Nestorianismo - Cristologia - Padre João Paulo Dantas

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Teologia
Aula ministrada para o segundo ano de Teologia da Faculdade Católica de Belém.
Video Transcript:
é louvado seja nosso senhor jesus cristo estamos continuando o nosso curso de cristologia em nome do pai do filho do espírito santo amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre jesus santa maria mãe de deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém o nome do pai do filho do espírito santo estão caríssimos irmãos e irmãs do segundo ano de teologia da faculdade católica de belém como prometido na semana passada nós vamos continuidade ao nosso curso
de cristologia hoje e vamos falar do nestorianismo e antes de abordar diretamente as ideias na história nós vamos falar um pouquinho do contexto daquilo que levou a essa polêmica que envolve a igreja de constantinopla ea igreja diante de alexandria bom então é importante que a gente tenha compreendido até agora que os concílios de nicéia e de constantinopla foram essenciais para afirmar a divindade de jesus ea sua natureza humana concílio de nicéia contrário defende a divindade de jesus o concílio de constantinopla contra apolinário que negando a alma racional de jesus acabava negando a inteireza a integralidade
da natureza humana de jesus acaba afirmando assim a natureza humana de jesus jesus é 100 porcento homem então do conjunto dos dois concílios que defendem o conjunto defende a divindade ea humanidade de jesus agora a grande questão é como é que essas duas naturezas se conectam em jesus ele é deus ele é homem mas como estão lindas estas naturezas em jesus cristo talvez você já tenha ouvido falar naquela expressão união hipostática mas essa expressão é lá na verdade ela é fruto do concílio de calcedônia do ano 451 mas antes de chegarmos em calcedônia a gente
tem que falar de um outro concílio que é o de éfeso que vai abrir caminho para o concílio de calcedônia tá certo bom então agora nós vamos falar de do nestorianismo o nestorianismo como o nome deixa bem claro acabou essa a heresia acabou assumindo o nome de um personagem muito importante desses anos que antecedem um concílio de éfeso que era ninguém mais ninguém menos do que o patriarca de constantinopla ou seja era uma um dos líderes da igreja mais importantes do mundo talvez nesse período já fosse a segunda liderança mais importante o papa e depois
ele e esse homem chamado nestório então passou alguns anos como patriarca do ano de 428 como você tem na sua apostila e no ponto 2.4 até justamente o concílio de éfeso em e aí nestório ele vinha de uma formação que nós podemos chamar antioquina ou seja ele vinha daquela linha de informação logos anatropos diferente da alexandrina lobos sacos por isso ele tem dia a valorizar muito a humanidade de jesus a defendê-la lembrem-se que constantinopla último concílio ele tendeu a defender essa a humanidade integral de jesus completa de jesus nestório é partidário de constantinopla ele tende
como um bom antioqueno a colocar em relevo a importância da natureza humana de jesus completa oi e aí me se vê em dificuldades diante de uma situação concreta pastoral litúrgica eclesial defendendo com unhas e dentes essa integralidade dessa natureza humana de jesus sendo filho dessa escola antioquena logos antropos ele se vê diante ele tem que tomar posição partido diante de um título mariano que era talvez o título mais importante no norte da áfrica em especial eu me refiro alexandria que era a igreja mais importante do norte da áfrica do atual egito bom e no egito
em alexandria movidos pela escola de alexandria o povo clero a igreja de um modo geral cultuava nossa senhora como téo tokus nossa senhora mãe de deus esse título não soava bem aos ouvidos aos aos olhos de nestório nestório não aceitou esse título porque e acabou se posicionando contra esse título dentro desse intercâmbio que havia eclesial constantinopla era uma grande capital uma cidade cosmopolita e certamente ali existiu muitos alexandrinos devotos da theotokos e ele comum patriarca precisou num a se posicionar contra esse título e se posicionou contra o título porque para ele nossa senhora era mãe
da humanidade de jesus ele tinha medo que esse título theotokos diminuísse a humanidade de jesus que jesus fosse visto principalmente como deus ea humanidade dele ficar sob escurecida e aí maria seria a mãe de deus porque a humanidade está obscuro e cida nestório veja a boa intenção dele quer colocar em relevo a humanidade e por isso para ele maria é a mãe do homem é a mãe do cristo e não a mãe de deus quem é a mãe do homem jesus e aqui tá o grande problema porque pra nestório em cristo existiam duas naturezas a
divina ea humana concílio de nicéia e concílio de constantinopla mas também nestório acreditava que cada natureza deveria estar digamos sustentada por uma hipóstase já vimos que possa se tinham duplo sentido na antiguidade cristã podia dizer substância ou natureza e podia dizer indivíduo pois ele usava esse termo não sentido de indivíduo você já para ele cada natureza tinha que estar ligada de um certo modo ao indivíduo a natureza divina ao logos um filho eterno de deus a natureza humana ao homem cristo por isso a hora era mãe do cristo e é tão grande problema de nestório
é que apesar dele defender a divindade ea humanidade ele não consegue vislumbrar como as duas naturezas estejam realmente articuladas unidas para ele como eu dizia no vídeo passado era necessário que existissem duas e postas no spot impostas e divina impostas e humana como é que ele tentava explicar essa união no fundo ele tentava explicar essa união dizendo que existirá a pessoa aí postas e tudo do verbo divina divino e a o homem anthropos lobos a metropolis collection ia o homem jesus cristo e essa pessoa do verbo teria vindo habitar no homem então existia a o
verbo a pessoa do homem a pessoa do verbo habitava na pessoa do homem e aqui como vocês veem os meus dedos que estão se tocando aqui sem que as mãos se confundam era a fronteira de ligação entre o divino eo humano entre aí postas e divina e aí postas e humana seria uma união que ele chamava de tipo moral uma união digamos ligada à vontade à vontade do homem jesus aderia à vontade do homem de deus eram duas e postas e ao contrário mais tarde não consigo de calcedônia a igreja vai deixar claro a luz
da sagrada escritura a luz dos padres da igreja que essa união não acontece a nível de vontade e não é uma simples união de vontades mas é uma união na pessoa do verbo união hipostática ou seja em jesus não temos duas hipóstases essa é a doutrina de calcedônia mas calcedônia 20 anos depois nestório então estou explicando para vocês o erro de nestório só que na história inscreve e defende a sua posição 20 e 22 anos 21 anos antes tá bom então quer dizer para minha história essa união entre a pessoa aí postas e divina e
aí posta semana acontecia porque a hipóstase divina habitava na impostas humana e por isso é existe uma união de vontade uma união moral as duas pessoas estavam moralmente unidas a realizar uma mesma missão tá bom é a doutrina católica não é essa doutrina católica depois de calcedônia é muito clara só existe uma pessoa a pessoa do verbo assumir a natureza humana não existe uma impostas e humana nós vamos explicar isso mais tarde vamos aprofundar esse tema mais tarde tá bom então espero que tenha dado para entender digamos que no pensamento de lutero em jesus cristo
existem como que dois sujeitos existem o sujeito divino e o sujeito humano você pode imaginar dois colegas andando de braços dados eles querem fazer a mesma coisa que são tão amigos que eles querem estudar juntos que eles querem se formar juntos eles querem trabalhar juntos eles querem fazer tudo juntos tá certo mas eles são dois sujeitos diferentes tem um amigo um e o amigo dois o joão e o pau ah tá certo então são duas pessoas diferentes e esse é um grande problema em para nestório temos dois sujeitos os dois sujeitos estão unidos pela vontade
unidos moralmente mas não se trata de uma união ontológica não se trata de uma união metafísica e para usar um termo teológico de calcedónia não se trata de uma união hipostática aonde duas naturezas se unem na mesma impostas e na mesma pessoa divina tá certo espero que tenha ficado mais claro esse pensamento por isso é que é por isso que nesse tório tende a dizer que maria é a mãe do cristo women o christotokos maria é a mãe do homem antropofocus antropossolos certo e você vai encontrar essas expressões nos livros que tratam desse assunto tá
bom é tendência de falar lutero mas é porque nestor herético como lutero né mas eu falando o histório nestório não consegue aceitar uma ideia presente na sagrada escritura de modo implícito e presente também nos escritos dos padres que a gente chama dentro da nossa teologia católica de comunicación idiomatum você tem isso na sua apostila se você pegar por exemplo o o trecho de gálatas 44 se diz que deus enviou o seu filho nascido de uma mulher diz que deus enviou o seu filho filho de deus nasceu de uma mulher mas deus não nasci a deus
enquanto deus não nasci ele nasce enquanto o homem oi mas quem é esse essa natureza humana que nasce não é um existe um sujeito humano diferente do sujeito divino jesus cristo é deus que se fez homem que se fake tomou a nossa natureza humana então a gente pode dizer que jesus cristo deus nasceu da virgem maria enquanto o homem claro na sua natureza humana quem nasceu a pergunta quem se dirige a pessoa só tem uma pessoa em jesus essa pessoa é o verbo de deus é o filho de deus que nasceu quando a gente disse
nasceu a gente está falando de natureza ou de substância né não foi olha o corpo dele nasceu daquela não ele nasceu quem nasceu ele o fulano o sujeito né então quem nasceu foi jesus cristo quem é jesus cristo é deus e homem então maria é mãe de a jesus cristo que é deus e quer homem por isso ela como a pessoa dele é divina ela é mãe do deus que se fez homem daí maria merece o título de theotokos era essa digamos essa ideia que tem no pensamento alexandrino certo a a comunicação entre o mato
ela diz que nós podemos atribuir elementos uma natureza de cristo a outra o tanto elementos atributos e elementos da natureza humana a divina quanto elementos da natureza divina ea humana elas se comunicam por quê porque a pessoa é uma só tá certo então parece que eu posso dizer deus nasceu deus sofreu deus morreu eu não posso dizer isso não pensando na natureza divina bora quando eu penso que deus se fez homem aí eu posso dizer deus nasceu enquanto o homem deus morreu por que assumiu nossa natureza humana deus ressuscitou porque se fazendo o homem ele
morreu e depois manifestado a sua divindade ele ressuscitou então eu posso dizer deus porque porque o sujeito das ações do cristo curso jeito só tem um é um verbo é deus não tem dois sujeitos como nestório prega certo nossa visão católica é diferente graças a deus tá certo e só que se chama de comunicar-se o idioma idioma batom ou seja eu também ao contrário eu posso dizer né cristo tô falando do homem é onipotente pode fazer todas as coisas enquanto o homem ele não pode fazer todas as coisas mas enquanto deus ele pode então como
é pra mim só sujeito e sujeita o deus que se fez carne eu posso atribuir a natureza humana atributos divinos e possa atribuir a natureza divina atributos humanos e retomando algumas ideias olhando para esse quadro vejamos nestorianismo nestório é o patriarca de constantinopla figura eminente iminente da sua época e ele que está dando o nome é essa heresia a escola de antioquia e tem como esquema logo usar no propôs ao contrário da de alexandria que tem como esquema logos sarkis ele é contrário ao título theotokos como a gente explicou que era de muito caro a
tradição alexandrina e ele prefere dar o título de christotokos ou antropológicos porque ele defende a natureza humana de jesus ligado a uma hipóstase ou seja maria seria mãe de jesus enquanto deus ou o perdão mãe de mãe de jesus cristo enquanto homem e essa humanidade teria a sua própria é habitada foi logos mas ela tem a sua própria imposta sendo um sujeito humano o problema ele não sabe explicar como estão unidas a divindade ea humanidade em cristo ele fala de uma união apenas meramente moral e não ontológica como você pode ver nessa parte do quadro
aqui é jesus seria a deus e homem e cada natureza ter uma impostas ver o outro esquema útil na história então ele fala dessa união moral de vontades entre a natureza divina com a sua hipóstase logos a natureza humana com a sua hipóstase cristo vejam como os dois círculos aqui em cima se tocam tangencialmente essa união não é ontológica é como se fossem dois amigos que estão de braços dados ou estão ombro no ombro e querem fazer as mesmas coisas ir para os mesmos lugares estão unidos pela vontade mas são dois sujeitos diferentes esse é
o problema da visão de nestório não se assegura essa unidade ontológica metafísica o hipostática entre os dois as duas naturezas de cristo e ele não aceita ele não consegue aceitar aquilo que a teologia chama de comunicar-se idioma tom ou seja jesus cristo tendo duas naturezas e uma pessoa sendo uma pessoa em duas naturezas a gente pode fazer algumas regras que a gente vai estudar mais tarde a gente pode atribuir certos certos a gente pode vamos dizer atribuir certos pontos a natureza humana a divina e vice-verso toma cerveja um lado tem do lado esquerdo natureza divina
do lado direito natureza humana e atributos divinos e atributos humanos que passam do lado divino para o lado humano do lado humano para o lado divino e no meio como uma ponte que permite essa passagem nós temos a pessoa é de jesus cristo deve ser muito importante porque porque na comunicação idioma tom ela precisa dessa união hipostática na pessoa essa pessoa no caso é divina e aí os atributos a natureza humana dela por exemplo nascer morrer crescer podem ser atribuídos a natureza divina deus nasceu ou o verbo se encarnou o verbo nasceu o verbo morreu
numa cruz mas eu também posso atribuir os atributos divinos a natureza humana ou seja a jesus cristo é re criador de todas as coisas jesus cristo é o senhor do céu e da terra é a origem de tudo que existe você já estou atribuindo a pessoa a digamos a ao homem jesus cristo ali oi mana dele é elementos atributos da natureza divina eu posso fazer isso porque o que só tem uma pessoa em jesus cristo essa pessoa é deus por isso eu posso atribuir da paz atributos a natureza humana de jesus a aquilo a sua
divindade e atributos da sua natureza divina a sua humanidade tá bom vamos caminhando para a nossa conclusão é o grande adversário do pensamento de nestório vai ser um outro patriarca importante que é um padre da igreja nesse caso enquanto uns se tornou o herético vamos dizer assim o outro se tornou padre da igreja e é daí nesse dia na história vale a pena lembrar nasce uma tradição cristã que a gente ir infelizmente ainda tem até hoje que são os caldeus então vejam mesmo depois do concílio de éfeso que define as coisas a luz no pensamento
de do adversário de nestório que vai ser cirilo de alexandria são cirilo de alexandria alguns vão continuar seguindo o pensamento de nestório gente ligada à igreja de antioquia e até hoje por exemplo no iraque e na índia existem grupos de cristãos grandes que a gente chama de da tradição caldeia ou dos caldeus certo e eles então at então eles se sentem herdeiros dessa igreja que para eles era a igreja a ver o que a igreja defendida por nestório contra todos os demais sempre tem esses grupos sectários que se acham donos da verdade e que vivem
em pequenos grupos achando que todo mundo tá errado só eles é que estão certos isso é contra nossa visão católica né pois bem o adversário diretório era cirilo cirilo e era sobrinho do antigo patriarca de alexandria era comum é essa essa realidade de famílias sacerdotais no oriente até hoje existe muito isso nos ritos orientais é muito comum famílias de sacerdotes aonde tem o avô essa cerdote o tio é igual a vão porque você sabe que no oriente cristão existe ainda o sacerdócio presbiterato concedido ao homens casados né então isso faz com que certas famílias tenham
o poder se acerta e incertos vilarejos em certas regiões de israel da síria do líbano e de outros lugares tá certo então cirilo era sobrinho do antigo patriarca se torna por sua vez em quando da morte do seu tio patriarca de alexandria e ele era um tipo muito intransigente um temperamento muito forte e quando ele soube que nestório fez o que fez vamos dizer assim de uma certa forma atacando esse título tão caro para a igreja de alexandria para você ir lá tirar é como se alguém dissesse que é contra o título de nossa senhora
de nazaré imagina os paraenses belenenses nós vamos querer tirar satisfação depois prender é o que ele faz ele escreve então para nestório algumas cartas a história eu respondi para ele eles não se entendem aquarela cresce e até que se convoca um concílio para resolver a questão certo e esse concílio a voz de seguro vai ser a principal e aquilo que escreve nas suas cartas vai vigorar certo então é cirilo de alexandria tem justamente a ideia que mais tarde vai ser definida como union união hipostática ele não usa exatamente o termo união hipostática como você pode
ler na sua apostila ele vai usar o termo união segundo a hipóstase dizendo que essa união tá ligada a hipóstase ótimo se você entende postas e como pessoa é fantástico entendimento essa expressão é fantástica realmente nós estamos quase em calcedônia e você de bela assim o problema de nestório porque você explica a união entre natureza divina e humana não comunhão meramente moral ou meramente de vontades mas como uma união realmente na pessoa é ontológico é é metafísica são a bater uma solidez ontológica né mas o problema é que os termos mais uma vez a questão
terminológica além do termo impostas e poder ser entendido como substância e ou indivíduo pessoa é tem acrescentasse o outro problema ele vai usar muito termo fiz oi e aí você já deve ter ouvido falar no monofisismo fiz seriam que a gente traduz hoje por natureza tão para ele essa hipóstase é quase natureza então você fica na dúvida se ele tá falando de pessoa ou de fiz ele usa inclusive no pescoço dele uma vez o discurso mia fiz uma só natureza aí imagina o que vai acontecer mais tarde pois bem mas o que vai acontecer mais
tarde é outra história o que aconteceu no concílio de jefferson é uma história mais clara mais feliz nesse caso né ele então acaba sendo a voz da ortodoxia nestório é condenado como consequência disso uma parte da igreja ali da pérsia do atual iraque se separa da igreja é isso e se torna aquilo que seria uma igreja nestoriana tá certo que hoje nós chamamos de caldeus e a voz de cirilo é coroa dizendo hein jesus cristo existe só uma hipóstase uma nós vamos entender mais tarde dessa forma o entendimento católico uma pessoa essa união é na
pessoa só que os seguidores do cirilo vão entender isso no sentido de fiz ou seja uma só natureza isso vai dar uma grande confusão mais tarde mas esquece a confusão e vejo lá do banco resolvemos uma questão a voz de cirilo fez com que as águas agitadas da época ficassem mais serenas e aí siri então vai dizer em jesus cristo existem duas substâncias a divina duas uzias a divina ea natureza ea substância humana unidas e em uma só pessoa e posta se o sentido católico vai entender como impostas e o pensamento de cirilo eu seja
ou seja uma só pessoa então porque uma só pessoa maria não é mãe de uma coisa maria não é mãe de um corpo maria e mande uma pessoa por isso o dogma que vai ser proclamado no concílio de éfeso maria mãe de deus que no fundo não é um dogma mariológico é um dogma primordialmente cristológico isso que nós estamos estudando aqui certo é um dogma cristológico porque o substrato desse dogma o que é é a união hipostática é o fato de que maria é mãe de alguém e quem é esse alguém é o verbo de
deus que assumiu a natureza humana deus enquanto deus não pode nascer e ter uma mãe mais e na medida que assume a natureza humana ele se torna homem como nós e que se submeter a todo o caminho da vida humana inclusive o nascimento dele nasce de uma mulher como gálatas 44 recorda nasce segundo a lei o último detalhe aqui conluio realmente a nossa aula é que nesse âmbito da religiosidade em torno de constantinopla nestório também tem uma boa intenção e queria evitar que maria se tornasse uma deusa que esse termo theotokos podia atribuir a maria
uma certa imagem de deusa mãe de deus o a deusa como tinham as deusas gregas as deusas da religiosidade greco-romana afrodite outras tantas então ele queria privar o cristianismo de endeusar maria mas não era essa não era esse o escopo da da devoção a theotokos a de você a não diviniza vá maria mas reconhecer que aquela mulher que a sido escolhida por deus para ser a mãe do verbo encarnado a mãe de alguém esse alguém é um deus que se fez homem é a segunda pessoa da trindade que você fez homem na nossa próxima aula
na sexta-feira nós vamos estar falando da daquilo que dá do segundo passo dessa história ou seja os discípulos de cirino vão inaugurar um caminho elétrico o monofisismo deus abençoe vocês estudem mandei um texto no pdf para ajudar vocês a estudar
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