[Música] o que é ser humano é um animal frágil que esconde seus medos um corpo finito prisão uma alma que enxerga o infinito uma consciência que percebe a tragédia de viver entre a vida ea morte entre o céu eo inferno entre ser e não ser o ser humano procura por sentido a saída pode estar na religião na ciência nas utopias o sentido da vida pode estar na total ausência de sentido este café filosófico reúne luiz felipe com de leandro karnal oswaldo giacóia marcelo coelho caterina cortar e ricardo goldenberg filósofos historiadores sociólogos e psicanalistas para falar
sobre a condição humana um debate sobre as perguntas que nunca se cala quem somos e para onde vamos como viver em meio a tanta incerteza veja bem a gente não fabrica veneno a gente não consegue voar a gente não consegue mordeu um bicho com os dentes se você tentar amolecer vai ver que não consegue você tem um tamanho desengonçado você não enxerga direito não ouve bem ou seja tudo que você tenha pensar pensar o seu grande barato compreender o mundo tirar conclusões e é justamente essas conclusões ea capacidade que você tem de observar o meio
ambiente e perceber causa e efeito é justamente esse movimento que leva você a consciência que se transforma no pânico você consegue enxergar lá na frente que você não vai dar certo e é claro que a gente sabe disso e no entanto a gente vive bem você tomar vinho você passeia você viaja se faz amor você briga não pára de repente diz assim e pessoa mortal logo hoje não vou dar risada então mais ou menos como se eu estivesse dizendo o seguinte esse animal amedrontado assustado que está dentro de nós é como se o ser humano
tivesse uma experiência única entre todas as espécies que nenhuma outra tem a gente carrega um predador dentro de nós mesmos quando e se o empregador é um animal que tem mais consciência do que devia a crítica que eu faço é você dizer assim não essa pessoa não está encarando a verdade dos fatos a verdade dos fatos aquela é mortal ninguém pode encarar essa verdade dos fatos e todo mundo se todo mundo encarar isso cada um encara do seu jeito e cada um foge do seu jeito dessa dessa verdade dos fatos o medo é estrutural na
nossa cultura e conviver com o medo é a melhor maneira de enfrentá lo afinal se como dizem alguns psicanalistas ficar mas não é em si terapêutica mas trata se identificar as forças que me angustiam eu também poderia dizer que no momento que eu reconheço que eu tenho medo de envelhecer agora é tarde no meu caso mas certamente os jovens têm algum medo de envelhecer eu tenho medo de falhar eu tenho medo de passar fome eu só tenho medo da violência isso é uma maneira de o dialogar e menoni minar os meus demônios um homem é
um animal naturalmente propenso a especulação não porque o homem é um animal com medo com carências com indigências que estão ancorados tanto na sua condição fisiológica quanto na sua condição psicológica o ser humano é um animal que morre de medo e com razão tem que ter medo mesmo você não sabe de onde veio não sabe para onde vai não sabe porque está aqui de vez em quando você tem assim um sim sites mais ou menos leves você nunca tem certeza tem são verdadeiros você se agarra algumas coisas pra poder chegar a hora que acorda hora
que dorme com o passar do tempo os problemas ficam cada vez pior então há razão para ter medo o medo não foi inventado pelo terrorismo pela vaca louca pelo vírus ou pelo assalto em verdade temos medo nascemos escuro e fomos educados para o medo escreveu o poeta carlos drummond trad o medo é um sentimento editar fundamental do homem assim falou zaratustra do medo nasceu a minha virtude que se chama ciência o medo dos animais brazils é esse que é mais tempo cinco tiros um homem inclui o medo do animal que ele esconde em si mesmo
o animal interior esse longa antigo medo finalmente afinada espiritualizado é o que hoje em dia creio se chama ciência o medo não é uma invenção moderna a gente não tem medo porque hoje em dia é perigoso andar na rua é claro que é perigoso na rua mas não tem medo porque simplesmente a gente é inteligente então a gente tem medo só que ao mesmo tempo por alguma razão a gente sonha com não ter medo que a gente admira quem não tem medo não é fácil não tem medo de nós nos tornamos uma sociedade absolutamente hedonista
e incapaz de viver autenticamente ou sofrerem filtro ou tev ou seja nós em primeiro lugar sofremos terrivelmente daqui possibilidade de sofrer ou seja nós precisamos de passar a maior parte do nosso tempo sobre o efeito entorpecente de narcóticos que ali vive em nós a possibilidade de confrontar a dimensão do nosso vazio [Música] ele [Música] só tem uma imagem que é de um escritor francês a chamada jorge bernard nos que é muito boa é o seguinte o medo angústia como ela possui como se fosse uma espécie de pó muito fino que você não vê ele ele
vai caindo sobre você cai ele vai entrar nos seus olhos na sua boca pelo seu ouvido você vai sentindo o atrito você não enxerga direito você começa a se mexer porque você sente que tem alguma coisa caindo sobre você e você acha que tem que se mexer muito pra afastar aquilo que você se mexe de um lado para o outro mas me parece que a verdadeira relação com esse medo o medo não é uma coisa que acontece com você alguma coisa que entra por uma brecha da sua alma ele sempre esteve ali ele na realidade
é parte da sua alma porque a alma tem medo porque ela sabe mais o que deve mas ela nunca vai conseguir saber tudo que precisa [Música] caminhando com os pés na terra e alma no céu o ser humano procura por transcendência na busca por compreender e dominar sua existência ele tem à sua frente duas estradas que parecem seguir caminhos opostos a ciência tenta decifrar a matéria a religião busca elevar o espírito mas não seria religião uma maneira de fugir da decadência da matéria ea exaltação da ciência não seria apenas uma forma de crença essas e
outras questões são debatidas agora no café filosófico talvez um dos temas filosóficos que tenha tido maior fortuna crítica ao longo da história moderna e contemporânea a célebre lei dos três estados formulada por augusto comte de acordo com a qual a humanidade experimenta produzo conhece ao longo do seu desenvolvimento histórico e cultural três grandes sistemas de pensamento três grandes métodos que conta por vezes chama também de filosofias três grandes filosofias ou três grandes sistemas que corresponderiam respectivamente a infância à juventude ea maturidade do gênero humano considerado como um conjunto ou seja a infância à juventude e
à maturidade da espécie humana do do conjunto do gênero humano esses três grandes sistemas seriam o sistema teológico inicial o sistema metafísico subseqüente e por fim o sistema científico através da ciência o homem consegue estabelecer um grande sistema global de interpretação do mundo que o explica a partir das leis da matemática da física e da astronomia da química da biologia enfim da sociologia tal como conte entendia o sistema do saber universal como o sistema da ciência para albert einstein a ciência não substituiria religião a existência de um conflito insolúvel entre conhecimento e crença foi amplamente
sustentado que valesse entrementes avançadas a opinião de que havia chegado a hora de substituir cada vez mais a crença pelo conhecimento ora ainda que os âmbitos da religião e da ciência sejam em se claramente separados um do outro existe entre os dois fortes relações recíprocas e dependências a ciência sem religião e manca a religião ciência é cega talvez nós possamos interpretar a ilustração como um programa de conhecimento e de ação contra o medo no fundo no último fundamento da ilustração do iluminismo existe uma espécie de otimismo camuflado e esse otimismo consiste na crença e aí
eu uso a palavra crença bem no sentido de fé mesmo de artigo de fé de acordo com o qual acionário racionalidade humana seria capaz de arrancar todos os véus de iluminar completamente a totalidade do réu o movimento do ministro aconteceu na europa nos séculos 17 e 18 e celebrou a razão com a principal forma de compreender o universo iluminismo revolucionou a arte ea filosofia a política e transformou toda a sociedade para as listas do conhecimento melhor a condição do homem na terra e berta e traz felicidade tenha coragem para usar a sua própria razão esse
foi o lema do mesmo horário eu penso que o desenvolvimento da história do ocidente desde a realização do programa da ilustração que começa no final do dia 16 e se explicita o início do século 17 foi uma espécie de relação à revelação progressiva de que esse otimismo é no fundo um artigo de fé de que esse otimismo não é senão uma crença e à demonstração de que esse otimismo é uma crença que encontra se justamente nos diversos episódios históricos de reversão desse otimismo no seu contrário e que a humanidade descobre atônita e perplexa que não
só ela não resolveu definitivamente todos os seus macro problemas como gerou problemas incomensuravelmente maiores ou seja se nós vivíamos em meados do século passado um apogeu da razão científica portanto uma aparência de que o programa da ilustração estaria quase que inteiramente cumprido por outro lado nós temos a constatação empírica absolutamente incontornável da produção das formas mais atrozes de selvagens de barbary que o século 20 conheceu [Música] eu acho que na história do medo dele morreu ele ressalta bem que o mundo com medo do fim do mundo ou seja provocado por deus ou pela bomba atômica
ou provocado pelo aquecimento global que todas essas questões são questões da nossa hoje em capacidade de ter na ciência criança que o século 19 teve depende da religião foi anunciar centenas de vezes um século 19 a idéia da morte de deus é uma ideia fortíssima e um bela e anedótica frase que aparece me dizendo deus está morto assinado unit em baixo está morto assinado deus então é uma é uma ideia muito sólida é que eu considerasse a intelectualidade francesa do século 18 voltar liderou eles tinham certeza que a religião seria um fenômeno passageiro e que
era próprio como queriam os positivistas de um estágio de percepção metafísica ou teológica de humanidade não evoluir curiosamente no século 21 é o século do avanço máximo da ciência onde a ciência mostrou sua imensa capacidade de curar dores e de provocar novas angústias e provocar penicilina e hiroshima e provocar aos civis e antibióticos ao mesmo tempo nós não temos na ciência o consolador universal e aí eu copio do que todos os encerramentos seu belo livro religião e declínio da magia que ele disse a religião é o espaço das respostas que a ciência não pode fornecer
o papel da religião será eterna porque a ciência nunca nos poderá tornar a eternos resultado eu não acredito em evolução não acredito que nós estejamos mais avançados do que 200 anos eu acredito em transformações tecnológicas eu acredito que a nossa capacidade tecnológica nos tornou mais aptos a matar mais gente em menos tempo que os grandes genocídios não são da idade média mas são do século 20 o armênio tutsis e hutus o judaico testemunhas de jeová homossexuais em campos de concentração logo que o crescimento da ciência responde a muitas coisas e se torna indispensável para a
nossa vida mas não significa evolução porque não há uma meta para poder imaginar que exista uma meta evolutivo eu tenho que acreditar que existe uma essência e não existência eu compartilho com sarti a crença de que a existência precede a essência ou seja primeiro que é depois alguma coisa pode ser debatido em nome dessa essência nós temos cometido os atos em geral mais bárbaros do que ditos evoluir então ao contrário que talvez indique a questão não acho que a religião tenda desaparecer no mundo tecnológico pelo contrário a religião é muito forte em ambientes absolutamente urbanos
desenvolvidos e ao contrário da década de 60 quando se anunciava uma nova era no qual religião institucional não tinha mais o papel bonito século 20 é o início da reafirmação de valores religiosos ainda mais talvez do que no passado não é possível entender a história humana estou rendia hoje sem entender o papel do discurso religioso é possível acreditar em deus depois de auschwitz é também possível perguntar se é possível acreditar na ciência depois de hiroshima onde isso é possível acreditar em todas essas questões porque na verdade eu acho que a crença de que nós podemos
administrar a felicidade uma criança foi cassada como toda criança toca a gente tem muita ciência a gente tem muita técnica a gente tem democracia a gente tem muita liberdade mas não dá pra afirmar nem por um triz que por isso a gente seja evidentemente mais feliz [Música] diante do enigma da existência um lugar seguro para viver pode ser um lugar no top quer dizer 'não' lugar um sonho que alimenta as esperanças do homem por uma vida em que reinava unia ea felicidade este bloco do café filosófico vai falar das utopias que alimentam nossas esperanças a
busca pelo ideal atingir nosso dia a dia queremos a sociedade perfeita o corpo perfeito o amor-perfeito sonhar com o impossível é um sonho que vale a pena é melhor viver o ideal utópico ou a realidade trágica a idéia é fazer uma oposição entre concepção trágica do mundo e utopia né enquanto que a utopia ela é uma espécie assim de visão de mundo onde de alguma forma história está marchando para uma resolução das contradições quando estou falando de utopia pensando por exemplo na revolução francesa não toquei a socialista na utopia do progresso ou esse tipo de
coisa se o motor pia na é o sonho a fantasia de uma cidade ideal de um mundo onde nós não sofrêssemos onde nós teremos tudo que a gente deseja ou seja o mundo sem um mal estar na civilização freudiano a concepção trágica do mundo é quase que uma uma posição diametralmente oposta autopista tem algo que é do humano e das suas fantasias quem insiste e que se repete o que tanto insistir se repete em tentativas e fugir do sofrimento o que nós todos gostaríamos né nós todos gostaríamos de ser felizes o que aparentemente é uma
coisa simples e banal né gente só que é isso né mais nada e depois cada um de nós vai dar sua conotação particular à essa ideia de felicidade a a concepção trágica do mundo ao contrário dela visar a produção de alguma espécie covardia de alguma espécie de melancolia é no sentido de pressão grande parte da concepção trágica de mundo ao contrário ela canta exatamente a idéia de que vale a pena você enfrentar o destino ainda que no final você seja derrotado pelo destino é o que diferencia a meu ver o ser humano de todos os
outros animais é que em nós existe um conflito entre o desejo a liberdade do indivíduo ea lógica da espécie a lógica da vista da espécie do ponto de vista da vista talvez fosse melhor que todo mundo morrer seus 40 anos certamente eu não sei se haveria grande vantagem evolutiva se as pessoas começarem a viver até os 100 até os 150 anos mas o nosso desejo a nossa utopia não se conforma com o nosso destino biológico o nosso significado como seres humanos não está dado pela ideologia e não está dado por ninguém será que isso é
uma tragédia eu acho que não é o nosso destino pra falar utopicamente está como sempre nas nossas mãos enquanto a gente conseguir segurar talvez umas das definições mais duras do ser humano seja nós temos medo porque nós somos um cérebro amarrado ao tubo digestivo é um tubo digestivo que se desloca pelo mundo em cima dele tem um cérebro que enxerga e faz poesia mas que ao mesmo tempo tratado ao tubo digestivo esse tubo digestivo significa o corpo você é uma espécie de deus amarrado a um corpo que apodrece qual seria o desdobramento de um corpo
sempre jovem de um corpo eternamente jovem para uma alma que vê o envelhecimento como um apodrecimento sem significado é claro que a gente vive no mundo a obcecado por essa juventude do corpo com academias de ginástica clínicas de cirurgia plástica cosméticos botox lipoaspiração e 67 e ea gente pode se quiser ver um certo um certo ar de ridículo um certo ar de patético e nesse nessa busca tão obcecada pela juventude mas é claro que o desejo de eterna juventude não é uma característica exclusiva dos tempos atuais a sempre se quis nunca se achou tão legal
assim vc sempre se procurou aqueles novo sempre mitos e lendas em torno da é fonte de eterna juventude de xangri-lá e são coisas muito generalizados eu diria quase universais e que não se localizam apenas na pós modernidade ou na sociedade contemporânea e este ideal juventude perdida está presente em muitas representações vocês vêem a juventude absoluta de após os deuses gregos são idênticos aos homens raivosos seu - eventualmente generosos eventualmente magnânimos mas com todos os defeitos humanos - um defeito os deuses nunca envelhece a imagem de um apolo de um deus grego que jamais envelhecer que
vive para sempre a imagem que persegue muito aos homens como viver para sempre o que seria ter diante de si todo o tempo naturalmente uma reflexão mais forte nas pessoas à medida que elas vão ganhando experiência [Música] sai prova o espectro do ano em 11 a 11 o nome ligado ao haiti devido à raiva aulas de piano da pectina vestibular [Música] então assim o seu corpo a experiência de transcendência avassaladora em uma transferência que você tem medo porque porque não existe nada melhor do mundo para dizer que você não manda na sua vida do que
o seu corpo com o passar do tempo você vai ter uma experiência de que você não manda no seu corpo ele vai criando vida só que uma vida que você não gosta né ele vai fazendo coisas que você não gosta ele vai emitir os sinais que rompe com seus acordos com o cotidiano ele vai dizendo pra você agora o seu cotidiano é meu e essa experiência é uma experiência de transcendência injeção nada que é o que a gente mais tem medo a experiência de ter excelência direção nada porque você vai se perdendo e quando você
vai passando eu encaro toda tentativa de procurar prolongá a juventude como algo francamente positivo e natural eu faço isso toda vez que escovar o dente eu posso até aceitar que eu tô me iludindo que vamos todos envelhecer e morrer mas não é porque eu tô me iludindo que eu vou abandonar esse desejo essa utopia se você quiser de envelhecer ou menos possível e de adiar ao máximo a morte a doença a pessoa que faz plástica que põe botox que se mata de fazer exercício tá fazendo o que qualquer ser humano sempre fez ela não se
conforma com o seu destino e tenta driblar esse destino da melhor maneira possível eu não acho que essa pessoa seja ridícula nem bobo alegre eu não acho que essa pessoa vai ignorar o fato da própria morte do próprio envelhecimento ela está se defendendo disso infelizmente somos filhos do pecado de adão e eva o que nos resta neste caso são os recursos físico químicos para poder deter um pouco disfarçar um pouco tempo as pessoas injeta de serem mais jovens e naturais toxina botulínica de vaca no rosto o botox é uma doença é uma infecção que posta
no rosto amortece os nervos de tal forma que a pele parece mais jovem natural e você passa a dizer socorro incêndio e eu te amo com o mesma com a mesma expressão as plásticas que praticamente não se percebe ninguém já viram as pessoas vão ficando cada vez mais orientais com o tempo a avaliação permanente a síndrome que leva as pessoas homens e mulheres determinada idade comprar um carro vermelho a namorar pessoas mais jovens a começar a usar expressões cada vez mais dinâmicas e a sair em grupos jovens essa síndrome do mundo real é de novo
mesmo medo todos nós seres humanos temos medo de morrer como todos os animais nós temos medo de morrer como todos os seres vivos nós tentamos sobreviver à velhice nos lembra que esse tempo está mais próximo os jovens também como os velhos a cada dia que alguém de 14 anos vive a mais está um dia mais próximo da morte cada dia que nós passamos um dia mais próximos da morte cada badalada do relógio dizem os latinos toda badalada nos fere a última nos mata quando pode dizer assim como lutar contra a infelicidade a primeira idéia que
vem à cabeça de todo mundo é o amor né seu eu amar eu fiz sou feliz só que logo depois se quisesse pois é só que a gente nunca tão infeliz como quando a gente ama né e isso qualquer um que já amor sabe dessa história né porque quando você está amando telefone tocou um minuto atrasado aquele um minuto mundo já acabou né o outro chegou atrasado porque pegou engarrafamente já fala se ele não me ama ele esqueceu ele encontrou outro encontrou outra eu não presto eu não sou a mulher que ele sonhou no seu
homem que ele queria enfim tudo passa pela cabeça né então quando a gente ama a gente vive suspenso numa demanda de amor permanente e no desejo de presença do outro permanente [Música] quero que todos os dias do ano todos os dias da vida de meia hora de cinco em cinco minutos me diga se eu te amo ouvindo te dizer eu te amo o crime no momento que sou amada no momento anterior e no seguinte como saber quero que ele repita até à exaustão que me amas que me amas que me amas que nelas do contrário
evapora-se armação pois ao dizer eu te amo desmente sá pagas teu amor por mês se não disser isso urgente repetido eu te amo amo amo amo verdade fulminante que acaba de desempenhar eu me precipito no caos essa coleção de objetos do não amor a reciprocidade que a gente tanto procura do amor é uma ilusão uma utopia de perfeição você me ama porque eu te amo né e aí quais os maus entendidos sem fim o outro conhecimento é basicamente é a frase quem sabe de mim sou eu é algo assim como hoje o inconsciente é do
próprio inconsciente a ideia não é inconsciente eu sou dono das minhas próprias determinações portanto o autoconhecimento se baseia no mito que tem história no século 17 para quem a fim de compensá lo existo e da idéia de uma alta transparência de mim pra mim próprio e oporia à a essa ideia quem sabe de mim sou eu a ideia que na verdade para saber de mim preciso passar pelo outro a equipe da conversa é em si ou se você não me ouve um pacto de bandidos no qual há a agente saca mais ou menos o que
o outro quer de zero e tudo o que não não encaixa a gente joga fora editar não escuta então a gente entra na conversa e sair dela sem nenhuma mudança sem nenhuma modificação frente é isso que propõe outra coisa que a ética da fala isso é impossível que aconteça no no cotidiano a ética fala seria justamente eu sou sei de mim através do outro é isso que estou propondo como ética da fala que para eu saber de mim preciso necessariamente me servir atravessar o outro esse seria o miolo da psicanálise qualquer psicanálise independentemente da linha
escola se não for essa a política não e psicanálise em alguma outra coisa [Música] o que é ser humano talvez não existam respostas o que fazer diante da falta de sentido o que fazer com esse nosso tempo que se chama vida diante da nossa condição trágico é possível ter esperança de viver exige sabedoria o fim das ilusões pode significar um conta com uma vida plena este último bloco do café filosófico tenta responder uma pergunta tão simples e tão complicada qual o sentido da vida a gente não vai chegar à conclusão eu não tenho pretensão de
responder acho que ninguém pode ter a falar sobre o significado da vida qual vai ser qual seria o significado último da vida se o investimento traz dor atrás de mobilidade traz demência é possível mesmo que seja apenas e nada mais do que um apodrecimento sem significado e eu diria até que a alma não tem muito o que fazer diante desse fato eu posso ser bem pessimista nesse ponto sem deixar de ser otimista e seu tópico pelo menos uma certeza de que a gente não tem que se conformar com isso qualquer tecnologia óculos um remédio um
aparelho sanitário uma escova de dentes nesse sentido é utópica porque a gente está confiando numa vida melhor uma vida mais feliz e mais saudável e é também um objeto trágico porque é testemunho de uma luta contra o nosso destino à sede do caminho terapêutico é você conseguir na realidade de viver sem grandes ilusões eu acho que é uma ideia muito boa e é exatamente aí que entra a literatura trágica como visão de mundo eo interessante é o seguinte quando você se abre para esse tipo de visão e que é um pouco o que acontece quando
você entra no universo como o shape né você percebe a densidade que tem sendo nesse universo é a a tragédia humaniza o ser humano chíchero da herança para o uruguai no time por sete work amaro a não tomar o camaro yn eis um jeito de falar seu recorde de força i walk francesa hora do acidente saltando fiori sei que vai ter lugar do sono têm sim aliás a gente não sonhar a gente não sai do lugar então como é que a gente encontra o equilíbrio entre o sonho de um mundo diferente necessário porque o movimento
do desejo no ser humano desejante ea realização desse sony toda nossa sociedade parte de uma premissa impossível que vai ver um ser humano plenamente feliz sem nenhuma contradição isso é uma premissa impossível de realizar nunca seremos plenamente felizes nem plenamente realizados nunca a perfeição tem fantasmas que acorda no meio da noite com eles você sonha com eles mas não é exatamente no meio da noite é cada vez que a sua vida o mundo à sua volta à mostra para você que a perfeição não existe ela não existe em você não existe em lugar nenhum você
nunca vai ser feliz não existe isso você vai ter alguns momentos onde você vai conseguir se vislumbre mas o somatório total da experiência não existe essa ideia onde a gente vai conseguir enfrentar vai conseguir construir uma perfeição como essa o resultado que essa mania de perfeição ela pode acabar acontecendo como uma espécie de neurose que acaba limitando você um sólido amor preserva um pouco do egoísmo amor é necessário até para nossa saúde mental eu acho que não é por acaso que o freud dizia que nós adoecemos quando a gente não é capaz de amar e
aí o amor pelo sentido lato acho que não é por acaso que a depressão é a grande doença do nosso tempo deve ter a ver né com essa nossa indignidade para não falar em capacidade de amar porque pensar apenas em si mesmo e no seu prazer momentâneo eu acho que aqui é muito pouco da vida e acho que cada vez mais a toada digamos que está no ar é como cada vez mais nossa época não permite lidar com tempos longos com as perdas com os lutos né arrumar a tentativa de reposição de objetos muito rápida
é o único indivíduo contemporâneo é obcecado pelo fantasma da plenitude que é sinônimo de perfeição o grande problema hoje é o esvaziamento de utopias porque afinal deus morreu marcos também eu não estou me sentindo muito bem como se disse com freqüência ou seja eu não posso oferecer à teocracia como solução não posso oferecer um paraíso socialista a grande diferença é que nós não temos mais capacidade de acreditar em sistemas unificados sistemas totais sistemas absolutos e nós procuramos essa solução atomizado vascularizada capilarizado que cada um encontrar o seu caminho ou seja nós temos hoje a crença
na autoajuda ea crença no reforço do eu substituiu vários dos medos antigos logo deve apenas ser um falta de esforço pessoal essa questão do medo ou seja eu tenho que acreditar em mim eu diria que nós tentamos substituir a crença em deus pela crença no poder do indivíduo e as duas coisas são problemáticas no final das contas mesmo que você perca uma série de coisas aqui no final você vai perder tudo o fato de você não ter medo disso pode te dar uma experiência de significado que é só a falta de medo que vai te
dar essa experiência de significado nós somos uma espécie que durante a maior parte da sua existência esteve sujeita ao medo e ao temor ou seja nós somos extremamente bem treinados a temer de tal maneira que o temor é uma das nossas forças motivacionais mais fortes mas justamente isto não pode ser uma razão um motivo para demonizar o temor ao contrário porque justamente desta situação de precariedade de desamparo de abandono de necessidade de penúria do homem que engendra nele o medo e genda também a forma de superação desse medo através da coragem portanto o caminho que
nos resta é é um só a saber quem reverter o temor no seu contrário ea surgir assumir corajosamente o risco da própria alta aventura de alto criação humana na história isso causa temor causa mas só que ninguém pode representar esse papel a não ser nós mesmos acho que aposta após tantos canais porque eu sou psicanalista mas seria apostar em qualquer artista no fundo seria justamente a assumir o risco de sermos sem sentido para abrir um espaço de de invenção ou de experimentação eu tenho muito medo dessas visões bom está tudo tão ruim que o mundo
vai acabar né porque é uma maneira de desresponsabilizar o sujeito né tá ruim não ter nada a ver com isso e seja o que deus quiser não é isso nesta ruim é porque eu tenho algo a ver com isso e se tem algo a ver com isso eu posso fazer algo para que não seja assim ou seja o futuro nós temos uma responsabilidade por ele nós cada um de nós então vai ser aquilo que a gente puder fazer que ele seja carpe diem cole dia confio mínimo da manhã é melhor apenas lidar com que se
cruza no seu caminho se muitos invernos júpiter te dará ou se este último seja sábio bebo seu vinho e para o curto prazo rescala as suas esperanças mesmo enquanto falamos o tempo cimento está fugindo de nós cole dia confia um vinho um novo ópio é a vontade sempre de estar nesse não lugar dessa forma na tentativa de não estar naquele momento de negar o que aconteceu eu acabo simplesmente perdendo a chance de estar onde eu estou aqui e agora como dizem os filosófica é que nunca ou seja aqui e agora e dessa forma evitar os
óbvios que nos tiram daquele momento e nos remetem uma não idéia um lugar e uma não vida e não vida que eu chamo hoje exatamente não viver cada momento como o seu momento já com certo aqui não é exatamente um fã de flores e as três seguintes não interessa tanto o que a vida fez de você estamos na pergunta bom olho bebida fez de mim interessa mais o que você faz com que a vida fez de você a solução seria muito mais pensar neste momento meu tempo agora o que eu quero eo que eu posso
fazer nós somos total e unicamente responsáveis pelo que vamos fazer de nós mesmos que isso possa influir em nós medo é perfeitamente compreensível mas que isso possa paralisar o nosso pensar o nosso agir é exatamente aquilo que não deve acontecer por essa razão a âncora o ponto nevrálgico a medula desta agenda de tiana da coragem contra o medo reside precisamente na nossa relação com o tempo e com a finitude nós teríamos que ser capazes de nos alçará uma relação com o tempo que fosse tão plena e tão rica que nos permitisse desejar que todo instante
vivido pudesse ter um sentido de eternidade ou seja que nós tivéssemos restaurada a nossa relação com o tempo e com o passado de tal maneira que nós pudéssemos ser capaz de jamais nos arrepender de um único gesto atuou palavra da nossa vida o café filosófico termina por aqui para assistir às palestras na íntegra e participar das transmissões ao vivo acesse o site cpfl cultura ponto com.br a companhia também a nossa programação através do twitter.com barra cpfl cultura até o próximo café filosófico [Música]