Tradições indígenas - Guaranis | Retratos de Fé

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TV Cultura
Na pequena aldeia indígena Jaraguá, em São Paulo, cerca de cem famílias lutam para manter as tradiçõ...
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[Música] procurei falar de religião é muito difícil quanto mais para os mais velhos porque um segredo que eles guardam e que mantém o povo né mesmo depois de vários problemas que teve na invasão do brasil primeiro contato a vivência com o compadre então é pra falar de religião guarani muitas vezes e guardado a sete chaves [Música] o que mantém o povo guarani ei é a religião [Música] [Música] o guarani é um povo muito religioso mesmo não guarani é um povo fique a crença dele é muito forte em deus o deus dos não índios também é
o mesmo deus nós luz identificamos a ele como leandro né o mapa da copa você não estuda para assistir amanhã em ângelo é quem diz quem vai ser eu sou tirar muito pra nós retirarmos um pra vocês é passageiro e não tirar ruim é o pai de todo mundo aqui na aldeia o conselheiro é tudo é o médico espiritual da comunidade blanco é essa em depoimento e 25 eu comecei com 25 anos e agora temos 65 e continuo com muita força e saúde [Música] o líder religioso nosso é o pajé importância que ele tem aqui
é muito grande porque ele é um é nosso mentor nós procuramos eles ele quando é nós estamos doentes espiritualmente não só às crianças mas também os adultos mais velhos ele é a pessoa que nos dá conselhos ele é a pessoa que repassa o que me under o que é passar pra gente de algum ao que vai acontecer algo tem que ser feito e ele assim uma pessoa que a gente respeita muito nós respeitamos ele como tem deus na confel nós respeitamos ele está aqui na terra porque ele é o próprio mentor de dentro ele é
o que é falar o que deus transmitiu para ele eu estava quando o pajé ele não é escolhido ele tem que ter com o dom desde que é criança e então essa figura não é escolhido pela comunidade ele escolhido foi deus [Música] a soja é mulher existem mas são poucas o filho os homens têm mais evidência [Música] agora ela tem dois filhos doença doença espiritual ea doença física quando há uma pessoa tem essa doença espiritual ele é cuidado natal de asa com líder espiritual quando a doença física é tratado com planta porque ela não trata
se apenas de doce feito a ele trata da doença do corpo mas quando se trata de outra doença que por exemplo o sarampo o líder espiritual e não tem poder para curar esse tipo de dieta que ele não é da gente na casa de reza importante casa de reza pra nós é 11 uma sala de aula pra pra nós né porque na casa de reza a gente aprende todo esse espiritualidade com a voz do das pessoas mais velhas principalmente paget de areia tirar muito que são nossos professores [Música] na verdade todas as pessoas mais velhos
eles são importantes dentro da comunidade pelo conhecimento pela vida que ele teve então eles são nossos livros de história [Música] e surpreender o ele fala assim não todo o meu conhecimento a gente vê vai de memorizar tudo na mente de vocês né então ele mandou alguma coisa nova para o evento político espiritual aí o líder espiritual são revelados coisa pra ele algumas né e aí ele passou a informação para a gente só eu fui revelado assim leandro falou assim para mim então eu estou passando e só vocês saberem são ele sempre passa né pra gente
na casa de rés [Música] [Aplausos] [Música] todas as noites nós estamos aqui dentro da casa de reza reunirá a comunidade se reúne aqui benesse crianças mais velho jorge [Música] teixeira e à fé da fogueira capítulo principal é porque ele fala que a fogueira espanta as coisas da política só tem a perder esta causa que reze fora não é sobre aceitar a fio o papel das mulheres é acender o carrinho paulo para os jovens é que quem está a água porque depois que eles no gol ele tem que tomar uma água quente para aliviar é todo
aquele cansaço e tem o canto das mulheres e também junto com o pajé é aí já é a cerimônia fmi [Música] [Aplausos] [Música] o cachimbo ele é uma forma que o pajé e nós que usamos é tática durante toda a noite isso é uma forma de nós conversarmos com deus não fala uma prática particular nós né e as pessoas não entende as pessoas que não conhecem a cultura e infelizmente tem essa parte tem discriminação e preconceito porque acham que a forma de a gente usar o cachimbo é uma forma errada de conversar mas pra nós
não porque né pai já teve um sonho que deus mostrava ele a forma do cachimbo como tinha que ser feito se o que tinha que ser usado então são coisas que só o pajé mesmos e esse poder que está conversando com um deus [Música] todos agora eles vão ficar cheios em qualquer o dia que for é o à comunidade o pajé a mulher do cachê é todos usam as crianças também [Música] é [Música] [Aplausos] procurei falar de religião é muito difícil quanto mais para os mais velhos porque o segredo que eles guardam e que mantém
o povo né mesmo depois de vários problemas que teve na invasão do brasil o primeiro contato a vivência com um compadres então é pra falar de religião pro bahrani muitas vezes e guardou as chaves [Música] e o que mantém o povo guarani é é a religião [Música] e essa parte da região é muito importante assim as crianças começam desde cedo a prática da dança o canto o caso das crianças cantos das mulheres isso tudo é voltado pra esse deus lhe o deus que fez o céu a terra se criou criou o universo falando em janeiro
[Música] [Música] a força deles hoje em relação a esse deus que todas as noites nós estamos aqui toda a noite nós identificamos o nosso canto a ele nós dedicamos a reza ele porque é isso que dá corpo a companhia é quando chove as crianças sempre vem é pra casa de reza rahimi está então e uma forma de de agradecer também à chuva né a chegada da chuva [Música] [Aplausos] e pra eles é uma cerimônia de agradecimento mas também envolve as brincadeiras né ao mesmo tempo que eles cantam agradecem e depois ele vamos sair na chuva
pra brincar e god anda apertá-la pororoca e quando chove as crianças vêm pra casa de reza e ficam aqui cantando rezando e agradecendo a chuva quem admiro mandou quando as crianças cantam eles estão ouvindo no coração e aprendendo a palavra que em dinheiro fala é muito importante ter esses conhecimentos [Música] [Aplausos] [Música] as principais rituais que a gente tem dentro da área da cultura que é mais importante são 3 na primeira é a chegada do tempo novo que para nós começa na primavera que quem agosto então tem uma cerimônia de duas noites seguidas a primeira
cerimônia efeito só pelos homens ea segunda noite é feito pelas só pelas mulheres e o segundo é o batismo onde as crianças recebe o nome então é pra nós o nome ele tem a ver com o espírito de cada pessoa cada criança uma criança que nasce hoje ele vai ter que completar um ano para receber o nome dentro da semana eu respeito muito o meu nome porque é o nome de qualquer jeito é o nome tradicional é dada nos povo guarani promoveu a mãe lá wii sempre coió a terceira no final de fevereiro que a
chegada do frio aí tem uma cerimônia de fechamento do tempo que no calendário guarani temos dois ciclos primeiro do tempo novo que a gente chama de arapiraca eo e o segundo tempo a gente chama de hahnemann que a época de frio [Música] [Música] rendeiro pra mim é é tudo que ele que nos dá força leandro que nos protege de todas as coisas ruins andrew que cuida dos nossos filhos se todas as pessoas dessem o valor a esse nosso pai que existe até que fez no céu acho que o mundo ia ser muito melhor [Música] [Música]
por exemplo o ódio a raiva você não pode ter dentro de você dentro do seu coração tá pra você receber essa força essa luzzi a sabedoria conhecimento de janeiro você tem que ter coração puro porque se você não tiver isso ele não consegue p leandro não consegue entrar e e habitar dentro do seu coração [Música] a missão do povo guarani é proteger a terra o planeta porque é em janeiro deixou hoje o guarani como pilar e larga da terra então a gente tem uma missão importante então a criança agora ele vai nascendo como pilar l
base e vai transformar no pilarzinho com o mundo então enquanto tiver o guarani no mundo a gente acredita que não vai acontecer nada pro mundo né [Música] é o povo guarani isso por isso que nós estamos aqui nesse espaço por isso que nós temos essa força foi nós conseguimos enfrentar nossa luta com a cabeça erguida porque nós colocamos em primeiro na nossa frente [Música] a amm [Aplausos] [Música] quando nós vemos aqui na casa de resto não é por acaso não é por qualquer coisa é porque nós queremos um objetivo nosso objetivo é que a nossa
vida seja sempre melhor nossas crianças sejam felizes possam brincar no espaço melhor que que deus proteja esta batalha que ainda existe o resto vai decidir ele proteja os animais que está nela porque os animais que protegem ela também que foi ele que colocou foi ele que fiquei então o leandro pra mim e pro povo guarani sem ele nós vamos conseguir o serviço [Música] [Música] o brasil pra nenhum grupo parmê então o brasil em 11 mil garçons ims agrado porque quando escuto gay vieram pra cá embora já estava aqui pensando cada dia e pedindo por união
dinheiro pra não destruir a natureza uma infelizmente a gente nem situação agora quando a gente viaja eu vejo assim destruição natureza poluição da água o que eu quero passar a mensagem para você cuidar da terra até a precisa de nós e mesmo tempo a gente precisa da natureza também então quando a gente fala da nossa a nossa luta porque a gente precisa de marcação para preservar na folha para não destruir pra não pra não poluir a água que a gente aprende quando a polícia antes a gente acredita que andei uns criou todo um todo ser
vivo para ser o hospital com como como a família [Música] para nosso conhecimento nos vários deus no mundo vivem dentro da todo mundo independente na agricultura então deus só que a forma de a gente rezar é que é diferente por exemplo nós para não rezar nos centramos um violão a usar o cacimbo o fumo de corda né a gente se concentrar então eu acho que faz parte de cada um de cada cultura aqui a gente daquele mercado [Música] o guarani já é um povo que é desde o do começo tudo nessa e desde quando chegou
os portugueses aqui ele foi um povo que até hoje não perdeu a sua crença sofreram muito naquela época mas mesmo assim há a prática religiosa sempre foi presente e é o que dá força para a comunidade então essa prática religiosa esse momento aqui dentro da casa que reza fala do projeto as crianças os cantos das mulheres quanto das crianças a dança dos homens é tudo voltado pra esse deus que nós chamamos de medeiros é uma forma de ficar indignado ele como nosso pais que foi ele que nos fez foi ele que nos deu essa missão
que está aqui nessa terra para proteger o meio ambiente para proteger a marca proteger os animais que existe - proteja a vida que há na terra [Música] a moto tel [Música]
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