e e e Cloves Por que que tem uma diferença que eu percebo principalmente ocidente e o e as histórias orientais principalmente na na relação bem e mal né Eh a gente vê em desenho animado ou em livros nessas histórias no ocidente essa relação bem e mal muito separada e no Oriente posso estar enganado mas parece que o bem e o mal às vezes eles estão juntos às vezes estão separados tem uma coisa do bem tá dentro do mal mal dentro por que que teve essa separação Em algum momento ou ou não tem a ver isso
não tem muito a ver eh muito essa visão né astuto né porque até da do catolicismo né do do da do Cristão de do bem mal é não só nós temos no ocidente duas matrizes de pensamento né que acabaram dando até origem a uma obra Jerusalém e Atenas né ah é é isso é nós temos duas matrizes de pensamento a grega e a Cristã né e no final das contas não dá para entender o ocidente semam ficaram mais ess sem entender não eu diria que eh essas eh foram decisivas para você entender um pouco da
história das ideias no ocidente agora é claro eh isso pode ser enriquecido ao infinito é como se fosse uma seleção natural dos do pensamento essas duas acabaram formando o que a gente tem hoje eu não eu não sei se propriamente natural às vezes é mesmo uma questão de luta de imposição né de luta n de luta né então se você observar eh o que que era o bem né Para eu diria o o fluxo dominante do pensamento grego era a ordem cósmica né seja o universo é como uma máquina todo ele ordenado organizado as coisas
no seu lugar Cada uma com a sua função Cada uma com o seu papel certo e aí há uma espécie de responsabilidade compartilhada em fazer o universo funcionar direito e por isso o vento venta e e o vento precisa ventar a maré precisa marar a chuva precisa chover e paraa chuva chover o vento precisa ventar e tá tudo amarrado tudo encadeado tudo aí você pega e fala bom mas e o Humano o humano ele não é um espectador desse espetáculo ele é parte integrante do Cosmos de tal maneira que a sua vida será boa veja
aí a ideia de bem né a sua vida será boa quando você se harmoniza com uma ordem cósmica né o vento venta a maré Mareia o sapo Sapia e O Ilan Ilan Neia né propriamente né então claro né agora eh eh se evidentemente o papel do vento tem a ver com a substância do vento é porque o vento é ar em circulação que o seu papel é refrescar E polinizar é porque a chuva é água em forma de p que ela funciona bem para para irrigar e para nãoé ou seja há uma há uma coerência
entre o que as coisas são e para que elas servem não é E então os gregos tinham a certeza de que não tinha nada de bobeira no universo tudo tinha o seu papel tudo tinha a sua função e aí Claro quando estudamos o humano nós temos eh duas pegadas complementares a primeira delas é que somos todos humanos e portanto há algo de comum na nossa finalidade e depois somos todos diferentes uns dos outros portanto há algo de específico na nossa finalidade Pode parecer paradoxal Mas é isso então eh eh eh você vai dizer quando é
que uma pessoa é feliz quando entra em harmonia com o Cosmos O que é preciso para entrar em harmonia com o Cosmos é preciso fazer luzir a sua natureza porque o mapa de funcionamento do seu lugar no Cosmos é a sua natureza por isso conhece-te a ti mesmo né E aí Claro eh eh o quem é você são seus talentos as suas forças as suas aptidões as suas habilidades é é o que você faz de melhor etc portanto espera-se que na vida usemos as nossas forças para viver da maneira mais perfeita possível em grego arte
né e para nós virtude ou excelência E aí nós estaremos honrando esse papel cósmico que é o nosso e colaborando para que o universo funcione direito se você resolver você que é talentoso eh homem de comunicação e resolver abrir uma pousada em Búzios ou trabalhar na bolsa você vai [ __ ] o Cosmos simples assim por quê Porque não é isso que se espera de você você nasceu porque tinha uma vaga de Podcast entendeu não era para abrir Pousada [ __ ] nenhuma era para fazer o que você faz assim como eu nasci porque estava
faltando Professor entendi entendeu então a natureza me fez professor para eu ser professor não perceba que existe uma verdade pré-estabelecida uma estrutura abstrata de inteligência pré-estabelecida a qual eu devo me adaptar para viver bem e aí haverá harmonia e felicidade percebeu Esse é um jeito de pensar ora o que que tá por trás esse jeito de de pensar uma hierarquia natural entre os seres porque quem é mais talentoso é melhor do que o outro é superior ao outro simples assim então para o grego é preciso dar a melhor flauta para o melhor flautista por natureza
não entregue uma flauta para um zé ruela de flauta porque ele vai atormentar a vida de todo mundo ele nunca vai tocar aquela [ __ ] daquela flauta você tem isso de acordo com o pensamento gre você entendeu não tenho nada com isso então o que acontece é preciso que as pessoas façam aquilo para o que elas são nasceram boas e E aí a grosso modo então a grosso modo Você tem o cara que pensa bem dando agora Mais especificamente a palavra a Platão tá né o cara que pensa bem ele tem o melhor dos
Talentos o superior dos Talentos Como é que você sabe que esse talento é superior porque é o que mais colabora com o bom funcionamento do Cosmos Então esse vai mandar ele é superior politicamente ele comandará é a tese do Rei filósofo ele ele mandará o filósofo manda certo depois você tem o valentão é o indivíduo que controla bem o medo que briga bem E esse então cuidará da segurança e o terceiro é O Operário é o indivíduo que não é nem nem lúcido e nem Valente Então esse vai trabalhar com as mãos Então o que
é uma cidade justa é uma cidade aonde o o o filósofo manda o valentão briga e o resto trabalha com as mãos ponto não sei se você percebeu é uma concepção aristocrática onde o poder é entregue nas mãos dos melhores e quem pensa melhor é superior a quem pensa pior por quê porque eh digamos o que há de comum entre nós humanos é que o principal do e talento especificamente humano é a sua faculdade intelectiva portanto quem pensa melhor é superior a qualquer outro se você desenha melhor do que eu e eu penso melhor do
que você eu sou superior a você eu mando em você é mais menos essa a ideia ora eh aonde vem a revolução de Jesus po você deve imaginar é que aqui tem uma revolução espantosa um quebra de paradigma né Aristóteles gastou é horas da sua vida justificando eticamente a escravidão Ah é claro Opa superioridade Claro é bom para você velho se eu se eu decidir por você é bom para você porque você é um Zé mané que não sabe decidir deixa comigo que eu decido por você deix Então é bom para todo mundo e paraas
mulheres também também né é aí aí a lá Platão tinha uma consideração com as mulheres e inusitada para Platão as mulheres podiam mandar como os homens é é interessante é mesmo na República dele sobretudo na repú é Oi é mais do que isso no Banquete de otima Sócrates diz tudo que eu aprendi com sobre o amor porque o debate era sobre o amor aprendi com uma sacerdotisa chamada diotima meia hora antes de chegar aqui quer dizer ela é a sabedoria uma mulher Platão ah devia ser um belíssimo chavequeiro porque ele ele colocava a mulher num
patamar incompatível com o patamar que a mulher tinha na cultura grega do seu tempo olha só a mulher tinha um prestígio imenso na hora na obra de Platão mas retomando eh eh de justificativ onde que aonde que entra Jesus né aonde que entra Jesus e aqui o Jesus não é não é propriamente e Deus é um Jesus Pensador Jesus Pensador né Qual é a ideia olha eh tem o Gabriel Pensador tem Jesus Pensador Jesus Pensador a natureza distribui desigualmente os talentos estamos de acordo tá Não há dúvida nenhuma é assim mesmo né o Willan tem
uma belíssima história que ele vai contar do do Deus que distribui desigualmente as fichas a Parábola dos Talentos diz a mesma coisa cinco para você três para você um para você eis depois eu o volto e tal Então veja bem a natureza distribui desigualmente os talentos eu costumo dizer que essa distribuição ela é tão violentamente desigual que ela faz uma unanimidade que a matemática não consegue não entendeu então eu explico se eu botar uma equação do segundo grau aqui eu pelo menos vou errar Eu também então então você vê que não faz unanimidade agora se
você botar aqui quem é mais bonito o janequine e o eu é 1000 a zero é 5000 a zer Veja a unanimidade é indiscutível é indiscutível então e eh a a estética faz uma unanimidade que a ciência não consegue afinal de contas eh hoje em dia para você eh sustentar a esfericidade planetária Você às vezes PR gastar saliva saliva forte né Precisa e fotos em apoio e não sei o que sei lá pois muito bem é achei que havíamos passado dessa fase não né o o que Dirá Jesus a natureza distribui desigualmente os talentos Mas
isso não é o mais importante e aqui é a ruptura porque para o grego Sim isto é decisivo o que você recebeu é o que você vai ser o que você rece não o que você recebeu é a potência que você tem para se tornar o que você poderá se tornar Não basta ser talentoso é preciso buscar a excelência agora se não tiver talento pode se virar do aveso não gaste vela com mal defunto não é do ramo não é do ramo né bom então Jesus eh proporá é desigual Mas o que importa não é
quantos ovos você tem no bolso o que orta O que você vai fazer daqui pra frente tá E e aí então você tem aqui uma dimensão de ética que não é mais uma ética cosmológica Mas é uma ética eh voluntarista é uma ética de vontade é uma ética né é olha eu não tenho lá talento para [ __ ] nenhuma mas eu vou pegar o que eu tenho e eu vou mobilizar o que eu tenho na direção que é uma direção de vida auspiciosa em busca de alguma coisa boa na vida então Jesus ele trará
paraa discussão uma uma nova variável que é normalmente chamada de livre arbítrio aonde você eh por conta eh do que quer paraa sua vida você mobiliza seus recursos em direção a alguma coisa de bom então Eh e eh apenas para esclarecer eh eu conheci gente genial eh mas que no olhar cristão eh São pessoas pequenas Ah e por quê porque eh usam a sua genialidade de modo absolutamente aut centrado senão pérfido Cruel vio nefasto humilhante esse cara pros gregos estaria aqui e e uma visão de de Jesus Ele está bai inversamente você pode pegar um
cara eh digamos eh eh apenas normal eu eu gosto de me de me lembrar na escola figura anódina normal eu era irrelevante eu era né notas normais uma figura eh eh assim que não que não não não marcou a vida de Professor nenhum endi né Muito bem eh só que é possível mobilizar o que se tem na mão em busca de alguma coisa positiva aí Claro levanta o grego e diz eu pelo menos dei uma solução que tem começo meio e fim que é o talento mais né E que é o o tripé da virtude
aristotélica damis que é a potência a possibilidade o talento exis que é a repetição o treinamento o esforço e energia que é a performance o desempenho é você chegar lá e fazer excelentemente mesmo eu dei a minha solução Cadê a sua então já vem né A minha solução é a seguinte o que importa é o que eu vou decidir a partir de agora e o o valor positivo é dado pela referência do AGP do AGP em outras palavras a ideia de que amor eh a felicidade maior é proporcionar a felicidade para o outro aliás que
você encontra também na filosofia oriental por exemplo Confúcio diz exatamente isso mas eu diria de maneira mais simples eh tirar de alguém um sorriso que sem você não teria sorrido ou em épocas de de pandemia diminuir a dor a angústia a ansiedade a dor do luto etc com a sua presença tudo isso permite eh eh entender com clareza O Que Jesus quis mostrar Ou seja você pode eh a partir do que você tem na mão do pão de vista a natureza fazer da sua vida uma vida exuberante né então eu eu eu eu acho uma
uma a palavra virtuosa talvez virtuosa ah virtuosa mas num novo sentido de virtude tá que não é mais a virtude patrocinada por uma por um talento de natureza eh Fantástico mas sim por uma vontade de mobilizar recursos num determinado sentido que é um sentido de eh contemplação do outro no sentido de reconhecimento do outro como titular de uma vida tão importante quanto a própria titular de Desejos tão importante quanto os próprios e assim por diante Perceba como a Revolução de Jesus ela tá na base de um entendimento de ética muito consagrado na modernidade quando Kant
na primeira página do fundamento da metafísica dos costumes ele diz não há nada que seja bom em si mesmo inequivocamente vou vou até melhorar a frase não há nada na natureza que seja bom em si mesmo inequivocamente em outras palavras Posso usar a beleza para o bem ou para o mal a inteligência para o bem ou para o mal a força para o bem ou para o mal a agilidade para o bem ou para o mal a astúcia para o bem ou para o mal só há uma coisa inequivocamente boa a boa vontade ponto A
A influência do pensamento de Jesus na primeira página de Kant que é o mais importante filósofo moral do ocidente é é indiscutível e é um pouco o que a gente entende quer dizer no final das contas eh Quando é que a gente considera que uma pessoa agiu bem antes de mais nada quando agiu de modo aparentemente desinteressado né Eh eh eh vou pegar um exemplo Zinho também conto as minhas histórias mas eh sou muito menos talentoso e e e e e por isso muito menos confiante mas eh um um simples exemplo eh você sei lá
tá passando de carro Alguém pede carona e você né dá carona para onde você vai ah eu vou descer na Paulista Ah bacana eu tô indo para perto eu te levo aí chegou perto da Paulista olha aqui é o mais perto que eu vou chegar a pessoa desce [ __ ] valeu valeu bacana show de bola mas se o na hora do cara descer você pega e fala escuta não não rola aí dividir a gasolina de lá até aqui não e tal e coisa já é já diminuiu um tiquinho de de de graça na coisa
mas vamos imaginar que o camarada olhe e perceba que se trata de alguém apetecível aos seus olhos e né E aí já olha e diz pô e se a gente fosse daqui para algum lugar e se aí resolve eventualmente se impor Para que alguma coisa tá piorando cada vez mais ou seja quanto mais o próprio interesse aparece mais você percebe que o valor moral da iniciativa vai despencando ora isso claramente tem a ver com essa ideia de que a referência do Ágape né é uma referência em que que eh eh eh a ação em nome
do outro é uma possibilidade virtuosa no pensamento de Jesus