Luciano Subirá - O BATISMO EM CRISTO | FD#18

79.4k views4530 WordsCopy TextShare
Luciano Subirá
Receba nossos conteúdos por e-mail: https://bit.ly/3HZLj9B Assistir Luciano Subira: https://youtu.b...
Video Transcript:
O assunto de hoje é o batismo em Cristo. Gálatas, capítulo três, verso 27 diz: "porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram. " O que significa ser batizado em Cristo?
Para que a gente possa entender essa experiência específica, esse batismo, que é parte da doutrina bíblica, nós precisamos, na verdade, distingui-lo de outros tipos de batismo. E esse é o primeiro ponto que eu quero começar a dar destaque e ênfase na nossa conversa. No livro de Hebreus, no capítulo seis, nós lemos nos versículos um e dois o seguinte: "Por isso, deixando os princípios elementares da doutrina de Cristo", outras traduções dizem "os rudimentos da doutrina de Cristo, avancemos para o que é perfeito, não lançando de novo a base", outras traduções dizem "o fundamento do: número 1: "arrependimento de obras mortas", número 2: "da fé em Deus", número 3: "o ensino de batismos", outras traduções dizem "a doutrina de batismos", no plural, observe batismos no plural, quatro: "imposição de mãos", cinco: "ressurreição dos mortos" e seis: "juízo eterno.
" Esses seis elementos são destacados como rudimentos da doutrina de Cristo e entre eles nós temos a menção de doutrina ou ensino de batismos no plural. Há uma declaração muitas vezes mal entendida, em Efésios, no capítulo quatro, no verso 5 que diz: "Há um só batismo. " Isso tem levado alguns não só a ficarem discutindo as diferentes formas do sacramento, do batismo como sacramento a ser praticado, dizendo: "Não, só existe uma única maneira", como confunde também essa declaração, que tem um contexto que daqui a pouco vou explicar, como se ela estivesse contradizendo ou anulando o ensino de batismos no plural, que nós encontramos aqui em Hebreus, no capítulo seis.
Então, basicamente, há pelo menos quatro batismos distintos que precisam ser distinguidos. E vou falar daquilo que eu tenho enxergado com clareza na Escritura e acredito que merece a nossa atenção. E, aliás, nós vamos dedicar um vídeo a cada um desses batismos, é por isso que eu estou começando com essa explicação.
Número um: Batismo em Cristo, o assunto deste vídeo; número dois: o batismo nas águas, uma ordenança de Jesus e eu quero demonstrar depois de explicar o que é o batismo em Cristo, que esse segundo é uma encenação daquilo que aconteceu no reino espiritual no primeiro. O terceiro, o batismo no Espírito Santo. Mas João Batista anunciou: "Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.
" Há um batismo de fogo. Obviamente, a minha intenção não é explicar cada um deles agora, porque dedicaremos um vídeo a cada um deles, mas eu quero destacar que existe sim essa doutrina de batismos, e nós precisamos entendê-los como experiências diferentes. Agora, além disso, precisamos distinguir também o batismo praticado por João Batista, aquele que inclusive o próprio Jesus experimentou e também foi batizado.
Em Atos, no capítulo 13, no versículo 24, a Bíblia diz assim: "Antes da manifestação dele", se você olhar o versículo anterior, o 23 está falando de Jesus, que é o nosso Salvador, "Antes da manifestação dele, João pregou um batismo de arrependimento a todo o povo de Israel. " Nesse batismo de arrependimento, Cristo estava sendo anunciado. Mas o próprio João Batista diz: "Ele vos batizará com Espírito Santo e fogo.
" Ele estava dizendo: "Depois que ele vier, ele vai instituir o batismo ou os batismos dele. " E nós precisamos fazer essa distinção. Em Atos, por exemplo, no capítulo 19, a Bíblia nos mostra que quando o apóstolo Paulo chega na cidade de Éfeso, ele encontra algumas pessoas que se denominavam como discípulos.
O verso dois de Atos 19 diz que Paulo perguntou-lhes: "Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? Ao que eles responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Paulo perguntou: Então que batismos vocês receberam?
Eles responderam: O batismo de João. Paulo explicou: João realizou o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que viria depois dele, a saber, em Jesus. " O verso cinco diz: "Eles, tendo ouvido isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus.
" O texto ainda diz: "E, quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles, e tanto falava em línguas como profetizavam. " Aqui nós temos a experiência do batismo no Espírito Santo, acontecendo além do batismo nas águas. E Paulo está dizendo: "Ei, o batismo de João, que era um batismo de arrependimento, era para anunciar a vinda de Cristo.
A partir do momento em que ele veio, esse não é o batismo que nós praticamos. " Paulo olha para eles e diz: "Isso não valeu", falando num português claro, "nós vamos começar tudo de novo. " Então, apesar de destacar o batismo em Cristo, uma experiência espiritual, o batismo nas águas, no Espírito Santo e em fogo, eu não estou colocando na doutrina de batismos o batismo de João.
Os judeus entendiam que banhar-se com água era parte de um rito de preparação, de santificação. Melhor dizendo, onde removiam as imundícias, havia uma encenação onde a pessoa estava reconhecendo: "Eu tenho me distanciado de Deus, eu tenho me tornado imundo, impuro, e eu preciso de limpeza" e dentro desse conceito, João vem chamando todo mundo ao arrependimento e dizendo: "Cristo está chegando! " e aquilo era uma preparação.
Chamava o povo a crer no Cristo que estava para se manifestar, ao mesmo tempo em que o chamava ao arrependimento, um ato que, sempre na ordem bíblica, precede a própria fé e, com certeza, também o batismo. Então, quero também comentar essa questão do batismo de João e dizer: há uma doutrina de batismos e isso está no plural e nós, de fato precisamos compreender isso. Em relação ao que Paulo diz lá em Efésios, no capítulo quatro e no versículo cinco, quando ele diz: "Há um só batismo", quando nós olhamos o contexto, na verdade você percebe que no verso 3 ele diz assim: "fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz".
Está chamando o povo a preservar a unidade. Então ele diz no verso quatro: "Há somente um corpo, um só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
" Se a declaração "há um só" fosse da mais absoluta singularidade, nós teríamos algumas dificuldades aqui. Por exemplo, ele fala de um só espírito, depois ele fala de um só Senhor, Senhor, no Velho Testamento, que é um termo que se refere a Deus, o Pai, mas em todo o Novo Testamento ele aponta para a pessoa de Jesus, e depois ele diz: "Há um só Deus e Pai. " Aqui Paulo está apresentando o mistério bíblico da Trindade.
Se nós vamos pegar a declaração de um só Deus como se fosse a mais absoluta singularidade, então, depois de dizer um só Espírito e um só Senhor, Paulo supostamente estaria anulando o que ele mesmo declarou ensinou sobre a Trindade. Outra coisa, ele diz "uma só fé". Mas quando olhamos para o que a Bíblia ensina, percebemos que todo o cristão tem fé, e sem fé ele não pode se relacionar com Deus nem ser salvo.
Mas quando Paulo está ensinando sobre os dons do Espírito, ele fala sobre o dom da fé. O dom da fé. Não é a fé comum que todo o crente tem.
É um tipo distinto de fé. Então, se nós tivéssemos olhando a absoluta singularidade, nós teríamos uma outra contradição, digo aparente aqui mas, nessa linha de interpretação, nós teríamos uma contradição. O que nós precisamos compreender é que ele está falando de coisas que preservam a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Ele está falando daquilo tanto que ele começa dizendo: "há um só corpo". Ele está falando daquilo que nos une e o batismo como sacramento, como ritual não tem esse poder de união. Então ele não está falando dessa experiência.
Ele está falando de algo que é espiritual, que nos colocou, nos inseriu no corpo de Cristo e é justamente a experiência da qual eu quero falar. Então, Paulo está falando de questões que dizem respeito à nossa unidade e nos fortalece. Nesse sentido, o batismo em Cristo é uma única experiência para todo mundo, para todo cristão, ele, na verdade, é a porta de entrada, ele está relacionado com a regeneração e nós precisamos de fato entendê-lo.
Então, vamos dar um pouquinho de atenção ao que essa experiência que Paulo, falando no sentido de preservar a unidade, diz: "há um só batismo", não negando a doutrina de batismo. Ele praticava o batismo nas águas, foi ele que, escrevendo aos Gálatas, falou, em primeiro lugar do batismo em Cristo, depois aos coríntios, ele fala de ser batizado no corpo de Cristo, que é o que nós vamos ensinar aqui. Mas ele praticava o batismo nas águas e levava as pessoas ao batismo no Espírito Santo.
Certamente Paulo não estava negando a doutrina de batismos. Apenas ele faz uma declaração sobre aquilo que preserva a unidade. E o que preserva a unidade não é experiência de batismo no Espírito Santo, não é o batismo nas águas, nem tampouco o batismo no fogo.
É o fato de que todos somos parte de um só corpo. Dito isso, eu quero avançar para um entendimento mais claro do que é o batismo em Cristo como uma experiência espiritual. Obviamente, existe o sacramento, esse é assunto de um outro vídeo que será exibido com esse ensino na sequência, mas ele é, em essência, uma experiência espiritual.
Eu já iniciei lendo Gálatas três e vimos a afirmação de Paulo de que "todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo, se revestiram. " A pergunta é: O que é que significa isso? Em primeiro aos Coríntios, no capítulo 12 e no versículo 13, a Bíblia diz: "Pois em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.
E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. " Interessante que a Bíblia nos mostra que o Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo. Ele quem revela Jesus.
Ele quem nos leva a Cristo. Quando a Bíblia fala de uma experiência espiritual do novo nascimento, Tito 3. 5 fala do lavar, da regeneração do Espírito Santo.
É Ele que nos conduz nesse processo. E nós precisamos entender que o que o Espírito Santo faz é nos levar a Cristo, não apenas no sentido de apresentá-lo, mas por meio da experiência de regeneração e do novo nascimento, que é a porta de entrada para o Reino de Deus, Jesus diz em João 3. 5 que ninguém pode entrar no reino de Deus, a não ser que tenha a experiência do novo nascimento.
Se não nascer de novo, não pode entrar. Então, há uma entrada, e essa experiência é a regeneração. Essa experiência de ser colocado em Cristo.
É um momento onde nós nos tornamos participantes de Cristo. Quando ele usa a expressão sobre se revestir de Cristo, isso também precisa ser entendido na perspectiva da nossa união com Cristo, que é o assunto que eu vou falar na sequência. Quando olhamos para essa experiência, eu acredito que talvez o que melhor possa descrevê-la é o que nós lemos em Romanos no capítulo seis.
A partir do verso três, o apóstolo pergunta assim: "Ou será que vocês ignoram que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. " Ele vai dizer, no verso cinco: "se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado.
" Então nós precisamos entender que essa experiência espiritual ela define o quê? A libertação do domínio da velha natureza. Não necessariamente o desaparecimento dela, mas a libertação do controle e do domínio, para que a gente não seja mais escravo do pecado.
Para que o corpo do pecado, onde a velha natureza domina, ele possa ser parado, ele possa ser mortificado, ele possa ser destruído. Então, precisa-se entender isso como uma experiência espiritual. Um banho, um mergulho em água não tem o poder de produzir todas essas coisas.
Então estamos falando de algo que espiritualmente acontece no momento da conversão. Nós somos colocados . .
. a palavra "batismo" ela significa, ou o verbo "batizar", mergulhar, imergir, colocar para dentro de. Quando a Bíblia está dizendo que nós somos batizados em Cristo está dizendo que nós somos colocados Nele.
E aí vai fazer mais sentido declarações como a de Paulo: "Se alguém está em Cristo", em, dentro, colocado nele, nova criatura é "as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. " Estar em Cristo é a experiência da regeneração no seu pacote completo que se segue dessa poderosa união com Cristo. E nós precisamos entender o que significa essa união.
Mas, em primeiro lugar, preciso destacar: o batismo em Cristo não é uma experiência de um ritual, de um sacramento. Isso, repito o que falei antes, assunto do nosso próximo vídeo, do nosso próximo ensino, é uma encenação do que aconteceu no plano espiritual. Portanto, acredito que a maioria das pessoas que não entende o batismo em Cristo, e interessante que a maioria dos crentes parece nunca ter ouvido falar sobre isso, porque toda vez que ele está lendo uma declaração como a do versículo três, de Romanos seis: "Todos nós somos batizados em Cristo Jesus", ele só pensa no batismo na água.
Mas o texto não está dizendo "batizado em nome de Jesus", não está dizendo "batizado de acordo com a ordenança de Jesus. " Ele diz que nós somos batizados "em Jesus". Nós somos colocados nele.
Isso significa o quê? Que a partir desse momento houve uma união e nós precisamos entender a união. O próprio Paulo está dizendo aqui: "fomos batizados na morte", ele diz "sepultados com ele na morte pelo batismo", mas ele também diz para que, "como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, também nós andemos em novidade de vida.
" O mergulho na água, eu repito, não tem o poder de nos fazer andar em novidade de vida, mas ele tem, obviamente, como sacramento uma importância enorme em encenar o que é que aconteceu no plano espiritual. Então, vamos lá. Dito isso, eu quero agora que a gente possa entender o que é que significa a nossa união com Cristo.
Por exemplo, escrevendo aos Colossenses no capítulo três e no verso três, o apóstolo Paulo diz assim: "Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. " Outras versões dizem: "a vida de vocês está escondida com Cristo, em Deus. " Eu, particularmente gosto dessa declaração: "a vida de vocês está oculta ou está escondida".
A palavra traduzida do original grego "crypto" significa "esconder, ocultar, ser encoberto", então nós precisamos entender o que significa estar escondidos. Então isso fala de uma posição. Por exemplo, eu posso colocar aqui na frente da câmera a minha mão esquerda e eu posso esconder atrás dela a minha mão direita.
Eu mostrei que a mão está sendo colocada lá e estou dizendo o que estou fazendo. Então você sabe que ela está lá. Mas do ponto de vista da sua percepção, você olhando, você não enxerga a mão que está escondida atrás.
A Bíblia está falando em outras palavras, que nós estamos escondidos em Cristo. Não apenas fomos colocados Nele para estar mesclados a Ele, mas toda vez que Deus nos olha Ele não nos vê, quem Ele vê é Cristo, e é isso que garante toda a obra da redenção, é essa união, quando nos unimos, nós passamos a estar escondidos, ocultos nEle. Então, é importante que você entenda por que nós oramos em nome de Jesus, por que é que nós batizamos em nome de Jesus, por que é que nós expulsamos demônios em nome de Jesus, por que é que nos foi ordenado fazer tantas coisas em nome de Jesus.
Em nome de Jesus não é uma fórmula apenas a ser repetida. Agir em seu nome é agir sobre procuração sua é agir debaixo de representatividade Dele, porque nossa vida está escondida nele. Nós precisamos entender essa união.
Por exemplo, em Gálatas 2. 19, o apóstolo Paulo diz: "Eu estou crucificado com Cristo. " Na sequência, ele vai dizer: "logo Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
" O que é que Paulo está querendo dizer com essa afirmação e declaração no presente: "Estou crucificado com Cristo"? Se no momento em que Paulo escreveu isso, a gente pudesse pegar hipoteticamente aqui uma máquina do tempo e voltar lá, no momento que ele declarou você não ia ver Jesus na cruz e Paulo crucificado no mesmo madeiro. Ele não está falando de algo literal.
Então, o que é que significa estar com Cristo? Paulo está olhando para Cristo e ele está dizendo: "Eu estava naquela cruz onde ele foi crucificado. " Isso se chama identificação.
Nós precisamos entender que a fé, ela basicamente se processa com pelo menos três aspectos bem distintos. O primeiro, identificação. O segundo é apropriação e o terceiro é confissão.
O que é a identificação? É conseguimos compreender que se Jesus fez tudo o que fez em nosso lugar, então Ele nos representa. Aliás, se você ler as epístola observando expressões "em Cristo", "com Cristo", "nele", você vai entender justamente essa união.
Ele diz: "se vocês morreram com Cristo", o verso três que eu li diz: "Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo. " Por que nós morremos? Porque quando Ele morreu, Ele nos representava, nós morremos junto.
Se entendermos identificação, a morte Dele significa a nossa morte. Jesus foi à cruz como um substituto. Ele nos representou.
Ele assumiu o nosso lugar. Mas quando Ele foi sepultado, se entendermos o que é a nossa união com Ele, nós fomos sepultados com Ele. Mas se entendemos a nossa união com Ele, também precisamos entender o que Paulo diz no verso um: "Portanto, se você", verso um de Colossenses três, "Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus.
" Ele fala não só de sermos ressuscitados, mas Ele fala de Cristo assentado à direita de Deus. Em Efésios, o apóstolo Paulo vai acrescentar ainda algo mais nessa lista. Por exemplo, no capítulo dois e no verso seis, a Bíblia diz: "e juntamente com Ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
Então a Bíblia diz que morremos com Cristo, fomos sepultados com Cristo, ressuscitamos com Cristo, estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais. Como isso é possível? A união, a identificação, a experiência do novo nascimento, ela acontece por fé.
"Pela graça sois salvos, mediante a fé" e a fé começa com a identificação. Ela olha para Cristo como substituto e ela entende que tudo o que Ele fez, fez em nosso lugar. Então, se ele estava lá, sofrendo a punição do pecado, nós sofremos.
E o segundo aspecto: apropriação. Paulo escreve em primeira Timóteo 6. 12, diz: "Toma posse da vida eterna.
" O que é tomar posse? Se Cristo fez tudo em seu lugar e você já se viu nele e entendeu essa união, então agora se aproprie dos benefícios. É isso que Paulo está dizendo.
Se vocês foram ressuscitados com Cristo, então passem a buscar as coisas lá do alto onde Cristo vive assentado à direita de Deus. Ou seja, assuma a sua posição também de viver no plano celestial. Ou seja, é uma conduta aonde a gente se apropria daquilo que nós entendemos ser nosso pela identificação.
Apropriação, segundo passo. Mas na apropriação nós temos um terceiro elemento chamado confissão. Por exemplo, a Bíblia diz: "Se no teu coração creres que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos", Romanos 10, "e com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, serás salvo.
" Ele diz: "Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão a respeito da salvação. " Por que a fé do coração tem que ser verbalizada? Porque a fé precisa de uma confissão.
E nesse pacote de confissão, quando praticamos o batismo nas águas e isso será melhor explicado depois, nós estamos encenando. No momento onde alguém é colocado imerso para dentro da água, morreu, foi sepultado com Cristo. No momento em que é tirado, ressuscitou para viver, andar em novidade de vida.
Este é um posicionamento público de confessar não apenas que temos fé em Jesus, mas exatamente qual é o tipo de fé que temos uma fé que se identifica com Ele, uma fé que se conecta com Ele por meio do entendimento claro do que é essa união com Cristo. Se as pessoas realmente entenderem o que é estar em Cristo, isso fará toda a diferença. É por isso que Paulo diz: "Se alguém está em Cristo, nova é.
" Como que nos tornamos nova criatura? A partir do momento que estamos em Cristo. Ou seja, não dá para desconectar o batismo em Cristo da experiência de regeneração, de novo nascimento.
Traduzindo: de uma conversão genuína, de uma experiência espiritual. Então tudo parte do batismo em Cristo. Ninguém vai ser salvo porque foi meramente batizado nas águas sem ser batizado em Cristo.
Nós precisamos entender que o batismo nas águas é um selo sobre a fé que nos salva por meio da experiência espiritual chamada batismo em Cristo. E muitas pessoas estão tentando se batizar nas águas, como se aquilo sozinho determinasse a sua salvação. Nós precisamos compreender: o batismo em Cristo é uma experiência espiritual.
Ela vem juntamente com esse pacote do novo nascimento. Ela vem nessa percepção. Deus, por meio do Espírito Santo, nos leva a Cristo, nos coloca Nele, nos tornamos parte do seu povo.
Passamos a ser o que a Bíblia chama de "a Igreja". A Bíblia diz que Ele é o cabeça. Nós somos o corpo, passamos a estar no corpo, fomos colocados nele.
E isso não apenas determina a nossa posição geográfica, aonde estamos "ah, no corpo de Cristo", estamos falando de algo espiritual, místico. Então não temos essa visão geográfica, mas isso determina o quê? A nossa posição Nele.
E espiritualmente, nos coloca numa condição completamente diferente. Romanos capítulo oito, verso um diz: "Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus. " Por que que não há condenação?
Porque todos os meus pecados foram quitados por meio da morte de Cristo e, se eu morri com ele, eu não vivo mais para responder pelo passado. Essa dívida foi paga por ele. Nós precisamos entender de uma maneira profunda o que é estar em Cristo Jesus.
Ou seja, quando eu e você oramos no nome de Jesus, é como se o próprio Jesus orasse. E se nós tivéssemos esse entendimento, por exemplo, antes de ressuscitar Lázaro, quando Jesus está lá diante do túmulo, Ele agradece e diz: "Pai, graças te dou, porque sempre me ouves. " Pensa comigo.
O próprio Jesus reconhece que o Pai sempre o ouve. Se quando eu e você oramos em nome de Jesus, é como se fosse Jesus orando, porque nós estamos Nele, nossa vida está escondida Nele. Ao usar o nome Dele, é como se orássemos por procuração dele.
É como se ele tivesse dito: "Olha, está aqui, ele tem uma procuração, ele vai falar em meu nome. É como se eu estivesse falando. " Isso significa que a minha e a sua oração feita no nome de Jesus é ouvida por Deus, porque é por meio do sangue de Jesus que nós podemos, diz o livro de Hebreus, acessar com ousadia o Santo dos Santos, o lugar da presença de Deus.
Quem entende sua posição em Cristo, sabe que oração não é atendida por mérito. Ela é respondida, obviamente, pelo nosso posicionamento de fé. Mas a fé que me dá a certeza de que eu posso entrar na presença de Deus e buscar essas coisas, ela provém de um entendimento do lugar aonde estamos em Cristo Jesus.
Não apenas morremos e fomos crucificados com Ele, mas também fomos sepultados com Ele. Fomos ressuscitados com Ele e nos assentamos nos lugares celestiais. Como?
Por meio do batismo. Não o batismo nas águas, esse era uma encenação da experiência espiritual, mas por meio da experiência de regeneração, de novo nascimento e de conversão. Esse é o primeiro batismo dentro dessa doutrina de batismos, e o entendimento correto dele vai impactar diretamente o que eu e você podemos experimentar ou não a respeito dos demais batismos.
Então, acredito que esse entendimento ele passa a ser a base, ele passa a ser o ponto de partida. E se eu e você entendemos isso, compreendemos que não é o batismo nas águas que salva alguém. O batismo nas águas é um ato de fé e de confissão, uma encenação de uma experiência espiritual que os que foram salvos por meio do novo nascimento, por meio da regeneração, por meio de um posicionamento de arrependimento e fé que os levou a entender, identificação, na sequência, apropriação para só depois, por último lugar, se preocupar com a confissão, essa experiência é que nos leva à salvação.
Então, quando colocamos as coisas nesses termos, fica evidente que o batismo não salva. Se o batismo fosse uma exigência para salvação, aquele ladrão da cruz não poderia ter ouvido a declaração de Jesus: "Hoje estarás comigo no paraíso", porque ele não teve chance de passar pelo batismo nas águas. Mas o que nós precisamos entender é que esse homem seguramente experimentou o batismo em Cristo, a experiência espiritual, com um clamor de arrependimento e fé.
De alguma forma, aquele homem consegue se conectar com um novo lugar, uma nova posição. Nenhum de nós entrará no céu, no Reino de Deus, no pleno lugar de salvação por mérito, mérito nosso. É por isso que a Bíblia diz: "Pela graça sois salvos mediante a fé.
Não vem das obras para que ninguém se glorie. " Não é merecimento. Nós usufruímos aquilo que Cristo fez por nós.
Na verdade, são os méritos de Cristo. E quando isso é entendido, nós vivemos a vida cristã da forma correta, nos relacionamos com Deus da forma correta e, obviamente, o batismo nas águas que tanto teremos como uma experiência, como depois algo é que promoveremos para que outros também tenham, ele ganha um sentido completamente diferente. Eu acredito que a partir do entendimento dessa primeira experiência, aquilo que falaremos no próximo vídeo vai ser muito mais esclarecedor.
Eu espero que isso realmente possa te ajudar, não apenas em termos doutrinários, mas numa expressão prática da sua fé.
Related Videos
Luciano Subirá - O BATISMO EM ÁGUA | FD#19
28:32
Luciano Subirá - O BATISMO EM ÁGUA | FD#19
Luciano Subirá
100,306 views
Luciano Subirá - O BATISMO DE FOGO | FD#21
29:37
Luciano Subirá - O BATISMO DE FOGO | FD#21
Luciano Subirá
233,903 views
Luciano Subirá - CRESCIMENTO ESPIRITUAL | FD#85
30:01
Luciano Subirá - CRESCIMENTO ESPIRITUAL | ...
Luciano Subirá
50,529 views
Fabio Ferreira | Escutar a Deus Resolve Problemas | Maratona da Sabedoria | 18/09 às 5h59
59:34
Fabio Ferreira | Escutar a Deus Resolve Pr...
Fabio Ferreira
34 views
Ana Paula Valadão expõe que pensou em tirar a própria vida durante período que esteve longe de Deus
15:20
Ana Paula Valadão expõe que pensou em tira...
Cristão também pensa!
2,921 views
Luciano Subirá - A PESSOA DE DEUS | FD#8
27:25
Luciano Subirá - A PESSOA DE DEUS | FD#8
Luciano Subirá
96,034 views
Por que Todo Cristão Deve Ser Selado pelo Espírito Santo-Luciano Subirá
59:24
Por que Todo Cristão Deve Ser Selado pelo ...
Pregação Poderosa
57,473 views
QUAL A EVIDÊNCIA QUE FUI BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO? - Cortes JesusCopy Podcast
7:18
QUAL A EVIDÊNCIA QUE FUI BATIZADO NO ESPÍR...
JesusCopy
98,031 views
Luciano Subirá - O VALOR DA INTEGRIDADE | FD#88
30:17
Luciano Subirá - O VALOR DA INTEGRIDADE | ...
Luciano Subirá
25,672 views
O VERDADEIRO CONHECIMENTO DE DEUS📖🙏🏻 | Elizeu Rodrigues
1:10:28
O VERDADEIRO CONHECIMENTO DE DEUS📖🙏🏻 | ...
Elizeu Rodrigues Trechos
8,404 views
Luciano Subirá - A CONDENAÇÃO DO INFERNO | FD#25
28:18
Luciano Subirá - A CONDENAÇÃO DO INFERNO |...
Luciano Subirá
74,551 views
O QUE É O BATISMO COM FOGO? | Rev. Hernandes Dias Lopes | Jornada pelo Avivamento | IPP
35:44
O QUE É O BATISMO COM FOGO? | Rev. Hernand...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
72,590 views
David Forlu - ALTAR OF WORSHIP | 90 Minute Intimate Soaking Worship
1:22:15
David Forlu - ALTAR OF WORSHIP | 90 Minute...
David Forlu
80,328 views
Luciano Subirá – MATURIDADE | FD#86
29:44
Luciano Subirá – MATURIDADE | FD#86
Luciano Subirá
41,695 views
Por Que Não Damos a Deus o Tempo que Ele Merece LUCIANO SUBIRA
23:17
Por Que Não Damos a Deus o Tempo que Ele M...
DEVOCIONAL HOJE
30,462 views
CONHEÇA SEUS PONTOS FRACOS -1 | Joyce Meyer
23:48
CONHEÇA SEUS PONTOS FRACOS -1 | Joyce Meyer
Joyce Meyer Ministries Portugues
6,496 views
Luciano Subirá - INTERPRETAÇÃO BÍBLICA | FD#4
30:25
Luciano Subirá - INTERPRETAÇÃO BÍBLICA | FD#4
Luciano Subirá
135,721 views
Luciano Subirá - BIENVENIDO A NUESTRO CANAL EN ESPAÑOL
1:03
Luciano Subirá - BIENVENIDO A NUESTRO CANA...
Luciano Subirá Español
2,733 views
O Novo Nascimento | Reverendo Hernandes Dias Lopes | IPP
34:53
O Novo Nascimento | Reverendo Hernandes Di...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
246,820 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com