Na Íntegra - Antônio Flávio Pierucci - Max Weber - Parte 2/4

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Nesta entrevista Antônio Flávio Pierucci, professor de Sociologia da USP, discute alguns conceitos d...
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como ele vê a questão da divisão de classes ea divisão de trabalho é eu pergunto isso pra comprar até mesmo com que o do pai dizia que é dada sociedade cada um desempenhando sua função como é que o velho o vidro ver essa questão da divisão de trabalho o qual nenhum problema porque leva o economista o economista que a a achava que nesse ponto os economistas clássicos estavam corretos o adam smith né adams visto que o pai da da idéia de divisão do trabalho não tem muito como como o seu povo e dizer você vai
ver vai dizer isso se manifesta em todos os setores que é o processo de especialização aí vai fazer uma bela reflexão sobre isso exatamente na ciência que acontece com a ciência moderna a ciência moderna ela não caminha assim concluindo a ciência moderna caminha 5 se especializando e dentro de cada uma subi especializações sabe com diferentes financiamentos com diferentes chances de e tal e tal e de repente uma desaparece a outras ou seja há um processo constante de especialização portanto de fragmentação total do que seja a nossa visão de mundo o que sejam os nossos nossos
valores do que sejam os nossos nossas preferências né porque a gente vai se especializando mesmo e na especialização você perde a noção do todo tem mais como ter noção do todo desde a ciência também não vai ter mais uma explicação para o cosmos total a ciência tem explicações que associa um fator a outro e quando está bem é associado parabéns prêmio nobel e enquanto isso enquanto não você vai dentro da da ética protestante e quais são os outros conceitos que o senhor imagina que seja importante serem destacados além do que já se já falou bem
o o um conceito muito importante do verão e que está associado exatamente ao a o que chama de protestantes no set que o conceito de ascese conceito de ascese porquê porque num conceito de ascese você tem aí resumindo uma série de de de traços que são de racionalização não é assim a racionalização do estado a racionalização da nossa vida racionalização da personalidade ea racionalização do nosso estilo de vida que o bb vai usar duas expressões lewis ao estilo de vida e conduta de vida às vezes como sinônimos às vezes com um digamos uma conotação um
pouquinho mais estatizante para o estilo de vida e mais e precisam antes a idéia de conduta de vida mas é isso que é o ver dizer que isso vem do calvinismo vem do calvinismo da noção de predestinação não dá pra falar é do livro que o brasil não falar de calvino da predestinação que essa idéia fantástica que da qual calvino atenta tentar resolver o problema deus é todo poderoso deus é poderoso e decidi ao nos criar quais são os alvos e quais são os condenados desde o início dos tempos com uma tendência varia um pouco
no calvino uma tendência que o salvo seja um número muito pequeno então deus criou a humanidade pra condená la ao inferno é o chamado decreto o rib lé sol calvino teve essa coragem só que o vento essa coragem de pensar deus há uma coisa que os anos até hoje têm muito medo de pensar que é porque as pessoas vão pro inferno com que as pessoas podem o inferno se você é cristão e pensa assim o governo responde porque deus quer que deus quer que é impossível que uma pessoa se condene o inferno é muito desproporcional
você mortal se mereceu uma pena imortal né então quem dá essa pena imortal é deus não vou me alongar nisso porque isso levará enormes discussões porque isso mexe sempre com conceito de que deus é bom o deus não é bom como é que é mas o que houve no dia seguinte bem se você já está salvo ou se você está condenado então não adianta mais nada não adianta rezar não adianta fazer penitência adianta se arrepender dos pecados nada disso funciona nenhum ato religioso funciona sendo assim o que sobra sobra você trabalhar na sua profissão do
modo mais racional possível isso é a sesi está mudando ou seja você num não tem como saber se você está condenado salvo o cabelo diz então considere se salvo considere-se salvo e aja como salvo que é e aí você vai ver o que significa isso mas age onde no templo nos lugares de peregrinação não na tua profissão do exercício da sua profissão aja com um sábio no exercício da sua profissão isto ele chama o governo chama de ascese e entra mudando o ascetismo entre a mudança ou seja é uma coisa que os monges faz é
uma coisa que os monges praticam dentro dos mosteiros que são exercícios de jejum de de pouco sono banhos frios aquela coisa toda aplicada ao trabalho dentro do mundo ou seja você vai começar a olhar agora o seu trabalho como meio de auto disciplina e de cumprimento da vontade de deus você fazer o bem ao fazer isso você vai começar a testar se não é verdade que você não está salvo mesmo quem sabe você está salvo você então isso é uma coisa forte na ética protestante que novamente é uma saída inteligente primeiro do calvino depois do
beber né de mostrar que isso na verdade mostra que o capitalismo moderno capitalismo moderno porque quando a gente estuda história fica sempre muito confuso né porque o primeiro capitalismo que a gente estuda é o capitalismo mercantilista que é o capitalismo que é o capitalismo heróica da cuidar das colonizações século 15 16 e 17 então é muito rico é muita gente muito rica o capitalismo que o verbo em sherbrooke é dos artesãos das cidades é o capitalismo pequeno burguês é o capitalismo pobre o capitalismo pequeno mas é um capitalismo de gente começa pequena e vai crescendo
enriquecendo enriquecendo enriquecendo então é um outro caminho também muito interessante de você pensar como é que surge o capitalismo porque o marcos diz você tem acumulação primitiva então você precisa desse aporte de capital que vem do que que vem dada a vontade de ganhar dinheiro dá vontade de roubar da vontade de pilhado em das guerras vendas colônias vem de tudo isso vem de vai fala de renúncia fiscal essa coisa toda isso é um tipo de capitalismo o capitalismo que a ética protestante a acaba com o qual a ética protestante acaba se casando é o capitalismo
urbano do pequeno artesão normalmente têxtil que vai agora ter um tear 2 teares e tal então você vai entendendo como é que o bebê começa a haver a formação da burguesia com uma coisa paulatino e que vai educando uma classe dominante que a nova classe dominante para ser uma classe dominante laboriosa não vai ser mais uma classe dominante guerreira como a classe dominante feudal classe dominante laboriosa que vai trabalhar todos os dias e vai querer que seus operários trabalhem todos os dias há o conceito de mais valia absoluta no max vai esticar a jornada de
trabalho tal é trabalho trabalho trabalho então isso é a coisa mais mais interessante ver nosso uma gênese da modernidade como sendo assim uma sociedade do capital mas yue e você vai falar mas é também uma sociedade uma cultura do trabalho o eu mato eu diria é do trabalhador o governo fala do trabalho o trabalho e isso nos aprisiona a gente fica preso nessa idéia do trabalho ea gente quer trabalhar e ele sentia um pouco compulsivo com essa coisa do trabalho de escrever produzir tal é uma coisa interessante ele passa essa idéia pra gente que é
muito bom você trabalhar mas que no fundo no fundo a sociedade do futuro ele diz o seguinte o socialismo se vier será entre parentes se colocando eu infelizmente uma sociedade do trabalho também não se não a sociedade do ócio será uma sociedade da felicidade prazer da alegria levantar pelas manhãs colhendo maçãs essas coisas não vai ser do trabalho não tem mais escapatória é é louco isso eu acho porque dizer olha a sociedade moderna liberta o indivíduo cria o indivíduo faz o indivíduo encontrar uma forma de engrandecer cada vez mais de se experimentar cada vez mais
mas ele não escapa dessa ele diz assim na ética tem uma hora assim você pode encontrar hoje portanto 1920 910 hoje ali na alemanha alguns grandes capitalistas já estão com muita idade que já podiam ter deixado de trabalhar e você pensa se você perguntar para ele mas porque você continua trabalhando você não precisa mais ele diz o seguinte seguramente eles vão vão tentar achar uma resposta continuo trabalhando em sabe pelos filhos e pelos netos continuam trabalhando com os o sport mas na verdade continua trabalhando porque acham que é um dever do ser humano trabalhar ele
não fala por exemplo mas ele já podia ter falado porque a mulher dele era líder feminista a mariana bebê era líder da ala liberal do feminismo berlinense o ele não fala isso mas ele podia ter falado muito bem que no século 20 já dava pra perceber que a idéia de realização profissional já havia a mordido algumas mulheres uma maioria muito forte a mariana que iria se realizar profissionalmente eu não queria ser esposa do werder se realizar profissionalmente sentia isso como sendo a sua realização como mulher ter uma profissão será
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