o Olá você que me segue aqui no Rodrigo Silva pelo jeito é bom estamos de volta para mais um bate-papo semanal sobre a Bíblia Sagrada eu quero agradecer muito a todos que mandaram mensagens de boa recuperação Boa Saúde quando souberam que eu e minha esposa também testamos positivo essa semana tivemos aí sequelas e sintomas bem fortes dessa doença que está pegando todo mundo mas graças a Deus estou bem se durante o vídeo houver alguma tosse e voluntária aqui por favor relé visto porque eu não podia deixar de ter esse bate-papo semanal com vocês ainda bem
que nessa semana que eu fiquei parado quase não dei as caras nas redes sociais no eu e minha esposa né os dois ficamos acabados eu já tinha deixado as aulas gravadas alguma coisa gravado Então pessoal que faz o curso a bíblia comentada com Rodrigo Silva não ficou prejudicado porque a quarta feira aulas tava Prontinho lá e na semana que vem já vou gravar uma rodada de aulas agora sobre o livro do Êxodo tá bom E é claro de ter aquela aula que temos de vez em quando aquela aula especial para os alunos do curso para
tirar as dúvidas que vão se acumulando durante o tempo que você vai assistindo aliando os vídeos e também fazendo as suas anotações bíblicas e se você ainda não é inscrito no curso a bíblia comentada com Rodrigo Silva está aqui o meu convite eu vou deixar no descritor desse vídeo aqui o link hoje você pode também se tornar um dos mais de 5 mil alunos e alunos que estão estudando a Bíblia com a gente toda semana livro A livro Vamos do Gênesis até o Apocalipse tá bom muito bem queridos no vídeo de hoje eu quero falar
um pouquinho sobre um tema complexo na teologia Cristã o assunto do livre-arbítrio afinal de contas livre arbítrio é uma doutrina bíblica ou não é uma doutrina bíblica deixe-me apenas de antemão a explicar que esse tema do livre-arbítrio ele pode ser tratado de diversas modalidades diferentes Você pode falar por o vidro respondendo um grupo de ateus ou agnósticos ou descritos de modo geral o que Cleide o conceito do livre-arbítrio é apenas uma ilusão que nenhum de nós temos liberdade de escolha dentro dessa temática ateísta é o livre arbítrio quando eu falei ele não é uma coisa
é y facto aquilo que realmente acontece é uma ilusão nós na verdade somos mais fadadas aquilo que o nosso Gene nos programou a ser aí você tem as correntes filosóficas do fatalismo por exemplo que negam qualquer tipo de escolha onde a pessoa não pode nem ser moralmente responsável pelas escolhas que ela toma Este é um capítulo do debate sobre se há ou não livre arbítrio junto com escolas de pensamento a teias que preferem falar do fatalismo ou do determinismo mas eu quero de antemão dizer que não é sobre este tipo específico de debate que eu
vou me deter eu vou explicar no vídeo de hoje mas aquele outro é comumente chamado como a oposição teológica entre a armínio e Calvino Calvino e Jacó armínio quem são esses João Calvino você sabe foi um dos Protestantes um dos Pais da reforma protestante que desenvolveu o protestantismo especialmente ali na Suíça e deu origem às chamadas igrejas reformadas com a maior expressão da Igreja Presbiteriana quando Calvino começou a a fazer a sua Suma Teológica ele começou a escrever as as instituições cristãs as suas institutas instituições do cristianismo Nilson em dois volumes pelo menos que nós
temos aqui em português ele começa a desenvolver uma teologia sistemática e Calvino vai beber no Insight de San de Santo Agostinho de hipona é curioso que Santo Agostinho a lava da predestinação talvez não de maneira tão aprofundada mas ele deixou em site da predestinação contudo a Igreja Católica não desenvolveu tanto esse detalhe do pensamento Agostiniano Agostinho também um Trono muitos detalhes ele dizia apenas que Deus por sua livre soberania Ele Escolheu de antemão com base na sua presidência que Avenida se salvar que haveria de se perder então isso mexeu com Calvino e Calvino começou a
despertar mais e criou a estampa doutrina Oeste ensino da predestinação em outras palavras o que que o ensino da predestinação diz que a soberania de Deus é que deve ser enfatizada na história como ser humano não pode se salvar a salvação é um ato único de Deus e sendo um ato único de Deus sabemos que nem todos se salvam Então Deus na sua a soberania na sua onisciência Deus elegeu escolheu aqueles que haveriam de ser salvos e aqueles que haveriam de se perder uma notinha de rodapé É lógico que tem uma outra corrente de pensamento
aí que aquela que acredita na salvação Universal aos espíritas kardecistas por exemplo vão nessa linha não é todo mundo vai encarnar e reencarnar até um dia que ele vai atingir a luz no final das contas todos vão se salvar então nós temos na verdade aqui três linhas de pensamento na teologia Cristã aquela que ensina aqui no final das contas todos vão se salvar porque Deus deseja a salvação de todas de todas as pessoas e o desejo Deus não pode ser contrariado existe aquela linha calvinista que acredita que alguns vão se salvar e outros vão se
perder mas o que define Isto é a decisão de Deus e não dos seres humanos e em terceiro lugar a linha de Jacó armínio o que acreditar que não Alguns vão se salvar e outros vão se perder mas esta separação entre os que se salvam e se perdem se deve exclusivamente a escolha humana aliás diga-se de passagem hoje a cor Minions ele era discípulo de Calvino ele também veio da teologia reformada e curiosamente quando ele foi escrever um tratado teológico as meninas escreveu o Tratado teológico no princípio para defender a ideia da predestinação de Calvino
deixa eu explicar para você você lembra que eu falei que Calvino se inspirou em parte em Santo Agostinho de hipona Agostinho tinha um grande inimigo teológico do tempo dele que era Pelágio Agostinho enfatizado demais a graça de Deus e Pelágio enfatizarmos demais a decisão humana o ser humano tem capacidade de escolher se quero não caminho do bem do Mal Agostinho quase dizia que os Depende de Deus então tá e defendendo a ideia agostiniana ao extremo chegou ao ponto de dizer que até a nossa salvação é Escolha de Deus não somos nós que escolhemos se vamos
um salvar o se vamos nos perder de modo que o livre arbítrio é na visão calvinista uma ilusão pelo menos o seu sentido da salvação daqui a pouco eu vou explicar melhor isso porque eu um teólogo reformado vai falar que não que eu posso fazer escolhas durante o dia a dia eu posso escolher Que camisa vou colocar pra gravar esse vídeo eu posso escolher se eu quero comer frango ou carne eu posso escolher se eu quero beber refrigerante ou suco tudo bem agora quanto a minha salvação esta eu não tenho escolha ou eu faço parte
da eleição prévia de Deus ou não tem jeito para mim essa é a ideia calvinista então já kormann nos depois foi escrever um tratado para defender essa ideia só que é o estudar melhor a Bíblia chegou uma conclusão contrária dizendo que a eu estava redondamente enganado então normalmente quem acredita da predestinação que Deus predestinou alguns para salvação os para Pensão são de certa forma seguidores do Calvinismo ou do da predestinação ou da teologia reformada aqueles que creem que não que a salvação depende da escolha do indivíduo seguem mais uma teologia arminiana Ficou claro para você
tá certo também não quero ser panfletário aqui em ridicularizar os que concordam com calvillo Eu discordo peremptoriamente ficar ouvindo nesse quisito porque a grandes teólogos de grande envergadura intelectual que defendem a pros lados a teólogos de grande envergadura intelectual que defendem o arminianismo a a teólogos de grande envergadura intelectual que defendem o calvinismo eu vou dar para vocês a minha interpretação com base da Bíblia Sagrada eu queria só indicar a leitura de um livro o único livro sobre esse assunto não gente mas não dá para eu passar uma bibliografia enorme aqui tem um livre becauer
muito bom sobre isso também tem outro tratados diodo LED mas eu quero falar desse aqui eu só me esqueci de antes de começar a gravar o vídeo verificar na internet esse livro existe para venda Eu espero que sim Editora Mundo Cristão am.so prender é predestinação e livre-arbítrio porque esse livro interessante porque ele apresenta quatro teólogos dois defendendo a predestinação dois defendendo o livre árbitro que são teólogos que eu respeito muito por exemplo de on Fire Bruce reichenberg Norman gaisler e Clark pinnock São quatro grandes eruditos então você tem dois aqui defendendo a predestinação e dois
contrários a predestinação e o livro apresenta logo no começo aqui eu vou ter vou deixar a capa dele aqui para você dá uma olhadinha na internet depois siamu é tão ainda público esse livro se publicar compre e leia tá bom porque ele apresenta um capítulo escrito por um teólogo defendendo uma posição depois o outro depois do outro refutando eu achei muito sensata a forma como ele foi escrito É lógico que a meu ver aqui é uma coisa que eu falo com muito respeito aqueles que seguem a igreja presbiteriana o calvinismo eu já deixei antemão Claro
para vocês que na minha opinião a predestinação traz uma uma visão do caráter de Deus muito perigosa é a minha posição você não precisa concordar com ela e eu vou dar biblicamente o porquê disso tá bom mas nós temos vários elementos aqui do que que diz o arminianismo calvinismo e você pode ler-se depois com calma militar todo marcado mas eu já comprei esse livro ele há muitos anos até bom você olhasse num sebo não tem esse livro ele foi editado Originalmente aqui no Brasil em 1986 nossas 89 tá começando estudar Teologia quando eu li esse
livro bom então vamos lá vamos começar a dizer porque que eu Rodrigo não acredito na do livre-arbítrio em primeiro lugar tem uma uma posição que alguns coloco aí a mais livre arbítrio uma palavra que nem está na Bíblia bom isso é verdade a palavra livre arbítrio não está na Bíblia mas a Bíblia também não existe a palavra Milene não existe a palavra Trindade Não Existe a palavra cristianismo não existe a palavra adventismo Existe a palavra metodismo não existe a palavra pastora né então quer dizer tem um monte de palavras que não estão na Bíblia a
palavra escatologia não está na Bíblia fala palavra Trindade não está na Bíblia Então não é porque não é pelo fato de uma palavra não está na Bíblia que significa que ela não seja bíblica Às vezes o termo não está na Bíblia Sagrada mas o contexto o conceito dele está ali Então esse é o ponto Tá certo então para mim dizer que livre arbítrio nem está na Bíblia não é bem assim o conceito de livre-arbítrio está o mesmo que o termo livre arbítrio esse binômio não esteja necessariamente ali tá bom Agora vamos começar Então definindo as
questões eu quero apenas deixar claro para vocês meus queridos que são dezenas e dezenas de passagens que é diálogo com essa temática eu vou levar isso para vocês aqui mas é lógico que eu não conseguirei no vídeo que talvez vai ficar com pouco mais de 30 minutos aqui esgotar todos os termos bíblicos alusivos à isso então vou colocar os principais e algumas Chaves hermenêuticas que nos ajudarão a compreender aqueles que talvez porventura eu não citá-los aqui tá bom então vamos começar primeiro Vamos definir os conceitos o que que é livre arbítrio bom livre arbítrio é
uma livre escolha Mas eu achei interessante que alguém colocou esses dias na internet uma posição veja bem aqui no dicionário diz assim na livre escolha isenta de condição oi pera aí calma livre escolha isenta de condição não é a mesma coisa de livre escolha Incondicional A palavra escolher é uma palavra que nós devemos também entender etimologia dela escolher vem do latim é que escolhi digere quer dizer tirar de uma coletânea porque eu estou trazendo etimologia da palavra tirar de uma coletânea ex colidir e tirar uma coletânea porque o próprio fato de escolher já demonstra que
é o contrário do que alguns colocam aí a escolha não é algo Incondicional é que eles pegaram aquela questão de dicionário lá né é livre arbítrio é o direito de escolha sem sem condições isento de condições só que esse isento de condições posicionar está dizendo o seguinte se você escolhe porque você é obrigado a escolher aquele aquela cor vermelha e não Azul você não tá tendo um livre-arbítrio Oi livre arbítrio quando você se torna o juiz naquela situação a palavra livre arbítrio e Leo's do latim né árbitro é que significa juiz testemunha aquele que decide
entre duas situações então livre arbítrio é quando você pode decidir entre duas situações não significa que você pode decidir incontestadamente qualquer coisa esse não é o ensino bíblico que você pode escolher incondicionalmente qualquer coisa muito menos é o sentido que a palavra livre arbítrio e escolha tem no seu na sua raíz é eu vou dar um exemplo para você o próprio fato de você entrar no supermercado e escolher se você quer comprar o sabão em pó da marca A ou B já é um já é uma delimitação você não pode comprar qualquer sabão em pó
ali só a marca A e B você precisa o sabão em pó Então você vai escolher entre o ar e o é somente isso então livre arbítrio não significa uma uma escolha sempre sem limites que eu posso escolher qualquer coisa não é por aí aliás as pessoas que pensam assim fala o seguinte o livre arbítrio contradiz a soberania de Deus na sua vida de jeito nenhum da mesma maneira elas confundem a ideia de onipotência de Deus como significando que Deus pode fazer qualquer coisa indistintamente não meus irmãos onipotência não significa Deus poder fazer qualquer coisa
indistintamente por exemplo se Deus pudesse criar uma pedra que nem ele pode carregar Deus não seria onipotente Deus seria ilógico irrazoável e quer saber justamente por Deus ser onipotente tem muitas coisas que Deus não pode fazer por exemplo Deus não pode ficar Deus não pode errar Deus não pode mentir Deus não pode criar outro dele mesmo perceberam então tem várias coisas que a onipotência de Deus impede Deus de fazer então assim como onipotência não significa a liberdade para fazer qualquer coisa indistintamente livre abitrio também não significa poder fazer qualquer coisa indistintamente o livre-arbítrio está dentro
de uma delimitação lógica e bíblica eu acho interessante que alguém colocou uma ilustração na internet sobre o livre árbitro alguém defendendo a aprendente nação e colocou essa ilustração que eu já ouvi em várias mensagens Então nem sei quem é o autor dessa ilustração já ouvi várias vezes geralmente contadas por pessoas que defendem o livramento a ilustração seguinte Imagine que todos estamos dentro de um navio Tá certo dentro do navio você pode escolher a que horas você vai comer você pode escolher se você quer comer salada antes do do da Carne o escolher a carne a
salada você pode escolher Se Vai para academia vai pular na piscina você pode escolher se vai ficar no quarto dormindo ou se vai até o salão de jogos você pode escolher se vai até a proa você pode escolher um monte de coisa mas você não pode escolher o destino do navio este está traçado pelo Capitão desde lá de trás essa é a soberania de Deus e o destino de todos está atrasado então você pode escolher muitas coisas sua vida mas você não pode escolher o seu destino Opa existe uma falácia muito grande nesta ilustração por
pelo seguinte razão quem disse que todos vão ter o destino E se o capitão trás ou apenas um destino lá atrás então todos inevitavelmente vão para o mesmo destino pegando essa mesma ilustração ela acaba sendo um tiro no pé de quem defende a apresentação porque veja bem se todos dentro do navio vão para o mesmo destino então ou todos vão se salvar ou todos vão se perder o próprio fato de que no dia do juízo Alguns vão para a glória eterna outros para o horror eterno significa que o destino meu amigo não é o mesmo
para todos dentro do navio percebeu Então essa ilustração da soberania de Deus Deus traçou o destino do navio ela contradiz a própria doutrina da predestinação que nem todos dentro do navio terão o mesmo destino alguns serão salvos outros não então é mais correto dizer que o capitão lá atrás de trás ou dois destinos para todos os que estão dentro do barco alguns poderão e com ele até o porto final outros poderão descer algum Porto no meio do caminho e portanto nosso ingerirem o objetivo final isso sim estaria correto aqueles que descem nas paradas que o
Davi eu faz acabou não Chegando ao destino final que o capitão havia planejado agora a escolha de ficar no navio de ser dele meu amigo Isto é do Capitão é da pessoa então existe uma outra falácia também da maneira como muita gente argumenta a questão da soberania de Deus confundindo Soberania de Deus com presidência Divina eles colocam assim olha é se Deus sabe todas as coisas Deus sabe o futuro aí começa a colocar um uma lógica para mim que ela fala ansiosa Veja bem se Deus sabe que x vai acontecer o x vai acontecer segunda
premissa x aconteceu terceiro logo X tem que acontecer porque Deus assim viu não não não não é por aí e se tem não faço parte das premissas anteriores você pegar qualquer professor de Filosofia e colocar essas duas premissas vocês vão ver que ela não carrega essa conclusão é uma falácia um barômetro por exemplo ele pode medir o tempo não decidir sobre o tempo o fato de Deus saber uma coisa de antemão não significa que aquilo tem que acontecer porque Deus sabia não é porque iria acontecer que Deus sobre isso aconteceu diferente Deus saberia tá bem
mas vamos ver algumas passagens da Bíblia aqui é para deixar isso aqui claro uma das passagens que o pessoal pega muito sobre isso Efésios Capítulo 1 Versículo 4 eu falei um monte de paz e vocês Com certeza vou passar esse vídeo dos 30 minutos mas eu espero que você tenha paciência que o estudo é importante Efésios 1 Versículo 4 esse aqui é é um dos textos que o pessoal que defende a presente nação pega muito Efésios 1 Versículo 4 olha bem Efésios 1 e verso 4 diz assim na minha na minha produção é antes da
fundação do mundo Deus nos escolheu nele para sermos Santos e irrepreensíveis diante dele então desde a fundação do mundo Deus nos escolheu interessante que essa palavra escolheu o íngreme as pessoas já de duas histórias Deus nos escolheu escolheu significa que ele tirou ele rejeitou outros porque se eu tenho aqui é quatro camisas eu escolhi duas e não quis as outras é que eu rejeitei as outras Calma calma não vai tanto assim pela tradução é curioso que a palavra que Paulo usa aqui para escolheu a palavra eclético Oi Cleide Gomes não significa necessariamente escolher só no
sentido de rejeitar outros quer ver um exemplo Vamos ler Lucas Capítulo 6 Versículo 13 Lucas Capítulo 6 Versículo 13 Olha o que dizer que a Bíblia em Lucas Capítulo 6 o Versículo 13 Olha bem diz assim e quando amanheceu chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre os quais ele deu o nome de Apóstolos o mesmo verbo escolheu que é usado por Paulo em Efésios e aparece aqui Cristo escolheu doze dentre os discípulos 12 sem ter que que os outros foram rejeitados não 12 ele escolheu para Apóstolos mas os outros também foram aceitos
Então essa questão de tomar a palavra escolhas Como significa como se ficando significando O Escolhido foi o aceito ou não escolhido foi o rejeitado não Deus não rejeitou se os demais os demais também não discípulos de Deus então aqui Deus escolheu para uma vocação específica quer ver outra prova de que escolheu na Bíblia nem sempre significa eleger entre um ou mais é muito mais elementos Vamos abrir em Lucas Capítulo 9 verso 35 Lucas Capítulo 9 Versículo 35 e aqui eu pergunto Aos aos é o aparelho destilação como é que eles me explicam essa passagem aqui
olha tem Lucas 9:35 quando fala de Jesus e da transfiguração dele diz que a voz de Deus aparece no céu e diz assim e dela veio uma voz que dizia Este é o meu filho o meu eleito o meu escolhido escutem o que ele diz Veja bem se a palavra screamer e o mesmo termo grego que Paulo usa lá em Efésios Lucas usa nessas duas passagens aqui viu é o mesmo termo grego é o mesmo verbo grego Ora se Cristo é o filho escolhido pelo pai quem é o filho rejeitado que estaria em pé de
igualdade com Cristo é para ser escolhido até onde eu saiba de acordo com o João Capítulo 3 verso 16 Cris teu único filho de Deus porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho olha se Cristo é o único filho de deus como é que aqui Deus fala que ele é o filho eleito escolhido Então você está vendo que pela bíblia não basta ficar pegando a palavra eleito escolhido pela ação se Deus escolheu É porque tem outro que não escolheu você não escolheu que rejeitou Você viu que ali no início de
Lucas Capítulo 6 eu mostrei que Cristo escolheu dentre os discípulos 12 e isso não significa que os não escolhidos foram rejeitados aqui em Lucas 9 no transfiguração Cristo é chamado de um filho eleito do pai escolhido olha se escolha significa sempre eleição entre dois ou mais quem foi o filho rejeitado pelo pai sendo que Jesus é o filho único de Deus outra passagem a vamos ao João Capítulo 6 versos o João Capítulo 6 Versículo 70 Olha o que diz a que Jesus no Evangelho de João Capítulo 6 Versículo 70 deixe-me ver se eu acho aqui
onde Jesus fala seguinte então Jesus lhes disse sim não é fato que eu escolhi é o mesmo verbo grego que Paulo usa aqui Lucas usa não é fato que eu escolhi vocês os 12 Espera aí se o eleito se o escolhido é o que vai ser salvo e como é que eu explico o final mais um de vocês eu do diabo Então veja bem pela primeira parte do verso Judas foi eleito É mas ele se entregou Satanás se Lucas foi vocês têm Judas foi eleito Por que que não foi salvo Jesus não falou eu escolhi
apenas 12 de vocês não não é fato que eu escolhi elegi é o mesmo termo que os predestinados que os Defensores da presente nação usam para falar da da Escolha de Deus não é fácil que eu escolhi vocês os 12 então Escolheu os 12 inclusive Judas é mas se Judas era eleito como é que ele perdeu a salvação depois traindo a Cristo sendo que quem é eleito não perde a salvação segundo a doutrina da predestinação Então meus queridos essas essas questões para mim mostram que a predestinação Com todo o respeito aqueles que a defendem ela
não faz sentido e e não só não faz sentido ela também ela ela coloca um detalhe do caráter de Deus para mim muito perigoso que vou falar no final desse vídeo mas eu quero fazer um estudo mais longo com vocês então tenha paciência o vídeo vai ficar um pouquinho mais longo mas vamos comigo até onde você aguentar quer ver outro texto que para mim também acaba é me impedindo de concordar com a predestinação como sendo eleição Olha bem quando você vai becauer isso aqui é o devo até o becauer que eu citei para vocês o
becauer disse que muitas vezes na Bíblia a eleição não se dá para escolher um fazendo com que outros se percam pelo e a eleição se dá para que uns levem outros também a serem eleitos é o caso por exemplo de Romanos Capítulo 11 Versículo 7 a 11 que tem uma parte até que Paulo fala o seguinte olha eles tropeçaram para que caíssem não e Paulo fala que a eleição fez isso a eleição fez Israel cair mas não caiu aqui para que caíssem para que os gente seus também fossem salvos E aí percebeu bom vamos continuar
aqui é um outro problema muitas pessoas que falam da predestinação e querem defender a parede nação eles usa acusam a nós que seguimos um pensamento mais de acordo com Jacó arminius nos acusam de negar a soberania de Deus aliás se você for conversar com um teólogo reformado uma expressão que para ele é é muito cara muito preciosa é ele a expressão Soberania Divina e para mim também é Preciosa a diferença é que para ele a Soberania Divina é tão determinante que ela escolhe Até quem vai ser salvar que vai se perder para mim não a
Soberania Divina ela por amor à humanidade ela sumiu um ponto vulnerável ela pode ser rejeitada Lembrando que aquilo que eu falei no início esse meu livre arbítrio de aceitar ou rejeitar a salvação não significa uma licença para fazer qualquer coisa indistintamente eu só tenho duas escolhas a Bíblia fala e hoje está o caminho que proponho o caminho da vida e o Caminho da Morte escolhe pois a vida para que vivas esse texto bíblico escolhe pois a vida para que vivas para mim fica sendo uma mentira de Deus você no final das contas quem escolhe ele
Eis que te propõe Dois caminhos escolhe pois a vida e também não é o caso como alguns deturpam a ideia a ideia Miranda por exemplo eu tenho um texto aqui que foi publicado há pouco tempo no site é monergista que diz assim olha para falar para muitos cristãos profeta é processos é pensam que tal visão é democrática ou perdão vôlei de novo ele está falando aqui da palavra Escolher uma das palavras gregas que Paulo usa ele né é que cê lexato E ele fala que muitos cristãos Muitas igrejas evangélicas tem evitado o redefinido essa palavra
porque se Deus há uns Isto é alguns em Cristo Então por implicação lógica outros não foram eleitos Isto é eles foram abandonados por Deus para perecer em seus pecados porque muitos cristãos professos não pensam que tal visão é democrática ou justa eles viram essa passagem de cabeça para baixo e ensinam que Deus escolhe Somente os homens que primeiro o escolheram Não não é nada disso e não é nada disso não é questão que Deus escolheu aquele que primeiro escolheram não não já Jesus falando foi vocês que me amaram primeiro a mim eu que amei primeira
voz seu quê que vinha a voz que escolhi a voz a questão para mim é que Deus na sua onisciência escolheu todos para salvar seu vamos três aqui na Bíblia a vontade de Deus é que todos fossem salvos aí eu vou falar assim não não não mentira sua você tem que a ponto a a soberania de Deus se um homem se perde mesmo Crendo Que Deus o sal Olha o que diz o argumento calvinista se um homem se perde mesmo Deus querendo que ele fosse salvo à vontade desse homem a soberania Nacional sobre a vontade
de Deus esse é pecado heresia então preenche batizar a Soberania Divina eles dizem que é Deus que escolhe nunca pode ser devido porém como é que você ficaria com esses textos aqui e veja bem o que disse a segunda Pedro Capítulo 3 Versículo 9 o senhor não retarda a sua promessa ainda que há muitos a julgam demorada pelo contrário ele é paciente para com vocês não querendo que ninguém pereça mas que todos cheguem ao arrependimento bom então agora eu pego para sua pergunta para quem faz cinza tanto a Soberania Divina a bíblia fala que a
soberania que o desejo de Deus é que ninguém se perca mas que todos cheguem ao arrependimento si mesmo o defensor da teologia de Calvino admite que muitos não vão se salvar ele está demitindo com base em segunda Pedro Capítulo 3 Versículo 9 que a vontade de Deus pode ser frustrada e a soberania de Deus pode ser frustrada porque a soberania de Deus fosse uma imposição goela abaixo da vontade de Deus então ninguém se perderia aí eu vou concordar com os espíritas que no final das contas você vai reencarnando reencarnam reencarnam até um dia só cansar
a luz porque Deus não quer que ninguém se perca quer ver outra passagem a Primeira Timóteo Capítulo 2 Versículo 4 Primeira Timóteo Capítulo 2 Versículo 4 o perdão é Oi Timóteo e o café dos gatos e fez Tito Filemon hebreus e Thiago até que horas Primeira Timóteo 1 Capítulo 2 é perdão Preto Timóteo Capítulo 2 Versículo 4 isso mesmo Olha que dizem que a bíblia é Opa desculpa eu tava intenção licença gente primeiro Timóteo 2 Versículo 4 vamos ver aqui com calma diz aqui olha Deus e Valeu três também isso é bom e aceitável diante
de Deus nosso salvador que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade Oi tá bem e fala que Cristo deu a si mesmo em resgate por todos aí o que começou a uma pergunta sobre a soberania de Deus se Deus deu a Cristo em resgate por todos e Deus desejo de acordo com o primeiro Timóteo 24 e segunda Pedro 3 verso 9 que todos sejam salvos Então por que alguns se perdem bom e se você disser que é Deus que escolhe quem vai se salvar aqui no SPD aí então você está
dizendo que Pedro e Paulo estão mentirosos porque eles disseram que Deus que aqui todos e salvem mas Calvino diz que Deus quer que alguns se salvem eles até usa uma analogia Deus não é obrigado a salvar a todos e eu concordo Deus não obrigado a salvar a todos eles começam até comparar é como um casal que chega no orfanato e tem várias crianças órfãs ali mas eles adotam apenas um e deixou os outros para lá gente essa visão de Deus para mim é tão perigosa tão perigosa e além de perigosa ela é anti-bíblica por que
Paulo e Pedro deixam bem claro que que Deus quer que todos se salvem se nem todos foram salvos então tem duas explicações ou Deus é bipolar porque uma hora ele quer que todos se salvem outra hora ele quer apenas que alguns se salva em outros não Ou seja é o Deus de Polar que o Deus está ouvindo escolheu o urso para serem salvos outros não o Deus de Pedro e Paulo quer que todos se salvem então com qual dos dois eu fico ou é um dos bipolar que olha ele navega na confissão de Westminster embora
Westminster depois que vai fazer um credo lá sobre o arminianismo new Westminster vão tá com tocar tanto nesse assunto ou ele vai ficar um Deus que deseja que todos sejam salvos segunda é conclusão disso aqui se Deus quer que todos sejam salvos mas nem todos vão ser Salmos eu descubro que realmente é de Deus pode ser frustrada Esse é o paradoxo da Graça de Deus é irresistível mas ele pode ser resistido e em uma briga para mim essa visão calvinista da soberania de Deus estaria mais para ditadura Divina do que Soberania Divina Tá bom eu
vou ler mais uma passagem para vocês olha esse texto aqui Mateus capítulo 25 Versículo 34 e 35 Mateus capítulo 25 Mateus Capítulo 25 é Versículos 34 e 35 eu prefiro vocês do meio da minha tosse né Vamos lá Mateus capítulo 25 Versículo 34 então o rei dirá aos que estiverem a sua direita venham Benditos de meu pai vem o herdar um reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo aí ele fala né que eu tive fome e vocês me deram de comer ele tudo aí quando eu vou verso 41 Popular para o
verso 41 então o rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda afastem-se de mim Malditos para o fogo eterno preparado para quem Para o diabo e seus anjos Ora se o fogo eterno fosse preparado também para aqueles que não foram eleitos por Deus dentro a humanidade faria mais sentido Dias dos dizer afastar afastem-se de mim Malditos para o fogo eterno que está preparado para vocês e para o diabo deixa a fundação do mundo não é inscrito O que é preparado desde a fundação o mundo é o reino não Lago de fogo ou seja o
desejo Deus é que todos sejam salvos eu quero é mais um texto também Isaías Capítulo 53 Versículo 10 essa questão da soberania da vontade de Deus esse é perigoso a gente ficar tomando isso ao pé da letra assim sem analisar o texto original que queria dizer que a Kids por exemplo Isaías 53 verso dessa falando da morte de Jesus todavia ao Senhor agradou esmagá-lo fazendo-o sofrer a Deus agradou matar Jesus eu vou tomar esse aqui é o pé da letra significa então que Deus é um Sabe por que ter prazer na morte do próprio Jesus
por isso que ainda que alguns fiquem com coceiras no ouvido com a gente fala vamos olhar o que que a palavra significa no original grego hebraico contexto da época irmãos é assim que se faz uma hermenêutica do texto não é ficar pegando a Bíblia e só lendo os textos aí a pontapé de qualquer maneira de maneira literal senão eu coloco a Bíblia em contradição consigo mesmo se você só estou dizendo isso porque muitas pessoas citam uma gama de textos de Paulo onde Paulo fala Deus escolher o vasos para honra valiosas para desonra Deus escolheu uso
escolheu vocês é ter que ter um pegando esses textos ainda em campo assim sem fazer uma análise do contexto da Bíblia junto com a Bíblia do como está no original e acabam criando essa ideia aí realmente mas só que se eu pegar texto fora de contexto eu vou dizer que Deus é sádico porque Isaías 53 verso 10 diz que lhe agradou morrer Jesus e não é bem assim Ah tá bom uma coisa que eu acho que você tem que ter o sugiro a você mesmo você não sabe a grego no hebraico uma sugestão hermenêutica que
eu dou para você para estudar qualquer doutrina da Bíblia é o seguinte a Bíblia às vezes traz situações ou textos paradoxos ou textos paradoxos não são textos necessariamente contraditórios que a palavra de Deus não entra em contradição Tá bom mas são textos que apresentam às vezes lados diferentes de um de um mesmo Cristal você vê por um prisma por outro Prisma os diferentes prismas do Cristal não são contradições são paradoxos então por exemplo tem textos da Bíblia que falou muito da importância das obras Cristo virá recompensará cada um de acordo com suas obras mas tem
outros textos da Bíblia que falam que nós não somos salvos pelas obras então a heresia é geralmente quando você toma só uma um conjunto de textos da Bíblia fica martelando aqueles textos ali ignorando a existência o que contradizem aquela aquela conclusão que você tem unilateral apenas com aquele conjunto de textos por exemplo tem vários textos na Bíblia que deixam bem claro que Jesus é inferior ao pai o pai é maior do que eu eu não faço nada se o pai não mandar o pai me enviou Tá certo Jesus pede ao pai o filho não sabe
de dar volta dele é só o pai então parecido inferior ao pai se eu ficar só com esses versículos da Bíblia eu vou negar a divindade de Jesus eu tenho que ler esses versículos da Bíblia a luz de outros versículos que dizem que Jesus está em pé de igualdade com o pai Isaías onde Jesus é chamado de um pai da eternidade O Príncipe da Paz onde ele fala antes que Abraão existisse eu sou eu e o pai somos um Então você tem que pegar esses dois conjuntos de textos e Lemos e maneira harmoniosa no todo
da Bíblia que você lê Só um conjunto de textos você vai inevitavelmente e por exemplo na época do cristianismo primitivo um grupo de cristãos só Lia texto sobre a divindade de Jesus os dos cientistas por exemplo chegaram à conclusão que Jesus era Deus mas ele nunca se tornou humano aí Paulo e depois de Paulo aí mas é João tem que explicar que Jesus é humano João tem que falar assim de qualquer que Negue a dívida a humanidade de Jesus é do anticristo aí um outro grupo colendo sócio passagens bíblicas que falam de Jesus humanos e
negaram que era Divino Como por exemplo o arianismo o ebionismo Ficou claro para você então de fato eu tenho texto da Bíblia que falam que Deus escolheu mas há textos que falam que nós é que escolhemos Então tem que colocar esses textos justapostos e tirar uma conclusão deles não ficar gravitando apenas em cima dos textos que me interessam você está vendo as várias passagens que estou indo para você aqui a primeira coisa que nós vamos ter a justiça de Deus está ligado a sua misericórdia Isaías Capítulo 1 verso 27 o Isaías Capítulo 1 Versículo 27
vou ler para você que olha Isaías Capítulo 1 Versículo 27 Na minha Bíblia diz assim ó vamos ver Sião será redimida pelo direito e os que arrependerem pela justiça Então seja misericórdia e justiça não são atributos divinos que você pode separar um do outro tá certo outra passagem eu quero ver com vocês aqui Romanos Capítulo 3 Versículo 25 Romanos Capítulo 3 Versículo 25 Romanos Capítulo 3 Versículo 25 vamos lá na minha tradição diz assim olha a quem Deus apresentou como propiciação no seu sangue mediante a fé Deus fez isto para manifestar a sua justiça Ah
tá certo manifestar a sua justiça agora Alguém pode falar assim Rodrigo vai seus textos de Paulo que parecem dizer que Deus escolheu bom gente vai ter aquele peso de Efésios Mas você também Romanos Capítulo 9 Versículo 18 Romanos 9 verso 18 é um tema que o pessoal pega muito diz assim logo Deus tem misericórdia de quem ele quer e também endurece a quem ele quer Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece aquele quer então Deus que endurece o coração das pessoas bom vamos com calma entender isso aqui pessoal em primeiro lugar nós devemos
ler isso aqui é a luz justamente de Êxodo quando fala do coração de farol se você ler êxodo Capítulo 4 5 6 e 7 você vai ver que tem três disposições ali do endurecimento do coração de Faraó alguns textos é dito claramente que Deus endureceu o coração de Faraó e outros textos trazem o termo hebraico ali umbigo o coração de Faraó duro não se endureceu como algumas ministrados em português o coração farol duro e um terceiro Deixa claro que foi para o que endurecer o seu próprio coração bom então vamos entendendo dinâmica da Bíblia Hebraica
em primeiro lugar no hebraico Existem muitos texto e Paulo mesmo escrevendo em grego estava com pensamento hebraico por de trás Paulo era um judeu escrevendo em grego mas com pensamento judeu tanto é que Paulo que significa algumas palavras gregas dando um novo formato hebraico então na mentalidade Hebraica uma das formas mais correntes de você mostrar a não interferência no ato é colocando o sujeito como responsável por aquilo por exemplo se você olhar no original hebraico quando fala que as as aquelas babás aquelas parteiras melhor dizendo impediram que os garotos Hebreus fossem mortos no hebraico está
assim que elas fizeram viver os meninos fizeram viver o sentido hebraico dessa expressão de geomática fizeram viver significa permitiram que eles vivessem é mas a forma Hebraica de colocar a permissão é de uma forma ativa elas fizeram de ver os meninos perceberam Às vezes o profeta fala fala assim Fez me o senhor ver o sentido etimológico é o senhor me permitiu ver quando Deus falar assim de toda árvore que há no meio do Jardim comeras não é só que o hebraico está a fim de toda a árvore do meio do Jardim comendo comer as não
é que Deus agora obrigou-os a comerem das Árvores ninguém entende assim Deus permitiu que Adão e Eva comessem das Árvores é certo da árvore proibida só que a forma Hebraica no Gênesis de explicar que Deus permitiu que eles comecem das Árvores foi comendo comer esse bom Então veja bem comendo como eles fizeram viver fez-me senhor ver então muita coisa que Deus apenas permite é colocada de uma forma ativa por isso que a Bíblia fala que Deus endureceu o coração de Faraó que Deus nos permitiu que o coração de Faraó que é ficasse duro tanto é
que quando você vai para uma passagem que Salmo 18 26 por exemplo Salmo 18 26 você tem aqui uma uma um termo que vai me ajudar a esclarecer escrever deixa eu pegar aqui Salmo 18 Versículo 25 e 26 olha o que a Bíblia diz aqui olha para quem é Fiel Fiel tu te mostras e com íntegro também é íntegro com o puro puro de mostras com o perverso inflexível então é que esse esse texto de Deus endurece o que ele quer eu não posso ler sou desassociado de salmo 18 25 e 26 outra questão também
que alguns falar tá mais aqui um pouquinho antes Paulo fala assim eu tô lendo Romanos agora Capítulo 9 Versículo 13 como está escrito Amei a Jacó porém desprezei Esaú esse desprezei a Saul não significa que Deus escolheu já cobra salvação e Esaú para para apostasia Não de jeito nenhum mesmos em primeiro lugar Paulo aqui está citando um texto de Malaquias que foi escrito mil anos depois de Jacó e Esaú e Malaquias está comparando Jacó e Esaú justamente ao Z domitas e aos aos de Judá é isso que uma lá 15 está fazendo e Deus ter
misericórdia mais de mil anos dos edomitas e eles não se é por isso que Deus desprezou ou seja Paulo aqui citando Malaquias ambos estão fazendo uma descrição histórica dos dois meninos uma profecia sobre os dois você pode lá tá mas mais lá quando Rebeca estava com os dois meninos já falaram Rebeca Você tem dois duas Nações dentro de você sim mas não significa que uma nação será salvo será perdido tanto é que Deus deu tempo para que os edomitas se arrependessem porque eu tenho mais a Bíblia fala que Deus desprezou o Saul deixa eu explicar
para você e também na forma Hebraica desse falar lembra que eu tô mostrando para você que a gente tem que entender o sentido etimológico de algumas expressões idiomáticas da Bíblia meus queridos nós a gente não pode pôr lares para o preguiça mental a Rodrigo fica com negócio de grego lembrar que eu confundi A gente não é para confundir se eu falar hoje que eu estou morto de cansaço isso não significa que Mortos se cansem mas daqui a dois mil anos muita gente pode criar uma doutrina baseada a palavra temor se cansa porque assim eu me
expressei Estou morto de cansado sem um como a compreensão da expressão idiomática de hoje da complicação quando a Bíblia fala que Deus amou Jacó e se aborreceu de saúde desprezou Esaú no sentido de amor um mais outro menos só isso Quer ver Quando você vai para Lucas Capítulo 14 verso 26 Olha esse texto de Lucas como é que ele é problemático se você ignorar a expressão da época Lucas 14 verso 26 Olha que diz aqui na Bíblia se alguém vem a mim e me ama mais do que o seu pai ou sua mãe ou sua
mulher os seus filhos os seus filhos e as Suas Irmãs e até sua própria vida não pode ser meu discípulo muito bom essa tradição aqui na Bíblia Nova Almeida atualizada Tá certo só que ela fez uma tradução dinâmica que no original grego não está assim no original grego está justamente assim eu posso ler o quê e aqui olha se alguém vem a mim e não e não despreza seu pai sua mãe seus irmãos e se você for lá Justamente eu vou te pegar que o termo grego para vocês Eu tinha pego a Bíblia em grego
e tinha colocado por aqui olha eu deixei até separado aqui olha quando Deus fala o seguinte Olha esse se alguém vier é um verbo justamente Michel Michel é desprezar ou de ar ele fala que o terror ergueta e pros me se alguém vier a mim cai unisey Tom Pátria se alguém vier a mim e não odiar o seu pai Hell to o pai dele Caeté batera meter a mão e não odiar sua mãe Caetés de naica Caetano de naica e não odiar os seus filhos e não onde era a própria vida O Curioso Então quer
dizer que tá aí a Deus eu tenho que Odiar Meu pai e minha mãe fez que tá escrito aqui e o verbo Michel aqui é o mesmo verbo que aparece aqui em romanos capítulo 9 quando diz que Deus amou Jacó e desprezou o Saul hoje ou Saul hora em 1º João capítulo 4 verso 20 diz que aquele que diz eu conheço-o a Deus mas odeia seu irmão é mentiroso como é que o hormônio agora a primeira João 4:20 que fala que eu não posso amar a Deus e odiar meu irmão como é que eu harmonizo
isso com a ordem de Jesus em Lucas quando ele fala o seguinte quem vem a mim e não odeia o seu pai não é digno de mim estão vendo a importância de entender o texto dentro do seu contexto aquilo que Jesus está querendo dizer é você ama uma coisa mais do que a outra esse é o sentido não é que Deus escolheu um para um destino e outro para outro destino Tá bom eu quero deixar esse aqui bem claro para vocês E se eu for lá também eu já falei que vocês que a palavra lá
que Deus fala para para emagrecimento do coração de Faraó não significa que Deus endureceu o seu coração tá certo que Deus não faz esse tipo de situação que é mais que eu poderia pegar com vocês aqui aí eu tô te pegar muitas outras palavras quando o Paulo fala por exemplo deixe-me ver aqui agora em luca em romanos deixa eu ver se o Rocha é uma outra passagem aqui é que o pessoal pega muito também para falar da predestinação aqui esse texto também que Romanos Capítulo 9 Versículo 22 que diremos se Deus querendo mostrar a sua
Ira deu a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da Ira preparados para a destruição a fim de que também desse a conhecer as riquezas das glórias nos vasos da misericórdia que de antemão preparou a sua glória um detalhe que muita gente esquece ao ler isso aqui é a palavra antemão que aparece no verso 23 mas não aparece no verso 22 e o que Deus escolheu de antemão foram vasos para glória e não escolheu de antemão vasos para desonra Olha o que diz o texto que diremos se Deus querendo mostrar a sua
Ira e dar a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da Ira e preparados para a destruição não fala que foi Deus que preparou para destruição vasos da Ira preparados para a destruição a fim de que também desse a conhecer a riqueza da sua glória e nos vasos de misericórdia que B antemão preparou para sua glória Então Deus que prepara esses vasos para sua glória Deus quer que todos sejam salvos que todos cheguem ao arrependimento bom meus queridos eu poderia mostrar várias outras passagens aqui mas eu mostrei o baile os textos para
vocês que pelo menos justificam porque biblicamente eu não apenas não concordo com a doutrina da predestinação como eu a considero um ensino tremendamente perigoso em que Pese o meu respeito por aqueles que creem assim Colocam um lado de Deus para mim muito muito dantesco um eu não sei se o pai me ama não é eu não sei se o pai me ama na verdade eu não sei nem se eu estou salvo e eu sei que alguém pode falar se o Rodrigo mas se Deus sabe de antemão quem vai se salvar e que vai se perder
e mesmo a sua espírito deles dele está com todos secar no mesmo dilema não não caio e por uma razão que coisa eu termino nós não podemos esquecer o que Paulo falou sobre o esvaziamento de Cristo Ele existindo em forma de Deus não ficou agarrado ao fato de ser igual a Deus antes assim mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo de Deus na sua onipotência em si mesmo se bastava mas ele resolveu contar conosco e um dos preços que a divindade pagou para a existência dos Mundos criados foi pago desde o início da criação
E quando Deus aceitou a existência de seres que podemos rejeitá-lo foi quando o pai mesmo sabendo todas as coisas coloque em suspensão a sua onisciência para fazer uma pergunta honesta Adão Onde você estava quem te fez pecar quem te fez saber que você estava no eu não Deus não não é um Pretender alguém brincando Deus não perdeu a sua onisciência mas ele às vezes a coloca em suspensão para falar conosco quando Jesus falou assim eu não sei o dia da minha vida ainda estava mentindo mas Jesus também não perdeu a licença dele ele apenas a
colocou em suspensão suspensão eu quando tem um carro estacionado na garagem eu não deixei de ser um motorista apenas porque não estou dirigindo o carro pelo contrário a minha soberania me dá o direito de dirigir o carro ou deixá-lo parado a soberania de Deus lhe dá o direito de usar a sua onisciência ou não usá-la E quando Deus por soberania escolhe não usar a sua onisciência o espírito de fato Insta legitimamente com todos Deus não é um brincalhão cósmico o sendo todas se salvarem mas apenas proform porque aquele menino vai mesmo não é porém não
é por aí E como eu falei no início o Deus de Paulo e de Pedro dizem que quer que todos sejamos salvos e pelo menos na minha escolha Eu opto por Deus Ele já sabe a decisão que eu vou escolher mas ele apenas sabe ele não determina e eu não quero frustrar a eleição de Deus para mim e para você sabe porque eu termino o meu meu apanhado aqui com uma reflexão não bíblica agora porém biológica mas no fundo no fundo mesmo que sair agora da doutrina da eleição do livre-arbítrio Eu Noto que Deus escolheu
você e rejeitou outros em que sentido Rodrigo você está contratando que você falou não é que quando a relação sexual que me produziu ocorreu milhões de espermatozoides saíram do meu pai para fecundar o óvulo da minha mãe uma fração de no segundo seria o suficiente para que outro espermatozoide e não que me formou entrasse primeiro no óvulo se a relação sexual tivesse sido 10 minutos antes o décimo depois se a ejaculação tivesse acontecido um minuto antes ou um minuto depois e é muito provável que outro estaria aqui que não eu pergunto um biólogo um médico
uma bióloga na médica eles vão explicar isso muito melhor do que eu a chance matemática de você de você ser você ela é maior do que ganhar sozinho na mega-sena com correndo com todos os habitantes do planeta Terra Ah então você não fecundou o óvulo porque você venceu a corrida Como disse em alguns Alguns trens por aí não Você atingiu o óvulo porque a providência de Deus escolheu você para viver percebeu e assim começa a soberania de Deus não é uma ditadura do seu poder e ele escolheu você e sem te perguntar se você queria
existir mas ele não salvará você sem te perguntar se você quer ser salvo assim como a soberania de Deus não é uma coisa sem Limites o meu livre arbítrio também não é sem limites eu não escolhi se podia existir ou não existir Foi Deus que escolheu a minha existência Mas eu posso escolher se Quero manter com ele existência por toda a eternidade ou não É como diz a bíblia são dois caminhos que ele coloca não três eu também não tenho opção de três caminhos o meu livre arbítrio não tem não me permite ter um quarto
uma quarta via para salvação uma terceira via o meu livre arbítrio não me permite ficar neutro Eis que ele propõe o uso Dois caminhos a vida EA morte escolhe pois a vida para que vivas tu EA tua casa escolha Jesus eu fiz essa escolha um abraço que Deus abençoe você tchau tchau