Caraca os cachorro não para alguns momentos depois não são cachorros são crianças imitando cachorros Bora E aí galera beleza sejam todos muito bem-vindos ao narradores narrados vamos continuar falando de RPG de investigação no vídeo anterior eu falei como montar a base do jogo e as pistas hoje eu vou falar de cinco aspectos que se você der bastante atenção vão deixar seu jogo de RPG de investigação muito mais interessante mas antes de começar queria agradecer muito a todos os apoiadores narradores narrados o nome de você está passando aqui embaixo muito obrigado pelo apoio sem vocês a
continuidade do projeto não seria possível então muito muito obrigado Estamos chegando em quase sem apoiadores e cada vez se aproximando mais da meta de levar mesa de RPG para jovens e adolescentes cumprindo medidas socioeducativo em meio aberto ele é muito conseguir por esse projeto para frente quem sabe crescer ele levar para outros estados além do Estado de São Paulo também então qualquer ajuda é sempre muito muito bem-vinda se você ainda não conhece o nosso projeto Ele tá em apoia.c/h narradores narrados o link está aqui embaixo dá uma olhada vê Quais são as nossas metas Quais
são os benefícios que você ganha apoiando o projeto você pode entrar no grupo de telegram com narradores que a gente fala noite sobre RPG várias coisas tenho discórdia para jogos exclusivos que eu narro todos os meses works para apoiadores campanhas longas para apoiadores além de receber tokens e mapas que eu crio para os jogos que eu narro e coleções de toucas e mapas exclusivos com as temáticas que os apoiadores escolhem tem metas futuras de aventuras prontas todos os meses e cada vez mais conteúdo online tanto aqui no YouTube quanto nas outras redes sociais dessa vez
eu acho que eu acertei que tanto apoiadores quanto não apoiadores tem acesso Mas quem apoia ajuda a gente continuar ampliando dando mais material para nossa comunidade para deixar o jogo de todo mundo mais divertido mais legal mais acolhedor mais seguro Então é isso aí muito obrigado nosso apoiadores e dá uma olhada na nossa apoia-se mas bora lá vamos falar de RPG de investigação os cinco aspectos que podem deixar o seu jogo muito mais interessante além de tudo aquilo que eu falei no vídeo anterior motivação é muito importante que os personagens dos jogadores tenham uma motivação
para fazer a investigação é importante que a investigação esteja relacionada pessoalmente aos personagens prelúdios com suas histórias passadas se o personagem for só um detetive e aí o trabalho dele é investigar Então chega lá o relatório na delegacia de polícia ou no escritório de detetive particular dele ou a organização de investigação que ele participa manda um caso para ele e ele tem que investigar o jogo Pode Até Rolar Mas vai ser meio vazio e vai ser difícil engajar mesmo os jogadores nisso no fundo se é a única motivação do personagem é eu sou um detetive
Esse é o meu trabalho você tá jogando um boletos e ilusões você tá fazendo o trabalho cotidiano do personagem isso é chato Seria a mesma coisa que a história de um personagem que é contador e ele ficar o dia inteiro ali no escritório fazendo a contabilidade o trabalho dele então se você deixar a única motivação ele é detetive por isso ele investiga vai ser mais difícil engajar a história vai ser muito mais interessante para todo mundo se tiver associado ao personagem isso pode ser uma coisa direta roubaram alguma coisa do personagem alguém que o personagem
gosta e conhece desapareceu ou mesmo um dos principais suspeitos é alguém que o personagem não gosta é um antagonista um inimigo dele isso você vai estar fazendo a investigação que realmente é direta relacionada ao personagem outra coisa que você pode fazer é conceitualmente a investigação estar relacionado ao personagem do personagem em algum momento a irmã do personagem desaparece ele nunca mais viu e aí vai chegar ação é sobre uma pessoa que desapareceu e quem contratou o personagem como detetive é o irmão dessa pessoa então Conforme você for inserindo as cenas as pistas de investigação o
personagem vai retomando coisas do passado dele vai lembrando e aí ele tem uma motivação não de encontrar irmã mas já ajudar outra pessoa a encontrar e com isso ele se sente redimido porque ele falhou no passado tem uma série que eu via muito pouco tempo que é o demônio de Ohio eu não vou dar spoilers Mas acontece um crime e uma psiquiatra colhe a vítima desse crime e Em vários pontos o crime que aconteceu com a vítima se associam ao passado da psiquiatra e isso vai dando mais motivações para ela investigar e descobrir o que
aconteceu no crime realmente para se redimir então sempre dê motivações diretas para os personagens não apenas é o seu trabalho Se vocês forem pensar em séries de investigação série de detetive muitas vezes o caso não está relacionado ao personagem diretamente mas quando acontece isso tem uma outra história paralela eles estão investigando mas tem um romance entre dois detetives se a gente pensar em Supernatural tem toda a história da família deles do passado que no início não tá interligada no plot é como monstro da semana investigação mas sempre no início no fim do episódio a história
dos personagens vai andando pra frente se é sai todas as outras séries é a mesma coisa então você aplicação não tem uma motivação direta para o personagem você tem que criar dois enredos o enredo pessoal do personagem e o enredo da investigação duas coisas acontecerem em paralelo o risco disso é que como a gente não controla o personagem diferente da série que o roteirista controla o jogador pode optar a seguir só aquilo que tá ligado a ele e acabar abandonando a investigação Mas se a investigação não tem a ver com o personagem porque você pode
fazer é criar esses dois enredos e isso te dá algumas ferramentas interessantes porque você pode criar uma situação sendo que em algum momento o personagem tenha que escolher entre os dois enredos aquela coisa clássica também que o detetive ele tá muito obcecado pela investigação só que a vida pessoal dele está indo para o buraco e aí ele acaba se divorciando se afastando dos filhos porque ele opta pela investigação ou ele opta pela vida pessoal E aí os crimes estão acontecendo pioram e ele fica muito culpado então você pode se você tiver querendo dois enredos em
paralelo vida pessoal e investigação Em algum momento fazer a necessidade da Escolha qual ele vai priorizar isso vai funcionar muito quando a gente pensa em reduz básicos dos cinco passos dos enredos básicos normalmente no quarto passo por exemplo na busca que aqui de repente a busca fica muito mais distante do que ele faz a escolha um dos lados vai ficar muito mais distante ou se é um superar um monstro no que ele faz a escolha o monstro vai parecer muito muito mais forte aquele momento do Pesadelo deem uma olhada nos Sete redos básicos para entender
do que eu tô falando e aí você vai poder trabalhar com dois clímax também nesse caso o clímax da investigação e o clímax do enredo pessoal então sempre pense na motivação para investigação ou faça a investigação relacionada ao personagem seja diretamente ou conceitualmente e essa motivação ligada é a que eu acho melhor e mais tranquila de fazer ou crie dois enredos um enredo da investigação e um de vida pessoal que vai evoluindo a história segundo ponto no RPG de investigação que é super importante você prestar atenção é a agência dos personagens muitas vezes o narrador
ele pensa em todo o argumento em todo o crime e vai colocando as pistas para os jogadores irem seguindo e é isso acaba meio um pombo indo atrás de migalha de pão os jogadores Eles estão só reativos às pistas é importante você dar espaço para os personagens agirem os jogadores normalmente verão com ideias que você não pensou como pista ou que você não pensou que aconteceu Originalmente E aí você coloca eles em beco sem saídas falar você foi ver essa ideia aí não tem nada mesmo relacionado e a história acaba Só indo para frente quando
eles acham coisas que você já planejou para o RPG não funciona você tem que estar aberto a agência a novas pistas surgirem novas informações surgirem Então incentive os personagens a irem atrás a conseguirem coisas e aí Através disso surgiram novas pistas e não apenas quando eles procurarem aonde você definir o que tem coisa eles acharem isso traz uma outra questão existem vários tipos de investigação vários tipos de histórias de investigação tem uma que funciona especialmente para RPG que é conhecido como cozin misters que são aquelas histórias que são pessoas normais investigando normalmente elas acontecem em
cidadezinha anterior aconteceu algum crime e não é a polícia não é um detetive fazendo a investigação Por que que essas histórias funcionam melhor para o RPG porque quando é a polícia ou alguma organização as pessoas têm acesso às informações as informações chegam lá do chegam e elas vão para os lugares meio que naturalmente seguindo faz parte do processo Inclusive a pessoa ela não tem autorização ela não deveria estar investigando Então ela precisa ter mais agência ela precisa ir atrás de conseguir as informações e não tem a cena ali pronta para ela ou um perito que
manda o relatório jogos de investigação funcionam melhor com personagens menos poderosos que eles precisam se virar nos 30 pra conseguir as coisas eu fiz uma pergunta esses dias nas redes de qual temporada de ordem Paranormal era melhor teve resposta de todas as temporadas e muita resposta justificadas fáceis Se você quer a melhor história ou se você quer a coisa mais Épica então é calamidade ou é descontração mas sempre que falavam pra investigação melhor investigação falaram o segredo na ilha ou o segredo da floresta eu não assisti mas pesquisando eu vi que o segredo na ilha
é Cosme Stories com personagens não detetives com personagens fracos para investigação para RPG vai ficar mais interessante tem mais risco tem mais suspense tem mais tensão do que um personagem super poderoso então segundo ponto é de agência aos personagens e não significa que você não pode fazer um super detetive alguém super poderoso mas para investigação a história se você quiser um suspense vai ficar muito melhor se for uma coisa mais low Power pros personagens eu sou funk não é um Country terceiro ponto são suspeitos não necessariamente uma história de investigação de RPG precisa ter suspeitos
porém é muito mais difícil fazer sem suspeitos é mais fácil manter os jogadores engajados e Curiosos tendo suspeitos Porque sem suspeitos os jogadores eles podem até ir seguindo pistas Mas eles estão seguindo um caminho só que eles não tão vislumbrando possibilidades de solução ainda quando ele já tem suspeitos cada suspeito é uma possibilidade de solução e eles vão Seguindo os caminhos procurando ali nesse labirinto da investigação nessa estrutura inteira qual caminho vai levar até o final alguns suspeito mas o tempo inteiro o jogador ele vai ter possibilidade é mais difícil ele se sentir perdido e
tendo suspeitos ajuda no que eu falei sobre a agência porque tendo suspeitos ele vai atrás do suspeito para descobrir mais coisas então ao criar o suspeitos esses npcs é importante também que você deixe todos com alguma abertura de desconfiança seja porque o álibi que eles têm é muito fraco seja porque eles histórico de mentira seja porque voltando na motivação naquela coisa de ter uma associação pessoal os personagens já não gostam desse suspeito e alguns desses peitos vão funcionar como pistas falsas eu vou falar de pistas falsas mais para frente e outra coisa interessante é trabalhar
suspeitos e antagonista suspeitos é uma coisa antagonista a pessoa que é contra os personagens de protagonistas não precisa ser um dos suspeitos e ela inclusive não precisa ser o culpado do crime que está sendo investigado é muito interessante você criar histórias ou de um antagonista por exemplo é outro detetive que está tentando resolver o caso antes dos personagens o antagonista pode ser um dos suspeitos e também não gosta dos personagens você tá tentando atrapalhar a investigação ele nem sabe quem é o culpado Mas o culpado quem vai ser preso no final não necessariamente precisa ser
antagonista não precisa achei o culpado agora tem uma super luta contra o antagonista não às vezes é só achar o culpado e prender ele só que o antagonista vai estar tentando impedir isso já acontecer e o antagonista não é o culpado então quando você for pensar nos npcs no suspeitos pensei que são três papéis suspeitos culpado e antagonista e cada personagem pode cumprir um ou mais esses papéis mas não precisa ser o mesmo papel para a mesma pessoa a pessoa tem que ser suspeita depois ser o culpado e ainda ser o antagonista você pode brincar
com isso nossa música o quarto ponto é desenvolvo entendimento de investigação você quer narrar uma história de investigação você precisa ter um vocabulário de histórias de investigação então para começar veja muitos filmes muitas séries Leia muitos livros com a temática hoje em dia na Netflix por exemplo tem um monte de documentário de Investigações reais isso é muito legal mas é importante lembrar que normalmente nem no narrador nem os jogadores são investigadores ter habilidades forenses é um estudo muito profundo e que demora anos então também não adianta só o narrador tem um super conhecimento de investigação
e os jogadores não então você tem que entender quanto os jogadores sabem das coisas Então tá sempre mente que os jogadores não são detetives então você não pode esperar deles habilidades de dedução de detetives profissionais e eles também não estão na sua cabeça e você provavelmente não é um detetive profissional então as ideias que você tem às vezes também são só ideias suas e os jogadores não vão ler Então você tem que estar atento a Como passar as informações e as pistas para os jogadores E isso tem que ser algo interessante aberto a interpretação dos
jogadores e variado porque se toda hora você ficar entregando uma notícia de jornal ou um documento atestado de óbito uma declaração de óbito começa a ficar chato no vídeo anterior eu falei de ter mais ou menos umas quatro pistas em cada cena faça essas pistas variadas e de formas diferentes tem algumas coisas alguns tipos de pista que eu gosto muito de usar a primeira é o ambiente físico sempre pensa numa pista sempre pensando uma pista que pode ser entendida através da observação o que há de estranho no ambiente os móveis estão configurados de uma forma
que não faz sentido você pode falar a cama tá no quarto numa posição que não dá para abrir o armário o jogador não precisa ser um investigador profissional para entender que tem algo muito estranho e aí ele vai focar a cama e a partir daí você pode desenvolver novas pistas muito clássico você vai entrar na casa pela janela antes de entrar do lado de fora você pisa em caco de vidro o jogador consegue entender que o vidro foi quebrado de dentro para fora então dê informações do ambiente físico observações psicológicas Qual o comportamento dos npcs
eles não olham no olho Eles parecem muito nervosos traga essas informações pelo roleplay eu tô narrando um arco de que é um campeonato de poker e tem o suspeitos nesse campeonato porque os personagens estão procurando alguém nem nesse campeonato na verdade é um campeonato de sabaque não tipo e o comportamento de cada um dos cnpc vai trazendo coisas há pouco tempo eles descobriram a relação de dois npcs pela forma escandalosa que eles agiam então colocando isso na interpretação Se você não se sente confortável na atuação descreve os comportamentos discrepância circunstanciais crie informações no jogo que
os personagens entendem e já se acostumaram com elas os personagens e os jogadores tal NPC todo domingo tá tomando café da manhã e tal padaria para Em algum momento você quebrar esses padrões no dia do crime snpc não foi tomar café na padaria ele nem precisa ser culpado é outro tipo de informação que você vai inserindo durante a narrativa para e dando o material para os jogadores e por fim os dados forenses resultado de necropsia exames de sangue toxicologia e esse tipo de vista é mais fácil de você deixar claro para os jogadores então eu
gosto de guardar eles para quando os jogadores estão meio perdidos eu falo ó a perícia mandou o relatório E aí no relatório eles conseguem entender o que tá ali porque tem alguém explicando o NPC explicando normalmente os narradores abusam dos dados forenses como pista eles tiram agência dos personagens e fica usando um monte disso fica cansativo então eu gosto de guardar esses pro final mesmo porque quando tem um exame uma investigação isso demora para sair o resultado Então vai rolando o jogo se eles estiverem Então vai rolando o jogo se os personagens estiverem perdidos aí
você entrega ou se eles não estiverem perdidos você entrega meio que como uma confirmação que eles estão no caminho certo e o quinto ponto que você tem que prestar muita atenção é o final o final precisa dar uma recompensa ao jogadores não uma recompensa os personagens necessariamente aos jogadores tenta evitar finais que os jogadores se sintam decepcionados e o famoso crítico de arte que escreve histórias de mistério SS vandaime que ele falou uma vez um crime e Uma História de detetive nunca deve ser um acidente ou um suicídio terminar o modo certo de investigação com
talo de clímax é enganar o leitor confiante e de bom coração Claro não temos leitores temos jogadores mas numa história de mistério daquelas circunstância de Aristóteles o quem o como e o porquê aconteceu o crime São coisas muito importantes se o quem colocar um acidente porque fica muito chato o suicídio quem também a menos que você cria um porque disso vai ser descoberto aí o foco da investigação vai ser o porquê isso aconteceu não quem e como isso aconteceu porque tem que ser muito incrível o porquê o personagem decidiu tirar sua própria vida lembra não
é vida real é uma história então evite esse tipo de final antimático ah no final não tinha uma grande conspiração uma grande coisa por trás Claro não precisa ser conspiração global de trazer o grande Deus antigo mas precisa ter eles precisam ter uma resposta de Caraca descobrimos salvamos Ah mas não dá para ter finais ruins sim o enredo de tragédia o final não é bom mas lembra o final não é bom por falhas do personagem não porque Ah era isso então se for acidente é um suicídio ou não tiveram culpado o porquê tem que ser
muito surpreendente Por que que aconteceu esse acidente Por que que a pessoa resolveu tirar a vida tem que ser algo que mude todos os paradigmas ali dos jogadores inclusive esse porque pode ser um gancho para uma próxima investigação e nessa linha de pensamento também evite os deuses máquina Deus é né quando de repente uma força externa vem e resolve tudo eles não tinham ideia de quem era o responsável não era nenhum dos suspeitos e de repente alguém que não apareceu na história surge fala que é o bandido conta todos os seus planos e pronto nisso
você já tirou agência já não trabalhou bem suspeitos antagonista já deu mancada em todos os outros pontos que eu falei e tem um sexto ponto que é algo que na literatura não sei se eu não sei certo não que a tradução é alguém que vermelho eu vou explicar o porquê mas é um tipo de pista falsa muito narrador gosta de colocar custa é muito interessante uma história de mistério Mas ela tem que ser feita com muito cuidado e eu vou fazer um vídeo só sobre beleza então por enquanto a gente fica com o vídeo anterior
falando de argumento e como colocar as pistas estruturadas nas cenas esse vídeo de cinco pontos de atenção para você trabalhar e deixar a sua história de mistério de investigação mais interessante que são motivação a agência dos personagens os suspeitos culpado e antagonista desenvolvimento de entendimento de investigação e os quatro tipos de informações que você pode passar para os jogadores e o cuidado com o final para não ser um final antimático qualquer dúvida que ficou deixa aí nos comentários que eu respondo Não esquece de curtir e se inscrever no canal compartilhe esse vídeo comenta que ajuda
muito a gente a crescer XP renome para todo mundo Beijos e até já