[Música] [Música] C [Música] C Por que que eles TM essas correntes Pai são escravos minha filha sua avó era escrava quando tinha sua idade mas um dia ela fugiu a questão da desigualdade é a seguinte Por que que uma faxineira no Brasil ganha quatro vezes menos do que uma faxineira no Canadá se a faxineira brasileira aqui no Brasil começar a pleitear um salário equivalente ao que a sua colega ganha no Canadá o patrão dela vai despi-la e contratar outra na rua tá tá cheio de gente querendo trabalhar por quase nada se o patrão da faxineira
canadense disser para ela você é você vai ganhar aqui como ganha lá no Brasil ela vai pedir as contas e não vai ter ninguém para ocupar o lugar dela porque ninguém vai aceitar isso isso é muito forte você tem países e o Brasil é um deles em que há uma oferta quase limitada de mão deobra não qualificada país que tem oferta abundante de mão deobra não qualificada o salário vai ser baixo é de um descaso secular de séculos e séculos com capital humano com formação de competências habilidades capacitação o estado brasileiro nunca teve o primado
da vida o estado sempre foi mais importante para os grupos particulares que ministram e que são beneficiários diretos o estado sempre foi mais importante para os seus interesses seja digamos para para manter a sua burocracia própria mas a população brasileira o estado o estado brasileiro nunca se preocupou em conformar uma nação brasileira a temporalidade do Estado Ela é completamente diferente da temporalidade do mercado o mercado necessariamente As instituições privadas elas precisam levar em consideração o lucro senão elas As instituições elas fracassam enquanto que o estado tá comprometido à manutenção da vida dos seus cidadãos no
longo prazo então no momento que o estado acaba mimetizando o mercado ele tá Abrindo mão da garantia da Sobrevivência dos seus cidadãos no longo prazo e na história para conformar uma nação brasileira nós teríamos que ter no mínimo uma divisão equânime da terra da renda das riquezas nacionais que houvesse no mínimo uma uma um equilíbrio de igualdade um equilíbrio de acesso às igualdades não se esqueçam senhores que no Haiti os negros expulsaram as tropas de Napoleão chegou a hora deste país ter um exército de verdade Coronel os cofres estão abertos para o senhor gaste o
que for preciso mas dê um exemplo a essa gente quem Negro aqui ele tá bom e ele sabe que se nós passamos na 23 de Março numa Blit ele tem mais Chan separado do que eu não dúvida [Música] [Aplausos] nenhuma [Aplausos] Claro que não tem democracia racial no Brasil foi uma imagem que enf foi sendo criada e que nós acabamos acreditando nela não é verdadeira né democracia rala é uma piada inventada pelas elites mas não é uma piada de mau gosto inventada pelas elites Primeiro começando na minha primeira infância digamos meus amiguinhos lá da rua
brincando e a pin Torrão torresmo e sabe e pinche né sarará tal chega na escola todas as ilustrações que você tem sempre loirinho dos olhos azuis né os heróis brasileiros como Cabral cania tal sempre aquele padrão europeu Ness então a história do Brasil sempre contada pelo invasor as novelas a Doriana aquela família feliz né então falava [ __ ] eu sofro assim por né eu não tinha uma educação cultural chegava em casa minha mãe Bang ela Negra fedida bêbada né meu então eu me senti inferior por causa disso né eu só fui conseguir me senti
a Xuxa que a minha frustração eraa era porque eu não era igual a Xuxa quando eu dei o primeiro pega o primeira baforada Primeiro dois pobreza tem cor no Brasil corte de classe coincide com o corte de cor de né de origem de etnia não pode ser coincidência ah não mas existe uma classe média eh Negra sim existe mas existe uma classe média negra que não chega a 5% da população negra 70% da população negra não é nem classe média a cada quro pessoas mortas pela polícia três são negras nas universidades brasileiras apenas 2% dos
alunos são negros aada hor e se você tem um preto pobre e um branco pobre o branco pobre terá vantagem numa seleção de emprego assim não é uma hipótese é um fato a gente testemunha isso a gente tem dados estatísticos que comprovam isso de vez em quando você encontra alguém que fala ah você conhece fulano e tal conheço aquele é um negro de alma branca tá de vez em quo tem encontra isso ou seja está embutido na na massa encefálica do do povo brasileiro se antes a gente saía da cala e ia a pé pra
casa grande trabalhar agora a gente pega o buzão e vai pra casag grande trabalhar entendeu o centro é a Paulista a berrine é emancipação da casa grande a gente vem PR Nossa cidad dormitórios que é onde a gente dorme e e deixa o suor todinho lá mano Há quantos anos a gente tá fazendo [Música] [Aplausos] isso H uma herança escravidão sim e de não perceber essas pessoas como dignos de direito né é como se o que tá estabelecido é de que eles devem ser seres humanos de segunda classe toda a história do Brasil a gente
vê isso mesmo nos dias de hoje né nas tentativas por exemplo aí de eh escravidão por dívidas ou eh outras formas aí de eh que hoje legalmente são chamados de cárcere privado 120 pessoas foram flagradas em condições subumanas pelo trabalho recebiam o direito de viver na fazenda o dono não foi localizado mas seu advogado garante que os trabalhadores viviam muito bem quem diz que aquilo ali é uma situação de trabalho escavo não conhece Nada de trabalho esclavo nós temos 14 casas 14 casas todos com cerâmica todos com banheiro todas com com águ encanada todas casa
de telha um dos trabalhadores chegou a ser torturado com ferro quente quando foi ir o pagamento são pelo menos 10 horas por dia Muitas vezes sem descanso os funcionários da Fazenda não tinham contrato de trabalho sofriam ameaças de morte as pessoas dormiam em redes em cima de estrume a Delegacia Regional do Trabalho de Paragominas retirou os trabalhadores da Fazenda Brasil não pode ser compreendido sem se levar em conta a escravidão a vida né Desse território a economia desse território não podia existir sem escravidão bem o negócio do Brasil era o comércio e o principal eh
comércio que sustenta a produção de mercadorias que interessam esse comércio é a escravidão aquela ideia de que houve escravos negros porque os indígenas não se adaptavam ao trabalho né que a gente lê nos manuais às vezes ainda lê os indígenas eles eram Rebeldes eles fugiam pro mato eles não gostavam de trabalho sistemático Então os portugueses foram buscar escravos na África né Isso não é isso não é verdade evidentemente Eles foram ah buscar escravos na África porque aquilo se tornou um negócio muito lucrativo é uma forma extrema de mercantilização do trabalho onde o próprio trabalhador é
uma mercadoria então ele é também objeto do comércio da troca da venda da negociação a escravidão deforma terrivelmente a o modo de pensar do ser humano se você não é dono nem do seu corpo o que que você pode fazer para melhorar o seu futuro nada uma sociedade tradicionalmente escravista que tem uma herança escravista a violência ela tá disseminada como um mecanismo de controle da força de trabalho nas classes dominantes o agarramento né as elites são aferradas agarradas aos seus privilégios de uma maneira ah irracional de uma maneira impensável talvez em outras regiões né O
homem é um é uma coisa é um objeto ou como se dizia nos termos da instituição da escravidão Romana é um animal dotado de voz h a negociação claro que há negociação os escravos eles não são presos e e e Acorrentados o tempo todo isso é outra ficção os escravos eles andam pela pelas cidades eles andam pelo campo eles vão levar recado eles trabalham o senhor põe ele para trabalhar não é então há uma liberdade muito grande que mostra que a sujeição né A Dominação ela não se faz apenas na base dessa coersão mais Evidente
ela comporta mecanismos de coersão muito mais sofisticados curiosamente nos Estados Unidos havia uma defesa organizada intelectual da escravidão enquanto ela existia e foi preciso uma guerra para acabar com ela houve um conflito armado violento que terminou com padrão no Brasil nunca houve uma defesa intelectual da escravidão mas também não houve guerra se você pegar eh na Revolução Pernambucana de 1817 ou na Confederação do Equador em 24 você vai perceber o quê que a os o as pessoas da da elite brasileira do nordeste mais avançadas entendiam que era preciso trazer sabe os índios e os escravos
para lutarem junto deles e os mais conservador dizia não vamos convidá-la porque se eles ganharem junto conosco depois os adversários seremos nós eles vão para cima de nós sendo número de escravos negros muito maior que o de brancos se nós nos rebelos os negros também se revoltam E aí seria pior ainda esse problema se resolve facilmente dando liberdade aos escravos eles ficam do nosso lado se libertarmos os escravos quem vai trabalhar as terras tirar o ouro das Minas não a meu ver a única forma de um movimento como confidência mineira e os homens que se
envolveram naquele movimento eram letrados eh de ponta eram homens e inteligentes cultos e grandes criadores como no caso do Cláudio Manuel da Costa do Tomás Antônio Gonzaga eles tinham ideias eh já ideias afinadas com o pensamento das luzes na Europa e tudo mas quando chega na questão da escravidão Eles não conseguem chegar num acordo Estavam todos em tese achando errado contrários achando que aquilo em algum momento no futuro ia ter que mudar não havia uma defesa e foi se compactuando compactuando e a coisa se prolongou incrivelmente até o final do século XIX e qual é
o preço que se paga para escravidão é um preço incalculável evidentemente o fato de termos sido um país com escravidão e como a sociedade escravista faz do Brasil um um um país com com questões muito difíceis de de se resolver Né desde o preconceito contra o trabalho que nós instituímos o trabalho como algo pelo qual se força alguém sobretudo se o o trabalho manual mais rud ele desqualifica né ele tira a nobreza ele tira o prestígio ele tira a estima social nós somos um país destinado a melancolia no domingo à tarde porque se aproxima-se a
segunda-feira a música do Fantástico introduz uma brochada Nacional porque chega o dia do sofrimento e é muito curioso como nós temos a relação de que o nosso grande sonho é viver de renda de ter nosso próprio negócio quantas pessoas destróem sua fortuna ou sua pequena Fortuna tentando ter seu próprio negócio para que não obedeçam a um patrão eu acho que é uma herança também da escravidão de uma tradição Portuguesa que considerava que trabalho era coisa de mouros e de judeus e eu uma é um terror quando você acha que a riqueza deriva do não esforço
é só você ver os países que países exportadores de petróleo é só uma audição Aí você pega a Nigéria pega o Sudão pega Venezuela pega o Texas que gerou o bu tal são lugares mais atrasados é só você ver só vai vai em qualquer país que Invista isso você não tem uma elite eh pensante sofisticada você não tem grandes universidades Você não tem uma grande explosão artística são países que muitas vezes tem uma elite Econômica que se garante desses recursos e consegue oprimir o resto que tem forma de cooptar a população Não não é que
o Brasil tenha sido só isso o Brasil ficou pouco nesse meio termo aí né Eu gosto de insistir que o local que eu conheço no mundo mais intenso de trabalho o local de trabalho mais profundo é o galpão da escola de samba onde dia e noite sábado e domingo às 4 ou 5 da manhã estão martelando na época do carnaval o que eu acho que existe entre nós é o foco pro qual eu dirijo o trabalho O trabalho do galpão da escola de samba não pode ser adiado é possível que a pintura do meu barraco
possa se você comparar o Brasil com os Estados Unidos você vai ver que lá também teve escravidão mas já nos primeiros textos dos fundadores americanos havia algumas ideias como se não investir em educação aqui a gente não vai prosperar você tinha uma ideia de que aquilo era uma ignomínia mas que você tinha que vencer Bras não eles foram exilados da Terra do Meio do Meio grau para as cidades nas cidades eles assumiram uma semi-escravidão viraram empregados domésticos faxineiros fizeram assumiram digamos a parte de serviços que os brancos já não faziam mais Por que essa mesa
não está arrumada ainda tô passando Cala a boca preta vagabunda inútil deram-te liberdade Mas Esqueceram de te dar inteligência vamos mexa F eu tô de olho hein a exclusão era uma lógica brasileira você não teve na nas lutas brasileiras questões que se que eram fundamentais para você garantir uma autonomia da população não fazia parte quando se libertaram os escravos você melhorar as escolas não fazia is daí não fazia parte do Imaginário não fazia parte até hoje a educação não faz parte da da agenda do brasileiro os americanos universalizar o ensino fundamental na década de 90
do século X o Brasil comemorou a universalização do ensino fundamental na década de 90 do século XX nós acumulamos Um século de atraso num passo elementar da vida civilizada que é o acesso Universal ao ensino fundamental e ainda foi comemorado aqui não é uma coisa para comemorar uma coisa para se morrer de vergonha é só pegar a última eleição Municipal quando o Bob fez uma pesquisa que era a quinta preocupação do brasileiro e apenas 1% iria decidir seu voto pela qualidade das escolas públicas os políticos brasileiros preferem obras de curtíssimo prazo túneis viadutos coisas que
aparecem no mandato olha pior maior perversidade do que isso para você determinar uma qualidade de um país é impossível porque sem educação você não tem pessoas Livres nem autônomas e nem capacidade das pessoas serem iguais ou ter iguais potencialidades todas as pessoas têm capacidades e potencialidades o que elas não t são as oportunidades e é preciso criar as oportunidades para que as pessoas envolvam suas capacidades e suas potencialidades o Brasil tem problemas muito sérios em tudo que diz respeito a transferir recursos do presente pro Futuro planejamento de longo prazo acumulação de Capital instituições isso aparece
de diferentes maneiras nós estamos no século XX não tem saneamento básico paraa Metade dos domicílios no Brasil saneamento básico requer ação de longo prazo transporte coletivo Por que que não tem metrô também é um capital muito lento de retorno muito lento exige muito planejamento de longo prazo então a perversidade brasileira ela muito mais Sutil ela não é aquela perversidade Clara que talvez seja até melhor aquele racismo americano Claro do que esse nosso racismo que você não percebe mas onde você percebe as coisas você percebe nessas nessas sutilezas é um absurdo por exemplo os prédios no
Brasil que ainda se constrói com elevador de serviço e elevador social né Isso é uma reprodução da sociedade escravocrata a a classe média brasileira aceita que uma pessoa te faça comida que o alimento é uma coisa Sagrada né mas não aceita que ela apareça em pública no mesmo elevador contigo Isso é uma estupidez né mas revela a a natureza ideológica da classe dominante [Música] brasileira troca simulato e bem Alerta por armário por um cavalo assim er os classificados na origem do Estadão que agora pousam aí como Democratas Essa é a origem da burguesia brasileira né
uma burguesia escravocrata Essa é a razão por exemplo que o Brasil é o único país do mundo que continua aumentando a empregada doméstica Porque aqui no Brasil a mentalidade da burguesia quando tu aumenta um pouquinho a renda tu tem que ter os serviçais dentro de casa a fulana que te faz a comida a fulana que te lava roupa a fulana que te arruma a cama a fulana que te cuida os filhos né aqui no no Morumbi a média de cada casa daquelas da burguesia é quatro cinco servicis o que que é isso é recriar semala
a pessoa sempre tem que ter serviçal para beijar a mão para limpar o sapato não essa que é burguesia brasileira uma pessoa que passa 4 horas por dia apertada exprimida num trem de Subúrbio num ônibus tá muito limitada no seu Horizonte de realização é é brutal é muito opressivo nós não podemos permitir tolerar isso e não precisa tem que planejar como é que nós chegamos no século XX sem o sistema metroviário nas principais metrópoles do Brasil não dá para entender como é que nós chegamos sem saneamento básico para metade da população rede de esgoto não
tem nenhum mistério em resolver esses problemas É pura falta de planejamento imediatismo burrice que às vezes as pessoas me falam assim P eu quero ajudar como é que eu faço e aí eu falo assim você quer ajudar mesmo Ah quero Então olha PR dentro da sua casa a sua empregada doméstica para tá aqui às 7 da manhã ela acorda 4:30 e ela volta para casa dela às 10 da noite ela chega às 10 da noite porque o transporte onde ela mora é muito distante sem querer você tá [ __ ] o núcleo familiar dela o
filho dela o marido dela entendeu sabe eh principalmente o filho né O cara tá ali abandonado porque o pai trabalha a mãe trabalha entendeu que que vai acontecer com esse cara entendeu então quando a gente fala a gente tem que tentar ser claro pras pessoas do outro lado falar [ __ ] não é isso que eu pensava dos caras meu os cara troca ideia lança livro faz filme faz sabe os cara tá trabalhando tá tá limpando minha casa tá dirigindo meu carro e estamos chamando os caras de bandido você vem aqui 4 horas da manhã
os buzão lotado de trabalhador Saindo pro centro é tudo bandido bandido não pega buzão lotado não mano em Tempo de Guerra a primeira vítima é a verdade e os corações e mentes são conquistados para mentira né quer dizer sempre se cria o inimigo né o inimigo é ele é brandido perante as pessoas o inimigo quer dizer a favela virou uma espécie de território criminoso ameaçador de lá saem expedições vingativas e punitivas contra os brancos contra os bem nascidos e contra os bens situados na pirâmide social a favela é quase que um depósito de lixo social
e étrico a gente é o quarto de despejo que nem diz a a Maria Carolina A gente é o quarto de despejo do do Brasil Então se isso é verdade se as favelas são esses redutos maciços de criminoso então Rio de Janeiro tem 2 milhões de criminosos em suas favelas São Paulo tem 3 milhões de criminosos em suas favelas Belo Horizonte tem 300.000 criminosos em suas favelas Recife tem 500.000 criminosos não é verdade eu te pergunto se você fosse um cara negro e todo dia um cara chegasse na sua porta e e você tivesse na
sua porta da sua casa todo dia o cara chegasse falou ô mano tem maconha para vender você não tem maconha para vender não tem maconha para vender um dia você falar pô acho que eu vou vender maconha mano é é conscientemente são anos falando que a gente é marginal que o cara da favela é marginal que o cara da favela é bandido Imagina isso na cabeça de um moleque de 12 anos que tá procurando trampo hoje ah nós che Tramp na padaria vou virar bandido certa vez eu li um um artigo numa revista de circulação
nacional que dizia que o problema do Brasil não é elite é a falta de Elite porque nós temos uma você ser Generosa aqui uma oligarquia que não pensa estrategicamente os interesses do país e a elite ela não pode ser confundida com quem tem Posses econômicas a elite pode ser o Chico Mendes eu acho que o Chico mes fazia parte da elite desse [Música] país todo mundo quer ser outra coisa o cara pobre ele quer ser classe média classe média quer ser elite a elite quer ser cidadão do mundo quer ser americano Então ninguém quer ser
de verdade de ninguém sabe a gente quer ser outra coisa E e essa infelicidade toda um dia tem que ter o limite [Música] [Aplausos] [Música] ch [Aplausos] [Música] he [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] C e [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] C n