E aí meu povo querido Pessoal espero que vocês estejam gostando aqui do nosso curso certificado dentro da plataforma do YouTube estou muito empolgado porque na nossa aula de hoje a gente vai seguir falando da técnica fotográfica falando dos efeitos do obturador fazendo muitas coisas que a gente fica babando às vezes aí na internet a gente não entende como fazer então essa aula vai ser super importante não esqueçam de ir anotando os dígitos que aparecem em algum ponto aí da aula o pessoal comenta aqui embaixo Ué não achei o dígito César presta atenção na aula que em algum lugar ela está e vocês precisam de todos esses dígitos para vocês fazerem a certificação a gente vai certificar no encontro ao vivo que eu vou trazer mais conteúdos aqui para vocês e apenas antes de começar o vídeo pessoal quero lembrar vocês da nossa oferta vitalícia aqui do fotoflix que em breve vai voltar a ser um curso por daí vocês não vão ficar se queixando aí ai César perdeu oferta vitalício então faz o seguinte aproveita dá uma conferida que o curso está com valor muito especial vocês vão ter o photoflix para sempre com todas as atualizações se você já se sentirem prontos aí para dar um segundo passo na fotografia Este é o momento pessoal fica aqui a oferta vamos lá para aula beijo para vocês e a gente tem um outro um outro elemento muito importante que é a nossa velocidade alguém lembra o que que o que que acontece se a velocidade é maior ou menor é o que faz o arrasto a nossa grande questão aqui é quanto quanto de velocidade faz isso né Então olha só o que a gente tem aqui isso é isso é bem importante tá se a gente tem alguém vamos fotografar alguém que está parado todas as pessoas estão posadas lá para vocês 60 de velocidade é suficiente para vocês fazerem Essa foto é um certo risco tá mas assim mas é suficiente para vocês fotografarem alguém a 60 de velocidade vai ter que pegar importante a gente pegar a câmera deixar a câmera câmera firme a gente vai ter o terceiro apoio e a gente vai conseguir fazer isso a 60 de velocidade Especialmente porque a maioria das lentes que temos aqui elas são estabilizadas elas se estabilizador de Margem então elas vão nos ajudar nessa tremidinha que a gente der Mas vai ser meio que o limite César porque trabalhar tanto no limite porque vocês perceberam que está acontecendo aqui quando eu aumenta a minha velocidade Olha o que acontece eu vou perdendo luz então então por exemplo eu trabalhar no meu limite às vezes é interessante quando há muito pouca luz que nem aqui quando estiver fotografando na rua pessoal no sol Às vezes a gente está fotografando a 2. 000 de velocidade 2. 500 de velocidade então por exemplo você tá na rua no sol a velocidade é algo que vocês nem precisam pensar e por isso existe um uma forma automática da câmera que é o modo a ou o modo a ver modo a ver na Canon que vocês têm aí em cima ou modo a o que que o modo a e modo a ver fazem vocês estão lá fotografando na rua ele tá fazendo isso 160 320 80 automaticamente não precisa nem pensar na velocidade nem aparece para configurar é um modo ótimo para vocês fotografarem na rua Quem tá na rua embaixo do sol coloque em modo Av e só diz quero desfoque eu não quero desfoque e deixa que a câmera pense pense no resto No resto para vocês tá então aqui por exemplo a velocidade ó agora a criança tá um pouquinho ali interagindo não tá correndo 125 ainda tá tá tranquilo com algum tipo de movimento mais leve tá 250 movimentos um pouco mais rápidos tá então vai dar uma corridinha um trote alguma coisa assim e acima disso daí a criança tá correndo tá brincando a gente vai estar trabalhando entre 400 e 500 tá isso para congelar os movimentos é só que tem mais um fator importante nessa equação que é o seguinte com a lente estabilizada como é o caso de vocês vocês podem seguir essa regra e tá muito tranquilo tá mas existe um fator que é o seguinte não sei se você já trabalharam com binóculo um telescópio ou colocar uma lente muito teleobjetiva assim que tu tá pegando o olho da pessoa assim o que que acontece é difícil é difícil mexer isso porque tu vai ficar qualquer coisinha Diferentemente se a gente tá aqui em grande angular é super tranquilo agora quando tu tá no tele é qualquer coisinha dá um movimento enorme Então existe uma regra na fotografia que diz o seguinte Dobra a milimetragem da tua lente para tu ter uma velocidade segura se tu tá trabalhando em 50 mm trabalha em 100 tá trabalhando com a 200 mm trabalha em 400 tá trabalhando com 300 MM 600 de velocidade é uma regra relativamente segura para você para vocês trabalharem com isso tá então é esses dois parâmetros são os nossos parâmetros principais que a gente tem que pensar toda vez que a gente vai fotografar você eu sempre Começo pensando quero desfocar ou não quero desfocar o fundo isso é que vai determinar se eu vou trabalhar com aberturas maiores números FS menores ou números FS maiores por exemplo vou fotografar essa sala aqui ou tô num casamento vou fotografar todo o salão eu não posso ter uma abertura ainda que eu trabalho em grande angular eu não posso trabalhar com uma abertura em 1.
8 porque eu quero tudo focada absolutamente tudo focado daí eu vou precisar quem trabalha com arquitetura interiores vai ter que trabalhar F8 f11 com paisagem normalmente na rua também é interessante porque tem muito sol F8 quando quanto mais a gente fecha a nossa lente não mais fechadinho a gente também vai ter um pouquinho mais de qualidade eu digo entre aspas porque é são elementos óticos mesmo que tu tem um pouco mais de contraste um pouco mais de nitidez é um diafragmas ali entre F8 e f11 Então pessoal de paisagem costuma trabalhar mais ou menos nessa nessa distância mas o que que eu recomendo para vocês tá [Música] como vocês estão com a lente do kit de vocês e a gente já viu que isso aqui me dá a luz trabalhem em geral para fotografar os filhos para fotografar pessoas trabalham com menor F que você que vocês tiverem aí na lente de vocês tá fazendo algo que não se faz que entre aspas dá uma fórmula dá uma receita mas é muito interessante para a gente começar então por exemplo vou configurar a minha 1855 a câmera que vocês têm coloquem lá no diafragma vão lá no diafragma ó e vai até embaixo o que que vai acontecer vai ser um diafragma variável entre 3. 5 5. 6 quando vocês mexerem o zoom ele vai para 5.
6 quando vocês mexerem de novo ele volta para 3. 5 trabalha com esse diafragma mais aberto Até mesmo porque é com essas distâncias vocês não vão ter grandes desfoques então a menos que você cheguem muito pertinho para fazer esse efeito então é melhor garantir a quantidade de luz trabalha com a velocidade mínima que vocês precisam para garantir mais entrada de luz certo então vamos simular por exemplo que esses brinquedos aqui eles que eles estão brincando aqui tá como é que eu como é que eu configuraria a minha câmera para essa situação primeira coisa é o seguinte tá o parque formado Aqui tá o que que eu quero eu quero pegar essas duas crianças ou eu quero pegar todas as crianças é a primeira decisão que a gente vai ter que tomar né Ah aqui são os meus filhos os outros não importa então por exemplo vamos ver o f que a gente vai que a gente vai precisar para isso tá ó Vou colocar ó Então f1. 8 não é suficiente os dois ali estão desfocados vou tentar vou aumentar para 2.
8 vamos ver o que acontece aqui ó já está um pouquinho mais focados né Deixa eu só subir um pouquinho aqui o ISO só para a gente conseguir enxergar depois a gente entende o que eu tô fazendo tá ó então aqui pessoal 2. 8 a já tá legal mas ainda não então vou ter que aumentar F4 Opa já quase deu acho que 5. 6 vai ser suficiente ó 5.
6 fechou tenho a profundidade de Campo que eu preciso tá Peguei todos eles ó estão estão todos focados bom o que que aconteceu Por que que escureceu tanto porque eu fechei a minha lente para poder ter profundidade de Campo agora eu vou ter que ajustar essa minha velocidade aqui olha vou fazer essa foto aqui com 60 tá As crianças estão brincando [Música] olha o que aconteceu com essa aqui ó viram olha essa aqui já tá essa aqui já ficou já ficou tremida a 60 ganhei luz mas é isso tambá não não vai dar para ser a não vai dar para ser a 60 vai ter que ser a 125 um desse para esse movimento é que tá legal ó já tá esse movimento aqui tá legal né César mas tá acontecendo um problema aqui né vou garantir isso né vamos vou botar 200 para para garantir ali aqui o jogo legal tá tá ok tenho foco o movimento está congelado só que a gente tem um problema que é ó tá trabalhando com isso 640 e não é suficiente como eu sei que não é suficiente lembra o que eu falei para vocês dos eveses isso aqui são é vez aqui no fotômetros é a medida de luz o que que ele está nos dizendo olha César você está a menos três vezes do que eu julgo que seria que seria o ideal para você para você conseguir fazer fazer essa foto lembrando uma coisa que é importante Nem sempre a foto ideal Ela tá no zero tá Às vezes a foto ideal é no mais um às vezes é no menos um tem uma de fotometria um pouquinho mais avançada mas a gente começa pensando como um parâmetro que é assim olha eu tenho que fazer essa medição e ela tem que estar mais ou menos aqui no zero eu preciso ganhar três pontos de luz porque são três eventos de diferença para fazer isso e eu já ajustei a minha a minha abertura porque eu preciso desse foco aqui e a minha velocidade Ah talvez a velocidade eu poderia ainda baixar um pouquinho a coisa mas não tem muita opção que que a gente faz nessa situação pessoal Só nos resta duas alternativas parece que é só uma né alternativa que vem a cabeça é aumenta o isso e muitas vezes essa é a nossa única alternativa que que eu poderia fazer também pegar essa luz e aproximar que eu ganho esses três eu ganhei esses três pontos de luz olha só olha olha o que vai acontecer aqui ó se eu aproximar ó se eu aproximar a luz aqui eu fazer a medição ficou até bonito olha ali ó tá quase aproxima um pouquinho mais Ou seja eu poderia colocar a luz nessas cena seria uma seria uma grande possibilidade Na verdade essa seria a melhor das opções só que a gente tá no parque né não tem como a gente fazer isso todas as vezes então o que que a gente vai fazer pessoal não tem jeito a gente vai precisar aumentar o ISO em três pontos de luz cada cliquezinho que vocês dão na câmera em qualquer das configurações é um terço de ponto então se eu faço um dois três eu ganhei um ponto de luz um dois três eu ganhei outro Ponto de Luz um dois três eu ganhei um outro Ponto de Luz na abertura ou na velocidade ou seja para eu conseguir a configuração ideal eu poderia mexer nos três só que eu só tenho um Porque a gente já viu né eu preciso dessa profundidade de Campo eu preciso daquela velocidade então não tem jeito e quando não tem jeito aumenta o ISO Então vai ser ó vamos lá um dois três aumentei um ponto de luz olha ali ganhei um ponto de luz um dois três ganhei outro Ponto de Luz agora vou aumentar de novo um dois três ganhei outro Ponto de Luz vou ter que fazer a foto ISO 5 000 ó e aqui temos e aqui temos a foto tá Ah só que não posso pera aí eu tô se não é para mostrar o fundo César Vamos pensar que a gente fez essa conta aqui poxa vida mas para que aquelas crianças lá não de nada adiantou né então se não é para mostrar o fundo mas vale a gente voltar lá para o nosso ISO 640 tá e ao invés da gente ter os três pontos de luz no ISO vamos mexer na abertura já que a gente investiu numa lente luminosa para isso que a gente investe numa lente Luminosa então um dois três um dois três um dois três perfeito então ó muito bem Então olha a gente tem duas fotos aqui ó F2 veja um fundo que a gente tem com isso 640 e a gente tem uma segunda foto com o ISO 5000 perceba uma coisa aqui além do fundo além do fundo tá mais focado Vocês conseguem perceber alguma diferença de qualidade entre uma foto e outra uma com 5. 000 e outra com 640 olhe a gente pode filosofar juntos aqui a gente não vai ver diferença na foto de ISO 5000 para de 640 só que vocês vão fazer um curso de fotografia que diz Deus o livre vocês passarem disso 400 que é um crime pessoal duas coisas tá com luz o ruído ele some ele é muito menos aparente claro que se eu começar a dar um zoom nisso e daí Deixa eu ver se eu consigo passar para outra foto ó se eu der um grande nessa foto aqui tá olha guarda isso na cabeça de vocês aqui tá E vamos passar para outra olha se a gente der um zoom dessa forma aqui a gente vai conseguir perceber alguma coisinha Mas a gente não vai perceber muita coisa eu quero que vocês entendam algo muito importante tá a gente está visualizando Isso numa TV de 75 polegadas ou 80 não sei quantas polegadas tem isso mas é gigantesco onde as pessoas mais olham as fotos telemóvel um telemóvel quanto menor isso mais qualidade vai se ver essa mesma foto no telemóvel a gente não enxergaria nada do que a gente está vendo pessoal TVs dispositivos telas essa questão do iso ela fica cada vez mais imperceptível dentro do dentro da forma como as pessoas consomem as fotos César Mas então qual é o perigo do isso bom o perigo do iso seria se a gente não tivesse com a cena bem iluminada porque o ISO onde é que onde é que aparece o ISO o ISO é a tentativa da câmera de enxergar luz onde não tem então não tem luz se tu tá forçando o teu sensor para enxergar a luz ele vai trazer o ruído é como uma estação de rádio que a frequência tá muito baixa vem com ruído agora se tu tem abundância de Luz como a gente tem aqui a gente não tem que se preocupar com essa questão com essa questão do ruído Então você usa Flechas tu usa a luz isso vai fotografar na rua a gente não vai ter esse tipo de situação que a gente tá que a gente tá vendo aqui tá Então é isso é uma coisa bem interessante vamos agora fazer fazer o efeito contrário que é o seguinte tá ó eu vou botar o meu isolar bem baixinho vou botar o meu ISO bem baixinho eu vou botar uma abertura grande aqui vou botar um F8 aqui não isso ficou em automático eu vou botar aqui em F8 tá Olha eu tô diminuindo aqui a minha quantidade de luz tá perfeito Olha só ficou meio segundo Olha o que vai olha o que vai acontecer agora com a foto de meio segundo olha ele Olha o efeito que a gente tem aqui meio segundo se a gente fizer ainda mais vamos lá isso aqui é quase uma longa exposição vamos ver se a gente vai ter que fechar mais nosso diafragma para fazer isso vocês estão vendo o jogo que eu estou fazendo eu estou aumentando o tempo vai ficar 3 segundos aberto o que que isso significa significa que eu vou ter que fechar minha lente muito muito mesmo e o meu ISO tá no ISO mínimo da minha câmera que é o Iso 100 Agora se a gente quiser dá para escrever até o nome aqui pessoal sumiu na verdade foi demais olha só olha só só se consegue Só consegue ver o Rastro dá para a gente fazer inclusive aquele efeito que é o light Paint vai pagar aqui a luz essa aqui ó pegar vou botar uma lanterna aqui tá Olha só que coisa interessante que dá para a gente fazer aqui como a luz da lanterna é um ponto forte de luz ali Olha o que vai acontecer ou seja aquelas fotos dava para escrever dava para escrever até o Olha você bem pegas agora aqui [Risadas] O que que tá o que que tá acontecendo aqui pessoal a câmera tudo que for de luz que estiver mexendo aqui dentro do sensor vai ser vai ser vai ser registrado então dá para fazer várias brincadeiras aí aqui é interessante né Essa foto ficou muito boa né os bonequinhos ali olha essa é uma brincadeira legal que a gente pode fazer com com a velocidade e aqui é interessante também sabem aquelas fotos que a gente tem por exemplo vai em cima de uma ponte coloca teu tripé em cima de uma ponte deixa lá 8 8 segundos 10 segundos 15 segundos só aparece o Rastro dos faróis dos faróis dos carros Esses são os efeitos aqui da velocidade então é essa é basicamente a nossa técnica fotográfica que é algo muito simples o que que eu aconselho para vocês tá porque isso é muito bonito quando a gente vai fotografar por exemplo estamos fotografando do produto estamos fotografando paisagem Ou seja a São coisas que a gente pode sentar ver controlar agora o que que acontece se a gente está fotografando os nossos filhos você tá num parque que tu tá aqui tá na cozinha que tem bastante luz vai para sala que tem muito pouca luz como é que a gente resolve isso Ó daí Olha que interessante os modos da nossa câmera a nossa câmera ela nos dá modos muito muito interessante um deles é aquele que eu comentava com vocês que é o modo a ver olha o que aconteceu quando eu coloquei o modo a ver pessoal Opa perdão vai fazer uma foto no modo a ver Olha eu não consigo mais eu não tô conseguindo mais mexer na minha velocidade em algumas câmeras inclusive apaga isso aqui o que eu digo para minha câmera é qual o ponto do meu fotômetro eu quero que ele registre ou seja ó olha aqui assumiu inclusive sumiu a velocidade ou seja o que que tá acontecendo aqui no modo A ver se a câmera de vocês tá lá em 3. 5 e vocês fazem essa foto essa foto aqui tá e o que que vai acontecer agora tá eu vou eu vou diminuir a luz aqui olha diminuiu a luz Mas eu ainda a câmera fez a compensação a outra foto ali o que aconteceu essa foto aqui essa foi em um barra 13 a outra foi um barra 8 Manteve a exposição a exposição é a mesma a César Mas a qualidade não é a mesma da foto Por que que a qualidade não é a mesma se a gente já entendeu porque a gente tem menos luz então com menos luz a luz aqui antes eu olhava e tava legal eu olhava para os bonecos e gostava do que eu tava vendo agora o que eu tô fazendo aqui eu tô forçando uma exposição mas eu iluminei mal a minha cena Então a primeira coisa que a gente tem que pensar sempre é como a gente vai iluminar a nossa cena isso vai fazer uma diferença muito absurda mas muito absurda mesmo nesse jogo aqui que a gente tá que a gente tá fazendo olha só quer ver o que a gente vai fazer agora pessoal tem como a luz ela começa a ficar mais sofisticada quando a gente quando a gente consegue aproximar isso o que que tá acontecendo aqui nesses parâmetros de câmera aqui tem que dizer para minha compensação que eu quero um pouquinho menos de luz o único efeito que a gente tem no modo a ver que que é interessante no modo a ver tá dependendo das cores do fundo dependendo das cores que as pessoas estão usando a exposição ela pode não ficar tão redondinha então o que que acontece por exemplo a gente faz uma foto tá Fiz a foto ó fiz a foto eu achei César a foto parece tá muito clara que que tu pode fazer antes onde tu mexia na velocidade tu pode dizer para câmera assim a câmera compensa um pouquinho para menos você não precisa dizer qual a velocidade que tu quer tu só precisa dizer para ela só precisa dizer para ela menos um pouquinho menos então ó mudou a velocidade eu nem sei exatamente qual é dependendo dos elementos ali olha como a câmera tá variando a velocidade sozinha dependendo se eu coloco perto da luz ou não ó a câmera tá fazendo todas esses cálculos para mim sozinho isso aqui é muito interessante aqui no modo a ver então Ó vou fazer aqui a foto e menos um ela fez um cálculo e eu já tenho aqui um resultado diferente aqui Eu só disse para a câmera se eu quero mais claro ou se eu quero mais escuro tranquilo para vocês sim legal legal o modo a ou Av ele vai sumir com com a tua velocidade o modo TV ou modo S tu não vai mais regular a abertura se tu quer foco desfoque só vai dizer se tu quer a cena congelada ou se tu quer o movimento arrastado e o modo P pessoal a única coisa que vocês vão poder controlar é o ISO e todas as demais configurações da câmera é como por exemplo balanço de branco tipo de drive que vocês querem se vocês querem Rajada outras configurações a câmera a exposição você só vão pensar no ISO e vocês vão poder fazer outras configurações é diferente do modo completamente automático que vocês não podem nem mudar o tipo de foco que vocês querem tá Então essa é basicamente A grande diferença Olha que às vezes acontece tá Às vezes vocês viram que escureceu muita cena porque essa minha câmera aqui o que que ela faz ela por exemplo ela focou olhos olhos é branco quando a gente fotometra algo em branco imagina em uma noiva alguém que tá tudo branco um cenário branco e tudo mais o nosso fotômetro não pode estar em menos um nosso fotômetro tem que estar em mais um para isso então o que que vai acontecer e às vezes o modo a ver Às vezes ele se perde justamente por esse excesso de tecnologia que tem essa câmera mas por exemplo na maioria das câmeras que vocês têm que eu estou vendo aí essa essa medição ela vai ser uma média de toda cena ele não vai pegar e fotometrar só pelos olhos e eu posso ajustar isso na minha câmera também ou seja e ele vai fazer uma média que vai ficar mais mais tranquilo ó aqui nesse caso aqui ó eu vou pegar vou pegar ó tô vendo os olhos ó tô tomando comparando os olhos vou ter que botar ali mais um para fazer essa foto perfeito que eu quero mostrar aqui para vocês é o seguinte pessoal olha aí olha o tamanho [Música] Olha como a gente tem a sensação a gente tem a sensação de aproximação aqui dos 35 por 50 tá e a proporção do bonequinho o desfoque também vai ser vai ser diferente tá e eu vou mostrar aqui para vocês antes a gente começar a fotografar humanos eu vou precisar de voluntários a 85 que essa é a 85 é uma das minhas lentes favoritas é um essa lente ela tem um poder muito muito muito grande mesmo olhem o mesmo 3.