eu não vou me limitar a esse texto do cosmopolitismo e luta de classes Vamos fazer um painelzinho rápido do que era o capital imperialismo É mas centrando fundamentalmente no período pós Segunda Guerra Mundial porque a discussão do capitalismo procura conectar a forma da propriedade capitalista contemporânea Qual é o predomínio é que tipo qual é a característica da propriedade capitalista atual procura analisar o imperialismo de lênin até grave as análise sobre o imperialismo para tentar entender o que que é imperialismo no século XIX que eu vou chamar de Capital imperialismo então no primeiro capítulo eu vou
falar muito rapidamente no primeiro capítulo a minha análise é sobre a extraordinária centralização concentração de capitais que dá um salto muito além do período do Leme na forma do Capital portador de juros é do Capital da propriedade do Capital como cura propriedade como [Música] o que resulta da centralização da concentração de capitais desde o século XIX que o Marcos e aponta muito claramente são massas de dinheiro que já são a capital que já vieram da exploração capitalista da força de trabalho e que precisa voltar a ser capital essas massas são crescentes é uma produção crescente
de capital e voltar a ser capital sem precisar voltar extrair mais valor e o Marcos vai apontando como essas massas tendem a separar a propriedade a pura propriedade do Capital que se torna uma propriedade social do capital da gestão da extração de mais valor da atuação dos capitalistas funcionantes e como ela funciona de duas e como capital portador de juros vai funcionar de duas maneiras por um lado ele Drena ele atrai todos os capitais e todas as massas de dinheiro existentes na vida social e traz para si essa massa de dinheiro capital portador de juros
é capital que tá lá necessitado de novamente forma de explorar força de trabalho e por outro lado como ele vai ganhar uma drenagem de recursos sociais e do outro lado ele é uma imposição quase como uma bomba ele é uma imposição de extração de valor para novas áreas novos tipos de extração porque ele precisa alucinadamente valorizar e valorizar a capital é em princípio fundamentalmente extrair mais valor mas é a forma central da extração de mais valor Isso significa que essa forma do Capital portador de juros que eu considero a forma dominante na sociedade contemporânea é
o predomínio da propriedade abstrata e social do Capital Isto é toda a sociedade se preocupa com esta propriedade social do capital e é a propriedade social desse capital é ela é a máquina propulsora de atividades de extração de valor das mais variadas formas nos mais variados locais ela é uma espécie de até difícil imaginar alguma coisa assim de um mecanismo que precisa drenar precisa extrair mais valor em qualquer lugar se apropriar se apropriar e explorar precisa fazer isso porque senão ele enquanto capital Deixa de existir enquanto capital esse esse processo o primeiro capítulo é fundamentalmente
a discussão do papel do Capital portador de juros de como é as procriação tanto do campesinato quantas vezes propriações secundárias de direitos é de direitos sociais conquistas parlamentares etc faz parte integras passando da sociedade capitalista e é essa essa junção essa máquina eu tô chamando de máquina mas não é uma máquina não precisa na relação social essa forma de drenagem das riquezas e de imposição de extração de mais valor é quem vai ajudando não só criar cada vez mais trabalhador no mundo camponeses apropriado ou trabalhador Urbano é apropriado ou simultaneamente inventando formas de extração de
mais valor desses trabalhadores curto circuitando os direitos até então existentes são formas de exploração mais contemporâneas então tem uma série de discussões que eu não vou entrar o capítulo 2 Agora sim venha discussão do imperialismo eu tentei trabalhar com partindo do Leme e do desafio do Leme não repetir simplesmente mas aceitar o desafio que o Lennon coloca em outras palavras é o Lenin lá em 16 a um século atrás observa que a centralização e concentração mudaram o perfil do capitalismo Ora eu em dormir 8 eu nós todos né olhando para o mundo concentração e centralização
que a terra não tem comparação com o período do Leme então portanto que mudança houve dali para cá o que que isso altera então o que que eu tô querendo eu tô querendo partir do Leme acompanhar as grandes questões do lênin mas não necessariamente colar o Leme não necessariamente copiar o Leme copia e cola mas pensar as questões que ele traz para agora então eu vou me apoiar em autores que não conheceu quem é o grande a primeira coisa que tem de lembrar para todo mundo aqui o Lene morre ele morreu antes da segunda guerra
mundial primeiro segundo o Lenny protagonizou uma revolução fundamental na história da humanidade que não tá contida ainda no livro dele do imperialismo porque o livro escrito antes da Revolução então ele não tinha como falar da revolução russa que então inexistia e pensar o imperialismo pós Leni é pensar necessariamente o imperialismo pós revolução russa com a existência da Revolução Russa e depois com a existência da segunda guerra mundial então eu vou vou me apoiar bastante no grande na análise dele das lutas de classe na configuração dos Estados capitalistas contemporâneos na análise dele do Mercantilismo e fordismo
para os Estados Unidos o que acrescenta determinações aquelas que o leem já trazia porque o grande chama eleitor do Leme e permite pensar as formas da luta social porque quem vai então vamos aqui devagarzinho o grande vai estar tratando principalmente da organização das formas da dominação política muito mais do que das formas da organização da dominação Econômica porém ele vai estar coligando essa dominação política as relações sociais capitalistas que é o Fundamental e não necessariamente as empresas que estão explorando em cada momento é esse processo o que que o Grêmio te traz que eu acho
que é essencial o grande vai requalificar completamente o conceito sociedade civil que foi usado tanto pelo rei que o quanto pelo Marx mas depois razoavelmente abandonado pelo mar o grande vai retrabalhar esse essa conceituação de sociedade civil como local de organização da sociabilidade e formação de interesses comuns e de consciência essa e a sociedade civil para o grande Diferentemente do pensamento liberal não se opõe ao estado mas integra o estado é uma é uma análise marxista que retoma o tema da sociedade civil por dentro do Marxismo rompe com a leitura Liberal da sociedade civil que
é a ideia de que a sociedade civil tá fora do Estado ela é atua fora do Estado de fora do mercado e o contrário mostrar como ela se enraiza na propriedade capitalista e atua diretamente na formulação do Estado isso é absolutamente genial não dá tempo de parar muito aqui nisso aqui mas o Grêmio está analisando isso o Grêmio chama vítima é do fascismo italiano o Grêmio está analisando isso para os primeiros anos para década de 20 e para os primeiros anos da década de 30 principalmente na Itália mas também observando isso nos Estados Unidos então
muito precocemente ele observa é essa essa luta esse campo de luta entre entidades dos trabalhadores formas dos trabalhadores formas organizativas burguesas ou empresariais e como essa luta vai configurando determinadas exigências para o estado que precisa responder a elas com filtros proprietários de um jeito ou de outro jeito absolutamente genial estava ele vai apontar principalmente que organiza as entidades a escola partido os jornais as associações de diversos tipos religiões etc e ele assinala algumas que são já internacionais que vem dos Estados Unidos e que estão se implantando no mundo europeu como Rotary Club Lions Clube é
maçonaria maçonaria o desenho da Maçonaria um pouco diferente é associação Cristã de moços ele vai já identificando como determina fala do mercado etc elas se enraizam a raiz dela está no processo produtivo isso é Rotary é uma associação mantida por empresários para educar e auto-ajuda de pequenos empresários e educar trabalhadores é a mesma coisa com a associação Cristã de monstros mesma coisa com Lions é diferente por exemplo da organização autônoma de Sindicatos de trabalhadores que vão montar uma sociabilidade cada uma dessas organizações tem uma sociabilidade própria é uma maneira de conviver interna uma maneira de
pensar de Visões internas também diferenças internas mas uma maneira de pensar um campo de questões que é muito importante galera a gente vai apontar vai assinar lá de maneira muito pertinente que permitem esse espaço da associatividade na sociedade civil permite saltos da consciência individual de cada um desde o senso comum até formas mais elaboradas de bom senso por exemplo é em que muitas vezes o primeiro momento dessa associatividade a consciência corporativa isso é ela tá ligada ao interesse imediato de cada um mas num segundo momento quando diversas entidades do mesmo tipo se colocam esse conjugam
pode estabelecer o que ele chama de uma consciência já de tipo estatal de que aqui aquilo que está sendo reivindicado ali é uma necessidade para todos quer seja do âmbito do Capital reparem quer seja do hábito dos trabalhadores assim quer seja o capital que está impondo uma determinado tipo de legislação quer que seja os trabalhadores os dois vão estar discutindo em termos de que a satisfação da Necessidade daquele grupo é uma necessidade para todos até um terceiro momento da consciência que é o momento é grande política que é o momento ético político para o grande
quando se coloque em questão a própria forma de ser social e aí desse ponto de vista ou é uma luta de hegemonia um setor dominante contra outros setor dominante ou é um processo revolucionário em que o subalternos colocam em cheque os processos de dominação então isso aí é um pouquinho para explicar o que são os aparelhos privados de hegemonia porque o pai segundo a guerra mundial é Diferentemente do que pensou lenem lá em 16 não significou o apodrecimento do capitalismo mas suspensão Então a gente vai precisar entender como isso ocorreu dois agora o cateterismo enfrentava
a existência da União Soviética que saiu vitoriosa e precisava ser isolada pelo capitalismo aqui não era isso que tava programado mas um golpe né que foi o isolamento da União Soviética é longe da digamos assim da partilha do butinho de guerra não se esqueçam que se Estados Unidos União Soviética entraram como Aliados na guerra Estados Unidos não foi palco da guerra e a União Soviética foi palco direto da guerra e sofreu uma devastação impressionante de infraestrutura de vidas humanas é de plantações e de fábricas de tudo e o que tava mais ou menos esperado no
final da guerra era que os dois países vencedores da Guerra principalmente Estados Unidos e União Soviética e em terceiro lugar a Inglaterra teriam receberiam compensações para essa devastação e uma vaga dessa compensação seria garantida pelos Estados Unidos que só garantiu isso para os países capitalistas e isolou a União Soviética no famoso muro na Cortina de Ferro e com isso construiu uma forma é meio peculiar tá na minha interpretação buscar ainda a primeira guerra da Segunda Guerra Mundial como a cabeça imperialista igual a anterior mas as condições concretas são muito diferentes e as condições concretas muito
diferentes especialmente são primeiro sobrevida da União Soviética dois o fato de que rapidamente a União Soviética também Detinha armamento nuclear e portanto enfrentamento entre eles eram enfrentamento já nuclear de que as potências capitalistas inclusive derrotadas e o aliadas também rapidamente passarinho a dispor de Arsenal atômico e que nesse contexto Aí sim há uma forma política que se estabelece que é uma política mas não resulta da vontade deixa eu tentar explicar diferente do Caos quer dizer não ele se unem para fazer um super emperalismo não é isso porque diz que essa é uma política que a
política é uma escolha na minha interpretação não tem nada a ver com calmas que tem mais a ver com muito mais a ver com o Lenin do que com o caoski Exatamente porque embora seja uma um novo rearjo político ele não resulta unicamente da vontade da intenção dos agentes ele resulta de contradições da expansão do capitalismo para os quais a saída possível era essa dá para perceber a diferença de um para o outro é o capital imperialismo é um pouco a confluência de algumas de algumas questões já postas pelo imperialismo do Leme com questões que
o grande sinaliza sobre o estado capitalista Nas condições do final da segunda guerra mundial Então quais são essas primeiro é como o mundo tá dividido já em 46 47 em 49 ver a Revolução Chinesa Portanto o mundo dividido em ainda maior se trata de garantir uma espécie de espaço comum de exploração intercapitalista é para além do bloqueio realizado por então pelos Estados Unidos na verdade supostamente para o capitalismo oposto pelo China e pela Rússia é trata de garantir a exploração desse espaço desse meio mundo capitalista é um pouco mais meio mundo mas essa parcela do
mundo capitalista sem guerra nuclear entre eles e portanto é não como um acordo dito mais comum resultado isso vai fazer com que as Guerras se desloquem do enfrentamento direto entre eles para uma espécie de cooperação contraditória entre capitalistas de várias procedências nacionais principalmente o grupo Central Japão Europa Estados Unidos deslocando as guerras entre eles para espaços fronteirsos e centralizando toda a atenção contra os países no anti comunismo absolutamente exacerbado Então as guerras vão ser para o lado ocidental mas derivadas comunismo preventivo é um que é alguma coisa de absolutamente brutal e que portanto permitem deslocar
desses países centrais e por outro lado garantir formas de conexão interconexão é expansão do Capital nessas áreas e uma das formas é a expansão de aparelhos privados de hegemonia de base de origem norte-americana e principalmente Anglo que vão se espalhar por esse por esse mundo como uma das formas auxiliares de condução e controle convencimento político de grandes massas primeiramente isso atua Principalmente dentro dos próprios países centrais Estados Unidos Inglaterra e os países europeus e depois isso vai se expandir para o conjunto do planeta então é uma nova forma da política e eu acho que essa
reparo o capital imperialismo é a conjugação dessas dessas questões essa forma política que vai deslocar para aparelhos privados hegemonista para sociedade civil uma parcela da luta deriva não não porque os intelectuais estadunidense são Geniais bolaram isso embora eles também tenham bolado isso mas porque essa era uma experiência concreta de luta de classes dentro dos Estados no momento em que emergiam energias de luta populares no mesmo momento é setores empresariais tentavam direcionar essa energia capturar essa energia para formas adaptativas e ajustáveis em outros termos isso se trata de luta de classes mas são formas de encaminhamento
da luta de classe A partir de uma certa escala de centralização e concentração do capitais de capitais e de uma certa modalidade de redistribuição internacional nesse período Então o cosmopolitismo que o Grêmio já tinha identificado lá é nos anos 20 e 30 o grande exemplo grandes de conjunto Curitiba e a Igreja Católica do programa da italiano né da igreja católica é um exemplo para ele Central porque ela é centralizada tem uma cúpula essa cúpula determina os limites da atuação autônoma dos seus subaterdos vão ter uma ação bastante autônoma sistema cúpula centralizada e é uma expansão
muito grande não diz isso não é internacionalismo isso é cosmopolitismo isso aí obedece a uma central de mando é o enfrentamento internacionalista é de outro tipo é uma construção de outro tipo é uma construção dois trabalhadores ele tem até um exemplo maravilhoso Jesus os trabalhadores italianos é tem uma contribuição enorme para expansão e para construção da riqueza do mundo nos Estados Unidos nas Américas Eles foram os Camponeses apropriados da Itália que foram virar a mão de obra nos Estados Unidos força de trabalho nos Estados Unidos na América do Sul né Brasil Argentina e outros países
portanto eles não tem nada eles nada devem esses trabalhadores a grande fala erudita ou pretensamente erudita que vai de a Roma dos césares contra Roma dos trabalhadores e ele vai dizer os trabalhadores têm a sua prática internacionalista real concreta de produção conjunta diferente dessa Roma dos césares que se acopla com a igreja católica é absolutamente genial então o capital imperialismo é essa colisão esse encontro é centralização concentração no outro grau de escala divisão do mundo e constituição de uma nova modalidade política Eu não vou agora discutir até hoje então a gente não vai sair daqui
hoje eu recomendo a vocês que Leiam o livro que tá disponível na internet no site da Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio lá da Fiocruz integralmente disponível legal para download porque ali eu vou analisar algumas coisas do Brasil vou dar só um gostinho para isso eu vou analisar como Esses aparelhos exatamente como essa luta de classe acontece nesses aparelhos privados de hegemonia que a gente chama ONGs ONG mas que a gente nunca deveria chamar de ONG porque são aparelhos privados de hegemonia seja da classe trabalhadora seja de setores populares igreja de setores empresariais em luta
pela definição do que deve ser a vida do que deve ser a vida social de quais devem ser os direitos até onde vão os direitos sociais e é isso aí que eu analiso na segunda metade do livro é bem legal eu recomendo que