09. O serviço dos diáconos (1Tm 3:6-12)

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Augustus Nicodemus
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nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo a Timóteo Capítulo 3 e vamos do verso 8 até o verso 12 orientações que o apóstolo Paulo da Timóteo respeito aos diáconos da igreja primeira carta de Paulo a Timóteo Capítulo 3 versos de 8 a 12 semelhantemente quanto a diáconos é necessário que sejam respeitáveis de uma só palavra não inclinados a muito vinho não cobiçosos de sódio da ganância conservando O Mistério da Fé com a consciência limpa também sejam estes primeiramente experimentados e se se mostrarem irrepreensíveis exerçam o diaconato da mesma sorte quanto
a mulheres é necessário que sejam elas respeitáveis não maldizentes temperantes e fiéis em tudo O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos Justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus nós vamos orar pedindo que o nosso Deus nos dê entendimento na sua palavra aquilo que inspiradamente Paulo registrou sim pai estamos diante da escritura inspirada por ti escrita 2 mil anos atrás essa passagem portanto distante de nós de tantas maneiras suplicamos que tem o espírito
santo faça a ponte entre nosso entendimento e a intenção do apóstolo Paulo quando ele escreveu isso aqui é que nós possamos compreender e aplicar a nossa vida a nossa igreja possamos ter orientação firme segura para esse assunto tão importante que a liderança da igreja em particular Os diáconos queremos que o senhor auxilia algum diácono aqui senhor que essa palavra seja benção no seu coração de encorajamento de orientação de correção Se necessário ajuda nos pois pedimos em nome de Jesus amém queridos é necessário fazer um pouquinho de feedback voltar um pouco atrás aliás voltar um pouco
atrás para que nós possamos retomar o fio da meada das Exposições que nós estamos fazendo na primeira carta de Timóteo nós vimos que Paulo escreveu essa carta a seu filho na fé Timóteo a quem ele havia deixado em Éfeso com o objetivo de orientá-lo quanto ao fortalecimento das igrejas que havia naquela cidade o que incluía primeiro orientações sobre como tratar os falsos mestres que haviam surgido dentro das igrejas e que estavam ameaçando a pureza da doutrina também de que maneira Timóteo deveria preparar instalar presbíteros e diáconos como uma liderança Sadia na vida daquelas igrejas que
estavam tem tão necessitadas Além disso Paulo nessa carta da orientações ao Jovem pastor sobre como ele deveria cuidar de esses grupos idosos idosas viúvas pobres ricos jovens todos eles recebem a atenção aqui do apóstolo Paulo e orientação sobre como o Timóteo deveria tratar cada um desses grupos e é claro a carta toda é um encorajamento a Timóteo para que continuasse firme sem desanimar nessa tarefa que não era uma tarefa fácil especialmente o confronto dos falsos Mestres então Paulo escreveu essa carta ele pretendia Ira Éfeso e com Timóteo terminar o trabalho de orientação das igrejas mas
enquanto ele não chegava ele manda essa carta já para ir adiantando o que deveria ser feito o alvo de Paulo também embora não esteja declarado aqui mas tudo indica é que essa carta fosse lida nas igrejas como era costumeiro das cartas escritas pelos Apóstolos E por que que isso seria necessário em Éfeso porque a tarefa de Timóteo não é fácil havia uma liderança local havia Mestres nas igrejas havia presbíteros havia diáconos e Timóteo é deixado ali por Paulo para arrumar a casa que estava meio desarrumada era preciso que Timóteo fosse autorizado Então essa carta provavelmente
ela tinha como objetivo também ser lida nas igrejas de Éfeso para autorizar Timóteo para que todo mundo visse que ele estava agindo com autoridade delegada pelo Apóstolo Paulo que era o Funda da igreja ali na cidade de Éfeso o que nós já vimos até agora Primeiro as orientações diretas sobre os falsos profetas a mensagem deles e como Timóteo deveria lidar com essa situação isso tá no capítulo 1 que nós já vimos em detalhes no capítulo 2 Paulo orienta Timóteo sobre como conduzir o culto como é que o culto deveria ser conduzido nas igrejas especialmente enfocando
o papel dos homens e o papel das mulheres a maneira como elas deveriam se trajar E também como elas deveriam se relacionar com o ensino que era feito nas igrejas também nós dedicamos um tempo razoável tratando dessa questão e a última mensagem que nós tivemos foi sobre a qualificação dos presbíteros que são que eram os líderes da igreja responsáveis pelo ensino autorizado da palavra de Deus nos cultos que foi exatamente o número 3 versos de 1 a 7 e o que nós vamos ver agora à noite ou pelo menos começar a ver são as orientações
que Paulo dá a Timóteo com respeito a um a uma outra categoria de líderes que ele chama aqui de diáconos então o nosso alvo é começar a tratar desse assunto e eu já vou avisando que tem uma passagem aqui que é um pouquinho mais complicada que eu vou deixar para segunda-feira que vem porque senão não vai dar tempo para tratar ela aqui vai ficar muito grande que é exatamente a questão das mulheres no verso 11 não é quem são as mulheres o verso 11 diaconisa esposa dos diáconos assistentes dos diáconos isso tem dado uma confusão
muito grande nas igrejas até o dia de hoje então não dá para tratar tudo sobre diácono e sobre esse assunto de uma vez só então fica para segunda-feira o foco na questão de quem são essas mulheres que estão aqui relacionadas pelo Apóstolo Paulo hoje nós vamos focar nos versos 8 9 e 12 Onde nós encontramos as qualificações para aqueles que queriam ser diáconos ou para os diáconos já existentes Vamos então começar perguntando o que eram os diáconos a primeira coisa que nós observamos é que o que quer que sejam ele já existiam em Éfeso Paulo
não tá criando aqui um novo Ofício como também não estava com os presbíteros Paulo está pressupondo que na Igreja de Éfeso já tinha tanto presbíteros que ele tratou no início como também diáconos o que nos indica que parece que já era costumeiro a altura em que Paulo escreve essa carta que as igrejas do novo testamento pelo menos aquelas fundadas pelo Apóstolo Paulo ao se organizarem como igreja elas elegiam presbíteros e diáconos que compunham já a estrutura da igreja o que nos mostra o que é mais uma evidência que nós usamos para aqueles que dizem o
que falam que a igreja cristã no período apostólico ela não tinha uma estrutura ela não tinha uma organização e era mais ou menos uma juntamento meio que amorfo né sem forma sem sem liderança onde os crentes se juntavam para ter comunhão para conversar uns com os outros e na verdade a evidência que nós temos o novo testamento é exatamente o contrário a igreja cristã desde o início ela já nasce com uma estrutura ela tem uma liderança organizada que são os pré-bíteros encarregados de ao rebanho espiritualmente pregar a palavra e agora nós vamos encontrar uma outra
categoria de líderes que são tratados pelo Apóstolo Paulo chamados de diáconos dos quais também nós temos informação em outras passagens Como eu vou mostrar a primeira pista para a gente saber o que eram os diáconos é o significado do termo o termo significa alguém que serve alguém que ministra Portanto ele pode ser traduzido como servo atendente Ministro Esse é o uso mais comum dessa palavra no Novo Testamento Ou seja é a palavra que os autores bíblicos usam para se referir uma pessoa que está prestando um serviço a outra ou a Deus ou a igreja de
maneira geral alguns exemplos aqui para Vocês entenderam o que eu estou dizendo e Mateus 20:26 Jesus diz assim não é assim entre vós pelo contrário quem quiser tornar-se grande entre vós será esse o que vos sirva o verbo servir aí é o verbo vem da mesma raiz da palavra diácono ou como Jesus disse em João 2 verso 5 Aliás foi Maria Maria disse para servos na festa de casamento depois que Jesus deu a orientação Maria falou aos serventes adivinhe qual é a palavra no grego para serventes é a palavra diácono mas aqui não é usada
no sentido oficial é usada para designar aquelas pessoas que estavam ali para cuidar do bom andamento da Festa Maria disse aos serventes aos diáconos fazei tudo o que ele vos disser em romanos 13 verso 4 Paulo se refere as autoridades da seguinte maneira autoridade é ministro de Deus adivinhe qual é a palavra para Ministro no grego diácono autoridade é diácono de Deus ela é uma serva de Deus ela ministra as coisas de Deus para o teu bem e surpreendentemente também aí mesmo em romanos capítulo 15 verso 8 Paulo diz assim Cristo foi constituído ministro da
circuncisão adivinha com a palavra Ministro aqui diácono então Cristo era um diácono de Deus ou seja ele veio servir a Deus no que diz respeito aos judeus o pessoal da circuncisão então a palavra diácono ela é usada nesse sentido bem abrangente qualquer pessoa que está prestando um serviço a Deus a igreja ou a outra pessoa era chamado de diácono no Novo Testamento mas há um sentido em que a palavra é usada para designar um grupo de pessoas aparentemente separadas e consagradas para servir a igreja em algumas necessidades nós temos somente duas ocasiões em que o
nome diácono é usado nessa situação na Bíblia a primeira é em Filipenses Capítulo 1 verso 1 quando Paulo da sua maneira costumeira inicia a carta dizendo assim Paulo e Timóteo servos de Cristo Jesus a todos os santos em Cristo Jesus inclusive inclusive diáconos que vivem em filipos aos saudar a igreja que estava em filipos no começo da sua carta Paulo se remete aos bispos que nós já Vimos que a mesma coisa de Presbítero Paulo se refere aos bispos e aos diáconos colocando os diáconos na mesma categoria ou no mesmo pé de igualdade eles eram oficiais
da igreja eram pessoas portadores de um ofício de uma função designada assim como os presbíteros também eram e aqui na primeira carta de Timóteo quando depois de explicar o que era o presbítero a função do presbítero e das qualificações dos presbíteros do verso 1 até o resto 7 Paulo no verso 8 começa a falar dos diáconos sugerindo então que aqui ele não tá falando de qualquer pessoa que serve a qualquer um de qualquer maneira Mas há um grupo de pessoas separadas que eram chamadas de diáconos porque a função deles era servir a igreja de alguma
forma e a pergunta que vem em seguida é que fornece exatamente o que é que esses diáconos essas pessoas que eram separadas para servir na igreja exatamente em que sentido eles serviam os estudiosos eles nos dizem que a chave ou para nós entendermos o que quem são os diáconos aqui é aquele evento lá de Atos Capítulo 6 onde os apóstolos escolheram ou orientaram a escolha de sete pessoas de Sete Homens para atender a uma necessidade que havia surgido no meio da igreja Nascente se você quiser abrir por gentileza em Atos Capítulo 6 me acompanhar nós
vamos ver então o que o texto nos diz os Capítulo 6 ora naqueles dias multiplicando-se o número dos discípulos houve murmuração dos helenistas contra os hebreus porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição de área então o que que aconteceu na igreja apostólica havia em Jerusalém havia uma distribuição diária é a cesta básica né aqui é a base bíblica para cesta básica então todo dia tinha uma distribuição para as viúvas que eram a categoria de pessoas mais pobres e carentes daquela época pessoas completamente desprovidas né perdeu o marido naquela época mulher não o provedor
do lar sempre era o homem uma vez que o marido morreu ela não tinha filhos então ficava numa situação extremamente difícil então a igreja cuidava das viúvas naquela época e havia uma distribuição só que levantou-se uma queixa uma murmuração porque nunca tá todo mundo satisfeito ao mesmo tempo né alguém reclamou dizendo o seguinte então dando uma cesta básica maior para as viúvas que são daqui de Jerusalém enquanto que as viúvas que são de fora de Jerusalém lá na dispersão são chamados de helenistas né Elas estão recebendo o pãozinho menor pão de queijo delas vem menor
do que esse que está sendo dado aí para as viúvas dos que moram em Jerusalém começou a ver essa reclamação e então o que que só para você para você seguir no final do verso 1 quando diz assim as viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária a palavra para distribuição é diaconia elas estavam sendo esquecidas na diaconia diária então que foi traduzido como distribuição Então os 12 verso 2 convocaram a comunidade dos discípulos e disseram não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir as mesas um detalhe o verbo servir é o
verbo diaconnel tá de onde vem a palavra de ácaro Então não é razoável que a gente deixe a palavra de Deus para funcionar como diáconos servir as mesas e atender as necessidades dos pobres da igreja não é que não era importante não é que não era importante mas os apóstolos sabiam que tinham sido levantados para ministrar a palavra de Deus para servir a palavra de Deus que aí inclusive a mesma palavra que eles vão usar aqui no verso 4 eu vou chegar lá mas irmãos Olha a solução que eles encontraram escolher entre vós Sete Homens
de boa reputação Cheios do Espírito de Sabedoria os quais encarregaremos desse serviço a palavra no grego não é não tá relacionada com diáconom Mas é uma palavra que tá dentro do mesmo Campo semântico alguém que segue alguém que presta um trabalho alguém que dá alguma assistência esse serviço e quanto a nós verso 4 nos consagraremos a oração e a diaconia da palavra é a palavra diaconia tá por detrás da palavra Ministério aqui então mesmo que a palavra diácono não apareça aqui mas tá óbvio que essas pessoas que foram eleitas elas foram eleitas para exercer a
diaconia com relação às viúvas aos pobres e aos necessitados o que então não seria estranho explicar porque é que mais tarde elas são chamadas de diáconos Exatamente porque esta era a função e diz o texto aí no verso 5 que o parecer agradou a toda a comunidade e aí vem a lista dos sete que foram eleitos naquela ocasião diz o verso 6 aí que apresentaram nos perante os apóstolos e estes orando lhes impuseram as mãos ou seja a imposição de mãos Por parte dos Apóstolos naquele grupo significava a consagração ordenação instalação daqueles sete eleitos pela
igreja para desempenhar essa função de diaconia de servir as mesas vai ajudar os pobres ajudar as viúvas ajudar os necessitados Então muitos estudiosos insistem que aqui nós temos a origem da do diaconato na igreja apostólica foi aqui que nasceu e a partir daí o modelo de Jerusalém que esse modelo aqui ele passa a ser replicado em todas as novas igrejas que vão sendo fundadas quer seja ali na região da Judeia ou é interessante que esses nomes que estão apresentados aí todos esses nomes são nomes gregos Então eu acho que de propósito a multidão da igreja
elegeu judeus da dispersão gregos porque a queixa era que as viúvas dos gregos estavam sendo omitidas Então como eleger gregos para que fique claro que não tem nada disso e que não é preconceito não é então por que que eu tô dizendo que é importante lembrar que essas pessoas eram judeus gregos helenistas porque eles mais adiante eles vão pelo menos dois deles Felipe e Estevão são Evangelistas e pregadores Felipe vai pregar em Samaria e planta uma igreja em Samaria então que modelo vocês acham que Felipe teria levado para Samaria quando ele vai lá plantar uma
igreja exatamente o modelo de Jerusalém não é presbíteros e diáconos e dessa forma esse modelo se espalhou por todas as igrejas de forma que quando Paulo escreve a Timóteo ele diz assim quanto aos diáconos você já tinha diáconos na Igreja de Éfeso simplesmente porque esse era o padrão bíblico quando a igreja era organizada presbíteros e diáconos eram instalados eleitos instalados para liderar a igreja cada um servindo ali na função que Deus havia dado as igrejas evangélicas Elas têm adotado diferentes interpretações da função do diácono né então por exemplo as reformadas nas igrejas reformadas geralmente O
diácono não é o diaconato não é um ofício Mas é uma função e mais administrativa é interessante que nas igrejas reformadas além de cuidados pobres e dos doentes Ele eles administram os recursos financeiros os diáconos nas igrejas reformadas eu sei frequentei igreja reformada na Holanda igreja reformada na África do Sul conheci algumas nos Estados Unidos e realmente quando eu fui pastor na em São Paulo da Igreja Evangélica Suíça era interessante que o sistema lá era o pastor e uma mesa administrativa feita por pessoas que não eram consagradas nem ordenadas para isso mas que cuidava das
Finanças da igreja o pastor nem sabia o que que tava acontecendo financeiramente só Sabia quando chegava a carta de demissão dele mas fora isso né dizendo assim passa na tesouraria para acertar alguma coisa assim então era estranho né os Batistas até onde eu perguntei o diaconato é um ofício que funciona parecido com os presbíteros da IPB Tem uma função mais administrativa como os presbítrios na igreja presbiteriana na Assembleia de Deus eu andei pesquisando também se eu tiver errado os irmãos estão na Assembleia depois me corrijam Aqui o papel do diácono é parecido com da Igreja
Presbiteriana embora na Assembleia ele pode dirigir Abrir pregar trabalhar pontos de pregação e tudo mais que nem sempre é o que acontece com os diáconos da Igreja Presbiteriana na igreja presbiteriana os diáconos são vistos como sendo um ofício juntamente com os presbíteros e eles são designados para cuidados pobres doentes a logística do culto botar cachorro para fora botar chupeta na boca de Menino Chorão todas essas coisas que acontecem no culto e muitos outros detalhes aguinha do pastor então e fora isso é claro são são detalhes eu tô brincando um pouquinho mas o papel principal do
diácono da dentro da igreja presbiteriana é o cuidado dos pobres e dos doentes a parte de administração financeira fica com o conselho da igreja os presbíteros enquanto que eles são voltados para cuidados pobres e doentes e aqui eu quero fazer uma pausa para refletir um pouquinho sobre isso que nós vimos aqui se nosso se a nossa reconstituição está correta e nós entendemos que sim pelo menos a grande maioria das denominações evangélicas seguem esse modelo que O diácono ele é voltado de alguma maneira para servir ao povo carente necessitado da igreja os órfãos viúvas e também
na administração das necessidades do culto o que nós temos aqui então é a maneira pela qual no Novo Testamento os cristãos atendiam seus pobres essa questão é muito tá muito delicada hoje muito sensível né por conta das questões políticas do nosso país qual é a relação da Igreja com a pobreza que é que a gente faz com os pobres não é então você tem um modelo aqui no Novo Testamento como é que a igreja cuidava dos seus pobres através dos diáconos os diáconos eram eleitos exatamente para cuidar da distribuição da cesta básica para as viúvas
aquele é o exemplo de Atos né mas estendendo para cuidar das necessidades dos membros da igreja em geral então era isso que eles que eles faziam os cristãos doavam seus bens seus dízimos e ofertas que então era levados para os diáconos que distribuíam de acordo com a necessidade dos membros da igreja não ficou a generosidade dos cristãos nesse sentido vocês entendem agora porque a gente tem muita gente que diz assim mas eu posso dar meu dízimo levar minha oferta e cuidar pessoalmente pode se você quiser mas o padrão bíblico é diaconato como é que a
gente cuida dos Pobres de necessitados a igreja tem os diáconos e com que dinheiro os diáconos vão trabalhar com que com Que recursos eles vão ajudar os pobres de necessidades exatamente dos dízimos das Ofertas que são levantados pelos membros da igreja agora o que a gente sabe da igreja apostólica é que a generosidade dos cristãos não ficou somente entre si tem alguns historiadores que não são cristãos eu não sei se isso é Tônio que é o que mais escreveu sobre os cristãos geralmente contra mas ele numa carta dirigida ao Imperador ele tava reclamando que os
cristãos esses ateus cuidavam não somente dos seus órfãos mas dos nossos isso é um Pagão falando ele tava reclamando do Imperador né o avanço do cristianismo nos dois primeiros séculos e como os cristãos conseguiam popularidade e ganhar o coração do povo é porque não somente cuidava dos cristãos que eram pobres dos órfãos e das viúvas deles mas também até ajudavam os órfãos e as viúvas que não eram não faziam parte da igreja que não faziam parte da igreja e o que aponta para o trabalho que os diáconos faziam e a visão que a igreja tinha
de como enfrentar a questão da pobreza agora esse Ofício diaconal Ele se perde na Idade Média foi desvirtuado o papel do diácono na igreja católica Até onde eu sei não é voltado exatamente para isso mas é alguma coisa mais ligada com a liturgia e outras funções assistência ao culto e coisas assim de qualquer forma na reforma protestante os reformadores resgataram a função diagonal Calvino ele reestrou o diaconato na igreja de Genebra agora Calvino de uma visão interessante ele achava que tinha dois tipos de diáconos tinha um diácono que administrava financeiramente os bens da igreja os
recursos as ofertas e havia aqueles diáconos que eram designados exclusivamente para cuidar dos pobres e das viúvas eu não sei onde é que foi achar isso aqui mas né como nós não adoramos Calvino ao contrário do que dizem alguns e nem consideramos Calvino infalível como dizem outros dessa parte Eu discordo absolutamente de Calvino onde é que tem na Bíblia fundamento para dizer que havia um diaconato duplo né havia um diaconato duplo na verdade a Bíblia fala de um corpo de diáconos com uma função definida agora eu tô trazendo tudo isso porque isso aponta para uma
visão bíblica que pode nos orientar hoje em dia quando existe tanto debate a respeito do papel da igreja com relação aos pobres eu creio que a igreja Deve cuidar e ajudar seus membros que são realmente carentes com os recursos de todos e que isso deve ser feito através da junta diaconal os diáconos eles precisam examinar os casos Por que diáconos Por que que essas exigências toda de que sejam homens sábios homens sensatos vocês viram as exigência imediatos 6 e as exigências de primeiro Timóteo 3 e todas elas estão dizendo a gente fica perguntando para que
todas essas exigências se o trabalho do cara é só levar a cesta básica para quem tem necessidade mas vai mais além disso porque O diácono ele vai lhe dar com pessoas carentes vai entrar na casa da pessoa vai abrir a geladeira da pessoa vai conversar com a pessoa vai perguntar se ela tá em dívida Por que que ela tá em dívida em alguns casos O diácono vai ser chamado a dizer essa pessoa realmente ela não tá precisando de dinheiro ela tá precisando corrigir a maneira como ela lida com dinheiro economia doméstica ela tá precisando disso
em vez de dinheiro ela precisa de um curso de economia doméstica ou em vez da gente ficar ajudando dessa maneira em vez de dar o peixe nós podemos ensinar a pessoa a pescar Então vamos encaminhar aqui para fazer um curso profissionalizante vamos encaminhar aqui para resolver essa questão Ou seja a inúmeras maneiras pelas quais um diácono experiente ele vai saber ajudar alguém que é pobre ou necessitado sem assistencialismo e sem criar dependência ou viciar a pessoa em receber alguma coisa que ela poderia de outra forma está conquistando com seu próprio trabalho se tivesse a oportunidade
às vezes O diácono diz assim você tá passando esses dados Qual é a sua profissão não eu sou eu trabalho trabalha como vigia na minha igreja tem um empresário de repente não é aí O diácono vai fala com a empresário não pode trazer nós vamos dar um emprego aqui para ele é muito melhor do que todo mês Manda uma cesta básica para o cidadão não é então por isso diáconos por isso que essa é a maneira pela qual a razão pela qual nós dizemos em vez de você administrar os seus sua oferta o seu dízimo
você faça o que parece Evidente aqui traga para que seja administrado pela junta diaconal para atender as pessoas porque nem todo mundo precisa do mesmo tipo de ajuda e às vezes precisa de discernimento e sabedoria para saber o que é quem como ajudar a determinadas pessoas então a igreja Deve cuidar se houver condições ajudar os de Fora diáconos bem preparados bem instruídos de igrejas com boas condições eles têm ajudado não somente os membros da igreja que passam dificuldade Mas mesmo pessoas de fora da igreja que às vezes são trazidas por um membro às vezes um
membro da igreja conhece tem um vizinho tem um amigo ou tem um parente que tá passando por muita dificuldade muita um momento muito difícil não consegue ajuda em lugar nenhum e de repente a igreja quando pode sempre tem ajudado embora é claro o foco e a prioridade é dos membros da igreja no nosso entendimento o responsável para criar condições para boa economia punir e coibir a corrupção evidentemente e assim ajudar os pobres é o estado a responsabilidade da pobreza vamos dizer assim é do estado agora não quer dizer que a igreja vai ser omissa por
conta disso quando nós dizemos que a função principal da igreja pregar o Evangelho isso não exclui aquilo que os diáconos fazem a prática de boas obras no Exercício da misericórdia do cuidado e da ajuda para aqueles que são realmente necessitados O que é perigoso é você misturar as duas coisas tratar a igreja como ONG e dizer que o papel da igreja é eliminar erradicar pobreza que a igreja tem que se tornar um ativista política se envolver em política partidária se envolver com ações governamentais ou de qualquer que seja o nível federal estadual para poder resolver
o problema da pobreza e ajudar pobres e necessitados você confundir isso aqui com a função diaconal através da qual nós ajudamos no que podemos as pessoas que estão ao nosso ao nosso redor então a pessoas que querem que a igreja vire Na verdade uma ONG de assistência social não é essa função na igreja a igreja é o único é o único instituição no mundo que pode pregar o evangelho de Deus e na raiz do problema raiz do problema o coração humano são ricos corruptos políticos desonestos que tem que ser chamados arrependimento como pobres preguiçosos aproveitadores
que se fazem de vítima precisam ser chamada arrependimento do mesmo jeito e só a igreja tem essa mensagem então nós temos que fazer como os apóstolos Não é justo Que Nós faremos de pregar a palavra de Deus para servir as mesas Não podemos perder o foco Não podemos perder o foco é por isso que a Igreja era estruturada assim presbíteros que governavam lideravam espiritualmente a igreja trazia uma palavra e a palavra que orientava tudo e os diáconos como assistentes como ministros que servos da igreja que ajudavam os pobres nos necessitados e quando podiam aqueles de
fora também aqueles de fora também muito bem vamos correr então rapidinho queridos para as qualificações indispensáveis aqui para os diáconos eu creio que mais alguns minutinhos e nós terminamos Isso tudo foi eu nem entrei no texto né é que é tanta coisa que já não tá dando mais trabalho do que os presbíteros para tratar aqui vamos lá vá direto pro verso 838 aqui nós já vimos Note que Paulo começa essa passagem dizendo assim semelhantemente o semelhantemente liga com os presbíteros dos versos anteriores ou seja da mesma forma como eu exigi que os que os presbíteros
obispos tenham determinadas qualificações Paulo disse semelhantemente eu vou exigir a mesma coisa com relação aos diáconos semelhantemente quanto a diáconos é necessária mesmo expressão que aparece no verso 2 quando Paulo está tratando dos presbíteros é necessário portanto que o Bispo seja irrepreensível Então essa expressão é necessário é repetida aqui no verso 8 apontando para a seriedade da função e da importância de que O diácono ou os diáconos tem um determinadas qualificações por conta do trabalho no qual eles estariam envolvidos então primeiro é necessário que eles sejam respeitáveis tá aí no verso 8 Isso é pessoas
que sejam dignas de respeito de honra pessoas honestas sérias equilibradas que tem um boa reputação sejam respeitados pela igreja porque se um diácono não tiver o respeito da igreja e dos membros da igreja como é que ele vai poder fazer essa função tão delicada de entrar na casa das pessoas se envolver né intimamente não é próximo com a situação financeira da pessoa e tudo Ele tem que ter um respeito e a confiança da igreja para que ele possa ser diácono segundo ele tem que ser de uma só palavra tá no verso 8 literalmente no grego
ele não pode ter duas palavras alguém que fala pelos dois cantos da boca ou seja ele tem que ser consistente coerente transparente não falar isso colocando em termos de hoje ele não pode ser caluniador fofoqueiro inclusive nas redes sociais porque por uma razão muito simples ele vai entrar na tua casa vai abrir tua geladeira e aí vai lá no Facebook vai lá no Twitter no Instagram dizer o que ele viu então tem que ser alguém que seja moderado no falar e no teclado porque ele vai conhecer a vida das pessoas ele vai lidar com a
situação financeira das pessoas é a questão de saúde das pessoas Então tem que ser alguém que seja moderado no falar ou de uma só palavra uma palavra equilibrada verdadeira e incluído aí a moderação verso 8 não inclinado a muito vinho Note que pro Bispo foi dito não dado ao vinho para O diácono não dado a muito vinho então se tiver que escolher é melhor ser Presbítero né pelo jeito [Risadas] parece que isso era um problema em Éfeso né o pessoal lá parece que entornava legal né porque Paulo aqui quando fala para os presbíteros diz ó
cuidado aí e com os diáconos ele faz a mesma recomendação porque os diáconos não deviam ser pessoas chegadas ao vinho Exatamente porque por conta do trabalho que ele ia fazer Imagina você recebe na sua casa um diácono alterado né diz que vinha aqui para não eu tinha que ser uma pessoa sóbria Modesto no uso do vinho evitando dar motivo de escândalo que é o que o Novo Testamento todo diz não é claro abstinência total é uma opção que qualquer Crente pode fazer diante dos escândalos diante das dificuldades o Cristão pode dizer assim eu prefiro me
abster isso é a opção que tem que ser respeitada pelos outros que entendem que a proibição bíblica é com relação a embriaguez e com relação ao escândalo mas a Bíblia é muito clara sobre a necessidade de moderação e não da escândalo no verso 8 ainda não cobiçoso de sódio da ganância ou seja não pode ser alguém ganancioso que usa meios desonestos para enriquecer mais uma vez uma vez que ele vai estar lidando com dinheiro vai pegar em dinheiro para ajudar pessoas se for uma pessoa desonesta e se for uma pessoa avarenta ele vai acabar desviando
gente eu já ouvi história de diácono pegaram diácono uma vez numa igreja que o Pastoreio não foi essa daqui que ele uma vez tem o gazofilácio das pessoas depositam a oferta né então ele ficava responsável para depois do culto ele depositar ele recolher recolher juntamente com o presbítero recolher as ofertas né E aí o que que acontecia geralmente será feito na segunda-feira Então domingo à noite ele ficava com ele tinha a chave da igreja ele chegava de noite na igreja com arame com chiclete na ponta e ele ficava pescando envelope né E só descobri porque
cada vez um membro da igreja de uma contribuição razoável Aí perguntou e ninguém sabia dessa contribuição outro diácono pegaram escondia debaixo de uma toalha cobrindo a mesa ele ficava quando todo mundo saía ele ficava Escondido debaixo da toalha e quando a igreja fechava ele então saia e fazia a festa e tudo mais tem histórias e mais histórias aqui eu não quero cansar vocês com essas histórias também não tô falando mal do diácono aqui né o bom diácono é uma benção e graças a Deus nós temos muitos mas ele não pode ser cobiçoso porque ele vai
estar mexendo com isso precisa ser alguém que seja honesto e cujo coração esteja livre da ganância porque senão ele vai ser tentado naquilo que ele tá manipulando no verso 9 Paulo diz assim que ele tem que conservar o mistério da Fé com a consciência limpa o mistério da Fé aqui é o Evangelho é chamado de mistério por conta da sua sublimidade da sua profundidade mas é um mistério já revelado não há nenhum mistério que ainda não foi revelado todos os mistérios que nós precisamos saber Eles já foram revelados em Cristo Jesus quando a Bíblia se
refere ao evangelho como mistério é para dizer que é algo Sublime algo que tem origem Divina não tem origem aqui em nós mas todo o mistério é um mistério revelado é isso que é o Evangelho é revelação de Deus em Cristo Jesus Deus se revela através de Cristo o mistério grande mistério ele já foi descoberto ou apareceu né apareceu já diante de nós na pessoa de Jesus Cristo e o que Paulo diz aqui é que esse mistério da fé que é o evangelho ele tem que ser guardado numa consciência limpa e pura e vocês lembram
das mensagens anteriores em que Paulo tá o tempo todo falando da importância de uma consciência pura uma consciência tranquila de uma consciência limpa inclusive ele disse se você lembra lá no capítulo 1 verso 19 que medeu e fileto ele se desviaram exatamente com que eles rejeitaram a consciência pura a consciência tranquila Ou seja é você estar é você ser honesto com você mesmo eu creio Isso é verdade eu tô com a consciência tranquila eu creio no mistério da Fé o evangelho de Cristo Jesus eu não estou enganando ninguém uma pessoa que não tenha consciência pura
ela parece Cristã ela pode professar uma coisa com a boca mas no seu coração acredita em outra e esse é o passo o próximo passo é apostasia ela assumir exteriormente aquilo que ela já é interiormente por isso que é importante que o diácono ele seja honesto com relação ao mistério da fé a figura que você pode usar aqui você pensa no mistério da Fé como você não tesouro que está de posse dos diáconos e que devem mantê-lo no cofre da boa consciência essa ilustração não é minha é de um comentarista chamado John Pier é que
um dos melhores comentários em Primeira Timóteo Mas eu achei bem interessante e veja como faz sentido ele diz aqui não é verso 9 conservando guardando a ideia do cofre O Mistério da Fé com a consciência limpa com a consciência limpa agora a pergunta é porque que se exigiria porque é que se exigiria dos diáconos já que eles vão fazer o trabalho social da igreja porque que já que não vão pregar pelo menos não foram ordenados para isso então por que que você exige deles essa pureza doutrinária por que que se exige deles essa fidelidade bíblica
a razão é simples é que dá perspectiva de Paulo teologia é importante então mesmo que você vai ser consagrado na igreja para limpar banco a sua teologia tem que ser boa mesmo que você vai ser eleito na igreja para cuidar de gente que tá lá no hospital só teologia vai ser boa sabe por quê na hora que você encontrar uma pessoa que está doente você vai dizer como é que você vai consolar essa pessoa Ah vai dar tudo certo confia no teu coração O mundo dá muitas voltas vai que dá uma coisa aí O destino
o dia você é O diácono que não tiver boa teologia ela vai consolar como a pessoa doente como é que ele vai ajudar o pobre porque ajudar o pobre necessitado não é só levar um pouco de pão não é confortar porque ele tem perguntas o pobre tem pergunta porque que isso me acontece que nada dá certo comigo porque tanto sofrimento na minha vida porque sempre faltou isso será que Deus não gosta de mim e O diácono precisa estar pronto para responder essas questões que os sofridos necessitados e os carentes eles têm no coração e às
vezes eles precisam de conselho mais do que comida mas fiquei com medo por isso que o diácono tem que ter boa teologia ele tem que entender a questão do mal ele tem que saber porque que as pessoas sofrem e ele tem que saber consolar essas pessoas consolar essas pessoas há uma categoria havia uma categoria hoje em dia na igreja moderna não tem mais na igreja reformada da Holanda do tempo da Invasão Holandesa aqui em Pernambuco eles tinham pastores e tinha uma categoria de diácono chamado de consoladores que a especialidade desses diáconos eram não era entregar
comida para quem tava com fome não é visitar os pobres e necessitados e consolá-los de acordo com o evangelho esse Ofício essa função não tem mais na igreja reformada de hoje mas tinha na época que eles invadiram aqui o Nordeste eles não né que eles vieram junto com a companhia das ilhas ocidentais e A Invasão Holandesa que aconteceu aqui depois vamos pular aqui para o verso 12 Paulo exige que ele seja marido de uma só mulher eu não vou explicar Esse verso é a mesma exigência que já foi feita aos presbíteros então nós já passamos
por esse ponto aqui apenas de maneira geral é que ninguém pode falar mal do casamento dele e ele precisa ser bem casado mesmo porque ele não sabe o que é que vai encontrar quando chegar na casa de alguém então ele precisa um casamento dele tem que estar seguro não é ele precisa ser uma pessoa é de boa reputação nisso aí e que governo bem seus filhos e a própria casa o diabo não vai estar envolvido com a vida familiar das pessoas dos pobres e doentes a polícia necessitados e ele pode e se ele quer o
respeito das pessoas ele tem que começar em casa pela maneira como ele administra suas Finanças governe bem a sua casa então Imaginem um diácono que não governa bem a sua casa não entende a economia doméstica tá sempre devendo não é que ele não ganha bem ele ganha bem mas gasta mais não sabe fazer uma conta você só pode gastar aquilo que você ganha se você gasta mais do que você ganha você vai entrar em dívida naturalmente Agora imagina um diácono ou assim que é enviado para ajudar alguém da igreja que está endividado tá passando dificuldade
com a moral dele Qual é a base que ele tem para ajudar da importância de governar bem em sua casa criar bem seus filhos tem uma economia doméstica ele mesmo saber como governar e conduzir sua casa muito bem deixa eu terminar com algumas aplicações práticas aqui em primeiro lugar espero que esse estudo nos ajude a entender a razão pela qual nas igrejas históricas e reformadas nós estamos com os membros a que eles sejam generosos nos seus dízimos e ofertas porque uma parte desses dízimos e ofertas vai para a junta diaconal que trata dos Pobres doentes
órfãos necessitados da vida da Igreja Segundo deixa-me dar uma palavra aos pastores e presbíteros que estão aqui presentes Espero que tenha ficado Claro a importância de preparar homens capazes para exercer essa função Às vezes a gente despreza O diácono né comparado com pastor como Presbítero mas a função do diácono ela é tão importante quanto e trata de questões delicadas da vida dos membros da igreja daí a importância de você ter pessoas Preparadas para exercer essa função considerando todas as dimensões do trabalho diaconal por isso é importante que você Invista pastor você que é Presbítero da
sua igreja é importante que vocês invistam na preparação de homens capazes para desenvolver Esse Ministério se diáconos que estão aqui que palavrinha para você primeiro medite no privilégio que é e na importância da sua função às vezes O diácono acha se desvalorizam né achamos mas eu não sou Presbítero são duas funções completamente distintas completamente distintas e um Presbítero não é um diácono glorificado e nem um diácono é um Presbítero em experiência Se dependesse de mim não haveria essa transição Porque infelizmente Às vezes acontece isso primeira pessoa Eleita diácono e depois ele é promovido a presbítero
e se tiver sorte vai ser Pastor mas são funções diferentes completamente diferentes a pessoa que é diácono ele tem dons nessa área tem habilidades nessa área e é esse o chamado dele nós não podemos ver o diaconato como um trampolim para o presbiterar ou para o pastorado ou qualquer outra coisa porque é uma função bem definida e tem uma atuação bem definida de acordo com a palavra de Deus então medita na importância do seu trabalho reflita sobre os requerimentos que foram dados aqui façam análise diante de Deus às vezes é mais honesto você chegar e
dizer Realmente eu não tenho condições de exercer essa função ou então eu preciso de um tempo para reorganizar minha vida a mudar minha vida me arrepender diante de Deus colocar as coisas em ordem para que eu possa seguir nessa função e medite sobre o mistério da fé que ele foi confiado manter a sua consciência limpa de erros lembra que isso aqui é dito no contexto de uma igreja que tava minada por falsos profetas que era Igreja de Éfeso e finalmente a todos os membros da igreja é que eu gosto encorajar os jovens a considerar a
possibilidade de servir a Deus como diácono sempre vem jovens para mim dizendo assim para outros pastores eu sei dizendo assim eu queria servir a Deus como é que eu faço para entrar no seminário a única maneira de ser via ser Pastor não é a única maneira de servir a Deus não você pode servir a Deus como professor da escola dominical como um bom Presbítero como um diácono Fantástico você pode servir a Deus ou como uma pessoa que não é nada disso mas é o melhor médico da cidade é o melhor motorista de Uber de Recife
você pode fazer a Deus a doutrina da vocação Ela é bem mais Ampla do que os ofícios eclesiásticos Deus chama você para servi-lo em diversas situações na vida considere se você que é um ofício Eclesiástico trabalhar na igreja considere o diaconato como sendo uma possibilidade para ajudar também e você tá dizendo assim ah mas e mas eu sou mulher como é que fica isso segunda-feira nós vamos tratar disso aí tá certo e por último eu queria concluir com essa ênfase aqui Vejam a importância que um novo testamento da San doutrina mesmo trabalho que não é
relacionado diretamente com pregação ensino da palavra a exigência é Mantenha o mistério da Fé com uma consciência tranquila a importância do conhecimento teológico do conhecimento correto para o funcionamento da igreja Amém vamos orar pai querido nós te agradecemos pelos bons diáconos que o Senhor tem levantado na história da igreja homens fiéis que tem servido ao Senhor de todo o coração ajudando os pobres necessitados e não poucas vezes se envolvendo com a miséria angústia o desespero de pessoas afligidas pela pobreza pela doença por calamidades nós Oramos ó Deus que o Senhor levante pessoas assim para abençoar
os necessitados porque são tantos ó Deus nós sabemos que o estado não dá conta sabemos que há muita gente fora da igreja inclusive precisando de ajuda que o Senhor nos dê sensibilidade e sabedoria sem que jamais percamos o foco que o Senhor nos deu denunciar a redenção completa em Cristo Jesus Senhor Deus abençoe cada um que nos ouve nessa noite agradecemos nós estamos em nome de Jesus
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