Antropologia, estruturalismo, fatos sociais e sistemas de trocas

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Mateus Salvadori
A escola sociológica francesa tem importância amplamente reconhecida para o desenvolvimento da socio...
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o Alan topologia francesa se distanciou tanto da noção de cultura dos Americanos como também da questão da estrutura social dos Ingleses tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra antropologia se desenvolveu a partir de trabalhos de campo de populações de povos distantes isso gerou uma separação bem clara entre antropologia e Sociologia nesses países já na França o limite entre essas duas ciências são até hoje pouco delimitados de modo geral podemos afirmar que os pesquisadores anglo-saxões são mais entericos já os pesquisadores da Europa Continental São mais intelectual listas para duro cai desde que nascemos e durante as
nossas vidas o processo de socialização faz com que a sociedade se interioriza nós modos de pensar acreditar e sentir gostos e escolhas estéticas são questões sociais logo a sociedade não pode é aplicada a partir da formação psíquica de cada indivíduo nos Estados Unidos a antropologia por influência de boas é chamada de cultural já na França por influência de Durkheim ela é chamada de social as coisas para duro cai são vistas como anteriores porque elas existiam antes e exteriores porque são exteriores a nós e daí a anterioridade Ea exterioridade dos fatos sociais e como eles se
manifestam nos indivíduos tanto pela educação formal nas escolas como também pela educação informal com os pais e com grupos de amigos ou grupos sociais e até aquilo que consideramos subjetivo nosso apenas meu é considerado social para Durkheim assim os fatos sociais são maneiras de sentir agir e pensar eles são exteriores aos indivíduos e eles têm um poder coercitivo sobre os indivíduos os E aí se impõe sobre os indivíduos e essa imposição se dá pela ameaça da coerção que pode ser expressa por um ex ou mesmo por padrões sociais culturais e Morais portanto as ideias que
nós temos sobre as coisas as representações Que Nós criamos sobre a natureza são representações são ideias exteriores a nós são ideias sociais e não são ideias subjetivas já Marcel mauss sobrinho dedo cai falava em fato social total por exemplo a troca de presentes entre amigos é uma questão de escolha própria é uma questão subjetiva é uma questão minha ou uma questão social para mouse com certeza é uma questão social ela se dá por meio de um fato social e até tem um poder com esse tipo por trás dessa questão da troca de presentes fato social
Total além de ser social é um resumo de toda a sociedade de sua economia de sua religião de suas leis de suas crenças um de seus sistemas de parentesco uso de seu sistema de trocas Mas tinha uma preocupação semelhante com a dos evolucionistas do século 19 ele buscava explicações gerais sobre os fenômenos humanos sempre numa perspectiva comparativa Levi's trouxe também tinha essa explicação porque Ele criava a teorias que explicassem aspectos gerais da humanidade e obviamente eles não caíram em explicações evolutivas evolucionistas Pois isso já tinha sido muito criticado pelos antropólogos americanos Ingleses mouse na obra
o ensaio sobre a dádiva de 1923 dizia que qualquer a sociedade e se baseava em alianças e para assistir uma sociedade precisa se constituir em grupos e estabelecer alianças a necessidade de retribuir uma dádiva algo que recebemos de alguém leva a um sistema de trocas por exemplo trocas matrimoniais que é o casamento entre grupos as trocas econômicas que daí nós temos o comércio e trocas simbólicas como por exemplo troca de Mitos troca de práticas religiosas troca de objetos e assim por diante assim a origem da sociedade estaria nas trocas como forma de estabelecer relações por
fim o esses trolls alunos de maus avançou na teoria da dádiva e Ele propôs uma teoria da troca na Constituição de diversos sistemas de parentesco e para definir Esse sistema de troca como fundador da vida social ele fala em Estado de natureza estado esse anterior ao estado civil político e para definir essa teoria da troca como fundadora da vida social da vida em sociedade ele trata do Estado de natureza que é anterior a essa vida social a essa vida em sociedade no estado de natureza as pessoas não faziam trocas portanto quando o as trocas surge
a sociedade e o que leva as pessoas a realizarem a fazer em trocas para ele é a proibição do Incesto sabemos que qualquer sociedade impõe algumas imitações ao casamento na nossa sociedade por exemplo é proibido O Casamento entre irmãos esse uma parte das pessoas não podem casar entre si dentro de um grupo Aí surge então a necessidade de buscar em outros grupos ou seja torna-se necessário buscar algum tipo de troca entre grupos e ele constata nas sociedades simples as trocas de casamento seguir um pouco os modelos uma órgão no século 19 tinha a mesma opinião
ele constatou que sociedades geograficamente distantes tinham modelos de sistemas de troca de casamento similares e como não era possível estabelecer uma relação entre esses grupos que estavam distantes a forma como eles criaram a questão do casamento um exemplo foi criada de forma autônoma e não a partir de uma interação de um diálogo entre esses grupos e isso chama atenção porque porque Mesmo não tendo contato o sistema de casamento é similar entre grupos distantes logo podemos concluir segundo ele os trolls que o sistema de parentesco escondia uma estrutura daí nós temos o estruturalismo e era uma
estrutura comum a toda a humanidade e essa estrutura seria Universal legis trouxe passou a sua vida toda tentando desvendar essa estrutura a partir de estudos sobre Mitologia e relações de parentesco a partir de indígenas da América para concluir Vimos que antropologia francesa está mais preocupada com o viés e intelectual lista e não imperialista como a antropologia dos Estados Unidos e da Inglaterra ducar em trata dos fatos sociais Mouse fala dos fatos sociais totais e Levi Strauss a fala das estruturas até mais
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