas eu conheço o caso de ficar o oposto apesar de serem de raiz nagô Ele tem muito mais curta falando dinheiro do que culto ao Orixá a fala do colocou the heart magoou essencialmente Essa é a grande diferença das demais às raízes enquanto a raiz macumba tem uma miscigenação muito forte com predominância é aos Deuses ou divindades ameríndias e a obra a
gente tem muita muita pegada ou então participação de pretos velhos mais os caboclos boiadeiros tem uma participação muito forte uma e canta-se muito é popularmente no português já na raiz quanto a gente vê assim Algumas casas cantando também português mas faz uma essas e boa também ao que cubo é o próprio tanto dentro da ritualística e no nosso caso na raiz nagô em algumas casos Eu já vi essa cerdote cantando em português Mas no geral os cânticos voe reza estudo em Ubá que aí desse conglomerado que a gente chama o que a gente chama de
água é muito bem abre a forma aula aqui eu ficaria sem deixar interromper porque realmente a gente vê que basicamente mas eu vou fazer uma um passar desmente né mãe leva filha de quem Para a gente poder entender porque se nasce dela né ela Traz essa Miguel ela vem de qual raiz então é uma característica do louco é de que essa é uma religião altamente familiar então é muito comum você vê terreiro e já colocou é que existem dois sacerdotes do pai e a mãe de santo que conduzem a família o pai de sarna que
é filho canal é de sua respectiva mãe que era mas não sabe também que mesmo maravilhosa aqui também Fortaleza e foi isso que aconteceu com mãe lá mas lá é filha de manhã amanhã de manhã não de manhã tava apesar a exactidão documental é disse que ela surge ali no período pós escravatura no final do século 19 então quente incutiu colocou bem no estado bruto foi manhã passou esse conhecimento família tanto é a mãe dela quanto o pai dela é que incutiram uma molocow de magoou É dentro daquilo que ela entendeu como região que mas
não era feio fui pegar esse conhecimento bruto esse conhecimento de coisas envolvidos dentro da família dela E aí ela começou a codificar ela começou a estruturar é a casa dela tem perigo tem uma curiosidade de uma ideia é de fumar apesar de ser do omolocô Eletro era umbandista também era fechada na umbanda diferente de mim apesar de ser filho de Santo direto dela eu não sei não eu não me considero umbandista apesar do cultural e vamos ela me fez umbandista porque eu não pratico Agito ali fica e de umbanda dentro do meu terrier assim como
eu tenho filhos de Santo também que são lixadas em um banda toca no cor e Umbanda eu tenho filho de santo que tem então Voltando a falar da história de uma ideia mas lá é filha de malhar agora uma erva que foi aquela que passou a trabalhar todos os alicerces do que é o nó pôde de raiz magoou e ela dali por diante pelo conhecimento adquirido como as formas encarna o cara que elas saem esfriou ela deu continuidade ao desenvolvimento e estruturação lógica na nossa tudo bem eu já entendi assim que existe uma história professor
é uma árvore né porque hoje em produtos e que tem raízes então assim a gente não tá não tá no universo paralelo universo só de eu fico muito feliz de poder gente Trazer isso à tona porque deu a pessoa que está assistindo agora tá vendo que esse Universo no culto do deixar ele é muito para além de rir né a arte surpreendente o orixá ele se manifesta irritação essa manifestação a própria vivência do sujeito itally como fundamento da um negócio criacionista não negócio é um papo não mas é uma coisa que ele que ativamente na
se isso é muito significativo porque a gente precisa compreender Hoje os movimentos os movimentos de fortalecimento desse culto E aí de alguma forma a gente trazer elementos desse culto E aí eu queria fazer uma pergunta né quando a gente fala efetivamente da prática do culto que presépio Lucas Nobody 500 agora vamos ter o cheiro aí que são as rodas dos orixás Leo então a cor de Deus deixar aquele Como assim tá tá no no bolo tu vai a infestação em algumas casas do chinês mas não forma de circo mas hoje já faz a sua cor
no nagô também é formado em curte existe o xirê' como é vou usar que uma pergunta bem leite a fugir de leigo como é Regina efetivamente como é que se dá um culto muito bem bem colocado mesmo é é característico túmulo de rádio na cor telha EA formação sim da famosa Gira né que a gente chama de chia na realidade da palavra significa brincar em um momento que fala descontração porque você festa pública nada mais é do que um lá comemorativo a enfim é como lugar uma tarde rituais e obrigações foram feitas e anteriores Então
como é que você tá estrutura e aí eu vou responder tava lá e não posso dizer para você porque não existe o nome é mais familiar está só que essa aí ela tem uma série de ramas diferente eu gosto porque são conceito característico do omolocô diferente antes eu vou voltar para poder explicar a questão é muito bacana por dentro do Candomblé [Aplausos] três casos de matrizes que estão é basicamente na Bahia perto da linha gente tem as três grandes famílias e elas se disseminam pelo pelo país inteiro e sempre vão ter essas causas como referência
no caso do isso não acontece nós não temos uma casa matriz sua o 3K é isso não existe omolocô ramificação é com ela é muito dessa então são párias e familiares Então são várias referências não existe uma única origem são várias as origens e hoje eu falo isso com propriedade principalmente porque conhecia ali babacan ai ali Entendi então a gente chega à conclusão de uma grande diferença entre e o Candomblé o candomblé tem a sua casa e matrizes nós no local nós temos uma pluralidade porque as nossas ramificações são lutas estão dezenas eu tive que
talvez centenas não pode apontar a casa a Deus e como se sendo a casa matriz apesar do levar o nome de manhã adiante mas Léia não pra a matriarca única túmulo de raiz magoa ela é a matriarca da minha família e a Aline idem e assim sucessivamente então é também ficar voltando a estrutura de ponto nós fazemos abertura porque a gente precisa fazer a Invocação da Trindade orixás Paranaense manifestarem no aí aqui na terra então no momento de abertura tem todo uma ritualística de Evocação das divindades de preparação do solo nós temos lá minha alma
familiar Onde tá o chamado de mini motinha e que a gente pré-paga a terra literalmente o solo para conquistar as pisem se manifestem e dança em conosco ela também característico da minha rama família Oi gente começar a louvar a cantar aos Orixás para saudá-lo nós saudamos inicialmente aos quatro elementos primordiais a água a terra o fogo eo ar e tudo em yorubá feito todo esse processo inicial a gente começa com os tirei ele gente canta de Exú a Oxalá é muito bem nota a basicamente é vamos dar 5 a expressão é a mesmo objeto é
o mesmo só muda as suas obras como é um bando de gente também assim para salientar que é um banda que toca aqui no Nordeste aqui no Ceará aqui em Fortaleza é a mesma banda que toca lá no Rio Grande do Sul só muda o seu pai de danças as partes culturais históricos as formas que que essa manifestação Thai com elementos até peculiares da própria cultura que a gente não pode também porque como se fosse eu vou usar cima Dog macia como a Igreja Católica que o que celebra em Roma o que se celebra aqui
em Fortaleza é o que se instalaram nos Estados Unidos essa Rita logia essa Dog macia ela acaba de alguma forma tirando alimentos que são peculiares ao culto né é muito diferente da chegar dentro de um culto de Jurema e pouco sei mas o que sei é Daniela eu quero da minha raiz na influenciar de alguma forma Os cultos e também os aspectos históricos então é muito importante a gente entender também dessa forma porque a gente não tem gente moda no país muito cultural volume populacional de etnias de todas as formas e isso de alguma forma
nos justifica essa distinção Ela vai para Além disso essa questão da referência a causa a na Bahia causa de da Bahia casas e da Bahia ela é bonita eu até acho mas mesmo assim se você for na casa fdg o z regulada casar tem o seu beijinho tem a sua forma tem essa situação tem a sua peculiaridade de como cultuar como um elemento se manifesta dentro do culto então a gente não Grosso vamos falar assim perdoem a expressão por favor né é igual em todos os acho que é a gente chega a um consenso teórico
de uma igualdade né aí quando vai para dentro de um Ronco dentro vão com meu filho é fundamento fundamenta que não se discute é uma coisa que vai disse para todo mundo certo esse canal não tem intenção nenhuma de invadir o código ninguém nem de ensinar a montar e bar acho que legal você tá dando aqui oportunidade eu acho que tomar Live também que você fez aí com o melhor você já fez algumas mas em algumas algum momento eu acho que tu distrai a Taísa comentando a respeito do raspar a cabeça não raspar capsular eu
ia fazer pegar mais ou menos disse que consegue aí tem uma característica porque uma de fato Você tem razão omolocô independente das raízes tem uma espinha dorsal primeiro dia essa é uma religião iniciática. Não existe uma e o que não iniciei os seus adeptos acho que eu sei que elas precisam passar por rituais em expiação E aí a ritualística maneira como é feita isso sim pode ter avaliação de uma família para outra de uma causa para os que você pode variar mas é uma coisa que até nesse momento aprendi que não varia E aí é
uma característica estrutural do omolocô é de que no geral comumente falando não rolou com você de fato não raspa a cabeça toda vocês que eles não veem a necessidade que a faca minha cantora aí engraçado de você eu já ouvi diversas explicações Por que que você a cabeça porque eu estou nascendo e Um Bebê não tem cabelo eu já ouvi diante de outubro tá E que minha mãe que mulher me ensinou aí para mim faz todo sentido porque eu sou o sacerdote que eu preciso de lógica Pesada da pegada é espiritual eu preciso conectar com
i o nosso tempo restante da conexão acidente não consegue e não senão não encaixa e vou conseguir entender a natureza tanto para mim Ficava muito lúdico e quando eu olho para natureza eu reconheço Esse sou deixar nos fenômenos naturais roupa entender a lógica então isso eu funciona o melhor dessa forma mais leve explicar o que que nós só tiramos o cabelo é o tufo de cabelo do local onde nós fazemos xixi de renascimento do Além da central valor das então ele na região é chamada de Osho ele saiu uma característica também do de raiz Lagoa
todos os filhos de Santo eles são cá carro popular mente falado isso é inclusive popular no candomblé é de que nós um dos sábios ou seja todo mentira é feito no show do filho é dentro do locutor de rádio Lagoa acontece tá então a diferença é o que a gente só tira o cabelo da região onde se precisa fazer esse junto e disse que o cabelo ele é matéria morta e onde você vai suplantar Axé você precisa limpar a região tocando deixar ali é o canal aberto para suplantação do Axé Ou seja eu tiro a
matéria morta do local para executar a livros rituais necessários por esse motivo que nós entendemos a necessidade de tirar o tufo de cabelo somente de uma região é Dori da cabecinha não tem necessidade de tirar o cabelo todo como se vê aí no Como se lê no candomblé E isso não significa porque não é o arco que você tirar o cabelo todo da cabeça que diz que você tá feito iniciado para o lixão não é isso esse é um detalhe ele em Itálico O que determina se você é iniciado ou não para o orixá e
eu tô falando especificamente do Maluco de raiz na rua tá o que determina essa pessoa lá é esse cabelo não é se ela tem uma doce e aí meu anjo gosto de uma série de materiais tem mais indispensáveis mais sérias questões que assim são fundamentos que não vem ao caso mas ou iniciados no local de raiz magoa eles são achados eles têm é do luxo só não tiram todo o cabelo da cabeça um outro detalhe também na a gente falar a respeito do ano Lacourt aí na rua que Em algumas situações Eu já ouvi impossível
algumas pessoas falarem a minha eu estou a minha raiz é raiz Angola e eu entendo o que o próprio país pode ser também tá pode observar Oi Chico hoje utilizados nas casas região no corpo no geral no geral fazem uso de cantiga de domínio público comumente utilizadas o Candomblé e aqui a gente obra de Cristo que o povo encontra no YouTube exatamente conhecia essa é uma questão também problemática tal da rua porque isso prejudica a identidade do omolocô no meu caso da minha rola familiar nós usamos para poder louvar todos os pais quanto para durar
quantos origens são os cânticos de xerém rum nas utilizam de cantigas que são genuinamente derrama familiar em yorubá e que não são do Candomblé Mas eu também faço uso de cantiga de tomar banho porque eu não tô usando um orixá Independente de ser candomblé ou omolocô orixá e tá manifestado nas duas religiões é acima da região en quem nasceu para religião religião e se qualificou para louvar aquela divindade que uma coisa que precisa ficar esclarecidas e sim eu também minha casa faço uso de algumas cantigas que são comuns no candomblé Ketu no canal curte sol
eu faço uso mas a gente só não tem as nossas cantigas de uma família eu posso citar alguns exemplos de som antigo diversos simples tá então antigo tivesse simples ó deixo por exemplo né fazer um rosa mais um pouco eu vou estar aqui alguma coisa deixou 20 canta mas tirei deixou e levaram o joelho para baixo e levar para isso pelo com a gente canta Viana Fala logo meu amor e a gente canta para todos os orixás tudo livre para ir louco que aí também eis uma uma uma referência muito importante iroko orixá e louco
Ele é tido como o patrono do colocou de raiz na rua existe aí no paralelo para que tenha um bom tempo que é tido como patrono de algumas casas já colocou de raiz pronto ou então macumba Mas eu também fui casas mesmo sendo de raiz é bom para o dentro Xangô como sincera o patrono maças são questões de miscigenação de sincretismo que também aí a pauta para uma outra outro momento batizado e entra aí louco Inclusive a gente canta muito antiga também que é um de Candomblé mas a gente também tem antiga derrama derrama ficou
melhor a gente canta e louco pronta lá o louco louco e fala maluco Olá Google o que que significa e louco e toca o grande rei do amor conhecer o local e conta loucu então além dessas cantigas que atenção médica antigo e sala a gente tem uma série de olic se esqueçam evocações aos Deuses que magicamente ligamos de uma família ou ruim libaia a Sandra me dá vovô o ruim ou seja é uma invocação de rama familiar em Ubá e não necessariamente utilizada no candomblé então você não encontra no YouTube mas ainda não encontra muito
mas eu vou te falar uma coisa agora que eu não queria fazer isso meio que cozinhar mas acho que é uma boa oportunidade tá porque eu acho que o conhecimento ele não deve morrer comigo uma missão fim de semana dessa forma e assim eu tô fazendo com os meus as pessoas me procuram já nem sei lá eu recebo de 10 a 20 mensagens no WhatsApp pedindo opiniões tirando dúvidas e tudo mais eu sempre que posso eu explico então eu tô fazendo algo com essa voz maravilhosa que você ter aqui a oportunidade de conhecer cantando não
é coisa mas eu tô fazendo um álbum de cantigas de Xirê no bloco de raiz de Lagoa da minha família e eu vou publicar isso na em tudo quanto é a plataforma porque eu acho que isso é um tem para religião tá aí vai independente das antigas serão da minha rama família vamos deixar ferir um colega Vamos pensar num evento lançamento viu na parte da [Risadas] faço questão de divulgar para todo mundo acho que é legal mas eu quero é eu quis tomar e ativa é poder deixar claro nós for nós temos identidade O Legado
que que eu vou deixar a partir dessa iniciativa ela sempre bastante colocou de raiz nagô ou ok mas no geral ela serve o outro problema como um todo e assim vai deixar a comunidade Religiosa e própria mulher peraí Olha que o louco tá cantando em Uruguai não necessariamente de Candomblé vão cair de pau em cima os críticos por conta de grafia de pronúncia de de lógica de frase vão vão mas eu não tô preocupado com isso você me liga tá eu não dava para caramba tem uma variação bizarra eu não sou eu estudo porque eu
preciso estudar final de contas é religião que o processo então língua Nossa Gilberto outras dizer uma coisa que eu achei assim incrível quando ele falou sobre a questão do dono do bar porque é a grande Cris a Rua das na não vou entrar em as outras que a gente já trouxe aqui alguns alimentos mas uma uma local sequer às vezes também cantar só em português porque não quer ver cantar em yorubá Eu sei disso eu tava assistindo um eu tenho Professor volta a citar o nome dele aqui que ele tá no bem ir mês que
vem em Janeiro eu vou ter uma uma laje com ele e ele é para quem não sabe o bem ir gente a terra de Exu e ele é filho de Exu e ele culto a Exu e ele é professor da Universidade Federal de Pernambuco e também era professor da universidade da Unilab passou no concurso e foi para lá mas está no bndt da padaria ainda não voltou para cá e deve da questão dele tá na África e aí vocês sabem muito bem a questão política e lamentavelmente a questão vacinal Como tá a situação aí trouxemos
E pedimos aos Orixás que ajudem o povo de lá e aí ele relatando para mim ele Darlan eu nasci na terra onde se fala eu do bar e eu falo pa ele dizendo para mim podem eu não sei rezar eu do bar tudo que se faz eu erro você se a pessoa que domina a língua que nasceu no país porque eu aprendi porque eu já aprendi por terceiros ou quinto Sei lá só na hora no cronológica se eu vou aprender no YouTube eu tô aprendendo por uma quinta pessoa então eu tô perdendo o negócio que
já pode estar ela a brincadeira do telefone sem fio eu digo você caiu na rua chega só para mim o você o caiu na rua morreu não é o objetivo da frase já se perdeu e aí as pessoas ficam discutindo Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha e aí isso é importante a gente entender que existe uma encontro eu volto ao contexto da inculturação da língua não é a língua também faz parte a gente ajudava a missa latim o campeonato do dinheiro que sabia quem que saber depois do amém compadre tava falando a única
aos Pracinhas da lei de latinha do - o Bispo que a única frase que eu lembro E aí a resposta dela graças a hora que eu tenho 35 anos eu não peguei meu celular TIM já ele língua portuguesa mas o que é um pouco eu acho que era isso a gente tem que ter as influências da fogo está errado então a gente tem que ter essa humildade que eu acho que às vezes fizeram questão de ego sabe uma vez eu fui no candomblé E aí tava lá usar Bones outono respeita o Candomblé que eu fui
tava o Zé bônus não depois do Chile Olha para um do Zé vamos que eu conheço ainda Macumba é um pai de santo de macumba não sei se está assistindo aqui a Live mas era um pai de santo de macumba que da noite para o dia paz do Senhor Como é Bom Me levantado né como eles mesmo que 17 anos enfim e ela é bom me mas não sabe cantar uma vírgula em orubá ele mexe a boca Ah então tá não sabe se está se às vezes a pessoa critica uma religião só porque tem um
pano bonito aqui o sorri Schiller bota um pano bonito ao povo vai tomar bença da que canta para o seu orixá E aí vai de alguma forma enfeitando o pavão bota além das Pedras que pode do pavão já tem bota uma corrente Dourada bota uma lâmpada em cima e vai iluminando aquilo ali aqui para vó fica bonito mas infelizmente a gente perde a essência Às vezes o gancho importante que você tá trazendo agora é a questão de essência da religião acontecendo de uma maneira avisar com sua ânsia de Tik Tok Instagram rede social virou uma
grande vitrine é uma grana de verdade e aparece assunto eu tenho que ler uma grande competição oficial que ela serve e essa região que serve ou era a religião e tudo mais bonito mais populoso da mesa mais parecida mas bem arrumada é do Orixá é mais oculento possível um dos maiores isso na minha opinião tá não tô falando a verdade eu tô dando aqui a minha perspectiva isso alimenta e serve ao é Uau que coisa linda que coisa luxuosa que maravilhoso e de falta de se ver algumas coisas eu acho que quer tomate é é
extensivo é bonito algumas de resistência que a religião ela tem um pilate Essência O mais importante que isso acontece dentro de uma religião não é o que tá ali na sala ali ele está brincando o próprio nome fala assim vamos brincar com os orixás para comemorar ele é um Marco comemorativo Mas e a essência os fundamentos de dentro de um cálculo de escada que conversando os elementos que devem ser utilizados aqueles que são os respectivos a maneira de ser executada o visor e quis para encantar isoforce são falados para encantamento para poder executar de maneira
adequada e eu acho que isso é oitenta por cento da religião fala para mim a vinte por cento Ah e não significa que ter uma sala tem organizada uma casa muito cheia com os orixás muito bem parlamentares nem sempre nem sempre aquilo ali que esperta o ego é condizente com o que é essencial Eu costumo Você é da minha família de que religião e o louvor ele não é só para dentro de peru ele não não é a Sopra o Vento ali daquele momento a gente tem que levar o controle deixar o nosso dia a
dia eu vejo colocou de raiz magoa mas como uma Filosofia de vida do que como religião para mim que tinha previsão para mim em alguns aspectos ele a religião é muito limitante e eu não gosto dessa dessa dessa coisa limitante acho pessoas foram feitas para poder raciocinar apenas sai amadurecer a religião o papel do do do corpo é esse e fazendo as pessoas amadurecer em uma crítica tendo pelo seguinte nós é ter consciência de que nós somos seres conscientes inteligente os bate-papos que eu tô acompanhando sobre omoloko EA respeito do colocou só ratifica essa informação
temos cabeças pensantes e muito inteligente de dentro do colocou sim depois com nível superior independente permita superior a mão nossa base religiosa ela sempre foi oral num dado momento hoje a gente está contudo muito mais codificado mais propriedade para poder defender o que é a religião EA Bacana esse tipo de bate papo porque a gente colabora com as pessoas elas se tornarão é mais consciente Deixa claro que nós não precisamos da aprovação e do consentimento do Candomblé se nós somos se o canal se o Rossio os iniciados no candomblé Luiz sacerdote para ele que nós
a música mas não temos a lixar Ok é um direito deles pensar assim porque eles também são na religião iniciática e eu hei de concordar que para eu me tornar um candomblecista preciso iniciar no Candomblé da mesma maneira que vieram uma pessoa do Candomblé e queira passava a ser do omolocô ela vai ter que passar pelo jeito de iniciático planta de uma forma sim sacrifício Concordo porque independente de João Pessoa se deu uma dignidade ao longo da vida dela então acho que é desliga e não você deixa eu tentar esses anos de sacrifício agora os
ritos de passagem eles precisam é ser garantidos nunca nunca nem me doeu porque você é louco então não Considero você não olha só pode ser feito na sua perspectiva eu só fez muito bem e obrigado estamos como não espere tem problemas como qualquer outra pessoa e estamos aí O Grande Trono Branco sentido da nós vamos Ligar para Gilberto aqui eu já tô aqui muito bom a gente já falou afro-brasileiras e um grande mal porque ao invés da gente se unir e respeitar essas diferenças que acontecem cá naturais entre as religiões a gente fala mal do
outro sabe é uma característica ruim para religiões afro-brasileiras porque a gente fala muito mal de mim a gente fala muito mal do colega a gente não respeita a casa alheia Eu costumo dizer que o meu terreiro é minha tribo é a minha zona de Santo tem uma característica completamente diferente da minha e eu hoje que tenho quase uma dezena de filhos de Santo com causas até as quando olha para casa e dele mesmo tendo essa espinha do hospital mesmo tendo aí essa Car a unisys fala que é a ritualística que a gente prega nas nossas
casas muda o modelo eu respeito disso eles saberem só você tem que fazer e exatamente igual como eu faço seria bizarro da minha parte eu tenho Fábio não ser umbandista Olha só minha filha você vai ter que abandonar Umbanda porque eu não eu não perguntando aqui eu nunca vou fazer isso é falta de respeito e não tem necessidade Então isso é potencial esse bate-papo que a gente está tendo lógico. Mais orgulho nós tiver e sermos permitir o amor melhor para gente que a gente tem que se importar cada vez menos com aquelas pessoas ficam Grande
a gente também não pode generalizar porque quando as pessoas inteligentíssimas no candomblé verdadeiro sacerdote que entendem religião as diferenças e as respeita isso para mim é importante e tem muita gente assim só tem que ter a aula e solitária que gosta de falar mal de maldizer e de criticar e pior criticar aquilo que não conhece Oi tia Cláudia você tá aí eu vou trazer eu tava lembrando de um autor quanto a pesquisar aqui que é um alto uma topólogo chamado Clube frete grátis para quem não conhece ele é um dos maiores referências da antropologia no
mundo ele introduziu um livro Há dois anos atrás chamada interpretação das culturas E aí Eu recordo que eu fiz uma leitura dessa durante a minha uma das minhas especializações aqui em Fortaleza ah e o professor fez oportunidade de a gente mergulhar no conceito de religião e aí perguntou na sala de aula que com sua religião aí todo mundo falou falou falou eu falei a minha enfim todos os preços são suas religiões ele disse você sabe que o conceito de religião de um conceito somente do cristianismo mas eu parei não primeiro a palavra religião palavra grega
que é da primeira interpretação dos textos sagrados que faz com que o homem relic se a alma ao sagrado ela envolve esse sagrado apenas o conceito Cristão perante o pô logia para o texto original da palavra grego é um conceito a gente até quando a gente fala que nós somos religião e aí assim até eu uso mais a expressão culto ao Orixá do que a expressão religião é uma coisa minha da minha prática por quê Por quê a ver com a minha forma de culto ao Orixá traz o maluco não é essa religião pragmática pensada
no modo do cristianismo que vai nem formentar uma ideia de como eu tenho que ser pelo controlado Ahan a relação do termo religião e só envolve o conceito Cristão que eu não tenho nada a ver com o cristianismo Além de eu ter nascido na mesma do mesmo conceito africano do que a religião cristã também dados na África a gente foi entender esse conceito Então a gente tem que mergulhar também porque até quando escuta algum Babalorixá de quando agora nossa religião e a primeira pergunta que eu sempre fato que religião índio então não religião o conceito
de religião para Landim e valem nosso a gente começa é o que eu falo começa a absorver elementos para uma auto-defesa e acaba sendo pragmático é bonito povo aplaude e isso morre no conceito então eu acho muito importante a gente pensar nessa unicidade que a gente tem que ter um discurso as práticas gente as pessoas que são peculiares eu eu tenho entendido isso não é batido nessa nessa nessa tecla dizer que as práticas são peculiares a cada casa vinculado a sua origem a respeitando o seu Alvoredo que não tem como a gente também tá fazendo
isso de forma ecológica Mas uma coisa a gente tem que ter certeza nós nascemos no orixá nós nascemos pessoas deixar que tá plantado no meu coração porque já nasci na minha vida mas aí não tava pela mão do meu babá no meu olho quando tira faz uma ducha e isso então um prazer de um tal de senta não tive ainda essa honra não é de iniciar alguém mais já tive em várias iniciações Porã descer eu digo você vai estar no filho eu não tenho vocação para abrir em casa a tradição bom filho e espero torcendo
com isso poder ser um bom divulgador desse culto que eu tanto amo que eu aprendi Eu já fui católico enfia nasce dentro da igreja católica e hoje eu tenho o maior prazer de tentar mostrar minha cara aqui se alguma forma gente traz um preso social vocês não sabem o quanto né Para a gente tá aqui nesse espaço sendo visto aqui agora nessa lado 47 pessoas mas daqui a pouco vai estar no YouTube Deus sabe quem vai ver isso aqui e universo que tome conta entregue para os orixás porque é uma forma tranquila de dizer o
quanto eu amo meu culto enquanto eu amo um orixá E aí o quanto eu amo esse fortalecimento aí eu já entro numa outra Seara meu pai que é realmente da nossa união e eu acho que que a união dos babalorixás de estátuas net que de alguma forma precisão se fortalecer porque o discussão é uma coisa a união essa expressão de união vai que de alguma forma vai fortalecer E aí eu faço a oportunidade que o Senhor possa trazer para gente hum um conselho de omolocô Diários largou né que é algo que o senhor é pai
é um é tá sai do seu coração junto da sua família da sua alma dos seus filhos e fiz alguma forma é uma expressão sócio política porque a gente tem que entender que religião é uma manifestação E aí eu digo agora o conceito ele já universalmente de ideias individuais que vão para a vida o meu Oxossi senhor vivemos se na minha vida praticar ações que envolvem a defesa de Oxossi no meu viver esse é um ato social e político então a gente precisa ter essa força para implementar até assim realmente as nossas teses as nossas
defesas as nossas argumentações porque de alguma forma a gente atacado é isso aqui não apareceu mais não até hoje graças a Deus bloqueei os quatro aqui na parte tinha viu e como fazer um Eu não acreditava mas apareceu até aqui eu tive que bloquear Então já não hoje não mas nas outras vagas aparecendo no YouTube já apareceu então eu não vou na página de pai de Sam de afirmou daí ele tá pedindo nada mas o povo evangélico e taca taca fogo na jeito você vai precisar abençoe Deus te abençoe seus caminhos você não esqueça ele
foi caminho né aproveitando aqui da Nações e a questão do não faz sentido é providencial lá na sua sala inclusive Foi por conta dessa desse desejo de ir mais reconhecer ele juntar grupo foi que surgiu a ideia é para formar um conselho nacional para o colocou de raiz na rua e aí eu nem esforços e ideologia é uma barro bem bacana Então tá na água e a tag de uma série de sacerdotes do Brasil é que fala em professam é uma mesma uma mesma raiz é o principal de Minas a isso que também é é
uma comunidade o esporte Minas Gerais e muito importante inclusive porque eles anualmente estão ali se encontrando tão dando eh holofotes aluno colocou esse tipo de iniciativa é muito importante Tomara que daqui algum tempo suja também uma associação voltada para uma coisa ficar muito bonita no mesmo mas quando a água independente descia isco eu acho que a gente precisa único costas infelizmente para se defender que a gente não tinha nessa cidade chegar a esse ponto mas calma de corrente para poder se defender e esse é um a este propósito o motor é da na verdade do
Colnago porque assim tá bom a gente não precisa expor um problema que que que tem se popularizado em nosso meio é legal a gente vê que o colocou ele passa e popularizando está sendo disseminado só que eu tenho me deparado com algumas situações um pouco programáticas algumas pessoas que estão sentindo lado enquanto se sendo que o colocou mas quando a gente para para aprofundar entender e observar a gente chega à conclusão de que não é bem assim como eu como eu expliquei o dono com é uma religião iniciática existem ritos de iniciação usa a serem
seguidas e continuar a bater papo com alguns pais e polícia Santos a gente percebe de que não existem aqueles protocolos e diretrizes iniciais ainda assim tem que são do Maluco e começa a um problema é um fenômeno do nosso meio mas que isso deve acontecer com qualquer religião qualquer feita com qualquer tipo de culto e a ideia do Conan água sem propósito não de criar uma uma bíblia sagrada para todas as casas do Louco Por que seu tópico se não vai acontecer é o principal propósito do Canario é da gente se conhecer melhor o que
que nos faz a nascer no local de raiz na boca quais são as características fundamentais e básicos a gente dizer o se entender como uma cor de verde Lagoa Então esse é o principal propósito desse conselho é por causa da pandemia a gente deu uma esfriada porque a gente acaba entrando aí nós uma laceada burocrática de formalização sem PJ em uma série de questões mas nem conversar a babá da cama tem algumas coisas aí no nosso rodar para poder começar a melhorar a partir do ano que vem dando mais visibilidade tanto para o conselho quando
também já apoiar as casas é que que se dizem do look o dinheiro do local de raiz na rua e vai surgir certamente o congresso a gente pensa aí no seminário a gente tem conversado bastante sobre como é que a gente vai estruturar a nossa participação aqui na na comunidade religiosa Olá tudo bem meu pai e assim eu sei que a hora já o já tem quase uma hora da nossa Live mas tudo tem seu tempo de começo meio e fim não é para terminar mas eu já queria fazer dois pedidos a todo mundo que
tá aqui assistindo um favor sigam a nossa página por favor se inscrevam na nossa página do YouTube porque com isso a gente vai estar levando para mais gente nessa Live ela vai ficar salvo aqui no Instagram mas também daqui a pouco ela já vai ser jogada no YouTube também então é uma forma até de levada mais pessoas esse conhecimento essa formação e eu agradeço inteiramente né a cada uma e cada um que esteve aqui porque é isso somos muitos mas ao mesmo tempo precisamos nos unir tanto no discurso quanto no contexto a página é omolocô
Ceará certo e o YouTube estão perguntando aqui é omolocô Ceará também é só colocar no YouTube e a também tenho a do perfil hábil do Instagram aqui também vocês vão poder encontrar então por favor ajudem divulgam porque a gente tem uma meta lamentavelmente o YouTube só começa ajudar financeiramente na ninguém que paga o YouTube só depois de mil seguidores então a gente precisa ter esse público para poder YouTube divulgar mais que por enquanto é quem assiste se tiver Quem assiste ele ele deixa Caso não ele não distribui para as outras pessoas então por favor nos
ajude vai ser muito importante para todo mundo a gente bater essa meta aí é difícil olhar para vocês que eu tô lutando aqui já quatro meses EA cada um que nós seguindo elas são ele Paulo mas obrigado obrigado babá Fabiano Obrigado aos seus filhos obrigado aos seus netos obrigado a toda a família espiritual da raiz que o seu tantos Ela tanto divulga Conte com essa página para a gente poder em outros momentos já quero aqui fazer um convite para a gente vai ter o grupo de estudo de Janeiro que é um encontro e a gente
faz com todo mundo de omolocô é é feito depois de divulgado no YouTube mas primeiro é feito só com a galera do grupo quem quiser se inscrever também no grupo tem o link aí na página e aí a gente tem material tem Ourinhos eu tenho texto tem artigo Tem uma galera que tá dentro do grupo escrevendo artigo científico aqui é da ciência comunidade que existe isso aqui se a gente volta para pesquisar encontro só cama Branca nós vamos falar do omolocô então a gente tá escrevendo alguns artigos eu estou escrevendo um artigo e vai ser
publicado numa revista né científica tão de uma forma científica Então a gente tem interesse sim então agradeço a cada uma cada um lá o Senhor porque tempo é um fator muito especial e ter dado seu tempo para nós é importante então sua benção suas considerações e que meu pai Oxossi te de fartura sempre na tua mesa na tua casa do teus filhos e que seja o outono rica Dobra a minha vida semelhante venceu o terreno a gente vai receber aqui com muito carinho eu quero agradecer aqui o seu convite a participar dessa laje quero cumprimentar
a primeiro e com muito orgulho uma ideia de que sai Imagina ela deve para o tanto feliz lá no ar um assim enquanto todos os meus demais ancestrais eu quero também cumprimentar o barco bem bacana que é um muito cansado aí na luta para poder garantir os pilares do que que é o omolocô de raiz nagô passo também aqui os meus cumprimentos aí Aline em Feira de Santana que a nossa representante do meu local de raiz Lagoa na Bahia Então a gente tem aí no muito conhecimento muita coisa legal para poder divulgar e colaborar com
a religião logo assim que tiver pronto o álbum com essa voz linda e a cantar o xirê' dos orixás eu vou divulgar para vocês sigam também lá o meu perfil Babá e tchau look um no Instagram a pitadinha de sal depois legal também a mesma coisa no Facebook eu tô sempre na medida do possível é divulgando alguma coisa repassando e eu vou comunicar nossas redes sociais lançamento desse algo e eu não tô metido que a ideia que esse lugar no Spotify nessa grande plataforma vai conseguir o que tiver pronto eu vou divulgar para vocês tenho
aí também alguns trabalhos a podemos mas a falta de tempo infelizmente não impede de personalidade eu tenho artigo que já tá engavetado alguns anos que fala a respeito do das raízes por livro Inicial também para poder falar um pouco do locutor de rádio na vou mas que a falta de tempo mas um dado momento que ele ele é de sair muito obrigado a todos vocês assim que você precisar para gente e tem outros temas eu tô aqui a disposição ou me complete colaborar irritação do posto do conhecimento que eu fico respeito da religião também pois
obrigado obrigado a todos Até a próxima um desejo a todos um bom final de ano a gente encerra por esse ano as Lajes a nossa última que se foi maravilhosa para mim e até o próximo ano em Janeiro na primeira semana a gente vai estar aqui com babá Lincoln ele é do candomblé de Ketu mas é profissional Unilab e ele vai trazer um livro que ele lançou o mês passado chamado Exu nas escolas então é uma proposta pedagógica e a gente vai querer tá apresentando para todo mundo nesse professor da universidade da Unilab à universidade
lusofonica que nós estamos a 15 chuva na Bahia existe Unilab aqui tá vai ser muito bom então até lá Obrigado um cheiro no coração boa sorte seja todo mundo e até já nele Tá certo tchau tchau meu povo e com de E aí