as [Música] catedrais góticas gigantescas paredes de vidro num caleidoscópio de cores é rodeada por uma teia de alvenaria e Coroados com gárgulas assustadoras e esses arranha-céus de pedra dominaram as paisagens por quase mil anos como na Idade Média sem o uso da tecnologia e de ferramentas modernas os engenheiros construíram as catedrais góticas [Música] com certeza tem 30 metros [Música] e agora peritos estudam uma nova teoria um código matemático o culto Tirado das páginas da Bíblia que foi usado como modelo e o tipo Gios das pessoas usaram as proporções com as quais Deus criou o universo
em universo mas para desvendar o código da catedral os investigadores precisam analisar essas Mega estruturas medievais nos mínimos detalhes lentamente diminua a pressão e eles precisam descobrir como as catedrais podiam chegar a altura estão espetaculares e o que levou algumas delas saber do colapso e Hum será que especialistas conseguiram resolver um dos maiores mistérios medievais como as catedrais góticas foram construídas em [Música] e o enigma das catedrais góticas [Música] quando as catedrais começaram a surgir no final da idade média por volta do século 12 a construção com pedras eram trabalho sujo e difícil ninguém sabe
melhor disso do que estes artesãos modernos e faça um teste de Paris na França eles estão construindo um castelo medieval usando apenas ferramentas tradicionais e materiais locais pedra ferro e madeira a E aí e eles estão redescobrindo os mesmos métodos usados para a construção de catedrais góticas e o castelo chamado gd-rom tem cerca de metade do comprimento de um campo de futebol é em parte uma atração turística e ao mesmo tempo um laboratório de construção medieval [Música] estamos construindo para entender se você é um sítio arqueológico experimental e a ideia chegaram mais próximo possível do
verdadeiro trabalho de construção medieval se uma chance ou desafio da equipe hoje é como construir uma parede no andar superior do Castelo é o primeiro problema é quebrar as rochas e e os cortadores descobrem que se martelar em ao longo das linhas que falhas naturais podem partir das rochas ao meio é [Música] em seguida pedreiros desculpem as peças na forma de blocos de construção mas cada um deles pesa mais de 50 quilos e tem de ser vivido até o topo quase cinco andares de altura em manuscritos medievais o grupo descobriu que os construtores da época
transformaram Roma Antiga máquina de guerra romana em um dispositivo para erguer pesos em [Música] e os trabalhadores podiam levantar os seis vezes o próprio peso eles chamam essa máquina curiosa de gaiola de esquilo e ó e vou deixar Dan está testando a máquina pela primeira vez mais variação que não foi é mais difícil do que parece é duro porque é muita resistência a roda diminui a velocidade o tempo todo e você tem que manter gerando um e lentamente a roda Eric as pedras até o topo enquanto isso outra equipe mistura argamasa é uma receita há
muito tempo perdida de calcário queimado e alegar argamassa sua visão os vãos entre as pedras mas não é nenhuma super cola de um processo muito lento de secagem na verdade no interior dessas paredes onde a Popular pode levar mais de mil anos para argamassa secar completamente em vez de argamassa bater os próprios Unidos existe algo muito mais fácil pressão o peso do Castelo 60 mil toneladas mantém cada pedra no lugar faz cada camada de pedra deve ser nivelada o a parede inteira vai tombar a e antes da era gótica a única maneira de construir alto
era por meio de Muralhas grandes e espessas o resultado construções volumosas e escuras E aí bom então tudo isso mudou [Música] igreja de Sandrine em Onze de Junho de 1144 as maiores figuras da França medieval inclusive o rei EA rainha se reúnem nos arredores de Paris aqui em São adenir que é a igreja oficial do veículo eles testemunham com uma revolução na engenharia E aí [Música] as luzes coloridas brilham através de enormes Vitrais iluminando paredes incrivelmente finas e refletindo em tetos altíssimos e o samba de sujar o visionário por transição Ademir chama-se o arquitetura de
moderna e os críticos a ridicularizam e passa uma chamada com o nome de Bárbaros conhecidos como produtos daí surgiu o nome gótico mas para sujar a igreja recorda a glória daquela que a bíblia chama de casa de Deus na terra o Templo de Salomão se Gere Associação de Nikon protótipos bíblicos Sobretudo o Templo de Salomão ó e esses tempo frequentemente tem jóias Vitrais e ouro dentro deles para sujar a luz era um símbolo de Deus e a ou trazer mais uso esperava se aproximar as pessoas que demos os moradores que viviam em pequenos espaços escuros
devem ter sido inspiradas pelas enormes paredes de luz da igreja eu gostaria de sugere tornam-se janelas sujas de fato os alunos como material de construção em e surpreendentemente os engenheiros góticos faziam paredes finas e super altas feitas não de pedra mas principalmente de vidro pedir alguma forma essas paredes de vidro suportavam altíssimos pectus de pedra e como os construtores medievais realizaram uma transformação tão dramática né [Música] e a resposta pode estar nessa da Capela que fica entre as volumosas paredes de que deram e as paredes altas e finas de saint-denis [Música] O problema é que
a capela está em pedaços e em 1931 O Magnata da Imprensa americana William randolph hearst comprou a igreja na Europa EA enviou bloco por bloco para a Califórnia e é mas a Grande Depressão impediu hearst de reconstruí-la a e atualmente esse trabalho Cabe à frente harryhausen vai na Califórnia ele é um especialista em construção que trabalhou em catedrais francesas nos últimos sete anos ele vem reconstruindo as paredes externas da Capela a equipe constatou que a capela foi erguida com duas técnicas diferentes e e a parte de trás da Capela apresenta o antigo estilo de construção
românico grosso e volumoso e a janelas arredondadas não deixam muita luz entrar porque ela tem que ser pequenas e estreitas para suportar o peso da parede é mas a frente da Capela é corte can't i [Música] e A exemplo das catedrais as paredes pressão mais altas e mais finas com grandes aberturas para permitir a entrada de mais luz e os arquivos tem uma forma diferente são ogivais e os arcos ogivais poderiam ser o segredo para a construção das paredes altas na Catedral para descobrir Randy rhoads e sua equipe fazem o modelo em escala de um
arco da Catedral e e a exemplo dos construtores a equipe faz uma moldura de madeira que irá manter o arco em pé até que todas as pedras estejam no lugar Este é o Sr 31 é muito bem Vamos colocar esse aqui ó e este modelo tem um dezesseis avos do tamanho de um Largo da Catedral e poderíamos fazer um pouco melhor aqui mesmo sendo menor ele ainda tem de se certificar de que cada uma das Pedras e esteja alinhada precisa Recife Olá tudo bem coloque bem no meio está um pouco estranho aqui [Música] mais dois
desse lado a e aqui quando as pedras ficam na diagonal a gravidade e impressiona introduzindo uma pressão conhecida como fininha de estresse tem um arco arredondado Romano a linha de estresse e se propaga lateralmente e forçando as colunas mar afora E se for muito alto ou Largo o Argo começa a ser de no meio e desaba mas o arco ogival redirecionar linha de estresse para o solo em vez das laterais e isso permite aos Engenheiros construíram mais alto a grande vantagem do arco ogival é direcionar as forças do arco para baixo e não para fora
assim o arco ogival é o primeiro avanço o que levou a catedrais imponentes e é mas mesmo este arco têm limitações agora é uma holding tem um problema o arco está pressionando para fora dá para ver nesse movimento aqui é só não tá existir algo que quer sair porque as pedras estão empurrando para baixo mesmo que o arco ogival redirecione a gravidade eles geram estresse no topo das colunas Esse é um problema que a equipe terá de resolver senão as pedras vão se deslocar e todo o arco dessa vaca temos a metade aqui temos meio
centímetro e e as forças neste modelo em escala são apenas uma fração das forças em uma estrutura real e 130 km ao norte de Paris estas forças podem estar levando uma grande Catedral medieval ao seu ponto de ruptura e em 1220 os moradores da Próspera cidade de amanhã decidem construir uma nova Catedral grande o suficiente para receber toda sua população de 20 mil habitantes Eles não estão sozinhos a inauguração da igreja do rei em Santarém inspira dezenas de cidades próximas a Paris e depois inspira toda a França adotar o estilo gótico cada uma delas pretende
construir o edifício mais alto e mais iluminado da terra e a exemplo de muitas catedrais a minha é construída na forma de uma cruz no meio dela os operários fazem paredes altas no Arcos ogivais para criar uma enorme área central com 12 andares de altura É mas o professor Steven morrem acredita que a corrida pela altura pode ter tido um preço alto eu disse não a Dedéia esta grande área apesar de bonita abre o espaço e criar um centro dramático quase Pedral para a construção mas isso gera um problema estrutural e assim como o arco
ogival na Califórnia este arco e está mostrando os sinais de estresse eu morri sobe ao segundo nível para um olhar mais atento daqui podemos ver facilmente os sinais de problemas estruturais não é difícil a prova visível são todas as rachaduras e fissuras são assustadoras de ver o e estas fissuras podem ser os primeiros sinais de catástrofe porque a esquerda do arco danificado fica uma enorme coluna Central que sustentam o teto milhares de toneladas de pedras assim as fissuras podem ser um aviso de que o coração da catedral corre o risco de Rui a E aí
a Marie Está ansioso para investigar se o [Música] e ele traz uma equipe de cientistas que usar mais recente tecnologia de varredura a laser da máquina pode dar toda super estrutura que podemos começar a ver as deformações no edifício e começar a entender seus problemas estruturais [Música] no Rio e pede ajuda de entretela é especialista em arquitetura medieval para examinar cada detalhe da catedral DNA um feixe de laser emitido e mede milhares de vezes por segundo a distância até o objeto de estudo assim à medida que vai passando pela parede o laser está sendo demitido
e fazendo uma série de medições que em seguida são representadas em três dimensões como uma série de coordenadas x y e z Hornets e não sua Vamos então para janela mais alta estamos criando o modelo está apontado para lá e e em questão de minutos o laser faz a varredura de Todo o espaço central da catedral de avião Este é o momento emocionante da digitalização quando vemos o prédio começando aparecer é o modelo tridimensional de alta precisão uma catedral virtual mas ele pode revelar os problemas estruturais que ameaçam a Catedral apenas língua é difícil uma
coisa mal comportada ele se comporta mal os Argos querem empurrar para fora e o prédio muitas vezes é culpado de um comportamento que pode levar ao desabamento para entender este Mal Comportamento morre e talento executam uma análise estrutural em seu laboratório em Nova York Esta é uma nova ferramenta para compreender o que está acontecendo uma visão magnífica eles se concentram nas colunas centrais procurando sinais de danos e como podemos medir a distância em diferentes alturas vamos começar na base [Música] eles medem a distância entre as colunas em três níveis a segundona se estiverem retas as
distâncias deverão ser as mesmas se a medida do ponto mais baixa de 11,6 mm essa é a nossa medida básica e se formos três metros acima temos 11,5 M Então temos 10 cm Isso é considerável uma distância considerável de imediato o modelo mostra que as colunas de pedra não estão retas mas a coisa piora vamos até o topo do prédio medidas distância logo abaixo do teto vamos adicionar um ponto aqui muito bom do outro lado aqui a distância de 11,7 então levem Fontes então estamos lidando com uma diferença de 20 cm o modelo revela que
as colunas estão se movendo em duas direções diferentes para dentro na parte inferior do rim para fora no topo um e nos dois casos as pedras nos apelos ao redor estão empurrando para fora e exercendo pressão sobre as colunas e isso é uma receita para o desastre em e [Música] na sala ao lado o analista estrutural reuniu quer descobrir qual seria a gravidade desse desastre usando um sistema de simulação como esse podemos levar as coisas ao ponto do colapso hipotético e em seguida examinar o que está acontecendo onde estão aqueles momentos na construção que faria
um Construtor perder o sono o uniu Simona o que aconteceria ao longo do tempo se a força do arco inferior fosse grande demais para a coluna está acontecendo agora é que toda a estrutura está começando a deslizar para cá eu vou fazer então uma pausa para que possamos dar uma olhada vemos que os tijolos estão começando a separado arco as rachaduras no modelo parece ser muito familiares Essas fissuras são a vez elas nos dizem que a parede se deslocou ao longo do tempo e e o modelo virtual revela que as gacha dura se formaram porque
o arco empurrou a coluna para um lado e e o Nilsinho O que acontecerá em seguida clique em continuar a pressionar até que num certo momento vai ser dele e tudo vai desabar em E aí E aí E aí e na raiz do problema estão as linhas de estresse no arco um em química ou podemos mover mais deste lado é o mesmo problema que frente Renault precisa resolver na Califórnia com seu arco ogival a linha de estresse empurra para fora e aí que remover a moldura de madeira agora o arco vai de sábado porque a
linha de estresse está empurrando essas duas pedras para fora a Randy rhoads precisa contrabalancear essa força e assim ele cria um braço para dar suporte Agora sim O Expresso da atenção vem aqui em quando você quer empurrar para fora existe arco é projetado para neutralizar isso mas da solução engenhosa é chamada de arcobotante para fazer o seu trabalho o arcobotante deve ser posicionado com precisão se ele for colocado muito alto Ainda temos a possibilidade de deformação aqui embaixo se ficar muito baixo o arco Pode falhar aqui por isso é importante que isto seja colocado na
altura certa dessa vamos tirar essas duas peças laterais é o momento da Verdade é o rosto vai descobrir se o arco de Pedras em qualquer argamassa vai ficar em pé e oi oi E a equipe então removi lentamente o suporte de madeira chamado de centro lentamente libere a pressão a a loja vou fazer o mesmo soltar e e não há movimento aparece muito bom ó o código saída é emocionante ver que funciona É sempre um milagre quando vemos um arco finalmente livre do suporte a a usar com votantes atingem proporções dramáticas em uma catedral gótica
erguendo-se espetacularmente do solo o manteiga em trincada de alvenaria e e juntamente com o arco ogival o arcobotante e a segunda inovação cosmética e permitiu aos Engenheiros medievais capturar a luz divina atingindo alturas Celestiais e [Música] e o arco e o arcobotante são os elementos básicos de uma catedral fazer um castelo de cartas onde o posicionamento de cada pedra desempenha um papel crítico e para compreender a importância helmo this move apenas uma pedra vamos lá vamos ó [Música] e sem o arcobotante para contê-la a força lateral do arco Empurra a coluna para fora e a
estrutura de chapa e essa mesma força lateral causou o desabamento que de forma as colunas centrais de avião prenunciando um desastre mas para dar apoio ao arco no topo das colunas centrais do lado de fora Engenheiros DNA construíram acomodantes e bom então o que deu errado esses tá bom sim no laboratório da Universidade de Columbia Steve Murray e em Jerusalém investigam um e o modelo tridimensional revela imediatamente um erro crítico o arcobotante no lado externo não está no lugar certo o tema se fizeram muito alto é um bom arcobotante mas está fazendo muito pouco e
os construtores posicionaram o arcobotante alto demais para neutralizar a força do arco empurrando para fora [Música] assim mais de dois séculos depois um especialista teve a tarefa de consertá-lo e e ele criou outro arcobotante mas sobe e eu colocou abaixo do original onde oferece melhor suporte aprendi lendo Construtor só vou prédio o ato importante inferior tem aparência correta é sólido é grande estrutural sim é perfeito com novos arcobotantes colocados os construtores medievais estabilizaram aparelho e superior mas ainda não haviam apoio lateral na parte inferior onde a parede e começou a rachar o pai da Lei
como o final da idade média as pessoas ficaram com medo ao ver as enormes rachaduras que abrindo sobre o arco Depois eu mostro autores medievais em amianti em onde encontrar uma forma de apoiar a coluna antes que ela desabasse e e desesperados os engenheiros buscar uma solução fora da cartilha de construção kotkan recorreram ao mental a o comentário era usado raramente na época como material de construção porque os ferreiros não tinham a tecnologia para fazer no grosso ou longo o bastante de forjar o verbo era um processo lento e ele tinha de ser moldado à
mão e [Música] e no início do século 12 porém longes bem inventaram uma ferramenta agregando um martelo hidráulico 1 o ouvido obras incríveis o é localizado próximo a uma mina de ferro na vida de fonte né a Sudeste de avião este mosteiro é uma das mais antigas fábricas de metal em toda a Europa medieval 600 Anos Antes do maquinário movido a água da Revolução Industrial os monges usavam uma roda d'água para tirar uma engrenagem que movimentavam martelo de 180 kg assim os operários podiam produzir ferro forte rapidamente e em quantidade suficiente para ser usado na
construção É mas o ferro poderia resgatar Catedral de NS e os construtores fizeram maior de corrente de metal com barras de Ferro ligadas [Música] a corrente percorre então toda a extensão das paredes internas da Catedral para manter as colunas centrais no lugar né eu achei uma corrente foi instalado em brasa para que se encontra aí se puxasse para dentro o curativo medieval de Ferro funcionou hoje a enorme corrente de metal e amanhã pode ser a única coisa que evita o desabamento dessas colunas e eu pego pode ter salvado a minha mas no fim das contas
é o domínio da engenharia com a pedra a maior característica gótica ou uma coisa e Val e o arcobotante foi possível construir estas paredes majestosas reflexos de luz e E aí [Aplausos] [Música] é mas essas paredes são quase inteiramente de vidro como são então capazes de suportar imensos tetos de pedra pode ligar vamos lá para solucionar esse mistério da engenharia a equipe da Califórnia que esta reconstruindo a capela do século 12 monta uma de suas últimas colunas centrais um pouco mais pare e tá bom eles eram ganhar a última partir o pai viu cinco anos
atrás quando começamos era difícil imaginar que chegaremos aqui é a primeira vez que a vemos inteira é surpreendente [Música] há 12 colunas suportaram o teto de pedra e ao lado o grupo está montando até bem sessões legal e eles colocam cuidadosamente a última peça no lugar é um ensaio para ver se tudo se encaixa após 800 anos E aí o [Música] cliente pode ficar show Deu certo e o teto é chamado de abóbada nervurada [Música] e é feito de dois arcos ogivais que se interceptam um a abóbada nervurada canaliza o peso do teto para as
colunas para que as paredes não absorvam todo o peso 1 o centro das costas é uma as forças estão concentradas nas nervuras tudo que estiver daqui até aqui pode ser aberto para janelas [Música] abóbada nervurada é a terceira inovação gótica trabalhando com arcos ogivais e arcobotantes os engenheiros criaram com esqueleto que suporta o peso do edifício e o transmitir ao solo e os artesãos góticos então pouquinho encher as paredes com enormes janelas de vidros coloridos estas paredes de vidro retratam narrativas da Bíblia como Adão e Eva a Arca de Noé EA ressurreição de Jesus Cristo
numa época em que poucas pessoas sabiam ler e escrever os vittra se tornaram as histórias em multimídia da época e a Bíblia escrita em Blues E aí [Aplausos] E aí e estes vastos espaços cercados por paredes de luz colorida tiravam as mentes medievais da sujeira e da escuridão da vida diária criando uma experiência de outro mundo é o Jaqueline é uma especialista em catedrais góticas impressionado o visitante é o incrível tamanho EA grandeza do lugar bem roxinha também eu viria a missa experimentaria todas as imagens os sons guaruma de incenso que procure diretamente seria como
experimentar o céu na terra à venda em [Música] o objetivo destes imensos espaços sagrados eram espiritual trazer as pessoas comuns mais perto de Deus e é mas teria sido Impossível fazer catedrais os sem o arco ogival o arcobotante EA abóbada nervurada E aí é mas estas inovações da engenharia interagem de forma complexa e na busca da altura Celestial as limitações terrenas fizeram algumas catedrais ruírem [Música] tem quanto à Catedral de era construída a apenas 50 km de distância os habitantes da cidade de balé queriam construir o seu próprio arranha-céu de pedra maior que mais bonito
do que o do vizinho É sim Estamos vendo a mais bela Catedral gótica de prédio de cola como um foguete mas a altura de balé teve um preço bom e acima da cabeça desses fiéis a suportes modernas que talvez sejam as únicas coisas que evitam o desabamento da catedral uma lembrança inquietante de uma catástrofe medieval eu não entendi o dia da Ascensão em 1573 uma missa estava sendo celebrada na igreja de pedras começaram a cair havia uma procissão solene ocorrendo o clero começou a acelerar o passo e eles acabaram morrendo para fora da catedral numa
nuvem de poeira e e milagrosamente único ferimento foi um passo do quebrar Mas essa não foi a primeira vez que ocorrerá um desabamento na igreja durante a construção em 1.284 parte da abóbada nervurada a 12 andares de altura example.com e as colunas do edifício continuarão tendo problemas estruturais até hoje um ano Pilar instável uma deformação o Pilar está empinando para Oeste eles são incrivelmente finos este está muito ruim e é uma receita para o desastre na África envolver não foi a única cidade à beira do desastre tem validade seja mais levaram muitos construtores góticos alturas
cada vez mais perigosas Mas porque é em alguns especialistas suspeitam que eles eram motivados por algo além do orgulho montando um Ah pois escondido dentro das dimensões das grandes catedrais poderia haver um código secreto matemático Que forneceria resposta é E aí lá na Catedral de Notre Dame em Paris talvez a mais conhecida Catedral gótica Stefan diferenças físico e Historiador da arte utiliza um scanner a laser para investigar a e [Música] ele mede a altura dos dois níveis da igreja a cada um deles pede 9,7 M quais os construtores medievais usavam uma unidade de medida diferente
que se convertermos em peças reais que era a unidade medieval então teríamos cerca de 30 pés reais para o nível inferior e 30 presenciais para o nível superior é a altura total é de 60 peças reais estes números 30 e 60 São estranhamente familiares para vamos diferente é e em uma das mais antigas bibliotecas a França a mazarine ele procura um livro medieval escrito pelo Padre responsável pela construção de notre-dame o a garrafinha que temos aqui é o manuscrito do início do século 12 escrito pelo decano de Notre Dame e Peter comércio chamada história Escolástica
foi escrita pelo padre durante a construção da catedral e ele se fixa em uma passagem do Antigo Testamento uma descrição detalhada do Templo de Salomão em Jerusalém que a bíblia chama de casa de Deus na Terra e aqui Vale diferente encontra uma pista entre Cat e na atitude seguinte tá Clube tão saber volta os conhece não tá bravo super contra este mal escrito revela que para os construtores de notre-dame as dimensões do Templo de Salomão eram extremamente importante isso trinta côvados para o primeiro nível e sessenta côvados para o segundo estes números foram usados em
notre-dame o eu sou a gente faz tinha uma correspondência interessante aqui é uma correspondência é muito intrigante aqui seria apenas uma coincidência os construtores medievais codificaram intencionalmente números sagrados da Bíblia em suas catedrais e [Música] a Sudoeste de Paris os indícios estão incorporados na joia da coroa da arquitetura gótica a Catedral de chakra e e os Vitrais aqui a maioria com mais de 800 anos de idade são mundialmente famosos é Mas fechar TV TEM histórias da Bíblia gravadas não apenas em luz mas também em pedra estas intrincadas estátuas externas são características de catedrais góticas retoques
finais que dezenas de escultores levaram décadas para concluir [Música] mas em Charter além de estátuas de Jesus Maria e dos Apóstolos a especialista em arquitetura gótica Jaqueline Jung investiga algo totalmente inesperado os cientistas gregos e romanos que pregaram o cristianismo por centenas de anos e entre eles Aristóteles Euclides e Pitágoras o grande matemático desde os antigos pagãos eram reverenciados pelos padres medievais em chartres a Catedral de chartres está decorada com alguns dos principais pensadores da época que por sua vez estavam envolvidos com filosofia ciência e literatura e foram trazendo essas ideias para a teologia Cristã
de formas totalmente novas meu [Música] enquanto a Catedral estava sendo construída sacerdotes de chakra estudavam ideias clássicas Gregas e romanas os sacerdotes medievais acreditavam na ideia de que a beleza suprema do universo baseava-se em proporções perfeitas e números ideais [Música] E aí eles viam Deus como matemática o Supremo ou o geômetra divino que usava dimensões sagradas O que é boa a gente fez as pessoas estavam interessadas em usar números como uma forma de descobrir as proporções com as quais O próprio Deus havia criado o universo em universo os sacerdotes medievais encontraram números na Bíblia que
eles acreditavam serem as dimensões sagradas de Deus se esses números foram utilizados na construção das catedrais poderiam os especialistas encontrar hoje o Inácio [Música] e na busca por dimensões divinas Steve Moore volta a minha olha os construtores salvaram a Catedral com uma corrente de ferro e ele começa medindo área no centro da Cruz onde as quatro colunas centrais formam um quadrado Ah entendi mas você pode o geométrico que da forma o edifício envolve um grande quadrado braço que fica bem aqui no centro dele E aí a cada lado do quadrado centralmed quase exatamente 50 pelos
Romanos que era a unidade de medida usada pelos construtores de avião 50 também é um número importante da Bíblia e Deus disse a Noé para construir uma arca com os cinquenta côvados de largura para salvá-lo do dilúvio nem usar a Arca de Noé tinha cinquenta côvados isso tem 50 pés e isso está no centro do edifício assim como em Notre Dame parece que os engenheiros em amanhã incluíram uma medição da Bíblia em sua Catedral entraram recorrem aos modelos feitos com laser estamos usando a perspectiva com essa tecnologia pela primeira vez é possível medir a altura
da catedral com precisão de milímetros classifique vamos escolher um ponto e puxar uma linha até o chão teremos a distância até o solo diferente uma distância de 42,50 e cinco metros um cálculo rápido converte unidades modernas em unidades regionais e produz outro número de os 144 e no Novo Testamento o céu é chamado de Cidade de Deus seu altura 144 nesse seu livro do apocalipse a visão de São João o Divino quando João mede a cidade ele encontra 144 côvados e é surpreendente mente na cerimônia de inauguração da catedral DNA o Bispo Leu em voz
alta a mesma passagem do livro do apocalipse que descreve a altura Divina 144 estamos lidando no edifício com o número que expressa algum tipo de objeto de desejo eles queriam 144 e a busca por dimensões de Minas continua envolver a Catedral que desmoronou parcialmente vamos pegar no ponto aqui e outro no solo eles medem altura está fechando a medição e ela é 144,3 sem o mesmo número envolver eles buscaram o número Celestial e [Música] e os construtores de avião e usaram a altura da cidade de Celestial de Deus na Bíblia para projetar a altura de
suas catedrais e juntamente com a descoberta do Templo de Salomão codificado em Notre Dame e Arca de Noé em alinhar especialistas encontraram provas convincentes de que alguns arquitetos medievais usaram medidas citadas pela bíblia como modelos para a construção de suas catedrais e e até a planta pasta da catedral é o símbolo Supremo da salvação Cristã o crucifixo e a galinha disse o veículo ele leva outro lugar uma catedral de certa forma é um meio um transporte ela nos leva para o céu [Música] mas na tentativa de alcançar dimensões divinas os construtores foram apanhados em uma
corrida muito humana tanto em a minha como envolver os engenheiros construíram catedrais com 144 unidades de altura mas os construtores de Babel usaram um truque inteligente para chegar mais alto uma unidade de medida diferente em vez do pé Romano uma unidade um pouco maior o pé real assim envolver conseguiu dimensões Celestiais e tornou-se a Catedral mais alta da Teca [Música] Ah mas essa busca por altura trouxe Em contrapartida a instabilidade estrutural e até hoje a Catedral de houver está inacabada precisa este médium apresentou todos os tipos de problemas arquitetônicos em no entanto continua sendo Na
minha opinião o mais belo de todos os edifícios góticos franceses [Música] alimentados pela fé e guiados pela engenharia ousada arquitetos góticos mudaram para sempre a forma como fazemos grandes obras e explorando os limites de sua tecnologia que chegando as novas alturas os construtores de catedrais criaram espaços sagrados e continuam inspirando as pessoas até hoje é [Música] a versão marshmallow São Paulo II [Música]