Descobrindo as bases da Umbanda Esotérica: conheça sua história.

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Falando de Umbanda
Neste vídeo, vamos explorar em profundidade a fascinante vertente da Umbanda Esotérica. Descubra com...
Video Transcript:
[Música] no vídeo de hoje vamos mergulhar em uma das Vertentes mais fascinantes e enigmáticas da Umbanda a umbanda esotérica você vai descobrir como essa tradição fundada por mata e Silva integra o conhecimento ancestral com ensinamentos ocultistas e esotéricos Vamos explorar a visão profunda sobre os orixás entendidos como forças cósmicas e os rituais repletos de simbolismos e poder energético prepare-se para uma jornada de autoconhecimento e espiritualidade eu sou a voz de dentro e esse é o canal falando de umbanda seja muito bem-vindo conforme vamos nos aprofundando na busca pelo conhecimento descobrimos que a verdade é algo
subjetivo que depende necessariamente do ponto de vista de quem a escreve e do que busca assim em nosso ponto de vista podemos dizer que não existe a verdadeira história da Umbanda o que existe são várias umbandas dentro da Umbanda Cada uma com sua vertente seus fundamentos e claro sua história e sua explicação para o início dessa complexa e multifacetada religião Quem foi Mata e Silva woodrow Wilson da Mata e Silva ou simplesmente da Mata e Silva como era mais conhecido nasceu em Garanhuns estado de Pernambuco em 28 de julho de 1916 em 1921 seus pais
mudaram-se para o estado do Rio de Janeiro Aos 9 anos começaram suas primeiras manifestações mediúnicas através de Visões de entidades esses fenômenos eram difíceis de serem compreendidos pelo menino uma vez que o mesmo não tinha nenhum ensinamento de cunho religioso já que seus pais não seguiam a nenhuma religião aos 15 anos de idade mata e Silva trabalhava como auxiliar em um jornal no Rio de Janeiro Quando começam as primeiras manifestações do Preto Velho Pai Cândido assim algum tempo depois iniciou as sessões mediúnicas em noites de quinta-feira atendendo o público através da incorporação do preto velho
na República onde morava na Rua Teixeira da Costa vás Lobo centro do Rio com a chegada dessa entidade os fenômenos e visões desapareceram em 1933 aos 17 anos de idade iniciou sua busca por um local para o desenvolvimento de seu trabalho mediúnico passando a visitar diversos terreiros de umbanda aos 21 anos de idade no ano de 1000 1937 foi morar no bairro Carioca da Pavuna onde montou seu primeiro terreiro a partir de 1954 agora pai Guiné começa a direcionar sua vida mediúnica nessa época recebe desse preto velho a mensagem prédica sete Lágrimas de Pai preto
que seria um dos Marcos da renovação da doutrina umbandista esta prédica mostrava a realidade do dia a dia de um terreiro e as diferentes consciências que a ele vão em busca de auxílio espiritual durante esse tempo o mestre yapacani Como mata e Silva passou a ser conhecido teve várias visões mediúnicas nas quais via um velho Pajé que foli um grande livro e junto dele um colegiado de mentores espirituais pleiteando que o momento de começar a escrever obras doutrinárias estava próximo Enfim no ano de 1956 é trazida a público a obra intitulada Umbanda de Todos Nós
a lei revelada causando um tremendo alvoroço no meio umbandista mata e Silva um estudioso do esoterismo e das tradições ocultas foi o principal idealizador da Umbanda esotérica ele acreditava que a umbanda possuía uma sabedoria ancestral oculta que deveria ser desvelada por meio de estudos mais aprofundados e da prática espiritual intensa seus ensinamentos são compilados em diversas obras literárias onde ele expõe suas interpretações sobre a Umbanda A espiritualidade e a relação do ser humano com o Divino a umbanda esotérica em 1940 mata e Silva apresenta a umbanda como ciência e filosofia criando então a escola iniciática
da corrente astral do Aum bandan A Umbanda esotérica na tenda umbandista oriental em Itacurussá no Rio de Janeiro Umbanda esotérica é uma das Vertentes mais diferenciadas dentro da Umbanda surgindo com uma proposta de integrar elementos de diversas tradições espirituais e esotéricas e tem uma forte ênfase no conhecimento oculto e na busca pela ão profunda das energias espirituais o vocábulo Umbanda é oriundo do sânscrito a mais antiga e polida de todas as línguas da terra a raiz mestra por assim dizer das demais línguas existentes no mundo sua etimologia prové de Aum bandan om banda em sânscrito
ou seja o limite no ilimitado o prefixo aum tem uma alta significação metafísica sendo considerado palavra Sagrada por todos os mestres orientalistas pois que representa o emblema da Trindade na unidade pronunciado ao iniciar-se qualquer ação de ordem espiritual empresta a mesma a significação de o ser Em Nome de Deus um pronuncia-se om a emissão deste som durante os momentos de meditação facilita As Nossas obras psíquicas e apressa a maturação do nosso sexto stio a visão espiritual bandi banda significa movimento constante ou força centrípeta eman do Criador a envolver e atrair a criatura para a perfectibilidade
uma outra interpretação igualmente hindu nos descreve bangan banda como significando um lado do conhecimento ou um dos templos iniciáticos do Espírito humano a significação de umbanda o seria Umbanda em nosso idioma pode ser traduzida por qualquer das seguintes fórmulas princípio Divino luz irradiante fonte permanente de vida evolução constante a raiz mais antiga de que há registro conhecido acerca de umbanda encontra-se nos famosos livros da índia os upanishads que veiculam um dos Ramos do conhecimento mental e filosófico encerrados nos vedas a fonte de todo o Saber humano Acerca das leis divinas que regem o universo os
vedas diz-nos w Atkinson um dos escritores orientalistas mais lidos no hemisfério ocidental num dos seus trabalhos Acerca das religiões e filosofias da Índia são os livros onde se encontram as escrituras sagradas dos hindus de origem muito antiga começando a sua história nos dias pré-históricos orixás na Umbanda esotérica na umbanda esotérica os orixás são vistos como arquétipos de forças cósmicas que vão além da simples Associação com a natureza e se manifestam como energias primordiais do universo eles representam aspectos universais que regem tanto o mundo material quanto o espiritual agindo em diferentes níveis da existência e da
psiquê humana a seguir uma descrição da atuação de cada um dos principais orixás segundo essa perspectiva esotérica Oxalá representa a força máxima da criação a harmonia Universal e a unidade cósmica ele é o princípio Divino da Ordem da Pureza e da síntese entre as polaridades sua atuação se dá na harmonização de energias Opostas promovendo equilíbrio paz e evolução espiritual Oxalá governa as leis que estruturam o Cosmos e é a fonte de todas as energias criadoras sendo também o símbolo da consciência cósmica ogum personifica a força da ação da vontade e do movimento ele representa a
energia que abre caminhos e remove obstáculos no plano material e espiritual como arquétipo de coragem e determinação ogum atua na defesa dos propósitos divinos e na proteção dos indivíduos que buscam evolução ele é a força que guia as transformações internas e externas inspirando disciplina e foco oxosse é o orixá da sabedoria do conhecimento e da expansão espiritual ele simboliza a busca constante pelo entendimento dos mistérios da vida e do Cosmos sua atuação se dá no plano mental e espiritual promovendo a exploração do autoconhecimento e o contato com a verdade divina ele é também uma força
de cura utilizando o poder das plantas e da natureza para equilibrar os corpos físico e espiritual Xangô é o arquétipo da justiça divina da Verdade e do equilíbrio cómico sua atuação está ligada à manutenção da ordem e à aplicação das leis espirituais ele é a força que traz equilíbrio ponderação e justiça para todas as situações assegurando que as ações humanas e espirituais sejam regidas pela ética e pela verdade xang atua como juiz cósmico intervindo quando há desequilíbrios no mundo Y anã representa a energia do movimento e da transformação ela é a força dos Ventos e
das tempestades capaz de limpar o que está estagnado e renovar as energias em todos os planos sua ação se manifesta como um agente de mudanças tanto no mundo exterior quanto no interior dos seres humanos e anã é a força que ajuda a superar desafios emocionais e espirituais promovendo uma renovação contínua o xum simboliza o amor a doçura e a energia da fertilidade na umbanda esotérica sua atuação transcende o amor romântico e está associada à energia criadora Universal que nutre e gera vida em todos os níveis Oxum atua no campo emocional e espiritual promovendo Harmonia sensibilidade
e o equilíbrio das emoções ela também governa o aspecto da abundância e da prosperidade facilitando o fluxo de energias positivas e curativas Omulu ou obaluayê é o orixá da cura e da transformação espiritual profunda ele representa a força da Morte e da Regeneração Trazendo a Cura através da limpeza das energias densas e do renascimento espiritual sua atuação envolve tanto a cura física quanto a espiritual promovendo processos de purificação e libertação das Dores e Sofrimentos hulu é o guardião dos mistérios da vida e da Morte ajudando os seres humanos a entender e aceitar os ciclos da
existência Nanã simboliza a sabedoria ancestral a maturidade e a conexão com as raízes espirituais Profundas sua atuação se dá na purificação do espírito e na liberação de karmas antigos ela é a energia que governa o fim dos ciclos e o Retorno à origem sendo associada ao fim da vida material e à transmutação espiritual Nanã ajuda na compreensão dos processos de transformação e na aceitação da sabedoria que surge com o tempo e a experiência Yemanjá é a mãe de todas as águas e representa o princípio da Maternidade Universal sua atuação envolve a proteção o cuidado e
a nutrição das Almas tanto no plano físico quanto no espiritual Yemanjá governa as profundezas do inconsciente ajudando os seres a confrontar e resolver questões emocionais e espirituais profundas ela atua como uma força equilibradora promovendo a paz interior e a conexão com a fonte primordial da vida na umbanda esotérica Exu é visto como a força cósmica que regula o fluxo de energia entre os planos físico e espiritual Ele É O Guardião dos caminhos e atua como intermediário entre o mundo dos humanos e o mundo espiritual Exu é a força da comunicação daforma e do movimento dinâmico
ele governa os processos de iniciação espiritual ajudando os seres humanos a enfrentar desafios e transitar entre diferentes estados de consciência esses orixás na visão da Umbanda esotérica são forças primordiais que transcendem as limitações humanas operando em níveis profundos da existência e facilitando a elevação espiritual e apre são dos mistérios do Cosmos eles não apenas regem aspectos da natureza mas também atuam como guias espirituais que conduzem à iluminação e ao autoconhecimento rituais na umbanda esotérica os rituais na umbanda esotérica são marcados por uma combinação de práticas tradicionais de umbanda com elementos esotéricos eles são profundamente simbólicos
e visam não apenas a conexão com Os guias e orixás mas também ao desenvolvimento espiritual e a harmonização energética dos participantes A estrutura dos rituais é muitas vezes baseada em princípios Mágicos e ocultistas seguindo uma lógica esotérica mais densa eles envolvem o uso de um círculos Mágicos o espaço sagrado onde os rituais ocorrem é delimitado por círculos Mágicos ou triângulos de proteção semelhantes aos usados em tradições esotéricas esses círculos são usados para isolar o ambiente de influências externas e criar um campo propício para a manifestação de energias sutis dois palavras de poder e mantras os
praticantes da Umbanda esotérica utilizam palavras sagradas muitas vezes baseadas em estudos cabalísticos ou herméticos esses mantras e palavras de poder são peiddos para Abrir canais de comunicação com as forças espirituais e com os orixás além de servirem para elevação da vibração energética do grupo Três invocações e evocações nos rituais esotéricos há um cuidado especial na forma de invocar e evocar as entidades espirituais as invocações são feitas de maneira mais controlada e consciente com foco na atração de energias específicas para trabalhar no campo espiritual e emocional dos participantes é comum que essas invocações sejam acompanhadas por
gestos simbólicos ou a manipulação de símbolos esotéricos desenhados em velas ou em outros objetos de poder quatro cristais e elementos naturais os cristais são frequentemente usados nos rituais da Umbanda esotérica devido à crença em suas propriedades energéticas e espirituais cada Cristal é associado a um orixá ou a uma energia específica sendo utilizado tanto para cura quanto para amplificação das vibrações espirituais elementos como água fogo terra e ar também são integrados ao ritual como representações dos princípios naturais governados pelos orixás propósitos dos rituais os rituais na umbanda Esotérica podem ter diversos propósitos desde a limpeza espiritual
e a cura energética até o fortalecimento do Campo áurico dos participantes entretanto o foco principal está na elevação espiritual e no desenvolvimento da consciência algumas práticas incluem ritual de ascensão espiritual voltado para o autoconhecimento e o aprimoramento espiritual este ritual Visa alinhar as energias do participante com as forças cósmicas dos orixás pode envolver meditação guiada visualizações esotéricas e a transmissão de energia dos guias espirituais ritual de cura neste tipo de ritual os praticantes trabalham com as energias curativas dos Orixás e guias utilizando passes magnéticos manipulação de cristais e a canalização de energias espirituais a cura
é vista como um processo multidimensional atuando não apenas no corpo físico mas também no emocional mental e espiritual ritual de proteção e limpeza com o objetivo de proteger o campo energético dos participantes e do ambiente esse ritual faz uso de defumações com ervas específicas consagração de amuletos e selamento de círculos Mágicos as palavras de poder e os gestos ritualísticos são usados para invocar a proteção dos orixás uso de tambores e cânticos embora a música e o canto também estejam presentes na umbanda esotérica seu uso é mais focado em aspectos vibracionais do que em expressões de
devoção direta os cânticos podem ser compostos de frases e mantras esotéricos que visam sintonizar os participantes com frequências específicas os tambores em par particular são usados para alterar o estado de consciência e abrir os canais mediúnicos de forma controlada O terreiro a tenda de umbanda oriental existiu durante aproximadamente 40 anos de 1938 a 1957 na Rua Afonso Terra no 1191 no Bairro da Pavuna e depois de reaberto em 1967 na cidade de Itacurussá no estado do Rio de Janeiro funcionou até o ano de 1988 O terreiro de Itacurussá tinha uma construção simples e humilde em
um prédio de 50 m qu a área reservada aos rituais tinha o piso de areia e a área reservada aos consulentes Tinha alguns poucos bancos segundo relatos de seu discípulo e iniciado Ivan Horácio da Costa o mestre itoman o mais antigo mestre de iniciação da tenda de umbanda oriental O terreiro era localizado na Rua boav Vista 117 no bairro Brasilinha em Itacuruçá Rio de Janeiro e o descreve da seguinte maneira nessa casa no último pequeno aposento dos Fundos plantou O Aché da segunda etapa da tenda de umbanda oriental firmado numa otá pedra alongada de Cachoeira
fincada à meia altura da parede sobre a qual repousava a estátua de São Miguel pois naquela época Ainda se orava a São Miguel e não a Micael o Arcanjo e ainda se batia um pouquinho de atque vez por outra cois pouca tão pequeno Era espaço físic disponív naqu aposento que se abria para a imensidão do astral superior e para a ancestralidade da Umbanda O terreiro de pa Guiné Estava sempre lotado no início era frequentado apenas pelo povo simples e humilde da região muitos recorriam ao atendimento terapêutico de Mata e Silva pela falta de médicos na
região e este ministrava medicamentos da flora local e muitas vezes comprava com seus próprios recursos medicamentos alopáticos doando aos necessitados além de pai Guiné de Angola e de seu espiritual yapacani mata e Silva era assistido por outras entidades espirituais como o caboclo juremá Caboclo Pedra Preta Caboclo ogum de lei Caboclo Guaraci Pai Chico pai Mané carriro Zé Pretinho zambe Dinha Exu Senhor das Sete Encruzilhadas e a pomba gira Calu depois da morte de Mata e Silva seus últimos herdeiros físicos desfizer am-se da propriedade do terreno e do Santuário de umbanda esotérica a pedido do mesmo
a umbanda esotérica é uma vertente que une a sabedoria ancestral dos orixás com o estudo profundo de leis espirituais e energéticas seus rituais refletem essa busca pelo conhecimento e pela transcendência indo além das práticas tradicionais e incorporando elementos do ocultismo da magia e do exoterismo ocidental é uma prática que exige dedicação e estudo mas que promete uma evolução espiritual significativa para aqueles que se dispõem a trilhar esse caminho se você gostou desse vídeo e quer continuar explorando os mistérios da Umbanda não se esqueça de deixar seu like se inscrever no canal e ativar o Sininho
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