irmãos quero saudar a todos com a paz do Senhor Jesus nessa noite também aqueles que nos acompanham pela internet dizer da nossa alegria estar de volta ao convívio dos irmãos eu quero agradecer ao conselho da igreja que permitiu que durante cinco meses estivesse fora descansando para recuperar as forças combalidas por uma sequência de anos em que pouco pude tirar férias ou descansar e dizer que foi Foi tudo maravilhoso Graças a Deus estou bem recuperado pronto para mais um tempo não sei quanto mas bastante tempo ainda se Deus permitir e naturalmente você tá perguntando porque que
eu tô rouco né se foi tudo bem é que durante a turnê que nós fizemos agora em Israel e Grécia Itália e Lisboa com a Grupa da igreja tinha um vírus terrível chamado calimera que tava rodando pelo grupo e pegou em mim pegou meu pegou na Mica pegou mais em alguns aí e ele pegou minha garganta eu passei cinco meses não tive uma dor de cabeça no exterior Cheguei ali né já fiquei fiquei assim então a expectativa é que a virose ela tem o seu ciclo natural não é até o final da semana que vem
eu devo estar bem disso aí mas é para explicar aparente contradição né eu tô dizendo que foram cinco meses de repouso que eu tô bem e de repente tô assim meio rouco não sei nem se vai dar para terminar o sermão que como eu tô atrasado em Gênesis Hoje eu resolvi descontar né então e isso me leva ao próximo ponto é que nós estamos recomeçando hoje a nossa série em Gênesis Você pode perguntar mas pastor né dia de eleições e semana que vem amanhã vamos comemorar a reforma protestante bem eu sou protestante calvinista quando Calvino
foi expulso de Genebra e ele tá fazendo uma exposição no livro de Deuteronômio verso avesso é cerca de cinco a seis anos depois quando ele chamaram o carro vindo de volta ele continuou Exatamente no mesmo Versículo que ele tinha parado vários anos antes então como bom calvinista é o que eu vou fazer né quando há cinco meses atrás nós terminamos o Capítulo 33 de Gênesis E hoje nós vamos por 34 gêneros 34 de 1 a 31 é um Capítulo inteiro por isso nós não vamos para fazer a leitura de todo o capítulo nós iremos fazer
a leitura à medida que a exposição prossegue Então por gentileza Você pode abrir sua Bíblia Gênesis 34 de um em diante deixe-me fazer uma breve recapitulação do que nós vimos até agora sobre o patriarca Jacó em nossas mensagens sobre o livro de Gênesis como os irmãos se recordam nós estamos focando a vida desse patriarca Jacó havia roubado a benção da primogenitura de seu irmão gêmeo Esaú e tinha fugido para Mesopotâmia com medo de ser morto por Esaú que tinha ficado muito irado com ele e lá na Mesopotâmia ele encontra Raquel sua parente pela qual ele
serviu durante sete anos a seu pai labão mas no final ele foi enganado por labão e acabou casando primeiro com a irmã mais velha de Raquel chamada Lia e só depois que casou com Raquel e lá na Mesopotâmia Jacó teve 12 filhos e uma filha chamada Diná esses 12 filhos e essa filha foram resultado da sua união com Lia a primeira esposa Raquel a segunda mas aqui era amada e duas concubinas servas de Lia e Raquel chamadas respectivamente Bila e zilpa de acordo com o costume daquela época Jacó enriqueceu muito durante o tempo que ele
passou ali na Mesopotâmia ele teve muitas riquezas o que acabou provocando ciúmes entre o inveja do seu sogro labão e os filhos dele e aí Jacó percebeu que o ambiente ali em padanharam que é o nome da cidade onde ele tava não era mais favorável para ele e aí ele planejou fugir com tudo que tinha porque viu que labão já não olhava para ele do mesmo jeito tava olhando atravessado né então ele disse que a coisa vai ficar difícil aqui então aproveitou que labão tinha ido tosquiar as ovelhas no local distante juntou tudo que tinha
família e os filhos e pé na estrada fugiu com tudo que ele tinha adquirido durante os anos que havia trabalhado para seu sogro labão quando labão soube ele perseguiu Jacó com um pequeno exército e alcançou Jacó nas montanhas de Gileade é óbvio né porque Jacó estava viajando com uma mulher com as mulheres e muitos filhos né alguns deles bem pequenos e não podia ver aqui com rebanho enquanto que labão veio com uma tropa de choque né veio um grupo um comando com ele com o fim realmente de fazer mal a Jacó Mas pela graça e
pela intervenção protetora de Deus la bom acabou fazendo uma aliança em paz com Jacó e volta para casa sem ferir Jacó e a sua família alguma coisa que só pode ver da Providência protetora de Deus porque a situação era crítica mas o nosso Deus reina e ele boa e proteja aqueles que são seus aqueles que estão incluídos na Aliança Jacó então retoma seu caminho para Canaã e agora o próximo obstáculo é seu irmão Esaú que ele te enganado alguns anos antes e roubado a primogenitura E aí ele toma conhecimento por alguns emissários de que Esaú
tá sabendo que ele está vindo e já saiu ao encontro dele só que Esaú tá vindo com 400 homens armados ao encontro do seu irmão Jacó aí cheio de medo Jacó busca a Deus em oração fervorosa suplicando o cumprimento das promessas que Deus havia feito para ele e que o livrasse das mãos do seu irmão porque ele pressentia que Esaú vinha disposto a matá-lo mesmo e ele passa Esaú perdão Jacó passa a noite toda orando no riacho do Jaboque de onde ele teve onde ele teve aquele encontro tão conhecido com Deus e de onde saiu
marcado e mancando e com um novo nome Israel e uma Fé Renovada em Deus Com quem ele tinha lutado a noite toda e agora ele tava pronto para se encontrar com Esaú e mais uma vez pela graça de Deus Jacó encontra favor diante dos olhos de seu irmão Esaú não é à toa que no Livro de Provérbios está dizendo que se os caminhos de um homem são agradáveis a Deus ele faz com que até os seus inimigos tem um pais com ele Esaú parece que perdeu todo o desejo engana de Vingança contra seu irmão Jacó
e surpresa recebe Jacó na verdade com muita alegria e generosidade depois da Reconciliação dos irmãos ele se separam e Jacó Vai na direção do Rio Jordão ele vai morar perto de uma cidade chamada siquém que ficava no centro da terra de Canaã enquanto que Esaú seu irmão voltou para casa que era a região montanhosa de Edom lá em si quem Jacó compra uma propriedade dos moradores da terra que nós estamos nos aproximando do nosso texto e é importante você perceber os detalhes aquela região onde Jacó foi morar era habitada pelos Hebreus os hebreus eram filhos
de amor um príncipe daquela região eles eram cananeus ou seja eram descendentes de Noé por seu filho Khan e seu neto Canaã lembra a história que Noé amaldiçoou Canaã porque o pai de Canaã cão ele viu o pai bêbado na tenda em vez de encobrir o pai foi fazer gracinha ou mostrar os irmãos e então Noé amaldiçoou Canaã pois bem esses Hebreus eram descendentes de cão e de Canaã e eles habitavam ali naquela região enquanto que Jacó como vocês sabem ele era descendente de 100 que era o irmão mais velho portanto era semitas e cananitas
agora estão naquela região ali Jacó tá morando ali no meio e Jacó então ele ele compra ali dos cananitas dos hebreus um campo o 100 peças de dinheiro e nesse Campo próximo da cidade de siquém que também era o nome do filho do príncipe amor que era o chefe né daquela região ali naquele lugar Jacó arma a sua tenda com toda sua família seu rebanho seu gado suas seus bens suas Posses e foi ali que ele edificou o primeiro Altar ao senhor Deus e cavou o primeiro poço em canal foi lá pense quem Talvez ele
devesse ter ido fazer isso em Betel como ele tinha prometido que quando ele tava fugindo de Jacó ele teve um sonho lá em Betel onde Deus lhe apareceu lembra o sonho da escada onde os anjos subiam e desciam Deus Estava Lá em cima e desce ao encontro de Jacó e que vai abençoar Jacó na ida para mesopotâmia e Jacó então diz eu juro que eu vou edificar Um Altar ao Senhor aqui nesse lugar em Betel só que agora Jacó tá voltando pelo outro lado do rio Jordão e ele vai morar em siquém e é lá
que ele edifica o seu primeiro Altar Quem sabe ele deveria ter ido para Betel como ele tinha prometido nós dizemos isso pelo que vai acontecer em seguida um dos episódios mais trágicos do Antigo Testamento e que revela a profundidade da depravação do coração humano e a necessidade que nós temos da Graça de Deus esse incidente aqui envolve Dinar aquela filha de Jacó com Lia envolve-se quem o príncipe filho de amor e quero líder dos hebreus da região e dois dos filhos de Jacó Simeão e Levi vocês Com certeza já conhecem a história mas eu queria
com vocês hoje ver mais de perto o que é que Moisés que registrou isso aqui que é que ele queria ensinar com isso Qual é o propósito dele que lições isso aqui pode nos trazer no dia de hoje então nós vamos ver primeiro do verso 1 até o verso 4 o relato de como se quem o príncipe o filho do rei daquela região ele violenta Dinar que é a filha de Jacó Vamos ler o texto verso 1 até o verso 4 hora Dina a filha que Lia teve com Jacó saiu para ver as filhas da
terra quem a viu foi-se quem filho do eveu amor que era príncipe daquela terra tomando-a ele teve relações com ela e assim a humilhou se quem se apegou a Dinar filha de Jacó amou a jovem e lhe falou ao coração então se quem disse a seu pai amor consiga me está jovem para que seja a minha esposa o texto começa então narrando o estupro de Dinar e foi feito pelo príncipe se quem diz o texto aí no verso primeiro que Dinah saiu um certo dia para ver as filhas da terra ou seja para ver como
é que as mulheres cananitas viviam se comportavam se vestiam é uma vida por curiosidade ou porque ela já tinha feito isso outras vezes ela sai do ambiente seguro do Acampamento ali na propriedade que seu pai tinha comprado e ela vai para cidade e disse quem para poder ver ali as filhas da terra ela era provavelmente a única filha que Jacó teve E lembrando que era filha de Lia que não era a esposa amada de Jacó isso aconteceu Provavelmente depois de algum tempo que Jacó e sua família havia se estabelecido ali e de nada viria ter
entre 12 a 16 anos de idade lembrando a vocês que no antigo Oriente uma menina de 12 anos uma vez que ela começa a puberdade ela já era considerada apta para o casamento apta para o casamento e ela certamente era virgem o que vai contribuir para gravidade daquilo que vai acontecer ela não deveria estar interessada na maneira de viver das mulheres cananitas saiu sozinha talvez escondida pensou que não tinha razão para precisar de alguma Escolta de qualquer forma ela se expôs ao perigo e aqui existe uma para nós que às vezes coisas ruins acontecem conosco
por falta de atenção cuidado e precaução O mal está em todo lugar O mal está em todo lugar eu sei que a gente deve esperar o melhor das pessoas dos vizinhos das colegas do trabalho de amigos nas redes sociais dos próprios parentes mas a Bíblia manda que nós sejamos sábios e você sabe o que significa olhar para a humanidade da perspectiva de Deus e a Bíblia nos diz que nós somos pecadores que os filhos de Adão são pecadores e que eles são capazes de fazer o mal dada a oportunidade essa oportunidade porque ela saiu do
seu local seguro para ver as filhas da terra não tinha outra razão não sei essa curiosidade quero saber quero conhecer mais e aí vai entrando onde não deve ir e se vê de repente numa situação como essa a um jogo de palavras aqui no hebraico no verso 2 porque veja o verso 34 Diz ela saiu para ver as filhas da terra verso 2 Mas quem a viu foi-se quem ela saiu para ver e foi avistada esse é o risco ela foi avistada por siquém que era o filho do governador da região diz aí o texto
que se quem viu Diná tomou-a isso é significa agarrou-a e a violentou teve relações com ela e assim a Humilhou humilhou porque ela não queria humilhou porque ela ali ela perdeu a sua virgindade e isso no antigo Oriente provavelmente significava que ela não ia poder nunca mais casar e foi um ato de violência física contra a vontade dela então esse príncipe fez isso ele Tudo indica que ele a levou para o seu palácio a gente vai ver evidência para isso mais na frente no texto ele tomou ele viu adinar devia ser uma moça atraente tomou
a Dinar levou para o castelo para o pa dele e ali a violentou e forçou de nada ter relações com ele Talvez porque ele achando que uma vez que ele era o filho do rei dos reeus ele podia qualquer coisa e ter a mulher que quisesse ele fez aquilo com aquela mulher que tava andando por ali meio bobinha né querendo ver as coisas e tal de repente ele pegou levou e estuprou como era prática dos ananitas vocês lembram do episódio de Sodoma e Gomorra que aconteceu alguns Capítulos antes que era a prática o estupro de
visitantes né os moradores de Sodoma eles queriam estuprar é o ló e a sua família e aliás os anjos que vieram como visitantes né a um paralelo aqui você tem esse cananeu e aqui tem essa moça que tá entrando na cidade dele assim né sozinho e tudo mais então o estupro era e até coletivo né como é o caso de Sodoma era alguma coisa que era comum no meio daquela geração que não conhecia Deus não é à toa que Deus disse eu vou trazer castigo sobre essa geração os moradores de Canaã por conta da sua
violência e por conta da sua imoralidade bom ali de lá foi forçada a permanecer na casa de si quem aqui apenas a lembrando aos irmãos esse tipo de atitude do do do Rei achar que ele pode pegar a mulher que ele quiser e levar para ele nós vimos isso com Sara no Egito lembra Deus que protegeu e depois Rebeca entre os filisteus não foram a ação de Deus essas duas matriarcas seriam sido também violentadas estupradas e fazer parte do harém do rei do Egito e do rei dos filisteus Mas apesar da poligamia que havia entre
os povos cananeus haviam leis e código de honra entre semitas violentar uma virgem entre Os descendentes de 100 era visto como algo errado e digno de castigo porque a moça ficava desonrada né e não conseguiria mais casar mais tarde quando a lei de Moisés foi dada aos semitas ela previa castigos severos para quem estuprasse violentasse uma virgem em Israel havia também uma agravante e vai voltar várias vezes aqui no texto havia uma agravante é que se quem era um Pagão ele não era circuncidado ele não tinha o sinal da Aliança de Deus então Dina não
somente foi violentada mas o texto vai dizer que ela foi contaminada e a palavra contaminada usada para ela aqui é a mesma palavra que mais tarde vai aparecer aqui no livro de Êxodo e no livro de Levítico Deuteronômio também para se referir a uma pessoa que está cerimonialmente impura na lei de Moisés algumas pessoas se tornavam contaminadas pessoas que tocavam em sangue a mulher que tava no fluxo menstrual ou o homem que tocasse no Animal morto ele ficava impuro contaminado ele não podia entrar no Tabernáculo não podia oferecer sacrifícios a Deus então esse termo contaminado
é o termo que Moisés usa aqui porque porque quem estuprou de lá foi um Pagão foi um Pagão teria sido ruim do mesmo jeito se fosse um semita também mas o agravante é que foi também um Pagão então ela não somente foi violentada mas ela foi contaminada por um Pagão veja como texto bíblico se refere ao que aconteceu no verso 2 diz que se quem humilhou de nós já vimos isso no verso 5 e no verso 13 o texto diz que ele é desonrou no verso 7 diz que se quem cometeu uma afronta a nação
Diz ao povo de Israel no verso 7 ainda diz que ele violentou a filha de Jacó e no verso 31 Moisés é registra o que os irmãos de Diná dizem que se quem havia tratado a irmã deles como uma prostituta então sobre todos os ângulos Essa é uma situação terrível né e reflete o sofrimento a dor de mulheres através da história dos nossos dias é a mesma coisa talvez não tão abertamente né talvez não tão a descaradamente assim porque não existe ninguém que se julgue que tenha esse poder de pegar mulher que ele quiser na
rua estuprar e tá tudo muito bem mas a gente sabe que tem estupro que tem violência física agressão é contra as mulheres e a Bíblia ela nunca nunca foi omissa com relação a isso embora muitos ativistas digam que a bíblia é um livro machista ou que a bíblia promove de alguma maneira a violência contra as mulheres é de gente que provavelmente nunca leu a Bíblia porque nesse Episódio aqui o que nós vamos ver é que o que aconteceu Moisés registra do ponto de vista negativo isso aqui não é uma coisa ser aceita não é a
coisa ser assim embora a reação dos irmãos de tiro desproporcional como a gente vai ver mas não isso não anula a culpa do Príncipe se quem e da maldade que ele havia feito com aquela garotinha caminhando lá pelas ruas de da sua cidade Mas alguma coisa extraordinária acontece aqui e que pega o leitor de surpresa é que se quem se apaixonou por ela a gente tem um relato de outro estupro no livro do dos Reis em que é um filho de Davi estuprou a sua irmã Tamar e o texto diz que depois que ele estuprou
Tamar ele teve ódio dela ficou com abuso ficou com nojo dela depois além de ter humilhado depois expulsou né ela saiu da casa dele e para Rua vestida de uma forma desonrosa e tudo mais e aqui você vê o contrário o estuprador se apaixonou pela pela moça como diz aí o verso 3 se quem se apegou de lá filha de Jacó amou a jovem e ele falou ao coração diz aqui literalmente que a alma dele se apegou então não era uma mera paixão né era alguma coisa séria né coisa grande no coração desse moço né
a alma dele se apegou a Dinar e ele se apaixonou por ela e diz aí que ele me falou o coração e provavelmente com palavras doces e palavras cativantes querendo conhecer a jovem A de livre espontânea vontade casasse com ele e ficar morando ali ser esposa dele ele procurou fazer isso né então é um remendo né é um remendo mas tarde na lei de Moisés a lei de Moisés vai dizer que quem estuprar uma virgem tem que casar com ela e não pode mandar ela embora sem conhecer a lei de Moisés mas conhecendo a lei
natural e tendo a imagem de Deus no seu coração Esse Pagão entendeu que era a coisa certa a fazer ele casasse com aquela pessoa aquela moça que ele tinha é violentado e humilhado daquela forma e aí vem conversar com ela né É claro é um Pagão você não nota que nem um pedido de perdão não é um sinal de arrependimento mas percebe-se que há uma certa nobreza uma pessoa que pelo menos quer consertar alguma coisa que começou errado e ele tava disposto Realmente ia casar com uma moça o verso 4 diz aqui que ele foi
a seu pai amor que era o chefão e disse consiga me esta jovem para que seja a minha esposa consiga-me essa jovem você sabe que naquela época os casamentos eram arranjados então para que ele casasse com a Diná o pai dele amor tinha que resolver isso com o pai dela que era Jacó então sabedodor disso ele vai para o pai disse pai eu quero essa moça eu quero casar com ela quero que ela seja minha esposa vai lá falar com o pai dela é Jacó que mora aqui lembra dele ele comprou aquela propriedade naturalmente devia
ter informado se quem é quem ela era né E aí agora com essa informação ele diz eu vá lá Vamos acertar o casamento aqui mais adiante como eu já mencionei além de Moisés dizia que o castigo para quem violasse uma moça virgem em Israel era uma soma em dinheiro era um Dote e casar-se com ela sem possibilidade de divórcio não podia mandar embora né se violentou vai ficar com ela para o resto da vida bom então queridos essa é a primeira parte do texto Onde Moisés retrata de uma maneira muito gráfica Clara esse esse ato
de violência que inesperadamente termina num coração apaixonado num coração que está interessado é pela moça da parte de se quem E aí do verso 5 até o verso 12 você tem a segunda parte do texto e que Moisés registra as tratativas não é para que esse casamento acontecesse só que dessa feita agora entra um novo elemento que são os irmãos da moça né a moça tem irmãos não é assim né então agora a situação Vai tomar um outro um outro rumo né você quem tava mexendo num vespero e não tinha a menor ideia de onde
é que ele tava ele tava entrando bom vamos ver o texto Então do verso 5 até o verso 12 quando Jacó ficou sabendo que de na sua filha havia sido desonrada por si quem os seus filhos estavam no campo com o gado por isso calor esperou até que eles voltassem Então amor o pai disse quem saiu para falar com Jacó quando os filhos de Jacó vieram do campo e ouviram que havia acontecido indignaram-se ficaram muito irados pois se quem havia praticado uma afronta em Israel violentando a filha de Jacó que era algo que não se
devia fazer mas amor falou com eles dizendo Meu filho se quem está profundamente apaixonado pela filha de vocês Peço que seja dada por esposa torna esse nossos parentes bem as filhas de vocês para nós e vocês tomem as nossas filhas vocês habitarão em nosso meio até restaurar o seu dispor morem nela negociem e adquiram propriedades e o próprio se quem o moço né disse ao pai e aos irmãos de Dinah Jacó e os irmãos dela que eu obtenha esse favor diante de vocês lhes darei o que pedirem aumentem em muito o dote de casamento e
as dádivas darei o que me pedirem dai-me porém a moça por esposa tava apaixonado não Arriou os quatro pneus step né darei que vocês quiserem mas eu quero casar com ela eu quero casar com ela que Que Nós aprendemos aqui bom primeiro a notícia do ocorrido correu rápido e Jacó ficou sabendo né Diz aí um verso 5 Jacó ficou sabendo que Dinar sua filha havia sido desonrada por si quem literalmente aqui a palavra contaminada mais uma vez o josélitos consideravam os demais povos como impuros não tinha o sinal da circuncisão e não era um povo
eleito de Deus então como vimos isso aqui é importante de lá não somente foi violentada mas contaminada só que Jacó silenciou quando chegou a notícia de que a filha tinha sido estuprada violentada por si quem e filha do rei dos hebreus ele ficou quieto texto disse aqui ele tava sozinho os filhos estavam no campo cuidando do rebanho e ele temia ser atacado em morto vejo que o texto Diz aí Jacó quando Jacó ficou sabendo que sua filha tinha sido desonrada os seus filhos estavam no campo com o gado por isso calou-se porque ele temia que
se ele fosse cobrar satisfações ao amor né pai do siquei poderia ter uma reação adversa e ele tava sozinho ali né os filhos dele que era com quem ele contava para segurança e proteção tava no campo então o que que ele fez ele espera ele resolveu esperar até que os filhos voltasse mas nesse meio tempo nesse meio tempo o próprio amor saiu da cidade e veio falar com Jacó atendendo ao período do seu filho Lemos aí no verso 6 Exatamente isso amor o pai de si quem saiu para falar com Jacó aqui ainda sobre o
silêncio de Jacó né um pai deveria ficar muito indignado com esse tipo de coisa mas o silêncio de Jacó se deve não somente ao fato que ele temia uma Retaliação se ele fosse reclamar mas quem sabe talvez ele não pensou que isso era uma coisa muito grave né já que estava no meio de um povo que viu o estupro como uma coisa natural ou quem sabe porque era filha da esposa não amada talvez fosse a filha de Raquel ele Talvez tivesse outra atitude mas ela de Dinar por isso que poligamia sempre problemático no antigo testamento
né é um é melhor casar com uma esposa só a partir daí é complicado todos os casos de poligamia do Antigo Testamento eles acabam trazendo algum tipo de complicação talvez se fosse filha de Raquel atitude dele era outra mas Lia era a esposa não amada e quem sabe ele não mostrou muito interesse mas enquanto isso chega amor e ele apresenta Jacó o pedido de casamento como diz o verso 6 falou com Jacó e eles estão conversando quando chegam os irmãos agora o caldo vai entornar a essa altura Lemos aí no verso 7 e os filhos
de Jacó vieram do campo viram que tinha acontecido a essa altura Simeão e Levi que eram os irmãos de Dinar de pai e mãe era irmãos puros né eles viviam ter um pouco mais de 20 anos apenas pouco mais de 20 anos quando a gente faz as contas o texto diz que eles ficaram muito indignados e irados porque se quem tinha praticado uma afronta em Israel violentado a filha de Jacó contaminado de lá que era algo que não se devia fazer entre os israelitas tá aí no verso 7 ele se indignaram ficaram irados se quem
havia praticado a frota em Israel violentaram a filha de Jacó que era algo que não devia fazer os irmãos ficaram com muita raiva príncipe siquei mas o pai né Tenta resolver a questão de maneira honrosa no verso 8 ele diz assim mas amor falou com eles dizendo Meu filho se quem tá profundamente apaixonado esse texto a gente já leu né o pai ele tenta diminuir a pressão e a atenção dizendo Olha o meu filho tá não é tudo bem isso aconteceu mas meu filho tá apaixonado Meu filho quer consertar quer casar com ela né E
aí ele aproveita e já faz uma oferta mais Ampla e ele diz não só autorize o casamento de Dinar com se quem Mas vamos é promover outros casamentos né as filhas de vocês se estiverem né quando tiverem filhos que se casem com os nossos filhos e os filhos de vocês se casem com as nossas filhas Vamos ser parentes né que é o termo que ele diz aqui ó no verso 9 tornem-se nossos parentes estejam não vai não a gente é muito ruim isso aí vamos lá o pai do moço aqui ele tenta resolver a questão
meu pai do céu só falta 40 minutos Senhor ele faz a proposta de que ele se tornem parente está vendo aí no verso 9 torna-se nossos parentes E aí Ele oferece a terra porque ele era o Rei ele diz vocês habitem onde vocês quiserem Jacó teve que comprar um terreno quando chegou ali mas agora o príncipe o rei diz aqui vocês podem morar onde vocês quiserem onde quiserem negociem adquiram propriedades E aí o próximo o próprio moço né no verso 11 ele disse aos irmãos de Dinah o que vocês pediram como Dote Eu tô disposto
a dar pela minha pela Dina tô disposto a dar o que vocês quiserem inclusive aí no verso 12 ele tá fazendo isso aí gente quando eu leio isso aqui eu vejo que Moisés está fazendo aparentemente um contraste proposital entre Jacó e seus filhos quero os filhos da aliança e aqueles pagãos cananeus e o contraste é esse quem para vocês parece que é mais honrado e honesto os cananeus estão ganhando até aqui porque foram sinceros foram Francos queriam resolver o problema e nós vamos ver que os filhos de Jacó fizeram um acordo traíram e fizeram uma
carnificina Então essa esse contraste aqui mostra que o fato de nós pertencermos ao povo da Aliança que temos o batismo como sinal dessa aliança não nos faz melhor do que os pagãos porque tem gente que não é crente que não se diz cristã mas que por causa da Graça comum de Deus é mais honesto do que muita gente que diz que é crente e tem palavra muito mais do que crente mentiroso e é sincero mais do que crente hipócrita essa eu penso que essa é uma das sutilezas aqui do texto porque você pergunta por que
que Moisés está fazendo isso é porque ele tá preparando o caminho para o próximo episódio que vai ser esses irmãos de Dinar vão trair a sua própria carne vou entregar José como Prisioneiro e como escravo para o Egito tá preparando o caminho Moisés está preparando o caminho para esse episódio que vai acontecer depois por isso que ele é um mestre da narrativa né Moisés a gente tem que ficar prestando atenção no Impacto que ele quer causar no leitor bom como vimos amor foi Além estendeu a proposta e o próprio se quem pede para casar com
Diná e diz que ele pode aumentar o dote enquanto quisesse E aí do verso 13 a 17 nós temos a resposta dos irmãos de ninar leiamos Então os filhos de Jacó por haver se quem desonrado de lá a irmã deles responderam com astucia-se quem e a seu pai amor e disseram não podemos fazer isso dar a nossa irmã a um homem que ainda não foi circuncidado porque isso seria uma vergonha para nós sob uma única condição permitiremos que você se tornem como nós circuncidando todos do sexo masculino então eles darem umas nossas filhas tomaremos para
nós as filhas de vocês habitaremos no meio de vocês e seremos um só povo se porém não ouvir e não quiserem ser circuncidados tomaremos a nossa irmã iremos embora Essa foi a resposta não de Jacó mas dos irmãos de Dina eles estavam profundamente irados contra-se quem especialmente Simeão e Levi que eram os irmãos de pai e mãe de Diná aparentemente todos os irmãos contudo tomaram as dores de Diná lembremos que Os descendentes de Abraão não eram para casar com pessoas de outros povos porque Deus os havia escolhido para preservar a semente Santo Esse foi o
argumento que Abraão usou quando mandou Isaque a Mesopotâmia buscar uma esposa e foi o mesmo argumento que Raquel usou quando mandou o próprio Jacó para dar Aranha para casar com uma semita também a proposta de amor se quem dos hebreus tinha sido sincera mas a ira dos irmãos de Diná era maior do que qualquer outra coisa não que ele estivesse em zelo pelas coisas de Deus aqui é importante não é que eles tivessem zelo pelas coisas de Deus porque a narrativa vai mostrar que dificilmente eles eram tementes a Deus a gente vai ver isso mas
adiante em alguns outros episódios mas porque eles têmiam ser motivo de zombaria e ter a sua vida colocada em risco na terra de Canaã do tipo assim a notícia ia correr a filha de Jacó o grande Patriarca foi violentada pelo príncipe se quem e ficou por isso mesmo isso é um povo covarde como é que eles não se indignaram vamos assaltá-los e tomar a propriedade eles tinham medo disso aí de parecer fracos diante lembra que eles estavam cercado daqueles inimigos né cercado daqueles inimigos então eles tinham medo é de do que podia acontecer e provavelmente
liderados por Simeão e Levi resolveram se vingar dos Reus Eles resolveram tomar vingança dos hebreus a septuaginta que a versão grega do hebraico diz que foram Simeão e Levi que responderam aos hebreus quando dizem que no verso 13 Então os filhos de Jacó responderam com astúcia na tradução do asseptuaginta tá dizendo Simeão e Levi responder o constitucional esse projeto de se vingar dos hebreus e eles dizem então eles dizem então que concordam mas com uma condição que ele só podem concordar com a condição que se quem amor e todos os homens da cidade deveriam se
circuncidar Eles podiam ter perdido só se quem né Se fosse bem intencionados mas ele já estavam Armando um plano eles queriam que se quem o pai disse quem e todos os homens da cidade se circuncidassem o argumento deles teologicamente está correto no verso 14 quando eles dizem assim não podemos dar a nossa irmã a um homem que ainda não foi circuncidado porque ele seria uma vergonha para nós teologicamente eles estavam corretos Deus disse tinha dito que eles não deveriam casar com ninguém fora da família dos semitas então eles não podiam fazer esse tipo de coisa
então você vê aquela quando você usa a verdade com propósito maligno a verdade sempre a verdade mas ela pode ser usada com propósito maligno você pode estar certo ele Estavam certos teologicamente mas intenção deles era outra nem sempre uma pessoa verdadeira é uma pessoa bem intencionada e nem sempre a verdade aponta para a intenção do coração como é o caso aqui deles mas não podemos dar a nossa irmã para ser mulher de um homem não ser considerado É verdade Deus tinha proibido isso quando fez o pacto com Abraão Mas a intenção deles agora era absolutamente
outra ele sabiam que os homens estariam fracos depois da circuncisão e que estariam se recuperando e que eles então iriam aproveitar para matar todos eles aí eles colocaram como única condição veja eles disseram assim nós não queremos nem Dote porque se quem disse pode pedir o que quiser ele disseram nós não queremos Dota nenhuma a gente só quer uma coisa uma só é que vocês todos se circunciem aí nós podemos se tornar nos tornar parentes de vocês nós podemos casar com as suas filhas e as filhas casa conosco e assim por diante e eles dizem
isso aí é incondicional verso 17 se vocês não quiserem nós tomaremos nossa irmã iremos embora jogaram pesados agora Lemos aí do verso 18 a 24 que os eveus aceitaram a proposta agora são eles as vítimas né os hebreus caíram na conversa disse-meão e Levi Diz aí que eles que já diz aí que amor se quem ficaram agradados com a resposta e aceitaram vamos ver do verso 18 até o final que é a última parte do nosso texto já estamos caminhando para conclusão Tais palavras agradaram amor e sequem seu filho o jovem não tardou em fazer
o que foi solicitado porque amava filho de Jacó e era o mais honrado de toda a casa do seu pai assim amor esse quem seu filho vieram o portão da sua cidade e falaram aos homens da cidade esses homens são pacíficos em relação a nós portanto deixa em que mora na aí negocinho nela a terra espaçosa bastante para contê-los Vamos tomar as filhas deles por esposas e dar também as nossas filhas a eles mas eles só concordaram em morar conosco tornando-nos um só povo se todos os homens em nosso meio se deixarem circuncidar como eles
são circuncidados não é verdade que o gado os bens e todos os animais deles serão os nossos Portanto vamos concordar e eles ficaram morando entre nós e todos os que saiam do portão da cidade deram ouvidos amor e assim quem seu filho e todos os do sexo masculino foram circuncidados todos os que saíam pelo portão da cidade aqui nós temos o relato de como amor e se quem seu filho trazem a proposta para os homens da cidade no portão da cidade Portão da cidade era o local da transação financeira alianças compra e venda de propriedade
tribunais e julgamentos era ali que se reuniam o juiz e testemunhas era o local mais importante das cidades do antigo Oriente O Pagão se quem é retratado aqui como uma pessoa honrada Porque ele disse que ele foi o primeiro verso 18 agradaram amor e se quem seu filho 19 o jovem não tardou em fazer o que foi solicitado porque amava a moça Então o que mostra que ele a proposta dele era sincera né eles eram sinceros eles queriam de fato casar com a moça e resolver tudo isso e ele foi o primeiro a fazer E
aí foram para E aí foram para o portão da cidade né primeiro o moço já se circuncida E aí já vão para a porta da cidade conversa com os demais moradores e olha os argumentos primeiro esse pessoal é gente pacífica e gente amiga não era não era segunda vez há espaço suficiente entre eles para acomodar entre nós para acomodar a família deles é o argumento que é usado no verso 31 é verdade nós vamos casar com eles eles vão casar conosco e nós vamos ser um povo só é verdade verso 21 no final vai isso
aqui é amor dizendo né para os homens da cidade no final Isso vai ser um ganho para nós porque Jacó é muito rico tem muita propriedade Então o que é dele também vai ser nosso quer dizer tinha um pouquinho aí de interesse também né na negociação com os homens da cidade que não tinham nada a ver com isso mas o que interessava era propriedade era gado então ele disse olha a gente vai ter um lucro se esse pessoal casar conosco aqui que com base nisso eles fazem a proposta de todos se circuncidarem conforme pedido pelos
hebreus e então eles concordam verso 24 todos os que saíam do portão da cidade quer dizer os homens de maioridade né isso aqui não se refere a criança o que sai pela porta da cidade seria os homens de maior idade eles deram ouvidos amor e assim quem seu filho todos do sexo masculino foram circuncidados todos os que saíam pelo portão da cidade Note que eles é não tinham não se importavam com sentido religioso da circuncisão né E para eles eram um sinal daquele povo estranho né eles não tinham o que ele estava interessado era na
proposta que o si quem tinha feito de que eles então teriam e herdariam a riqueza do dos semitas bom agora terminando de verdade do verso 25 a 31 a traição de Simeão e Levi no terceiro dia quando os homens sentiam mais forte a dor dois filhos de Jacó Simeão e Levi irmãos de Dinar pegaram cada um a sua espada entraram inesperadamente na cidade mataram todos os homens passaram também ao filho da espada amor e seu filho se quem tiraram de nada da casa de si quem e saíram os filhos de Jacó vieram passaram por cima
dos cadáveres e saquearam a cidade porque a irmã deles havia sido desonrada levaram deles os rebanhos os bois os jumentos o que havia na cidade no campo pegaram todos pegaram todos os bens e levaram cativas as mulheres todas as crianças e saquearam tudo que havia nas casas então Jacó disse a Simeão e Levi vocês me criaram um problema e me fizeram odioso entre os moradores dessa cidade entre os cananeus e fariseus como somos pouca gente ele se reuniram contra mim e serei destruído eu e a minha casa Eles responderam e que direito ele tinha de
tratar a nossa irmã como se fosse prostituto não tem o menor remorso não é mas vamos ver aqui a traição dos dois lembremos que naquela época as condições médicas eram bem primitivas assim circuncisão era e é uma cirurgia e ela naquela época era feita assim anestesia e levava tempo para cicatrizar três dias depois da circuncisão a dor ainda era intensa e havia uma grande possibilidade de inflamação segundo alguns Escritores da antiguidade os homens que se considerava frio por duas ou três semanas antes da cicatrização se completar e foi essa ocasião que se mel e levia
vinham planejado para matar todos os homens da cidade diz aí o verso 25 que eles estavam em casa se recuperando com dores totalmente desprevenidos com relação a um ataque quando Simeão e Levi movidos pelo Ódio violência e desejo de matar passaram ao Fio da Espada todos os homens aparentemente os irmãos não participaram pois só Simeão e Levi então essa parte da Carne oficina foi os dois irmãos que fizeram tanto é mais tarde Jacó no final do livro de Gênesis no Cântico dele na oração na benção que ele disse ele disse o seguinte sobre Simeão e
Levi você pode ver em Gênesis 49 Simeão e Levi são irmãos as são irmãos porque filhos da mesma mãe né que era Lia Simeão e Levi são irmãos as suas espadas são instrumento de violência que a minha alma não entre no conselho deles que a minha glória não participe do seu agrupamento porque no seu furor mataram homens e na sua vontade perversa mutilaram touros maldito seja o seu furor pois era forte maldita seja sua Ira pois era intensa eu dividirei em Jacó e eu os espalharei em Israel próprio pai os amaldiçoou mais tarde quando estavam
velhos quando tava velho e quando ele dá a benção final aos seus filhos ele se lembra do que é que esse meião ele fizeram então isso indica que foram os dois que entraram e mataram todos os homens da cidade diz o verso 25 que eles entraram inesperadamente e mataram inclusive o jovem se quem e seu pai amor que era os líderes da cidade mas aí ó diz o texto que vieram os demais irmãos e saquearam a cidade verso 27 que diz assim os filhos de Jacó vieram os outros passar por cima dos cadáveres imagina a
situação né não tô nem aí ó eles entraram passaram por cima dos cadáveres no hebraico diz literalmente vieram aos mortos vieram aos mortos né que significa que eles passaram por cima dos dos cadáveres e talvez não todos né porque a essa altura José devia ter uns oito anos de idade 6 anos de idade Benjamin Não era nem nascido ainda mas José era um menorzinho mas os outros estão falando aqui de gente de 20 anos para 16 anos de idade mais ou menos às vezes ficam pensando que ficava barbudo com 30 anos 40 não era de
20 e Poucos Anos para é 17 e 16 anos de idade esses adolescentes eles fizeram isso entraram ali e mataram todos e tiraram a irmã deles de lá Tiraram a irmã deles de lá como diz aí o verso reverso 29 não é isso mesmo 26 passaram também ao Fio da Espada amor e seu filho se quem tiraram de nada a casa de siquém e saíram lembra que eu disse que ela tava na casa dele ele tinha levado ela do campo lá para casa dele tinha feito tudo isso lá com ela então ela tinha todo esse
momento ela tava lá ela tinha permanecido lá e agora os dois irmãos vão lá mata todo mundo tiram a irmã e aí os outros irmãos entram né entram e aí sai saqueando tudo tudo que eles puderam pegar mulheres crianças a animais bem tesouros eles saquearam a cidade toda toda e levaram as riquezas para a propriedade para o acampamento do seu pai o silêncio de Jacó nessa narrativa toda diante do estupro de Dinar e na reação dele diante dos filhos pode indicar que ele não sabia de nada Jacó provavelmente não participou desse plano de Simeão e
de Levi tanto é que usa amaldiçoa depois mas no mínimo a reação de Jacó aqui no último Versículo da nossa nossa passagem no penúltimo Jacó disse vocês me criaram um problema me fizeram odioso entre os moradores etc etc mostra que ele ficou preocupado com ele ele não mostrou preocupação com a filha não recriminou os irmãos a essa altura Apenas disse assim o Que Vocês Fizeram me causaram um monte de problemas que problemas foi estragar os planos de Jacó de ficar em si quem já tinha comprado a propriedade ali agora não dava mais para ficar ele
tinha que sair dali É porque os outros cananeus inclusive menciona os fariseus né eles viriam para tomar Vingança que tinha acontecido tanto é que no próximo capítulo a gente já vai ver Jacó juntando tudo que tem e indo embora dali porque não podia ficar então ele disse para os filhos vocês atrapalharam os planos familiares com essa atitude de você criar um problema aí depois diz ainda nesse verso Vocês me fizeram odiosos literalmente no hebraico Vocês me fizeram fedorento diante desses povos então eu sou como um mau cheiro agora para Esses povos depois disso que vocês
fizeram a e ele chama aqui os cananeus e os farezeus né que é uma das sete Nações que Deus destruiria em Canaã ele se reuniram contra mim porque eu sou pouco eles me destruirão em toda minha casa o velho Patriarca aparentemente não tinha crescido espiritualmente porque ele passou por tanta coisa né o Valdo Jaboque enfrentou labão enfrentou Esaú e agora ele tá aqui desesperado da angustiado tá com medo tá aflito o que mostra que idade não quer dizer que a gente aprendeu muita coisa eu te explico para vocês com o conhecimento de causa né a
gente cresce a gente envelhece a gente aprende mas tá sempre aprendendo e às vezes a mesma lição de confiar em Deus e depender de Deus e andar nos caminhos do Senhor ele os filhos de Jacó não tem o menor remorso você vê aqui ele tratou nossa irmã como uma prostituta não aqui quebrantamento quebrantamento nos irmãos de Jacó só vai acontecer no final de Gênesis Quando Deus os expõe a possibilidade da morte da prisão então é que ele choram ele se quebrantam se reconciliam com seu irmão só vai ter quebrantamento depois por hora eles permanecem com
o coração endurecido depois de tudo que eles tinham feito o que que Moisés queria ensinar a gente aos israelitas eu peguei aqui duas ou três lições bem rápidas primeiro por um lado a importância da circuncisão como o sinal da Aliança de Deus com Abraão e seus descendentes a circuncisão tem um papel Central nesse texto aqui e Moisés queria que isso ficasse muito claro para o povo de Israel que a circuncisão é um sinal do povo escolhido que portanto os israelitas não deveriam dar suas filhas para quem não fosse circuncidado e que se Esses povos aceitassem
a circuncisão somente Se e somente assim eles poderiam fazer parte do Povo de Deus a segunda lição que eu vejo aqui é que Moisés queria dizer queria mostrar eu já dei uma dica sobre isso que é circuncisão não tornava alguém mais justo honesto em honrado se quem amor e os hebreus eram e circuncisos mas eram mais honrados e justos que os filhos de Jacó que tinha um sinal da circuncisão eu já come aqui o que que isso pode significar para nós somos batizados temos a ceia do senhor temos os sinais da Aliança Somos um povo
que se reúne mas isso quer dizer que a gente é mais isso não quer dizer que naturalmente automaticamente nós somos mais justos e retos no nosso procedimento para com outras pessoas e o que ensina que a verdadeira circuncisão é do coração e a lição que eu queria tirar para nós hoje tenho várias mas meu tempo já passou muito tempo eu sei que vocês vão dar um desconto porque eu tô cinco meses devendo né então a lição que eu diria queria tirar para nós hoje é que esse texto mais do que muitos outros do Antigo Testamento
ele mostra até provação da condição humana até provação do coração do homem todas as personagens desse Episódio lamentável tem alguma medida de culpa Dinar por serem Prudente curiosa e entrar onde não devia ela é responsável em parte pelo que aconteceu se quem por ter violentado aquela moça aquela adolescente andando pelas ruas da sua cidade ele é culpado também Jacó por ter sido omisso e se preocupar somente com sua segurança e com seus planos amor o pai disse quem porque ele tinha interesses financeiros em assimilar os israelitas Simeão e Levi por terem assassinado os homens da
cidade e os demais irmãos porque saquearam tudo e assim se tornaram cúmplices e coniventes Gente o que você tem aqui o que temos aqui é um retrato perfeito da humanidade não há justo não há um sequer todos pecaram e carecem da Glória de Deus somos pecadores perdidos culpados indignos de Deus Somente a graça de Deus em Cristo Jesus pode nos redimir da nossa condição de pecadores o Evangelho é pregado nesse texto ao contrário porque ele mostra a má notícia ele mostra o quadro real de quem nós somos você pode se encaixar em um desses personagens
você é o príncipe quem que acha que pode tudo você é o patriarca Amor que acha que dinheiro pode resolver os problemas você é Simeão você é dos irmãos Simeão e Levi que acham que pela força e pela violência pode conquistar o que querem você é o restante dos irmãos como os demais irmãos aproveitadores da desgraça alheia e que saqueiam quando podem todos nós nos encaixamos em alguma dessa categoria e é por isso que nós precisamos de Cristo que ele nos salve que ele nos perdoe que ele nos transforme e é dessa forma que Cristo
é apresentado aqui nesse texto como sendo aquele que pode nos perdoar redimir e transformar amém vão ficar em pé gente e vamos orar distante vocês verem A misericórdia de Deus séculos depois adivinhe qual tribo Deus vai escolher para ser sacerdote tribo de Levi Deus é demais desses assassinos aqui ele escolheu a tribo de Levi de onde Tiraria os sacerdotes que seriam mediadores entre o povo e Deus o feriu ofereceria um sacrifícios seriam consagrados a Deus isso é graça e misericórdia amém pai amado bem dizermos o teu nome nessa noite agradecidos pelo evangelho que nos salva
agradecidos pela bíblia que é clara sobre a nossa condição que não ilude e que não passa pano sobre aquilo que nós somos e nos tornamos com o pecado te damos graças porque teu filho se tornou um de nós levou sobre si a nossa culpa para que nós pudéssemos ser redimidos e pudéssemos ser sacerdotes diante de ti abençoa teu povo que aqui se reúne nessa noite abençoa a nossa nação tem misericórdia de nós Garanta senhor que nós continuemos a te servir de todo o coração sempre em toda e qualquer situação a tua igreja sobreviveu séculos e
continuará sempre porque as portas do inferno não prevalecerão contra ela ouve a nossa oração em nome de Jesus amém