eu converso agora o Bento e Rastro teologia é nosso esporte é [Música] é muito bem muito bem muito bem com essa mais um BT cast com voz de pessoa gripada sem convite eu sou o Rodrigo Bibo e as tretas de antigamente eram muito mais legais eu sou o Lucas já está trazendo filigranas de história da igreja aqui para vocês eu poderia trazer filigranas né cara tu não tem como trazer grana hahaha antes ele vai filigranas eu quero só grana grana também por isso os cara não sei que isso muita gente não sabe na verdade não
te ligando uma arte é uma arte Portuguesa de tecer um fio de ouro então em Portugal nos países de colonização portuguesa a filigranas é sinônimo de algo bem precioso bem raro bem refinado entendeu olha aí Lucas gesto tá trazendo coisas refinados da história da igreja aqui para audiência do bcash antigamente tinha muitos livros que vem com esse título livro de Pastores Aham ele gramas da Graça a grana de teológica antigamente é muito isso eu cresci olhando para estante de casa e vendo esses livros aí eu depois eu crescer eu falei vou usar esse nome ele
grana Olha eu nunca vi mano preciso voltar lá esse passado Olha aí é só professor de história né passada passada eu tenho presente né Lucas olha aí coisa e olha só gente a gente não tá brigado e o Lucas tá tudo bem eu sei que ele demora para aparecer aqui mas não é assim tá gente não é assim que funciona quando vocês querem o Lucas aparece Aliás na minha caixinha de perguntas e respostas no Instagram sempre tem um pago portilla Lucas deve pagar alguém lá aí o cara vai lá vou Cadê o Lucas de novo
um robô@é um robô robozinho é aí cadê o Lucas gesto do do PT quer está o calma gente Calma que ele aparece Inclusive a gente vai gravar esse episódio aqui e a gente já vai pensar em outubro nunca vai aparecer de novo aí duas três vezes fica tranquilo que o Lucas tá aqui é amigão nosso e tá to gather couve botar Ok mas antes os recados paroquiais e E aí a música do português dessa semana a galega Tá bom tira bastante o canal do YouTube hackeado agora o podcast também tá hackeado é só brincadeira gente
calma aí calma aí eu ouvi botar aqui não foi invadido aqui em versão áudio também não é que eu tô dele Esses são os recados paroquiais desta semana e a primeira coisa que eu queria informar esse sim o canal do YouTube do bibotalk ainda tá fora do ar o Google ainda tá resolvendo ainda tem uma série de burocracias aí para resolver pela frente então se você ensinou seu amigo a ouvir o bcash através do YouTube né mandando o canal do YouTube para ele Ensina ele ouvir também nas plataformas manda o link do Spotify Manda o
link da plataforma onde você ouvir o seu podcast onde você ouvir ouvir o tal manda para ele que ensina para ele que ele vai ter mais conteúdo de qualidade em áudio para ele poder consumir não se esqueça também que sempre que você for comprar na amazon.com o link do Bibo Talk para facilitar sua vida Entra lá no site clica no banner e você vai ser direcionado para a Amazon diretamente já com o link do bibotalk não consegue explicar não consegue entrar no site digita bibotalk.com/Amazon e pronto você já está na Amazon e pode comprar e
assim ajudar Esse Ministério a chegar até mais gente É bem não só de recados do biotal que este recado Paroquial vive para quem não sabe eu o editor aqui do pivotal tenho um curso que te ensina a criar um podcast do zero você aprende a fazer o seu podcast desde a ideia até a publicação e divulgação ver então você tem uma ideia de um podcast não sabe por onde começar tá cansado de procurar por informações na internet ficar meio perdido porque não tem informações concatenadas seus problemas acabaram não eu acho que eu já ouvi seu
Google mas enfim eu tenho um curso eu te ensino a fazer um podcast do zero Então você acessa e crie seu podcast o ponto br crie Esse é o podcast.com.br e você vai ler o site todo ver tudo explicadinho qual que é as matérias que você vai aprender todas as informações que você vai ter sobre criação de Podcast tudo que você vai ganhar ao adquirir o curso e lá na hora de você pagar tem um espacinho para você colocar um cupom que você vai colocar o cupom Bibo tal e você vai ganhar dez porcento de
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também faço a prestação de serviço de edição de bom então caso você tenha interesse é só entrar lá no meu Instagram@Gabriel tu ler com dois elles Gabriel tu ler com dois erres e me mandou a mensagem lá que a gente pode conversar direitinho sobre as suas necessidades mas aí se eu já falei demais fiquem agora com esse podcast que está sensacional e [Música] o Lucas a gente tá aqui dando sequência a nossa série concílios nós analisamos aqui nos BT cats o Concílio de Atos a gente já analisou o Concílio de niceia em 325 e nós
analisamos um niceno-constantinopolitano o Concílio de Constantinopla que foi em 381 Não reprovei isso acertei o ao 381 aí a gente tem del o Concílio niceno constantinopolitano que sedimentou aí o credo niceno aquela coisa toda mas se tem uma coisa que a gente aprende com a história da igreja é que o Concílio pode ter determinado algumas coisas mas os hereges por assim dizer é aqueles foram considerados hereges daquele Concílio é a influência deles não acaba de uma hora para outra e hoje nós vamos nos dedicar aqui um pouquinho ao Concílio de Éfeso que aconteceu em 431
meu Deus é tudo um aí confundido a gente Concílio DF o fio em 431 mais antes da chegarmos o Concílio propriamente dito Lucas a gente precisa retroceder um pouco é claro que nessa de retroceder a gente tem que me que escolher um caminho porque a gente não pode ficar voltando voltando voltando é muito difícil achar a raiz não sei se tu concorda com essa afirmação que eu nem sei onde eu li mas é muito difícil nós acharmos a raiz do problema a gente vê que tem que detectar o momento pegar o momento ali começar a
partir daquele momento para falar então tá Geralmente os concílios Lucas eles têm um problema teológico para resolver o geralmente né tem outros eclesiásticos e tal de ordem da eclesiologia mais grosso modo é um problema cristológico por assim dizer envolvendo a pessoa de Jesus claro que o Espírito Santo também já esteve aí no debate mas geralmente envolve a questão de divindade e humanidade a enfim Trindade E por aí vai para nós falamos o Concílio de Éfeso que aconteceu em 431 nós temos que voltar quanto tempo na história Porque sempre tem uma tô vendo Jesus para onde
a gente volta para falar do Concílio de Éfeso olha no caso da história do cristianismo já que ela começa em Cristo Então a gente tem como achar algumas raízes então no caso do Concílio de Éfeso que é um Concílio gerado por um problema cristológico a raiz dele os dois problemas dele fundamentais o primeiro dia a questão política de existir a ideia de um conselho na de pessoas confundem e isso é por causa da tradição ocidental católica as pessoas confundem por exemplo que houve lá no livro de Atos com niceia em 325 as pessoas confundem sínodos
com concílios as pessoas confundem a a história eclesiástica né autoridade e inclusive esses Conselhos com a autoridade bíblica e sempre um vez o cara essas coisas sempre tem gente que aparece pra te xingar porque você tá indo contra determinada a tradição Mas eu sempre procuro trabalhar a coisa bem neutra Então a primeira raiz do problema é a ideia de um conselho na essa ideia não começa na lá no livro de Atos sair dela começa com Constantino em que o imperador romano ele se alto atribui a uma autoridade para convocar os bispos que representaram todas as
igrejas do mundo dá para resolver problemas doutrinários eclesiológicos e acaba que a o que esses bispos chegam em comum acordo ou a o que a maioria desses bispos dentro de um conselho voto tem caráter de verdade tem caráter dir autoridade espiritual Então o que acontece o Concílio mesmo na história da igreja a gente pode começar falando não de Atos mas sim ah ah tá Tu acabou de dizer que agora nossa série que começou em Atos a gente fez errado não vem na minha casa jogar o erro na minha cara pô tu tá de sacanagem mesmo
né meu Deus viu pessoal E se perguntou por que que o Lucas não volta tá aí Vocês acabaram de ver não mas entendi Teu ponto muito bom mano e tem outro problema sério é que Teoricamente seria um Concílio é uma reunião de Universo de caráter universal de bispos do mundo inteiro convocada por um Imperador só que entre esses conselhos que a gente reconhece como conselho Olha só existirão outros conselhos que que foram por conta da história desde consideradas e rebaixados como se não tivesse existido ou como se não fossem conselhos sendo que ambas têm a
mesma característica provocado por Imperador e com representantes de diversas partes do mundo tá Por que que eu tô dizendo tudo isso para a gente entender a questão problemática do caráter político de o cristianismo ele é absorvido pelo aparato institucional do Império Romano né Depois que estado Romano a igreja começa a se confundir e os concílios na começam a ser convocados Nem sempre a só questões de verdades teológicas vão ser aprovadas muitas vezes algumas injustiças muitas vezes alguns problemas muito graves questões de armação contra inimigos políticos escuta de bispos por poderes regionais né no caso aí
o próprio Concílio de Éfeso e depois porque entre é fiz o que é chamado de terceiro. Sírio e calcedonia que é chamada de quarto logo depois de FC Tem Dois conselhos aquele que ninguém fala né que é o conselho a de Constantinopla Concílio de ar fiz o dois Constantinopla que deveria ser Constantinopla dois mas se joga o Concílio de Constantinopla dois para depois de calcedônia então E aí a gente chegar lá um direito Então não necessariamente O que foi aprovado pelos bispos no Concelho DF os seja algo realmente verdadeiro ou algo bom para igreja ou
uma doutrina e as pessoas necessariamente devam conduzir porque existem igrejas antigas né como os cristãos assírios que inclusive o estudo eles doutorado que não consideram o conselho de Ética do Sagrado não seguem assim como existem diversas igrejas orientais né que estão os cobras os cristãos e tipos de cristãos armênios que não consideram Concílio de calcedônia em são chamados net pra calcedoniano então primeira questão é que ele levantasse debate né para o católico Romano pro ortodoxo Bizantino esses conselhos são sagrados são autoridades cryptantha vale para os protestantes não precisa ser assim ah eu tenho visto muitos
protestante levantando a sacralidade do Conselho e faz parte da nossa já me metendo aqui na questão de seu gosto da nossa tradição protestante né pressão Protestante e considera geralmente em a Bíblia né mas enfim mas eu lembro o meu professor de história da igreja ele curtia os quatro primeiros concílios assim ele falava muito bem dos quatro curto o primeiro depois é muita política mas eu tenho tô querendo mostrar que existe uma grande Trama política por de trás de tudo tá existem interesses de domínio territorial de hibiscos e que o caso do Concílio de Éfeso não
é o dito concelho de arcos de 43 um caso clássico de tentativa de domínio na do partido Alexandrino sobre o império e aí para isso precisar você derrubar o partido antioqueno né porque os bispos eles governavam regiões gigantesca e acima dos bispos não os metropolitanos Os patriarcas ele governavam pedaços inteiros do império e o eu precisava do apoio desses patriarcas de alguns metropolitanas literalmente trago a ver na para até que ele pedaços território Porque caso aquele metropolita que ele Patriarca tivessem satisfeito a população daquela região estarem satisfeita pelo Império começava a entrar em convulsão seja
no Oriente é africano seja no Oriente asiático do Império Romano então o primeiro o primeiro problema a primeira raiz problemática do Conselho de ervas a própria ideia de um Concílio convocado por Imperador em que a disputa de poder gigantescas envolvidos a segunda questão a segunda raiz doutrinária cara quer questão mais complexa e eu acho que a primeira vez que eu vou falar disso publicamente porque realmente eu falo isso em sala de aula cara em sala de aula fica mais fácil a gente tirar as dúvidas das pessoas falando aqui publicamente muita gente perde até as é
quando a gente começa na deu eu estou longe então se tiver alguém negócio aí é pode pular para o próximo podcast Não assista a partir de agora olha só você mas daí você avisa é bem legal tá mesmo Lucas classificação de dois anos de crente não passam de 16 você tem menos 16 anos de crente não continua todo Ó o louco louco que legal esse é o alerta aí porque às vezes esse é o primeiro podcast que a pessoa tá ouvindo nosso aqui então gente vai lá para outro Episódio aliás Esse é o primeiro podcast
você tá ouvindo eu vou deixar no link aqui na descrição deste podcast você tá ouvindo um link para você ouvir o primeiro podcast que você devolver dormir botar o que é esse que eu vou estar indicando para você ir lá naquele link aí você eu indico uma jornada por dentro do pivotal para você e nos conhecendo e tal e depois você volta para esse episódio aqui que por algum motivo chamou a sua atenção ou porque alguém lhe indicou Mas vai lá Lucas desta Então olha que você vai falar irmão vou falar de questões históricas não
vou eu vou só explicar não vou subir nenhuma posição a emendar nenhum veredito só vou explicar como é que estão as coisas perdendo cristianismo surge ele surgiu dentro de culturas e cada Cultura vai ter acesso a pedaço do novo testamento pedaços de alguns Evangelhos não sempre todos e aonde resume falam bem rápido é onde crescer uma grande igreja sua igreja vai estar pautada em pedaço de Novo Testamento Tá então vamos ter igreja de Mater Anas que vão estar pautadas na tradição do Evangelho de Mateus outro é joaninas em frente outras lucanas outras mais para Paulo
tá mais propriedade Tiago enfim e no início acho que estão astrológicos são muito simples e são resolvidas de paidéia que Jesus Cristo é o Senhor ele é o filho de Deus ele é o mês sim então isso para o judeu que está se convertendo isso para o judeu A prosélito tá suficiente né mas quando Cristiane de manhã para no mundo grego não é apenas suficiente dizer que Jesus Cristo o filho é porque novas perguntas Vamos ser solicitadas seja pelos novos convertidos seja pelos inimigos do cristianismo pelos filósofos inimigos pelos governadores e imperadores inimigos do cristianismo
Então esse processo vai gerar teologia e quanto mais a teologia avança no tempo mais complexo ela fica mais robusta mais problemas ela gera e mais gente ela condena a gente pode colocar assim então alguém que precisa na história que foi condenado ali no século 5 no século dois ele ele seria Santo e eu tinha que usou alho talvez a gente foi até dizer que aro não era tão herege se ele tivesse vivido Cem Anos Antes de ter parte da igreja que falaram coisas muito semelhante ali as áreas é grande seguidor de um pai da igreja
que eu não vou citar o nome aqui uma área caraca mano porque o cara tá te pagando até o motivo demônio e o pai da igreja é um santo mas enfim porque quando 100 anos né então Quanto mais a teologia la Complex fica mais e criando hereges e criando o dúvidas praticamente insolúveis Como que o cristianismo fazia para responder essas dores para o mundo alfabeto né para as pessoas comuns as doutrinas os dogmas eram explicados por metáforas né Por figuras de linguagem no caso de Muitas igrejas orientais através de poesia então você explicava que Jesus
Cristo o cordeiro você explicava ar e nascendo no ventre de Maria como uma pérola nasci numa outra né a pérola a coisa mais preciosa do universo nascendo dentro de uma caixa cheia de uma outra né ninguém daria nada pela rosto mais lá dentro tem uma pérola Então esse tipo de figura de linguagem não se tava problema pelo contrário se você tava louvores estava adoração mas no a mente intelectual né do líderes das igrejas dos teólogos dos monges o debate se fazer tendo como base a filosofia da época né blusa e fica e tendo como base
o grego e cada região do império e fora do Império Romano você tinha um a globalização na internet nem nada disso nem livro nem nada disso era tudo no pergamin tudo na no papeiro tudo na mão algumas áreas falavam grego mais antigo outras áreas falavam grego mais moderna outras áreas enfim não havia quando se juntava esse aí galera para debater o entendimento muitas vezes não vocabulário que se usava tá então às vezes alguém usava Fisio a hipóstase prosopa enfim e aquilo dava uma confusão Tremendo o mundo grego ele tem uma base né a base é
Sócrates Platão e Aristóteles que vem depois a nota de rodapé desses três na definição de divindade na época do cristianismo a noção de divindade no mundo helênico o Deus perfeito não os Deuses dos panteões gregos romanos o Chips não o Deus supremo você ser totalmente o outro não é o seu primeiro motor imóvel ele tem uma série de características que definem ele e fazem ele diferente dos seres criados os cristãos absorver o seu desde cedo Deus portanto é onisciente onipresente e onipotente imutável impassível ele é todo poderoso até aí tudo bem esse é Deus pai
e Jesus Cristo seu filho o Concílio de nicéia ele vai atribuir essas características todas de Deus Pai a Deus filho né aconteceu de saia trabalhou a divindade do filho o Concílio de nicéia sem querer querendo ele acaba criando um problema cristológico e imaginava o efeito borboleta assim que literalmente acabou com a unidade do Império Romano no século 5 destruiu a unidade Cristã abrir as portas depois por Dylan entrar o meu Deus para você ver qual o poder da da teologia que é o seguinte como que o Deus né o Logos segundo a pessoa tem mutável
impassível a como que ele se relaciona com a humanidade que tem alma que é passível que é mutável que é a limitada como que aquela divindade padrão de origem nesse mesmo naquele ser que não se comunica ele convive com ser igual a nós no ser humano vários tipos de dúvidas que eu vou levantar aqui que foram levantados na época Talvez as pessoas nunca tenha nem pensado nisso então por isso que eu falei ó porque classificação etária 18 anos 18 anos de banco de igreja mais cinco escola dominical vai lá porque a ideia era a seguinte
você tinha duas escolas teológicas fundamentais no cristianismo a escola de Antioquia e a escola de Alexandre a tudo que a gente Ah tá hoje vem da limpa a escola de Antioquia ela estava mais próxima do Mundo Bíblico seja do mundo hebraico mundo judaico e o mundo dos primeiros cristãos essa escola tinha uma tendência maior mas te ama e ela tinha uma tendência de ser mais dele ter a lista na interpretação do texto bíblico ela era uma escola Histórica de interpretação do texto bíblico seja tudo que está dito que aconteceu ali na Bíblia realmente aconteceu e
a história uma grande evolução do plano de Deus ser humano ele cresce levolu e na história e a escola de Antioquia sempre valorizou sempre preservou a humanidade de Cristo sempre preservou a humanidade de Cristo e explicou metaforicamente o logos habitando em Jesus como o Cristo fosse um templo um templo que assumiu o logo essa é a base daí você tem algumas posições mais lado de cá eu não tô dizendo que a escola a gente Okay creia nisso mas vários teólogos que saíram de lá ou estavam lá tinham posições mais radicais no sentido você tinha um
grupo que era a do sionista adocionismo clássico vai dizer que Jesus Cristo era um homem e que a partir do momento na vida dele ele recebeu o espírito santo de foi adotado nada a ver né sem ele é adotado por isso adocionismo ele é adotado como filho de Deus porque ele era um homem Santo homem bom que andou perfeitamente recebeu o espírito santo dentro dele logo nós que nos convertemos a Cristo podemos ser perfeitos e andar em santidade porque também recebemos o Espírito Santo dando de nós então há uma tendência pneumatológica da cristologia olha só
que doideira né Há uma tendência de interpretar cristologia partir do homem que o homem Jesus Cristo que andou aqui na força do Espírito Santo e logo assim mas podemos ser igual ele foi sermos perfeitos e vencer Satanás e ele também foi perfeito e venceu Satanás porque andou na força do Espírito Santo depois enicéia diz e existe uma segunda pessoa lá no céu desde a eternidade que não é uma criatura é Deus plano como Deus pai é a teologia obrigado a mudar porque agora você não vai ter um Cristo o ser humano nascido de Maria que
recebeu o espírito santo você vai ter um ser humano e você vai ter o Deus o Logos quando a pessoa e isso vai criar uma série de dúvidas e tentativas de explicações e vai surgir a partir daí uma tendência é de o física Meu Deus a gente falou de adocionismo mas a adoção de uma pneumatologico a gente vê isso por exemplo em Pau dos Famosos como Concílio de nicéia você vai ter agora o espírito santo deixado Vamos botar entre as perna alta teologia um pouco de lado e agora a gente vai tentar entender a relação
o homem e o logo e a ideia é diofisismo que vem dar de duas naturezas de eu fiz em que em Cristo habita um homem de alma racional e o logo a segunda pessoa da Trindade o diofisismo tem uma tendência a explicar melhor algumas coisas depois que as igrejas recebem os quatro Evangelhos do novo testamento todo mundo passa a ter o diofisismo ele tem tem de explicar os textos dos Evangelhos de uma forma mais simples então por exemplo se Cristo é Deus como que ele foi tentado no deserto se Deus não pode ser tentado por
ninguém se Cristo é Deus é onisciente porque quando os apóstolos perguntaram Quando que o senhor vai voltar mestre disso eu não sei só Deus sabe se Cristo é Deus como que ele pode ter ficado irritado lá com os cambistas e se estressado como que ele pode ter dito para si mesmo né para de E por que que você não abandonou Na Cruz então A ideia é toda vez que aparece esse tipo de coisa Ariel é o Jesus homem é a alma é o ser humano que chora que sofre que tem dúvida que tem dor que
não sabe quando Jesus cristo cura o leproso anda sobre as águas adivinhos fariseus saduceus estão falando de pensando contra ele prever o seu futuro aí é o logo sem atuação E aí isso é o dia eu fiz isso no clássico em Cristo uma hora funciona a alma outra hora funciona o logo não tô dizendo que essa seja a posição oficial da igreja em Antioquia não é mas há uma tendência ele alma confusão Eu não há uma igreja unificada a a vários bispados que Legend de vez em quando para o Lucas deixa eu te interromper rapidinho
eu acho que tá falando aqui tu falou de Antioquia que era uma cidade muito importante tal e a teologia flor e Cia bastante lá certo e a cristologia a pequena ela era permeado por essa ideia é diofisismo por assim dizer que separava as duas naturezas certo em Cristo tinhamos duas naturezas a compreensão diofisismo certo a compreensão de offisys ista a gente também diz que em Cristo ou a duas naturezas tá nós somos calcedônia Vem sim eu tô de tô eu tô pensando só lá agora é mas o dia eu fiz isso no clássico a gente
entende e crista um em duas naturezas o diofisismo clássico ele vai dizer que essas duas naturezas são Vou colocar aqui a figura que se utilizava na água como se fosse um recipiente se pega um copo coloca a água e óleo a água e óleo depois que você estabelecem ali estão plena ação juntas no copo estão plenamente separados não se mistura Então existe uma alma e existe um ônibus ali Existem duas pessoas em uma pessoa a gente fala em duas naturezas né a gente já fala o resultado do Concílio de Éfeso por E aí Nós já
vamos para União hipostática gente tá anterior a isso certo não vai perder muita coisa só para explicar não tô dizendo que todos os teólogos e patriarcas e bispos e monges da escola de Antioquia e a escola Gentil aqui na só cidade de Antioquia é fiz a Jerusalém a peça toda boa parte da Ásia menor inteira a escola diante aqui então é muito grande nessas igrejas todas aí na mão então alma tendências explicação e Teodoreto de Ciro Deodoro está Teodoro de mopsuéstia que são grandes teólogos inclusive dessa época aqui do outro lado do lado do Sul
lá embaixo na África você tem a escola também há mais de dois mais importantes né a escola mais importante que é de Alexandria no Egito essa escola é completamente diferente da escola antioqueno eles são rivais mas também é completamente diferente porque a escola de Alexandria não tá tão próxima do mundo da Bíblia do mundo hebraico judaico os meus questão só tá próximo do mundo o Alexandre então a mais próxima do mundo dos debates filosóficos e do mundo egípcio tá e do mundo evita e qual é a tendência dessa escola quanto em show que ia ter
uma tendência histórica ele terá lista de interpretar a Bíblia alexandrite é uma tendência alegórica aliás eles que são os pais da alegoria também são os pais exegese e essa escola alegórica ela é sempre orientada no modelo filosófico Platônico e nessa época também pode único histórico eleny e ela tem de haver um Jesus mais Divino sentiu aqui atende haver um Jesus mais humanos Alexandria tem de haver um Jesus Divino temos aí uma diferença entre Platão e Aristóteles Alexandre a escola Alexandrina mais platônica e a escola antioquena mais aristotélica eu já viste algum lugar mas eu não
concordo por Aristóteles nessa época não ser tão famoso na que ali naquele contexto ali no sertão em em Platão Eu acho que o Benê regra não faz isso no história da teologia dele se não me falha a memória é porque a questão da escola antes eu queira amanhã ser isso a técnica Mas ela é ser mais literal pela herança Judaica dela Olha aí ela é menos filosófica a gente pode colocar a senha e a escola Alexandrina que não um sentido Sério histotécnico que acontece então a escola de Alexandria ela vai dar em fazer um Jesus
que é Divino quando iniciei a prova lá que Jesus é completamente deus o que que a escola de Alexandria vai explicar da Encarnação ela vai dizer há uma tendência Tá novamente sempre tem a heresia e tem a tendência né uma heresia chamada de docetismo que é muito antiga o nos retista começa com o gnosticismo Cristão que a ideia que Jesus Cristo era um ser Divino com aparência de um homem um fantasminha né Fantasminha Camarada que não morreu não receptores sem former e foi condenado mais esse gnosticismo sempre foi muito mais latente Alexandria do que em
outras regiões do império e também você tem herança egípcia faraó o povo tá vendo ali tá na frente de farol mas ali é um ser Divino entendeu hoje você vai para o Egito você tem que entrar no museu no Sítio Arqueológico para ver essas figuras essas coisas naquela época estava em tudo quanto é lugar então nos Arquette porque da religião egípcia estavam presentes ali que Arquette e existe com Hórus no colo por exemplo então como isso vai passar para o cristianismo aí é outro é outro assunto mas a ideia que fica aqui o que tava
ali no colo de Maria não era um bebê catarrento não era com erros da vida do Enzo que Deus tanto é que os Evangelhos da infância boa parte produzidos naquela região ali Jesus Cristo Já cura quando é menino quando é beber ele fala para mostrar que desde beber sempre foi uma divindade ele sempre foi a segunda pessoa enquanto as é o que tá vendo a criança mesmo entendeu que tá crescendo tá aprendendo ali com os pais a escola Deixa ele não é um ser Divino serviço na iconografia é muito clássica a iconografia Alexandrina do lado
de Jesus bebê Maria e José tem sempre um servo né porque eu não sei Divino não vai ser servido olha a hora de explicar como que humanos se o único Cristo há uma tendência de dizer que o Logos assumiu a carne que não tinha alma nenhuma ali e era um o e esse então é o monofisismo é isso esse é o monofisismo ó não tinha humanidade ali eu não sei não ocorrer a segunda pessoa divindade pegou a Sacks essa é uma linguagem clássica que Alexandre nos usos não é o logo esqueci envolveu de uma carne
de uma sax Inclusive essa doutrina foi condenada eu não consigo de Constantinopla é na figura do teu ovo Alexandrino Apolinário né porque Apolinário outros vão dizer que no momento a Encarnação quando Logos entra no ventre de Maria a alma humana ela é absorvida como se eu pegasse uma ânfora de vinho e jogasse no mar o vinho vai desaparecer Por que a propriedade da água do mar é muito mais poderosa então não não poderia alma permanecer diante da divindade então a divindade literalmente absorve a alma some só fica divindade ali Esse é o monofisismo clássico monofisismo
única natureza não estou dizendo que todos os teólogos Alexandre eles falaram que não tinha alma humano não mas todos eles tinham a orientação a entender que a humana ela não estava presente ali nos de debate de Jesus ela foi como lugar dela né e o monofisismo clássico vai dizer arrumando desapareceu foi absorvido então quando Jesus chora quando Jesus briga lá com estão vistas do templo quando Jesus tem dúvida como é que nós temos interpreto a alegoricamente E aí o antes eu tinha não resolve o problema da maneira dele Alexandre não resolve o problema da maneira
dele alegoricamente então quando já se falava de comunicação de propriedade já se falava de União hipostática Tá mas essas questões como passar do tempo não se resolvem Por que as perguntas que são mais afiadas eu te perguntas que vão surgindo Só Mais afiados primeiro lugar acho que ela de Antioquia voltando para lá ela tem uma tendência a falar que Cristo só salvou pelo que ele assumiu a gente o pena né Cristo só salvou aquilo que assumiu já tá Inácio a gente que já tá Irineu de Lyon e isso antes essa escola se é perfeito só
ou seja se o homem ali não não não venceu a tentação então a gente também na capaz de vencer a tentação se a alma humana não venceu a tentação não não venceu tudo então também nós não somos capaz então é necessário a carnação tenha todas as propriedades capacidade do ser humano pleno e por isso eu hoje como Cristão Poços me tornar Santos só igual Jesus porque agora eu tenho a força do Espírito Santo é a senhora tendência outra coisa Tá Viu pessoal ver eu muita gente vai mais ir só não Versículo tá lá questões de
tendência a escola de Antioquia tá atendendo a ver uma interpretação solteiro a lógica aqui na Encarnação a escola de Alexandria tem uma interpretação mais ontológica para eles quando o Logos assumir a carne ele glorifica carne humana acontece ali o processo de teu hoses de divinificação da carne humana a alma não poderia fazer isso nunca só logo então por isso a ênfase não está na questão da alma humana está na questão do logo e aí começa a confusão porque um vai atacar o outro e um vai chamar o outro Gerais durante a ele alegou isso é
a falar então existe quatro pessoas existe pai Espírito Santo logo sou Jesus Cristo o homem do outro lado o outro vai atacar vou falar não então vocês estão dizendo que a não foi um ser humano que morreu na cruz foi o Logos então vocês são modelista vocês estão Padre passeando Eita nós participasse anos é que falam da morte do pai na cruz né É porque Pai e Filho e Espírito Santo São modo de um mesmo Serviu sim modalismo né uma recusa de politeísmo outra coisa de patripassianismo amo João se acusar de de heresia pesada o
Lucas só para gente se situar aqui essa é toda essa essas duas correntes aí tanto antioquina quanto Alexandrina a gente tá falando depois de 325 do Concílio de nicéia certo e até mesmo depois do Concílio de Constantinopla em 381 Confere o tal do tá nesse entremeio entre Constantinopla e o Concílio de Éfeso ou seja entre 381 e três então eu fiz um eu eu fui lá nem nisso fui lá no século um e foi vindo né e fui mostrar um pouquinho dessa evolução né dessa evolução por causa dos conselhos agora depois do Concílio de nicéia
que o logo de vira mesmo Deus Dinho na linguagem grega né tô dizendo a linguagem emprego todo mundo fica uma coisa você dizer a Jesus Cristo o filho de Deus e salvador da humanidade todo mundo concorda assim Jesus Cristo morreu pelos meus pecados todo mundo concorda né Jesus Cristo é o salvador do mundo eo filho de Deus todo mundo concorda esse feixe deve ser adorado todo mundo faz isso alguém é herege aí tá muito simples qualquer um na igreja que quiser agora e quem esse Cristo aí né e logo aí que começa o que eu
falei né complexificação EA condenação Que bom mesmo modo porque Deus é imutável o ser humano é mutável Deus é impassível o ser humano é para servir Jesus que quer já que ele é Deus ele é o deputado se ele é homem ele é mutável e o Deus não pode virar homem igual a muita gente faz Olá seja pelo menos na linguagem no pensamento teológico Deus não vira homem Deus habita entre nós que a questão ali né nem ninguém vai dizer que Deus virou Homem Deus deixou de ser Deus virou um ser humano né deixe que
que vai acontecer ali existe o homem existe o Logos como é que eles dois convivem a questão da tecnologia e que vai dar um que a nova língua a nova linguagem de Deus é de um livro que você me indicou aqui a questão da linguagem ela vai ser bem importante aí né a ser natureza realidade individual né a personalidade então tem uns ia tem a phisis aí postas e a prosopon tipo S tipo de linguagem que vai ajudar a organizar esses pensamentos aqui é pior ainda porque uma Alexandrino ele vai estar falando no Ai meu
Deus o Alexandre não vai estar falando grego dia hoje o grego do jornal da CNN o Antioquia não vai estar falando no grego lá do e o jornal do comércio lá de 1800 quando eles forem conversar tipo assim o acho que não vai falar de propa e na linguagem do Alexandre prosop é macho cara tá dizendo que Deus é mais carado um exemplo só que eu amo sou fã de natureza hoje personalidade e outra coisa existe essências e substâncias esse natureza deste pessoas despersonalidade nossa quando essa galera vai para o Concílio já já se odeiam
previamente já condenaram esses promulgaram previamente não vão chegar no consiga sem com muita boa vontade entendeu te compreender um tá travando de qual Concílio o de 31 431 de Éfeso é isso que eu mandei de 325 É sim muita gente diz que ário foi condenado não por uma pelo não pela doutrina em si mas porque ele destemperou a paciência de todo mundo no final lá na última semana Olha aí área o concurso é mas a gente nem nem não vou retornar lá no É sério não vou falar daqui né não por favor não vamos vamos
vou para 430 e hoje já deu esse ó já tem uma hora aí que deu para dar uma panorâmica nas tretas eclesiásticas vamos chegar agora atrás mora não né mais de 40 minutos o a gente já já deu para dar um Panorama nas tretas para entendermos um pouquinho aí o que vai fomentar fermentar um Concílio de Éfeso em 431 Então vamos chegou lá galera chegou lá que que a galera tá discutindo que que tem o que que tem que ser decidido neste concelho agora vou voltar de novo eu tava conselho de constante novos quando você
não mano pelo amor de Deus mas é importante o Concílio de Constantinopla um ele Teodósio primeiro ele vai colocar a questão dos patriarcados né de cinco patriarcados ia Alexandria Jerusalém Constantinopla e Roma mas ele vai colocar a cidade de Constantinopla como o primeiro entre os pares ou seja ele vai transformar politicamente a igreja de Constantinopla mais importante do que todas a fazer uma espécie de vitrine Imperial mas pede principal igreja a igreja que dita os rumos automaticamente ele vai criar uma disputa entre as igrejas mais importante que era um show que Alexandria pela cadeira de
Constantino alto porque eu quero mais Alexandre não saber o que quem estivesse na cadeira de Constantinopla iria colocar a sua influência teológica sobre as demais igrejas dando Império Romano entendeu então a no caso aqui né do Conselho de 431 em quatro um pouquinho antes né 4:28 quem assumiu com o patriarca de Constantinopla foi nestório nestório ele era um teólogo dele antioquina tá ele havia sido monge ele ele ele havia feito uma carreira eclesiástica normal dentro do nela daquele mundo ali do do oriente próximo e quando ele assume a cadeira de Constantinopla ele não sabe É
aquele da você metendo porque o que acontece quem tinha assumido o império era Teodósio segundo ainda criança e a sua irmã mais velha aí é porque área Ela acabou se tornando a autoridade política de Fato e a PUC era né Imperatriz ela gostava do poder ela amava o controle ela havia os 15 anos jurado virgindade eterna portanto ela não se casaria logo não teria nenhum homem com poder sobre ela e quando o seu pai morre e o menino né por ser um homem assume ele tem que ser tutoriado ela então faz o papel de tutora
de Teodósio segundo e acaba assumindo o controle político ou tentando assumir o controle político ela vai construir uma imagem em torno dela mesmo ela vai se auto intitular A Noiva de Cristo ela vai ser titular Augusta né Com títulos de oi e ela vai promover em Constantinopla e ali na Capadócia o culto à Maria Qual o tempo em si mesmo qual século 55 ela vai promover assim vigorosamente o tá Maria mais de uma forma que ela também pudesse sacralizada como era comuns dos imperadores sempre vão fazer isso esse culto à Maria a origem dele tá
em Alexandria Alexandria sempre foi um patriarcado que teve uma inclinação muito grande e muito presente do culto a Mari inclusive várias estátuas antigas de Isis com olhos foram arrancava se a cabeça e colocava o a cabeça de Maria e o corpo EA cabeça de Cristo né Jesus menino peça clássica imagem é esse arquétipo né da da virgem com o filho de Deus no colo ela vende Alexandre e dentro da teologia Alexandrina desde Apolinário Maria era chamada o Botox Mãe de Deus tá isso é um nome muito importante para teologia Alexandrina não só em relação a
Maria mais em relação a ideia que Jesus Cristo é somente Deus não há um homem ali entendeu não é um ser passível ali então Maria é mãe de Deus quando Nestor assumissem sem saber o que tava acontecendo talvez ainda porque tava muito longe num mundo onde ele habitava da onde ele assumiu como passear Constantinopla e regiões de vizinho já estava em Pé de Guerra Por que você tinha um grupo chamando e louvando Maria como Mãe de Deus como teu toca que tinha outro grupo de caráter mais geofísico e até abolicionista chamando Maria de antroposóficos Olha
o homem na história na história dentro da exegese Natural acho que ela vai falar não tem nenhuma nesses nomes na Bíblia quem tem Cristo hoje lá na Bíblia então Maria é Cristo toca os mãe de Cristo né nem Mãe de Deus porque para ele chamar Maria de mãe de Deus suave aquela era a mãe do criador do universo suave que aquela menina lá de 14 e 15 anos da Palestina pobre era a mãe do criador de todo universo então para ele ser exigir e para ele chamar de um trocou tópicos também era heresia porque seria
de o feminismo clássico ou seja ela era que ele estava dividida entre Tropas e logo eu dei uma muito complicado E aí ele vai para o porquê Cristo toco ela é mãe do Cristo aí começa Além disso conflito dele para cuqueria porque ela queria sentar do lado do irmão e receber a ceia como se fosse a autoridade dominante né como se fosse o Imperador e na história recusava-se a dar ser para ela inclusive tipo sou Ela chegou sábado da igreja ele é só que ela era uma mulher poderosíssima como é que ele a inclusive assim
novo Rei e se alguma algumas Décadas atrás encontraram uma espécie de diário né dona história autobiografia que ele fala e tudo que inventaram contra ele a culpa foi da para o Keri mas o que acontece na história então começou a pregar sermões inflamados contra a ideia que Maria era a mãe de Deus e num desses sermões apo querem invadiu lá e falou a célebre frase não dei luz a Deus comparando ela com a figura de Maria né não sou eu toco aí na história respondeu Tu deste luz a Satanás meu Deus comparando ela não Maria
mas sim com EVA né que deu usar o pecado a partir de Então ela começou então a mover um processo político e teológico para arrancar na história de lá e isso rezou Onde exatamente nem Alexandria quem estava em Alexandria era um patriarca patriarca Cirilo quero uma das figuras mais poderosas do império romano e também a Érica né então ele era um cara bem complicado e Cirilo nunca foi o monofisismo clássico né ele dizer que a ama e Jesus Cristo tinha alma mesmo mano mas quem tava dando as diretrizes e não é não era alma era
o Logos e Maria deveria ser sim chamada de teor óculos e christotokos serezedo de oxigênio ou até da do sionismo então você vê que se a gente fosse pegar a ideia dos dois hoje a gente poderia dizer que ama estava falando na coisas parecidas demais o ambiente político a disputa é a que seu negócio e e transformou em briga vários monges foram acionados né porque nessa época os monges começaram a se tornar eternamente torcidas organizadas do time na história contra o time Cirilo do time João quando um time Apolinário enfim e o que que vai
acontecer nestório nessa época o irmão dela né o teu dose segundo já tinha crescer a e na história vai pedir ao Imperador o jovem Imperador que convocasse um Concílio para resolver isso porque ele esperava que teu toque se fosse condenado pelo menos usar essa linguagem porém porque era é ao ver isso armou junto com Cirilo o conselho para que ele fosse feito sem a presença nem de nestório que era Patriarca de Constantinopla nem de João nem falei do João João era o patriarca de Antioquia Eita Cirilo chegou primeiro na Igreja de Éfeso com mais uma
quantidade de dantesca né de hibiscus que ele trouxe que não era essa convocação era para poucos bichos era para ele era não era para ser como foi no ensaiar apareceram vão resolver o nosso problema que interno Cirilo porém levou uma galera com ele outros bispos outras regiões até chegaram nessa nesse momento nessa semana ali mas muito pouco nem um Imperador a chegar Teodósio não estava presente na história também não conseguiu chegar nem os bispos que apoiavam e o patriarca de Antioquia que deveria estar lá pela importância de Antioquia também tava no meio do caminho na
viagem aí para nós Cirilo ele dominou os debates dominou as latas conseguiu já automaticamente a condenação de nestório como herege a lembrando que os conselhos duravam meses né nesse ínterim o patriarca João de Antioquia chegou quando ele chegou e soube que tinha um Concílio acontecendo ele não estava presente Ele formou com a sua comissão outro Concílio meu Deus inception concílios em serviço de concílio o Concílio de um Concílio eu devo verdade Dois conselhos Paralelos funcionando na mesma cidade no mesmo tempo e ele nesse decidi theotokos ou christotokos na verdade para tentar resolver o problema o
e o que ele fez foi condenar Cirilo eu devo sabendo que tava condenado condenou também ele na outra semana eu não reabriu E aí [Música] a Dama Rei fresca para mim aí Lucas é o que que tá eu já nem sei mais o pessoal tá discutindo aí que ela tava é muita treta tão discutindo o teu talks aí certo teu tocos christotokos seriam tá afirmando que teu tokus é uma linguagem Ortodoxa que casa com Credo niceno-constantinopolitano um tá dizendo aqui na história é o herege de o fisita depois ele vai condenar o patriarca João de
Antioquia porque a defensor de nestório só que ao mesmo tempo você tem Bispo Jefferson e de Jerusalém querendo a condenação do Patriarca João porque eles queriam tomar o controle de algumas regiões que tava sobre jurisdição Gente o que trabalha aí então condenar toda a tradição antioquina casava muito bem para os interesses políticos de alguns bicos casava bem para o interesse teológico dos alexandrinos e casava bem pela questão da Imperatriz por quer que queria expulsar nesse e eu tava alexandrinho e perpetuar o culto à Maria promover o culto à Maria como Mãe de Deus hein filha
ar aquela tu tá limpando a barra de nestório é impressão minha estou sentindo ele fica limpando a barra de nestório velho olha aí para você ver como é que quando o João deixou aqui chegou ele percebeu que já estava acontecendo sem ele fez o próprio Concílio condenou cyril Eu amo ah a situação começou a ficar cada vez pior mais tarde um pouquinho mais tarde o João vai entrar em acordo com cyril e ambos vão condenar na história na história depois você degredado vai ser expulso do Império Romano vai se transformar no herege do do do
Concílio de Éfeso heresiarca né vão dizer que ele era de o fisita a vão condenar o termo christotokos A Maria vai vai ser oficialmente declarado assim como você tem que dizer que Pai Filho e Espírito Santo São três e postas em um Luzia Divina você tem que dizer que Maria theotokos a partir do Concílio de Hércules quem diz que ela não é teu Troca os a herege e é expulso da igreja e do cargo Seja lá o que for um cara então é isso teológica 20 aqui UEFS o levou para gente obrigarmos a dizer que
Maria mãe de Deus e não mãe de Cristo é a gente defende isso até hoje né é muito comum aí a gente falar que a Maria é mãe de Deus mas você fala assim Lucas você tá defendendo você tá defendendo na história tá até um Historiador da época disse que na história não era the oath Zita só era o ignorante que não sabia definir as suas formas olha aí que realmente na história o talvez não não tivesse tão capacitado para o debate ele nos termos que deveria ter sido dito é uma coisa que eu aprendo
Lucas é assim Estudando um pouco história da igreja é que não se trata de mocinhos e vilões a gente às vezes pinta muito ideia de Gal herege é o vilão é como se né Por exemplo na nossa cabeça alho nestório né o uso seria cê arcas aí como seus é como se a galera tivesse planos malignos de acabar com o cristianismo e tal isso é uma coisa que eu aprendi o cara é a partir do contexto do cara da compreensão do cara da filosofia do cara do meio do cara entendeu então assim não é não
tinha intenções malignas às vezes aí as intenções mais lindas e até do outro lado como tu colocou ali né era mais não era tanta teologia era mais uma politicagem tal e assumir o poder e tal entendeu então não é questão de é uma área muito cinzenta para a gente colocar Assim é preto e branco sabe mocinho e vilão eu acho muito legal quando a gente está estudando história da igreja não ele também é certa forma na história ele se torna uma espécie de Evangelista depois ele é expulso ele vai plantar igreja outros lugares você ver
ajuda na expansão do cristianismo no Oriente assim como aro quando é degradado em muitas regiões anos de nós ver o cristianismo ele ele leva ele converte muitos Palito e este é o que ninguém fala né mas eu o bebo que eu sempre trago nos debates a complexidade do negócio eu sou de falar é isso aqui tinha um herege lá chamado na história que disse que Maria era a mãe só do Cristo e não do Deus não era isso pelo contrário tava eu não queria que isso fosse dito por isso ele procurou de mãe de Cristo
não entrou cotocos mãe dona e a sua o seu machismo né de não querer que tu quer assumir se ele mesmo denegriu por Kerry diz que porque era não era virgem a daquela não era santa nada que ele fez seus inimigos né e ele também não soube definir muita gente vai acusar de falar aquela criança que bebezinho lá no no colo de Maria catarrento né que tá descarregando toda aí não ao Logos ali algumas pessoas vão ter dito que eu viro ele falar isso porque é sempre a questão né o credo diz né que Jesus
Cristo é Deus segundo o pai e a homem segundo a Maria tá mas quando que uma coisa juntou com a outra né sempre fica triste a união hipostática e isso quando que ela aconteceu foi durante o concepção molho do batismo Olha aí e pouca coisa que você fala na nossa teologia evangélica que a má o público do Bill do botar o que é evangélico é sobre a alma né sobre Jesus Cristo uma alma racional uma alma humana Para onde foi são tinha alma não tinha alma porque o que eu sempre vi sendo ensinada que o
a segunda pessoa deixou de ser Deus e ver um homem Depois virou Deus novamente tem ou que a divindade abandona o corpo de Cristo na hora da crucificação porque assim eu nem queria que esse debate foi ressuscitado para mim se debate literalmente é bebo no século 5 6 e 7 a unidade do Império Romano vai ser destruída no Oriente E aí todos os inimigos do Império Romano vão conseguir invadir mais fácil porque a igreja estava misturada com a população Esse uma população local está contra o Imperador e venho invasor ela vai ajudar o invasor Olha
aí para derrubarem pela foi história dos Copos na sua história e uma parte da Síria E aí você tinha a gente tinha combinado de falar do latrocínio de o que seria a continuação diz pode falar meu Deus aqui dá tempo olha vai manda bala vamos embora vamos vai o episódio aí de uma hora e meia tá Não pera aí o Lucas ele fala do latrocínio de Éfeso Vamos tentar organizar Aqui a nossa cabeça então a gente falou desse Concílio de Éfeso ou de da Verdade aconteceram dois concílios simultâneos certo Pelo que eu entendi aqui é
um foi condenando o sim só que o que vai entrar como Concílio mesmo é o que seria organizou Ah tá então de Cirilo é o que meio que ficou oficial aí igual a condenação de nestório e o Concílio bateu o martelo no teu tocos Maria a mãe de Deus é isso que é meio que é o legado que fica por todo o ocidente aí certo tá mas aconteceu várias outras coisas também condenaram monte de coisa lá também mas aí ele não vai dar 30 ó vou ficar só na cristologia que ficar só na cristologia aqui
ele que acontece no resultado do Concílio de Éfeso para as igrejas orientais e vai ser negativo Porque toda a tradição de hibisco os monges heterólogos mais antioquenos a ver com o império porque o império vai declarar o Concílio de Éfeso com oficial e o conselho DF condenou nestório e João Patriarca de Antioquia só em calcedônia 20 anos depois e que João vai ser considerado é ortodoxo de novo tão nesses 20 anos você tem literalmente uma parcela gigantesca de Cristão se desligando da Fraternidade comendo e depois vai acontecer a violência né quando o cristianismo vai para
pancadaria na Josi para violência e que acontece depois que seria o João essa galera morre não está mais presente o problema continua com outros teólogos um deles muito importante na teologia Alexandre não foi eu te quero amor não desista clássico eu te quis dizer aqui depois que eu vi Encarnação não tem mais humanidade nenhuma só tenho logo caraca será que eu fui a batida na cabeça porque não é esse cara que caiu durante a pregação de Paulo nada a ver brincadeira ela foi eu Desculpa foi só uma piada bem ruim obrigado por não rir Lucas
mas eu a audiência está gargalhando demais agora com a minha certeza que eu tô ouvindo suas piadas você faz isso vai lavar o curtidor aí o patriarca de Constantinopla o outro tá agora a gente tá com um pouquinho um pouquinho depois de anos depois o patriarca de Constantinopla chamado Flaviano vai convocar um Concílio em Constantinopla em 448 da mesma forma político e tal para condenar eu te quis só que eu te quiser é muito importante na teologia Alexandrina e o patriarca vai convocar um conselho vai condenar eu te como herege vai condenar a teologia Alexandrina
só que eu te quis tinha conseguido aí não dá para falar um poder tão grande a ponto até de submeter em Imperatriz porque olha aí eu disse que ele vai conseguir convocar ele mesmo Concílio ter a chamado né de ervas latrocínio de Éfeso por quê que é chamado de latrocínio de ervas porque dentro desse Concílio de Éfeso dois de 449 um ano a cirurgia de Constantinopla convocado por Flaviano não não não confundir com Constantinopla dois que vem depois de calcedônia tá confusão a galera fica indo e voltando Aí depois o áudio aí eu te quis
e Flaviano vão estar presentes dentro da igreja e eu disse que vai mover um áudio tão grande quanto a sua virando doideira né porque o cara tá condenando o patriarca talvez mais importante do em pé e tá convocando o Bispo os emojis para espancar hein esse Patriarca meu e o patriarca sua virando ele apanha tanto tanto chute na cabeça Caraca vamos que ele depois de alguns dias de morre por isso que o é fiz o 24 conselho de 449 não entra como Concílio né Assim como esse de Constantinopla não entra na na história oficial como
conseguir e é chamado de latrocínio de é fiz né porque um Patriarca espancado quase até à morte ele veio a morrer desde depois isso só para dizer da herança violenta porque o quê E aí essa ideia é o seguinte se uma herege prevalecer os hunos vem e vem sem os romanos e os seus peças Conseguiram tomar um território porque o Imperador tolerou heresia então vai se associar heresia a maldição de Deus fazendo com que os inimigos do império vence o império daí associasse a galera todo o demônio heresiarcas Então as pessoas literalmente vão desenvolver uma
fobia a heresia não é uma fobia ao herege e a gente está falando de antiguidade eles vão partir para violência mesmo tem até um ditado que se dizer que para você comprar um pão iniciar é para você comprar um peixe nessa cidade você tinha que era perguntado né Se Jesus que estar a nossa meu Deus e amarela teu toque literalmente as pessoas iam para pancadaria enquanto esse conselho por exemplo de Éfeso tava rolando lá dentro da igreja no lá fora os monges estavam se espancando junto com a população local a gente quis contra partidários Flaviana
e assim foi então o resultado a própria porque era a gente falou um pouquinho mal dela ela se arrependeu e mudou de postura virou uma conciliadora antes ela favorecer Alexandria e depois ela vai se tornar uma imperatriz conciliador aqui lá em calcedônia né ela vai conseguir conciliar teu a gente o pequena e até hoje Alexandrina que na verdade criou mais problema aí mas que enfim é esse interesse século 5 e 6 e 7 vai ser muito violento para fazer com as igrejas rompam com a unidade vai abrir a porta do Império Romano oriental para invasão
E aí o império vai hoje vazão de lama prezão mais tarde né Alice 7 8 9 10 vai perder um território gigantescos E aí cara até a própria teologia em geral do oriente ela vai dar uma mudada ela vai dar uma pelo menos aí e uma abandonada nos termos gregos e vai se voltar mais para o culto vai se tornar uma teologia mais adoração é Matheus Hoje é mais a contemplação na teologia ele não tem que são dos termos latinos já tô misturando demais as coisas nada a ver o que eu falei que a gente
tem que entender que Roma né para para ter casa de Roma tá isolado o Europa Está sendo invadida né Por Todos os povos do mundo pegar e nem um papa participa desses conselhos de presencialmente quase ligado nenhum Romano consegue chegar e o latim não é não tem importância nenhuma não Latina ainda no debate isso é bom para a igreja da Europa porque não teve brigas cristológico desde que Tertuliano lá no século dois falou que era Deus que era homem uma pessoa só ficou isso no latinha simples né agora no grego cara fiz Persona e posta
separa os Copa e fiz enfim cara é uma confusão muito grande então pra igreja do ocidente ela tava passando por outros problemas nessa época o acidente estava é mas assim é que eles hoje mas foi bom que se deve saber se rompimento todo não chegou no ocidente tanto é que vai surgir a Igreja Católica Apostólica Romana e uma igreja unificada que é uma igreja sobre todo o ocidente todo mundo tá debaixo do Bispo de Roma coisa que o Oriente nunca conseguiu entendeu sempre foram várias igrejas ali e que vão rompendo com essa Confederação na porque
os bispados funcionam como uma Confederação a Confederação de bíceps se o cara quiser se desligar ele vai ser condenado como herege Mas ele tem essa possibilidade no ocidente durante a idade média assim vai ter essa possibilidade ele vai apanhava morrer mas enfim a gente sempre que esquecer essa fala que eu vejo muito em livros de a igreja do oriente não tem a igreja Oriente a igreja bizantina não é a igreja do oriente é uma igreja no Oriente da Entre várias outras e ela sempre foi muito complexa eu eu falei a o podem chuquinha e da
escola de Alexandria Mas elas é internamente tem variações Ah e não significa que na cidade de ser que da Síria só tivesse teólogos antioquenos tem uma quantidade gigante de teólogos alexandrinos ali tá dando para entender sim tanto é que o gigante ou que nos mesmo de vão acabar saindo do império romano e se alocando na Síria oriental na Pérsia e na Índia na China e no Oriente Médio Quem vai ganhar no final vai ser teu número em pé dentro do Império Romano oriental Quem vai ganhar vai ser teu hoje Alexandrina assim tanto é aqui você
tem uma quantidade muito maior de igreja de para calcedoniano do que de igreja é fesina já meu Deus faz um E para piorar cara que é muito complexo quem vem si mesmo é um prendedor né que ele tem o exército do lado dele mas você vai ter uma igreja calcedoniana e com uma população que a conta eu consigo de calcedônia é que esse grupo que de de cristãos calcedoniano vão ser chamados de 1500 até hoje a igreja greco-melquita aí ela ir lá na cidade de Antioquia vai ter calça do Rian vai ter seguidores da teologia
de Alexandre vai ter seguidores já tem um gente oq e até a chegada do Dylan ainda vai ter presentes de nós ticos vou da listas pelagianos enfim não morreu entendeu a pelagem foi condenado no sino do tal acabou não acabou arianos Lembrando que esse conselho de Aracruz também condenou os arianos E lembrando que se que nestório acusou Cirilo de série ano e difunde a podre doutrina diário e de Apolinário era isso que na história acusava Cirilo então você vê que só porque teve um sino o cara chegou e disse que era heresia não significa que
as igrejas que seguimos a ideia acabar a gente precisa urgentemente Bibo entender complexidade da igreja na antiguidade e que ela é muito parecida com a igreja de hoje respeitando a quantidade numérica de habitantes no mundo nessa aí hoje tem sete bilhões Você tem uma proporção de denominações aí naquela época você tinha algumas centenas de milhões de pessoas no mundo então menos denominações mas a complexidade era grande então é isso Eu sempre chamei atenção nas minhas aulas e sempre bom que a gente ouça outras explicações outras Stories porque a história eclesiástica que essa história passada pela
igreja católica passada pela Igreja Ortodoxa bizantina ela é extremamente preconceituosa e nociva as outras tradições cristãs entendeu então é que eu falo de cristianismo só que tais aqui e a galera fica o que que é isso eu ouvi falar de Jacó bar a Deus nunca ouvi falar Teodoreto de Ciro não vou falar de Teodoro em uma pessoa é show quando ouvi falar ouvi falar mal Isso geralmente assim geralmente assim até pra gente ouvir e falar um pouquinho quando tem algum atentado na igreja Copa e tal a quem são os cristãos cópias aí a galera dá
uma investigar Dinho entende alguma coisa tal para nem percebe que a cristologia deles é um pouco diferente Araújo eu fui no banco de herege fala que é tudo católico só porque usa a roupa mais rebuscada né usou nos outros terno e gravata ver o católico Luterana e católica americana valor Metodista que ela tem que usar terno e gravata Lucas eu sei que daria pra gente continuar aqui tem um tem muitos meandros e muitos muitas portas nesses corredores da história né e não dá para gente entrar em todas as portas que que você indica em português
pra galera tá lendo quem se interessa aí por essas controvérsias por essas histórias essa especificamente do Concílio de Éfeso que literatura em português você recomenda para galera tá dando uma olhada olha sobre concílios o melhor o português é a história dos concílios ecumênicos da editora Paulus do alberigo ele organizador a melhor livro que se encontra em um livro Só sobre as concílios ecumênicos é esse do José verigo história dos conselhos encomenda tem um livro que é muito engraçado o nome dele o título dele é sensacionalista não é o título original em inglês né a editora
leia fez isso para vender mas ao guerra e Santa do Philip jenkins tá editora leia esse guerras santas tem essa ele é mais puxado por um lado jornalístico né lado da treta mais a é uma altura excelente o grande Historiador do cristianismo oriental lá nos Estados Unidos e também você tem o história do movimento Cristão mundial da editora Paulus o volume 1 que vem detalhando muitos desses elementos dessas igrejas doutrinas das histologia eu acho muito importante e tem o volume 1 e o volume 2 do Pelicano eu lavo Pelican tradição Cristã que é também o
livro bem complexo e bem completo sobre essas doutrinas sim tradição cristã da editora Chad o volume 1 Volume 2 tão para quem quiser e em português isso começa a por esses livros aí e busca também né os vídeos não pode fazer merchan aqui e vai inclusive mandou ia puxar agora né onde onde que a galera te acha o quê que você tem produzido na internet aí que tipo de conteúdo faz mexer aí fica à vontade é o primeiro eu tô te esperando para fazer o podcast do Conselho de calcylon em antes da vovó fazer né
antes de outubro você tem que me chamar para falar de calcedônia para ver como é que isso tudo meu Deus do céu ou seja a história não terminou né galera vocês perceberam né que a gente acha que em 431 uma coisa vai melhorar mas na verdade em caos hedônica coisa vai que causa dor e conta 452 veio a planta passou só uns 20 anos ela e mais ou menos tá tudo certo beleza a gente volta antes de outubro e aí é porque era vai vai ter que casar vai ser muito maneiro vai casar com o
para quem quiser me o cara é Professor Lucas já esta no YouTube no Facebook no Instagram é eu tô mais ativo no YouTube no Instagram no YouTube no Instagram Instagram Fábio caixa de texto Responda as perguntas do pessoal lá tem muita material meu no Facebook também tem muita coisa no meu site Lucas já está ponto com.br e quando esse podcast foram ao ar já tem aí eu acredito acontecendo o meu curso de História dos cristianismos orientais Tá no curso de cristianismo os orientais origem história doutrina e o meu curso de história da igreja antiga também
vai estar rolando todas 100% é a dele aí legal uma doença podcast tiver o ar eu só me procurar lá pelo Instagram pelo Facebook perguntar que eu mando os dados e é isso e tem artigo meu tem um monte de coisa aí que o pessoal pode estar lendo muito bom Lucas obrigado pela tua presença aqui nesse BT Cash cara por abrir as portas da história para nós cara muito enriquecedor muitos detalhes e UOL o que não terminou história né ainda vão voltar para fora de calcedônia Então Valeu cara obrigado obrigado você um abraço a todos
aí gente você no por aqui voltamos na semana que vem se Deus quiser e assim permitir Fiquem todos na paz do Senhor Jesus [Música] bom esse podcast Foi editado por tu ler e total em Produções