O PENSAMENTO DE PLATÃO: O MUNDO DAS IDEIAS E O MUNDO SENSÍVEL . (Aula 02)

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Ignorância Qualificada
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Olá meus amigos meu nome é Samuel e esse é o meu canal no YouTube um canal voltado para difundir o conhecimento filosófico se esse conteúdo te interessar eu te peço encarecidamente que você se inscreva no meu canal curta compartilhe Ative o Sininho o feedback de vocês é relevante para que eu possa melhorar e continuar cada vez mais e se você puder também me siga no Instagram lá eu posto cortes reflexões filosóficas essa ajuda de vocês é essencial para que eu possa continuar com este canal pois bem pessoal hoje aqui eu vou dar prosseguimento a um
um projeto que eu iniciei recentemente sobre o pensamento de Platão é um projeto que será bastante detalhado vou falar sobre Praticamente tudo que você precisa saber sobre Platão para iniciar a leitura nesse autor Eu Já gravei a primeira aula falei sobre a descoberta da segunda navegação e hoje eu vou falar sobre o mundo das ideias de maneira bastante detalhada e também vou falar sobre o mundo sensível então se esse conteúdo te interessar já se inscreva no meu canal para também acompanhar as aulas subsequentes pois bem Vamos então começar a falar sobre o mundo das ideias
antes de mais nada é importante eu dizer que a minha referência bibliográfica são os próprios diálogos do Platão também a república essencialmente E também o escritor comentador Giovan Re só para que vocês saibam de onde eu tiro o que eu tô falando aqui né e veja bem pessoal como eu falei hoje vou falar sobre o mundo das ideias e o mundo sensível primeiro ponto que eu quero falar com vocês é sobre o mundo das ideias como eu falei anteriormente na aula passada o Platão Desc eh utilizou como método a segunda navegação para descobrir justamente o
mundo das ideias o ser supr sensível a existência além da matéria ele entende que existe o mundo físico o mundo que nós contemplamos através dos Sentidos mas existe o mundo além da física que é justamente o mundo das ideias é Onde eu consigo de certa forma retirar o conhecimento efetivo das coisas eu gosto sempre de dar um exemplo banal pra gente Iniciar Falar sobre mundo das ideias para que vocês possam num primeiro momento mesmo que de maneira rudimentar a já captar a ideia porque veja eu até citei o mesmo exemplo na aula anterior que foi
quando eu olho pra multiplicidade do mundo sensível Eu por exemplo posso olhar para diversas pessoas identificar que essas diversas pessoas são belas mas veja essas pessoas são diferentes elas podem ser diferentes entre si e Mesmo sendo diferente sei lá pode ser homem mulher um mais alto outro mais baixo Mas mesmo elas sendo diferentes eu consigo identificar que ali há beleza veja se existe essa unidade conceitual de beleza significa que não está necessariamente nas pessoas porque elas são diferentes entre si elas são múltiplas eu consigo dizer que todas elas são belas eu consigo identificar nelas uma
unidade E isso não está na manifestação sensível isso está isso só é captável através da razão e é justamente isso essa captação que é inteligível né não é a gente não consegue captar pelos sentidos pela visão mas Somente pela razão é justamente isso que é o mundo das ideias é de onde eu retiro esses conceitos que é justamente o mundo das ideias Então essa essa primeira esse exemplo aqui serve pra gente como um pontapé inicial pra gente começar a compreender o que eu vou falar daqui paraa frente porque vai ficar um pouco mais complexo então
o primeiro ponto que nós temos que entender é que as ideias em Platão não são meras construções mentais ah eu tô pensando então já é a ideia Já é o mundo das ideias não as ideias são entidades são substâncias são coisas objetivas não é os elas existem por si só e nós temos que de alguma forma tentar encontrá-las através da razão então primeiro ponto é isso são substâncias essências que não é uma mera construção mental E aí Normalmente quando o Platão fala sobre essas ideias ele sempre trata como ah a ideia em si né o
belo em si a justiça em si o que ele quer dizer com isso ele está querendo dizer que essas ideias não são suscetíveis a mudança são em si mesm são em si porque veja como eu falei o que nós captamos pelos nossos sentidos pela visão seja lá como for isso toda hora muda né é o mundo eh do eterno Devir da eterna mudança do Heráclito tudo que eu capto pelos meus sentidos toda hora muda então uma madeira vira cadeira mas depois essa cadeira pode virar serragem a gente não banha duas vezes no mesmo Rio então
o mundo captado pelos sentidos ele está suscetível à mudança constante o mundo das ideas não ele é eterno imutável e é justo e ele precisa ser isso porque ele causa o mundo sensível ele é causa do mundo sensível porque veja se o mundo sensível está disposto a mudança a todo momento a causa desse mundo não pode estar disposto a mudança porque é h a causa então exige um padrão exige um uma certa perenidade o mundo das ideias Portanto ele é perene porque ele causa o mundo sensível e o mundo sensível é justamente o mundo que
está em constante mudança Então dessa forma o mundo que causa o mundo que está sempre sujeito à mudança não pode estar sujeito à mudança por isso que o mundo das ideias então é esse eh tem esse caráter perene esse caráter imutável e tudo mais eh e dessa forma é interessante a gente perceber que as ideias né elas não são providas de características físicas n Óbvio porque o que é provido de característica física é justamente o mundo das eh o mundo sensível certo dessa forma as ideias que Platão delineia aqui por isso que eu falei até
que não é a mera construção mental elas não têm características no sentido cor tamanho nada disso são substâncias que existem fora de qualquer manifestação material elas são essenciais pra gente entender a matéria sim mas elas não são a matéria dessa forma é basicamente isso que ele quer dizer pois bem agora vamos adentrar na estrutura desse mundo das ideias como funciona esse mundo das ideias Veja bem se a gente for remontar aos filósofos pré-socráticos nós tínhamos dois nomes importantes e que de alguma forma influenciaram bastante o pensamento de Platão Quanto a essa estrutura tanto do mundo
das ideias como também do mundo sensível do mundo que eu vejo através dos olhos porque veja se a gente for remontar o Heráclito ele dizia que tudo muda porque ele estava justamente se referindo ao mundo sensível ao mundo que eu capto pelos sentidos já o parmenides um outro filósofo pressáo dizia que a essência ela é imutável o ser é o não ser não é Platão de alguma forma buscou conciliar e esses dois traços por o mundo das ideias é justamente o ser e o mundo que está em constante transformação é justamente o mundo sensível mas
ele vai um pouco além disso porque veja bem o mundo das ideias ele também no mundo sensível tem um traço de multiplicidade e qual é a multiplicidade do mundo das ideias porque veja o mundo sensível ele é múltiplo no sentido de que toda hora ele muda né O Mundo das ideias também é múltiplo porque há diversas ideias há uma multiplicidade de ideias a ideia de justiça a ideia de bem a ideia de Belo tudo mais e aí o Platão identifica que no mundo das ideias tem tanto o ser de Parmênides como também tem o não
ser e de que forma o ser é justamente a ideia em si porque veja a ideia no mundo das ideias é justamente o conceito essencial das coisas então ela é o ser ela existe de fato Só que essa mesma ideia ela também o mundo das ideias tem um traço de não ser e qual que é o traço de não ser do mundo das ideias veja para que a ideia de beleza seja Beleza ela tem que não ser nenhuma outra ideia certo então a multiplicidade é relevante para que eu possa distinguir cada ideia Beleza só é
beleza porque ela não é por exemplo justiça porque ela não é por exemplo Sei lá o bem Supremo Então existe tanto o ser dentro do mundo das ideias que é a ideia em si como também o não ser que é o fato de que cada de que cada ideia inclusive para ser deve não ser nenhuma outra ideia portanto a estrutura do mundo das ideias pra gente compreender Ela contempla tanto a multiplicidade que é justamente o fato de existir diversas ideias como também a unidade que é o fato de cada ideia ser ela mesma se diferenciando
de todas as outras pois bem identificado esses traços estruturais iniciais do mundo das ideias é importante perceber que Platão ele faz uma certa relação hierárquica entre as ideias existem ideias mais simples ideias mais complexas certo se eu for por exemplo captar a ideia de uma coisa sensível né vamos supor então ah eu quero a ideia de cadeira a ideia de cadeira é uma coisa muito rudimentar por quê Porque ela se expressa até no mundo sensível de alguma forma eu consigo olhar paraa cadeira paraas diversas manifestações de cadeiras e tirar do mundo das ideias um conceito
essencial que faz eu dizer que cada que qualquer cadeira mesmo que se diferencie fisicamente uma da outra é uma cadeira só que é uma ideia muito rudimentar justamente porque ela se expressa materialmente no mundo sensível de alguma forma já a ideia de Justiça já é uma ideia mais abstrata porque não existe uma manifestação material eh em si de Justiça você percebe a justiça através de práticas de ações a ideia de bem Supremo que é o princípio absoluto do mundo das ideias que eu vou explanar mais à frente já é uma ideia mais abstrata ainda então
existe níveis hierárquicos entre as ideias de tal forma que o mundo das ideias então ele tem uma estrutura própria de Formação ou de na verdade não é nem formação porque o mundo das ideias ele é eterno lembra ele não é criado ele não se forma ele existe desde sempre mas ele tem uma estrutura no sentido de que existem ideias superiores e inferiores à outras E aí isso é importante a gente saber por porque Platão entende que na estrutura do mundo das ideias existe um princípio formador essencial o bem Supremo mas também existe um outro princípio
sobre o qual o bem Supremo vai agir que é um princípio indeterminado é como se fosse uma matéria escura e o bem é como se fosse uma luz que agiu sobre essa matéria escura determinando cada ideia determinando por exemplo a ideia de Justiça determinando por exemplo a ideia de beleza etc Então dessa forma é como se o bem agisse sobre a indeterminação a determinando especificando cada ideia Então essa é a estrutura do mundo das ideias um princípio Supremo chamado de bem que ele tá chamando aqui de bem que age como se fosse uma luz determinando
individualizando criando entre aspas cada ideia é isso que ele quer dizer E aí ele basicamente chama isso também de um o bem pode ser também chamado de um porque na verdade o um é como se fosse uma sintetização do bem e tudo que o um produz é justamente bem essa é a ideia a gente não precisa nem se diferenciar muito isso não e aí Esse aspecto do pensamento Platônico inclusive não tá nem nos escritos tá gente isso é um aspecto que foi nos legado é uma interpretação possível do seu pensamento através dos seus discípulos porque
esse aqui é justamente um nível de conhecimento filosófico como eu falei na aula anterior que não é desenvolvido através da escrita só é desenvolvido pros iniciados dentro da Academia porque já é um nível de abstração muito grande então o que a gente tem que entender é a estrutura do mundo das ideias basicamente como falei o bem Supremo que determina o indeterminado determina matéria escura criando todas as ideias ideais contidas no mundo das ideias pra gente concluir sobre isso é importante também falar o seguinte o bem como eu falei ele se sintetiza no um tudo que
o um produz é justamente o bem ele é o princípio Supremo Por que que o bem é Supremo juntamente com um porque ele permite todo o conhecimento como eu falei o mundo sensível é uma cópia do mundo das ideias o mundo sensível só é explicado através do mundo das ideias e o mundo das ideias que eu estou falando sobre a estrutura dele aqui foi criado justamente pelo bem na verdade não foi criado foi propiciado é estruturado pelo bem Supremo ou seja o bem Supremo propicia que tudo seja cognoscivel é o princípio de ordem porque ele
age sobre a matéria escura e a ordena ele em última análise em última instância de maneira originária propicia todo o conhecimento o bem Supremo essa é uma ideia importante porque a gente vai falar um pouco mais sobre isso isso vai está relacionado à própria teorização política do Platão a própria ética ao próprio mito da caverna que nós falaremos nas aulas subsequentes Então já guarde esse conceito porque ele é bastante importante e um outro tópico importante ainda sobre isso como eu falei gente é muito assunto tô querendo fazer um conteúdo aqui bem detalhado é que veja
eu até falei anteriormente né Ah o bem não criou o mundo das ideias porque veja como eu falei o mundo das ideias é algo eterno imutável então ele não pode ser criado tá então quando o Platão fala sobre essa relação hierárquica entre as ideias ele não tá querendo dizer que tudo foi criado por alguma coisa na verdade é no sentido de justamente dizer que há uma hierarquia e a ideia de transmitir isso em palavras como como é muito abstrata é difícil a gente não encontrar nenhuma palavra que não seja essa mas quando a gente estrutura
isso de maneira hierárquica é justamente para tentar tornar essa abstração inteligível ou transformá-la de alguma forma em palavras mas é importante entender que o mundo das ideias não é um mundo que foi criado ele é eterno e mutável e existe desde sempre isso é importante porque Diferentemente do mundo das ideias o mundo sensível para Platão foi criado que foi obra inclusive do que ele chama de demiurgo que também vou falar um pouco mais à frente vamos agora então falar sobre a estrutura do mundo sensível veja eu falei sobre a estrutura do mundo das ideias para
Platão o mundo sensível que a gente capta pelos sentidos ele também tem princípios formadores veja o o princípio formador do mundo das ideias era justamente o bem Supremo e a matéria escura sobre a qual inclusive agiu o bem Supremo a determinando no mundo sensível há um princípio formador Inicial também que é justamente o mundo das ideias é um princípio formal princípio formal do mundo sensível do mundo que eu capto pelos sentidos é justamente o mundo das ideias que foi de alguma forma estruturado pelo bem Supremo e sobre o que o mundo das ideias vai agir
ele vai agir sobre a matéria só que a matéria antes de ser formada ela era o quê caos não existia organização espacial ela era é o caos só que aí há uma diferença formadora entre o mundo sensível e o mundo das ideias porque veja o mundo o mundo das ideias quei antes ele foi formado pelo bem Supremo de alguma forma e agindo sobre a indeterminação sem intermediador nenhum porque ele é totalmente inteligível já o mundo sensível ele vai ser formado pelo mundo das ideias que é inteligível mas ele vai agir sobre a matéria sobre o
caos que não é inteligível que é matéria que é capt captável através dos Sentidos então é necessário que um intermediador entre o mundo das ideias que é inteligível e entre o caos a matéria e para Platão o intermediador é justamente o demiurgo Deus dessa forma Deus não criou a matéria ele na verdade a organizou ele é um artífice isso é importante pra gente compreender o que Platão tá chamando aqui de demiurgo o demiurgo em Platão é aquele que vai utilizar o modelo Divino do mundo das ideias que ele nem criou que já existe e vai
isso e Transferir pra matéria pro caos tornando caos organizado tornando Caos em Cosmo Essa é a ideia veja que o demur ele não criou o mundo das ideias ele não criou o bem Supremo ele se utilizou desse modelo para transferir pra matéria e por ele fez isso ele fez isso porque ele é perfeito também ele nesse sentido demo possui uma perfeição é dotado de bem Supremo e ele de alguma forma quis reverberar esses traços também na matéria porque Ele olhou pra matéria e percebeu Nossa isso aqui é caos deixa eu tentar organizar isso aqui de
alguma forma e quis transmitir isso pra matéria só que a matéria ela tem um grau segundo o Platão ele entende que a matéria tem um grau de eh não passível de perfeição máxima a matéria ela tem um grau de ela tem por ser espacial ela possui esse essa qualificação da espacialidade que não permite a transferência em nível total do mundo das ideias paraa matéria de tal forma que ela fique perfeita por isso que o mundo sensível inclusive é um mundo inferior ao mundo das ideias porque ele é uma cópia entendeu o mundo sensível o mundo
que eu capto eh através dos Sentidos é uma cópia do mundo das ideias Justamente por isso porque o demiurgo utilizou o mundo das ideias como modelo e o transferiu pra matéria mas como a matéria tem um limite que é espacialidade irredutível não é não é possível transferir isso de maneira plena de tal forma que haja uma reprodução exata por isso que o mundo sensível é inferior ao mundo das ideias e o demiurgo é o artífice que fez essa transposição do mundo das ideias pro mundo da matéria pra matéria pro caos tornou o caos em Cosmo
e dessa forma o Platão também identifica que o demiurgo foi quem criou a alma Ele criou a alma dos homens e colocou nossa alma num corpo físico que também é relacionado ao sensível né a alma é justamente algo que tá relacionado ao inteligível a alma do do homem está relacionado ao mundo das ideias E criou-se essa alma que na verdade foi o demiu que a criou e colocou o homem num corpo então basicamente essa a estrutura o demiurgo ele transformou o caos em Cosmo colocando no mundo uma alma e também criou o homem colocando em
cada homem uma alma que é e a essência do homem dessa forma é a alma e não o seu corpo e a gente vai aprofundar um pouco mais nessa questão de alma e corpo nas aulas subsequentes e um outro ponto legal também que Platão fala sobre essa questão do mundo sensível do mundo das ideias é que ele identifica o seguinte Olha o mundo como eu falei o mundo das ideias ele é imutável eterno não está suscetível ao tempo é só com o surgimento do mundo sensível que foi criado pelo demiurgo é que surgiu o tempo
o tempo só surge com a formação do mundo sensível porque justamente o mundo das ideias é eterno certo então isso é importante na verdade ele identifica que o mundo sensível é uma imagem móvel do mundo eterno que é o mundo das ideias o tempo só surge com a consolidação do mundo sensível criado pelo demiurgo e nesse sentido a formação do Cosmos demarca o triunfo do inteligível sobre a matéria inerte e cega e isso foi artifício justamente do demiurgo E aí pessoal para finalizar com vocês é interessante a gente perceber que Deus e o Divino em
Platão também ganham uma certa carga de politeísmo grego porque veja eu falei antes do demiurgo mas Platão identifica que diversas estruturas que ele postula aqui no seu pensamento filosófico também são divinas o bem Supremo é algo Divino o mundo das ideias é algo Divino os astros nos céus são divinos Então veja que ele também tem algo de estrutural politeísta o Deus pessoal mesmo é o demiurgo né que fez que de alguma forma criou o mundo sensível mas esse Deus pessoal ele é inferior por exemplo ao bem Supremo que eu estava antes que também Divino então
é importante perceber aqui que Platão ainda em algum nível herda o politeísmo grego em grau estrutural no seu pensamento filosófico pois bem pessoal então é isso que eu gostaria de falar com vocês hoje eu falei sobre o mundo das ideias e sua estrutura e também falei sobre o mundo sensível e sua estrutura e adentrei no tópico do demiurgo e também do Divino em Platão nas próximas aulas vou aprofundar ainda mais nós vamos entrar um pouco mais na teoria do conhecimento de Platão então se você já tiver interesse nesse conteúdo se inscreva no meu canal curta
Compartilhe o feedback de vocês é relevante para que eu possa continuar e melhorar cada vez mais forte abraço e até mais
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