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Video Transcript:
E aí Oi boa noite pessoal boa noite professora Betânia Boa noite Maria Marçal a noite Cadê o boa noite Nara Oi boa noite gente Olá pessoal é um prazer mais uma vez a gente poder se encontrar aqui no canal do YouTube da fax da faculdade de psicologia da PUC Minas hoje para mais uma conferência muito especial ao professor Ana Bock que daqui a pouco vai estar aqui conosco sem que vocês estão aí acompanhando todos os dias o evento do curso e as lives que a gente tem realizado com temas emergentes contemporâneos temas também tradicionais no
campo da Psicologia tem certeza que está sendo um sucesso o que a gente tá tendo mais uma vez a oportunidade de compartilhar e de tecer muitos diálogos na mesmo Mara professora Betânia e é isso aí Cadu Olha aqui eu tô me sentindo no corredor da Psicologia não sei vocês mas desde ontem cedo Uma emoção muito grande encontrando nas outras mesas com alunos alunas ex-alunos né professores de outros cursos professores dos nossos cursos então assim a gente tá no corredor da psicologia e tudo isso é muito legal o encontro É de fato um encontro com muito
investimento de afeto e de trabalho o que se a gente pode estar que compartilhando né alunos e professores alunos e professores é porque houve muito trabalho ou se eu acho que a comemoração desses medianos de São Gabriel nos traz esse afeto e esse trabalho né E aí Os encontros esse de uma maneira muito especial É nos aponta o que somos né esse afeto transbordante e ao mesmo tempo esse trabalho intenso de cada um né Oi Hoje é a gente vai estar com a professora na boc conversando sobre desafios para psicologia como ciência e profissão e
acho que o que é uma temática extremamente oportuna porque nós estamos com muitos desafios com milhares de desafios temos dado conta temos nos reinventado temos promovido muitas oportunidades mas é sempre muito bom conversar sobre o que estamos fazendo sobre a nossa história e nos projetarmos também né para o que virá por aí então Olha esses 20 anos carregados de histórias e desafio seus investimentos né que a gente continue nesse corredor aí nesses dias até sexta-feira um bom encontro a todo seu será continuará sendo uma ótima oportunidade O Cadu é por favor só queria falar uma
coisa e eu estou muito feliz com a potência né porque a gente tem escutado né de todas as nossas mesas então né expectativa agora com a professora na boc mas também ressaltando né o quanto de coisa legal que a gente já escutou né nesse curto período de tempo e nos Bastidores né professora a gente já tava muito animado e assim podem esperar que a professora tá com o gás inteiro com duas vacinas já tomadas então assim esperem que vai ser um evento de Fato muito obrigado professora pela presença é uma alegria ter você aqui conosco
né novamente sempre muito bem-vinda é muito obrigada Eu sempre gosto Você sabe né A Betânia até falou aí né Eu gosto de ver a Minas Gerais adoro ir a Belo Horizonte adoro Minas Gerais tenho muitos amigos e e comprimentos né comprimento Cadu Amaral Betânia é esses meus amigos todos de Minas Gerais e estudantes e professores e professoras aí da PUC de Minas Gerais é com muita satisfação que eu aceitei o convite feito e que venha com muito gosto de alugar aqui com vocês Bom vamos lá né posso indicado Olha só queria apresentar primeiro para vocês
ir embora dispense apresentações porque a professora na morte como você já sabe é referência das monografias é referência para os estudos nos estágios nas disciplinas que nós temos no curso Então certamente vocês vão ter uma oportunidade de dialogar com alguém que é uma referência para e no nosso país e certamente também para o nosso curso é professora Ana antes de qualquer coisa quero mais uma vez agradecer ele pela participação por ter aceitado nosso convite a gente tem feito ao longo dessas lives promessas para os alunos tá E da última vez que você esteve conosco um
encontro presencial quando ainda era possível a gente se encontrar dessa maneira os alunos realmente nos fizeram prometer que você voltaria o nosso corpo porém até agora pouco porque agora a pouco com a senhora dizendo que a senhora trabalha na PUC Minas de São Paulo É de fato o desejo de que você passa parte se sinta colhida se sinta em casa também na PUC de Minas Gerais e certamente a gente vai ter um ótimo encontro oportunidade para dialogar sobre um tema ele próprio já muito desafiador porque o contexto de hoje é marcado por muitos elementos sócio-político-culturais
É lógico você depois um tura econômico e social que realmente exigem a nossa atenção então para vocês que estão aí só para que vocês saibam professora Ana Bock é psicóloga possui graduação em psicologia mestrado e doutorado em psicologia social pela PUC de São Paulo atualmente é professora titular da mesma Universidade onde ministra aulas no curso de graduação e pós-graduação em psicologia da educação ela tem experiência na área da Psicologia por exemplo em psicologia sócio-histórica atuando e pesquisando Principalmente nos seguintes temas Ecologia educação psicologia sócio-histórica profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social coordena
o grupo de pesquisa a dimensão subjetiva da desigualdade social suas diversas expressões foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões e Preside o Instituto Silvia Lane psicologia e compromisso é e nem precisaria dizer aqui pessoal ela é autora de diversos artigos e de mais de 30 livros publicados e organizados livros que certamente todos nós estudamos aí no período da graduação professora mais uma vez é um prazer recebê-la vou deixar aqui por enquanto enquanto acompanha nos Bastidores e volto para quando a gente tiver já uma centena de perguntas que sei que os nossos alunos
pra alunos farão aqui para que a gente possa conversar um pouco mais a palavra está com a senhora muito obrigado mais uma vez muito obrigada obrigada gente sempre um jeito Mineiro de receber sempre muito gentil muito afetivo muito dedicado bom mas infelizmente começa com a terrível notícia que nos persegue todos os dias a hoje nós atingimos 392 mil mortes no Brasil porque o vídeo 19 à Esta é a Bom dia que vivemos hoje aqui nos a sombra que nos perturba é que exigem de nossa existência luta e nunca resignação ante Nós deveríamos estar estar com
as bandeiras dos nossos das nossas instituições na a meio-pau mostrando o luto que marca este país com essas 392 mostram devemos alcançar de 400 mil mortes na talvez em 2 dias muito triste muito um em sabendo que essas mortes parte delas poderia ter sido evitar muito bem mas vamos lá é isso com certeza estará no nosso debate dos desafios da Psicologia como ciência e profissão Talvez nós possamos afirmar que a psicologia como ciência e profissão honesta só fazer aqui um parente de início se você colocar no Google a ciência e profissão vai aparecer só psicologia
só psicologia tem esse esses dois lados assim que parecem que ainda não conseguiram se casar completamente né É tem uma aluna que teve um trabalho a rádio Oeste mas esse trabalho formação do compromisso social pós-graduação doutorado e ela termina dizendo que a gente deveria buscar Superar Essa separação e falar em psicologia ciência e profissão mas o nosso tema aí temos ainda essa esses dois lados esses dois lados tem uma história né quando nós fomos instituídos como opção no país reconhecidos havia um setor da Psicologia que queria a psicologia apenas consciência não não queria como profissão
achava que é psicologia não era uma profissão era uma a base de base uma ciência básica e deveria ser oferecida ser utilizada na muitas outras áreas com ela que certa de alguma maneira é né E que nós devemos nos dedicar na academia a produção da ciência e com receio de que a construção da profissão pudesse nos levar na direção do tecnicismo na do profissionalismo abandonando assim a produção científica o parte pode haver razão nisso né não tava de tudo errado essa leitura mas temos feito os esportes sempre que a gente discute a nossa formação a
gente faz um esforço para não deixar a nossa formação se tornar uma formação apenas para uma profissão onde você é uma profissão como todas as outras poderiam utilizar o conhecimento da Psicologia não produzir conhecimento no campo bom então mas vamos lá desafios da Psicologia como ciência e profissão então talvez a gente possa afirmar e a psicologia como ciência a profissão tem um grande desafio um grande desafio tornar-se importante e ativa nas transformações da sociedade brasileira na direção de um projeto civilizatório humanizador solidário capaz de garantir condições dignas de vida para toda a população brasileira então
eu vou usar afirmar aqui que este é o desafio e nós temos para enfrentar antes tornar tornarmos a nossa profissão em nossa ciência importantes e ativas na transformação da sociedade é mais afirmar isso não simplificou a dizer que esse é o desafio que nós não temos outros tão importantes não simplificam a nossa vida né é pois exige de nós um conjunto de tarefas e de esforços e eu vou tentar então falar sobre eles eu vou afirmar Um Desafio E aí falar sobre os esforços e as tarefas que nós precisamos fazer um primeiro que eu vou
citar é fortalecer o compromisso o projeto do compromisso social da psicologia e compromisso e nós mantivemos com a sociedade brasileira Qual é ele como foi nossa história antes e como hoje é de compromisso nós podemos afirmar que temos temos um projeto para produção então resumo muito rapidamente um pouco essa história da psicologia a profissão do país com conhecimento ela já havia já estava no país a Sofia grande produção de conhecimento ainda a USP é Começou a funcionar com 58 havia em algumas outras áreas já viram temáticas psicológicas sendo desenvolvidas e como profissão nós nos instalamos
em 62 os reconhecidos em 1962 antes e isso era uma uma certa forma uma surpresa é de se usa o rango daquele Período os primeiros que contaram suas histórias é o Conselho Federal reuniu em obras essas esses relatos diziam que nós não temos surpresa era um projeto que vinha mais área médica era um projeto que vinha aqui as pessoas ligadas a psicologia né mas não era um projeto reivindicado pela psicologia não é um projeto que a sociedade brasileira fez passeata com cartazes queremos psicologia nós tínhamos éramos uma opção com grande desconhecimento nós não temos espaço
reconhecimento nós não éramos referência e no entanto Apesar dessa condição social que a profissão é possui é naquele momento nós recebíamos a certidão de nascimento da criança não tínhamos reivindicado não podíamos reivindicar não temos conhecimento suficiente diversidade de instrumentos de fazeres a que justificassem a gente é ter uma demanda não pela nossa profissão isso não existia mas nós obtivemos o reconhecimento a nacionalizar que a gente faz a gente porque vai dizer uma das coisas que pode explicar isso é que nós éramos da Elite a lá eles né Gente eu era pequena nesse momento que há
dez anos e E aí assim havia uma mãe intimidade é daquelas pessoas que se dedicavam a psicologia com a elite brasileira pertenciam à elite brasileira antes é muitas muitos eram filhos de políticos filhas nadico itkos e isso facilitava a tramitação da profissão é um acho que é uma bolsa importante é essa intimidade que nós temos com a elite Mas não era só isso nós não seríamos não teríamos recebido o reconhecimento se não tivéssemos nada para dizer a sociedade brasileira Então o que é que a gente tinha para dizer a gente tinha naquele momento no esforço
grande da elite brasileira de industrializar o país a cidade era um sonho de modernização a gente até hoje quando a gente deu Juscelino Às vezes a gente ver algum filme que traga o Vargas era Vargas a gente percebe isto esse sonho da modernização que esses governantes representaram e que implicavam em industrializar em urbanizar Antônio de Campos rurais a queremos da Agricultura passávamos a ser dento já passávamos a ser da cidade a E e essa o desafio da instalação da indústria do país é trouxe necessidade como era um projeto de modernização o que se pedia é
que qualquer conhecimento que tivesse qualquer tecnologia capaz de auxiliar na solução dos problemas que a industrialização enfrentava tava convidado para festa né e nossos o teste psicológico nós tínhamos que tinham sido desenvolvidos altamente desenvolvidos é na Europa e nos Estados Unidos com as guerras na época em especial com a Segunda Guerra Mundial então nós fizemos muitos testes tinham os testes psicológicos que permitiam a seleção das pessoas a discriminação das pessoas a separação das pessoas e a escolha daqueles que eram os melhores a a industrialização ela tinha até um lema que chamava o homem certo para
o lugar certo é uma busca necessária porque você tinha uma população rural que tava acostumada com a inchada né E que precisava agora era era atraída para o Grande centro para trabalhar na indústria ia era um pouco analfabeto é com conhecimento de trabalho muito conhecimento de trabalho mas não e para industrialização então era preciso selecionar ela precisa escolher quem são as pessoas mais adequadas para trabalhar nessas indústrias que nós estávamos nós eles a elite estavam criando EA psicologia Então se apresenta com seus testes psicológicos para fazer a seleção de pessoal os mais inteligentes motivados com
capacidade de liderança a gente tinha ela de personalidade a gente tinha um conjunto de testes a capaz de responder a essas demandas da industrialização e isso então aliado a nossa familiaridade nos rendi-me Daddy pollitt leva a uma facilidade a de conseguirmos obter mos naquele momento uma lei que é a 4119 é de 1962 que regulamentou a nossa profissão passávamos a ter uma enorme desafio e nós temos recebido a certidão de nascimento da criança sem ter criança a nós temos um pequeno exercício pequeno pequeno campo de exercício profissional isso vai longe e 88 é quando a
o Conselho Federal faz a uma pesquisa grande sobre quem é o psicólogo brasileiro a Ana Maria Carvalho da USP o já tá em outra Universidade ela dizia ela faz uma dos Capítulos cada é muito interessante né quem é o psicólogo brasileiro a cada capítulo analisado por um pesquisador diferente ela Analisa um e ela disse a psicologia tem uma estreiteza ela não tem diversidade de instrumentos ela não tem diversidade de práticas a ela trabalha com tipo de sujeito muito semelhante sempre mas atua em muitos lugares Ah mas faz sempre a mesma em 88 então eles aqui
nós Demoramos muito de inventar a criança né É E por que ficávamos presos a essa possibilidade e porque pelo nós trabalhávamos com essa com esses testes psicológicos nós temos um campo garantindo na educação para constituir ajudar a constituir salas de aula mais homogêneas para que o aprendizado se fosse melhor e na indústria a segunda chamada psicologia industrial-organizacional a organização já é um avanço ali né que também nos permitirão trabalhar na seleção eo treinamento do pessoal E o fora sem correr a entrada das psicoterapias no Brasil antes e isso então usavam uma certa Tranquilidade e comodidade
do exercício profissional antes até quando nós começamos a triplicar quadruplicar dentro o número de psicólogos que eram formados Neste País na essa formação também se aconteceu isso com ela porque a ditadura militar de um apoio da camada média e e ela quando aceita a entrada do Capital internacional no Brasil a ditadura militar os pequenos negócios da camada média começa uma faixa e a camada média começa a recuar retirar seu apoio à ditadura que tá doendo não podia viver sem uma coisa da camada média Então ela troca ela faz um acordo com a camada média disse
não eu agora não te garanto mais que seu negócio a padaria sua loja de sapato a loja de roupas né sou seu a cabeleireiro só e você vai conseguir passar isso para os seus filhos Mas em compensação eu vou abrir as Universidades para os seus filhos para lhe serem médicos Advogados a psicólogos Engenheiros antes então abriu as Universidades para os filhos da camada média que até então quase não entravam na universidade e isso vai fazer nos anos 70 75 começa uma certa explosão na de 75 80 nós vamos aumentar muito o número de profissionais E
aí para frente né até chegarmos aos quase 400.000 que nós temos hoje então nós temos um uma aceleração nada o número de profissionais que vai exigir mercado profissionais não queriam fazer uma faculdade dia para mim trabalhar fora que a faculdade é o curso de psicologia nas pesquisas ele é um dos que mais tem aderência né as pessoas que não fazem psicologia gostam de Psicologia então eles querem formar em psicologia e trabalhar em psicologia então começa a ver uma pressão para que o mercado de trabalho simples é Ah e tudo isso vai fazer com que a
gente comece a buscar fazeres outros senão aqueles mais tradicionais e mais costumeiros né que estavam postos você vai pressionar Os Novos Campos na e alguns até é inscrito em com uma certa um certo reconhecimento como psicologia do esporte que nasci lá atrás né a psicologia hospitalar e também é terminar seu começo é muito muito antes é do que a gente que hoje a gente conhece como instalar hoje todo mundo sabe tem que fazer do esporte está lá mas já existia é como uma inauguração de um campo novo né para para essa produção de qualquer forma
Nossa neste tempo na dos anos 60 dos anos 70 70 nós não conseguimos sair muito daquele daquelas formas de trabalho daquelas com e aquelas ferramentas aqueles instrumentos falei não 88 quando a Ana Maria Carvalho vai escrever sobre isso a gente não conseguiu sair muito daquele Campo inovando a gente fazia sempre a mesma coisa vamos chamar exagerasse um pouco né E isso significava aplicação de uma psicologia é mais tradicional muito ligada ao pensamento a estadunidense ou europeu e no Brasil e tinha uma realidade muito distinta desses países onde a psicologia EA sendo produzida não havia um
conhecimento capaz de olhar para essa realidade é que ia o Brasil apresentava a desigualdade social nunca foi tema o racismo nunca foi tema preconceito racial foi tema mas o racismo as Relações raciais né não eram temáticas estudadas o elogia claro que tudo isso tem exceções a a dedicação de alguns autores a pesquisa sobre o preconceito por exemplo na educação feito pela Dra aniela ginsberg mas Nossa o que eu quero dizer com isso aqui nós nos mantínhamos de alguma forma presas a uma um projeto da elite brasileira Isso quer dizer assim de uma maneira geral é
um projeto de modernização né mas preso a concepções a empresa práticas que hoje a gente pode chamar de tradicionais né É porque porque é aparece vai aparecer né Depois de algum tempo a possibilidade de uma nova do novo projeto cardiologia que é o que nós hoje costumam chamar de um projeto do compromisso social esse projeto e ele vai nas Exatamente é porque nos anos 70 quando a o já cresce em termos de número nade é de profissionais portanto dentro das Universidades a universidade cresce de uma maneira geral na escola psicologia ela cresce você começa a
ter muitos cursos na muitos alunos nas universidades as públicas cresceram muito naquele período e nossa vão encontrar esse campo fértil para a produção de perguntas e questionamentos Os questionamentos são alimentados por uma sociedade que vinha se questionando sobre a quem estamos servido lembra que é o momento de ditadura os anos 70 no seu início os anos de chumbo do Brasil Há muitas mortes da esquerda na muitos presos políticos tortura e os anos do garrastazu Médici é uma nos muito difíceis no Brasil muito duro e claro que isso se de um lado Aperta o outro também
aperta né E aí que nós começamos a assistir nesse assim que o Messi se vai a gente começa a assistir o movimento popular brotar do subterrâneo onde ele estava antes então a igreja se torna tem manifestações e e trabalhos precisa né Pastoral teologia da libertação vai nascer nós tínhamos é o movimentos populares não vende creche movimentos Operários já vão ter as grandes greves do ABC no final dos anos 70 Então veja que isso é uma sociedade efervescente na buscando derrubar a ditadura buscando garantir eleições diretas me tia não é uma sociedade de com a redemocratização
E aí é lá em 88 que a gente vai conseguir a nova constituição na depois que me 84 a gente a gente termina o período ditatorial e a gente começa um período de redemocratização nós aumentam em 88 tê-la a nossa Constituição cidadã Então nesse período ver 62 até 70 e poucos estimular completamente dedicados ao projeto da Elite aí lembrando sempre que todos esses períodos e sem exceções aí nós vamos a partir dos anos 70 com esse crescimento da da Universidade com os movimentos sociais com o período a busca da redemocratização nós vamos também tem um
correspondente no nosso campo e é a das Universidades vão brotar interesses a renovar a Psicologia ou criar alternativas para psicologia nós vamos ter a Vamos assistir na dentro das Universidades nascer é por exemplo nas em psicologia Comunitária nós temos asas São Paulo com a Sirlene Minas com Elizabeth Bonfim a a psicologia vai questionar né pois a social vai se dedicar com afinco a duvidar daquilo tudo que nós tínhamos conhecimento que aquela quer ser aquele conjunto de conhecimento permitiria e nós estivéssemos de frente para a sociedade olhando a nossa sociedade de frente a reconhecendo a nossa
população reconhecendo a nossa a nossa gente com as suas necessidades as suas urgências então é um momento que nós vamos nos perguntar sobre tudo e vamos comentar a duvidar de que aquele conhecimento Que nós tínhamos servisse para todos todas as práticas todos os lugares e todas as pessoas e a buscar uma psicologia brasileira né então e uma a gente diante a gente estava de costas né para a realidade brasileira aí nós começamos a nos dar conta estávamos de costas para a realidade brasileira e nós então procuramos Inovar o conhecimento que os alunos eu tive por
exemplo uma disciplina interessante ministrada pela tive além de tomar o estudos Livres Ela disse assim vocês podem estudar o que vocês quiserem é só que vocês têm que apresentar um projeto o plano do que vocês vão estudar é porque ela disse assim eu sei que vocês são querendo ler autores outros que não esses franceses Ingleses ou esses estadunidense Vocês tão querendo ler autores da América Latina Vocês tão querendo ler autores soviet e é culpando Então vamos em busca disso vamos buscar e ela mesma foi uma pessoa que foi busca antes nos apresentou parte valor trouxe
Fernando Gonzalez que ela conheceu Cuba com Fernando Gonzalez ela trouxe já Soviética na isso foi acontecendo em vários pedaços tô comprando lá o meu pedaço né mas foi acontecendo em vários pedaços e nós vamos ver surgir as coisas Comunitária e vamos ver e surgir a chamada psicologia da saúde a que nasce da experiência de trabalho de algumas escolas que com a pressão Supermercado vai se abrindo os lugares que vai abrir para psicologia são os ambulatórios de Saúde Mental é o campo da Saúde Mental e nós então vamos trabalhar na rede pública no projeto nas políticas
públicas de saúde mental né E vamos nos deparar com a a idade do nosso conhecimento para lidar com uma população pobre e procuravam o serviço público para a sua saúde para tratar sua saúde então isso tudo vai produzindo uma crises no melhor dos Sentidos né aquela crise que gera superações que gera novas possibilidades e é daí que nós vamos assistir o que hoje nós reconhecemos Como projeto profissional do compromisso social é um projeto paciência um projeto profissão objeto da Psicologia brasileira que a gente apelidou na psicologia do compromisso social então é vou sistematizando aqui eu
tô ainda na primeira tarefa né nossa que é fortalecer o projeto do compromisso social da Psicologia é uma uma das tarefas necessárias para um tratamento do desafio e eu coloquei na para vocês então não nos cabe fortalecimento desse projeto para que a gente possa afirmar uma alternativa de Psicologia que é uma psicologia que sabe ler o povo brasileiro que aprendeu a ler o está aprendendo a ler o povo brasileiro que tem uma linguagem instrumental o tipo de trabalho uma proposta de trabalho completamente condizente com a nossa população necessidades um a faltas nas Porque tem uma
psicologia completamente elitista que vinha da Europa e nos EUA um país de analfabetos Ainda temos um número grande alfabeto mas temos um país com uma desigualdade é profunda na profunda onde homelite é é aquela que tem acesso aos serviços mais sofisticados a psicologia e nós que lutamos para que a psicologia possa se acessível e da população mas aí a gente enfrenta um grande desafio a porque a nossa linguagem nem sempre serve para essa população conta aqui uma historinha a melhor aula que eu tive na universidade foi na favela do Rio Bonito eu fazia estágio de
alfabetização de adultos na favela do Rio Bonito uma favela na periferia de São Paulo hoje nem nem tanta Periferia mas era Periferia naquela época e com a professora Maria Nilde mascellani a gente fazer alfabetização de adultos com o modelo Paulo Freire Paulo Freire E aí nós somos a favela é de ca de barraco barraco para convidar as pessoas para aprenderem a ler e escrever e vamos lá na no barraco circulando da Dona Maria chegamos a tomar um café eles eram analfabetos então nós queriamos convencermos de frequentar as nossas salas de aula para que eles pudessem
se alfabetizar hinos de e vamos pra tomar café numa mesa bastante pesada assim de um pau pesado assim mamadeira pesada mais com as três pernas amarradas assim toda cheia de corda e tinha estofado na na perna no pé da mesa tinha o plástico no chão dona Maria essa mesa não vai cair não não não não porque três perna amarrada aqui saco não vai cair essa mesa em cima da gente não esse amarrado aí é porque eu quando a gente vai trabalhar eu e rolando a gente amava as crianças e elas ficam sozinhas aqui no barraco
e a gente deixa elas amarrada sair riso contato a senhora que na Suíça a grande Pensador se chama a Piaget fez uma teorização sobre o desenvolvimento da Oi e aí demos uma aula eu EA professora gordinha Teixeira que escreveu comigo hoje temos uma belíssima aula para Dona Maria circulando da Necessidade EA importância das Crianças horário meio andarem pela casa gatinhar como ele botar em coisas na boca antes é tudo isso tinha feito com desenvolvendo a inteligência temos uma aula para ela ou ela disse não olha só eu entendi bastante eu gostei e acho mesmo que
é importante estou convencida de que é importante mas eu queria contar vocês vêm aqui de espiar e assim o barraco ele chega no final né na terra Quando chove é aquilo cava A terra vai vai fazer um buraco né eu ficar distante o a madeira do barraco cerca de sete Herculano sempre põe Terra fecha ali mas choveu aquilo abre e nós já perdemos três crianças e passam por debaixo da madeira e cai lá embaixo lá naquele Riacho era uma pirambeira as crianças caem em baixo e morre afogado eu não quero mais perder filho nenhum eu
quero a vida dos meus filhos mesmo que eles têm que ficar amarrado e aí é nós percebemos aquele dia eu e professora Lurdinha e que a nossa psicologia não falava disso ela não considerava essas questões que quando a gente aprende a g a gente pegava o Piaget a gente não mastigar Piaget a gente não engoliu Piaget para poder ter aí uma uma aprendizado do viajei mas considerando a realidade que está à nossa volta às necessidades da população que estão a nossa volta outro exemplo que eu gosto de dar é aqui ó um aprendiz como aluna
poder a diretora ela disse que a faculdade que é psicologia lá da cultura racista falei nossa pelo amor de Deus alguma coisa dessa que eu não vou dirigir uma racista me conta direito que que é isso a professora sabe o que é eu fui fazer lá um atendimento da clínica que a professora mandou só fazendo lá curso e a disciplina e eu fui fazer o meu atendimento na clínica entrei lá eu levei uma menina para atendimento conseguiu arrumar uma menina negra então quando eu cheguei lá era para a gente atender a menina usando a caixa
a música sei lá pedir a caixa lúdica a moça me deu a caixa lúdica ela abre para conferir se está tudo em ordem ela abriu quando ela abriu o Vick os bonequinhos Eram todos brancos Aí eu disse para ela assim você podia trocar para mim a minha cliente ela é negra eu queria então uma caixa dos bonecos negros aí a moça disse não tem os bonecos são esses as com assim todas as caixas rústicas tem bonequinhos são brancos não tem bonequinhos pretos se e Os Pretos ela disse então eu não quero a caixa lúdica E
aí devolveu e usar fez o atendimento sem a caixa lúdica e foi lá conversar comigo tá E nós Aquele momento eu liguei para o diretor da clínica para dizer é verdade que só tem bonequinho preto na caixa música Ela disse magra assim que eu a casa Lourdes quer assim ah mas aqui a gente não é assim tá então nós vamos suspender a casa hoje que nós vamos mais usar Não vejo a hora de Deus faz uma coisa dessa a gente precisa da Caixa lúdica a os menino estão aprendendo isso agora não pode ser então te
dou 15 dias para você conseguir bonequinhos preço Ela falou para casa do psicólogo e quinze dias depois as caixas acústicas tipo Lexus pretos veja o distanciamento aqui tanto chega o distanciamento EA psicologia tem da realidade brasileira nós temos a minha e-social Dom é a educação e dona carregar disco mas a área da Psicologia social ela ela tem a temática no capítulo qualquer livro de psicologia que você pega um capítulo de preconceito mas não tem lugar pitulo nem no de preconceito se analisa o sofrimento da vítima do preconceito Você só tem preconceito da perspectiva do Branco
a é o que é a uma atitude negativa é mas não tem o que acontece com a vítima do preconceito Então tudo isso nossa quanto a psicologia estava de costas para a realidade brasileira e o tamanho da nossa tarefa fazer psicologia que tá de frente para a realidade brasileira é Um Desafio segundo. Seria Superar as visões abstratas e naturalizantes do ano e do fenômeno psicológico Esse é um problema né quando eu fiz meu doutorado eu tinha uma eu fiz uma fala sobre como como é que as escolas e psicólogos com Seven o fenômeno psicológico e
estudei encontrei duas visões uma visão que eu chamei que sócio-histórica aqui era uma visão mais social mais Envolvida com o contexto EA Cultura né entendendo que o contexto EA cultura se tem a ver com a constituição dos fenômenos e outro e o fenômeno psicológico já existe ensino sujeito é da espécie né é uma visão assim muito naturalizado naturalizada e Absolut zadora Então essa aí eu dou o nome porque tem uma historinha infantil alemã que conta muitas mentiras Barão é mentiroso para burro né E aí ele conta e e tá dando um Pântano com seu cavalo
ele não sabe como sair ele se ergue pelos seus próprios cabelos e aí eu usei essa imagem que Michele usou para fazer a crítica ao positivismo eu usei também para dizer é esta a imagem que a psicologia que você possa a sua maioria têm do fenômeno psicológico como algo em clausura lado no sujeito algo que tem a gente usa até ideia de verdadeiro eu como assim que verdadeiro eu né É como se tivesse um erro verdadeiro lá dentro de mim e que eu às vezes até nem conheço bem vou fazer algumas coisas para conhecer né
e não tem nada a ver com os vínculos que eu mantenho com a realidade social com as pessoas com a sociedade a cultura a história do meu povo a história do meu país né a gente tem o que a gente é hoje muitas vezes a gente nem percebe a relação que a gente que existe entre o que eu sou e o fato de termos tido tanto a escravidão o que eu sou e ter merecido colônia de Portugal o que eu sou e sermos hoje colônia estadunidense antes a gente nem percebe essa relação não é psicologia
não se dedica a essa concepção de humano que vincula seja é diferente pensa assim eu estou aqui estou influenciada pela cultura é diferente de pensar eu não estou aqui eu vou me constituindo num processo conforme eu insiro na cultura A então é uma ao sujeito que se constitui ao atuar no mundo ou transformar o mundo ele transforma o mundo EA si próprio aí faz isso coletivamente com os outros humanos então é essa ideia recuperar as visões abstratas ela é importante porque quando você tem uma visão naturalizada Se trata daquele sujeito a clips é causado a
gente tem uma perspectiva patologizante e é enorme porque o que se eu sou o que eu já sou né porque é da espécie eu já tenho eu tenho que só atualizar eu tenho que ser bem estimulada para desenvolver aquilo que já está em mim como potencial Então veja tudo que eu me transformar e não é aquilo que estava previsto que aquilo que eu gostaria que a sociedade gostaria o tudo em que eu me transformar de diferente será patologizado ou uma patologia linha a da minha constituição ou uma patologia social do fato de viver numa família
pobre desestruturada antes mas veja que é sempre uma responsabilidade desse jeito porque ele não recebeu os estímulos adequados à ele não foi estimulado adequadamente por isso não desenvolveu aquele por um humano da melhor forma isso é uma visão e nos impede nos impede de pensar que nós temos um compromisso com a sociedade como um todo é porque é toda a nossa cultura todas as relações todo tudo que tá acontecendo tem a ver com os sujeitos que são atores nesse processo e eles estão mudando o mundo e mudando a si próprias A então é preciso ao
pensar o ao querer pensar o sujeito saudável o sujeito é um desenvolvimento com qualidade o valor solidariedade com um Posso pensar moralmente o sujeito que a sociedade deseja eu tenho que pesar é a sociedade precisa se constituir a imagem e semelhança desse sujeito que nós estamos querendo construir e que nós estamos querendo ir e nós vamos queremos que eles sejam capazes dessa construção então é a superar essas visões abstratas naturalizantes patologizantes que a psicologia carrega para a gente poder enfrentar aquele desafio de nos tornarmos importantes para a transformação da sociedade uma terceira tarefa é ampliar
a nossa inserção na sociedade brasileira nos inserindo em espaços necessários e importantes para essa transformação a nós temos que pensar que nós temos que tem que estar Quais são as necessidades que a sociedade brasileira tem da Psicologia é para atender a sociedade brasileira nós estamos disponíveis acessíveis a toda a sociedade brasileira onde é que eu preciso trabalhar não pode ser um consultório particular só posso tá no consultório baixo lá claro que posso antes Tem gente nesse país com condição de pagar o serviço é mas se eu fizer só isso eu deixo de Fora noventa porcento
da população que não tem condição de pagar a montagem no Brasil é mais uma desigualdade muito acentuada muito acentuado de 10 porcento da população tem nas suas mãos aguenta por cento da riqueza então nós precisamos ter buscar as alternativas à saúde pública a educação pública né as políticas públicas as políticas públicas então aparecem a gente fazer todo movimento e aqui não vou fazer isso é de crítica ao estado português a política pública né mas é preciso lembrar aqui para gente atingir hoje a condição que temos a maior parte da população brasileira nós precisamos estar nas
políticas públicas é tanto dos serviços públicos como os serviços que estão coligados que fazem parte do conjunto da política é uma quarta tarefa é nos alinharmos a forças sociais progressistas psicologia rima com democracia a psicologia ela exige a luta pela democracia esta psicologia que nós estamos querendo desenvolver veja como nosso com psicólogas queremos as pessoas saudáveis do ponto de vista psicológico dizer é que são pessoas saudáveis do ponto de vista psicológico bom é cada teoria poderia fazer o seu ensaio mas a gente tem certeza que são pessoas ativas é que tem as rédeas da sua
vida nas suas mãos a que são capazes de colaborar no coletivo e aí portanto é produzir a sua sobrevivência mas produzem a sobrevivência dos seus a sua coletividade A então e é São pessoas que precisam lutar é precisão a visão viver e ver com condição a construção de projetos de realização de projetos para que as pessoas possam estar assim não é nada na vida elas precisam estar numa sociedade que eles oferecem essas essas possibilidades então é preciso que a sociedade me permita ensaiar meus pensamentos e a minha voz Eu preciso de direito de falar eu
preciso ter liberdade para me expressar Eu preciso ensaiar pensamento eu preciso ter o direito de buscar coletividades que me ajudem nessa formulação Então eu tenho o teu direito de me organizar aí te buscar os parceiros que me interessam muito bem isto é uma sociedade democrática onde você pode pensar coisas diferentes onde você pode ensaiar seus pensamentos onde você pode expressar onde você pode ouvir a sua própria voz então não dá para pensar que nós queremos sujeitos saudáveis do ponto de vista psicológico a sem que a gente exija uma sociedade democrática é preciso exigir toxicologia ela
não pode estar fora da luta pela democracia né ela precisa as nossas entidades precisam estar junto com outras entidades que lutam pela democracia nós estamos no momento agora que exige isso de nós e nós não precisamos defender a democracia tá Senão nós vamos ter pensamento único senão Nossa Dona Damares vai embora o seu pensamento para toda a sociedade brasileira Damares aqui simbolicamente todo esse conjunto E é que hoje ocupa o governo brasileiro que tá impor um pensamento e ainda afirmar que tem quem tem escola Compartilha o outro que a deles é sem partir de Olá
tudo bem aí o nosso um dois três quatro cinco nosso quinto Nossa Quinta tarefa superarmos nossa visão colonizada e submissa às teorias estrangeiras é Marcos Ferreira que é um grande amigo trabalha aqui muitas coisas ele usa uma estação que eu gosto ele fala nós precisamos fazer o esforço antropofágica a gente precisa comer essas essas teorias esses teóricos e produziram na Europa e que a gente tem a maior admiração a maior respeito pela produção mas a gente precisa comer a a gente precisa digerir para poder a encontrar a forma adequada de utilização daquela finalização a gente
precisa permitir que a realidade brasileira com sua desigualdade social com suas Relações raciais é o seu racismo é possam fazer perguntas a esse conhecimento o que possa verificar se esse conhecimento tá dando conta disso Há muitas vezes eles são produzidos Lugares só tem gente loirinha né E nós e às vezes e às vezes não com certeza é no lugar um país onde você tem muitos brancos né você não tem a possibilidade de entender a questão relações sociais antes estão Relações raciais complicadas né E isso interfere na Constituição dos sujeitos daquela sociedade portanto nos Sofrimentos e
chegam para nós como necessidade de trabalho de intervenção então eu gosto dessa ideia a gente comer esses autores todos Ah e podermos construir uma psicologia crítica altiva autiva A que possa dialogar com esses teóricos que possa dialogar com essas civilizações a e fazer os seus o mal outra tarefa caminhando para nossa finalização é não sermos capazes de atuar e de criar Campos Novos é que estejam dedicados ao estudo de problemas brasileiros nós temos que lembrar é pela nossa tradição de gado Elite né a gente ficou naqueles três Campos organizacional e social do trabalho saúde né
Clínica e educação e a necessidade de nós ampliar mos Por que a população brasileira tem muito muito mais problemas do que esses antes então a gente precisa ser capaz dessa inovação a primeira mostra de práticas em psicologia que aconteceu no ano 2000 foi um evento desse tipo é naquele momento vou contar rapidamente a gente vê assim você tem um trabalho tava na presidência do Conselho Federal se você tem um trabalho e você é diferente eu preciso trabalho agora bom então seu trabalho a 40 pessoas escrever seu trabalho aí nós não deu né Nós alugamos o
Anhembi e cabe 15 20 mil pessoas a nada Vamos mudar a propaganda aí começamos a procurar os amigos que trabalhavam coisas diferentes já inaugurado alguma prática comida com inst operariado na rua psicoterapia de rua por que você não escreveu o seu trabalho é porque eu não faço psicologia eu sou formado de hoje é mas eu não faço hoje no meu trabalho assim não faz Como assim de alguém que trabalha escrevendo livros com criança porque entende que é resgatar a história pessoal depois é importante para crianças que vivem na ser bem o que isso não é
psicologia como que não é psicologia você trabalhar numa rádio comunitária o restante com adolescente sobre relações afetivas o que isso não é psicologia como que não é psicologia você pegar toda a sua conhecimento de psicoterapia e fazer psicoterapia na rua claro que isso é psicologia tem pra o trabalho e não conseguimos dois mil e tanto trabalho 15 mil pessoas visitaram o Nossa do ano 2000 e a mito Antunes Historiador a nela da PUC de São Paulo ela disse é um Marco na história da Psicologia porque a psicologia a partir do da moça sempre hor de
tal tamanho porque todas as aquelas práticas passaram a fazer parte da Psicologia que era antes estreitinha assim lembra que eu contei Dona Maria Carvalho agora era enorme a psicologia e nós não precisamos fazer isso né E sempre inaugurando conhecendo a sociedade brasileira conhecendo suas necessidades E com isso inaugurando o prática e nós agora enfrentamos um momento decisivo que exige isso de nós e é a pandemia academia é um desafio é uma catástrofe da nossa sociedade ela é uma e no mundo no planeta mas o nosso caso é muito grave porque ela se associa a uma
a uma situação política de defesa onde um governo defende um projeto civilizatório do mais brutal que a gente poderia conhecer é brutal é violento é preconceituoso e discriminador é racista e homofóbico a E aí nós estamos vivendo isto aliado a pandemia então nós temos duas cartas mundo tem uma catástrofe nós temos duas e e é preciso que a gente esteja atento a essa situação a que a gente vive a ia atenção ela exige de nós que a gente esteja atento às tecnologias que utilizam a inteligência artificial e manipula a nossa subjetividade aqui e esse projeto
defendido pelo governo hoje é um projeto que usa como instrumento básico a esse tipo de ferramenta mas nós estamos na mão daqueles a que que estão aqui recolhe dados das pessoas nossa estão aqui no seminário nós estamos sendo recolhidos a como informação nós somos para quem está recolhendo os nossos dados nós somos dados porque tudo todo é o ponto sempre historinha né Gente eu fiquei fazendo um evento em dezembro lá no passado é pelo Instituto tiverem aparecendo você comer os cabelos brancos é na telinha todo dia antes aí eu comecei a receber no meu e-mail
para o quando eu abrir o Google eu comecei a receber propaganda de barra de segurança de banheiro sabe essa para os velhinhos curaria na criação entrei na minha casa E essas barras de banheiro aqueles vídeos cabelinho Branco a essa daí tá passando de barra de banheiro Então veja o quanto à Ribeira para chegar isso não é uma coisa imediata Olha o dado Olhe minha imagem recorre a minha fala as minhas palavras recolhe o que tá aqui atrás né ah é da minha filha viu viu tô avisando lá ok tá recomendo usar fiz aqui não serve
da minha filha então é tá recolhendo esses dados para devolver isso para vender esses dados e devolver como a oferta de algum produto para movimentar o capital então nós temos na mão do capital é com essas ferramentas Nossa você gosta vamos saber disso nós precisamos cuidar disso é porque a uma manipulação das subjetividades que a sociedade brasileira sociedade Mundial espera que a gente diga alguma coisa sobre isso hoje atendido muito pouco sobre isso né e a desigualdade social brasileira exige nosso posicionamento exige que gostes a manifestação prática profissional resposta profissional a o racismo entre o
ácido não aguenta mais esperar que é psicologia possa ser capaz de lidar com o sofrimento a a humilhação eo racismo produz nas pessoas negras as diversas formas de violência fazer uma mulheres morrendo a cada a cada hora a cada minuto nesse país e como é que é isso você não quis dizer algo sobre isso porque essas mulheres o que está acontecendo culturalmente com essa subjetividade social na esse esse mundo social mas que é de natureza subjetiva é que desvaloriza tanto a mulher antes valoriza sobremaneira a mulher é eu quero que autoriza as cores valorização Ah
é Então nós temos que pensar que nós caberia Nossa termos produzir me pensamento produzirmos a prática das ações que possam interferir na cultura da nossa sociedade a para que a gente possa ter mudanças para que a gente possa trabalhar reduzir desigualdade diminui a violência acabar com o racismo impedir a manipulação das subjetividades e lidar com o sofrimento provocado pela pandemia A exemplo eu citei 392 mil mortes são 392 mil mortes imagine multiplique-se cada pessoa que morreu ideia aí três pessoas né vamos ver três que pode ser que alguém que tem duas pessoas vão morrer tem
a mesa e não seriam as deficiências 9 27 126 horas nós teríamos um milhão 176 mil pessoas sofrendo sofrendo perdas sofrendo a Sem saber lidar com as relações cobrando os pedindo solidariedade mas sem recursos de ser solidário antes a gente assistiu solidariedade nas comunidades nas favelas a ali as pessoas estiveram solidárias estão solidárias a Mas a nossa sociedade é tem pouca solidariedade quando digo assim nós devemos estar com os machos das nossas bandeiras a meio pau porque nós devemos decretar o luto Neste País a este luto simbólico que se dá na bandeira que fica meio
torna as inscrições nós Devíamos exigir isto o poder assim no simbolismo nós podemos simbolicamente lhe darmos com a situação que nós estamos vivendo e eu acho só uma psicóloga no psicólogo poderiam sugerir uma coisa dessa e outras coisas mais parecida com isso né é seriam rituais seriam manifestações as que permitem que a gente Lídio coletivamente produtos eu acho que é muito importante que você gosta João disposição online para o atendimento das pessoas que estão sofrendo que são processo de luto mas é quando a catástrofe nacional é preciso fazer muito coletivamente e nós temos de pensar
o que nos cabe a nós devemos ser capazes de ter instrumentos teóricos e técnicos para essa atuação portanto gente nossas tarefas são muitas e não são simples não acho que elas sejam aceitas sim mas são necessárias se nós fizemos participar a partir da Psicologia carregando conosco a psicologia se nós quisermos participar da transformação da nossa sociedade Caminhando Sem dúvida alguma para o mundo melhor que é possível obrigado a professora Ana só posso te agradecer seria impossível sintetizar tudo aquilo se os nossos alunos alunos professores professores estão dizendo aqui no chat Renata Loka monitora também Ana
Carolina que está nos ajudando aí nos Bastidores ela tá colocando aqui algumas alguns destaques de algumas coisas foram colocadas nos recuperamos todas elas o que a sua fala é uma fala viva uma fala que se conecta com Espírito desse curso seguramente na segunda-feira no lançamento na abertura desse evento nós discutimos Justamente a proposta anti democrática da escola sem partido evidenciando que claramente ela pronta garantias e direitos são constitucionais o que nos faz o coração realmente muito complexa nesse cenário que a gente tem vivido fico particularmente feliz pela sua fala inclusive por trazer mais uma vez
essa fundamentação teórica Tão rica tão expressiva da Psicologia sócio-histórica me lembrei até não só de Marcos Mas também de Poli ter aqui na sua fala pensando nesses gramas que são dramas pessoais vividos pelas pessoas e não apenas brahmas metapsicológicos os dramas impessoais que se passariam dentro das pessoas e dentro de uma suposta subjetividade que tem sido colocadas vezes como alguma coisa estabelecida definido e natural e não como processo histórico e social como de fato é então acho que sua fala tá sendo muito bem acolhida aqui pelo curso que têm de fato esse espírito de querer
crescer de acreditar na democracia de entender que esse é um posicionamento político a educação é um ato sempre de posicionamento político também e não estamos aqui evidentemente no ministério da Damares para dizer outra coisa que não o fato de que nós estamos atrelados e bem vinculados a democracia soltamos aqui inclusive uma hashtag dieta pela senhora psicologia rima com democracia acho que essa hashtag nos representa e deveria de fato representar toda a psicologia nós temos obviamente várias questões aqui porque eu entendo que esse evento e a partir da sua fala inclusive ele não só apresenta para
os alunos O que é uma perspectiva do curso como ele certamente irá nos próximos anos modificar a trajetória desse curso também porque a gente vem estudando aí com todos os conferencistas e a senhora consegue sintetizar isso de uma forma que é realmente transformadora para nós a psicologia de Colonial também ficou a histórica e toda essa necessidade que nós temos de fazer uma conexão mais íntima com a sociedade o que ficou pensando aqui ao escutá-la os livros de auto-ajuda essa leitura que alguns colegas atestado Adriana atende por exemplo chama de leitura fast-food não é aquela leitura
que faz mal também é a letra rápida superficial e faz mal mas ela chega às mãos dos leitores como a facilidade Extrema e sempre subtraindo as condições no processo sócio-histórico é como se sociabilidade socialização não existisse quando a gente trata do indivíduo e dos sujeitos algo que inclusive é bastante defendido na retórica fatalista do discurso neoliberal e o Paulo Freire tanto criticou tão queria passar por essa fase das questões para gente poder conversar um pouco porque são muitas questões pessoal eu vou já pedir desculpa para vocês porque também adoraria e a hashtag aqui anabox psicologia
da PUC Minas São Gabriel para você verá bocket que antes mesmo da sua conferência tem início eu já tinha escutado essa daqui meu toda a senhora os alunos acho que bem captaram o espírito da coisa bom A Vitória tá dizendo Aí que Preciosidade Eu vi você na boc sair hoje ainda mais inspirados na construção de uma psicologia comprometida ética e socialmente pronta para enfrentar tantos desafios urgentes bom temos aqui uma primeira questão da Andreia Ferreira querida na boc em relação ao cenário da pandemia como a senhora ver o futuro para o profissional da Psicologia no
contexto Educacional no sentido de atuação e oportunidade essa primeira questão colocada aí pela Andreia Ferreira bom então esse aqui é ele é algumas eu anotei aqui eu fui até a Renata nem eu não posso Helena aqui umas três tem algumas é ela dá tempo da gente apreciar um número maior de perguntas eu posso juntar uma coisa com a outra né a segunda questão pessoal e professora professora Ana ao seu ver com a maior dificultador digamos assim obstáculo da a psicologia para se tornar importante ativa na transformação da sociedade no na na contemporaneidade nos tempos atuais
uma terceira do João Gabriel professora tem de vista história da psicologia e sua decorrência elitista cristalizada como espiritual como espiritual a formação dos sujeitos como aprofundar os estudos no sentido do compromisso social é São perguntas que de fato elas apresentam uma articulação importante aí lembrando o mas nessa perspectiva de mudança social de um descolamento da nossa psicologia com digamos os interesses da Elite do padrão europeu norte-americano não caberia uma aproximação da Psicologia com o Marxismo e a Michele Jordão Como podemos transformar e ser transformados Em uma sociedade tão pouco empática com as diversidades aliás uma
sociedade que tenta neutralizar o anular adversidade Oi e aí a gente daqui a pouco ele algumas outras que vão de fato tratar sobre a democracia especificamente o enfrentamento do tempo pesado antidemocrático que nós vivemos aí dos atos antidemocráticos digamos assim que nós ainda vivemos enfrentamos aí no cenário um dia então é você não leu a da Bárbara mas eu vou começar por ela você acredita que um psicólogo é com posicionamento político de direita consegue ter compromisso social com a psicologia não acredito antes não agredido porque eu acho que o compromisso quando a gente fala com
a gente usa esse termo é paga a gente pode dizer que qualquer profissional seja derreter esquerda tem um certo o comprometimento com a sociedade onde se insere o trabalho dele antes mas quando a gente fala do projeto do compromisso social a gente fala de uma psicologia que tem interesse na transformação social e é uma psicologia que quer ver o Brasil mudar é uma psicologia que quer ver a desigualdade diminuiu o racismo desaparecer a violência contra as mulheres a é tem um projeto de sociedade por de trás do projeto do compromisso social a um projeto partilhado
que tá ligado à política pública está ligado tem uma eu tive uma doutoranda que hoje é Uma Professora Doutora a Luane Santos que fez o doutorado dela com sobre o projeto do compromisso social ela terminou em 2017 infelizmente na publicado não existe na biblioteca ela se perguntou se o projeto do compromisso social existia mesmo na psicologia e ela vai em busca de muitas fontes para dizer olha existe mesmo e ele tem esses campos de expressão ela em 2017 conseguiu de nomear 19 Campos de expressão então ligados aí trabalho interdisciplinar políticas públicas Direitos Humanos democracia e
exercício crítico na Então vai mostrando como a psicologia do compromisso social ela tem uma concepção uma determinada definição Como projeto profissional antes então eu acho que aí aproximação da Psicologia ou o machismo eu acho que não é obrigatório é obrigatório um exercício crítico Eu acho que o exercício crítico ele precisa ele vai precisar da dialética ele vai precisar da historicidade e nesse sentido ele se aproxima do materialismo histórico dialético agora o Marxismo enquanto leitura Econômica da sociedade né ele pode você pode ter outras alternativas próximas ao Marxismo ao filiado ao Marxismo eu acho que é
verdade a aproximação seria interessante seria na mas não acho que a gente precisa ser assim tem que ser marxista até porque os marxistas são muito né então Mais acho que a gente tem uma necessidade de uma aproximação do método materialista histórico e dialético E aí como como formar né Não acho que ainda tem as em qual é o impedimento né para que a psicologia se torne importante eu acho que são esses que eu procurei alguns acertei mas eu acho que eu eu retomaria e Freeza Aria o da Concepção e fenômeno psicológico é essa ideia de
que o fenômeno psicológico uma coisa abstrata é uma coisa enclausurada no sujeito é uma coisa pronta né em potencial pelo fato de sermos humanos e com a vida e as estimulações nós vamos presente ficando aquilo O que é isso é nos põe de costas para a sociedade não tem necessidade nenhuma de analisar o contexto analise o contexto próximo se a criança está sendo estimulada mas não tem necessidade de colocar aquele sujeito numa história de um país uma história de um povo na história de uma cultura Então eu acho que esse essa perspectiva ela tem sido
impeditiva da gente e se tornar mais importante na sociedade porque porque as nossas respostas são respostas muito intimistas a gente raramente responde com algo que pode ser partilhado que pode fazer parte da articulação de coletivos antes a gente individualiza os problemas a gente individualiza então se você está se você é homem e bate na sua mulher se você tem um problema e aí você precisa Ser castigado você fazer um tratamento ele precisa ir se preso pagar uma multa né e não não que não tem que ser punido por isso mas assim há que se compreender
a t a uma história cultural a uma achismo constituído que está em todos nós em todas nós em todos os anos então é comum por exemplo as mulheres que denunciam os homens que bateram depois retirar a queixa não ele é bom eu sei que ele é bom naquele dia ele tava bêbado né É tudo isso é uma sociedade aqui a autoriza a violência a eu tive um amigo que infelizmente morreu de câncer há 12 anos 3 anos atrás Leandro Andrade e se dedicou um trabalho de atendimento de homens que batiam e mulheres antes e É
sério denunciados depois depois que o trabalho assistindo ISO eu eles eram denunciados e o juiz mandava então para esses grupos né grupo de homens e é muito interessante ouvir depoimentos quando ele morreu muitos desses homens compareceram para fazer uma homenagem ao Leandro e eu fiquei impressionada de ouvir como como ele justificar como é que eles viam a vida deles né antes de ter feito o grupo uma eles pensavam que era correto né E tinha até aqueles e aqui dizer assim a gente bater não é exatamente errado que uma coisa eu dou uma surra nela Isso
tá errado mesmo mas bater assim entra no aprender que não vai fazer assim né O meu Vaso na minha filha lá ela tem que aprender ir e eu aprendi assim a apanhando na escola a escola batia Lembra palmatória Ju o escuro a escola de dança assim é preciso que tudo isso seja retomado e o a concepção de de fenômeno psicológico na atualizada patologizante a histórica abstrata impede que a gente inclua essas histórias da vida da sociedade da nossa cultura da nossa povo do Brasil na que a gente entrega tudo isso para compreensão daquilo que se
apresenta como um fenômeno psicológico não é aí João fôrma para o compromisso social sabe a raiva dos cereais o resto mã ela fez a um estudo sobre isso ela começou a dizer que ela deu um primeiro pontapé a partir do trabalho da Luana que é de algum projeto do compromisso social como é que a gente forma né para o compromisso social acho que é um desafio mas as coisas desses o críticos o acesso a diversidade a possibilidade de diálogo com a diversidade EA possibilidade de a por exemplo nos estágios né Eu sempre penso assim os
estágios a gente usa os estágios como aplicação do conhecimento mas os estágios não são só aplicação do conhecimento eles são contato do conhecimento com a realidade brasileira dão deveria ser o espaço onde a gente permite que a realidade faça perguntas ao nosso conhecimento o nome você vai fazer o estágio vai fazer isso aqui na é o aluno volto já vai dar certo só porque aquela que pessoal não tá interessado aquele pessoal não tem essa necessidade né então assim é o sujeito do estádio que tá errado né ele que é o sujeito errado para o meu
aprendizado em vez de permitir que aquilo que eu tô pensando pelo aqui concebendo o erro eu já visto como uma pergunta e a realidade faz ao meu conhecimento eu acho que essa em contato com a realidade é prazer realidade para dentro da Psicologia às vezes está na em comentava artigos do que saiu do jornal Notícias do dia a dia né indispensar os elementos que estão a like e tem a ver com a psicologia psicologia tem a dizer sobre esses eventos é por exemplo sobre a pandemia bom então eu acho que assim nós podemos transformar nossa
sociedade transformando-a psicologia acho que é uma coisa a gente tem que estar na luta para transformar sua cidade Mas carregando debaixo do braço a psicologia Me apresento nessa luta a partir da Psicologia conheço eu é a tua para transformar a sociedade e contribui na construção na mudança na transformação da Psicologia Andreia a pandemia no contexto Educacional Pois é Nossa mais enorme Desafio em qualquer dos contextos É mas no caso que você se interessou e que tem a ver com a minha área é como é que nós vamos fazer nós temos crianças e dão escravizadas pelo
computador a gente falar e por que eles jogam muitas um sai da frente do computador e aí a gente já adota o ensino remoto que tô indo ali na frente do computador o dia inteiro horas e horas sentado fazendo prova aprendendo coisas né e quando nós poderíamos é ter aí sabe acho que cabe por exemplo a psicologia dizer as escolas que precisa conversar sobre academia transforma pode ser de uma forma mais lúdica apesar de não tem nada de alegre né Não mas pode ser uma forma mais lúdica pode ser aprendendo informações necessárias pode ser conversando
sobre como como foi as férias é como foram as perguntas que nós é que a gente como criar uma história é de alguém que ficou é por causa da pandemia E aí foram os os personagens que vieram visitar você pode estimular a criança né E ela tá sempre me dando com a pandemia ela ela deveria estar lidando com a pandemia mais próximo a mente mais indiretamente mas eu acho que ela precisa e ela vai o e adaptado a escola que nós agora vamos receber um conjunto de alunos da escola que fica o dia inteiro é
a minha neta engraçada ela tem aquele aquela Alexa então aí vem assim é a tal problema é que tem que ter alguma coisa qualquer de matemática que tem que dividir 146 por 23 né aí ela tá lá o desafio da conta matemática ela viria Alexa Quanto dá a 146 dividido por 23 Alexa responde na mesma hora né Alexa canta Alexa sabe história Alexia sabe tudo então é um caso eu vou fazer é para essas crianças se envolverem com o conhecimento a a gente vai ter que inaugurar novas é interessante mais motivado Dura O que que
a gente colocar essas crianças fazendo uma Lusa escrever na lousa ou lendo um livro Só é o vendo uma tela de computador nós vamos vincular o regular essas crianças ao conhecimento A então nós temos um desafio eu acho que a tecnologia tem que ter alguma coisa sugerir mas excelente está pergunta acho que é um desafio para todo mundo Letícia mas Letícia não tinha ido mas eu anotei a pergunta dela que é a rede tranquilo sobre a relação entre tecnologia e Psicologia Ela mencionou de fato que você tem discutido isso né Ele é uma rede para
fazer essa discussão nos interessa demais também né o piso então nós estamos lutando muito com isso não é uma coisa fácil né Nós temos nos procurado nos apropriar um conjunto de eventos que estão todos disponíveis e aprendendo muito porque a verdade é que ficou já não tem acúmulo sobre essa questão da tecnologia a gente não entende da tecnologia a gente se meteu a falar do que acontece com as pessoas que fiquem namoram pela internet que acontece com as pessoas que ficam muito tempo os meninos que jogam muito mas a gente não conhece a tecnologia e
é preciso que a gente em frente ao lado de todas essas outras temáticas que a gente estudando a gente enfrente os problemas da tecnologia né a natureza dessas tecnologias e da forma como o capitalismo Tem trabalhado com Essas tecnologias é isso que é estar de frente para realidade né porque senão a gente retira a tecnologia e isto e e ver com que a segurança são influenciadas como não a gente precisa ver o que existe uma tecnologia que atrai a criança de um determinado jeito não é neutra já tecnologia ela trabalha o negócio de comprar a
vida de comprar então começa a envolver dinheiro numa Olá minha neta tem 12 anos é aprendido muito com ela que ela tava brigando comigo do isolamento Ela disse assim não sabe o que eu queria muito agora tô com 12 anos já eu queria um cartão de crédito como o cartão de crédito agora é vó existe cartão de crédito para adolescentes existe cartão de crédito para adolescentes né E aí o pai dela falou assim é mas atrás de cada adolescente tem um adulto que é que financia no assim o cartão para adolescência então eu acho que
é preciso que a gente começa a analisar o formato dessas tecnologias a como é que ela capta dados o que ela faz faculdade tipo de dado ele tem um problema enorme que assim os dados que são captados por exemplo aqui onde todos nós estamos aqui esses assuntos são organizados a partir daquilo existe um padrão pronto que a gente se encaixa nele a partir do que tá aqui se formulam padrões depois sim vai ser tomando a Então veja que a hora que você tem esses padrões né É o algoritmo os algoritmos eles eles agora começam a
voltar para nós é a gente dá oferece a informação e se organizam ele volta como padrão então eu começo a me identificar com aquilo que aparece para mim daquilo que a tecnologia informa que eu sou antes Então veja que tem uma manipulação acontecendo depois que o meu dado foi recolhido à que é organiza as informações de acordo com os interesses do capital e a gente entender disso é identidade que tá se constituindo a identidade que tá com você constituindo quando me oferecem uma barra de banheiro a e que eu me dou conta eu tenho um
cabelo branco à que eu sou uma Senhorinha que dorme já tomei a segunda dose da vacina né e é identidade que se constitui algumas coisas não e nenhum até bom que a gente constituam como informação sobre nós mesmos mas existe um conjunto de coisas que não interessariam né então é uma necessidade a gente fazer essa discussão a professora tô me recordando aqui a senhora citou o exemplo minha filha eventualmente pega o celular e pergunta Ok Google e lança aquelas perguntas Quais são os benefícios da cenoura Quais são os benefícios da beterraba e os elementos que
botou isso ai é o Google responde todo ele sabe de tudo pela te respondi muitas coisas a partir da base de dados mas tem coisas que eu acho que ele não vai querer conversar com você O que por exemplo ele pergunta para o gongo como é que ele faz para poder manipular as pessoas em períodos eleitorais a partir dos algoritmos e a resposta não vem pedir perguntar para os engenheiros e os técnicos é como se nada acontecesse nesse dos bastidores e as figuras né Tem estudos mostrando que os negros são é da forma como eles
são apresentados eles primeiro vem com a imagem lembro pobre negro é bom e não é preso foi preso milhão de circulação e científica e para mim o homem e se você perguntar coisas Google OK Google ele vai se ele vai colocar uma ordem para você se duas pessoas colocarem a mesma pergunta para o Google a informação que vende por disponibilizada é diferente porque elas são ligadas aos algoritmos A então não venha mesmo se você for jovem outro velho estou mulher outro homem se você for na rico ou do pobre tudo isso ele sabem é as
informações oferecidas são distintas a e muitas vezes arruma um autor negro por exemplo Importante que pode ter contribuído com aquela reflexão não aparece de início nunca aparece de início e muitos estudos sendo feito sobre isso antes uma já está sendo organizada apresentada identificada a nesses nesses espaços é importante eu tô me recordando aqui também no nosso campo por exemplo da psicologia do trabalho às vezes se discute numa perspectiva muito conservadora falamos disso ontem inclusive igual alguns colegas sobre esses jovens andando aí na os Bike Boys e Girls andando nas bicicletas fazendo entregas e sendo chamados
de e empreendedores quando na verdade quando a gente faz essa leitura colocando na cena o contexto material histórico político e social a gente vai vendo que são pessoas vítimas de toda a precarização dos processos de trabalho não me parece que essa retórica das fake News também ela é um objeto agora professora que a psicologia deveria de fato se dedicar e se debruçar em todos os seus Campos a debates fake News e há de fato a evidenciar como ela a matéria elas são feitos feitas necessário né Nós vamos ter um ano eleitoral novamente pela frente e
de novo nós vamos ter o risco de ter muitas manipulações a partir de fake News na que mentem mentem Não Contam a verdade sobre os fatos não mostra o outro lado do Fato né É É um Jornalismo e progressivo então aqui se lutar na última participação se importa da Psicologia foi o dia sete de abril é quando eu participei de uma manifestação de jornalistas pela liberdade de expressão e pela vida antes foi muito interessante porque nós vamos lá eu fiz um depoimento como psicólogo uma manifestação Zinha curtir como psicóloga para dizer que nós também lutávamos
né pela Liberdade e pela vida é isso sabe se reunindo aqueles que estão interessados na transformação social você não te procurar aqueles que estão interessados na transformação social e eu vou só eu acho que é a última questão que apareceu aqui para não deixar de responder a Carminha Carminha você tem razão que é preciso a gente pensar em relação às políticas públicas é preciso discutir a questão do Estado quando a gente discute política pública né o estado português é que que significa ISO mas é preciso lembrar também existem contradições que a realidade é constituída e
se movimenta pelas contradições então há brechas nas políticas públicas para que a gente possa fazer alguma coisa transformadora O que pelo menos acumule a quantidade no lado e tem um projeto transformador para que isso possa um dia reverter em qualidade e a professora já vimos aqui pelos comentários as pessoas que dia infinitas coisas entre elas que a gente permaneça até o final dessa noite de hoje com alcançando é pessoal já vou me comprometer quem está anotando aí afinal de contas as promessas que eu estou fazendo ao longo do encontro Integrado de Psicologia acho que a
Karina vão me comprometer da gente mais uma vez tentará trazer a professora Ana Bock presencialmente quando de fato as condições forem oportunas e de vidas e seguras para fazer isso e esse certamente não é o momento a gente não não fazia isso com nenhum de vocês certamente a gente a gente termina o pessoal mas colocando... Aí nessa conversa que é uma conversa importante para todos nós certamente Não é a primeira vez que a professora na Box está conosco aqui na unidade São Gabriel agora virtualmente nesse novo modelo e cor e vai ser a única também
não é professora do mesmo os nossos alunos eles vão adorar que você diga isso para ele certamente meus amigos sabem que a comida que eu mais gosto da comida mineira né Olha eu já vou fazer uma outra promessa professora Ana dessa a senhora que a gente vai criar uma folga de receber ela com pão de queijo Mineiro a de cafezinho tudo isso aqui é importante aqui para dar essa colhida professora quer mais uma vez te agradecer por tudo isso te abraçar mesmo à distância por toda essa sabedoria aqui traduzida em palavras também afetos eles foram
sentidos recebidos pelos alunos pelas alunas pelos professores aqui da última vez que olhei a gente tinha 400 pessoas assistindo imediatamente a Live é um público de mais a metade do nosso curso com certeza isso é importante o mito nos próximos dias a gente vai ter um público ainda maior que vai consultar essa Live como o material de estudo é o que a gente tem feio te peço inclusive autorização para que a gente possa deixar disponível essa Live a face Clara tá autorizada te agradeço demais a gentileza se quiser dar uma palavra final os nossos colegas
professores e as alunas que estão e alunos conforme diz pedir para me despedir de você com a du da Marta Betânia Que me receberam tão bem abraçar aí professores alguns que é estão e dizer estudantes Aproveitem a universidade é a hora da inquietação você pediu quem quiser saber a verdade procura uma igreja antes mas se você quiser ir para Universidade você tem que estar disponível para inquietação a perguntar são a é a hora de espalhar respostas é hora de poder mandar é um momento de vida bastante rico deve ser rico nós vamos fazer dele uma
e isso é exposição adversidade isso é encorajamento Para experiências novas né é de pensar alto com os colegas Aproveitem muito esses momentos que vocês tem na universidade muito obrigada por Minas Parabéns na abraço a Fátima boa que eu esqueci de implementar no colégio para os meus amigos primeiros a grande abraço a Fátima e a todos e todas vocês estão aí comemorando a reunindo a Ponte Minas bonito bonito demais ou muito satisfeito de ter participado com vocês obrigada Cadu e obrigado professora Ana pessoal se sabem a gente tem mais eventos aí ao longo dessa semana mais
diálogos mais oportunidades da gente se encontrar aqui virtualmente mas não menos afetivamente professora Ana grande abraço nas melhores guardo mais uma vez boa noite À noite
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