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[Música] o evangelho segundo joão capítulo de número 8 joão capítulo de número 8 nós vamos ler do versículo 1 até o versículo de número 11 aqueles que puderem estar de pé por gentileza jesus porém sonho para o monte das oliveiras e pela manhã bem cedo algumas versões dizem na madrugada tornou para o tempo e todo o povo venha ter com ele e assentando se os ensinava e os escribas e fariseus trouxeram lhe uma mulher apanhada em adultério e pondo a nu meio ponto aonde no meio disseram-lhe nestre essa mulher foi apanhada no próprio ato ato
ter andando e na lei e nos mandou moisés que as pais sejam apedrejadas depois que dizes isso disse ão eles tentando para que tivessem de que o acusaram mas jesus enganando se escrevia com o dedo na terra escrevi aonde só mais uma vez noite vira o seu vizinho para com ele na terra lindo demais aqui e como insistissem perguntando-lhe em direito ou se disse e se aquele que de entre vós estiver sem pecado seja o primeiro que atire pedras contra ela e tornando em plená se escrevia na terra porém ouvindo existo acusados pela consciência saíram
1 a 1 a começar pelos mais velhos até os últimos de gol só jesus ea mulher que estava no meio um e direi tanto se jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher disse-lhe filha onde estão aqueles teus acusadores ninguém te condenou o e ela disse ninguém senhor ele disse jesus nem eu também te condeno vai ter paz e não teques mas diga amém diga sim senhor fala comigo poderosamente amém pode sentar em nome de jesus pergunta para o seu vizinho aí você sabe quanto você vale você sabe quanto você vale agora diga
pra ir assim o vale o sangue do cordeiro imaculado aleluia jesus não morreu por todos nós ele morreu por cada um de nós de modo que o seu sacrifício não é fatiado distribuído pela multidão o seu sacrifício por cada um de nós vale para cada um eu quero falar um pouco hoje sobre um diálogo entre a lei ea graça vou tentar trabalhar para pregar de maneira mais pontual mais pausada visto que essa semana eu me abusei eu peguei aqui terça feira a quarta noite eu peguei numa cidade chamada porto calvo no interior de alagoas quinta
e madrugada eu peguei em goiânia sexta à tarde eu preguei em são paulo sábado à noite eu preguei em goiânia e cheguei de viagem já agora no final do dia então só tal mapa amassado mas jesus é bom que o senhor me trouxe esta palavra para compartilhar contigo sobre um diálogo entre a lei ea graça deixou começar por romanos embora eu tenha lido joão capítulo 8 nenhum texto sagrado nenhum texto bíblico discorre de forma tão apropriada do ponto de vista doutrinário sobre além ea graça do que o texto de paulo aos romanos dos capítulos 5
6 e 7 a epístola os romanos sozinha é muito rica é muito poderosa doutrinariamente ela é considerada a enciclopédia do cristianismo devido à abrangência de temas abordados pelo apóstolo paulo ao longo dos seus 16 capítulos no capítulo de número 5 de romanos o apóstolo paulo faz dois paralelos muito interessantes primeiro ele faz um paralelo entre adão e cristo e paulo revela que exatamente onde adam fracassou cristo prevaleceu depois paulo faz um paralelo entre a lei ea graça e paulo revela em romano e 5 que a lei falhou no tocante a salvação do homem porque ela
dependia da capacidade humana em cumpri-la enquanto a graça não depende da capacidade do homem de cumprir a lei depende apenas da capacidade de deus de amar o homem e restaurá lo é por isso que paulo em romanos 1 5 dci concluir seu raciocínio no capítulo 5 dizendo que onde abundou o pecado superabundou a graça aí ele vem no capítulo 6 dando sequência no seu raciocínio e diz que já que nós estamos debaixo da graça então o nosso corpo não será entregue para o pecado nem se tornará escravo do pecado por quanto nós não estamos mais
debaixo da lei mas debaixo da graça no capítulo 7 paulo ainda está discorrendo sobre esse assunto e ele trata de uma questão usando uma figura de linguagem paulo fala do casamento da viuvez e do divórcio quando a abordagem de paulo li não é nem sobre casamento nem sobreo vez nem sobre divórcio ele está usando a figura de linguagem para falar que nós só estamos livres da lei o primeiro casamento quando pára nos casarmos com a graça o segundo casamento se a lei morrer se a lei for eliminada se ela for cancelada e aí paulo vai
justifica e argumenta que a lei morreu na cruz do calvário quando jesus disse está consumado então nós nos não os aptos para entrar na dispensação da graça alguém aqui diz amém no capítulo 8 de joão hora lido e seria tão bom se você deixar sua bíblia aberta e joão 8 e se você desenvolveu um hábito bem deselegante de riscar sua bíblia eu sei que ele é diz elegante mas essas anotações vão lhes servir em joão capítulo 8 nós encontramos mais um episódio da graça de deus manifestada em favor de alguém que já estava condenado vou
repetir joão 8 revela a manifestação da graça de deus em favor de alguém que já estava condenado pela lógica da lei esta mulher já estava sentenciada olha o que o versículo 5 diz a lei de moisés ou na lei moisés nos mandou que ela fosse apedrejada a lei já estabelecia a lei já ditava uma sentença eles já sabiam o que deveriam fazer com ela ela não passaria por um julgamento já passaria por uma execução porque já estava previsto na lei a sentença para alguém que fosse flagrado o flagrada neste caso flagrada no crime que ela
estava cometendo a salvação desta mulher foi a sede que os escribas e fariseus tinham de testar a jesus se eles não tivessem na levado a jesus para fazer dela um objeto do teste que queriam fazer jesus passar ela teria sido apedrejada sem salvamento ela não teria sido a primeira nem a última porque repito a lei já determinava que ela deveria morrer essa era a sentença a graça de deus se manifesta aqui salvando esta mulher da condenação não obstante a lei já estabelece o seu resultado e o seu fim nesse texto ela representa todos nós pecadores
romanos 3 23 diz que todos pecaram romanos 11 23 dias que todos foram encerrados debaixo da desobediência então todos foram feitos pecadores salmo de número 14 diz que não há homem que faça o bem e nunca pec eclesiaste 7 29 diz que deus criou o homem perfeito mas o homem buscou muitos artifícios para si então essa mulher representa mim representa você representa nós os escribas e os fariseus representam a lei e vale lembrar que eles eram os detentores da lei eles eram os representantes da corte eles eram os intérpretes e aplicadores da lei jesus não
representa a graça jesus é a própria graça manifestada no meio dos homens alguém aí consegue dizer glória a deus agora vamos observar alguns episódios desse texto que eu quero destacar com você e o primeiro episódio está no versículo de número dois o texto diz assim era pela madrugada em outros textos diz era pela manhã bem cedo tem uma versão que disse que era pela manhã bem cedinho pra essa tensão jesus havia passado a noite no monte das oliveiras é só o versículo 1 ele não tinha que está no tempo pela madrugada porque não havia atividades
no templo de madrugada não se ao tempo de madrugada não se oferecia sacrifícios de madrugada não haviam levitas atuando atendendo à o povo na madrugada mas o versículo dois dias que jesus foi ao templo pela madrugada pergunta e por quê pergunta por que por que jesus sabe exatamente a hora eo lugar que você vai precisar dele jesus sabe exatamente a hora eo lugar que você vai precisar dele e ele estará lá para diz o currículo na primeira epístola de pedro capítulo 5 versículo que não era 17 pedro diz assim lançando sobre ele toda a vossa
ansiedade porque ele tem cuidado de voz a expressão cuidado de voz literalmente é ele chega na frente ou seja ele chega antes de você chegar qualquer que seja o momento que você esteja vivendo e você de repente está até preocupado fica lembrando jesus chegou lá antes de você pode confiar nele e descansar nele era pela madrugada quando jesus chegou então no versículo 3 diz assim que os escribas e os fariseus trouxeram lhe uma mulher apanhada em ato de adultério algumas versões dizem assim em pleno ato ou seja houve um flagrante na versão que eu tenho
a mão de esquerda ela foi flagrada no próprio ato agora presta atenção quem está trazendo aquela mulher sob acusação os escribas e fariseus os fariseus eram 1 o movimento religioso mais poderoso de israel nos dias de jesus eu já disse aqui numa terça dessas que as 72 cadeiras do sinédrio eram ocupadas por fariseus o sinédrio era nada mais nada menos que a suprema corte de israel era o supremo tribunal federal se quem está trazendo a mulher sob acusação são os juízes que profere uma sentença ninguém mais poderia salvá-la os escribas são os analistas da lei
são aqueles que fazem a aplicação da lei a interpretação dela para execução ou absolvição do réu se os intérpretes da lei estão lá acusando na se os juízes que vão ordenar a sentença estão lá acusando a não há mais salvação não há mais livramento a sentença está dada só falta a execução acontece que eles estavam lá movidos por um espírito terrível de religiosidade e por causa da religiosidade eles vêem para flagrar em jesus numa contradição para testar a jesus e aí ficou em observação clara a única coisa que a religiosidade sabe fazer é acusar a
graça por sua vez sempre abre uma porta de saída e recuperação uma porta de restauração uma porta de milagre só para seu vizinho não fica muito convencido despreze você só está aqui por causa da graça você só está aqui por causa da graça se a gente esquecer da graça antiga convencido a gente pensa que é que a gente que somos nós mas na verdade a graça nos envolveu a graça luís alcançou o terceiro ponto que eu quero destacar aqui versículo de número 3 ainda você vai perceber no versículo 3 a acusação flagrado em pleno ato
agora ainda no versículo 3 o texto fala da exposição pública ca que ela está sendo submetida olha o que diz o texto e os escribas e fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério versículo 4 e pondo a onde quando e aonde no meio no meio da multidão esses pois ela a questão não é só testar a jesus a questão envergonhar retirar da mulher qualquer capacidade de reação até porque a léia estabelecia eu chego lá que o ato do apedrejamento não podia ser um ato aleatório então se formar um círculo de acusadores e colocava o réu
no meio para ser acusado só o de número primeiros filmes assim bem aventurado o varão que não se assenta na roda dos escarnecedores aqui ele está sendo exposta publicamente e é incrível ao prazer mórbido deles em acusá em expor em envergonha uma das coisas mais lindas na graça é que a graça de deus nunca te coloca em exposição você nunca viu jesus dizendo para alguém que pedro negou você não vai encontrar na bíblia jesus contando para alguém que pedro afundou quando caminhava sobre as águas você não vai encontrar jesus acusado paulo o saulo dos seus
delitos pregressos porque o confronto da graça é dentro de você a graça que a chapa a graça que deixa de espírito a graça de constrange a graça de chacoalhe aqui chacoalha a graça de com tosse que distorce e retorce que mexe te coloca do avesso mas ninguém vê é um tratamento entre deus e você isso é da graça não a religião não há religião precisa do prazer da exposição porque é na tua exposição que o meu pecado fica escondido quando eu disponho eu escondo a minha vergonha isso é da religião a graça não precisa esconder
nada como ela não precisa esconder nada ela esconde você tanto é que no dia em que jesus estava para ser preso o texto diz que os acusadores chegaram perguntando onde está jesus ea bíblia diz que jesus toma a frente dos discípulos e diz é a mim que buscais tudo ele toma a frente dos discípulos ele está dizendo vocês não tem nenhum problema com eles o problema é comigo quando jesus dizer me que buscais eles caem a ele se levanta e pergunta onde está jesus de novo de jesus diz é a mim que buscais eles caem
de novo se levantam e de novo me perguntam onde está jesus chamado cristo jesus diz é a mim que buscais o junta comigo diz aí para o seu vizinho o teu assunto com jesus o teu assunto a com jesus se o negócio com deus direi ai como deus a cheio de benignidade versículo 15 e na lei e nos mandou moisés que as tais devem ser apedrejada lá vai tudo dói que dizes note que a questão aqui não era saber o que fazer eles já sabiam eles vieram respaldado pela lei o artigo da lei estava na
ponta da língua a questão aqui era testar a jesus de que maneira pastor se jesus descesse apedreja a mulher ele contraria toda a sua pregação de amor se jesus descesse vocês não vão a pedra já lá jesus então se tornava conivente do delito dela poderia ser acusado de obstrução da lei não há saída pra ele condena a mulher e contraria sua pregação amy chove a mulher e contraria a lei pergunta pra pessoa que está do seu lado em que o grupo você está [Música] você está no grupo dos que acusam o no grupo dos que
restaura você sabia que deus chamou a gente para ser instrumentos de restauração [Música] você sabia que não há nada mais gostoso do que um dia você encontrar alguém e esse alguém dizer assim aquela palavra que você me deu salvou minha vida salvou meu casamento salvar o meu filho é preciso encontrar alguém em algum lugar do brasil e há pessoas assim passou hoje eu sou pastor mas eu aceitei a jesus na pregação sua na irlanda 12 anos atrás [Música] eu lembro que eu estive lá mas eu não consigo lembrar o nome da cidade mais uma semente
ficou lá e germinou brotou provoca o vizinho falou que ele sabe que só foi chamado para restaurar [Música] eu viajei essa semana com um pastor amigo cantor e ele com todo o testemunho ele dirigia um culto na igreja onde ele congregava em são paulo toda segunda feira e um dia indo para a igreja ele parou no semáforo e alguém bateu no vidro do carro ele abaixou o vidro um pouquinho e o camarada disse xuxa pastor diz o posto passou fulano porque eu preciso conversar com vocês agora eu não posso que estou atrasado me dá o
teu número que eu te ligo e o camarada no trânsito rápido anotou o número ele colocou no bolso da jaqueta foi procurado e esqueceu de ligar depois do culto terça feira quarta feira e quinta feira sexta feira ele pegou a jaqueta para dar uma saída e quando colocou a mão no bolso encontrou o papel esqueci de ligar o camarada pegou o telefone e ligou na hora quem atendeu o telefone foi uma mulher e ele disse fulano está ea mulher perguntou quem está procurando por fulano ele disse o pastor a mulher disse você é pastor sim
e como você tem o número do meu filho ele parou no trânsito segunda feira me pedindo para conversar com ele eu fiquei de ligar e acabei esquecendo a mulher disse como é que meu filho e procurou segunda feira lhe pedindo a palavra você é pastor e você vai ligar pra ele na sexta meu filho morreu na terça feira [Música] você instrumento de restauração não ignore um altar rachado que você pode reconstruir não ignore uma vida trincada que você pode restaurar não ignore o coração azedado que você pode suavizar a religiosidade não consegue só correr os
que estão ser idos [Música] lamentavelmente e lá vai aí granja não só entrei na data para socorrer aqueles que são necessitados de um socorro imediato se o bêbado chega nós não queremos ficar perto dele porque ele está chegando a algo se o homossexual chega gente médio de cima baixo porque ele é homossexual e nós não aceitamos conviver com eles sua mulher mal vestida chega a gente trata sobre julgamento porque a nossa religião diz que se você não tiver o meu estereótipo então você não é bem vindo no meu lugar [Música] se o mendigo malcheiroso entrar
no templo nós vamos despachá lo afinal de contas nós usamos perfume importado [Música] nós só ignorantes que a graça não olha a roupa da mulher mal vestida os trejeitos do homossexual o cheiro do morador de rua a graça sente cheiro da alma a graça sente cheiro da aula [Música] a graça já mais despreza a religião não deixas ackel entrar do tempo ou a graça pede para dormir na casa de zaqueu a religião não permite é prazo conviver socialmente a graça diz seja limpo a religião deixou ferido à beira do caminho agonizando a graça desce do
carro do cavalo aplica azeite nas feridas para curar a leva ao hospital e paga conta na cruz e ainda diz se isso não for suficiente na minha volta eu pago a diferença [Música] a religião olha para android se classifica àquela hora para o ladrão me diz hoje mesmo você estará comigo no paraíso [Música] no templo em jerusalém naquela manhã alé ea graça estão conversando sobre mim e sobre você e tu que dizes olá o que a graça diz a graça se cala no versículo 6 e sabe que a graça fez [Música] [Música] a graça está
nos ensinando duas coisas extraordinárias aqui no nosso dia a dia 1º não tenha pressa em responder nada [Música] segundo a lei se essas feras quando a graça escreve porque a lei que a sentença aquelas a que a história então a graça está escrevendo a lei visa na história e jogar lado a graça cobre o ato e uma honra a história e é interessante o que será que jesus escrevi alguns dizem que jesus estava no chão escrevendo o decálogo da lei repetindo os mandamentos [Música] outros dizem que jesus estava escrevendo o pecado de cada um deles
e é por isso que à medida que ele escreve o texto diz que eles foram sendo acusados pela sua própria consciência jesus nos acusou jesus apenas [Música] falei com serviço jesus não te acusa jesus apenas descreve [Música] sabe que além do saque temos presentes que jesus de nazaré são coisas do espírito santo tem presente que a coisa espírito santo o texto diz que é dever cívico o texto diz que jesus estava escrevendo onde onde na terra no chão olha você ouviu falar assim na terra já para ele não ficar com dúvidas assim no chão a
graça escreve no chão a lei foi escrita onde em pedras o que se escreve pedra não pode ser apagado o que se escreve no chão basta um [Música] o que foi escrito em pedra para ser revogado deve que ser quebrado quando as tábuas da lei foram quebradas de coxim finalizado que em algum momento a lei seria revogava ninguém entendeu mas quando moisés chegou a primeira etapa da man escrito em pedra pelo teto de deus mas quebrou o java diz agora eu não vou escrever mais que vai escrever na pedra e vorsah porque a primeira você
quebrou o que deus está dizendo é aquele que escreve não pode revogar mas aquilo que você escreve é o facto quando é o escrevo na terra [Música] à esquerda na terra se você pode dar glória a deus dá com vontade é escrito na terra basta já vai fazer assim ó [Música] os que condenam querem rever em pedras mas a pedra foi quebrada jesus escreve na terra porque o que escreve na terra um evento da graça cobre a mão de joló desfaz ano [Música] olha a próxima vez e oferece você não está condenado [Música] já vou
terminar aí jesus diz assim diz o versículo de número 17 que eles continuaram insistindo e como eles continuavam insistindo eles perguntaram de nova jesus aí jesus escrevendo em direito ou se aqui é mais ou menos assim ele já está treinando como eles continuem se jesus para e olha pra eles [Música] aquele entre vocês ele já escreveu no chão que não tiver nenhum pecado [Música] seja o primeiro a tirar aquela porque jesus disse porque o ato da ferramenta não era um ato aleatório tinha regra o réu acusado era posso no meio da multidão de todos os
seus acusadores um círculo aberto e ele no meio [Música] alguém se aproximava o escriba claro ele a sentença ia o crime ea sentença baseada na lei ele então se chamava umas dez testemunhas para confirmar o ato naquele caso não precisava de testemunha porque ela fora fraga flagrada e depois disso do meio da multidão alguém tinha que dá um passo à frente se afastar da multidão e dá um passo e jogar a primeira pedra atraindo para si a culpa caso aquele réu fosse inocente [Música] se fosse uma falsa acusação que atirou a primeira pedra se tornava
responsável diante de deus adianta lei quando jesus diz a kelly e vasco que foi inocente dá um passo à frente atira a primeira pedra o que jesus estava dizendo era o fato de o pecado de vocês ser diferente do pecado dela não lhes torna menos pecadores do que ela vocês também quebraram a lei é uma área que quem quebrou a lei em alguma área não está em condição de condenar a outro em área qualquer porque você quebrou a língua é como se jesus dissesse o único aqui que está em condição de condená-la é exatamente aquele
que tem a palavra de restauração sou eu [Música] quando jesus faz isso a bíblia diz que eles foram se afastando de jesus um a um versículo nave acusados pela sua própria consciência [Música] ou seja você pode esconder os seus pecados diante dos pecados de outro você não pode esconder os seus pecados diante da sua consciência não dá eles vão saindo aqui eu concluo porque quando eles vão saindo em 1 a 1 do mais velho ou mais novo [Música] jesus olha pra ela faz assim filha [Música] me apaixonei por isso porque jesus teve contato com mulheres
o seu ministério inteiro [Música] elas desafio que as mulheres serviram com seus bens lucas 7 uma mulher próximas aos seus pais chorando humilhada pela sua própria vergonha mas esse é o único caso na bíblia que jesus olha para uma mulher chama de filha a paternidade de deus estava ali o pai estava presente à filha onde estão os teus acusadores [Música] ninguém te condenou ela disse não senhor ninguém me condenou [Música] ele disse assim nem eu te condeno ei ei mas torre amã turim antonio amanda baghai quando aquele que é perfeito não de condena como poderão
que condenar aqueles que são pecadores vai em paz não permanece no teu pecado não teques mais o que a graça que aqui nós entendamos é sobre a absolvição a graça quer que nós entendamos sobre perdão aquelas a que nós entendamos que ainda que falíveis que somos deus está no lugar que você precisa dele e ele não sei o para de ronda na hora ele veio para desculpa [Música] ele veio para te pega do ar ele veio para te dar nova chance nem eu te condeno [Música] aí eu consigo ver com a graça de deus é
perene permanente é na maravilhosa maravilhosa porque era instalar no antigo testamento é incrível que a graça já estava caminhando junto com a lei [Música] embora a lei estivesse vigente mas a graça já estava lá caminhando lembra quando a graça restaura davi e você lembra quando a graça costa josé [Música] e você lembra quando a graça restaura salomão as pessoas ficam mais toscano faz sol letras ea x bem direitinho sua saúde ou bagunça tudo quando era rei mas quando ele escreve eclesiastes assim eu agora pregador fui rei em israel antes de se perder ele deixou a
coroa e assumiu o ministério se tornou pregador isso é de graça você lembra quando a graça em conta pedras na beira do mar comendo peixe o mel ea graça poderia ter dito para pelo na frente de todo mundo sempre negou e pedal ante falei que você ia me negar pedro a graça não sei se isso a graça diz assim você me ama como é que a graça para gestar um pecador o constrange pelo amor porque pra você corrigir alguém primeiro você precisa amar para você confrontar alguém primeiro você precisa abraçar [Música] para você tirar o
cascão da ferida de alguém primeiro você precisa estar disposto a curar é isso que a graça faz a graça encontrou o maior inimigo da graça em atos 9 e o tornou o maior propagador da graça saulo virar paulo o evangelho chega até nós por causa da sua instrumentalidade [Música] dá um toque de mão do seu lado e despreze tem jeito i [Música]
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