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Shalom Shalom Gabriel Shalom a todos que estão nos acompanhando é um prazer estarmos aqui mais um dia tenho certeza que hoje vai ser muito especial né vamos tratar de um tema que eu amo falar a respeito sagrado dia de shabbat eu tenho certeza que vai eh deixar claro muitos pontos né e tirar muitas dúvidas de todos aqueles que estão se aproximando da Sagrada Torá e do Sagrado dia de shabbat bar rashin Rabi eh então para iniciar o programa eh eu sinto que muitas pessoas eh ouvem o termo Shabat ou sábado né mas não entendem o
que é o shabbat Então queria que o senhor explicasse um pouco o que é o shabbat bom para o rachem vamos lá ah para falarmos um pouquinho sobre o shabbat eh nós precisamos entender o Deus único criador dos céus e da terra eh porque quando a kados Baru eh vai criar todas as coisas ele opta por criar em um calendário eh como eu posso dizer semanal não é então ah ele poderia e eu tenho certeza que todos vocês concordam que sendo ele Deus o criador ele poderia ter criado tudo em em um dia em dois
ou em 10 mas eh a kados Baru escolhe trazer vida a sua criação eh em fases não é então ele faz o primeiro dia no segundo o terceiro quarto quinto dia sexto dia ele conclui essa obra e aí ele traz o shabbat não é então o shabbat ele é o selo da criação não é é como a assinatura que o artista faz na sua pintura Então imagina que um artista começa a fazer um quadro não é E aí ele vai trabalhando nesse quadro que no caso do exemplo que nós estamos dando aqui é a criação
de acados paruru então ele vai desenhando dando forma e quando chega no final ele assina não é então é um selo assinatura é uma conclusão e o Shabat é isso né e o shabbat quer dizer repouso cessar né descanso então o texto vai dizer que eh aad Baru cria no primeiro dia cria no segundo dia cria no terceiro no quarto no quinto no sexto dia e no sexto dia a última coisa que a kados Baru cria é o homem ou a humanidade Adam não é Então o texto vai dizer que ele vai moldar né boneco
do pó da terra com vapor de água que subia e esse boneco após moldado vai receber o fôlego de vida e vai se tornar alma vivente e após isso então a criação ela é concluída E aí então nós temos o Shabat e o Shabat Então para que todos possam entender ele foi dado lá na criação e quando nós vamos para o texto da Torá no cite Capítulo de número 2 o livro do Gênesis no verso 1 diz assim assim os céus e a terra e todo seu exército foram acabados e havendo hasem ou Elohim Deus
acabado no dia sétimo toda a obra que fizera descansou no sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito e abençoou Deus o sétimo dia e o santificou porque nele Descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera então aqui nós já aprendemos o primeiro conceito né ah por que que o Shabat é santo ou sagrado ou separado não é porque nós dizemos que que ele é santo sagrado ou separado é porque o próprio akad Baru ah disse que é santo né disse que é sagrado disse que ele é separado dos demais
dias e aí para que você possa entender então ah se o shabbat diz que é bom duas vezes aí no quarto dia ele diz que é bom no quinto dia ele diz que é bom e no sexto dia ele vai dizer que é muito bom e ali então Eh todos os dias eh tem um um uma energia né uma emanação que o próprio Deus Criador colocou né Para aqueles dias da criação agora o ponto é que quando chega no Shabat você não vê o termo bom para o dia de Shabat então ah o primeiro dia
da semana bom baché é um dia bom né ah o terceiro dia o quarto dia o sexto dia da da semana é um dia bom barué nós não discutimos isso mas o o shabbat ele não é chamado de bom na escritura sagrada ele é chamado de Santo ele é chamado de sagrado e quem ficou o Shabat foi o próprio Deus Criador porque tá escrito assim ó e havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizera Descansou no sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito e abençoou Ou seja todos os outros dias
não tem a benção de acad baroc embora sejam Dias bons mas são dias de trabalho são dias de criação o Shabat ele é abençoado então akad Baru vai abençoar o sétimo dia e o vai ficar então o sétimo volta a dizer ele poderia ter criado em dois dias 3 dias 10 dias mas ele escolheu criar em seis dias e santificar o sétimo dia não é então o Shabat é esse sétimo dia da semana da criação que consequentemente vem sendo contado desde a criação até aos dias atuais eh é é a única coisa que em qualquer
Cultura em qualquer lugar do mundo não muda é uma semana com s dias e em qualquer lugar do mundo primeiro dia é primeiro dia em qualquer lugar e o sétimo dia é Sétimo Dia em qualquer lugar Rin Acho que todos conseguiram entender a princípio O que é o shabbat só que o que muita gente tem dúvida é em quem pode Celebrar o Shabat ou se o Shabat foi feito para todos inclusive e tem até um comentário um dos nossos posts se a direção puder colocar acho que é o segundo a segunda foto que diz que
acho que mal interpretado né que o o homem foi feito para o shabbat é o segundo isso o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado lembra dessa parte também acredito que ele usou abess orar aqui o evangelho mal interpretado eh Na verdade ele parte de uma pría errada e faz um comentário equivocado ah existe um contexto eh que o próprio Yeshua vai dizer assim eh porque o shabbat foi feito para o homem e não o homem para o shabbat quando que esse comentário é feito esse comentário é feito quando
eh Yeshua tá discutindo com alguns religiosos da época sobre a questão do que é lícito ser feito e do que não é lícito ser feito no dia de shabbat Então o que a Yeshua tá dizendo ali é que o Shabat foi feito para o homem perfeito e nesse próprio comentário as Às vezes a pessoa não entende o que ela mesmo tá comentando Porque qualquer pessoa se você pegar uma uma uma uma criança e colocar para ler e pedir para ela fazer uma interpretação simples do texto é o shabbat foi feito para quem Para o homem
para o homem então se o Shabat foi feito para o homem o homem precisa eh se beneficiar do dia de Shabat E qual é o principal intuito do Shabat quando nós lemos aqui aqui no no cefe berechit no capítulo 2 é que haja uma cessação é que haja um descanso é que haja um repouso é que ali haja uma separação dos demais dias da semana e quando ele diz que o Shabat foi feito para o homem no caso é yua que disse isso para homem no hebraico nós falamos Adam né então Adam é homem homem
é Adão então o shabbat foi feito para Adão e não Adão para o o shabbat por que que essa afirmação é dessa forma porque o shabbat foi feito depois que o homem já havia sido criado então o shabbat foi feito para o homem que já existia se o homem tivesse sido feito depois do Shabat Aí sim então o homem teria sido feito para o shabbat mas o homem já existia E aí akad Baru depois de ter criado o Homem ele faz o shabbat e entrega o shabbat como um presente para a humanidade então efetivamente o
shabbat é para o homem e aqui nós já temos eh o primeiro o ponto então o shabbat pelo que nós entendemos não é eh óbvio que o judaísmo eh a alar Judaica talvez não vai harmonizar com isso que eu vou dizer mas o Shabat não é somente pro povo Judeu Shabat não é somente pro povo de Israel o shabbat é para toda a humanidade o shabbat é um presente é um dom é uma dádiva que AK kados Baru deu para toda a humanidade agora a humanidade tem é um presente E aí obviamente eh gab eu
pego uma coisa maravilhosamente boa né um presente uma dádiva e Eu ofereço para você mas você tem a opção de fazer o quê aceitar ou não aceitar ou não aceitar recusar Então e o que acontece é que a humanidade né o ser humano ele rejeita esse presente de akad baru Shabat é um presente é uma dádiva né é um privilégio que foi dado para toda a humanidade foi dado para Adam e por que que o Shabat é um privilégio que foi dado para Adam porque se você olhar o propósito pelo qual Adam foi criado no
próprio C berechit Capítulo 2 eh eu queria que o Gabriel lesse para nós o versículo eh de número 15 o que tá escrito no Versículo 15 do Capítulo 2 do CF berechit e tomou aen o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar Então olha só Ah aqui eu já vou desconstruir uma crença equivocada que as pessoas têm Qual é a crença equivocada que as pessoas têm ela elas acham que o homem só precisa trabalhar por causa do pecado Não antes do pecado antes da transgressão o homem já tinha
um propósito na criação então tudo que a kadoch Baru criou tem uma função né então tudo trabalha o mundo a criação tanto o mundo espiritual quanto o mundo físico é uma grande engrenagem e essa engrenagem ela funciona não é então existem atividades e tarefas que acontecem no mundo espiritual e existem atividades e tarefas que acontecem no mundo físico e o homem aqui ele havia sido criado com o propósito de ser colocado no G Éden para lavrar e guardar então o homem já tinha uma função então aqui eu já entendo que o homem tinha uma atividade
um trabalho tendo o homem um trabalho acados Baru o criador poderia ter colocado o homem para lavar lavrar o jardim guardar e trabalhar 7 dias por semana 30 dias por mês 365 dias por ano e toda a eternidade sem um dia de repouso mas a kados Baru deu o queê pro homem que é o que tá aqui ó o Shabat foi feito para o homem porque o homem em seis dias trabalharia em seis dias ele faria as suas atividades e no sétimo dia ele cessaria e no sétimo dia então shabbat né ele repousaria de todo
o seu Labor de todo o seu trabalho é óbvio que quando eu digo que o homem trabalhava antes mesmo do pecado você precisa entender que o estado do homem antes do pecado é diferente do Estado do homem depois do pecado porque o que a kados baruku vai fazer quando o homem peca é trazer peso sobre o trabalho do homem porque ele vai dizer assim ó agora do suor do seu rosto comerás o teu pão porquanto tu és pó do pó vieste e ao pó tornará então a kados paruru vai dar uma sentença e vai deixar
o trabalho mais dificultoso para o homem depois da queda aí uma pergunta que eu coloco aqui já pro Gabriel para todosos que estão nos acompanhando se o homem Adam antes do pecado trabalhava não é mas num estado espiritual extremamente elevado e ele já precisava do Shabat a cada Baru já entendeu que o homem precisava do shabbat e presenteou o homem com o shabbat para que Ele pudesse se restaurar se refazer imagina depois da queda agora coloca aqui para mim nos comentários o que que você acha se o homem já precisava do xabat antes da queda
antes do pecado imagina depois da queda depois do pecado o quanto mais o homem necessita do shabbat por quê Porque o shabbat ele é conexão o Shabat ele é a restauração o Shabat ele é Renovo ele é separação eu vou explicar um pouquinho mais para frente o shabbat ele é uma janela no mundo físico para o mundo espiritual e no mundo espiritual para o mundo físico o dia de Shabat não é a o Sétimo Dia da Criação o sétimo dia da semana quando você consegue se conectar com esse dia é uma janela que você tem
PR mundo espiritual aqui no mundo físico e do mundo físico para o mundo espiritual então é uma janela que se abre né E você tem uma conexão muito forte uma conexão muito poderosa no dia de shabbat no yon shabbat e uma outra coisa também que é interessante a gente conversar um pouco é a respeito de ã se o Shabat foi dado aqui pra humanidade a e na nossa e forma de interpretar os textos sagrados Nós acreditamos que o shabbat é para toda a humanidade não é só para povo Judeu mas aí as pessoas vão dizer
que o shabbat foi dado eh somente pro povo Judeu O que que você precisa entender o shabbat ele foi devolvido pro povo Judeu quando eles saíram da erit miit Rin da terra do Egito Por que que o Shabat foi devolvido pro povo Judeu quando eles saíram da da terra do Egito da ermit rim porque quando a e a Jacó vino Jacó o nosso pai desce para PR para ermit rim eh eles eram livres eosf Hat sadq ele governava o Egito né ele era o vice-rei do Egito Então o povo hebreu tinha liberdade religiosa no Egito
enquanto iosef Hat sadq vivia enquanto yacov avino vivia então nós acreditamos que o povo hebreu né Os descendentes de Abraão Isaque e Jacó já cumpriam Shabat e nós já explicamos isso aqui em alguns momentos como um texto ah da da própria Torá que diz que Abraham avino guardava mandamento estatuto preceito ordenança e as leis de akad baru e dentro disso o yon shabbat que nós acreditamos que foi passado de geração em geração né Essa Torá Ah que foi dada lá no no no ganeden para Dan rishon né Essa Torá de forma oral ela é passada
de geração em geração chega em Noah Noa passa para para para né e e para avraham e pros descendentes de Abraham o que vai acontecer é que quando yosef sadq morre e yakov vino já havia morrido e aquela geração né havia perecido e o rei do Egito morreu e levantou um novo Rei que não conhecia iosef o que que esse Rei fez ele começou aprisionar o povo hebreu ele começou a subjulgar o povo hebreu e nesse momento o povo hebreu perde o yon Shabat lhe é L é roubado né arrancado então é óbvio que quando
mooch Rabino ele ah desce até a her smra para tirar o povo de lá ah quando esse povo chega no Rar Sinai akad Baru vai devolver pro povo essa maravilha esse presente essa dádiva que é o yon Shabat por isso que no no no texto shot Capítulo 20 o verso de número né aqui nos nos versos desde o primeiro você tem a as 10 palavras que foram ditas né os 10 mandamentos como todo mundo conhece mas especificamente falando sobre o on Shabat diz assim ó ah lembra-te do dia de Shabat para o santificar seis dias
trabalharás fará toda a tua obra primeira coisa que eu quero que você entenda que a Torá tá mandando lembrar do dia de shabbat então Analisa comigo se o shabbat estivesse sendo dado aqui para o povo de Israel ele não diria lembra porque Analisa comigo você só pode lembrar uma coisa que você conhecia mas por um motivo ou outro caiu no esque esquecimento não é então quando ele diz assim eh zahor ion Shabat lembra do dia de Shabat que que a kados Baru tá dizendo aqui nas palavras ele tá dizendo para o povo de Israel lembrar
daquilo que lhes foi roubado daquilo que lhes foi arrancado por causa da escravidão por causa do julgo eh Que faraó colocou sobre os filhos de Israel então Ah aqui o shabbat está sendo devolvido agora para quem que é o shabbat aqui nas 10 palavras você tem para quem que é o xabat seis dias trabalharás e fará toda a tua obra mas o sétimo dia é o Shabat de hashem teu Elohim então de quem que é o Shabat do povo Judeu O que que tá escrito aqui ó verso 10 do Capítulo 20 do cfer chimot do
livro do Êxodo mas o sétimo dia é Shabat de rachem teu Elohim tá escrito Shabat do povo Judeu não Shabat do povo de Israel não Shabat da religiosidade Judaica não shabbat é de akad Bauru é dele porque ele é quem criou o shabbat então é pertence a Ele o Shabat então o sétimo dia é o Shabat de akad baru Aí ele diz não farás nenhuma obra nem você nem teu filho Nem tua filha nem teu servo nem tua serva nem o teu animal nem O Peregrino que está dentro das tuas portas porque em seis dias
fez rachem os céus e a terra o mar e tudo que neles há e ao Sétimo Dia Descansou portanto abençoou hachem o dia de shabbat e o santificou então e qualquer pessoa que abrir a escritura sagrada e eu tenho certeza que maior parte das pessoas que fazem isso abrem a escritura sagrada vão se deparar com esse texto e vão fazer alguns questionamentos porque aqui é muito incisivo é muito contundente né nas palavras das tábuas dizendo sobre a santidade a sagra cdade do dia de Shabat e o ponto é não é só pro povo é pro
servo do povo é pra serva do povo é pro filho pra filha e pro Peregrino pro gerir não é que Peregrina no meio do povo para ele também ou seja pro estrangeiro também para ele e agora se assuste o shabbat é cessar até para os nossos animais Então eu tinha lá um um burro de carga ele no xabat não podia carregar peso eu tinha um boi que trabalhava no arado no xabat ele não poderia trabalhar no arado né eu tinha um cavalo que eu usava para cavalgar no xabat eu não poderia eh colocar aquele animal
para trabalhar para fazer uso daquele animal por quê Porque é Shabat para toda a criação Shabat é para toda a criação não é somente pros homens o texto diz que o Shabat era inclusive para os animais os animais poderiam ser usados no Labor no trabalho seis dias mas o chabat os animais deveriam cessar junto com os homens junto com os filhos com as filhas com os servos com as servas não é então esse texto aqui já deixa muito claro para quem é o shabbat o shabbat ele é pra humanidade é um dia de repouso de
cessação para toda a humanidade E aí então Eh nós já desconstruímos aqui eh um equívoco Na minha opinião de ensinos tanto no cristianismo quanto no judaísmo de que o xabat é só pro povo Judeu E aí eu vejo até linhagens judaicas proibindo o não judeu de guardar o cumprir Shabat né dizendo que ele pode cumprir mas não totalmente que ele tem que cometer uma profanação Zinha dentro do Shabat para que ele não tenha guardado chabat Isso é errado isso é errado porque o shabbat ele é para toda a humanidade o shabbat não é exclusividade do
povo Judeu bem verdade é que o povo Judeu entendeu a o o o tesouro que é o Shabat e entesoura para si e não quer dividir com as nações nem com os demais povos né mas nós sabemos que acados paruru e o desejo de acados paruru é que o Shabat seja Shabat seja sagrado para todas as nações da terra eu gostaria de ler também eh alguns textos dos Profetas que vão falar sobre o shabbat para as demais Nações né deixando muito claro que o que o shabbat não é somente pro povo de Israel a isaio
Capítulo 56 Isaías Capítulo 56 enquanto Gabriel encontra o 56 verso 1 pode ler para nós por favor diz o seguinte para quem quiser acompanhar Isaías 56:1 assim diz aen guardai o juízo e fazei justiça porque a minha salvação está prestes a vir e a minha justiça para se manifestar bem urado o homem que fizer isto e o filho do homem que lançar mão disto que se guarda de profanar o Shabat e guarda a sua mão de fazer algum mal Eh vamos vamos fazer aqui um um um um parêntese dentro do texto primeiro ó assim diz
hashem então não é yahu que tá falando não é o profeta yahu é guarde o juízo e faça Justiça porque a minha salvação não é se você ler no hebraico aqui vai est escrito o quê né salvação Yeshua a minha Yeshua está prestes a vir e a minha justiça para se manifestar bem-aventurado homem a quando você conhece hebraico bem-aventurado quem Adam ou Os descendentes de Adão não é os filhos do homem bem-aventurado o homem que fizer isto e o filho do homem que lançar mão disso que se guarda de profanar o Shabat Então o que
tá dizendo aqui não é bem-aventurado o Israelita que fizer isso ou bem-aventurado O Judeu que fizer isso ou bem-aventurados Os descendentes de yacov que fizerem isso o que o texto tá dizendo é que bem-aventurado o homem e o filho do homem que fizer o quê que se guarda de profanar o shabbat E aí eu vou trazer uma uma pequena explanação para você entender o que é profanação do yon shabbat o shabbat é codes é santo não é então se eu não santifico qual é o contrário de santificar qual é o contrário de santificar profanar o
que que é profanar eu vou te explicar o que é santidade no hebraico é separar então se eu não separo o shabbat dos demais dias eu o profano por porque eu torno ele um dia comum se eu torno ele um dia comum eu profanei então ah olha só bem-aventurado o homem que se guarda de fazer do Shabat um dia comum tem pessoas por aí que vão ensinar que todo dia é igual tem pessoas que vão dizer que xau rachal o apóstolo Paulo disse que todos os dias são iguais rasv chalom que Xau rachal tenha dito
isso porque se ele disse isso se isso é verdade e eu sei que não é se se x rachal disse que o Shabat não é mais sagrado ele vai ter um problema sério no dia do juízo por quê Porque ele estaria indo contra a palavra de akad Bauru as palavras que foram ditas pela boca de akad Bauru Porque toda a escritura é inspirada por hashem mas mot Capítulo 20 foi dito por hashem o único lugar da Bíblia que Deus falou sem nenhum mediador foi nos 10 mandamentos então Analisa comigo toda a escritura é inspirada Mas
homens foram inspirados para falar e escrever quando eu chego em êxodo Capítulo 20 não é nenhum homem que tá falando não é moocher bem no que tá falando êxodo Capítulo 20 nós temos mais de 600.000 homens em pé mais mulheres e crianças e uma infinidade de pessoas que saíram do Egito junto com os filhos de Israel que estão no Rar Sinai e Baru vai falar no Alto do Monte essas palavras não é que tá falando é que tá falando sobre essas palavras que tá falando da santidade de Shabat que é o foco do nosso programa
Hoje Então olha a santidade então vocês acham que qualquer homem daí paraa frente tem autorização de dizer que o Shabat não é mais sagrado não é mais válido que o chabat não tem santidade ras ve Shalom que alum homem que algum homem faça isso né ras Shalom Deus nos livre mas olha só bem-aventurado o homem que se guarda de fazer F nação no yon Shabat e não fale o filho do estrangeiro que houver se unido a kados Baru dizendo certamente akad Baru vai me separar do seu povo olha só que é exatamente o que é
feito hoje então hoje o o o judaísmo Ele separa o estrangeiro de si não estrangeiro não pode guardar Shabat comigo o Shabat é só para mim que sou judeu eu nasci judeu eu sou especialzada nem Mal sabe ela que ninguém cumpre 613 preceitos se você for estudar ó os preceitos da toral os 613 preceitos da Torá você vai ver que é muito menos do que a 613 que um indivíduo particularmente vai ter que cumprir porque vários preceitos são de ordem cerimonial vários preceitos estão ligados ao templo beit hamikdash vários preceitos estão ligados à pureza do
sacerdote a questão do Rei então não são se ninguém cumpre 613 preceitos né Nenhum judeu cumpre 613 preceitos agora é óbvio que isso é uma maneira de afastar eu coloco uma dificuldade eu ponho uma pedra um fardo enorme pra pessoa ela não quer carregar não você tem que carregar somente esse Faro aquii que são sete preceitos dos Ben noar né mas o texto da Torá tá dizendo que o shabbat é para todo inclusive o estrangeiro que houver se unido a kad baru o que que é isso é a pessoa que fez o qu tvá pessoa
que fez tvá pessoa que está em retorno pessoa que está voltando prad Baru que se aproximando do todo poderoso essa pessoa que tá se aproximando do todo poderoso ela não está sendo contada como alguém a parte do Povo deem ela faz parte do Povo deem e ele mesmo tá dizendo isso aqui ele tá dizendo assim ó não diga o filho do estrangeiro que se uniu a dizendo certamente separará do seu povo não rhem não vai te separar do povo rhem não vai fazer separação e ele diz assim ó ah verso C para o estrangeiro ó
Eu lhes darei da minha casa e dentro do meus muros um lugar e um nome melhor do que o de filhos e filhas um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará e os filhos dos Estrangeiros verso 6 que se unirem a haxen para o servirem para amar o nome de haem e para serem seus servos todos os que guardam o shabbat não o profanando e que abraçam a minha aliança Eu os levarei ao meu Santo Monte e os alegrarei na minha casa de oração e os seus holocaustos serão aceitos seus sacrifícios
serão aceitos e o meu altar e na minha casa será chamado casa de oração para todos os povos então o sagrado dia de shabbat né é para toda a humanidade é para todas as nações não é um privilégio somente nosso do povo Judeu não é um privilégio somente dos Adventistas do Sétimo Dia ou de algumas denominações que são sabatistas o Shabat o dia de Shabat ele é um presente é uma dádiva que o criador o Deus todo poderoso deu para toda a humanidade agora é óbvio que o sistema Romano que a teologia sistem cegou as
pessoas assim como Faraó sabe o que que Faraó fez com com o nosso povo quando estava no Egito ele foi sobrecarregando o nosso povo com trabalho dizendo assim não você não precisa de um dia não todos os dias são comuns quando o povo acordou já estava escravizado não tinha mais chabat não tinha mais folga não tinha repouso trabalhava de semana a semana mês a mês ano a ano isso é escravidão e bar libertou o nosso povo devolver o Shabat agora você vai dizer para mim que o seu líder religioso ensinou para você que você eh
tá desobrigado do Shabat Deixa eu te explicar uma coisa Shabat Não é obrigação Shabat É privilégio Shabat é Bênção é uma grande brá o Shabat diferencia quem é escravo de quem é livre se a pessoa tem Shabat ela é livre se ela não tem Shabat é escravo é escravo espiritual é escravo material é escravo financeiro Então o Shabat é o selo da nossa Liber o Shabat é o selo da criação o Shabat é o selo da Obediência ao Deus Criador porque ele no no cfe berechit capítulo 2 cessou no sétimo dia para nos dar um
bom exemplo e obviamente que nós vamos imitá-lo emul não é foi dado ao homem o Shabat foi feito para o homem bashem baem queu Deus santo maravilhoso bendito seja ele nos deu o yon Shabat nos presenteou com o dia sagrado de Shabat agora eu vou fazer uma pergunta eu li aqui para você eaio Capítulo 56 não é e tá escrito aqui que o Shabat não é só pro povo de Israel a alar Judaica vai dizer que só O Judeu tem obrigação de cumprir Mas quem disse que Shabat é obrigação xabat é privilégio não é não
deixa o sistema Romano te enganar não deixa o sistema babilônico te enganar porque a gente tem dois lados né tem o sistema Romano daqui que tá enganando as pessoas mas tem o sistema babilônico também que engana não é então sai de Roma mas não vai cair em Babilônia não sai da Babilônia também não é anda onde anda na fé do povo de Israel do povo hebreu nã nas sagradas escrituras sagrada escritura diz que o xabat é para toda a humanidade agora eu pergunto Shabat é sagrado desde Gênesis o Shabat continua sendo sagrado nos nevin os
profetas aí você Yeshua vem cumpre shabbat seus discípulos cumpriam shabbat não é aí as pessoas acham que agora estão num tempo aonde Não precisa cumprir xabat mas todas as profecias que vão falar do futuro do reino de masia eu tenho certeza que você acredita que o masia vai reinar ele precisa vir precisa reinar Aí eu pergunto no reino quando Yeshua estiver aqui quando masia estiver aqui e a centrar-se no trono da sua glória e ele promover aaa são o ticum de todo o mundo vai continuar acontecendo o serviço o avod o culto aí eu pergunto
para você qual é o dia do culto no reino de Maia no domingo me mostra um texto na escritura sagrada porque eu te mostro um texto dizendo qual é o dia do serviço religioso no reino de machia na Restauração dos céus e da terra e sharo ainda Capítulo 66 o verso 22 Gabriel vai ler para nós por favor diz assim para quem quiser acompanhar eh por que como os novos céus e a nova terra que hei de fazer estarão diante da minha face diz aen assim também h de estar a vossa posteridade e o vosso
nome e será que desde uma lua nova até a outra e desde um shabbat até ao outro virá toda a carne adorar perante mim diz e sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim porque o seu verme nunca morrerá nem o seu fogo se apagará e serão um horror a toda a carne olha olha o texto que nós acabamos de ler aqui olha que coisa interessante e será que de uma lua nova de um roch Rodes até o próximo ros Rodes então quando que é ros Rodes quando nós temos ali o início
do mês no calendário hebraico não é então no roch Rodes nós temos serviço religioso quando é roch Rodes né que é Lua Nova que é quando começa o mês e de um shabbat até o outro agora por favor Gabriel tá escrito assim virá todos os judeus é isso que tá escrito não virá o povo hebreu é isso que tá escrito não o que que tá escrito aí virá toda a carne toda a carne então Reino de Maia quando houver a restauração dos céus e da terra kados ba tá dizendo que no reino de Maia de
um ros Rodes ao outro de uma lua nova a outra de um início de um mês ao outro de um shabbat ao outro shabbat virá toda carne para fazer o quê o ador a adoração o avod o serviço eles nós prestaremos no reino de Maia toda a carne não é somente o povo judeu não é somente o povo hebreu Ora agora que coisa interessante Será que a kados b ru se equivocou porque supostamente depois que o machia veio xa ralia criou uma nova religião dizendo que não tem mais Shabat que todos os dias são iguais
mas o profeta tá dizendo que no futuro que no reino de machia quando houver a restauração dos céus e da terra o dia dos serviço vai ser Shabat agora faz sentido isso você não tem depois restaurar não o Shabat continua sendo um dia sagrado o Shabat continua sendo um dia extremamente importante não é extremamente importante e eu eu sei que tem mais uma pergunta que fizeram eu acho que é sobre a cura foi um comentário na verdade nãoé Ah é um coment é um antes direção pode voltar um comentário Lembrando que Yeshua curou num sábado
o que que as pessoas não entendem Analisa comigo as pessoas acham que quando Yeshua fazia determinadas coisas no dia de Shabat ele estava dizendo que o Shabat era uma coisa ruim né É como se Yeshua na mentalidade das pessoas é Yeshua não é isso tá Entenda eu tô dizendo que que as pessoas pensam que Yeshua é um filho rebelde as pessoas fazem de yeshua um filho rebelde que o pai deu uma lei não é durante milênios cobrou a obediência a essa lei aí o filho vem aqui e fala assim ó pai o senhor errou se
equivocou e eu vou fazer de tudo para transgredir a sua lei as pessoas fazem do Maia isso com esse tipo de comentário Lembrando que Yeshua curou num Shabat Ok o que que você quer dizer com isso que ele quebrou o shabbat Deixa eu te explicar uma coisa se ele quebrou o shabbat ele não é Maia porque o masia precisa cumprir toda a lei para ele cumprir toda a lei ele tem que cumprir inclusive Shabat o dia de Shabat senão ele não é machia se ele quebrou o Shabat ele não é machia então é óbvio que
curar no Shabat não é uma transgressão do Shabat aonde tá escrito na escritura aonde tem na escritura sagrada que eu não posso fazer uma cura no yon Shabat é óbvio agora analise se o Shabat o propósito do Shabat Qual é o propósito do Shabat Gabriel restaurar cessar para me reconectar com a fonte da vida se o propósito do Shabat é esse se no Shabat eu tenho janela abertas entre o mundo físico e o mundo espiritual Qual é o melhor dia para eu ser curado chabat Qual é o melhor dia para eu ser restaurado Qual é
o melhor dia pro paralítico Começar a andar Qual é o melhor dia pro cego começar a enxergar Qual é o melhor dia para aquele que tem a mão mirrada ter a mão curada é Shabat yua não tá transgredindo o Shabat quando ele cura porque o propósito do Shabat é trazer restauração retificação pra criação se a criação tivesse cumprindo o Shabat o mundo seria um lugar muito melhor se a criação se toda a criação tivesse cumprindo o yon Shabat as pessoas não estariam tão enfermas as pessoas não estariam com tantas enfermidades psicossomáticas crise de ansiedade transtorno
de ansiedade síndrome do pânico todas essas enfermidades que as pessoas padecem porque não se conectam com y shabbat essas mesmas pessoas que estão ensinando que em Yeshua é o descanso que eles não descansam em um dia mas que eles descansam em uma pessoa estão hipertensas diab estadas aflitas abatidas oprimidas que descanso é esse as pessoas têm uma saúde péssima uma longevidade curta Uma expectativa de vida resumida e vão dizer para mim que descansam em uma pessoa e não em um dia mas por que que a maior parte das pessoas que se denominam religiosas são pessoas
extremamente enfermas porque vivem sem lei vivem sem obediência aos sagrados mandamentos da Torá T é vida a Torá é preservação da vida a lei é para preservar a vida quando tem um mandamento uma lei dizendo assim não passe de 120 por hora numa Rodovia essa lei é boa ela tá preservando a vida do condutor ela tá preservando para que haja segurança no trajeto então quando a Torá te dá alguns preceitos ela tá preservando a sua vida nessa estrada que nós somamos que essa vida que nós temos a sagrada Torá diz que depois do pecado o
homem tem o direito de viver 120 anos eu pergunto quem você conhece que chegou aos 120 anos quem é que você conhece Você não conhece ninguém que chega essa longevidade por quê Porque são rebeldes aos mandamentos de akad Bauru são rebeldes aos mandamentos de akadu Ah eu gostaria de ler Ezequiel Capítulo 46 também olha só o que vai falar sobre o reino de masia em yerusalem as portas elas vão estar abertas Vamos ver em Quais dias ó vamos vamos vamos ler o texto são profecias pro Futuro Ezequiel Capítulo 46 O que que tá escrito Gabriel
versículo 1 Versículo 1 assim diz aen Elohim a porta do átrio interior que dá para o Oriente estará fechada durante os seis dias que são de trabalho mas no dia de shabbat ela se abrirá também no dia de lua nova se abrirá agora presta atenção Olha isso aqui é pro Futuro aí diz assim o príncipe entrará pelo caminho do vestíbulo da porta por fora e e permanecerá junto à ombreira da porta Hã o verso trê e o povo adorará a entrada da mesma porta no Shabat e noos Rodes diz diante de achem diante de achem
ó então quando que o povo vai adorar no reino de maschia no Shabat no Shabat a a porta do do átrio aqui vai est fechada durante se dias mas do Shabat vai est aberta pros Adoradores do Shabat vai est aberta para que as pessoas entrem para que as pessoas façam uma vod façam o serviço para que as pessoas adorem a akadu Em Espírito Em Verdade em santidade foi o que o Maia disse chegará a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade mas quando em qualquer momento em qualquer lugar
em qualquer hora o texto tá dizendo no Shabat porque é o dia de maior conexão é o dia na onde nós cessamos para nos encontrar com a kados Bauru não é Então olha assim diz rashim Elohim a porta do átrio interior que dá para o Oriente estará fechada durante se dias que são de trabalho então o primeiro dia você trabalha o segundo dia você trabalha o sexto Você trabalha do primeiro ao sexto dia mas Shabat não é para trabalhar o y Shabat é dia de conectar é dia de me espiritualizar é dia de me elevar
espiritualmente né Eu acho que tem coloca para mim um pra frente eu acho que tem que mas hoje o descanso é no senhor Vinde a mim todosos que estais cansados pessoa misturou dois textos aqui Vinde a mim todosos que estáis cansados é um texto e o descanso é ao senhor na verdade isso aí é é tirado isso é um é um sofismo teológico isso não tá escrito lugar nenhum nãoé o hoje o descanso é no senhor não o Deso o descanso é no Shabat quando ele Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos
Eu vos aliviarei só que ele continua aprendei de mim que souo e humilde porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve Agora continua tendo fardo e continua tendo julo vocês não entenderam Vocês entenderam errado yua tá dizendo a minha Torá é leve e a prática de alar que eu ensino é suave mas continua tendo o que yua tirou foi o fardo pesado que os Perim que os soferim haviam colocado sobre o povo de mandamentos e ordenanças que a religião criou que não foi a kados paru que deu na Sagrada Torá então
Yeshua tira esse fardo pesado da religiosidade humana mas a religiosidade dada na sagrada escritura isso mantém isso não é removido e o próprio Maia vai falar em matiti Capítulo 5 verso 17 eu não vim abolir a lei Mas eu vim cumprir porque até que os céus e a terra passem nenhum yú de traço da Torá passará sem que tudo seja cumprido e o Shabat está na Torá o shabbat é enfatizado na Torá várias vezes nos profetas várias vezes várias vezes então vocês precisam entender que o Shabat é um dia sagrado para todas as nações precisa
ser para todas as nações agora eu pergunto eu tô lendo aqui falando que no reino de Maia vai ser Shabat eu tô lendo Ezequiel falando que o lugar de adoração vai ser aberta a porta no oshodi e no yon Shabat Aí eu pergunto quando esses líderes religiosos né esse sistema religioso Romano vai fazer o qu lá vai vai vai chegar lá no no reino de machia vai bater nos portões lá no domingo hã vai chegar lá no domingo batendo nos portões da Santa cidade domingo o povo de acados Bauru vai estar trabalhando porque é um
dia comum é um dia de trabalho segundo dia o terceiro sexto mas no Y Shabat todo mundo cessa para se santificar para se espiritualizar eh O que é importante né e eu eu eu eu acho extremamente importante eu vi algum eu pass eu passei aqui por alguns comentários né Eh as pessoas dizendo assim por que que Yeshua não mandou guardar o Shabat gente eu acho assim você precisa entender para quem que Yeshua tá pregando ele não tá ensinando para para pessoas que não cumprem Torá ele tá ensinando para pessoas que t a Torá como que
eu vou falar uma coisa óbvia se todo o mundo cumpria Shabat tanto é que Yeshua no Shabat ele tava onde nos nos Shabat ele tava onde na sinagoga sinagoga como é que ele vai falar assim ó Vocês precisam ir pra sinagoga isso não precisa ser ensinado o que a sua focava era em ética ética no cumprimento da Torá porque Torá todo mundo já cumpria agora ele ensinava sobre ética como eu cumpro a Torá com ética Esse é é a base dos ensinos de yeshua é assim ó não adianta cumprir Torá se não tiver amor você
precisa cumprir Torá com amor é ética porque a Torá todo mundo já cumpria por isso que ele diz que tem que amar Kadu que tem que amar o próximo isso é ética Mas isso não substitui a Torá é que a Torá tem que ser cumprida através da ética e a ética é o quê o ahavá o amor pela mitsvá não é é isso então que ele focava é isso que que que ele ensinava agora se não é o shabbat é sagrado se o shabbat foi dado para toda a humanidade se o shabbat Ah ele foi
colocado né para AD e para toda a sua descendência Por que que hoje as pessoas se Assustam quando nós falamos de Shabat e Sabe o que eu acho interessante Gabriel é que às vezes você vai falar para uma pessoa que tá inserida no sistema Romano religioso sobre o shabbat a pessoa parece que você tá ofendendo ela quando você diz que o shabbat é sagrado sim né A mas na verdade a pessoa não entende que o Shabat é um presente quem é livre eu vou vou falar como que é o meu Shabat tá eu tenho meus
compromissos minhas atividades semanais não são poucas mas quando chega a sexta-feira sexta-feira bem antes do pôr do sol Ah minha esposa tá fazendo todos os preparativos para o recebimento do dia sagrado preparando as nossas refeições a nossa casa tá adornada nós temos uma maravilhosa mesa nós fazemos uma mesa posta que inclusive eu acho que vai sair no canal da Sinagoga semana que vem sobre como preparar uma mesa posta para o yon Shabat então nós temos uma maravilhosa mesa meus filhos ajudam a preparar a mesa eles vão lustrar os talheres lustrar as Taças a louça enquanto
ela faz ali as rote que são os pães chabat o castiçal com as luzes para acendermos né como um boas-vindas para o yon chabat nãoé E aí quando antes do pôr do sol não é então 50 minutos antes do pôr do sol minha casa já tá adornada limpa como alguém que espera um rei para chegar um grande convidado Não é E aí nós estamos à mesa minha esposa faz o acendimento da Luz faz uma brá faz uma canção uma oração por toda a família e ali então nós vamos nos sentar à mesa como pessoas Livres
sentadas que vão comer como príncipes da mesa não é nós vamos ali fazer o o avod o servir ISS nós vamos cantar canções juntos toda a família sentada na mesa no pô do sol da sexta-feira nós vamos comer uma refeição maravilhosa melhor refeição da nossa semana é a refeição do yon chabat não é aí nós vamos ali tomar um belo de um suco de uva não é uma refeição maravilhosa uma sobremesa maravilhosa nós vamos Ler minha família tem o hábito de ler no chabat nós não usamos celular nós amos a computador tecnologia no yon Shabat
né Nós vamos ler eu vou ler uma história para meus filhos pequenos meus filhos maiores vão estudar achá vão ler a Torá vão ler em hebraico estudar hebraico vou conversar com a minha esposa minha esposa conversa comigo A família vai interagir não é isso quando tá sua família quando não em outras ocasiões Você tem uma outra família amiga que passa o chabat junto com você Você vai dormir um pouco mais cedo né Afinal de contas a pessoa pode dormir quando sente sono porque ela vai descansar não é vou acordar mais cedo porque dormi mais cedo
vou tomar um belíssimo café da manhã com a minha família no dia de Shabat vamos nos arrumar colocar nossas melhores roupas Nossa melhor veste e eu que tenho o privilégio de ter uma sinagoga para frequentar vou pra sinagoga ver todas as pessoas que fazem parte da Sinagoga que nós congregamos nós vamos fazer o avod o serviço religioso nós vamos após o serviço religioso tomar um café ali conversar nós vamos depois ter um estudo eu volto pra minha casa vou ter um almoço maravilhoso que já foi preparado antes porque nós não cozinhamos no chabat já fica
tudo pronto almoço requintado não é vou ter uma tarde ali de confraternização com amigos com familiares no final do dia quando antes do por do sol eu volto pra sinagoga nós estamos al na sinagoga nós vamos fazer o estudo Vamos estudar juntos e assim que o sol se põe nós vamos encerrar o dia sagrado celebrando né E ali já comemorando pela oportunidade o privilégio de como Príncipes nos sentarmos à mesa diante Dead Baru para Celebrar o dia sagrado Y chabat agora eu pergunto esse breve resumo que eu fiz aqui isso é coisa ruim o Maia
veio para me libertar disso você tá Tá seguindo o masia errado você entendeu tudo errado masia veio para te dar isso para devolver isso assim como moé Rabino quando foi no Egito tirar o povo da escravidão lhes devolveu o Shabat por ordem de akad baru o machia precisa devolver para você o seu Shabat porque você foi enganado te enganaram as religiões te enganou Você foi enganado pelas religiões se você acha que o Shabat não não precisa ser cumprido que o Shabat não deve ser prazeroso o Shabat é deleitoso o Shabat é prazeroso para nós é
um dia de deleite é um dia de prazer é um dia de alegria é um dia de confraternização é um dia sagrado para todos nós não é então Ah enfim são tantas são tantas dádivas tantas Maravilhas eu tô vendo aqui que tá fervilhando de comentários aqui mas eu não consegui nem passar os meus olhos nos comentários mas é muito comentário que tem aqui mas Baru rachen que estão todos interagindo que estão ah ah compartilhando as suas informações não é mas ah fica aqui o shabbat é um dia sagrado é um dia deleitoso é um dia
prazeroso ele é um presente ele é uma dádiva para toda a Humanidade para toda a criação né Eh dos dois lados as pessoas estão sendo enganadas ou não judeu quando se aproxima do Judaísmo nominal não você não não não pode cumprir chabat porque você não é judeu e o cristianismo caiu no engano romano de que você o o Shabat não é para você né você não precisa do Shabat como se o peixe não precisasse das águas não é Shabat é deleitoso é prazeroso Shabat é vida né para todos nós eu vi tem muito comentário hoje
né o pessoal comentou bastante é tem bastante comentário e bastante comentário específico né então que abre até uma oportunidade para fazermos Talvez um parte dois né só que para ter esse parte dois a gente precisa saber a aprovação de todos né então comenta aqui se você deseja um parte dois só que agora com pontos específicos sobre o Shabat e tem novos projetos sendo feitos né onde vai ser postado em nosso canal Como celebrar um Shabat e nós estamos no quarto dia da semana até o Shabat né uma popularmente conhecida aqui como quarta-feira e já na
segunda-feira que vem teremos um vídeo como o Rabi falou explicando como fazer uma mesa aposta então tem muito conteúdo específico chegando que pode responder até algumas dúvidas que foi colocado aqui nos comentários eu só vou responder aqui ô Gabriel um tem uma pessoa que fez alguns comentários que ele fala assim ó ninguém deve ser condenado por não guardar o chabat ou absorvido mas já que ele quis escrever absolvido por guardá-lo abido e a razão que shaul apresenta para ninguém ser julgado pelo Shabat é o fato de que yua cancelou o escrito da dívida eu nunca
ouvi um comentário tão desprovido de conhecimento como esse comentário é assim nós temos vários outros vídeos no canal que eu sugiro eh a pessoa que fez esse comentário assistir para entender né Eh Yeshua cancelou o escrito da dívida exatamente qual que é a dívida A dívida é pela transgressão então Yeshua ele Cancela essa dívida não é da transgressão para que depois você fizesse o quê continuar se endividando ou você passasse a obedecer simples é só analisar mas eu vou dizer assim para essa pessoa não entenda que a gente tá judais você e e obrigando você
a guardar xabat para ser salvo não tá nós não temos essa linha de pensamento se você acredita que o Shabat não é importante continue trabalhando o Shabat continue vivendo a sua vida mas nós vamos ensinar para aquele que deseja se aproximar da Verdade das escrituras sagradas que o Shabat é deleit que o Shabat é prazeroso o Shabat é uma dádiva é um presente que o céus nos entregou agora você pode rejeitar o presente você quer rejeitar o presente né uma coisa que eu digo E aí eu vou vou até vou vou caminhar pra conclusão que
eu vi que já são 9 horas e eu vou ler Êxodo Não eu não sou obrigado guardar chabat eu não quero guardar chabat é assim ó êxodo Capítulo 20 vai dizer assim êxodo Capítulo 20 o verso 8 que vai falar do Shabat presta atenção tá escrito assim assim ó eh lembra do dia de Shabat para o santificar seis dias trabalharás e fará toda a sua obra mas o sétimo dia é o Shabat de achem teu Elohim não farás nenhuma obra nem você nem seu filho nem sua filha nem Seu servo nem sua serva nem o
seu animal nem o estrangeiro que estiver dentro das suas portas porque em seis dias fez rachem os céus e a terra o mar e tudo que neles há e ao Sétimo Dia Descansou por P tanto abençoou rachem o dia de Shabat e o santificou é assim ó tá escrito que rachem abençoou o dia de Shabat e o santificou ok e tá escrito que não é para nós fazermos nenhuma obra nem nossos filhos nem nossos servos nem O Peregrino que andar com a gente tá E nem os nossos animais então Eh se O Judeu possui um
um um um cavalo o cavalo não faz nenhuma obra se O Judeu possui um boi o boi não faz nenhuma obra Essa ordem foi dada para todo aquele que tá debaixo da palavra de acó paru Agora se a pessoa se coloca eh menos que um animal que o judeu possui ou seja até o nosso animal repousa no dia de Shabat e a pessoa acha que ela tem que trabalhar são escolhas né Eh aí a escolha né aí cada um tem as suas escolhas a nossa função aqui o nosso papel é ensinar a verdade para todo
aquele que deseja conhecer a verdade e Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará então a verdade de akad baru para nós é liberdade agora bem verdade é que o próprio povo hebreu se você lê os profetas né você vai ver que em dados momentos o akad Baru vai cobrar o povo Porque o povo não estava cumprindo o Shabat Né tava comercializando no Shabat tava comprando e vendendo no xabat e aad paru vai repreender o povo não é por causa da ganância E aí a pessoa é gananciosa E aí ela não pode cessar o sistema
não pode pararé a engrenagem não pode parar para repousar no dia que kados pararu diz que tinha que repousar e eh tem mais um texto dizendo eh e eu termino aqui cfer vai CR Capítulo 23 o verso 2 diz assim Fala aos filhos de Israel e diga-lhes que as solenidades de rhem que convocarei serão santas convocações Estas são as minhas solenidades então ah Essas solenidades são de acados Bauru e o povo tá sendo convidado E aí no verso dois diz no verso 3 seis dias de trabalho se fará mas o sétimo dia é Shabat chabat
Tom Santa convocação nenhum trabalho fareis Shabat de rachem é em todas as vossas habitações ou seja não importa onde eu more tá Não importa se eu moro no Brasil se eu moro na América se eu moro em Israel em todas as nossas habitações é shabbat o shabbat ele é uma janela no tempo em com o mundo espiritual então o Shabat é um portal que se eu me conectar adequadamente nesse Portal n é eu vou ter uma conexão muito forte com o mundo espiritual é o que eu disse quando yua curou no Shabat quando yua operou
sinais no shabbat é porque o shabbat é um dia propício para que esses sinais para que esses prodígios para que essas Maravilhas que aconteceram acontecessem então um cego foi curado no Shabat né uma pessoa que estava enfermo ah na frente do tanque de de beit Ret né é conhecido como Betesda foi curada por quê Porque esse Portal espiritual tá aberto e fazer cura no Shabat não é proibido né o Shabat é um dia para restauração o Shabat é um dia para ser curado não existe nenhuma proibição na Torá com relação à cura no yon shabbat
Mas se vocês querem uma parte dois para que a gente fale um pouquinho sobre como porque eu vi que tem muita pergunta aqui como santificar o Shabat como receber conectar Celebrar e me despedir do dia de Shabat se você quer que nós ah façamos uma parte dois dando Ensinamentos sobre o yon Shabat comenta aí para nós parte dois parte dois parte dois que a gente vem com essas respostas no programa da semana que vem no mais nós vamos ler depois os comentários ver se tem perguntas que são pertinentes para trazermos na semana que vem e
nós agradecemos eh já faz minhas considerações finais para todas as pessoas que estão acompanhando peço que depois compartilhe né esse programa com demais pessoas alcance o máximo de pessoas possíveis e que a luz da Torá possa ser acesa em diversos lares através da Verdade das escrituras faço minhas considerações finais e passo para o Gabriel fazer as considerações dele por esse estudo maravilhoso sobre o Shabat kodes o santo dia de Shabat E como eu disse estamos no quarto dia da semana até o Shabat e eu já tô ainda mais desejoso pelo Shabat Ainda mais eu tenho
certeza que você que tá em casa também tá ainda mais desejoso pelo dia de Shabat se você ainda não teve essa oportunidade de guardar eu tenho certeza que nesse chabat nesse sábado que tá chegando Você vai fazer o máximo para conseguir santificar ele com as informações que foram passadas aqui baren então eu agradeço a presença de todos que nos acompanharam até o final que você tenha uma semana abençoada
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