Que bom estarmos juntos mais uma vez Espero que esteja tudo bem com você a ideia Cristã de um Deus benevolente que é definido como sendo o próprio amor é a que mais invade o Imaginário comum entretanto algumas correntes filosóficas e religiões antigas tinham uma ideia diferente para elas o criador do nosso universo era um ser mal e diferente de tudo que conhecemos o demiurgo sobre os quais os filósofos falam desde a época de Platão é um Deus maligno desconhecido que governa o nosso mundo nas escolas de filosofia platônica neop pagó ca média platônica e neoplatônica
o demiurgo é uma figura semelhante a um artesão responsável por moldar e manter o nosso universo físico os gnósticos posteriormente adotaram o termo ainda que fosse o modelador o demiurgo não é a mera figura do Criador no sentido monoteísta isso porque a própria divindade e o material no qual o demiurgo molda o Universo são considerados consequências de outra coisa dependendo da versão eles podem ser tanto en criados e eternos quanto produto de um alguma outra entidade a palavra é de origem Portuguesa que deriva de demiurgos uma forma latinizada do grego dermi goos o substantivo Originalmente
significava artesão modelador ou Construtor basicamente um trabalhador que desempenhava uma função de fabricação com o tempo o termo passou a significar produtor e eventualmente criador já o seu uso filosófico e o próprio nome derivam do timeu de Platão escrito por volta de 360 antes de crist onde o demiurgo é apresentado como o criador do universo nos Ramos da escola filosófica neoplatônica vindos após o século i a figura é o modelador do mundo real e perceptível segundo o modelo das ideias apesar de não ser o Uno da divindade Suprema completamente transcendente no gnosticismo o universo material
é Malu Enquanto o mundo não material é bom algumas correntes do gnosticismo definem o demiurgo como ruim por sua ligação com o mundo material Platão refere-se ao demiurgo frequentemente no seu texto timeu o personagem principal refere-se à entidade como quem modelou e modou o mundo material timeu descreve o demiurgo como benevolente plotino e os platônicos posteriores trabalharam para esclarecer mais o conceito para ele o demiurgo era uma espécie de uma segunda emanação que representa uma segunda causa criada não criada O Pensador procurou mesclar conceitos de Aristóteles e de Platão para isso identificou metaforicamente o demiurgo
como sendo Zeus dentro do Panteão dos deuses gregos Platão descreve o primeiro e mais elevado aspecto de Deus como sendo o Uno o Uno é o Deus acima do demiurgo que se manifesta através das ações deste Esse aspecto elevado é tão abundante que transborda em si mesmo causando autorreflexão essa autorreflexão era o demiurgo de acordo com plotino a entidade seria um nos Uma Mente ou uma consciência que organiza as coisas transcendentes na forma do mundo material portanto a divindade é algo bem abstrato para esses filósofos gregos o demiurgo do neoplatonismo é a mente de Deus
e um dos três princípios ordenadores ao investigarmos o gnosticismo veremos que o demiurgo assume uma característica um pouco mais concreta de divindade Deus torna-se menos um conceito e mais uma pessoa o gnosticismo faz uma distinção entre Deus o ser Supremo mais elevado e o criador demiúrgico do material geralmente o pensamento gnóstico apresenta o demiurgo como antagônico a a vontade do ser Supremo essa dualidade sempre está presente no gnosticismo que diz que o transcendente é bom e a matéria é ruim o conceito diz respeito até para o ser humano para eles a alma é boa e
o corpo ruim a criação feita pelo demiurgo gnóstico é falha e formada por uma intenção Malévola de aprisionar aspectos do Divino na matéria ade por isso o demiurgo seria uma solução para o famoso problema do Mal caso não conheça o problema do Mal Saiba que essa é uma questão Divina basicamente ela vem do fato dos filósofos se perguntarem como o mal surgiu se o ser Supremo é onipotente e bom bem existem alguns mitos gnósticos sobre essa divindade Sofia a sabedoria queria criar algo separado da totalidade divina Mas sem o recebimento do consentimento Divino para isso
ela dá luz ao monstruoso demiurgo num ato de criação separada imediatamente Sofia sente-se envergonhada e esconde o filho dentro de uma nuvem lá constrói um Trono para ele o Demi Hugo foi isolado tão rapidamente que não viu a sua mãe na verdade ele não viu absolutamente ninguém por Óbvio concluiu que só ele existia e se tornou ignorante dos níveis superiores da realidade como havia recebido uma porção do Poder da sua mãe ele começou a criar porém sem ter a devida consciência produziu uma imitação do reino superior ele moldou os sete céus todas as coisas materiais
e os Animais de acordo com as formas que sua mãe desconhecida forneceu o demuro trabalhou cegamente e ignorante até mesmo da existência da própria mãe a fonte da sua energia o ser é cego para tudo que é espiritual mas é o rei das outras coisas o termo em latim descreve adequadamente sua relação com o material ele gerou aquilo que é animal e ignorante como ele assim o poder de Sofia a sabedoria fica preso nas formas materiais da humanidade O objetivo do gnosticismo era despertar essas centelhas presentes no interior das formas mat dessa forma o sujeito
poderia retornar às realidades superiores não materiais em alguns sistemas gnósticos a ideia do demiurgo é um pouco diferente e a figura pode até receber outro nome nos sistemas gnósticos arctico setiano e i ofita a criação do mundo é atribuída a uma companhia de sete arcontes que são seres Sobrenaturais descritos em diversas religiões diferentes o mais proeminente chefe deles é yal da baot no apócrifo de João esse demiurgo declara arrogantemente que fez o mundo por si mesmo o ser tem outros dois nomes saclas o tolo e Samael o Deus cego já o primeiro e alabote quer
dizer o filho do Caos esse ser é ímpio e arrogante ele mesmo disse eu sou Deus e não há H outro Deus além de mim usurpando uma declaração do todo-poderoso Manifesto na Bíblia ele assim como o demiurgo do mito de Sofia ignora de onde vem a sua força e a sua origem yabot é cheio de inveja ele tenta limitar o crescimento do homem proibindo-os do conhecimento no Paraíso quando o fim dos tempos chegar toda luz retornará às esferas superiores mas o demiurgo e o seu mundo material será lançado Nas Profundezas inferiores podemos ver claramente que
tais conceitos gnósticos são fruto de um sincretismo não é uma mistura muito forte de ideias mitológicas Gregas e conceitos cristãos mesclados a uma interpretação bem precária da Bíblia para esse pensamento sincretista as palavras de Moisés podem ser aplicadas a Ele o Senhor nosso Deus é um fogo ardente e consumidor no texto gnóstico pist Sofia o demiurgo desceu do seu Alto estado e foi para o caos ali com seus demônios tortura Almas perversas em rios ferventes de piche e com outras punições ele é um arconte com rosto de leão e corpo metade fogo metade escuridão sob
o nome nebro o Rebelde e alabote é chamado de Anjo no apócrifo evangelho de juda ele é mencionado pela primeira vez em o Cosmos caos e o submundo como um dos 12 anjos que vieram para governar o caos e o submundo ele vem do céu e o seu rosto brilhava como fogo a sua aparência era coberta por sangue nebro cria outros seis anjos para serem seus assistentes é bem provável que o nome yuda baot seja derivado do aramaico yuda babut que quer dizer filho do Caos já o termo Samael significa literalmente o Deus cego ou
o Deus dos Cegos em hebraico esse ser é considerado não apenas cego ou ignorante de suas próprias imagens além disso ele é mau também o seu nome também encontrado no judaísmo e na demonologia Cristã como o Anjo da Morte essa ligação leva a uma nova comparação com Satanás saclas Como já dissemos significa tolo em aramaico saclas e Samael aparecem no apócrifo de João o nome angelical Ariel que em hebraico significa o leão de Deus também tem sido usado para se referir ao demiurgo em algumas tradições gnósticas Ariel foi chamado de um nome antigo para yud
baot existem amuletos com os nomes Ariel e aldabo de acordo com Marcião o título de Deus foi dado ao demiurgo que deveria ser nitidamente distinguido do Deus bom superior o primeiro era de caios severamente justo e o segundo agatos ou bondoso O primeiro é o Deus deste mundo O Deus do Antigo Testamento o segundo é o verdadeiro Deus do novo testamento Cristo seria o filho desse bom Deus o verdadeiro crente em Jesus estaria no reino de Deus enquanto o incrédulo permanece escravo demogo para Valentino e suas ideias mitológicas a chamotte a sabedoria inferior D origem
a três tipos de substâncias são elas a espiritual a animal e a material o demiurgo pertence a substância animal pois ele era filho de aamot com a matéria a própria aamot era filha de Sofia a sabedoria portanto até mesmo por parentesco o demiurgo está muito longe do Deus supremo ao criar o nosso mundo a partir do Caos o demiurgo foi inconscientemente influenciado para o bem assim o universo tornou-se quase perfeito o que gerou surpresa até mesmo em seu próprio criador o demiurgo lamentou até mesmo a sua ligeira imperfeição como se considerava o Deus supremo tentou
remediar isso enviando o Messias Jesus então estaria ligado ao demiurgo de acordo com relação ionamento com Salvador os homens têm o seu destino estabelecido os homens materiais retornarão à grosseria da matéria e finalmente serão consumidos pelo fogo os homens animais junto com demiurg entrarão num estado intermediário já os homens espirituais serão libertos do demiurgo e estarão juntamente com Jesus e sua esposa aamot estes vão entrar no mundo futuro sem corpo e sem alma durante a história as opiniões sobre o diaba e seu relacionamento com Demi Hugo variavam os zitas sustentavam que ele e os seus
demônios se opunham e frustrava a raça humana já que seria por causa deles que o Diabo foi lançado neste mundo para os valentinian o demiurgo é o criador de uma ordem de seres espirituais da qual participariam o diabo e seus anjos o diabo porém é um espírito de maldade capaz de reconhecer o mundo espiritual superior o seu Criador o Demi que é apenas animal não tem esse conhecimento o diabo reside neste mundo inferior do qual ele é príncipe enquanto o seu Criador fica nos céus acima da região média está a Sofia e acima de todos
está o Uno o valentiniano her cleon disse que o diabo era a origem do mal e da matéria ele fala sobre isso a comentar a passagem dos Versículos 21 e 22 do capítulo 3 do Evangelho de João diz lhe Jesus mulher podes crer que a hora vem quando nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o pai vós adorais o que não conheceis nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus heracleion falou o seguinte sobre essa passagem a montanha representa o diabo ou o seu mundo visto que o diabo era uma parte de
toda a matéria mas o mundo é a montanha total do Mal uma morada Deserta de animais a qual todos os que viveram antes da lei e todos os gentios prestam adoração mas Jerusalém representa a criação ou o criador a quem os judeus adoram vocês então que são espirituais não devem adorar a criação nem o artífice mas o pai da Verdade essas ideias gnósticas eram consideradas absurdas pelos primeiros pais da igreja Irineu por exemplo diz que Platão provou ser mais religioso do que esses homens pois ele permitiu que o mesmo Deus fosse justo e bom tendo
poder sobre todas as coisas e ele próprio executando o julgamento O catarismo aparentemente herdou a ideia de satanás como criador do mundo maligno para os cátaros o criador do mundo satanael usurpou o nome de Deus porém posteriormente usurpador foi desmascarado e informado que não era realmente o ser supremo o filósofo neoplatônico plotino abordou em suas obras a concepção do demiurgo do gnosticismo que ele vinha com uma antih helênica e blasfema ao demiurgo de Platão plotino foi o fundador do neoplatonismo plotino critica os seus oponentes pela apropriação das ideias de Platão de Platão vem os seus
castigos seus Rios do submundo e a mudanç de corpo em corpo quanto à pluralidade que eles afirmam no reino intelectual o existente autêntico o princípio intelectual o segundo criador e a alma tudo isso é tomado de timeu plotino critica os seus oponentes por todas as novidades através das quais Eles procuram estabelecer uma filosofia própria que declara ele foram apanhadas fora da verdade eles tentam Esconder em vez de admitir sua dívida para com a filosofia antiga que eles corromperam por seus embelezamentos estranhos e mal orientados a assim a sua compreensão do demiurgo é igualmente falha na
comparação com as intenções originais de Platão enquanto o demiurgo de Platão é bom desejando o bem a sua criação o gnosticismo afirma que o demiurgo não é apenas o originador do mal mas também é o próprio mal daí o título da refutação de plotino contra aqueles que afirmam que o criador do Cosmos e o próprio Cosmos são maus argumenta sobre A Grande Barreira que é criada entre o nose e o número da mente a exemplo de Heráclito e o mundo material um fenômeno acreditando que o mundo material seja mau a maioria dos estudiosos tende a
entender os oponentes de plutino como sendo uma seita gnóstica o mais provável é que esses oponentes fossem da seita setiana vários desses grupos estavam presentes em Alexandria e em outros lugares do Mediterrâneo durante a vida de plotino O Pensador aponta especificamente para a doutrina gnóstica de Sofia e sua emissão do demiurgo porém existem teorias de que os oponentes de plotino não eram necessariamente gnósticos cristos evangelou sustentou que os oponentes de plotino podem ser melhor descritos como simplesmente gnósticos cristãos argumentando que várias das críticas de plotino também são aplic a doutrina Cristã Ortodoxa Além disso considerando
as evidências da época evangelho achava que a definição do termo gnósticos não era muito clara há de se notar que enquanto o aluno de plotino Porfírio nomeia o cristianismo especificamente nas próprias obras de Porfírio e plotino deve ter sido um conhecido associado do Cristão orígenes nenhuma das obras de plotino menciona Cristo ou o cristianismo plotino aborda especificamente o seu alvo nas enéadas como os gnósticos age Armstrong identificou os chamados gnósticos que plotino estava atacando como judeus e pagãos em sua introdução ao tratado das eneadas já John D Turner professor de estudos religiosos na universidade de
nebrasca e famoso tradutor e editor da biblioteca de nag hamadi a afirmou que o texto que plotino e seus alunos leram era o gnosticismo setiano que antecede o cristianismo parece que plotino tentou esclarecer como os filósofos da academia não chegaram às mesmas conclusões como alvos de sua crítica Emil siohan também escreveu o seu eh lemov de miur publicado em 1969 influenciado pelo gnosticismo e pela interpretação da Ontologia platônica bom mas em resumo o demiurgo é uma divindade responsável por criar o mundo material e que não é necessariamente boa sua figura muda de acordo com a
corrente filosófica já que pode ser alguém mais poderoso bom mas pode ser também ma ou falho antes muito associado a algumas ideias judaicas e cristãs o demiurgo Foi bastante combatido pelos pais da igreja e uma interpretação mais fiel das escrituras é óbvio que religiosamente não faz sentido para uma nação predominantemente Cristã como a nossa ainda assim o seu conceito é histórico e filosoficamente muito interessante diz aí o que achou do assunto deixe nos seus comentários Muito obrigado pela sua companhia sempre tão especial a gente se vê num próximo vídeo