Olá amigos e amigas do Saber Neste vídeo de hoje vamos apresentar cinco provas filosóficas para a existência de Deus mas Vejam Só o senso comum afirma que gosto religião ou política não se discute Mas isso não se aplica à filosofia nada escapa à crítica filosófica de modo que na filosofia nós discutimos sim o gosto em uma disciplina chamada estética nós discutimos a religião na filosofia da religião e discutimos também política na filosofia política tudo é discutido na filosofia só que por discussão aqui a gente não tem que entender o que geralmente se entende no senso
comum em nosso cotidiano né ou então na internet que é muito comum né que é gritaria ânimos acirrados lacração ou então frases curtas de efeito não discussão na filosofia exige calma reflexão como diz o niet nos ares puros no alto de uma montanha e a menor interferência possível dos afetos e das emoções porque afetos e Emoções vão mais perturbar Nossa razão e o pensar equilibrado do que ajudar por isso nós vamos mostrar Neste vídeo que a existência de Deus na filosofia não é meramente questão de crença mas de razão o filósofo medieval e também teólogo
Tomás ja Aquino desenvolveu cinco argumentos para mostrar que é possível concluir racionalmente que Deus existe a partir do mundo da ordem que conhecemos agora se você pessoalmente acredita que Deus existe ou não isso pouco importa para este vídeo para os nossos propósitos Aqui tá o único pré-requisito para que você Assista este vídeo é que você queira aprofundar seu conhecimento e ao mesmo tempo se elevar acima do senso comum neste tipo de questão porque vejam para aqueles que já acreditam em Deus Tais formulações de Tomás ja Aquino podem dar uma fundamentação né pode ajudar a sustentar
a fé que essa pessoa Já possui agora para aqueles que não acreditam em Deus sejam agnósticos ou ateus os argumentos de Tomás ja Aquino vão exigir uma sofisticação intelectual maior e mais rigorosa a fim de sustentar o seu ateísmo ou seu agnosticismo no final das contas todo mundo ganha com isso o nível do debate é elevado Então vamos lá [Música] acompanhe Antes de iniciar um breve recado Faça a sua inscrição em nosso curso crítica da religião foar niet e Freud neste curso analisamos a religião de maneira crítica a partir de três obras fundamentais a essência
do cristianismo de Ludwig Feber o anticristo de niet e o futuro de uma ilusão de Sigmund Freud para obter mais informações sobre este curso ver a grade curricular e já fazer a sua inscrição basta clicar no link que está aqui na descrição deste vídeo e lembrando também que continuam abertas as inscrições para os nossos dois outros cursos introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre e o curso a filosofia de kmx uma introdução no curso de introdução à filosofia oferecemos um Panorama geral da história da filosofia desde os fil filósofos pré-socráticos até filósofos importantes do século
XX e o diferencial de nosso curso é que nós preparamos você para ler alguns textos escritos pelos próprios filósofos não ler literatura secundária ou comentadores para mais informações o link também está aqui na descrição deste vídeo voltemos então ao nosso tema cinco provas da existência de Deus veja só inicialmente então uma breve palavra sobre Tomás dequino né porque essa vias para provar a existência de Deus são de Tomás ja Aquino quem foi ele Tomás ja Aquino foi um filósofo medieval do século 13 Ele nasceu no ano 1224 ou 1225 a data é incerta e ele
faleceu antes de completar 50 anos de idade em 1274 morreu cedo mesmo considerando as condições da época Tomás Jaino foi um escritor prolífico tá sua obra contém aproximadamente oito V5 milhões de palavras o que significa que Tomás ja Aquino deve ter escrito cerca de 1190 palavras por dia num período de 20 anos e ele morreu repentinamente e especula-se que a causa de sua morte tenha sido cansaço e excesso de trabalho tá e a obra de Tomás jaquin a gente tem que mencionar né está entre o que de melhor o pensamento medieval produziu essas cinco provas
da existência de Deus que nós vamos apresentar aqui hoje elas são popularmente conhecidas com esse nome né como está aqui no vídeo né cinco provas mas na obra de Tomás ja Aquino elas recebem o nome de cinco vias tá Este é o nome que ela tem na obra Suma Teológica que é a principal obra deste filósofo e teólogo E essas cinco vias são apresentadas em meio a uma disputa mais geral sobre a existência de Deus e é por isso que antes de apresentar essas cinco vias nós vamos mostrar o contexto o que é que Tomás
ja Aquino estava discutindo antes a fim de preparar a compreensão para as cinco vias o que virá na segunda parte deste vídeo tá então nós vamos eh oferecer aqui mais do que as cinco vias nós vamos mostrar também a discussão que estava acontecendo na obra antes de se chegar a essas cinco vias agora vocês repararam que eu acabei de usar o termo disputa Pois é isso aqui não não não é um termo inocente tá é porque nós estamos nos referindo a um estilo particular de escrita muito comum na Idade Média média tá é um estilo
no qual discute-se algo com um opositor Imaginário seguindo uma estrutura específica de debate tá a disputa medieval não é exatamente como um diálogo Platônico né porque falta na disputa aquele elemento coloquial e o drama mas a disputa se aproxima sim do Diálogo Platônico no sentido de que diversas objeções vão ser levantadas por esse opositor Imaginário e todas vão ser respondidas pelo Tomás ja Aquino Então vamos lá em relação à existência de Deus Tomás ja Aquino vai dividir essa questão em três partes ele vai perguntar primeiro se é autoevidente que Deus existe segundo se nós podemos
tornar evidente que Deus existe e terceiro se Deus de fato existe tá então vejam só que são todas questões importantes porque há muita discussão em torno dessas questões por exemplo vocês vão ver que tem gente que afirma que não não precisa provar que Deus existe porque é questão de fé todo mundo já sabe em seu interior que Deus existe e Tomás jaquin não vai falar não não acho que é bem assim Então primeiramente é apresentada a tese de que parece autoevidente que Deus existe e que por isso não é possível demonstrar a sua existência e
a argumentação desse opositor Imaginário é mais ou menos o seguinte Olha nós chamamos de autoevidente aquilo do qual nós temos consciência de maneira inata né seria uma coisa que tá aqui a gente já já sabe de alguma forma que a coisa tá lá é autoevidente inclusive o apologet Cristão João Damaceno ele vai afirmar que a consciência de que Deus existe está implantada por natureza em cada um de nós De onde nós podemos concluir que seria autoevidente que Deus existe n Esse é o primeiro ponto tá desse opositor Imaginário Vejam Só o que ele quer defender
é autoevidente que Deus existe para que tentar provar mas o que exatamente seriam essas proposições autoevidentes é então ainda esse opositor Imaginário bom proposições autoevidentes são aquelas que nós reconhecemos tão logo nós sabemos o que os seus termos significam né proposições a gente pode trocar aqui por frases tá para simplificar não é exatamente a mesma coisa mas a fim de que a gente possa compreender o argumento entenda proposições como frases então se você sabe todas as palavras numa frase Então você tá entendendo o que ela é e logo que você entende a frase a proposição
você reconhece ó bom isso é de fato autoevidente n é então o esse opositor Imaginário ele fala que isso na verdade vem de Aristóteles e Aristóteles já tinha mostrado que essa é uma característica dos primeiros princípios de uma demonstração né então no caso dessa discussão de Deus se a gente entende o que a palavra Deus significa disso se segue que Deus existe porque essa palavra significa aquilo do qual Nada Maior pode ser significado né E aí ele continua esse argumento eu já vou voltar nisso aqui para mostrar o que que tá por trás dessa discussão
Tá mas Vejam Só Deus seria então o significado da palavra Deus né Deus seria aquilo do qual Nada Maior pode ser significado agora considerando que existir em pensamento e em realidade é maior do que existir apenas em pensamento e tendo em vista que uma vez que nós entendemos a palavra Deus então ela existe em pensamento Então a gente tem que concluir que ele também existe de fato na realidade de modo que é autoevidente que Deus existe esse argumento foi complicado eu sei porque aqui a gente tá Resumindo em poucas palavras o argumento ontológico de Anselmo
de aosta tá então tem uma discussão medieval aqui por trás de toda essa coisa tá se você não entendeu muito bem essa passagem não se preocupe não é exatamente necessário neste primeiro contato tá mas Vejam o Tomás jaquin não tá fazendo referência ao argumento ontológico do Santo acelo de aosta só que nesta passagem o Tomás ja Aquino não está reproduzindo fielmente as palavras do Anselmo de aosta a formulação dele é li geralmente diferente tá mas esse é o segundo ponto tá esse opositor Imaginário tá tentando fundamentar essa questão da existência de Deus ser autoevidente e
não ser necessário provar que Deus existe e o terceiro ponto que que esse opositor Imaginário fala ele diz o seguinte Olha a gente pode ainda acrescentar aqui a verdade é autoevidente a verdade é autoevidente porque Vejam Só se a gente negar essa afirmação Isso já é uma admissão de sua validade se a verdade não existe então é verdadeira afirmação de que a verdade não existe e se existe algo que é verdadeiro como essa afirmação então a verdade existe né dizer que a verdade não existe é uma coisa meio ah autorre refutável né E aí ele
esse opositor Imaginário né lembrando a gente tá num contexto cristão ele vai apelar para um versículo bíblico dizer que olha tendo em vista que Jesus afirmou que ele é o caminho à verdade e a vida então a gente tem que concluir que é autoevidente que Deus existe então a existência da verdade seria uma prova da existência de Deus então vejam tudo isso até aqui foi o opositor imaginário de Tomás ja Aquino falando agora o Tomás ja Aquino vai rebater e ele vai dizer o seguinte olha quanto a essa sua primeira afirmação sobre as proposições autoevidentes
Aristóteles Fala também o seguinte ninguém pode pensar o contrário de uma proposição autoevidente mas é possível pensar o contrário da afirmação Deus existe né de modo que a gente pode concluir que não é autoevidente que Deus existe veja só que interessante há ateus no mundo há agnósticos então é racional também afirmar que Deus não existe e Tomás de Aquino reconhece isso É bem interessante Tomás dequino não vai por essa via do inatismo de que todo mundo sabe que Deus existe Tomás ja Aquino não o ateísmo existe e é uma posição racionalmente sustentável né e Tomás
jaquin continua ele também diz o seguinte ó Olha a gente ainda pode acrescentar que uma proposição autoevidente ela é autoevidente em si mesma Mas isso não significa que ela seja autoevidente para todo mundo ou então o tempo todo até mesmo para nós né então vejam para compreender uma proposição é necessário saber o que as suas partes significam né suas partes sujeito e predicado né e o Tomás ja Aquino fala Olha é por isso que o boécio filósofo medieval ele tem razão quando ele afirma que certas noções são autoevidentes apenas para os estudados apenas para as
pessoas que sabem né para as pessoas que conhecem eh porque Vejam uma proposição pode ser autoevidente desde que se saiba o que ela está dizendo né de modo que se uma proposição faz uso de termos Que Nós não sabemos o que significam ela não pode ser considerada autoevidente para todo mundo mundo então isso nos leva à conclusão de que essa proposição Deus existe ela é autoevidente em si mesma né porque nela sujeito e predicado Deus e existência é a mesma coisa agora essa proposição não é autoevidente para nós tá porque o significado de uma parte
dessa proposição a saber Deus isso não é autoevidente para nós tá então vejam só que Tomás jaquins está afirmando nem olha é por essa razão que a gente precisa tornar tal proposição Evidente a partir de coisas que são menos evidentes em si mesmas tá essas coisas né são mais evidentes para nós que são os efeitos de Deus porque a própria palavra Deus não é assim tão Clara então o que que é claro para Nós seres humanos não é Deus diretamente mas alguns de seus efeitos e é por isso que mais para frente Tomás ja Aquino
vai apresentar essas cinco vias então pra gente se localizar aqui onde que nós estamos nessa argumentação a gente está no primeiro artigo de Tomás ja Aquino e ele está respondendo a algumas objeções levantadas por seu opositor Imaginário né a saber principalmente referente à questão de a existência de Deus ser autoevidente então resumindo o que a gente falou até agora tá Tomás ja Aquino disse o seguinte a consciência de que Deus existe não é implantada em nós de maneira clara ou específica tá o ser humano tem consciência do que ele deseja só que isso não significa
que o ser humano tem consciência da existência de Deus n então Tomás ja Aquino dá um exemplo olha quando eh a gente sente que uma pessoa está se aproximando de nós né já teve essa sensação você tá num quarto num local você sente que tem alguém se aproximando você sente que é alguém mas você não pode dizer quem é você não pode dizer que é Pedro se é Maria ou João né a gente só vai saber quem essa pessoa é depois de termos uma confirmação visual a gente olhar e ver poxa eu sei quem tá
chegando ou então a pessoa falar a a gente reconhecer a voz só que o Mero pressentimento de que alguém se aproxima ainda não nos diz quem a pessoa é em par particular né então Tomás ja Aquino diz o seguinte olha de forma semelhante todo mundo quer a felicidade ou o bem perfeito né só que tem muita gente que acha que a felicidade vai ser encontrada nas riquezas ou nos Prazeres né de modo que que não há uma relação Clara entre o sumo bem que todo ser humano deseja e o próprio Deus Resumindo o segundo ponto
né Tomás ja Aquino disz Olha nem todo mundo entende o que a palavra Deus significa né essa definição de que Deus seria o ser do qual Nada Maior pode ser pensado isso não é claro para a maioria das pessoas né Isso é claro para filósofos estudantes de filosofia que conhecem um pouco de filosofia medieval né porque vejam até mesmo em algumas religiões eh Deus é considerado como possuindo um corpo né então isso não é de forma alguma uma coisa clara autoevidente e mesmo que a palavra Deus de fato fosse geralmente reconhecida né como possuindo este
significado isso não daria razão a esse argumento ontológico de Anselmo de aosta né o qual pensa conferir existência factual a Deus né E não somente no pensamento quanto ao terceiro ponto referente à existência da Verdade Tomás ja Aquino afirma que é de fato autoevidente que a verdade existe de forma geral mas não é autoevidente que existe uma primeira verdade e é isso que ele vai tentar mostrar com as cinco vias que daqui a pouco a gente vai apresentar então pra gente não perder o fio da meada no início Tomás ja Aquino apresentou três questões a
primeira era se é autoevidente que Deus existe e a segunda se a gente pode tornar evidente que Deus existe e a terceira vai ser se Deus existe então agora a gente tá na segunda tá na segunda dessas questões e Tomás jaquin responde a isso no segundo artigo em sua Suma Teológica tá então agora ele vai responder à objeção de que a existência de Deus não pode ser Tornada Evidente Tomás ja Aquino vai querer mostrar o contrário mas Vejam só o que o opositor Imaginário vai falar antes n ele diz o seguinte olha considerando que a
existência de de Deus é um artigo de fé e tendo em vista que a fé se ocupa daquilo que não se pode ver a gente conclui então que a existência de Deus não pode ser demonstrada racionalmente tá isso que o opositor fala né mais uma vez Esse opositor é um cristão está se baseando na Bíblia né a fé é a certeza das coisas que não se veem então ele fala não não tem como provar que Deus existe e além disso segundo ponto desse opositor Imaginário para se demonstrar alguma coisa é necessário antes você ter uma
definição só que o João Damaceno que a gente já citou aqui o apologeta cristão ele também afirma o seguinte Olha a gente não pode saber o que Deus é mas apenas o que ele não é isso é chamado de teologia negativa tá essa ideia de que a gente nunca pode definir o que Deus é a gente só pode dizer o que Deus não é E além disso terceiro ponto se fosse possível demonstrar que Deus existe isso seria mente argumentando através de seus efeitos das coisas que Deus fez agora Deus e seus efeitos são imensuráveis Deus
é ilimitado e os efeitos de Deus são limitados só que o limitado não é capaz de medir o ilimitado de modo que então não é possível demonstrar que Deus existe agora Então vem Tomás de Aquino para rebater estes pontos tá vendo Qual que é o estilo da disputa que a gente mencionou a disputa medieval era assim era argumento E contraargumento então agora entra Tomás ja Aquino para rebater Tomás ja Aquino ele cita em seu apoio uma passagem bíblica né lá Romanos 1:20 dizendo que as coisas ocultas de Deus podem ser claramente compreendidas através das coisas
que Deus criou e sendo assim isso nos possibilita demonstrar que Deus existe a partir das coisas feitas por ele sobre não ser possível demonstrar que Deus existe Tomás ja Aquino afirma que há dois tipos de demonstração aquelas que argumentam a partir da causa para o efeito E essas vão mostrar a ordem natural das coisas em si mesmas e porque as coisas são tá da causa para o efeito e aquelas que argumentam em sentido contrário do efeito para a causa seguindo a ordem na qual nós conhecemos as coisas isso vai mostrar como as coisas são agora
quando os efeitos são mais aparentes do que a sua causa então nós conhecemos a causa através de seus efeitos agora qualquer efeito que nós conhecemos melhor do que sua causa Pode sim demonstrar que sua causa existe porque os efeitos dependem de suas causas e só podem ocorrer se suas causas já existem Isso é óbvio então a gente pode concluir que a partir de efeitos que são evidentes para nós nós podemos demonstrar algo que não é autoevidente para nós a saber que Deus existe então nós podemos resumir da seguinte maneira as réplicas de Tomás ja Aquino
neste segundo artigo Quanto a essa primeira tese a qual afirmava que a crença de Deus é apenas um artigo de fé né Não Você acredita em Deus não tem como provar isso não é questão de razão não Tomás ja Aquino vai afirmar que as verdades que nós podemos conhecer sobre Deus através da Razão Como a existência de Deus por exemplo não são artigos de fé mas são pressupostos por estes agora isso não impede Todavia que um indivíduo aceite unicamente através da fé algo que também pode ser demonstrado através da razão e de fato Esse é
o caso da maioria daqueles que acreditam em Deus né a maioria nem mesmo suspeita que seja possível demonstrar filosoficamente que Deus existe como nós estamos fazendo agora neste vídeo A maioria das pessoas que você conhece cristãos católicos evangélicos que acreditam em Deus não acreditam por razões filosóficas né mas unicamente por fé agora quanto à segunda afirmação essa que dizia que nós precisaríamos de uma definição de Deus antes de demonstrar sua existência Tomás ja Aquino afirma que o significado da palavra Deus deriva de seus efeitos e quando argumentamos do efeito para a causa o efeito tem
que tomar o lugar de de uma definição da causa na prova de que a causa existe e Especialmente quando a causa em questão é o próprio Deus então vejam ao provar que alguma coisa existe a ligação Central não é o que a coisa é porque a gente não pode nem mesmo perguntar o que uma coisa é até saber se essa coisa existe né não o Central é o uso que nós fazemos do significado do nome da coisa então ao demonstrar que Deus existe a partir de seus efeitos a gente pode começar pelo significado da palavra
Deus e por último Tomás ja Aquino vai responder sobre a tese da comensurar efeito pode deixar claro que uma causa existe de modo que os efeitos de Deus tipo o mundo o universo criado por Deus esses efeitos são suficientes para provar a sua existência mesmo que que estes não sejam suficientes para nos ajudar a compreender o que Deus é E chegamos agora no terceiro e último artigo dessa sessão no qual Tomás ja Aquino Responde à pergunta Deus existe e aqui ele vai refutar as três afirmações apresentadas inicialmente as quais defendiam que Deus não pode ser
provado através da Razão Tomás jaquin não vai mostrar o contrário Pode sim e eu vou mostrar que nós podemos chegar racionalmente concluir através da razão que Deus existe né então vai ser aqui que ele vai apresentar as cinco vias para a existência de Deus agora antes de apresentar essas cinco vias ele menciona ainda outras duas possíveis objeções à existência de Deus a primeira o mal no mundo se Deus existisse nenhum mal seria encontrado nessa terra de on Se conclui que o mal mostraria que Deus não existe e a segunda objeção tá essa diz respeito a
outras causas que podem explicar o mundo natural tá essa é uma objeção muito atual inclusive né que o Tomás jaquin diz o seguinte Olha quando algumas poucas causas podem explicar um determinado efeito não é necessário procurar por outras né porque vejam parece que tudo o que há no mundo pode ser explicado por outras causas sem recorrer à tese da existência de Deus de modo que efeitos naturais são explicados por causas naturais não sendo necessário então pressupor que Deus existe é o que a ciência faz né são efeitos naturais devem ter causas naturais para que pressupor
que Deus existe então Deus seria uma hipótese desnecessária na explicação do mundo então vai ser contra Tais objeções que o Tomás ja Aquino vai mostrar agora que há cinco vias para provar que Deus existe a primeira via para mostrar a existência de Deus é chamada de via da mudança ou do movimento dependendo da tradução Tomás ja Aquino parte da observação de que tudo o que muda está sendo mudado por alguma outra coisa por exemplo o atual calor do fogo faz com que a madeira que tem potência para se tornar quente se torne de fato quente
e causa nela essa mudança n ou seja o fogo causa essa mudança na a mudança significa então uma passagem da potência ao ato né isso aqui filosofia aristotélica né E algo que tem potência para determinada mudança só pode ser levado ao ato por algo que já tem essa mudança em ato então continuando com esse exemplo né Vejam Só o que já é quente em ato o que já é quente de fato não pode ser ao mesmo tempo quente em potência porque já o é então a madeira depois de quente ela só tem potência para ser
fria novamente então algo não pode ter ato e potência simultaneamente a respeito da mesma coisa então isso significa que aquilo que está mudando não pode ser a causa de sua própria mudança mas tem que ser mudado por outra coisa agora essa outra coisa por sua vez se também estiver mudando também não pode ser a causa de sua própria mudança e assim sucessivamente até o infinito agora Vejam o problema é que essa regressão ela não pode se estender ao infinito porque senão não haveria uma primeira causa de mudança e não havendo uma primeira causa de mudança
não haveria as mudanças subsequentes ou intermediárias então Tomás ja Aquino afirma nós somos forçados então a admitir a existência de uma primeira causa de mudança que não é ela própria mudada por nada e a essa nós damos o nome de Deus segunda via para mostrar a existência de Deus essa segunda via é baseada na noção de agente causal veja nós observamos no mundo que as causas se sucedem umas às outras Mas nós nunca viamos algo causando a si mesmo porque isso significaria que este algo né que causaria si mesmo fosse anterior a si próprio O
que é impossível agora uma série de causas não pode ir ao infinito né Tipo o que causou isso e isso e isso e perguntar ao infinito porque se não houver uma primeira não há também as causas seguintes ou intermediárias e e consequentemente a gente não estaria observando agora no mundo coisas causando umas às outras né diante dos nossos olhos então é necessário que haja uma primeira causa que não tenha sido causada por nada mais e essa primeira causa nós damos o nome de Deus a terceira via para provar a existência de Deus é baseada nas
noções de possível e necessário vejam algumas coisas que nós encontramos no mundo são possíveis isso é que que significa ser possível são coisas que podem ou não existir tá E essas também são as coisas que podem ser geradas e destruídas né É tudo que a gente vê no mundo né tudo pode ser ou não ser tudo foi gerado tudo pode ser destruído agora Se tudo fosse dessa forma apenas possível haveria um tempo no mundo em que nada existiria e se isso de fato tivesse acontecido alguma vez Então nada existiria hoje porque algo que não existe
só pode vir a existir através de algo que já existe Então a primeira conclusão que a gente chega aqui nessa via é a seguinte é que tem que haver também seres que são necessários e seres que não podem não ser e não apenas seres possíveis agora sobre os seres necessários estes seres são necessários ou devido a si próprios ou então devido a alguma outra coisa e no segundo caso devido a outra coisa essa sequência também não pode se estender ao infinito então nós somos forçados a admitir que tem que haver um ser necessário que não
deve sua necessidade a nenhuma outra coisa coisa e esse ser também tem que ser a causa de todos os outros seres necessários e a este ser Tomás ja Aquino dá o nome de Deus quarta via para demonstrar a existência de Deus diz respeito aos graus das propriedades que nós encontramos nas coisas Vejam Só algumas coisas são melhores que outras algumas coisas são mais verdadeiras algumas coisas são mais excelentes que outras a gente sempre compara as coisas né as coisas apresentam propriedades em diferentes agora esses termos comparativos vão expressar os graus de variação em relação a
um superlativo Por exemplo algo é mais quente à medida em que ele se aproxima em graus daquilo que é o mais quente de todos que é o próprio fogo isso significa então que existe algo que seja Ou melhor ou mais verdadeiro e o mais excelente entre todas as coisas que são boas verdadeiras e excelentes e este Então seria o mais completo dos seres então vejam quando várias coisas possuem uma propriedade em comum aquela coisa que possui essa propriedade em seu mais alto grau é a causa de sua presença também nas outras mais uma vez o
exemplo do fogo o fogo que é a coisa mais quente de todas faz com que todas as outras coisas sejam quentes Então existe uma causa em todas as outras coisas que causa o seu ser a sua bondade e quaisquer outras perfeições que essas possuem a este ser nós damos o nome então de Deus a quinta e última via para demonstrar a existência de Deus é também chamada de teleológica e diz respeito à intenção ou então ao objetivo à finalidade das coisas Vejam a gente observa na natureza que todos os corpos agem de acordo com um
fim né mesmo aqueles seres Sem consciência Eh esses seres raramente alteram o seu comportamento e as coisas quase sempre funcionam dão certo naquilo que fazem né O que mostra que eles realmente tendem a um objetivo e não o alcançam por acaso né é o que a gente vê muito na natureza né Parece que eh tudo funciona de uma forma tão organizada na natureza né Os seres agindo para se autopreservar mas eles não têm consciência e por como que eles fazem isso como que eles agem Como se tivessem consciência né como é que um João de
Barro sabe construir o seu ninho por exemplo né é uma coisa bem interessante a gente observa na natureza que as coisas agem Sem consciência como se tivessem consciência Tomás de Aquino dá um exemplo aqui que é um exemplo da flecha lançada por um arqueiro né Vejam o Arqueiro pega a flecha E lança e a ela vai em direção ao objetivo mas não porque a própria flecha escolheu o alvo mas porque a flecha é direcionada pelo arqueiro isso é por alguém que tem consciência então Tomás ja Aquino afirma a gente tem que concluir que todas as
coisas na natureza são direcionadas ao seu objetivo por alguém que tem entendimento e estee alguém nós chamamos de Deus estas foram Então as cinco vias de Tomás de Aquino para provar a existência de Deus na história da filosofia há outros tipos de argumentos filosóficos com o mesmo propósito e embora com estratégias argumentativas diferentes todos estes argumentos compartilham o objetivo de mostrar que Deus não é uma questão de crença mas de razão agora minha pergunta Tomás ja Aquino foi bem sucedido em algum de seus argumentos é justamente essa a reflexão que eu deixo para você este
vídeo de hoje vocês perceberam que eu gravei este Episódio com essa camisa aqui que apresenta uma definição de filosofia Esta é uma das camisas que nós temos em nossa nova loja do filosofia vermelha se você quer contribuir com o nosso canal considere comprar uma de nossas blusas com design exclusivo e lembrando mais uma vez Faça a sua inscrição em nossos cursos de introdução à filosofia a filosofia de KL Marx e crítica da religião os links para os nossos cursos estão aqui na descrição deste vídeo e se você considera que a internet fica um lugar melhor
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