Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados eu sou André Green e depois de 42 minutos E 4 Segundos construindo o corpo na nossa Aventura chegou o momento de dar vida ela finalmente a gente vai começar a narrar e se você não sabe de qual Ventura tô falando volta no primeiro vídeo dá sequência na agora para acompanhar a construção dela passo a passo mas sem mais delongas vamos fazer aquilo que a gente se propôs a fazer narrar e qual é a primeira coisa que a gente precisa fazer quando a gente
vai narrar nossa história quando a gente já tem o jogo pronto Aventura pronta e a gente quer levar para mesa a gente precisa inserir os personagens da história as informações trouxeram vocês até aqui o grande prédio se ergue da calçada como um esqueleto de concreto morto e inerte completamente escuro com exceção do abajur que faz companhia para o guarda noturno Solitário se vocês tinham alguma dúvida do que aquele de lá todos os roedores de ossos havia dito Elas começam a desaparecer pois o frio na espinha que vocês sentem e o sorriso que Lula imprimir no
céu de uma entender que algo errado está acontecendo ali em algum lugar lá dentro das dependências do Laboratório Antônio maurente o parente desaparecido está e a vida dele depende das ações da matilha se vocês vão se apressarem Talvez ele esteja morto quando você chegarem mas vocês não sabem o que pode encontrar tudo isso eu não pode passar de um sequestro por causa de dívida de drogas ou talvez algo mais sinistro que envolva as criaturas torpes da corretora Oi vocês estão lá sobre a sombra desse enorme Edifício Prontinho em sabemos os personagens da nossa Ventura eles
estão lá na frente do que vai ser nossa cena um e a gente pode estar com a Paulo e eu não vou dizer que é só uma forma errada de se fazer eu contrário muita gente faz inclusive bem na década de 70 quando eu tinha uma coisa que chamavam de dendê competitivo você jogava os personagens da frente da primeira cena e eles vão embora na aventura Mas se a gente está querendo criar uma história uma narrativa que seja envolvente e não algo que pareça mais um board game ou um jogo de estratégia não estou falando
que um board game o jogo de estratégias são formas erradas ou ruim de jogar só não é a proposta do que a gente está fazendo existem formas mais interessantes de fazer e as opções Isso é o que eu chamo de cena zero para explicação a zero eu vou falar de um jeito de contar histórias entre muitos que existem que a chamado a jornada do Herói Inclusive a jornada do Herói e talvez não seja a melhor opção para um jogo de horror pessoal por exemplo mas eu gosto dela e ela que eu vou usar como exemplo
porque ela é que mais pô As Visões de movimentos na história e aí fica mais didático e mais fácil de entender a jornada do Herói esse conceito estruturado surgiu em 1949 no livro chamado herói de mil faces de Joseph Campbell fala do monomito e uma forma padrão de contar histórias de heroísmo e ele divide a história a jornada do herói em 18 Passos muito tempo depois um cara chamado Christopher vogler em 2006 ele pegou essa ideia da jornada do Herói escrever um memorando para Disney e mais tarde se tornou um livro chamado a jornada do
escritor estrutura mítica para escritores e nele ele é transformar esses 18 Passos essas 18 etapas em apenas 12 não tem alguns lugares vocês vão ver a jornada do Herói falando de 18 etapas em alguns de 12 é porque são dois autores diferentes sempre que o segundo bebe e se inspira no primeiro eu só fiz as introdução rapidinho para vocês saberem do que eu tô falando mais para frente eu vou destrinchar a jornada do herói no momento a gente precisa apenas dos dois primeiros passos que estão tanto na zoff cantam como na do Christopher moeller a
primeira etapa é um mundo ordinário a gente coloca os protagonistas os personagens dos jogadores e um nordinavrio um mídia as famosas vocês vão lembrar que os protagonistas sempre como é são no mundo ordinário diferente daquilo que eles vão viver em Star Wars nas três tecnologias os personagens começam no deserto onde eles estão trabalhando diariamente um na fazenda de água outro concertando robôs no ferro e a outra pegando quinquilharia tranqueira do filho se a gente for para o Senhor dos Anéis Apesar que ser um mundo já mágico de hobbits é um lugar bucólico e tranquilo que
nada acontece tem o livro daquela que não deve ser nomeada que o protagonista vive dentro de um armário ninguém me of Thrones os primeiros e eles moram num lugar distante gelado que nada acontece então é muito legal estabelecer os protagonistas nesse mundo ordinário o que não RPG acaba sendo um pequeno problema que a grande maioria dos jogos os personagens já começam no mundo ordinário no caso de lobisomem o próprio livro já específica já um das regras para você montar um personagem que já passou pela primeira mudança Vampiro os personagens são feitos depois do abraço no
próprio d&d ele já são Aventureiros já são heróis de nível 1 mais heróis claro que a gente pode narrar a primeira mudança o abraço o fazendeiro que vai virar um herói mesmo não indo de encontro aquilo que o livro já propõe Isso vai acontecer na primeira aventura na primeira história na primeira sessão todas as outras histórias Eles já não estão no mundo ordinário então a gente precisa estabelecer a nova ordinariedade desse Sobrenatural um exemplo que em Star Trek eles estão na nave espacial viajando pelo espaço mas a nave se torna o mundo ordinário ele sempre
estão numa situação Ordinary comum na nave até que algo acontece no lobisomem Apocalipse Por exemplo essa situação a gente pode estabelecer sendo Aceita aceita tem uns uma situação normal e algo vai acontecer ou Elísio eles estão Elysium na cidade que nada acontece no caso de vampiro e desde na cidade que eles estão na caverna por exemplo a taverna é um mundo ordinário de uma forma mais simples nessa nossa Aventura o mundo ordinário deles é aceita Aonde eles vivem eu vou usar aceita da torre de platina porque eu já especifiquei que aventura em São Paulo aceita
da torre de platina é descrita no Brasil em fúria o link está aqui embaixo e é uma seita de andarilhos do asfalto em São Paulo esse momento do mundo ordinário ele é muito legal no RPG principalmente esse são jogadores iniciantes ou jogadores que estão iniciando com personagens para eles poderem com e se desenvolveu roleplay conhecer alguns MPC Às vezes isso pode ser meio estranho os jogadores não vão ainda saber interpretar se eles não são muito experientes eu olho e falo para ele Oi tudo bem pode ser um pouco estranho mas com o tempo todo mundo
vai ganhando ritmo O que é legal fazer é pedir para os jogadores de escrever em seus personagens você pode usar algum NPC para fazer uma pergunta direta para eles mas de qualquer forma você estabelece esse mundo ordinário o próximo passo da jornada do Herói é o chamado da Aventura aquilo que vai chamar eles para saírem desse mundo ordinário e entrarem verdadeiramente na história um holograma de uma princesa pedindo ajuda pode ser a carta de uma escola de magia pode ser encontrar uma ninhada de lobos atrozes e a visita do Rei e aí a gente tem
algumas formas de fazer chamado da Aventura para jogadores que já são muito mais interessantes do que aquele teleporte que eu falei no início do vídeo eu disse E aí na frente da primeira cena na nossa história nesses vão resgatar alguém então chamado de Aventura pode ser estão aceita e o ancião da seita vai falar para eles raptaram uma pessoa a gente ouviu informações que ela está então laboratório Vocês precisam resgatar Essa é a versão de lobisomem do velho da taverna um deles estão na Taverna e um velho fala habitaram a filha do ferreiro vão resgatar
dos orcs lá da masmorra dos olhos funciona mas não muito o seu jogadores eles não são burros Eles tentaram lá para jogar uma história se você colocar onde para isso aí importante falando ao vamos fazer tão coisa eles vão é claro vai ter jogador que vai encher o saco que vai querer ir para outro lado e tudo mais Mas no geral Eles sabem que essa é o jogo que é para ser jogado e eles vão jogar Mas isso não é tão interessante é legal a gente colocar alguma motivação para eles e isso aparecer de uma
forma mais natural na história e dores podem ser uma seita e uma assembleia e a gente vai narrar o Iva de abertura o céu aberto que é quando invoca os espíritos aceita aí vai ter a parte da quebra de osso Você pode até de escrever um pequeno desafio de posto rápido entre algum NPC eo Anselmo caern Em algum momento algum NPC vai falar que um parente dele foi raptado outro NPC ouvi falar que ele foi levado para um lugar ou no meio da Assembleia alguém chega sangrando e conta que viu alguém sendo raptado e isso
já vai fazer o jogadores pensar em nosso tem alguma coisa acontecendo e talvez eles se prontifique hein ajudar não precisou do artifício velho na Taverna o ancião da seita ordenado mas essa motivação ainda pequena o lobisomem a gente tem a facilidade que a a motivação por Gaia e eles vão uma boa forma de estabelecer motivações é colocar a motivação pessoal dos personagens no vídeo anterior quando a gente criou as cenas eu não estabelece o nome da pessoa que eles precisam resgatar no laboratório Eu não Fiz isso justamente para falar que essa pessoa ela pode ser
de ligação com alguns personagens então quando você tiver as fichas provavelmente nas fichas de alguém vai ter contatos Aliados parentes protegido amor verdadeiro você pode pegar essa pessoa e ela foi raptada importante dizer aqui seu personagem se o jogador colocou Sua Ficha não é legal você já pegar esse ele tem nenhuma chance raptar e matar essa pessoa como é uma shot não tem problema e mesmo porque o final da Aventura eles resgatam a pessoa e isso pode criar mais vínculos entre as inpc e os personagens o forno a alma crônica não portas essas coisas do
personagem só porque você quer ir para criar uma cena a velha tem que ter a chance deles resgatar em tem que ter um motivo bom para isso e não apenas um sadismo de narradora Mas como eu mão shot você pode pegar isso e colocar então isso já vai dar uma motivação para os personagens se o ancião ou algum outro NPC ali vigia do caern falar o raptaram tal pessoa ouvimos falar o personagem já vai querer se envolver nessa história mas a melhor forma de todas vai fazer os jogadores acharem que a ideia foi deles então
antes do jogo passe algumas informações tal parente seu há muito tempo você não tem notícias dele para outro personagem você fala um delator dos roedores de ossos Alguém tem muito contato o celular tem a informação que parece que um parente que não sabe quem foi visto sendo levado para o laboratório deixe esse as informações entre os jogadores você vai estar narrando Assembleia vai ter um momento que o as e um vai dar voz para hoje posto mais elevado até chegar a hora dos personagens aqui eu quero fazer um parêntese importante na descrição do cenário de
lobisomem muitas vezes fala que os Anciões vão dão tanta Bola para os garotos e posto mais baixo eu melhor que é super rígida horário certo para falar em Assembleia a gente tá fazendo uma primeira aventura se você não aceita for um babaca com os personagens isso vai dizer incentivar os jogadores a falar em agirem a pegarem o protagonismo Então essa Assembleia de voz para os jogadores no momento dos personagens jogadores falarem faça-os o ancião perguntar alguma coisa eles vão trazer essas informações se os jogadores falarem antes do momento deles não faça um super escândalo no
mínimo ele se você quer eu jogadores entrem nessa história Tá então não e o jogador Exposições sendo um babaca uns babacas Claro alguns de vocês podem sim ser um babaca devem mas não faça isso de forma a inibir os jogadores assistirem então o resumo do que que a gente vai fazer uma cena zero é estabelecer um mundo ordinário nesse momento a gente vai aproveitar para fazer interação com npcs para os personagens mostrarem como é que eles são por jogadores entenderem como são seus personagens e como são dos outros alguns momentos de role-play e vai acontecer
em seguida eu chamado para aventura e vai tirar eles desse mundo ordinário e levar a história em si EA melhor forma de fazer o chamado da Aventura é colocando motivações pessoais dos personagens para eles realmente quererem ir e principalmente se for possível fazer os jogadores terem a ideia de Partir nessa aventura eles trazem as informações junto as informações entender em qual vai ser a história e juntos decidirem seguir esse caminho alguns dias atrás eu narrei uma cena zero é uma reação a 0 do Rios profundos que é a segunda história da crônica caminhos do Brasil
do universo Brasil e folha eu gravei ela em áudio Porque eu Sou péssima com tecnologia Eu nunca conseguia fazer esse vídeo e eu vou postar essa gravação também para vocês verem um exemplo meu de será zero mas eu também quero saber se vocês fazem as cenas eram como é que é a cena zero de vocês se vocês usam as coisas que eu uso como bases importantes se vocês acham que outras coisas são importantes e quais coisas são importantes uma cena zero enfim eu quero saber como é que rola umas 3 a 0 na mesa de
vocês então comentem aí embaixo para a gente ter um debate e eu também Aprender todo mundo aprendendo a gente trocando Siena zero que um usa que outro usa às vezes mesclar beleza e aí também se você está curtindo conteúdo aquilo que é de e se inscreve no canal Aperte o sino para receber as notificações que isso ajuda muito a gente já continuar produzindo conteúdo beleza próximo vídeo a gente vai já para cenas que a gente criou os personagens e vai na raça cenas XP e não vem para todo mundo numa Beijos e até já