[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCELO] OLÁ. SEJAM BEM VINDOS À NOSSA SEXTA SEMANA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. NESTA SEMANA, NÓS VAMOS DISCUTIR DOIS ASPECTOS BASTANTE IMPORTANTES QUE ESTÃO RELACIONADOS À ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UMA MANEIRA GERAL; VAMOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA BASE NACIONAL CURRICULAR, DA "BNCC", E NÓS VAMOS DISCUTIR TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS.
NA AULA DE HOJE NÓS VAMOS DISCUTIR ESPECIFICAMENTE UM DOCUMENTO QUE É IMPORTANTÍSSIMO NO CENÁRIO NACIONAL. ESSES DOCUMENTOS QUE NÓS VAMOS DISCUTIR HOJE SÃO IMPORTANTES PARA GENTE ELABORAR CURRÍCULOS, PROJETOS E OUTROS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS QUE A GENTE PRECISA CONSULTAR AO LONGO DA NOSSA CARREIRA PARA FAZER OS NOSSOS É CURRÍCULOS NAS ESCOLAS. O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ELA. . .
INCLUSIVE ELA ESTÁ DISPONÍVEL PARA VOCÊS NO MATERIAL DE APOIO E DE BASE PARA VOCÊS. O TEXTO-BASE DE VOCÊS É A BASE, UMA PARTE DA BASE, MAS EU SUGIRO QUE QUANDO VOCÊS TIVEREM MAIS TEMPO, QUE VOCÊS LEIAM O DOCUMENTO INTEIRO. É UM DOCUMENTO EXTENSO, MAS ELE É BASTANTE IMPORTANTE.
ELE É UM DOCUMENTO, INCLUSIVE, QUE É PEDIDO EM VÁRIAS SITUAÇÕES, POR EXEMPLO, DE CONCURSO PARA PROFESSORES, É ALGO QUE VOCÊ PRECISA TOMAR BASTANTE CONHECIMENTO E CONHECER COM PROFUNDIDADE. ENTÃO A BASE, ELA FOI FEITA PARA NORTEAR OS CURRÍCULOS DOS SISTEMAS E REDES DE ENSINO DAS UNIVERSIDADES FEDERATIVAS DO NOSSO PAÍS. É TANTO NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO PÚBLICA, QUANTO À EDUCAÇÃO PRIVADA, PEGANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL, O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO.
ENTÃO ELE É UM DOCUMENTO QUE TRAZ UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS PARA CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES DOCUMENTOS. .
. ESSE DOCUMENTO TAMBÉM É ORIENTADO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE SÃO TODOS OS DOCUMENTOS QUE VOCÊS TÊM DISPONÍVEIS NO SITE DO MEC, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, E QUE É IMPORTANTE, COMO EU DISSE PARA VOCÊS, A LEITURA DESSES DOCUMENTOS PARA QUE VOCÊS ENTENDAM O QUE O BRASIL COMPREENDE COMO SENDO UM CURRÍCULO MÍNIMO DAS INSTITUIÇÕES. A IDEIA DESSA BASE É QUE O PROFESSOR CONSIGA FORMAR O CURRÍCULO NA SUA ESCOLA - PORQUE O CURRÍCULO MESMO, DE VERDADE, ELE É FEITO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, NÃO É O DOCUMENTO QUE DITA O CURRÍCULO, CURRÍCULO É ALGO CONSTRUÍDO NA ESCOLA PELOS ATORES DO PROCESSO EDUCATIVO QUE ESTÃO LÁ, TANTO COMUNIDADE ESCOLAR, EQUIPE PEDAGÓGICA E TUDO MAIS.
ENTÃO ELE ORIENTA ALGUMAS. . .
ELE TRAZ ALGUMAS DIRETRIZES QUE PODEM AJUDAR VOCÊS, ORIENTAR, NORTEAR VOCÊS NA CONSTRUÇÃO DESSES CURRÍCULOS. ENTÃO, ELA ESTÁ ORGANIZADA DE UMA MANEIRA EM QUE VOCÊ CONSEGUE VER A EDUCAÇÃO INFANTIL, O ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO E. .
. PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, TRAZ OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM COMO SENDO ALGO IMPORTANTE E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA. ESSAS DUAS QUESTÕES DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM.
. . ELES SÃO MAIS DISCUTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO SÃO DISCUTIDOS NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL E O EQUIVALENTE AOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, SÃO AS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE TAMBÉM VAI SER CHAMADA DE ÁREAS DE CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO, QUE SÃO, DIGAMOS ASSIM, OS CONTEÚDOS MAIS CLÁSSICOS QUE VOCÊ CONHECE COMO SENDO IMPORTANTES DE SEREM ENSINADOS PARA CADA UMA DESSAS ETAPAS.
CADA UMA DESSAS DENOMINAÇÕES AQUI - EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO, CONHECIDO COMO "ETAPAS". BOM, EU VOU FALAR UM POUCO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA QUE ESTÃO RELACIONADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. EU TROUXE AQUI, NA VERDADE, OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS.
. . TÊM OUTROS ALÉM DESSES, MAS EU TROUXE AQUI UM, QUE É: ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, PORQUE EU ACHO QUE ELE É MAIS EMBLEMÁTICO PARA A GENTE COMPREENDER COMO QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SE INSERE NAS DISCUSSÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
AQUI EU VOU É ME ATER PRINCIPALMENTE ÀS QUESTÕES QUE ESTÃO AQUI NESSA ÚLTIMA COLUNA, QUE SÃO DAS CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS, MAS TAMBÉM HÁ ALGUMAS COISAS NAS CRIANÇAS DE UM A TRÊS ANOS E 11 MESES. MAS ESSAS CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS, QUANDO A GENTE VAI FALAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS, O QUE A GENTE PODE PROMOVER COMO O TRABALHO DE CIÊNCIAS? ENTÃO, QUANDO O OBJETIVO.
. . O OBJETIVO DE APRENDIZAGEM DIZ QUE É PARA "ESTABELECER RELAÇÕES DE COMPARAÇÃO ENTRE OBJETOS, OBSERVANDO SUAS PROPRIEDADES", HÁ UMA SÉRIE DE COISAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE TEM A VER COM ESSE TIPO DE OBJETIVO, QUE TEM A VER COM O ENSINO DE CIÊNCIAS.
ENTÃO QUANDO EU ESTOU FALANDO DAS PROPRIEDADES DA MATÉRIA, POR EXEMPLO, EU POSSO UTILIZAR ESSE OBJETIVO. ENTÃO, UMA LISTAGEM, POR EXEMPLO, DE OBJETOS QUE TÊM NA SALA DE AULA, DO QUE ELES SÃO FEITOS E POR QUE ELES SÃO FEITOS COM ESSES MATERIAIS. ENTÃO, POR QUE UMA CADEIRA.
. . DO QUE UMA CADEIRA PODE SER FEITA?
MADEIRA, FERRO; E AÍ A IDEIA DE VOCÊ TRAZER PARA O ALUNO UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA PROPRIEDADE QUE ESSES MATERIAIS TÊM, QUE É A DUREZA DURABILIDADE, ETC. "OBSERVAR E DESCREVER MUDANÇAS EM DIFERENTES MATERIAIS, RESULTANTES DAS AÇÕES SOBRE ELES", INCLUSIVE ENVOLVENDO EXPERIMENTOS. ENTÃO, POR EXEMPLO, O PROCESSO SIMPLES QUE AS CRIANÇAS OBSERVAM COMO O SURGIMENTO DE FUNGOS EM UMA FRUTA OU EM UM PEDAÇO DE PÃO, O ENFERRUJAMENTO DE UM PREGO OU DE UM METAL, ESSES SÃO PROCESSOS QUE ELAS TÊM QUE TOMAR CONHECIMENTO, ELAS TÊM QUE ESTAR PRÓXIMO DELAS, ELAS TÊM QUE ENXERGAR ESSES FENÔMENOS NA NATUREZA, NÃO É?
POR EXEMPLO, "IDENTIFICAR E SELECIONAR FONTES DE INFORMAÇÃO, PARA RESPONDER QUESTÕES SOBRE A NATUREZA". ENTÃO, ÀS VEZES É INTERESSANTE TRABALHAR COM CRIANÇAS, POR EXEMPLO, E ESTRATÉGIAS QUE MONTEM COLEÇÕES. AS CRIANÇAS GOSTAM DE COLECIONAR COISAS.
ENTÃO, UMA COLEÇÃO DE SEMENTES, UMA COLEÇÃO DE FOLHAS, EM QUE AS CRIANÇAS OBSERVAM ALGUM FENÔMENO. ENTÃO, AS ÁRVORES TÊM FOLHAS, TODAS ESSAS FOLHAS SÃO DE MESMO TAMANHO? TODAS AS FOLHAS QUE ELA VÊ NO JARDIM DA ESCOLA, OU EM UM PASSEIO EM VOLTA DA ESCOLA, ELAS SÃO IGUAIS?
ELAS TÊM O MESMO TAMANHO? TEM O MESMO FORMATO? MESMA COLORAÇÃO?
OUTRA COISA, TAMBÉM, É A IDEIA DE REGISTROS POR NÚMEROS OU A ESCRITA ESPONTÂNEA, DESENHO. ISSO É MUITO COMUM, OBSERVAR É ALGO BASTANTE IMPORTANTE DE A GENTE ENSINAR PARA AS CRIANÇAS. A OBSERVAÇÃO É UM PASSO IMPORTANTE DO TRABALHO INVESTIGATIVO.
ENTÃO, OBSERVAR OS INSETOS QUE ELA VÊ NO JARDIM DA ESCOLA, DESENHAR ESSES INSETOS, CONHECER OS CICLOS DE VIDA DESSES ANIMAIS. BOM, O ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO A GENTE OLHA, ENTÃO, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, EU GOSTARIA DE DESTACAR ALGUMAS COISAS QUE TÊM A VER COM VÁRIAS DAS DISCUSSÕES QUE NÓS TEMOS FEITO AQUI NESSE CURSO. ENTÃO, EU SEMPRE TENHO DEFENDIDO A IDEIA DE QUE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO É ALGO IMPORTANTE, É UMA ABORDAGEM DIDÁTICA IMPORTANTE E VOCÊS VÃO VER QUE NA "BNCC", O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PODE TER O SEU LUGAR.
COMO É QUE EU ENXERGO ISSO? QUANDO, NA BASE, VOCÊ VÊ QUE O COMPROMISSO É O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO, EU VOU ENTENDER A IDEIA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO ALGO QUE ENVOLVE ESSA CAPACIDADE DE COMPREENDER, INTERPRETAR O MUNDO NATURAL, SOCIAL E TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM TRANSFORMAR A PARTIR DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, EU VOU ENTENDER QUE ISSO DIALOGA COM ALGUMAS DISCUSSÕES QUE EU FIZ COM VOCÊS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ENTÃO, O DOCUMENTO DIALOGA TANTO COM A IDEIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, QUANTO COM A IDEIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.
E, MAIS DO QUE ISSO, ELE DIZ PARA NÓS QUE O LETRAMENTO VAI TRAZER ESSE "DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ATUAÇÃO NO E SOBRE O MUNDO, IMPORTANTE AO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA". ENTÃO, O DIÁLOGO QUE EU SEMPRE FIZ AQUI COM VOCÊS DA IMPORTÂNCIA, POR EXEMPLO, DE SE ARGUMENTAR, COMO SENDO ALGO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO, ELE ESTÁ CONTEMPLADO, POR EXEMPLO, NESSA DISCUSSÃO, NESSES FUNDAMENTOS AQUI QUE O. .
. NESSES PRINCÍPIOS QUE O ENSINO FUNDAMENTAL TRAZ NA "BNCC". A OUTRA COISA QUE A BASE DIZ REFERENTE AO ENSINO DE CIÊNCIAS, É QUE O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE DAR "ACESSO À DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS", OU SEJA, QUANDO FALO DESSA DIVERSIDADE, EU FALO DE TODOS ESSES CAMPOS DO SABER, DA CIÊNCIA, QUE EU JÁ DISCUTI AQUI COM VOCÊS.
ENTÃO: A BIOLOGIA, A FÍSICA, A QUÍMICA, A ASTRONOMIA. . .
A GEOCIÊNCIAS; ENTÃO, ESSES CAMPOS DE SABER, ELES TEM QUE ESTAR EXPRESSOS. . .
ELES TÊM QUE ESTAR EXPRESSOS. . .
ELES ESTÃO EXPRESSOS DENTRO DA PROPOSTA DA BASE. ENTÃO, "PRODUZIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA, BEM COMO A APROXIMAÇÃO GRADATIVA AOS PRINCIPAIS PROCESSOS, PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. EU VENHO FALANDO SOBRE ISSO DESDE A NOSSA SEGUNDA SEMANA AQUI NO NOSSO CURSO, DA IMPORTÂNCIA DA GENTE APROXIMAR OS ALUNOS DESSAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS.
FALEI DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS, FALEI DE ALGUMAS POSSIBILIDADES QUE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO TRAZ, ENTÃO, AS PROPOSTAS QUE EU TENHO TRAZIDO PARA VOCÊS, OS FUNDAMENTOS QUE EU TENHO TRAZIDO PARA VOCÊS AQUI, ELES DIALOGAM COM A "BNCC". A OUTRA COISA, TAMBÉM, QUE TEM DE PRINCÍPIOS, É QUE A BASE DIZ QUE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, DAS SÉRIES INICIAIS, NÓS TEMOS QUE TRAZER ESSAS "SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE PARTEM DE QUESTÕES QUE SEJAM DESAFIADORAS", ENTÃO AQUI É AQUELA IDEIA DO PROBLEMA, QUE EU JÁ CONVERSEI TAMBÉM COM VOCÊS EM OUTRAS OCASIÕES. RECONHECENDO A DIVERSIDADE CULTURAL, QUE TAMBÉM É OUTRO ASPECTO QUE JÁ TRATEI AQUI COM VOCÊS, DA IMPORTÂNCIA DE A GENTE DAR VOZ A VÁRIAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, QUANDO A GENTE FALA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
E AÍ ELE TAMBÉM TRAZ QUE. . .
OS PRINCÍPIOS QUE A GENTE TEM DE ESTIMULAR O INTERESSE A CURIOSIDADE CIENTÍFICA, DEVE POSSIBILITAR ALGUMAS COISAS QUE EU TAMBÉM VENHO FALANDO AQUI PARA VOCÊS COMO SENDO IMPORTANTES E QUE ESTÃO NA BASE COMO PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS, QUE É: "DEFINIR PROBLEMAS, LEVANTAR, ANALISAR E APRESENTAR RESULTADOS, E COMUNICAR CONCLUSÕES E PROPOR INTERVENÇÕES". ESSAS QUESTÕES, EU TENHO TRAZIDO PARA VOCÊS EM QUASE TODAS AS AULAS, EM QUASE TODAS AS SEMANAS DESSE CURSO. PARA A GENTE ENTENDER MELHOR O QUE É CADA UMA DELAS, VAMOS ENTENDER ASSIM: O QUE A BASE ENTENDE COMO DEFINIR PROBLEMA?
ENTÃO OLHA SÓ: "OBSERVAR O MUNDO A SUA VOLTA E FAZER PERGUNTAS; ISSO É ALGO QUE EU JÁ FALEI PARA VOCÊS, INCLUSIVE, QUE ESTÁ DENTRO DA METODOLOGIA DO TRABALHO INVESTIGATIVO, DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; ANALISAR DEMANDAS, DELINEAR PROBLEMAS E PLANEJAR INVESTIGAÇÕES; PROPOR HIPÓTESES; OU SEJA, SÃO COISAS QUE ESTÃO LÁ NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIOS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, QUE APARECEM AQUI NA BASE TAMBÉM. LEVANTAR, ANALISAR E REPRESENTAR RESULTADOS; O QUE ISSO QUER DIZER? O QUE A BASE QUER DIZER QUANDO PROPÕE ISSO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS?
POR EXEMPLO, PLANEJAR ATIVIDADES DE CAMPOS. . .
EXPERIMENTOS E OBSERVAÇÕES, LEITURAS, VISITAS, AMBIENTES VIRTUAIS, ETC. JÁ COMENTEI, INCLUSIVE, COM VOCÊS, O QUE É O TRABALHO EXPERIMENTAL? COMO QUE A GENTE USA?
; DESENVOLVER FERRAMENTAS, INCLUSIVE DIGITAIS PARA COLETAR, ANALISAR E REPRESENTAR DADOS; JÁ MOSTREI PRA VOCÊS AQUI, TAMBÉM, ESTRATÉGIAS DE TRABALHO QUE FORAM FEITAS COM CRIANÇAS, EM QUE ELAS CRIAM DADOS, PRODUZEM GRÁFICOS, INTERPRETAM ELES; AVALIAR INFORMAÇÃO, ELABORAR EXPLICAÇÕES E MODELOS; ISSO AÍ É FUNDAMENTAL QUANDO A GENTE ESTÁ NESSA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; ASSOCIAR EXPLICAÇÕES OU MODELO DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS; JÁ DISSE QUE ISSO ERA FUNDAMENTAL PARA A GENTE TIRAR UMA VISÃO INGÊNUA DE CIÊNCIA, ENTÃO, TAMBÉM ESTÁ CONTEMPLADO NOS PRINCÍPIOS, NOS FUNDAMENTOS QUE EU TENHO TRAZIDO PRA VOCÊS; SELECIONAR E CONSTRUIR ARGUMENTOS, COM BASE EM EVIDÊNCIAS, MODELOS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. ENTÃO, A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NA SALA DE AULA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS; APRIMORAR OS SABERES E INCORPORAR GRADUALMENTE, DE MODO SIGNIFICATIVO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ENTÃO, SEMPRE PENSAR NAQUELA IDEIA DE O QUE EU ESTOU ENSINANDO, VAI TER UM GRAU DE COMPLEXIDADE A MAIS NO PRÓXIMO PASSO, EU VOU ENXERGAR ESSA COMPLEXIDADE CONCEITUAL ACONTECENDO COM OS MEUS ALUNOS; DESENVOLVER SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS, UTILIZANDO DIFERENTES FERRAMENTAS, INCLUSIVE AS DIGITAIS.
O QUE A BASE ENTENDE COMO COMUNICAR CONCLUSÕES? ENTÃO, ORGANIZAR E EXTRAPOLAR CONCLUSÕES; RELATAR INFORMAÇÃO ORAL, ESCRITA, ISSO EU JÁ TRATEI, INCLUSIVE, NUMA AULA ESPECÍFICA PRA VOCÊS, O POTENCIAL QUE A AULA DE CIÊNCIAS TEM PARA DESENVOLVER A ESCRITA ORALIDADE E LEITURA; APRESENTAR DE FORMA SISTEMÁTICA DADOS E RESULTADOS DE INVESTIGAÇÃO; ENTÃO, AQUELA POSSIBILIDADE QUE VOCÊ OFERECE PARA O SEU ALUNO, QUANDO VOCÊ PLANEJA AULA, DE QUE ELE FALE, QUE ELE EXPLIQUE AQUILO QUE ELE SABE; PARTICIPAR DE DISCUSSÕES DE CARÁTER CIENTÍFICO COM COLEGAS, PROFESSORES, FAMILIARES E COMUNIDADES; PRA GENTE REFORÇAR ESSA IDEIA DE QUE A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA É COLETIVA; CONSIDERAR CONTRA - ARGUMENTOS PARA REVER PROCESSOS INVESTIGATIVOS E CONCLUSÕES; DE NOVO, A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIA; E PROPOR INTERVENÇÕES. O QUE QUE A BASE ENTENDE COMO PROPOR INTERVENÇÕES?
ENTÃO, IMPLEMENTAR SOLUÇÕES E AVALIAR A EFICÁCIA, PARA RESOLVER POR UM COTIDIANO. ESSES PROBLEMAS PODEM SER PROBLEMAS SIMPLES. ENTÃO, COISAS QUE EU QUERO SABER ASSIM.
. . COMO É QUE EU FAÇO PARA UMA PLANTA PODER SE DESENVOLVER MELHOR?
COMO É QUE É O CICLO DE VIDA DE UM ANIMAL? COMO É QUE FUNCIONA, POR EXEMPLO, A ILUMINAÇÃO NA MINHA CASA? COMO QUE A LUZ É PRODUZIDA?
E DESENVOLVER AÇÕES E INTERVENÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA INDIVIDUAL, COLETIVA E SÓCIO AMBIENTAL, OU SEJA, O ENSINO DE CIÊNCIAS A FAVOR DAS DISCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS. O CIDADÃO TEM QUE SABER UTILIZAR A CIÊNCIA PARA COMPREENDER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE EXISTEM NO PLANETA E FORMAS DE TENTAR RESOLVÊ - LO. BOM, O ENSINO FUNDAMENTAL ESTÁ DIVIDIDO EM UNIDADES TEMÁTICAS; VOCÊ SEMPRE VAI VER NO DOCUMENTO "UNIDADES TEMÁTICAS", OBJETOS DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES.
O QUE QUE SÃO AS UNIDADES TEMÁTICAS? SÃO GRANDES EIXOS DE TRABALHO, SÃO GRANDES EIXOS ORGANIZADORES. AQUI, POR EXEMPLO, VOCÊ VÊ MATÉRIA E ENERGIA; O OBJETO DE CONHECIMENTO SÃO AS CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS.
ENTÃO, O QUE É QUE VOCÊ VAI ENSINAR? QUAL É UM OBJETO DE ENSINO QUE VOCÊ TEM? E AS HABILIDADES SÃO ESSES OBJETIVOS QUE VOCÊ TEM COM ESSE OBJETO DO CONHECIMENTO.
ENTÃO, COMPARAR A CARACTERÍSTICA. OUTRA UNIDADE TEMÁTICA QUE NÓS TEMOS: "VIDA HUMANA E EVOLUÇÃO"; QUAIS OBJETOS? CORPO HUMANO, RESPEITO À DIVERSIDADE E AQUI O CONJUNTO DE OBJETIVOS.
ISSO VOCÊ VAI ENCONTRAR NO DOCUMENTO "PARA TODAS AS SÉRIES". ENTÃO, VOCÊ PODE ORGANIZAR O ENSINO A PARTIR DESSAS UNIDADES TEMÁTICAS E DOS SEUS OBJETOS DE CONHECIMENTO. A OUTRA É TERRA E UNIVERSO, QUE TEM MUITO MAIS A VER COM QUESTÕES DA ASTRONOMIA, DA GEOCIÊNCIAS, ÀS VEZES, ENTÃO, OS BLOCOS DE FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESTÃO CONTEMPLADOS EM TODOS DESSES TRÊS.
. . AO LONGO DESSES TRÊS EIXOS TEMÁTICOS; TERRA E UNIVERSO, VIDA HUMANA E EVOLUÇÃO, E MATÉRIA E ENERGIA.
SÃO AS TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. BOM, ENTÃO, AGORA QUE VOCÊ CONHECEU MELHOR UM DOCUMENTO OFICIAL QUE TRATA DA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO, A NOSSA PRÓXIMA DISCUSSÃO LEVA A UMA QUESTÃO BASTANTE IMPORTANTE NO ENSINO, QUE É COMO AVALIAR. NA PRÓXIMA AULA NÓS VAMOS DISCUTIR QUAL É O PRINCÍPIO DE AVALIAÇÃO, QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM UMA AVALIAÇÃO, QUE COMBINA, QUE SE ADEQUA MAIS A IDEIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA AULA E ATÉ A PRÓXIMA.