nós vamos abrir a palavra de Deus mais uma vez Dessa feita no livro de Gênesis livro dos princípios nós vamos do verso 18 até o verso 35 o relato da criação da mulher Gênesis Capítulo 2 18 a 25 possamos a leitura da palavra de Deus o Senhor Deus disse ainda não é bom que o homem esteja só farei para ele uma Auxiliadora que seja semelhante a ele Tá vendo pois o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus trouxe-os Adão para ver que nome lhe daria e o
nome que ele desce a todos os seres vivos esse seria o nome deles o homem deu nome a todos os animais domésticos as aves dos céus e a todos os animais selvagens mas para o homem não se achava uma Auxiliadora que fosse semelhante a ele então Senhor Deus fez carinho Um pesado sono sobre o homem e este adormeceu tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne e da costela que tinha tirado do homem o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele e o homem disse esta final é osso dos meus
ossos e Carne da Minha Carne será chamada varoa porque do varão foi tirada por isso o homem deixa pai e mãe se une a sua mulher tornando-se os dois uma só carne ora um e outro o homem e a sua mulher estava nus e não se envergonhava queridos o objetivo de Moisés aqui no capítulo 2 é preparar o cenário da história para aquele Tremendo e horrível incidente que vai acontecer no Capítulo 3 que a queda do homem na mensagem anterior nós vimos como Deus mostrou a sua bondade e o seu amor para com o homem
criando um ou plantando um jardim na região do Éden que era um santuário paradisíaco feito para moradia do homem e também como local de encontro dele com Deus Deus encheu aquele Jardim de variadas árvores árvores boas lindas para comer e regou Esse jardim com rios e riachos correndo em abundância a terra Ali era rica em pedras preciosas em ouro resinas aromáticas e Deus ainda colocou duas árvores especiais no centro do jardim pelas quais o relacionamento do homem seria definido para com Deus em tudo Deus mostrou o seu cuidado o seu amor e a sua compaixão
para com a criatura que ele havia feito a sua imagem e a sua semelhança o homem que ele tinha formado do pó da terra mas a misericórdia de Deus não parou aí a bondade de Deus não terminou com isso agora Moisés descreve o relato da criação da mulher a companheira do homem também como expressão da bondade de Deus e do seu amor e esse é o relato que nós temos diante de nós nessa noite que tem quatro partes que eu queria ver com vocês na primeira a decisão de Deus em criar uma Auxiliadora tá aí
no verso 18 depois Deus Prepara o homem para receber Auxiliadora do verso 19 a 20 então Deus cria a mulher do verso 21 até o verso 23 e Moisés faz dois comentários sobre o episódio do verso 24 até o verso 25 que Deus nos ajude nos abençoe na exposição da sua palavra para que a gente possa perceber a riqueza do que está aqui primeiro lugar a decisão de Deus de criar um Auxiliadora para o homem está aí no verso 18 Senhor Deus disse ainda ainda porque nos versos anteriores ele tinha dito ao homem não como
você pode comer de todas as árvores do Jardim mas dessa árvore do conhecimento do bem e do mal você pode não pode comer e Deus disse ainda ou seja sugere que foi na sequência na sequência Deus fez essa declaração que tá no verso 18 de que não é bom que o homem esteja só essa foi a declaração de Deus até aqui tudo que Deus tinha feito recebeu o julgamento ou veredito de muito bom bom ou muito bom mas agora parece a primeira coisa que não era boa Era exatamente o fato de que o homem estava
sozinho e isso não era bom primeiro por conta da Solidão mesmo que houvesse uma multidão nos de anjos no céu e manadas de animais na terra não tinha ninguém semelhante ao homem que ele fizesse companhia então aquilo em Paraíso poderia se tornar um deserto uma vez que ele estava só isso não era bom não era bom porque sozinho não tinha como o homem dar continuidade a raça como Deus tinha dito você se multiplica e você enche a terra Deus fez o homem diferente dos anjos quando Deus criou os anjos Ele criou os anjos já com
o número completo existem tantos anjos hoje como quando No Dia Em Que Deus os criou lá na eternidade antes de ter feito o homem os anjos foram feitos antes a gente sabe não pelo relato de Gênesis Mas sabe pelo restante da escritura sagrada a diferença dos anjos e para os homens é que enquanto que os anjos foram criados já uma raça completa fechada número já conhecido Deus determinou que a raça humana se multiplicasse se propagasse por geração natural então é por isso que não era bom para o homem Deus poderia ter feito a raça humana
já completinha poderia ter criado seis bilhões de indivíduos em vez disso ele resolveu que toda humanidade procederia de um tronco comum dos mesmos pais dos mesmos pais por isso que não era bom que o homem estivesse só porque ele precisava dar continuidade a sua raça e então a decisão de Deus foi criar um outro ser humano igual Mas diferente que já é referido aqui no texto no feminino não é bom que o homem esteja só e ele diz em seguida farei uma Auxiliadora já emprego feminino ou seja seria alguém seria alguém humano mas de sexo
distinto ele se refere a esse ser que seria feito criado para o homem como sendo uma Auxiliadora que significa alguém que o ajudasse e que certamente era necessário porque o homem recebeu a tarefa de cuidar do jardim e também a tarefa de guardar o jardim e recentemente Deus tinha dito para ele você não pode comer dessa árvore então por isso que não era bom que o homem ficasse só ele precisava de ajudadora também para encorajá-lo a não desobedecer a Deus daí vocês percebem a grandeza do pecado do capítulo 3 porque o texto da impressão de
que a mulher foi criada exatamente para ajudar o homem a obedecer aquilo que tinha sido dito nos Versículos anteriores você não vai comer da árvore do conhecimento do bem e do mal então eu vou fazer uma Auxiliadora para o homem alguém que o ajude não só a cuidar do jardim mas que ajude a me obedecer também a ficar firme no propósito de não comer dessa árvore e mais aqui Deus acrescenta na sua avaliação final do verso 18 uma Auxiliadora que seja semelhante a ele semelhante a ele literalmente no hebraico que esteja diante dele ou seja
como se o homem tivesse olhando no espelho Por isso que as versões antigas falam de alguém que seja idônea alguém que esteja à altura do homem significa então alguém que correspondência ele que fosse a sua metade que o completasse e para que assim pudessem gerar descendentes que fossem iguais a ele a eles não é a única maneira de gerar descendentes iguais a eles é que esse ser que havia de ser criado para completar o homem fosse da mesma essência da mesma natureza alguém que tivesse como que diante dele e aí então resolvido a fazer isso
nós vamos para a segunda parte onde Deus então prepara o homem para o que vai acontecer então o senhor já havia tomado essa decisão mas na sua misericórdia ele vai agora preparar o homem para essa decisão então não foi alguma coisa que ele jogou de goela abaixo eu vou fazer uma companheira para você não ele vai mostrar o homem que ele precisa ele precisa de alguém semelhante a ele e que seja companheira Auxiliadora naquilo tudo que Deus havia feito e o senhor faz isso de uma maneira muito curiosa ele primeiro traz todos os animais próximos
para serem nomeados por Adão verso 19 Deus criou as grandes onde é aqui havendo pois o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo todas as aves dos céus trouxe os Adão para ver que nome lhes daria e o nome que ele desce a todos os seres vivos esse seria o nome deles Deus quer seja através do Ministério dos Anjos ou através de um pulso que ele colocou naqueles animais que ele já havia feito faz com que eles todos venham se apresentar diante daquele que é o príncipe de toda a criação e os
Animais veem se apresentar diante do homem uma vez que ele foi feito com domínio sobre todas as coisas e agora a primeira atividade do homem era classificar os animais talvez a gente Leia pensando que a ideia fosse de que ele ia dar um nome a cada um zebra Seu nome é Maria zebra dois Seu nome é Zefa zebra três Seu nome é Pode até ser que ele tenha dado o nome individual a todos os animais mas o mais provável é que ele deu o nome a categoria ele nomeou os animais de acordo com sua função
na criação que Moisés menciona aqui no verso 20 o homem deu o nome a todos os animais domésticos as aves do céu e a todos os animais selvagens Note que é uma classificação de acordo com função e a provavelmente aquilo essa classificação foi feita pelo homem não é essa foi a primeira atividade científica do homem ele examinar os animais vê como eles funcionavam distinguir uns dos outros é essa categoria isso aqui é um tipo isso aqui é o outro e o homem então empregou o seu tempo em fazer isso aí é claro Deus queria ver
que nomes Adão daria para eles que seria o nome definitivo e também lembrem que nomear significa ter domínio sobre na antiga na cultura do antigo Oriente quem nomeia tem autoridade sobre a coisa ou a pessoa nomeada e era isso que Adão estava fazendo como sendo o representante de Deus aqui na terra o representante dele sobre toda a criação e aqui é que o homem começa a exercer o chamado mandato cultural ele começa a dominar a natureza ele começa a entender criar uma cultura e aqui que ele faz isso E aí final do verso 20 chega
no ponto que Deus queria que chegasse tá aí final do verso 20 para o homem não se achava uma Auxiliadora que fosse semelhante a ele os animais provavelmente vinham em pares e Adão deve ter olhado para aquilo né ué tá todo mundo vindo em pares Então mas não tem ninguém parecido comigo não tem ninguém semelhante a mim e de fato não havia Adão continuava sem ninguém que o completasse e sem ninguém que pudesse ajudá-lo era evidente que nenhum animal poderia fazer esse serviço que nenhum animal poderia encher essa função o que com certeza já é
a primeira base que a gente encontra na Bíblia para aquelas leis que Moisés vai passar mais adiante que proibiam que os seres humanos tivessem relações com os animais chamado de bestialismo que é prática é uma distorção que é cometida até o dia de hoje né então já na criação tá muito claro de que não há na criação alguém que esteja à altura do homem alguém que possa preencher essa função e então por essa razão e por outras Deus procede para o próximo passo e a terceira parte da nossa do nosso relato 21 a 23 Deus
cria a mulher Primeiro Deus faz com que o homem adormece verso 21 o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem e este adormeceu um sono profundo vindo da parte de Deus o motivo é a gente só pode especular que ele não queria que Adão sentisse em um desconforto nenhuma dor porque Deus ia fazer uma cirurgia nele talvez aqui é o primeiro caso de anestesia conhecido da história e também para deixar claro que ele não teve participação nenhuma na formação da mulher a mulher não ele não participou absolutamente em nada para que ficasse
Claro que ele não poderia dominar sobre ela para que não pudesse pisoteá-la como se ela fosse criação dele Adão nem nem tava dormindo quando Deus então procede em fazer o que Deus fez e aí Deus Então tira uma costela dele enquanto ele dorme a palavra costela não hebraico também significa lado né Deus tirou do lado do homem a costela e em seguida o texto nos diz aí que ele fechou a carne fechou o lugar com carne fechou o lugar com carne e aí verso 22 Deus forma uma mulher da costela e traz até Adão da
costela que havia tirado do homem o Senhor Deus formou uma mulher e levou até ele e aqui nesse processo em que Deus forma a mulher a partir de uma costela do homem que a mulher recebe a imagem e semelhança de Deus ela recebe a imagem e semelhança de Deus aqui nesse processo o homem recebe a imagem e semelhança de Deus quando Deus soprou na narina dele mas a mulher foi criada diferente ela foi feita a partir do homem e é daí que ela recebe a imagem aí semelhança de Deus sendo portanto igual ao homem diante
de Deus em honra dignidade o valor alguém feita exatamente a imagem semelhança de Deus como homem havia sido feito então tem tido muita muita especulação não mas essa essa cena de Deus fazendo o homem dormir chegando lá cirurgicamente né metendo os dois dedos assim abrindo e né puxando uma costela depois fechando com carne pegando aquela costela ele transforma numa mulher isso tem evocado a curiosidade de muita gente e às vezes até algumas explicações muito interessantes ou algumas conclusões muito muito interessantes aqui eu queria ler uma delas que já bem conhecida de vocês de um comentarista
chamado Matthew Henry que está aqui ecoando o grande Agostinho do século 4 a mulher não foi feita da cabeça do homem para dominá-lo e nem dos seus pés para ser pisoteada por ele mas do seu lado para ser igual debaixo do braço para ser protegida e perto de seu coração para ser amada Talvez seja ler muito aqui na costela não é Talvez seja ler muito mas não deixa de ser algo poético né E extremamente verdadeiro a exclamação do homem quando o homem acorda a exclamação dele é a primeira reação do homem é na forma de
um poema não hebraico não transparece no tradução no grego mas não é hebraico é um poema ele começa dizendo E mais uma vez a nossa tradução não ajuda diz aí o verso 23 e o homem disse esta Afinal a tradução seria finalmente Finalmente como está por exemplo na nova versão transformadora ou então na nova tradição na linguagem de hoje agora sim ou então na NVI esta sim então quando o homem acorda e diz sim é isso é exatamente isso que eu estava esperando E aí ele faz um poema em hebraico Essa é osso dos meus
ossos Carne da Minha Carne será chamada varoa porque do varão foi tirado não é interessante que uma das primeiras atividades culturais do homem depois de um exercício de taxonomia é poesia eles clama não é ele diz ele cria uma poesia deve ter a mulher deve ter sido tão bela não é tão maravilhosa que ele corrompeu em poesia poesia louvando a Deus por isso pensa nisso quando a sua mulher disser para você assim você não é romântico né eu queria mais romance então lembra de Adão a poesia que saiu da boca dele quando ele viu aquela
que Deus havia preparado para ele o entendimento essa poesia reflete o entendimento do Homem Sobre a mulher e aí aqui entra uma disputa dos estudiosos né como é que Adão sabia que ela é osso dos ossos e carne da Carne se ele tava dormindo então a resposta de alguns estudiosos é que de fato durante aquele sono Deus lhe deu uma visão ou um sonho em que ele percebeu isso ou mais provável é que Deus explicou para ele de onde ela tinha vindo quando ele acordou não é nós entendemos que a ideia do sono profundo é
exatamente para que ele não visse ele nem soubesse o mistério da criação mas Deus então revelou para ele o que é que aconteceu e a reação do homem é isso aí e quando ele diz essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne quer dizer ela é da mesma substância ela é feita do mesmo material ela é similar ela é semelhante a mim e o nome dela seria Varoa do nome Ish que é homem então ela vai ser chamada e chá Porque ela foi tirada do Ixi em português não tem como fazer esse
jogo de palavras Ela será chamada de homem porque foi tirada do homem não faz sentido né Vamos deixar no hebraico mesmo ela será chamada e chá porque foi tirada do então Adão estava perfeitamente convencido de que a mulher de fato era igual a ele embora diferente iguais ambos eram humanos mas um era macho e o outro era fêmea iguais mas diferentes esse ponto é muito importante da gente preservar como nós veremos mais adiante Só lembrando aqui que a mulher recebeu uma glória especial ela foi a última a ser criada E é claro existe aquelas piadinhas
né que as mulheres gostam de fazer do homem né o homem foi um projeto que não deu certo e Deus fez a mulher e aperfeiçou mas sem dúvida não podemos deixar de ver aqui esse fato de que a mulher foi criada mas distante da Terra o homem foi feito lá do pó da terra mas a mulher já foi feita no nível superior não é Deus a reveste aqui de uma glória especial não é à toa que Paulo lá em primeiro Coríntios se refere a mulher como sendo a glória do homem a glória do homem e
assim Deus demonstra seu mais completo e perfeito amor pelo ser que ele havia criado pelo homem que ele fez a sua imagem semelhança lidando uma Auxiliadora semelhante a ele ouça dos seus ossos carne da sua carne uma inchar tirada do iguais mas diferentes para cumprir todos os propósitos de Deus e agora nós terminamos a leitura do texto terminamos o texto com dois comentários de Moisés a respeito do que tinha acontecido vocês se lembram que Moisés está escrevendo o livro de Gênesis durante os 40 anos no deserto próximo à entrada na Terra Prometida nas planícies de
Moabe do outro lado do rio Jordão em frente da cidade de Jericó os israelitas preparando-se para entrar e é como se no meio da narrativa de repente Moisés para e se vira para os israelitas e diz é por isso como eu tenho dito a vocês é por isso que o homem deixa pai mãe se une a sua mulher e serão os dois Uma Só Carne aqui é um comentário de Moisés sobre isso dirigido para a sua audiência para os israelitas dando a razão ou a base o a justificação para o casamento a partir da criação
da mulher são três pontos aqui que estão contidos na declaração de Moisés não é o primeiro deles é que o a criação da mulher implicou numa vai implicar ou casamento vai implicar em uma mudança de prioridade na vida do homem o homem deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher aqui há uma mudança de prioridade Antes de casar a prioridade do homem é seus pais ele mora no mesmo lugar mora na mesma família é a primeira lealdade é a primeira devoção mas na hora que ele casa a lealdade e a prioridade
é para sua esposa isso não quer dizer que o homem que casa ou a mulher que casa estão desobrigados de cuidar dos seus pais especialmente se forem idosos e precisarem de atenção é claro que não mas a prioridade do homem é cuidar da sua nova família ainda que ele tenha proximidade ou apego aos seus pais a falta de observação disso tem trazido Muita complicação e algumas mulheres né que tem filhas elas não entendem isso direito daí surge o mito da sogra malvada né porque sogras Malvadas são aquelas mulheres que não entendem isso aqui que elas
não tem mais que se meter na vida da filha depois que a filha casou A não ser que peça A não ser que a filha peça a opinião ou que o filho peça a opinião Aí sim mas o Moisés está dizendo aqui esse primeiro ponto né que o casamento implica numa mudança de prioridade o homem deixa seu pai e sua mãe e ele se une a sua mulher e aqui é o segundo ponto essa palavra unir significa uma união muito íntima entretecido como se tivesse debaixo do mesmo jugo E aí é daqui que sai o
conceito de que o casamento é um pacto é uma aliança celebrada entre um homem e uma mulher por causa dessa palavra se une é mais do que simplesmente tá perto mas é quase que uma fusão de vidas de destinos de história ali e terceiro implica numa relação de profunda intimidade e harmonia que deve durar para toda a vida Moisés diz aqui serão os dois uma só carne uma só carne a mulher foi tirada da carne do homem mas quando se casam ele se juntam de novo se tornam uma só carne Então essa é a explicação
que Moisés está dando para os israelitas Com base no relato da criação da mulher por isso que eu venho dizendo para vocês que no casamento você tem que deixar seu pai e sua mãe e se unir a sua mulher sua mulher a sua prioridade por isso que eu tô dizendo que o casamento é um pacto é uma aliança você vai se unir a essa mulher é isso deve ser por toda a sua vida vocês vão se tornar uma só carne isso fala de intimidade de Harmonia de companheirismo é isso que Moisés queria ensinar para os
israelitas começa a primeira observação dele aqui e essa concepção de casamento aqui com certeza confrontava a visão de mundo a visão de família a visão de sexo dos povos do antigo Oriente primeiro confrontava a visão da sexualidade humana dos egípcios onde os israelitas tinham passado 400 anos eles tinham aprendido tudo errado sobre sexo sobre casamento sobre família agora Moisés está orientando e dizendo o casamento é isso aqui é assim que tem que ser feito e a mesma coisa ele ia acontecer a mesma visão de mundo estava ali na terra de Canaã onde eles iam entrar
em poucos anos as sete Nações cananés que habitavam lá elas vinham com muita tranquilidade prostituição poligamia Adultério relações homossexuais bestialismo e outras práticas depravadas da época então Moisés quer preparar o povo de Deus para viver no meio de uma sociedade daquela época que havia já pervertido completamente a razão pela qual Deus criou um homem e uma mulher os uniu num pacto numa aliança Até que a morte nos separasse Moisés agora traz o conceito bíblico tão necessário para aqueles para aqueles povos a segunda observação de Moisés está aí no verso 25 ele diz assim ora um
e outro o homem e a sua mulher estavam nus e não se envergonhavam eles estavam nos mas não tinham vergonha um do outro não tinham vergonha da sua nudez a razão porque eles não tinham vergonha um do outro é que o pecado não havia entrado ainda o pecado vai entrar no capítulo 3 e aí eles vão ficar com vergonha a vergonha tá sempre associada a pecado culpa e medo do castigo vergonha tá ligado essas coisas como o pecado não tinha entrado ainda e portanto o homem e a mulher não se sentiu absolutamente culpados de nada
e muito menos de receber o castigo de Deus então havia uma Inocência entre eles uma santa Inocência que se perdeu naturalmente depois do capítulo 3 quando nós iremos ver próximo começando no próximo domingo a queda do homem como todo esse paraíso toda essa toda essa criação maravilhosa Isso tudo foi manchado profundamente pela desobediência do homem mas talvez o que Moisés está querendo dizer aqui para os israelitas é que a nudez é coisa do Paraíso e que o padrão hoje depois da queda não é nudez e que o homem deve cobrir o homem e a mulher
devem cobrir modestamente sua seu corpo uma vez que o pecado entrou a culpa entrou e tudo mais associado com isso quer dizer que a nudez é para o casamento e quer dizer que a pornografia é pecado contemplar no desde outro que não seja o seu cônjuge aquela pessoa que Deus lhe deu num pacto numa relação de casamento que era tão comum a nudez era muito comum no antigo Oriente mas não entre os israelitas não deveria ser assim porque isso era uma condição pré-queda mas depois da queda o homem se cobre é isso que deveria ser
queridos eu queria tirar algumas lições aqui para nós esse texto é muito rico e é muita coisa a ser dita aqui o que que nós podemos aprender dessa passagem já caminhando para o final primeiro muito embora o ser humano compartilhe com os animais o mesmo modo biológico de existência nós usamos comer como os animais respiramos como os animais bebemos água como os animais embora a gente partilhe com os animais do mesmo modo biológico de existência nós somos distintos completamente distintos dos animais esse relato que nós temos aqui da criação do homem no capítulo 1 no
capítulo 2 e a criação da mulher separa a visão Cristã de mundo de todas as outras teorias naturalísticas e evolucionistas da origem do homem que são tão populares no meio acadêmico na nossa cultura e na mentalidade dos nossos jovens por esse texto o homem não é um humanoide glorificado que somente grunia e que com a evolução adquiriu capacidade de análise e fala ele não era a alguma coisa intermediária entre os símios e o que viria ser depois não ele já foi criado com capacidade de pensar analisar falar e Até fazer poesia ele já foi criado
assim isso não é essas faculdades superiores que nós temos elas não são resultado de um longo processo evolutivo em que o homem foi adquirindo essas capacidades e de acordo com o que de acordo com essa teoria houve uma época de que esses humanóides eles não tinham essa capacidade era extremamente primitivos defendendo de um ancestral comum é um erro pensar que Darwin disse que o homem veio do tem um erro muito comum dardo e nunca disse que o homem veio do macaco ele diz que o homem e o macaco Vem de um mesmo ancestral comum só
que o homem evoluiu mais do que o macaco não é somos primos alguma coisa Assim somos primos mas não tem como reconciliar o relato bíblico da criação com essa teoria de que o homem Ele chegou onde ele chegou através de um longo processo evolutivo onde ele adquire capacidade de pensar de analisar de se comunicar de poesia de arte de ser subjetivo não tem como a gente compatibilizar essas duas coisas o homem já foi criado assim ele já nomeou os animais logo depois da sua criação conforme as características de cada um Ficou claro que nenhum animal
Estava à altura dele por isso que a mulher foi criada e ele compôs um poema quando viu sua esposa e eu quero dizer ainda que essa é a base que os cristãos têm para falar a respeito dos direitos civis fundamentais entre eles o direito de expressão direito de crença e direito de religião existe alguns direitos que são inalienáveis aos seres humanos dos quais os animais não partilham mas se você tira essa distinção entre o ser humano e os animais que direito então nós temos de falar de liberdade civis fundamentais os animais têm os mesmos direitos
de nós ou enfim Mas mesmo nas sociedades mais mexidas por essas teorias se verifica com muita clareza que o home é diferente ele é distinto ele é distinto por isso que nós insistimos nessa diferença lembrando a vocês desde o início Deus é um Deus de distinção quando ele criou os animais Ele criou o homem separado distinto dos animais e quando ele cria mulher ela é igual porém distinta também é bom lembrar disso aí segundo a lição que nós podemos ter a dessa passagem é que o casamento não é uma conveniência social não é apenas não
é uma questão cultural como alguns dizem mas é uma instituição Divina baseada na criação do homem e da mulher o casamento foi instituído por Deus portanto já na criação mesmo antes da religião religião vem depois a religião só existe depois da queda até aqui não tinha religião entendida como religação com Deus porque ela não tava separado de Deus só depois da queda é que Adão precisa voltar para Deus e aí entra a religião mas o casamento é mais antigo do que a religião é mais antigo do que a religião por isso que a gente sempre
disse não acabe o seu casamento por conta de religião ah pastor mas eu casei com descrito não devia mas acabou casando mas eu não aguento mais eu vou me separar dele porque eu sou crente ele não é não é razão a instituição do casamento antecede religião e portanto você não pode acabar o casamento em nome da religião não pode existem outros motivos que a bíblia infelizmente né por conta da dureza do coração a Bíblia vai falar mas adiante mas com certeza não pode ser usado essa essa motivação Deus instituiu o casamento para ser entre o
homem e uma mulher isso tá muito claro aqui no texto né Portanto o casamento é monogâmico e hetero sexual e consiste na formação disso que a gente chama de uma biounidade que não pode ser separada a não ser pela morte e o Senhor Jesus Apelou para essa passagem literalmente quando ele se opôs ao divórcio por qualquer motivo em Mateus 19 4 a 5 Jesus disse assim o criador desde o princípio os fez homem e mulher e disse Por isso o homem deixará o seu pai e sua mãe e se unirá sua mulher tornando-se os dois
uma só carne o nosso senhor Jesus Cristo citou essa passagem aqui que eu acabei de expor para vocês e ele citou como base para dizer que não se pode acabar o casamento por qualquer motivo porque porque Deus nos fez e ele nos juntou e que disse que nós seríamos uma só carne no casamento e o próprio apóstolo Paulo ele usa essa passagem para combater a prostituição ao que ele diz em primeiro aos Coríntios Capítulo 6 verso 16 o homem que se une a prostituta forma um só corpo com ela porque está escrito os dois se
tornarão uma carne tô vendo as implicações dessa passagem Tô vendo que aqui é importante a gente ler esse relato como seu histórico Porque todo o resto da Bíblia Depende de isso aqui tudo mais da bíblia é um desenvolvimento de Gênesis dos 11 primeiros Capítulos de Gênesis tudo mais se você tirar isso aqui da Bíblia o resto dela não faz sentido você entende então porque é que a gente bate contra prostituição contra imoralidade porque porque quando você se juntam outra pessoa se torna uma carne com ela e eu levaria se Cristo habita em mim eu vou
levar Cristo para uma relação dessa é o argumento de Paulo em primeiro Coríntios Capítulo 6 ele usa essa passagem sinta literalmente deixe-me Ir Para uma terceira lição que a gente tira aqui o casamento então é o padrão de Deus para a humanidade é o modo padrão de vida o normal é que todos nós achamos o nosso par achamos a nossa costela por assim dizer e nos fazemos com seis propósitos que a gente pode perceber no texto e no restante da Bíblia para o auxílio mudo do homem da mulher tá aqui no texto para o delay
que alegria sexual tanto do homem como da mulher também pode ser derivado do texto para propagação da raça humana de maneira legítima É vidente que está no texto também para continuidade da igreja por meio de uma santa semente e sua implicação que vem depois para impedir a pureza impureza sexual já se pode derivar aqui quando a gente percebe que Moisés está pegando esse texto dizendo para os israelitas Olha é assim então já queria combater a impureza sexual desde cedo e também como uma analogia entre Cristo e sua igreja séculos depois o apóstolo Paulo vai citar
essa passagem em Efésios Capítulo 5 verso 31 dizendo assim o marido deve amar sua esposa como ama o próprio corpo por que que eu tenho que amar a mulher como amo o próprio corpo porque ela foi feita da sua costela ela foi feita do seu corpo por isso você tem que amá-la como quem ama o seu próprio corpo como Paulo diz aqui quem ama a esposa ama a si mesmo Claro porque ela foi feita da sua costela ninguém jamais odiou seu próprio corpo diz o apóstolo Paulo ao contrário o alimenta e cuida dele como também
Cristo faz com a igreja porque somos membros do seu corpo Eis Porque está escrito que o homem deixará seu pai e sua mãe se unirá sua mulher tornando-se os dois uma só carne grande é esse mistério diz o apóstolo Paulo mas eu me refiro a Cristo em sua igreja percebe Paulo usa ele lê esse texto aqui historicamente literalmente diz que isso aqui é uma analogia da relação entre Cristo e sua igreja da mesma forma que nós amamos a esposa porque ela é o meu corpo também Cristo ama a sua igreja porque ela é o seu
corpo e esse é um grande mistério esse é um grande mistério É por esses motivos que nós temos que Honrar e proteger o casamento ele não é uma instituição humana ele não é a conveniência ou a convenção cultural Mas alguma coisa que procede da vontade do próprio Deus e aqui eu preciso fazer uma ressalva para não deixar Alguns irmãos tristes é preciso esclarecer que a bíblia também vê muito embora o padrão bíblico é o casamento a própria Bíblia vê o celibato como uma maneira de viver que igualmente glorificar Deus particularmente o apóstolo Paulo primeiro Coríntios
Capítulo 7 ele vai falar de que algumas pessoas elas não receberam nem a oportunidade nem a vocação de casar mas a vocação de ficar solteira então você não se você não conseguiu casar ou não tem vontade de casar ou não se acha apto para o casamento não é pecado ficar só você não ficar sem casar isso não quer dizer que você vai estar numa situação inferior a exceções as exceções Como o próprio propósito Paulo nos mostra o próprio Senhor Jesus ele nunca casou o apóstolo Paulo ele não tinha esposa e muitos outros homens e mulheres
que Deus Usou através da história da igreja eles também não eram casados Então embora esse seja o padrão a norma existem exceções e eu gostaria que os pais compreendessem isso e que as igreja compreendesse isso e que a gente não ficasse fazendo pressão em cima dos jovens quando o tempo vai passando eles vão ficando mais velhos e a gente começa a fazer pressão para que arrume a namorada arruma namorado quando é que vai casar e tudo mais com o tempo que a possibilidade de que nem todos irão casar e que no celibato puro não é
só ficar solteiro é solteiro e puro não é e puro e no celibato com pureza existe glória a Deus existe significado e sentido na vida embora o padrão seja o casamento mas existe essa cláusula de exceção na própria palavra de Deus vamos aqui para o quarto ponto Aqui você encontra o fundamento bíblico para os papéis distintos e complementares do homem e da mulher no casamento na igreja na sequência na maneira e no propósito da criação de ambos o que eu quero dizer é o seguinte o resto da Bíblia vai estabelecer o papel do homem da
mulher com base na narrativa da criação a maneira como foram criados a sequência em que foram criados e a razão porque foram criados Isso vai ser a base para muita coisa que Paulo diz e outros autores dizem no Novo Testamento sobre o papel da mulher com relação ao homem e muita gente que não concorda muita gente que não gosta é exatamente porque não vê o fundamento de Gênesis que estabelece essa fundamentação por exemplo Paulo cita literalmente essa passagem para dizer que a mulher ela está debaixo de autoridade e que ela tá falando da mulher crente
na igreja ela tá debaixo de autoridade e que portanto ela não pode exercer essa autoridade na igreja qual é o argumento de Paulo primeiro aos Coríntios Capítulo 11 verso 8 e 9 o homem não foi feito da mulher mas a mulher foi feita do homem o homem não foi criado por causa da mulher e sim a mulher por causa do homem por isso Paulo percebe na sequência da criação e na razão pela qual mulher foi criada a base para o estabelecimento de diferentes funções ao homem é dado a liderança e a mulher ser a sua
Auxiliadora para nós não é uma questão de Cultura Não é questão dos tempos e dos modos é por isso que a gente continua insistindo isso embora lá no mundo e para o mundo a gente pode parecer retrógrado fundamentalista atrasado obscurantista tapado e os adjetivos são muitos Mas por que isso porque o nosso referencial é a palavra de Deus a gente manda pela cultura a cultura muda em todo lugar e em todas as épocas a igreja não pode seguir a pela cultura ela seguir pela palavra de Deus é aqui que a gente encontra o fundamento para
dizer que nós não cremos na ordenação de mulheres para o sagrado Ministério nós não cremos que mulheres podem exercer autoridade eclesiástica na igreja e nem pode exercer autoridade sobre o seu marido também é alguma coisa que a gente inventou é machismo é coisa da cultura é patriarcalismo não é Bíblia é Bíblia Então veja como é importante esse relato né porque ele estabelece aqui essa essa posição eu posso citar ainda aqui o que Paulo diz em primeira primeira carta aquele escreveu a Timóteo quando ele fala ele não permito que a mulher ensine nem quiser essa autoridade
sobre o homem esteja porém em silêncio porque primeiro foi formado Adão e depois eva consistentemente os autores bíblicos voltam para o relato de Gênesis para fundamentar essa questão tão importante que é a relação do homem e da sua mulher quinto lugar chegando no fim gente a visão Cristã essa passagem serve de base para a visão Cristã sobre o sexo que alguma coisa inocente e pura e nada de que se envergonhar é uma caricatura que se faz dos Evangélicos quando eles dizem que nós somos estraga prazer que a gente né sexo é uma coisa Ah nada
nada nada olha aqui livro de Gênesis Foi Deus que fez se fez é bom se fez é maravilhoso e é uma dádiva de Deus para o homem Essa é a visão bíblica correta Lembrando que por que Deus criou e os limites que ele fez então sexo é uma benção para ser desfrutada com alegria no casamento no casamento foi para isso que Deus fez e é nessas condições que ele deve ser desfrutado com muita alegria com abundância para glória de Deus e por último Tem tantas implicações dessa passagem mas eu vou eu vou terminar aqui com
essa sexta aplicação e sobre um assunto que eu creio que é muito importante eu tô feliz aqui que eu posso ver adolescentes aqui que com certeza já começaram a ser bombardeados por isso a identidade sexual quem eu sou eu sou homem sou mulher eu sou o quê a identidade sexual ela é definida biologicamente e não subjetivamente como quer a teoria da identidade de gênero ou a ideologia de gênero como também é chamada Deus criou o homem e a mulher iguais mas sexualmente diferentes e essa diferença consiste nas suas funções biológicas distintas que permitem que quando
ajuntados gerem outros seres humanos a distinção está exatamente aqui a Biologia é que vai orientar a sua auto consciência de sexualidade o alto entendimento sexual ele está inseparável realmente ligado ao que nós somos biologicamente macho e fêmea homem e mulher concepções como eu sou uma mulher presa num corpo de homem isso é uma distorção uma violação uma rejeição do relato bíblico e adoção de uma visão evolucionista e naturalista sobre os seres humanos na Perspectiva Cristã Corpo e Alma estão ligados Deus quando criou o homem soprou nele a vida estão ligados e portanto aquilo que o
meu corpo é é aquilo que meu espírito é se você separa o corpo do Espírito então você pode dizer o que vai eu é o espírito que vai definir o que eu sou eu quero ser mulher quero ser homem não importa o que o meu corpo seja Então essa separação né separando aquilo que Deus uniu que da base para as pessoas dizerem Eu biologicamente sou uma mulher mas a minha identidade é de homem é exatamente porque separaram isso aqui aquilo que Deus uniu aquilo que Deus nos fez eu não nego que a pessoas que sentem
desejo e atração por pessoas do mesmo sexo e que a solução não é então você ajustar a sua identidade ao seu desejo Mas você ajustar o seu desejo aquilo que o seu corpo diz que você é você tem que ajustar o seu pensamento a sua concepção aquilo que você é por Nascimento porque é isso que vai determinar é isso que determina em vez Então de procurar justificações para mutilar o seu corpo fazer operações no seu corpo alterar o seu corpo ame o seu corpo que Deus lhe deu ame o corpo que Deus me deu e
seja aquilo que ele lhe fez no Nascimento e aquilo que você é determinado biologicamente percebe como essa esse texto de Gênesis ele tem implicações para tantas questões modernas se você ler como palavra de Deus e como histórico tá relatando história o que que aconteceu de fato a mistérios aqui a coisas Profundas aqui o próprio apóstolo Paulo disse grande nesse mistério né esse Paulo disse isso imagina a gente não consegue desvendar tudo que está aqui mas o que tá claro que está simples é suficiente para que a gente Tome uma posição para que a gente perceba
que não tem como conciliar a compreensão do livro de Gênesis a partir de uma leitura histórico gramatical com as tentativas as teorias evolucionárias evolucionistas humanistas a respeito do homem da sua origem porque vai dar essa confusão toda que tem por que que tem essa confusão toda aí Exatamente porque não tem parâmetro porque abandonar o referencial ficamos firmes portanto meus irmãos nessa que é a revelação da palavra de Deus por nós amém vamos ficar em pé e vamos orar terminando pai querido em que nós nos tornamos o senhor mostrou tanta bondade tanta misericórdia o Senhor nos
deu um jardim Jardim paradisíaco cheio de fontes riachos pedras preciosas árvores belíssimas gostosas cheio de animais e aves do céu o Senhor nos criou e nos colocou ali e nós reagimos com ingratidão nós te desobedecemos e nós caímos fomos expulsos do Paraíso e vivemos hoje fora dele no meio do caos da miséria da desordem do medo da angústia da dor do sofrimento da confusão por isso nós te agradecemos que do mandaste de Jesus Cristo teu filho a luz que veio ao mundo para iluminar a cada pessoa nos trazendo a verdade nos levando de volta a
ti mostrando o caminho de volta para o paraíso na eternidade que o senhor preparou para nós ajuda senhor aqueles que estão aqui nessa noite e que estão me escutando através da transmissão e que essa palavra seja usada por ti na conversão Não repara arrependimento Mudança de Vida pessoa também os nossos jovens nossas crianças adolescentes para que não caiam vítimas ó Deus dessas visões mundanas que são rebelião contra ti mas que possam Aprender amar o seu corpo ser grato pelo corpo pelo sexo que o Senhor deu e desenvolver com alegria com humildade e submissão a tua
palavra Oramos pelos casais da igreja para quem entendam a santidade do casamento a sua enviar habilidade e como o senhor deseja que eles permaneçam Unidos Até que a morte nos separe Oramos por aqueles que estão passando por dificuldades nessa área pelos jovens que na universidade sofrem ataques dos ateus evolucionistas temos que ser os ajudem a se firmar na verdade tá nos um restante do dia do Senhor abençoado na tua presença leva-nos em paz para os nossos lares