Ok eu sei que isso vai parecer estranho pra galera que costumar acompanhar as lives mas eu realmente gosto de bastante de jogos desafiadores existe algo satisfatório em conseguir derrotar um chefe ou concluir um objetivo depois de passar horas e horas tentando a satisfação que a gente consegue ao tentar aprender com cada um dos nossos erros na procura de superar um desafio é uma explicação científica que eu honestamente não vou parar para explicar aqui mas justifica o fato de que os jogos mais marcantes que eu terminei na minha vida toda ou tinham uma história incrível ou
eram extremamente desafiadores e alguns casos chegaram até ser as duas coisas como no caso de Dark Souls e Mega Man X Então é eu sou do tipo de gente que tem Dark Souls como jogo Favorito e Acho que qualquer Souls like é a coisa mais maravilhosa do mundo pode me jogar à vontade Ah eu não posso esquecer que eu sou Hater de Dark Souls 2 então é duplo julgamento pode ficar à vontade foi basicamente por isso que eu acabei ficando absurdamente interessado por blumos na época do lançamento dele justamente porque ele prometia ser uma mistura
do meu jogo Favorito com elementos de metroidvania que é um subgênero que eu não sou muito familiarizado mas que sempre me gerou certa curiosidade eu tive que esperar um bom tempo antes de conseguir colocar minhas mãos nessa belezinha porque no meu computador antigo não conseguia aguentar praticamente nada e eu não tinha dinheiro para comprar um novo e também tamb tem um pequeno detalhe que é o fato eu ter esquecido dele por um bom tempo isso é até alguns meses atrás quando astin fez uma promoção bacanuda e eu tive a oportunidade de aproveitar essa maravilha é
claro que o jogo não é perfeito existem muitas coisas nele que merecem ser criticadas Tecnicamente mas eu não consigo blas Famous para mim é a belezinha das belezinhas ao menos por enquanto já que o blas Famous do lançou eu tenho acesso a ele agora e sei lá quem sabe minha opinião com relação a isso m pode acontecer aliás esse é o momento perfeito para explicar que infelizmente a gente não vai est usando filmagens da minha própria game play aqui já que eu joguei ele em off e eu não estava muito preocupado em gravar ele aliás
Esse é um dos motivos para que nesse vídeo aqui eu vou est muito mais focado em explicar a lori do que fazer comentários sobre a Gameplay em si eu realmente espero que isso não seja um problema então vamos logo começar o jogo que foi ninho de todo o meu sofrimento é uma produção espanhola do estúdio the game kitchen lançado e publicado pela TIM 17 em 2019 ele foi feito tendo como inspiração jogos Ao estilo Metroid vanha mas apresenta alguns elementos de ss like como ditos frascos de recuperação fogueiras que aqui não são fogueiras e sei
lá sofrimento e por falar nisso a maior inspiração pra estética do universo do jogo são as pinturas religiosas de artistas espanhóis além também de existirem elementos teológicos que são muito particulares do catolicismo romano tendo ISO em mente blasphemous é um jogo lindo mas extremamente feio e Até agoniante em alguns elementos o jogo também teve três dlcs durante a sua vida útil o steer of Down que foi uma expansão gratuita que adicionou áreas chefes itens quests e a dublagem espanhola que os criadores não conseguiram colocar durante o desenvolvimento por falta de recursos strife and ruing que
foi básicamente um crossover com Blood stained que adicionou uma Quest de correria e uma cuten aonde a gente pode ver as belas pernas da Miriam e por fim wounds of aventti que também foi uma expansão gratuita mas nesse caso oferecia um final real pro jogo além de uma porral de coisa nova para Loren aliás Tales do Futuro aqui e eu esqueci também de adicionar que essa última expansão serviu para conectar o blasphemous 1 com blasphemous 2 Originalmente a história do blasphemous terminava em um dos finais que tu escolhia durante a gameplay então o essa expansão
meio que trouxe uma terceira opção que que é o final que conecta com a continuação é basicamente isso eu esqueci de né eu sou burro enfim continua só avisando que nesse vídeo aqui eu vou estar falando especificamente da Lore como eu já disse então eu vou trazer algumas informações que foram acrescentadas nessa expansão assim como também coisas do artbook de blasfem e do quadrinho prequel então é vou est né amalgamando basicamente tudo numa contextualização só agora que as coisas estão bem explicadinhas ao menos dentro do possível vamos finalmente colocar o nosso escondes na cabeça e
partir para que interessa vamos começar pelo começo no absoluto nada brincadeira não é literalmente nada mas sim algum tipo de plano espiritual extremamente distante da realidade material chamada de o sonho também referida como o outro lado do sonho esse sonho o local onde as coisas realmente começam é descrito como um campo amplo e vazio coberto por luzes brancas e nuvens esse local que não se sabe como surgiu como foi criado habitava dois tipos de seres Almas em luto que caminhavam em uma processão infinita que parecia seguir para lugar nenhum e as altas vontades as altas
vontades que por sinal aparecem bem pouco durante o jogo são representadas como essa entidade com três rostos que constantemente tá chorando lágrimas douradas essa figura visualmente bizarra é o mais perto que nós podemos considerar como Deus de blasfem até porque os simbolismos são bem Claros O cristianismo tem como base a crença na Divina Trindade que é formada pelo pai o filho e o espírito santo que são apenas figuras simbólicas para representar uma única figura Deus para ser mais exato porém as altas vontades aqui no jogo apesar de possuírem Paralelos com o Deus Cristão que conhecemos
não são exatamente Deus ao menos não sozinhas Isso vai ser explicado mais para frente o fato disso tudo é que as três vontades não foram criadas por ninguém mas sim por elas mesmas ao menos é isso que elas deixam entender nós somos as altas vontades pois não há milagre que não surja do nosso desejo que não seja o nosso reflexo que não seja a nossa palavra a palavra que primeiro se fez carne e depois foi santificada sim parece um texto meio enigmático mas ele basicamente implica algo bem interessante ela diz que milagres não acontecem Se
não forem relacionadas a ela mesma ou a sua palavra ou seja a sua ordem mas ela também diz que no passado essa dita palavra teria se tornado carne e foi santificada ou considerada Santa esse detalhe de santificar algo é importante porque no universo de blasfem inteiro não existe nada realmente Santo ou puro sendo as altas vontades a única personificação viva desses dois conceitos o que basicamente pode significar que as três vontades falaram ou ordenaram para que pudessem existir basicamente como Deus fez lá nos sete dias de criação do mundo e aqui fica o questionamento como
algo que não existe apenas diz que existe e do nada existe então isso por si só é um Milagre no começo eu disse que o sonho ou o outro lado do sonho eram a mesma coisa mas na verdade não é esse o caso na verdade o sonho em si seria como uma fronteira que separa o plano dos vivos de algo além da compreensão o mundo material e físico que a gente vê durante a gameplay é referido pelo jogo como Custódia mas mas não fica muito claro se isso é o nome apenas daquela região ou se
o mundo inteiro tem esse nome é algo que fica meio aberto a interpretação o fato é que as grandes vontades nunca saíram do plano em que elas habitavam e muito menos apresentaram qualquer interesse na humanidade do outro lado porém mesmo assim os humanos de Custódia apresentam conhecimento da existência dessa entidade e até reconhecem a sua santidade então é possível considerar que as nossas queridas três cabeças flutuantes só chegou à existência porque um número considerável de seres humanos desejou ou sonhou que existisse Um ser superior a eles só aqui já dá para perceber que a mitologia
de blasfem é um pouco estranha justamente porque tudo que nós sabemos sobre o universo vem sobre o ponto de vista religioso então basicamente todos os conceitos de existência de sonho de altas vontades de milagre vem do ponto de vista de que essas coisas sobrenaturais são puras e Santas e maravilhosas porém é importante lembrar que assim como eu disse anteriormente não existe nada Santo e nem puro em blasfem porém o que realmente importa é que a criação ou nascimento das três vontades marca o Real primeiro milagre do universo de blasfem Mas como ele correu apenas do
outro lado do sonho os humanos nunca chegaram a ter conhecimento pleno dele primeiramente é preciso entender que toda vez que eu me refiro a milagre eu não tô me referindo apenas ao conceito que a gente conhece mas sim a entidade que foi criada pelas altas vontad que querendo ou não é motivo de toda a desgraça sendo apresentada na história e agora cria a confusão porque as outas vontades só existem por causa do milagre que foi realizado pela fé dos humanos mas o milagre só existe porque as altas vontades criaram ele então é é bem complexo
o primeiro milagre conhecido pelos humanos aconteceu pela primeira vez em Custódia há muitos anos antes da história que a gente vê durante o jogo basicamente Em certo dia um jovem se sentou em um tronco de árvore e começou a rezar de forma fervorosa para as altas vontades ele dizia sentia uma enorme culpa pelos seus pecados então implorava Para que alguma punição pudesse aliviar essa culpa dele a oração foi tão profunda e verdadeira que as altas vontades decidiram atender o pedido dele o tronco onde ele estava sentado começou a se modificar e se contorcer por conta
própria enquanto se mesclava o corpo do rapaz dizem que durante o processo Ele não disse uma palavra e muito menos chorou de dor mas quando aquela cena terrível terminou ele proclamou só três palavras antes de morrer minha grande culpa depois disso todos os humanos que viviam em Custódia rapidamente se voltaram a adorar a imagem daquele rapaz como se o sofrimento dele fosse um símbolo que basicamente confirmava que a fé deles era de verdade Afinal um milagre aconteceu bem ali na frente deles o lugar onde o rapaz ficou pendurado ficou conhecido como nó das três palavras
uma das regiões que a gente chega até visitar durante o jogo basicamente todos o simbolismo religioso de Custódia se voltou a ele tanto que ele é referido como retorcido Mas também como o pai o que por sinal é curioso já que ele não fez nada evidentemente altruísta mas sim pediu algo para si mesmo por pior que tenha sido é quase como se a religião que se criou após esse evento tenha usado ele como algum tipo de exemplo pros seguidores de que o reconhecimento da culpa fazia parte do processo de salvação assim como o sofrimento seria
a principal ferramenta para que essa culpa fosse aliviada de alguma forma por outro lado a realização do Milagre também não foi um ato de bondade ou generosidade das altas vontades de alguma forma elas sabiam que só haviam conseguido poder suficiente para existir Graças aos clamores e desejos dos humanos de Custódia e sabiam disso porque lá no sonho ou do outro lado do sonho elas observavam a procissão infinita das Almas que era justamente formada pela alma dos humanos que faleceram no plano terreno e foi justamente por desejarem ainda mais poder e adorar ação que as altas
vontades usaram esse primeiro milagre para que os humanos adorassem a sua imagem durante a vida e também continuassem adorando elas depois da morte já que eles ficariam eternamente naquela procissão dito isso ficou meio claro que nem o milagre ou as outas vontades são exatamente bondosos com os humanos muito pelo contrário essa relação pode ser facilmente entendida quando tu observa as altas vontades como uma entidade completamente voltada para si mesma onde Nada Mais Importa além da adoração que recebe dos humos humanos e eu posso te garantir que adoração é algo que o humano adora fazer apenas
quatro pessoas presenciaram o momento que o retorcido foi abençoado com o primeiro milagre essas pessoas tiveram um crescimento tão intenso na fé delas que elas foram totalmente santificadas santificadas entre aspas não esqueço dessa forma a partir do fervor da adoração desse grupo as outas vontades criaram outras quatro entidades descritas como Faces sagradas essas entidades seriam responsáveis por carregar consigo quatro feridas que guiariam uma pessoa específica a se tornar a figura de liderança absoluta da religião ao redor da sua própria imagem cada um dos quatro rostos carregava quatro feridas elas sendo o desgaste A contrição O
remorço E a abnegação sua santidade por causa de sua alta Penitência deve suportar o sofrimento em sua alma de três maneiras cada uma das maneiras é um motivo e cada ativo é uma ferida portanto essas três feridas são as chaves para sua dor eterna e deve ser guardado o milagre criou os rostos Dourados a partir do próprio fervor dos Santos incorruptos para preservá-los eternos no sonho proibido três rostos idênticos cobertos de ouro tórrido são os guardiões das três feridas em sua alma de santidade a porta da mãe se abrirá se as três feridas forem Unidas
a mãe sofrerá uma rachadura o recinto acabará rompido e o proibido será profanado a quarta e última ferida é nomeada como abnegação o ato de se desprender totalmente da própria individualidade em prol dos Desejos das altas vontades a última seria o maior de todos os Sofrimentos e apenas com ela a absorvição da culpa poderia ser alcançada é apenas a quarta ferida que ao contrário de suas irmãs faz a alma sofrer de tal forma que vai além do arrependimento como ato e além da culpa como estado Perpétuo é apenas a quarta que representa a dor mais
profunda e proibida a maior e mais verdadeira ferida da Alma Perdida as feridas o tardecer Como dito nas palavras sagradas do Santo clero essas feridas também foram criadas para selar o solo sagrado da igreja e impedir que o ambiente fosse profanado de alguma forma impedido também que o novo ciclo de culpa sofrimento e Penitência fosse interrompido por algum mortal agora voltando à ordem correta dos eventos é importante descrever algo muito importante para a custódia em si que no caso é a sua religião Porque como esperado de qualquer sociedade com traços medievais a igreja é o
principal braço que controla e governa a sociedade tanto de forma religiosa quanto política não é dito em nenhum momento o nome da dessa religião mas é mais do que óbvio que ela foi totalmente inspirada no catolicismo romano misturando também alguns elementos da Concepção espanhola do catolicismo que no caso envolve dor sofrimento culpa esse tipo de coisa que a gente tá vendo até agora é claro que a igreja de Custódia realmente acreditava na benevolência das altas vontades e do Milagre Então guiavam os habitantes de Custódia pelo caminho que acreditavam ser correto e é claro também que
esse clamor e oração não tinham como base apenas a fé dessas pessoas já que todas elas desejavam conquistar alguma coisa através do milagre o que muitas vezes não acontecia mas quando acontecia não trazia resultados que não fossem extremamente Dolorosos ou angustiantes e na maioria das vezes as duas coisas a população via esses resultados como se fossem algo extremamente positivo justamente porque o milagre do retorcido havia ensinado a eles que o sofrimento que passavam era uma forma de compensar a culpa que sentiam e os pecados que tinham cometido sendo que tudo isso seria Perdoado assim que
morressem e fossem mandados paraa procissão eterna O problema é que isso Não durou muito em certo período O Milagre simplesmente parou de acontecer em Custódia em meio a clamores e pedidos cada vez mais fervorosos o Papa da igreja nessa época vossa santidade escribar declarou pro povo que o milagre tinha os abandonado sim escribar o papa o líder da religião mais proeminente de Custódia ao invés de encontrar uma solução paraa crise decidiu apenas virar o seu trono no altar na direção oposta ao povo esse ato deu início à era do Trono virado um símbolo do momento
em que não apenas o milagre como a própria igreja virou as costas para as necessidades do povo é bem possível que isso logo fez com que as pessoas começassem a perder a fé nas outas vontades e no próprio milagre em si o que obviamente não podia acontecer de forma alguma O Milagre então olheu o ser mortal mais Evidente daquelas terras para demonstrar o seu poder escribar seu corpo sentado no trono aos poucos começou a apresentar folhas e Galhos como se ele tivesse se transformando em uma planta os seus membros começaram a se juntar em um
tronco de madeira enquanto Seu sangue foi totalmente convertido em uma seiva O Milagre das três vontades modificou o corpo de escribar em sinal de que não desistisse da sua fé o transformando em uma árvore Colossal que se Estendeu além da Cúpula da igreja rompendo o teto não se sabe dizer exatamente se foi ação dos próprios fiéis ou apenas parte do milagre que foi oferecido a escribar mas logo a árvore que era o seu corpo começou a arder intensamente Em Chamas seu fogo era tão feroz que mesmo debaixo da Tempestade que começou a cair ela continua
a por 90 dias parando de queimar Apenas quando restava só uma montanha de cinzas com um Trono papal intacto no topo a imagem daquele objeto sagrado a disposição de qualquer um que se aproximasse rapidamente serviu como isca pelo milagre Que atraiu milhares de religiosos padres bispos e arcebispos a tentarem subir à montanha de cinzas Para poderem se sentar no trono foram dias e dias com pessoas tentando subir e sendo repetidas vezes engolidas pelas cinzas como se tivessem caminhando sobre a areia movediça porém assim que perceberam que alcançar o trono era praticamente impossível as coisas se
acalmaram ao menos por um certo tempo porque assim que isso aconteceu todos os que foram engolidos pelas cinzas se levantaram novamente vivos mais uma vez porém em nome do milagre é claro que o contato direto com a santidade daquela experiência enlouqueceu a mente de todos eles e são justamente essas pessoas que são os inimigos e Mobs que a gente vê durante o jogo Aliás quando eu disse que todos se levantaram eu realmente quis dizer que todos se levantaram dentre eles tinha um camaradinha especial que era a voz santidade escribar o Papa renasceu assim que as
cinzas da árvore foram sopradas do topo da mãe das Mães agora transformado em uma criatura vermelha com quatro braços e aparência grotesca esse não era mais o escribar mas sim o último filho do Milagre nascido e criado para continuar liderando as ovelhas das altas vontades mas condenado a viver para sempre em arrependimento até o dia em que uma espada feita de culpa terminasse com sua vida de angústia constante agora que espada feita de culpa é essa então como nas últimas duas vezes foi questão de tempo até que outra manifestação do Milagre apresentasse alguma importância considerável
pro decorrer da história de Custódia e eu digo isso porque como já deve ter ficado implícito O Milagre parecia agir de forma Quase irônica quando realizava os desejos dos fiéis que poderiam receber bênçãos como glória e beleza mas também podiam ser vítimas da infestação da sua própria culpa e em um mundo onde a religião prega que o sofrimento e a Penitência são coisas sagradas tu já deve imaginar qual dos dois tipos realizações os fiéis esperavam do Milagre uma dessas pessoas foi uma mulher desconhecida ela se tornaria uma das figuras religiosas mais importantes pra mãe das
mães que é a forma com qual a religião de Custódia ficou conhecida depois da época do Trono virado porém nenhum seu nome e praticamente nada da sua história foi registrado e isso apesar de ser um pouco estranho deve ter um motivo já que assim como retorcido ela também era só uma moça comum que se apresentou ao milagre pedindo por punição paraos seus pecados ajoelhada rezando intensamente para que a sua culpa fosse aliviada a mulher batia uma imagem do retorcido feita de metal em seu peito a cada Súplica que repetia não se sabe quanto tempo e
quantas vezes repetiu aquele mesmo ato mas como se fosse um ato de ironia ao bater estátua mais uma vez ela foi tocada pelo milagre que transformou a estátua em uma espada longa de lâmina C coberta por espinhos e com a imagem do retorcido presente no cabo ao atravessar o coração da mulher penitente agora transformada em pedra por ação do Milagre ela representava de forma física toda a culpa do pecado que existia dentro de todo e cada ser vivo de Custódia na religião católica Romana existe o conceito de pecado original que é basicamente um ponto negativo
que nasce Originalmente com a pessoa no momento em que ela ganha a vida é dito que esse pecado se originou da primeira desobediência cometida pela humanidade presente lá na história de Adão e Eva e é por causa desse primeiro pecado que já veio de fábrica com os humanos que se cria a necessidade de batizar os bebês já que é uma forma de representar uma limpeza ou uma Purificação desse mesmo pecado de forma técnica a meia culpa representa não o pecado original em si mas sim a culpa que esse pecado causava nas pessoas de Custódia e
nesse âmbito é aberto para interpretação se essa espada carregaria a culpa daquela mulher em esp cífico ou de todo o mundo eu prefiro acreditar que representa a culpa daquela mulher e o fato dela existir ser só um simbolismo que pode ser associado com o pecado original de todas as pessoas de Custódia não sei se ficou muito complicado de entender o fato é que ao atender o pedido daquela mulher O Milagre acidentalmente criou uma das relíquias sagradas mais poderosas de Custódia já que enquanto os humanos estavam presos na concepção de que a salvação e a libertação
da culpa estaria apenas no sofrimento a minha culpa existe ia justamente para servir como Penitência eu não preciso explicar o que é penitência né porque convenhamos é bem fácil de encontrar no Google enfim a igreja mãe das Mães continua mantendo seu controle através das terras de Custódia porém tanto os atos do Milagre quanto a forma com que a igreja passou a agir começaram a devastar as pequenas vilas e cidades que componham o local é claro que desde sempre existiram pessoas que não concordavam com os métodos do credo da igreja porém ninguém esperava que uma das
irmandades mais devotas do clero da mãe das mães se tornaria contrária às decisões da vossa santidade escribar A Irmandade do lamento silencioso tinha como maior inspiração o fato do retorcido não ter esboçado nenhuma reação ou reclamado de dor durante o primeiro milagre eles entendiam que o momento do sofrimento era apenas parte do processo até absolvição da culpa e não a salvação em si e dessa forma era necessário aceitar essa condição em que em silêncio todos os membros da Irmandade precisavam fazer um voto de total silêncio sendo estritamente proibido de emitir qualquer som mínimo das suas
bocas assim como usam elmos com feições vazias para que não os seus olhos entregassem a dor que eles sentiam é claro que nesse ponto eu tô Basicamente teorizando já que existem pouquíssimas coisas sobre a irmandade fora o que é dito em alguns itens e pelos outros npcs que falam com o personagem principal que no caso é o penitente que finalmente entra nessa história de acordo com a linha do tempo ele aparece pela primeira vez durante os eventos presentes no quadrinho de neng que acontece um pouquinho antes do que apresentado no jogo nas páginas nós vemos
um dos membros da Irmandade caminhando à procura de uma capela presente no centro de uma floresta ele é mostrado sendo acompanhado por uma personagem chamada de desamparados que deixa entender que aquele era o momento certo para que alguém um penitente desembainhar a minha culpa e clamasse para si a responsabilidade de espiar a culpa dos habitantes de c o que pode parecer um ato heróico que gera uma expectativa de algo épico que tá por vir mas bom ao retornar pra Irmandade o penitente se deparou com o primeiro desafio da sua jornada nossos elmos sem rosto apontam
para o mesmo céu por sermos penitentes diante Aos olhos do milagre da grande dor o seu é de ferro sem voz o meu é de ouro sem olhar nossas penitências são diferentes e ainda assim complementares no entanto nenhuma pode existir sem a outra sua processão e a minha se cruzam aqui esse é o primeiro teste seu primeiro ajel crisanta da Agonia em volta capitã e líder da legião Ungida estava presente na sede da Irmandade no momento que o penitente retornou e ela estava ali por um motivo a legião Ungida era uma Irmandade religiosa ligada direta
ente ao escribar com o objetivo de proteger a mãe das mãs assim como cumprir os desejos do Milagre quando fosse necessário vossa santidade escribá então ordenou que a sua Legião extermin asse cada um dos membros da Irmandade do lamento silencioso depois de descobrir que havia um discordâncias na forma em que aquele grupo e a igreja interpretavam a Penitência o sofrimento e o milagre a crisanta estava ali justamente porque já tinha matado todos os irmãos do penitente tendo ele como próximo alvo a a parte interessante é que no quadrinho ela faz um discurso que vocês viram
agora a pouco e nas falas ela deixa entender que ela e o penitente eram parecidos de alguma forma ela cita que as suas penitências se completavam apesar de serem contrárias e se coloca como primeiro desafio do penitente isso é um tiquinho estranho né não tá seria se a gente não soubesse que nada acontece em Custódia sem que tenha alguma intervenção Zinha do Milagre e das altas vontades mas eu vou falar disso em breve se eu não esquecer claro como é mostrado no quadrinho o penitente perde o combate sendo mortalmente ferido no peito por um corte
da espada da crisanta dessa forma o seu corpo morto é arrastado pelo salão da Irmandade e cruelmente descartado junto dos resto dos seus irmãos e irmãs e é aí que a capitã da legião dos ungidos declara algo extremamente importante agora caia volte para seus irmãos e irmãs durma E compartilhe seu sonho com aqueles que falharam em penitências eles que continuam escondendo suas faces e prolongando suas mentiras mesmo depois que suas vestes se transformaram em pó se o milagre realmente o escolheu você irá se levantar dos Mortos novamente diante da dor do pai retorcido que irá
o acompanhar Se esse for o seu destino nós vamos nos encontrar novamente e esse vai ser seu segundo ajel o que essas falas da crisanta implicam é que apesar de est em serviço da figura religiosa mais importante de Custódia ela ainda assim estava Servindo um propósito muito maior como se fosse um Desafio ou um rival propositalmente criado para testar o caminho do penitente para sua missão Mas então qual que é a missão do penitente não é especificado Quanto tempo se passou desde a morte dos membros da Irmandade mas assim como a gente vê no jogo
O Milagre realmente tinha planos para aquele pobre penitente ele agora banhado com sangue do lado daquele que antes existia para proteger aquele solo sagrado Então se encontra pronto para partir e começar sua peregrinação e sim eu falei de forma meio dramática mas caso tu não saiba o nosso primeiro desafio que é o primeiro chefe do jogo né que é aquele bicho grandão que bate com o lustre ele é o irmão principal da Irmandade do lamento silencioso ou seja esse cara era uma figura de autoridade com com relação aos penitentes que habitava aquele lugar é justamente
por isso que o penitente né rasga ele pega o sangue e se banha todo com o sangue do bicho porque é meio que uma forma de Honrar essa figura que era importante para ele basicamente isso durante o jogo boa parte da jornada do penitente é narrada por um personagem chamado de D Gracias ele se trata de um penitente assim como o personagem principal Porém na descrição presente no item dado por ele é deixado a entender que ele decidiu por conta própria sair da Abadia onde ele vivia para sair por Custódia registrando as ações do Milagre
ele é um personagen Zinho importante justamente por descrever muitos detalhes importantes da história mas também por guiar o penitente pela sua jornada em seu primeiro encontro logo depois de sair do Palácio da Irmandade o Del Gracias revela pro penitente o Real objetivo da sua peregrinação recuperar o berço da aflição delg se refere a isso como uma relíquia Sagrada um objeto de grande valor formado a partir do sangue e do Ouro que saiu da cabeça do retorcido durante o primeiro milagre e agora o penitente deveria o Clamar para para si e fazer uma comunhão com o
milagre bom o penitente só conseguiria Realizar sua missão tomando o lugar do escribá que estaria presente no alto da Catedral da mãe das Mães para chegar lá é preciso atravessar uma enorme porta de bronze que abre apenas para aquele que carrega as três das quatro humilhações lembra delas desgaste contrição remorço E abnegação como eu disse no começo elas são separadas entre os três Guardiões sagrados que agora protegem três indivíduos santificados pela igreja da mãe das Mães ou seja Santos O primeiro é uma criatura chamada de temp pied A Besta agora muito parecida com uma árvore
uma vez já foi Um Homem penitente Comum a descrição do símbolo com espinhos Um item diretamente associado a ele pela proximidade descreve que no seu passado ele dormia sobre os braços de uma estátua santa mas era constantemente atormentado por visões do Milagre uma vez o seu sonho foi tão tangível e real que o o próprio milagre o concedeu o que tanto desejava um sonho tranquilo o sofrimento disso é que quando o homem dorme a besta desperta totalmente coberta de dor e a mais pura raiva a segunda ou as segundas são as três almas que se
tornaram uma coisa só na figura chamada de três angústias pouco ou quase nada se sabe sobre essa figura mas existem teorias que associam ela com a história da criatura chamada de altas Gracias que foi fundida em apenas uma figura bestial quando pediram pro Milagre para que fossem Livres da responsabilidade do casamento as três angústias teriam se formado a partir do Puro sofrimento que as irmãs sentiram após a transformação a terceira é a Nossa Senhora da face chamuscada de acordo com a descrição dos seus itens ela teria sido uma jovem chamada auria ela era tão linda
que a sua beleza começou a ser adorada pelos cidadãos do Vilarejo Onde Ela vivia de forma até mais fervorosa do que a sua adoração ao milagre auria que era uma jovem muito devot vota então decidiu acabar com isso mergulhando o próprio rosto em olho quente para que a sua beleza não fosse mais atraente do que as palavras sagradas O Milagre vendo esse exemplo de fé então abençoou aura com um rosto que continuaria queimando para todo sempre e bom é importante lembrar que esses três Santos não possuem relação Direta com as testemunhas que estavam presentes no
primeiro milagre são apenas figuras que vieram depois e foram consideradas santas o suficientes para guardar as humilhações consigo mas a esse ponto eu acho que tu já deve ter percebido que tem alguma coisa errada aqui Eram quatro Santos quatro Guardiões e quatro humilhações Então por que só é necessário três humilhações para abrir a porta entre os quatro Guardiões formados a partir da Fé dos quatro Santos apenas um é dito ter conseguido ver a verdade por trás do milagre é bem possível que ele esse único Guardião tenha conseguido perceber a real intenção das altas vontades quando
realizavam aqueles atos milagrosos ele se colocou como responsável por espalhar o seu testemunho pelas terras de Custódia e isso fez ser visto pelos outros como um traidor o quarto Guardião Então teve seus olhos arrancados e foi aprisionado nas Raízes do tronco dos três nóis onde ele ficou adormecido na espera de um penitente para quem pudesse entregar a última e quarta humilhação capaz de oferecer a absorvição sagrada que todos os fiéis tanto buscavam e bom felizmente um penitente veio crisanta daag em volta encontrou o quarto Guardião e ao descobrir a verdade do seu Testamento se tornou
a guardiã da última humilhação e isso dá para se ler na descrição do item e isso explica um pouco o motivo dela seguir as ordens do escribar mas parecia se sentir apenas como mais um elemento de um plano maior paraa jornada do penitente um papel que ela aceitou de muito bom grado isso pode ser percebido no último e único combate que temos com ela no telhado da Catedral da mãe das Mães a ranta exige que tu como jogador entenda perfeitamente como funcionam as mecânicas básicas do jogo como refletir ataques se esquivar e memorizar padrões é
quase como se ela estivesse nos testando para saber se o penitente tá pronto ou não para enfrentar o escribar e deve ser por isso que essa luta é tão desafiadora pra maioria das pessoas e para mim também eu não vou mentir não demorei um bom tempo para conseguir passar dela aliás antes da gente passar pros Três finais do jogo seria bom mencionar três bosses que não possuem relação Direta com os eventos principais envolvendo a posição do penitente mas que precisam ser derrotados para que ele possa avançar e também possuem historinhas que são minimamente interessantes Como
por exemplo o meu kades o arcebispo isolado um pouquinho da lor dele tá presente no artbook de blasfemos onde existe um pequeno parágrafo que descreve o seguinte eu testemunhei como eles limparam seus ossos com vinho para logo vestir Com seda e ouro eu vi Quando colocaram as mais belas joias na sua cabeça e beijaram sua testa eu assisti Quando colocaram anéis em seus dedos e beijaram suas mãos ele os levantaram chamaram seu nome e o moviam para fazer parecer que ele estava caminhando novamente de acordo com o próprio artbook meades foi inspirada e um costume
real que estava presente nos primeiros séculos do cristianismo as pessoas pegavam os corpos dos Santos vestiam eles com coisas caras e chiques que eram doadas pelos nobres de várias outras congregações cristãs e deixavam expostas ali como se fosse totalmente normal aliás um detalhe interessante aqui na luta contra o mi kades é possível ver que ele realmente está sendo carregado por mãos das pessoas que se devotar a ele e são as mãos delas quem atacam a gente fisicamente e sim ele faz uns movimentos como se tivesse invocando os ataques Mágicos contra o penitente mas nunca é
especificado se o milagre fez os restos dele voltarem a vida ou se realmente são só pessoas manipulando o corpo outro boss que também segue a mesma linha é o odiado por muitos exposito herdeiro da abjuração ele não é baseado em nada muito específico além da iconografia porque a própria imagem do bebê no colo de uma figura feminina faz a gente lembrar de cara das representações de Maria com menino Jesus no jogo existe um item vendido pela mercante chamada de Candelária cuja descrição explica um pouco sobre o passado da criança quando ela foi levada para a
fogueira os inquisidores tiraram o bebê de seus braços e ela gritou implorando para que a criança não a visse queimar o menino que a olhava de longe encharcado de Lágrimas estava com os olhos vendados a venda foi imediatamente umedecida a fogueira estava cercada de gente para assistir à execução eles gritaram chamando-a de bruxa e herge quando as chamas começaram a lamber a pilha de lenha ela pediu a uma alma bondosa que construísse uma figura de vime com sua aparência e tamanho e que colocasse a criança em seus os braços para que o bebê não sentisse
sua falta e assim o fizeram e quando a figura foi construída colocaram a criança aos berros nos seus braços e o órfão imediatamente parou de chorar o milagre foi misericordioso mais uma vez o terceiro e último é o meu favorito o quirce ou cio reenviado pelas Chamas eu digo que ele é meu favorito justamente pelo design absurdamente simples que eu acho supimpa mas também pelo combate com ele que é bem divertido e desafiador na primeira vez claro que eu passei umas Boys horas para derrotar ele já que né eu sou meio lentinho mas como não
tem gravação fica apenas com o imaginário de eu perdendo várias vezes e chorando por causa disso a Wicked blasfemos diz que ele teria sido um Fiel da mãe das mães que foi condenado injustamente por heresias por isso ele foi selecionado com o belo prêmio de ser queimado em uma estaca o sofrimento dele foi tão grande quanto a fé que ele tinha então o milagre decidiu ser gente boa e então reviveu ele diante de todo mundo ali para ser um testemunho de quanto milagre era bondoso e misericordioso com quem tinha fé nas altas vontades mas é
claro que o milagre nunca faz nada que não seja afiado de ambos os lados então por isso na conta de Rosário dedicada especificamente a quiss existe uma descrição um pouco mais específica sobre o momento desse milagre bondoso As Chamas horríveis consumiram o corpo de quiss enquanto ele gritava com uma dor insuportável mas essas não eram Chamas comuns eram as chamas do Milagre As Chamas o reduziram as cinzas e diante dos olhos dos inquisidores As Chamas o trouxeram de volta vez após vez em uma tortura sem igual queimando e queimando novamente gritando e gritando novamente quirce
o filho das fogueiras sabia qual seria sua Penitência muito bem como eu disse no começo eu não vou entrar em detalhes sobre as Side quests npcs Paralelos ou qualquer coisa que não seja diretamente relacionada ao caminho do penitente até a Catedral para ir de encontro com o Real motivo da sua procissão Eu também cheguei a dizer antes que o nosso encontro com a crisanta acontece justamente como preparação para o que tava por vir e de fato isso é verdade ao chegar nos telhados da igreja o penitente finalmente alcança o local nomeado como deambulatório da vossa
graça local onde o escribá passou todos esses anos aguardando pacientemente pela espada de culpa que iria lhe oferecer a expiação ncut em meus sonhos seus passos se aproximam Mou tento ainda no sonho falar com você e me apresentar guardião do Milagre e do standarte do milagre com dor intensa carrego o emblema do pai S as mãos da pele ensanguentada são os olhos com as quais nossa mãe observa mas nada sei sobre você além da face fria anônima além de suas mãos calejadas Além Do Luto de suas mortes se nada sobre só o milagre sabe agora
que sua espada cheia de culpa com a minha repeta de ouro colid que elas viram e marchem em procão eu amaldiçoo eternamente seu nome eu te abençoo eternamente na morte e é com essas palavras simples e até melancólicas que esb anuncia o seu combate com o penitente é quase como se ele fosse só mais um Dentre os vários penitentes de quem nós tivemos que expiar os pecados existe um tom triste e ao mesmo tempo grato nessas palavras que sei lá me atingiram de uma forma meio esquisita de todo modo a luta com escribar não é
necessariamente ente complicada na verdade ela chega até a ser meio simples dependendo se ele vai decidir usar essas bolhas verdes o tempo todo ou não fazendo tudo certinho deando de tudo da forma que a gente Tu aprendeu boa tu matou o velho mas vem cá Lembra daquela parte da história em que os quebras simplesmente decidiu dos fiéis virou a cadeira dele de costa e virou uma árvore e depois pegou fogo então lembra o que aconteceu com ele depois disso sim o escribá foi revivido pelo milagre agora assumindo uma nova forma o último filho do milagre
na forma em que ele se apresenta a gente pode ver uma figura vermelha como sangue escondida debaixo de uma Colossal armadura de ferro que Teoricamente teria sido feita pelos membros da igreja como forma de ornamento representando a grandiosidade e onipotência daquele que foi escolhido diretamente pelo próprio milagre a luta final é intensa e pode ser bastante complicada Caso tu não tenha se preparado adequadamente para ela mas se o milagre escolheu o penitente para aquela missão Quem Somos Nós além de que vamos o ajudar a concluir sua peregrinação né Não então é justamente a derrotar a
última forma do escribar que a história se divide entre três finais um bom um ruim e o verdadeiro Vocês não tem noção do quanto é difícil falar escribar porque toda hora dá vontade de falar es quebrar o final ruim infelizmente é o mais fácil de ser acessado ele é adquirido caso o penitente Ignore algumas questes que à primeira vista não parecem mas são extremamente importantes tudo que o penitente precisa fazer derrotar a última forma do escribar podendo assim finalmente ter acesso à montanha de cinzas e ao trono virado porém ao não Completar com exatidão os
objetivos da sua peregrinação o penitente acaba sendo considerado indigno pelo milagre e acaba sendo engolido pelas cinzas da montanha o Del Gracias acaba recuperando o Elmo característico do nosso personagem declarando que a Penitência dele tava completa mas Custódia continuaria a mercê do Milagre e do ciclo de Sofrimento que prometia ser eterno esse Teoricamente seria o final bom e para conseguir ele o penitente precisa ter acesso ao peso da verdadeira culpa e a custódia do pecado o primeiro item o penitente consegue transformando e infringindo culpa em um objeto chamado de conta Imaculada é só equipar ela
e morrer três vezes que ela passa de conta Imaculada para conta marcada pela culpa depois pra conta contaminada pela culpa e por fim peso da verdadeira culpa esse item faz com que o penitente possa destruir as estátuas dos confessores e completar as djos secretas que na realidade são batalhas em Arena separadas entre cinco ondas não é uma tarefa exatamente difícil mas ao concluir cada uma delas o espinho que é dado pelo del grácias durante o começo do jogo vai se modificando até se transformar na custódia do pecado uma vinha espinhosa que sangra junto do penitente
depois disso é preciso apenas lutar contra o escribar normalmente derrotando o último filho do milagre o penitente é guiado a escalar a montanha de cinzas onde o milagre o reconhece como um real devota dos seus planos misteriosos o permitindo subir até o topo e alcançar o trono virado [Música] C [Música] [Música] Nesse final o penitente consegue concluir a sua comunhão com o milagre realizando que deveria ser os reais planos divinos utilizando a minha culpa que agora carregava a culpa de todos os humanos de Custódia ele se oferece como sacrifício atravessando espada no seu próprio corpo
enquanto se senta no trono que nunca mais deveria ser utilizado dessa forma com todos os pecados espiados a humanidade poderia finalmente ficar livre do sofrimento que é era antes pregada no imaginário de todos o penitente como Cordeiro do Sacrifício pelo pecado de todos não tinha um lugar do outro lado do sonho e por isso teria que viver no plano físico de Custódia como um artefato puro e sagrado um santo é claro que ao realizar o maior sacrifício de todos e ao mesmo tempo o maior ato de blasfêmia o penitente se colocou como um novo símbolo
das ações do Milagre assim como o retorcido também foi antes dele o bolismo desse final deixa entender que o penitente havia sido escolhido pelo milagre com o objetivo de servir como um sucessor de escribar tanto que o penitente precisa carregar as mesmas humilhações que uma santidade precisaria para alcançar a absolvição da culpa Mas diferente de escribar esse novo líder iria se oferecer como sacrifício pro nascer de uma nova igreja talvez menos corrupta e egoísta Mas seria isso realmente parte dos planos do milagre é possível que o milagre tenha usado a nossa jornada como penitente como
apenas um exemplo do que deveria ser a real devoção à sua vontade Talvez ele quisesse que os humanos seguissem um exemplo de altruísmo e sacrifício que foi apresentado para eles no fim a crisanta é mostrada excomungando o penitente e arrancando a minha culpa do seu peito muito Possivelmente reiniciando mais uma vez o ciclo que deveria ter terminado já que como del grácia diz a Penitência nunca acaba bom esse é o que descrito como se o final verdadeiro pra história do jogo é meio zoado revelar o final verdadeiro em uma DLC um pouco mas ou menos
a expansão era grátis aliás para conseguir o final é preciso fazer uma longa sequência de coisas que devem estar passando infinitamente aí na tela mas eu vou tentar resumir no caminho para completar a peregrinação o penitente precisa fazer certos desvios no seu caminho em certo ponto do jogo O penitente cruza com Esdras um dos cavaleiros da legião Ungida mas que acabou enlouquecendo depois de ter a sua irmã perpetva morta o wdr parece ser atormentado pela visão da garota em forma de anjo que na realidade se trata apenas de uma ilusão criada pelo milagre a luta
contra o esdes é bem desafiadora mas ele pode ser evitado caso o penitente encontre a cova de perpetva e receba da sua aparição Um item chamado de escapulário incompleto isso dá início a uma Quest que quando concluída permite que o penitente tenha acesso à biblioteca das palavras proibidas onde ele encontra finalmente o quarto rosto sagrado preso nas Raízes do nó das três palavras é preciso que o penitente então derrote outros dois chefes para recuperar os olhos do Traidor que eu entrega o verdadeiro coração da minha culpa que aumenta drasticamente o dano do seu ataque mas
também permite que o penitente consiga cortar as correntes que prendem crisanta em sua Penitência em favor do Milagre crisanta diz que a sua alma e a sua fé foram feridas pela culpa que o penitente carregava e diz que iria voltar pra Capela em que o primeiro encontro deles aconteceu é ali que a crisanta revela que tudo aquilo era um ciclo de Sofrimento que apenas a culpa do penitente poderia encerrar e é ali que ela revela que existia algo muito maior do que o milagre algo que o controlava como uma marionete E é só aí que
nós sabemos da existência das altas vontades crisanta então entrega pro penitente a última ferida a única capaz de oferecer o sofrimento supremo para que a absolvição Suprema pudesse ser alcançada no momento em que a comunhão do ent com o milagre ocorresse Então a partir desse ponto o objetivo dele deveria cumprir a real Suprema blasfêmia agir contra os desejos do Milagre a partir daqui o caminho é o mesmo dos finais anteriores seguia até o ambulatório derrotar A Miragem do esbar eliminar o último filho do Milagre e subir na montanha de cinzas até o trono virado porém
dessa vez podendo alcançar a suprema absolvição o local alcançado pelo penitente é o que foi descrito como sendo a procissão eterna das Almas em luto do outro lado do sonho aqui ele se encontra mais uma vez com escribar que agora se colocava como Guardião da procissão a última linha de defesa entre o penitente e as altas vontades naqu estamos meu VTO rubro e você deste lado do sonho o milagre me transformou numa sentinela de selular sagrado Esse é meu um novo chamado o que você espera encontrar aqui além da Luz S ofuscante que ameniza nossas
feridas e do vasto Horizonte Sem Fim o caminho dos caminhos terminou e com ele a sua Penitência agora que o seu corpo assim como o meu seja banado em sangue este será o seu local de descanso final mas ninguém poderá serar por você não há sentido em recuar perante os desejos de todo poderoso e onisciente milagre o combate nesse momento parece muito mais uma tentativa desesperada de interromper as ações do penitente do que algo que realmente fazia parte dos planos do Milagre escribar parece muito mais perdido em sua fé pelo milagre muito Possivelmente por ter
enlouquecido pelo novo poder talvez temendo que o poder do Milagre se voltasse contra ele caso ele falhasse em certos momentos crisanta surge no local auxiliando o penitente a se defender dos ataques de escribar que por fim é lançada ao descanso eterno sob a espada feita de culpa nesse momento o penitente finalmente se encontra com a santidade encarnada aquilo que sempre foi Santo e se personificou pela sua própria vontade cuja existência é a mais alta de todas as vontades ela surge diante dele declamando que o que ele tava fazendo era o ato mais alto de blasfêmia
existente o ato de ser contrário à ordem natural das coisas que iria se repetir diversas vezes da mesma forma que a procissão dos Mortos Estava sempre Seguindo para lugar nenhum o penitente então é castigado com a pior de todas as esc comunhões ter o seu nome e o seu esforço para sempre esquecido debaixo das cinzas do seu pró PR corpo algo que curiosamente se assemelha com o destino do penitente em cada um dos dois finais anteriores mas dessa vez o penitente não precisava de um Deus ou ser um santo para concluir sua penitência [Música] bom
com a ajuda de crisanta o penitente consegue exterminar as três vontades por completo Esse ato para bem ou para mal acaba por desfazer todas as ações do Milagre tanto em Custódia quanto do outro lado do sonho a minha culpa sendo uma espada feita pelo milagre volta a ser apenas uma estátua sem lâmina da mesma forma que o penitente compensado com o descanso depois de ter sua vida retirado afinal ele era só um indivíduo que foi revivido pelo mesmo milagre que criou as altas vontades e causou a primeira Penitência do retorcido honestamente Essa é a parte
que eu gosto desse final a própria existência do penitente era baseada no ciclo de Sofrimento que não existia mais então poder morrer como uma pessoa normal acaba sendo uma recompensa mais do que satisfatória ao menos na minha opinião no fim a jornada do penitente pode seguir para três caminhos distintos primeiro a entrega de si mesmo aos desejos do Milagre Em Busca de um novo começo pra crença que habita as terras de Custódia o que por sinal é uma clara alegoria ao sacrifício de Jesus Cristo durante o Novo Testamento segundo a perda de si mesmo no
grande mar de cinzas que engolir os outros e irá engolir ainda mais penitentes que tentavam buscar o alívio para sua própria culpa e também por último a descoberta de si mesmo como ferramenta de destruição de um ciclo de Sofrimento que não havia planos de ser encerrado tão cedo Apesar Dee é um jogo bastante focado em figuras transfigurados por uma santidade corrupta a mensagem principal dele se volta pra própria humanidade afinal de contas Caso tu não se lembre Quem criou o milagre e as altas vontades foi o desejo das próprias pessoas antes de toda essa história
não havia um Deus malvado que desejava o mal e o sofrimento pra própria criação mas S humanos que pela própria concepção limitada de santidade acreditavam que a culpa e a dor eram os elementos mais importantes da sua fé as próprias pessoas criaram esse ciclo de tormento para si mesmas para espiar uma culpa que não existia e esse é o elemento que realmente chama minha atenção nessa história tudo podia ser facilmente evitado caso a mãe das Mães tivesse Mais preocupada em ajudar e cuidar da população ao invés de incentivar as práticas cruéis que eles apoiam quando
se foca demais no sofrimento tu acaba esquecendo que não pode se acostumar com ele e quando tu se acostuma com a obediência causada pela culpa tu se esquece que mais ninguém pode seguir em frente e ter controle da tua vida além de você mesmo