[Música] Morgan Brasilian estamos aqui de volta eu sou Flávio morgin e você não é este para quem não sabe é o podcast do senso em comum neste podcast nós estamos certos se você discorda você está errado Hoje vamos falar sobre o melhor livro do século XX eu comentei sobre esse livro diversas vezes aqui já no podcast mas nunca fiz uma análise muito profunda a respeito dele então hoje nós vamos nos aprofundar em um livro só mas vamos comentar fazer um diálogo dele com algumas outras ideias ali que você já sabe muito bem se você é
um frequentador assido que é um podcast feito para salvar o ocidente exceto é claro Vila Madalena e adjacências caso você seja uma pessoa que acabou de pousar de para-quedas aqui não tava sabendo o que tava acontecendo e agora vai ser se tornando uma pessoa mais inteligente Perder amigos não deixe então portanto de deixar aqui sua curtida tá já deixa sua curtida se inscreva no canal ativa o Sininho Mande esse podcast para outras pessoas tá para se para aqueles seus amigos para aqueles seus futuros ex-amigos que isso aí é muito importante também para você ter mais
tempo para ficar acompanhando a gente e conseguir purificar a sua vida enaltece elevá-la exatamente aqui com a gente não contente com isso né sempre peço assim se você tá assistindo podcast o gem morgen Tira uma foto dá um print lá posta nas suas redes sociais que isso aí faz toda a diferença pra gente nós contamos necessitamos Precisamos do seu marketing assim que nós vamos crescer né E não se esqueça também de que nós dependemos para continuar o nosso trabalho do seu pix aqui tem a chave pix aqui embaixo sempre aparecendo aí Flavi Morgan @s comum.org
tem o care codes aqui também para você poder nos pagar um café e pagar toda a grana que a gente gasta nessa livraria pra gente poder apresentar tudo isso para vocês sem mais delongas de que livro nós vamos falar hoje eu quero comentar sobre abolição do homem de CS Lewis né o Lewis Ele é super famoso principalmente por ter escrito as de nán então por isso ele foi tratado Ele é tratado muitas vezes erroneamente pelas pessoas como autor infantil né um infanto juvenil por conta das Crônicas de Narnia Isto é um erro Colossal não que
este livro não seja um bom livro para crianças Óbvio né Mas assim primeiro lugar que ele não é só para crianças segundo lugar que aquele tipo de livro tal como o Senhor dos Anéis Qual a gente também vai comentar e o Lewis e o token foram amigos né trocaram cartas missivas o tempo todo tem tem um livro sobre a cartas dos as cartas dos dois né chamado o dom da amizade que eu recomendo para todo mundo livro muito bonito sobre amizade mas nenhum desses dois livros é um propriamente um livro de jovens sabe não é
aquele tipo de literatura que você só vai ler só vai aproveitar se você ainda não estiver bem formado não eles são livros muito profundos tem uma profundidade muitas vezes invisível para um jovem quando você vai ler lê-los mais velhos você vai perceber cara nossa quanta coisa bonita sensacional tinha aqui para eu conseguir aproveitar mas hoje eu quero comentar sobre o livro abolição do homem né um livro de 43 estamos no meio da segunda guerra mundial segunda vez que a gente fala sobre algo né no nosso último episódio nós falamos sobre um livro uma palestra né
do TS Elliot de 44 na sociedade Virgílio Agora estamos falando de um livro de 43 dois eh dois livros né do do dois escritos ali sobre que que foram feitos no meio da Segunda Guerra Mundial e nós temos de comentar também alguns aspectos sobre isso né porque são coisas muito importantes abolição do homem eu vou pegar alguns números aqui para vocês tá ó ele foi rankeado em sétimo lugar pela National review né que foi basicamente a revista porta-voz do Partido Republicano por muitos anos né até o trump ele virou uma never trump fanática eh em
sétimo lugar na lista de 100 melhores livros de não ficção do século XX tá eh o Inter collegate stud institutes colocou como segundo melhor livro do século XX o Peter cfts também né grande teólogo católico Talvez uma das pessoas mais cultas do mundo hoje eh ele Talvez não né Certamente ele colocou como seis livros um dos seis livros para salvar a cultura ocidental ou seja exatamente o que a gente tenta fazer aqui Neto é claro Vila Madalena adjacências eh além de Ó tem outro livro do do do CS F na lista né O cristianismo por
e simples o homem The everlasting Man né que foi traduzido como o homem eterno do chesterton ortodoxia também do chesterton Admirável Mundo Novo do Huxley e perdido no Cosmos de Walker Percy eh tem um assim ele tá até numa lista de de músicas né Tem um um um Du de hip hop que tem uma música chamada the abolition of Man child eh de 2002 tem uma banda aqui de pós Hardcore né trice também né coloca tem uma música chamada de abolition of Man quer dizer ele é um livro muito importante para nós ã ignorarmos como
nós nós estamos fazendo né eu tenho uma história pouco Airosa né sobre isso na verdade assim uma história curiosa porque quando eu conheci o professor Olavio de Carvalho quando quando eu conheci pessoalmente eu perguntei para ele falei assim mas e o abolição do homem né nunca te vi falando sobre sobre esse livro e ele falou que ele não gostava do Lewis o único livro que ele realmente gostava do Lewis era o último livro que ele eh escreveu né que é to have races nunca li este livro até hoje O Olavo Comentou assim esse é o
único livro que eu realmente gosto do lives de resto ten uma certa vamos dizer resistência eu fui tentar entender mas muito tempo depois né Depois que o professor Olavo já tinha falecido Por que o Olavo tinha resistência achei uma coisa bastante curiosa o olav parece que nunca perdoou Lewis por ter uma vez falado mal do renon renon a gente sabe que é o criador né da escola tradicionalista perala na verdade né às vezes chamada de tradicionalista de pensamento o Lewis falava que o genon era uma um charlatão basicamente né no qual eu concordo em alguns
aspectos não gosto de de de Fato né a gente eu quero comentar ainda mais profundamente sobre a escola perenialista Só que essa escola de pensamento do renegon ela é muito poderosa ou seja são intelectuais que eles também tiveram uma atividade pública política ou são intelectuais públicos com extremo poder para se ter uma ideia a escola perenialista ela é importante por ter criado muita gente que vai ser comunista muita gente que vai ser Ultra tradicionalista né esses revivals da da das religiões vai ser uma escola que vai ser muito importante no isl islamismo tanto que o
renegon Ele termina a vida convertendo o seu islamismo vai morar no Egito quer dizer ele era um cara muito poderoso na França e ele termina a sua vida não vou dizer na miséria mas assim muito poucos recursos né perto do do da capacidade intelectual que ele tinha é uma escola que ela tá por trás do pensamento de Hollywood quer dizer ela tá por trás de tudo do globalismo ocidental é a única escola de pensamento que ela tá em todos os continentes e com todas as pessoas Poderosas possíveis e vai ter m de nazista também que
vai ser da escola eh perenialista e você vai né pesquisar na sei lá no na na classe falante né não tô falando só de jornalista mas principalmente eles né mas vai conversar com intelectuais professores acadêmicos de humanidades essas pessoas que determinam o debate público no Brasil e no mundo a maior parte das pessoas não faz a menor ideia do que seja a escola perenialista simplesmente a ah número um disparada a escola de pensamento mais poderosa do Século XX e também do Século 21 tá então o Lewis ele tinha certa resistência ao renegon e ao que
ele tinha criado a mesma resistência que eu tenho muito da direita que hoje tenta ser russófono um único desse ssó principalmente no Brasil que tem a mínima mais remota capacidade de entender o o pensamento de alguém tão complexo e difícil quanto renegon e seus acólitos e seus seguidores e mas o livis tinha essa resistência parece que o lava nunca nunca o perdoou por isso porque o renegon apesar de tudo ele tem livros muito importantes e muito bons com críticas muito bons né como o livro mais famoso dele né contra o mundo moderno bom mas o
Lewis e o que eu acho bem curioso por isso que eu queria começar comentando essa história é que este livro abolição do hom para um estudioso do pensamento filosófico do século XX Ele parece muito né tem muitos pontos em contato justamente com René genon inclusive com que o olav de Carvalho né nosso professor pensava infelizmente ele não tá mais aqui pra gente poder nos para nós podermos nos aprofundarmos Nessas questões abertas né Eh sobre uma tentativa de aproximação entre eles eu tinha pensado muitas vezes em fazer um podcast sobre isso mas a agora que a
gente tá se voltando mais pra literatura Acho que chegou bem a hora de comentar sobre esse livro pequeno Panorama Além de falar de 43 né Óbvio o CS Lewis eh muita gente também me pergunta sobre a minha conversão eu nunca gosto de responder perguntas pessoais porque eu acho que isso é uma coisa assim que não bate sabe a minha história de vida não vai bater com a história das pessoas Acho que isso aí não não funciona muito bem mas vou fazer um pequeno paralelo aqui LS foi ateu por muito tempo eles chegou a a a
ser até até os 32 anos com 32 anos até os 34 ele chegou no processo de conversão e com 34 ele chegou a falar assim olha Eh não dá mais para mim esse pensamento materialista ele não faz o menor sentido e eu me converti então a cristianismo que é quando ele vai escrever essa série de livros deles eh que são livros aí não tem mais nada a ver com o público infanto juvenil né sobre os problemas do mundo moderno e como ter alguma ordem algum pensamento adequado Como ter uma vida tradicional no século XX no
mundo completamente desfeito em desordem e disarray né prefiro essa expressão em inglês né as coisas não estão no lugar no próprio Século XX e assim este Talvez seja o livro que eu consideraria mais importante pra gente entender o século XX esse livro assim ele ficou muito mais forte hoje do que na época que ele que ele foi escrito e principalmente pelo seu final ele parece que ele tá descrevendo exatamente o que a gente tá vivendo com a cultura woke hoje né com esse desarranjo cultural político ideológico no no mundo principalmente direcionado aos jovens leis ele
foi ateu por muito tempo e ele tem uma história curiosa porque ele não era aquele tipo de ateo cientificista ou seja ele não tinha aquele pensamento Richard dawkins da vida ah eu quero só uma descrição pormenorizada da matéria aquilo que não está descrito como movimento forma e e substância eu vou relegar ao não não existente Esse é o pensamento do Richard dawkins eu quero ainda fazer um podcast também né sobre e a a a importância de nós entendermos os erros do Richard dawkins porque ele é sei lá talvez pelo menos um dos 10 intelectuais públicos
mais importantes né do do século XX quando eu era ateu curiosamente Apesar de eu ter pensado em fazer biologia assim quase toda vez que eu cruzava com alguma coisa do Richard dawkins nunca li um livro dele inteiro eu olhava falava assim cara esse cara ele é vamos dizer ele é muito reducionista ele não consegue descrever algumas questões da realidade com com muita profundidade principalmente por conta desse reducionismo tudo né a Biologia diz isso portanto a moral Cristã está errada ele dá muitos saltos lógicos e infelizmente ele é uma pessoa muito pouco culta Richard dawkins inclusive
escreve bem mal eu acho engraçado que aquele livro Element não elements of style esqueci agora um Não não é um livro sobre do Steven pinker que é um livro sobre estilo acho que ele em inglês elements of style ele começa elogiando um parágrafo do Richard falando ó para você escrever bem você tem que chegar nesse ponto aqui e parece que el peg o único parágrafo que o Richard dawkin escreveu bem na vida porque eu acho ele muito fraco escrevendo eu sentia isso desde a época que eu era ateu tanto que eu acabei nunca lendo um
livro inteiro do do Richard dawkins Mas enfim né Eh o Lewis ele era um ateu de humanas vou colocar de uma maneira forçada aqui né ou seja n o cara adorava literatura eh foi professor de Oxford né por muito tempo onde o o token vai eh estudar também quando aliás um livro um filme aliás que eu recomendo para todo mundo não percam esse filme de maneira nenhuma por favor é o livro O filme toking que é sobre não é sobre o Senhor dos Anéis É sobre o token é assim eu nunca vi um filme biográfico
sobre um autor que ele seja tão bom quanto um filme sobre a sua obra é é de uma beleza sem fim que é você entender o pensamento do Token né porque que ele tinha aquela coisa ele queera e não era de uma família vamos dizer pobre mas que acabou empobrecendo principalmente depois da morte do pai ele vai lá para tenta passar em oxf não passa era uma pessoa nesse ponto ele era muito parecido comigo né muito desorganizado quando er ele era jovem viajava demais na maionese que ele precisava estudar de fato ele não estudava exatamente
igual igualzinho eu era ele entra em Oxford só na segunda tentativa lá fazendo uns uns acordos e ele era assim todo o professor o reconhecia como cara ele não era uma Não era como eu né Com o melhor aluno como talento mas na hora das provas ele era uma desgraça eu eu não era o melhor talento mas na na hora das provas eu era uma desgraça logo depois ele ele vai ter uma amizade então né com com o CS Lewis tanto que muita gente tenta sempre comparar né O Senhor dos Anéis com as Crônicas de
Nárnia vendo alguns pontos em comum e alguns pontos eh em em desarranjo nas duas obras inclusive os dois trocando cartas constantemente sobre isso né com token comentando a obra do Lewis e vice-versa eh só para deixar um um ponto aqui já né de adiantamento quando o Lewis escreve As Crônicas de Nar né já uma obra um pouco de mais de maturidade ele tinha já se convertido e uma crítica que o token faz elez que tinha um pensamento né a vamos dizer o Imaginário bem incum uma crítica que o token faz a obras Crônicas de narne
foi dizer Ora eu achei muito unito seu livro muito bom o Tero maravilhoso só que você claramente faz um livro de apologética ou seja lá no final eu percebo que o símbolo ali é Jesus Cristo que tem lá Eucaristia tal o Senhor dos Anéis não é assim O Senhor dos Anéis ele é um livro que ele não tenta te vender uma ideia uma ideia religiosa o que o Lewis de certa forma faz né Isso é uma das coisas que você percebe quando você vai ler as Crônicas de Narnia quando você é mais velho tá e
shamon me eu nunca li as Crônicas de Narnia também n por isso que eu quero me focar aqui no trabalho mais adulto né esse trabalho de e ensaísta de Pensador do do CEST LS por isso que eu não quero me aprofundar na Não não posso né não tenho capacidade de me aprofundar nessa nessa discussão Lewis ele era de humas e Ele viveu a experiência nas trincheiras tal como token na Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial eu não canso de falar para vocês né nosso curso sobre primeira guerra mundial tá nos últimos detalhes ó tô a
ler agora eu consegui passar final de semana agora polindo lá sabe varrendo varrendo a casa ali para deixar os últimos tá 90% pronto tá eh logo logo a gente vai colocá-lo no ar de volta eh a primeira guerra mundial o que que ela causa de fato Por que que ela é tão importante sendo que nós a escondemos na hora de estudar a estudar lá na nas aulas de história é aquela causa justamente um desarranjo no mundo né Eu gosto bastante do título do de um dos livros que eu que eu mais citei né que é
a World in disarray né Ou seja a World Undone desculpa né o mundo desfeito ou seja aquilo que você tinha como razoavelmente garantido que você tava vendo que tava num processo de decadência mas que estava mais ou menos mantendo uma certa coesão uma harmonia no mundo Até então em 4 anos dessa guerra se destrói nós nunca recuperamos só pioramos dessa guerra até hoje esta guerra foi a grande desgraça da humanidade né Tem um vídeo curto da do prager University no qual eles querem falar sobre a primeira guerra mundial Eles começam com a pergunta né se
você tivesse uma máquina do tempo e você pudesse impedir algum evento histórico O que que você impediria e e a maior parte das pessoas dizem a Segunda Guerra Mundial né para evitar nazismo evitar a expansão do comunismo assim por diante porém eles dão justamente essa resposta né eu impediria a primeira guerra mundial Porque sem a primeira guerra mundial não não existiria segunda então você evita duas guerras de uma vez e começa a explicar né de em 5 minutos ali de uma maneira bastante sucinta exatamente essas questões Ou seja a primeira guerra mundial ela faz com
que um mundo razoavelmente ordenado politicamente socialmente com uma certa coerência né uma coesão uma entre pessoas que discordem radicalmente se perca quando você tá olhando pra Europa que é a Europa de nascimento do Lewis do Token de toda essa galera do chesterton né De boa parte desse dessa turma que vai escrever maravilhosamente depois da primeira guerra mundial né só que assim maravilhosamente como uma crítica ao mundo que eles estão observando a partir de então era uma uma Europa que você tinha pessoas que que eram comunistas pessoas que eram prot fascistas pessoas que eram monarquistas liberais
todo mundo ali conversando sabe sentando num café conseguindo conversar depois da primeira guerra mundial isso deixa de existir é uma impossibilidade assim e lógica uma impossibilidade quase metafísica hoje você conseguir chegar num nível como esse neste sentido quando a gente observa eh 2020 né Principalmente a eleição do trump que fala né o ponto ali que a gente tem que começar a analisar é 2016 mas o mundo começa a entrar numa desordem total em 2020 você não consegue mais ter uma amizade de Infância mantida Ou seja que você continue conversando com aquela pessoa ignorando a política
ignorando a ideologia ignorando Ah mas o que que você pensa a respeito de quem que você vai votar que que você pensa a respeito de sabe uma questão saúde pública que a gente sabe bem qual que é não dá mais não dá então o mundo ele se desfaz ali Lewis ele sente essa experiência de guerra né no nosso último episódio quando a gente estava falando sobre o que que é um clássico nós comentamos isso né que e as eras de grandes escritores não tô falando de eras clássicas né aqui neste momento naquele momento lá eu
tava falando né O O iiot ele falou assim uma era clássica geralmente ela vem depois de um grande cataclismo ou então de uma grande monotonia e muitas vezes na sua literatura né na sua poesia principalmente você vai observar essas duas coisas ao mesmo tempo né ou seja uma monotonia porque ninguém ainda tá chegando no no limite né da sua linguagem No Limite do seu pensamento ao mesmo tempo você tem um desarranjo uma desordem muito grande porque cada um alguns outros começam a fazer uns experimentos meio malucos e ninguém chega ainda também numa grandiosidade poética literária
assim por diante depois do cataclismo eh vem uma era clássica no qual as pessoas tentam se ordenar ali mais ou menos a pergunta que eu deixei lá é uma pergunta que eu vou fazer aqui de volta quando nós vamos comentar a abolição do homem é fala assim pós 2020 nós teremos então uma era clássica nós temos uma possibilidade pelo menos Cultural de recursos de imaginação de pensamento razoavelmente ordenado entre algumas poucas pessoas para para criar também uma grande literatura tal como foi a literatura do pós-guerra Eu até agora não vi infelizmente nós e para mim
A grande questão fundamental acho que a salvação da civilização ocidental né como diz o Peter crift aqui falando sobre este sobre a abolição do homem Ela depende de nós termos intelectuais livros e pensamentos do porte de abolição do homem do CS Lewis bom o Lewis sendo de humanas qual que era o seu ateísmo né e que ess experiência da primeira guerra mundial ela vai expandir ao mundo né ateísmo até então era uma coisa restrita sabe uma coisa que eu sempre falo para todo mundo se você quiser entender a prime a importância da primeira guerra mundial
de estudá-la saber o que que aconteceu ali pense en quantos pensadores ateus você tem de 1914 para trás você vai ver que é a margem né a minoria pessoal ali no cantinho de 1918 para frente é o contrário você não tem quase nenhum grande Cristão tô falando assim não tô falando que não existam é que eles não estão mais no debate público eles começam a ser escorraçados Sabe aquele cara que hoje em dia numa faculdade quando você vai entrar no curso de letras filosofia Ciências Sociais etc você não lê você nem conhece ele cara que
é escanteado por ali começa a acontecer uma coisa muito grande Tá em pouco tempo nós estamos falando no mundo de cafca nós estamos falando no mundo de Freud abolição do homem uma das leituras que você pode fazer fazer sobre ele né é entender como uma grande crítica ao freudismo a psicanálise eh inclusive naquele um vídeo que eu fiz não no podcast né mas nossa sessão de livros o primeiro que eu comento sobre o banquete do Platão você vai ver também nessa diferença entre o que que é a visão do amor para Platão que não é
uma visão Cristã e a visão do amor para o Freud tá que Freud ele a questão entre Amor e Sexo ali ela tá invertida praticamente um invertido em relação ao outro para Freud Toda a relação amorosa ela na verdade é um impulso nós vamos comentar exatamente sobre isso n um impulso sexual que ele se transforma ali né ele tem uma eh um vamos dizer um comportamento que seja isso que nós chamamos de amor né tô gravando hoje no dia dos namorados por sinal para para para falar sobre isso eh pro Platão ao contrário na verdade
todo impulso sexual ele tá escondendo alguma coisa é bem bem o contrário nesse sentido e e o abolição do homem ele tá então eh é um livro que ele tá já há algumas décadas né Eh escrito em 43 vivendo este novo ambiente um ambiente de um desarranjo intelectual Imaginário muito grande então quer dizer ele tá fazendo uma crítica a sua sociedade é e muito forte tá Apesar dele se focar aqui na na sua crítica à Inglaterra a grã-bretanha eh como eu disse ele tava lendo cada vez mais parece que esse livro ele vai se atualizando
sozinho por alguma mágica ano após ano qual que era a a crítica Qual que é a visão do Lewis né porque que ele tinha esse ateísmo que ele acaba abandonando ele percebe que essa experiência do pós-guerra deixa Todas aquelas explicações que você tinha aparentemente ã como ultrapassadas falas O que que a gente vai falar agora né sobre Redenção na cruz sobre Santos sobre qualquer aspecto né da da Piedade Cristã no mundo Depois dessa Guerra Não hoje a gente tem que discutir comunismo democracia algumas coisas melhor desculpa democracia entendeu aparecendo certas pessoas né nossos Scars como
eu disse NS episódios para trás Eh Ou seja a discussão pública ela abandonou a religião é o mundo do niet né Deus está morto ou seja se existia alguma discussão ali e com a aparência de Deus atuando na história esquece o mundo pós 1918 ele é um mundo materialista ele é um mundo de você simplesmente buscar novas formas de ordem social Todo mundo discutindo aquilo ali naquele momento e e ver o que que iria dar tá er o mundo do experimento E aí você tem ainda algumas ideologias crescendo né Darwinismo começando a ficar público né
Eh aceito por um público amplo freudismo assim por diante o Lewis ele sendo um literato tá uma pessoa que ele gostava de estudar literatura eh ele gostava muito de mitologia ele era um estudioso de mitologia tal como token tá você vai ver como os dois aqui vão vão se juntando quase inescapavelmente né nesse sentido ele gostava muito de mitologia principalmente da mitologia Nórdica ponto aqui assim asterisco not de Rod pega vai dar a impressão que é uma curiosidade eh histórica mas isso é muito mais importante nesse ponto assim quando eu fui descobrir a vida do
lives eu falei assim cara esse cara é muito parecido com com o que eu pensava alguns anos atrás né Por que mitologia nórdica sendo que ela não faz parte daquela fundação das da cultura e civilização ocidentais como nós entendemos ora os deuses gregos a mitologia por exemplo egípcia eh que são mais conhecidas por nós né os mundo dos gregos dos egípcios eh tem Deuses que de certa forma tá eh eles são colocados num Panteão de um entendimento assim sbe como eles estivessem nas nuvens ou se eles estivessem Sei lá só ali nas pirâmides do Egito
sem ter Eh vamos dizer uma aproximação com o ser humano ou seja a forma como Zeus se comporta a forma como você vai ver um mito de Osiris uma forma da do culto antigo não tem a ver com a sociedade de hoje não tem a ver com o drama humano da existência o Deus ele atua de uma forma o ser humano ele atua de outra é assim que eh você vai l qualquer mitologia sobre eles a mitologia nórdica ela é muito específica Nesse contexto porque na mitologia nórdica os deuses São Mortais eles estão o tempo
todos preocupados com o Apocalipse né com Ragnarok eles têm dramas humanos muito parecidos com os nossos então a quando você lê mitologia nórdica que ela teve um grande Revival né a partir do século XX eh só você ver o o Que que foi a Alemanha de 33 ela parece os deuses parecem um pouco mais conosco eles não são necess não é não vou usar o termo antropomorfizado né como como uma explicação porque não é exatamente o que eu quero chamar para o que eu quero chamar a atenção aqui é para o fato de que as
histórias são dramas assim sabe Ah o Deus está apaixonado por outra outra não gosta dele Olha o tipo de casamento ali não deu certo não é uma história muito parecida com a Cult ura grega tá então qual foi o pensamento do Lewis ali que eu acho que é o pensamento de muitos dos ateus de humanas vamos dizer assim você fala assim mas existem tantos Mitos no mundo mitos ricos literariamente ricos e tem o cristianismo ali no meio o cristianismo então ele é só uma outra mitologia no meio de várias outras mitologias só que ela é
uma mitologia mais fraca ela é uma mitologia que não é rica tem uma pessoa Redenção ah seja bom tal então qu dizer é uma mitologia simplificada Por que que nós temos de lidar ligar né no sentido de e prestar atenção então dar tanto valor para o cristianismo em relação a outras religiões antigas se você está num pensamento materialista você acaba Chegando chegando essa conclusão ora existem tantos outros né para quem já viu aquele filme S guist 2000 e pouco lá que ele foi lançado tem nome omsk falando no no no filme acho né Eh exatamente
qual que é o grande foco do tiit guist para mostrar uma visão vamos dizer o filme que começou a a a criar uma nova esquerda né um pensamento de uma nova esquerda essa esquerda que a gente conhece hoje no mundo eh ele começa falando da Virgem Maria falando ass Ah mas olha a história de Nascimento virginal Pô Apolo também veja o nascimento virginal e tem um Deus Egípcio agora não lembro qual também vej o nascimento virginal então assim é tudo igual entendeu é uma mitologia como qualquer outra e essa importância que você dá né pra
mãe de Deus e tal tá tá nas outras mitologias então é tudo igual não tem tem grandes diferenciações aqui e e o Lewis tinha basicamente esse pensamento até a hora que ele conhece o tal de token os dois né escritores que ainda neste momento token um pouquinho mais mas assim não muito né ele como mais como um acadêmico neste momento né ainda não escreveram suas obras tão famosas assim as mais famosas de todas e e o token parece que uma história assim um pouco vamos dizer forçada mas não muito num jantar o token vai lá
e fala pro Liv fala assim olha mas você precisa entender uma coisa todas as mitologias Elas têm grandes histórias sobre a humanidade sobre o comportamento humano sobre a relação do homem com a natureza a relação do homem com o Divino a relação do homem com o outro porém o cristianismo ele tem isso com a revelação ou seja ele tem uma verdade ali exatamente por isso que ele é tão simples aí você vai ver que vai ser o nome de um dos livros como traduzem né o nome de um dos livros do do leis né que
é o mar Christ christianity vai ser o cristianismo puro e simples tá aqui nesse Box não eu recomendo aqui ó livraria pon cens comum.org tá aqui o link na descrição do vídeo mas assim cumprem os livros aqui do CS lives na nossa livraria que aí você também ajuda a gente aqui com com a nossa materialidade a busca pelo pão de área tá livraria Pens comum.org eh então o leas Ele parece que eu começa a se se convencer por esse argumento falar assim realmente aqueles outros Deuses eles são histórias fantasiosas agora existe uma história que ela
é histórica Histórica no sentido que a gente usa para essa palavra hoje ou seja alguém que viveu ali aliás Isso foi um argumento que me convenceu bastante Por que que por exemplo no Credo apostólico Romano né Credo eu não vou falar o nome dele porque ele é gigantesco né niis Constantino nissen opol itano Muito obrigado exatamente né porque nesse credo você nessa oração do credo né Creio em Deus Pai todo poder na CR um de um p onipotentes tal eh tem uma frase ali que a gente a gente fala às vezes sem sem prestar atenção
né padeceu sob Pôncio Pilatos Por que que você precisa citar assim uma das pessoas do seu julgamento tá eh na hora que você tá falando de um Deus isso aí tem uma explicação muito forte você não conhece outras mitologias no mundo que estão apontando pro evento histórico pro período histórico em que aquilo ali tá acontecendo no cristianismo pegando ali desde o antigo testamento você tem constantes referências ó na época ó Jesus Nasce na época que Ciro era governador né da da Palestina agora agora esqueci e Moisés escapa na época que Ramsés era Ramsés I era
Faraó olha teve o cativeiro da Babilônia na época em que Nabuco donosor era e o Imperador ali daquele Pera aí que outra mitologia faz isso uma referência histórica constante você consegue ali precisar da maneira histórica primitiva Mas falando assim Olha isso que aconteceu naquele momento tal a Bíblia é abarrotada desses montes de versículos que a gente lê correndo porque eles não são histórias né que é para apontar falar assim olha você consegue calcular o tempo não por dentro da com aspas aqui né mitologia cristã mas para você conseguir Observar isso até por outras outros panteões
outras culturas outras formas de contar o tempo pô isso aqui é muito forte hein Quer dizer tem uma verdade aqui no cristianismo que não existe extia não tem não tem esse mesmo modelo em outros tipos de pensamento isso aí parece que foi o o começo do argumento pro Liv para ele falar assim ó pera aí vou tem que tratar o cristianismo então de fato com certos privilégios né em relação a outras mitologias assim meu quando eu fui ler Eric felin foi basicamente isso que me chamou a atenção né junto com o pensamento do ren jard
tô aqui onde que eu tô hoje enfim eh fazendo aqui um salto então pra gente começar a falar do abolição do homem eh o Lewis ele começa a perceber que as ideologias que estavam naquele mundo da Europa década de 20 30 40 eh elas tinham um problema muito grande que era o problema do materialismo quer dizer ele que tinha comungado desses valores materialistas por muito tempo ele começa então a fazer uma grande crítica as principais ideologias ali do materialismo só que ele começa né eu quero assim me focar aqui no comecinho do livro mas vou
ter que dar um salto muito muito grande né então a parte do meio eu vou tentar falar mais rápida porque assim o o acho que o primeiro capítulo desse livro aqui assim ele sozinho eu já perdi a conta de quantas vezes eu li e assim toda vez que eu leio parece que eu tô lendo um livro completamente novo com ideias absurdamente sensacionais assim não dá para não dá para descrever né Eh a a força que tem isso aqui né Eh eu vou eu vou ler aqui rapidinho ele começa né o primeiro capítulo chama-se homens sem
peito Ele é famoso por isso e ele começa com Uma cantiga tradicional inglês né uma citação aqui de Uma cantiga tradicional inglesa Dizendo ele então deu a ordem de matar e matou as criancinhas qual que é referência aqui né referência ao Herodes quando Jesus Nasce quando Ciro era governador lá da agora esqueci is da Galileia eu acho eh Jesus Nasce percebe-se então que aconteceu um grande evento no mundo você consegue perceber isso pelas estrelas aliás vou faz ter que fazer um comentário aqui eh apologética católica né um comentário que talvez irrite um pouco meus amigos
protestantes mas este evento da estrela de Belém surgindo levando os reis eh verdade são Três Sábios do oriente né a gente não sabe nem se eles são Reis e se eles são Magos como entrou na na como eles são chamados mas os sábios do oriente começam a a fazer peregrinação né do oriente até chegar lá se prostrar e falar assim este aqui ó Eis Aqui nasceu nosso nosso salvador e este evento que ocorre ele ocorre de uma maneira vamos dizer pagã tá se você for analisar porque a os sinais no céu né aquela haverá sinais
nos céus etc que tá no Apocalipse não significa assim olha nasceu Jesus Cristo todos se convertam não foi isso que apareceu escrito no céu não aparece um um sinal que ele é entendido dentro da mitologia desses povos do oriente quer dizer Deus ele consegue mandar sinais dentro de mitologias pagãs isso acontece constantemente na Bíblia se você for parar para pensar né A forma como as estrelas param Teve um dia ali que o que o o dia parou tinha um sinal nas estrela já falei né sobre o o a formação da aliança com Abraão né que
fala assim Abra os os bichos né né divida-os pelo meio aí só só passa um fogo pelo meio e Abraão não passa que aquilo ali é uma forma pagã de você ser Lar uma aliança né Ah se você não cumprir a aliança vai acontecer com você a mesma coisa que a gente fez com esses animais e só Deus passa pelo meio né Ele sabe que Abraão não vai cumprir aquela aquela aliança que o homem não é capaz de cumprir uma aliança com Deus assim por diante então assim são maneiras pagãs né uma revelação Cristã dentro
do ambiente cultural Pagão eh até uma grande discussão entre alguns astrólogos sobre como por exemplo você observa Eh Maria como eh Mãe de Deus né como a rainha dos céus coroadas como como Rainha dos céus né porque a mitologia que você observa para ver as estrelas não é uma mitologia Cristã é uma mitologia geralmente grega usando signos gregos né Então você consegue por exemplo ver algumas relações entre algumas aparições de Maria e usando símbolos de Deus à virgens né que uma estrela apareceu ali exatamente onde aquele povo entende virgem Ah então pera aí apareceu agora
é uma forma de Deus conversar com o homem usando indícios pagãos Tá mas enfim continuando aqui e e o Liv ele percebe então Eh neste momento ele cita aqui né no começo desse desse livro Uma um evento Uma cantiga tradicional inglesa citando um evento muito importante historicamente Ou seja quando Herodes percebe um grande evento no no mundo a primeira coisa que ele faz é determinar que você mate todas as crianças você reparou só de cara que antes de começar a falar do Lewis que a tirania moderna ela tem uma coisa em comum com todas as
tiranias do passado ela não tá focada em velho quando você é um tirano você não tá você não vai caçar os velhos você não vai caçar quem tenha 70 tudo bem Tem tirano que hoje em dia tá aprendendo né velhinha de terço lá de 75 anos achando que ela vai fazer uma um atentado né contra o seu poder porém o foco fundamental a estrutura de poder ela começa a se voltar para as crianças o grande foco da revolução de uma mudança de pensamento de comportamento né porque a criança ainda não tem um pensamento tão avançado
maduro o suficiente é você manipular as crianças de alguma forma todo tirano na história ele vai fazendo isso então a gente vai já já tem uma amra aqui de que esse livro é sobre doutrinação e qual que seria a doutrinação né Eh esse primeiro capítulo que é sensacional daria para fazer podcast sabe de sei lá 20 horas só comentando página na página eh esse capítulo mas ele ele fala eu quero só ler aqui o comecinho tá aspas não sei se damos a devida atenção à importância dos livros didáticos do ensino básico é por essa razão
que escolhi como ponto de partida destas lições um pequeno livro de inglês a gente poderia chamar hoje de português né não é inglês como língua inglês como literatura como a gente entende um livro de português hoje é destinado a a meninos e meninas das últimas séries não creio que os autores desse livro são dois tivessem más intenções e Eu lhes devo a eles ou o seu editor uma palavra de agradecimento por terem me enviado um exemplar de Cortesia eh ao mesmo tempo nada tenho de bom a dizer sobre eles temos uma aqui uma situação bem
difícil não quero ridicularizar dois modestos professores escolares que estavam dando melhor de si mas não posso me calar diante daquilo que julgo ser a verdadeira tendência da obra proponho e portanto a ocultar seus nomes vou me referir a esses dois senhores como gaios e titios é para quem não sabe gaios e titios é uma forma como você diz em latim quando você quer dizer né fulano ciclano e às vezes beltrano né Cai titios e mévius Salv engano e a seu livro Como o livro Verde mas asseguro que esse livro existe e eu tenho em minhas
estantes fecha aspas aqui eh D um spoiler aqui né já que o o o Lewis ele não quer ser um um dedo duro mas eu vou ser fazer exatamente isso né o livro que ele tá citando na verdade é of language o controle da linguagem olha só a Critical approach to Reading and writing é um uma aproxima que a gente não traduz isso por aproximação né mas uma vamos dizer uma contribuição crítica a ler e escrever publicada em 1939 Eh Ou seja 4 anos antes né do do desse do abolição do homem por Alexander King
e Martin kitle tá eh Este é o tal do livro verde é um livro escolar eh para as últimas séries e no qual eh eles o Lewis ele parte do seguinte pressuposto est fazendo um um parêntese rápido aqui né ele começa a falar da grande tirania do século XXX portanto falando de um livro de gramática sabe que outro livro começa criticando também um livro de gramática o leviatan Hobbes Existem algumas leituras que falam sobre a abolição do homem né como uma e o o o Lewis não vai citar o Hobbes mas o que que o
hobes estava fazendo criticando né os livros de gramática falando ó esse livro não tá dando poder o suficiente para nós nós precisamos criar os livros de gramática para que as pessoas entendam o que o grande poder deve vir do Estado nada fora do Estado aquela coisa bem protofascista do do Thomas Hobbes que hoje é citado assim né Com Uma tranquilidade pelos fós por aí né Eh o Lewis não não vai comentar isso inclusive achei uma pena que não tenha uma nota de roda pé com sobre esse isso que eu não acho que é um detalhe
eu acho que ele faz um espelhamento ali muito consciente né o Lewis faz um espelhamento muito muito consciente ali do do com leviatan do hobbs Mas qual que é a grande questão aqui que ele diz né eu vou ler o segundo parágrafo também inteiro aqui ó aspas no segundo Capítulo gaios e titius citam a conhecida história de col na cachoeira havia vocês devem se lembrar dois turistas presentes uma chamou de Sublime e o outro de bonita e coler mentalmente concordou com a opinião do primeiro e rejeitou com o horror a do segundo ou seja você
não pode ver uma cachoeira né uma É que na verdade assim isso não Cachoeira não é exatamente a melhor tradução n Waterfall né Seria algo como uma cascata né uma uma queda d'água uma coisa muito grande porque uma cachoeira em português não precisa ser necessariamente uma coisa grande agora uma Waterfall né você olhar sei lá as Cataratas do Iguaçu um cara vai lá diz é isso é Sublime outro vai lá ah é bonita e o coler fala assim você não pode chamar uma coisa como essa de Bonita Isso é Sublime isso é algo grandioso isso
é algo gigantesco vamos continuando aspas gaios e titios fazem a seguinte observação aspas Quando o homem disse isto é Sublime ele parecia fazer um comentário sobre a cachoeira na verdade ele não estava falando da Cachoeira mas dos seus próprios sentimentos o que ele realmente disse foi eu tenho sentimentos que minha mente associa a palavra Sublime ou resumidamente eu tenho sentimentos sublimes fecha aspas internas aqui levanta-se aqui uma série série de questões Profundas de maneira bastante apressada mas os autores ainda não terminaram eles acrescentam aspas essa confusão está sempre presente na nossa linguagem aparentamos dizer algo
muito importante sobre alguma coisa e na verdade estamos apenas dizendo algo sobre nossos próprios sentimentos fecho aspas de tudo aqui você reparou então a importância que esta impressão dada por uma aula de gramática vai ter em criancinhas criancinhas não né porque isso aqui já é para vamos dizer quase entrando pro Ensino Médio aqui né ou no ensino médio eh mas como ele diz né isso aqui você falou das coisas mais profundas às vezes da humanidade de uma maneira completamente apressada primeira crítica óbvia né E quando você vê uma Waterfall né uma queda água você diz
esta queda d'água é Sublime eu não tô dizendo eu tenho sentimentos sublimes ao contrário eu tenho sentimentos Humildes quer dizer primeira coisa isso aí tá invertida mas nem esse aqui o grande foco Tá qual que é a grande questão aqui que o l ele vai começar a levantar de uma maneira assim bem chocante para o nosso pensamento tá ou seja nós não damos a devida importância a como você vai ter eh como começa o livro não sei se damos a devida importância eh a devida atenção à importância dos livros didáticos do ensino básico ou seja
você vai formar suas opiniões metafísicas ideológicas de salvação da alma simplesmente por uma questão de você tentar eh fazer uma uma coisa aqui em inglês né É difícil pegar isso aqui no no livro em português mas é uma palavra muito muito forte na língua inglesa que é o debunking ou seja eh você fala Ass ass olha sabe essa teoria aqui eu vou desmascará-la vou mostrar que ela é falsa Ou seja eu vou mostrar que coler n Samel Taylor cerd um dos maiores autores da língua inglesa autor de um dicionário de inglês inclusive eh autor da
famosa balada do velho marinheiro né que é imortalizada pelo Iron Maiden e ryme of the Ancient mariner ele eh tá lá reclamando falando assim olha mas você não pode falar que uma uma queda d'água desse tipo é simplesmente bonita não é uma palavra adequada e eles estão dizendo assim ah mas sabe esse negócio de palavra de você usar uma palavra isso é simplesmente é você querendo dar uma atribuição a a algo que que isso vai gerar fundamentalmente essa ideia de debunk né Vamos desmascarar aqui o Samuel Taylor cerge é a base de praticamente todas eu
tô falando praticamente aqui só como uma Sei lá uma licença poética de todas a as ideologias progressistas ou seja todo o progressismo ele tenta demonstrar que algo é falso basicamente é da mesma forma que um livro de gramática aparentemente bobo né que não vai ter grandes consequências e uma aula de gramática que provavelmente os menininhos ali vão eh vão vão ignorar eh logo depois eh mas é sempre esse debunking meio meio chongo eh aqui A grande questão dos autores do livro verde que o o Lewis está criticando eu falar assim tá mas espera aí eh
no mundo no qual né porque o próximo exemplo que ele vai dar agora não vou ficar lendo senão a gente não não termina hoje e no mundo por exemplo da propaganda né tipo ah olha só né você vai ter uma você olha para uma agência de turismo a propaganda dela não vou nem falar do da propaganda do Instagram né a propaganda da agência de turismo é você vai viver uma aventura como sei lá só odisseu viveu na verdade você tá indo para uma ilha vai ter uma experiência de turismo ali Simples então o que que
o o esses autores do livro Verde estão querendo fazer eles estão querendo diminuir o poder dos Sentimentos em pró de um certo racionalismo de uma promessa de racionalismo fal assim não mas se você usar a razão citar a ciência você para como isso depois de 2020 esse livro assim parece que ele sei lá falou assim por que que você me leram suas Antas eh você usa a palavra ciência você usa a palavra razão você usa a palavra iluminismo se você falar iluminismo então Aí fica melhor ainda eh tudo isso aí você vai automaticamente tá livre
sabe das influências da propaganda das influências De do sentimentalismo Meio bobo um sentimentalismo romântico do obscurantismo nós diríamos hoje dessas pessoas fanáticas do extremismo Ou seja eu sou uma pessoa agora razoável porque eu sou racional eu estou debunking essa ideia de que você tem um sentimento né de um você use uma palavra como Sublime para se referir a uma cachoeira que que ISO gera na verdade e ao contrário do que os autores aqui do livro verde presum presumem o Lewis ele vai demonstrar o seguinte a educação clássica isso que tá sendo eh debate na direita
no Brasil né o pessoal do Instagram lá tá tá debatendo muito sem ter lido um livro Como abolição do homem a educação clássica o Aristóteles coloca isso aí muito bem É você inculcar num jovem o sentimento bom adequado a coisa boa o sentimento ruim adequado a coisa ruim se você está lidando com sentimentos e fazendo com que o jovem tenha e uma correspondência adequada à realidade você tá educando esse jovem quase no nível instintivo o jovem vai ver observar uma coisa boa e ter sentimentos bons atrelados àquilo de uma maneira vamos dizer quase natural já
se você tenta fazer o contrário você tenta associar você faz como gaios e tíos aqui né você fala assim ah você não precisa ter sentimento você vai ter só uma coisa racional aqui né só uma quase o cientificismo das palavras significa que você eh tá tá livre você foi libertado das amarras de um passado obscurantista você não precisa ter sentimento nenhum a nada ora eh a principal questão aqui do do do lews né Ele fala e a frase mais famosa desse livro né a obra né o o Mister do do educador moderno Não é derrubar
florestas é irrigar desertos quando você tá tentando falar assim olha mas o mundo da propaganda o mundo da superficialidade ele tá constantemente apelando aqueles sentimentos na sua pele aqueles sentimentos mais básicos mais eh eh instintivos né aqueles sentimentos mais simples eh não adianta você ter uma racionalidade contrária você precisa ter o sentimento adequado aquele negócio Ou seja você observar o mundo do marketing observar o mundo das ideologias das promessas políticas dos grandes projetos sociais do mundo e falar Será que meu sentimento vai ser adequado aquilo ali que está sendo me está sendo oferecido sim ou
não e o LS ao contrário do livro cristianismo por simples tá aqui também recomendo para todo mundo não deixe de comprar este livro dos livros mais importantes sobre cristianismo de todos para quem não entende nada né fal Ah mas para Quer Ser Cristão né você vai ver neste livro aqui exatamente a a força né do do do cristianismo hoje mas ao contrário do livro cristianismo por e simples a abolição do homem não é um livro de apologética então ele até vai de uma maneira bem consciente Ele está ele vai e transformar né ele vai pegar
toda essa discussão e não vai usar as palavras Cristã ele não vai usar a terminologia da apologética ele vai lembra do que eu falei do renegon lá no comecinho né ele vai falar assim olha mas todas as sociedades clássicas vamos dizer né usando aqui a terminologia do nosso último episódio sobre chess Helios né todas as sociedades tradicionais por isso que acho que ele parece com renegon sem perceber elas tinham Exatamente isso em vista Então você vai ver no taoísmo você vai ver isso no budismo você vai ver isso no Islamismo você vai ver isso no
cristianismo você vai ver isso na Grécia antiga você vai ver isso no Império Romano você vai ver isso na Idade Média ou seja cultivação olha essa palavra cultivação cultura uma coisa que vem de baixo uma coisa que é local uma coisa que você tem que fazer constantemente tal como é uma alimentação né ou seja não é algo que você faça uma vez e deixa para lá como esse pessoal acha que vai criar C um terrena com com com isso aí é um cultivo de sentimentos adequados ele vai lá vai preferir usar a palavra tal né
a palavra do taoismo a palavra tal que que é tal tal é o caminho a gente sabe disso aí muito bem aliás vai ser o segundo o o o segundo capítulo vai ter Exatamente esse nome né o caminho eh esse tal significa que ele é o caminho só que o próprio destino também é o caminho isso é um modelo constante de pensamento em todas as sociedades tradicionais ou seja nós caminhamos exatamente né Para que o caminhar seja aquilo que nos faz grandiosos isso significa o seguinte ele vai até e mostrar como isso tá constante hinduísmo
ele usa a palavra herta né E que é uma a a ordem não no sentido político tá não é ordem no sentido assim ah você tá tá tudo ordenado tá tudo no seu lugar é uma ordem sentimental metafísica num nível transcendental entre o mundo objetivo que hoje em dia a gente ignorou o mundo objetivo né você reparando a palavra vale mais Ah o que que é um homem o que que é uma mulher É depende do ol justamente os caras que estão querendo falar que são cientistas né No momento fala que são cientistas eles por
rejeitarem uma palavra como Sublime para uma cachoeira eles vão cair exatamente onde no subjetivismo sentimental de novo piorado sem correspondência à realidade olha o tamanho da contradição é exatamente por isso que hoje o cara ele vai lá fala assim eu apoio a ciência Eu acredito na ciência ele acredita mas homem e mulher dependem da do sentimento das pessoas ele vai dizer isso nas mesmas frases é é a abolição do homem que vai explicar isso para você com toda perfeição e aerta essa correspondência entre a realidade objetiva e a sua consciência ela é a ordem do
mundo uma palavra que ele toma de em empréstimo ao hinduísmo que seria ela por exemplo e eu vou usar o mesmo exemplo do Liv porque ele há alguns poucos anos como eu por exemplo LS fala né Eu sei que uma criança um bebezinho ele é fofinho ele causa o sentimento de um sentimento Assim de admiração mas não é a mesma admiração que eu tenho por um homem formado é um sentimento de proteção um sentimento de agrado um sentimento de Inocência é uma correspondência entre a realidade objetiva ou seja um bebezinho e eu caso o Lewis
né ele fala assim eu não tenho esse sentimento olho para um bebê falo assim eu não gosto de beb Bezinho sabe não gosto de de criancinha e tal eu sei pelo menos eu tenho plena consciência de que isso é uma falta uma deficiência minha ou seja eu não correspondia adequadamente a realidade é mas é este o sentimento que aquilo ali precisa me dar né vejo um ferido na rua preciso ter o sentimento de compaixão eu vejo uma pessoa bonita na rua tem que ter um sentimento de admiração eu vejo um ato heróico de sacrifício eu
preciso ter alguma forma de culto aquilo ali quando você vai lá troca tudo isso a Inés de falar assim olha vamos ter o sentimento adequado pela coisa correta vamos ter o sentimento negativo pela coisa negativa Moisés no Sinai né recebendo as tábuas da lei e repara que a a Tábua da Lei ela é válida antes do do de Moisés no Sinai aquilo ali é simplesmente uma formalização de algo que tá na realidade objetiva eu não lembro agora se é no ortodoxia no no no no homem eterno do chesterton que ele ele ele diz uma uma
coisa bem curiosa né que me chamou também bastante atenção quando eu tava nesse processo de conversão que é o seguinte eh Se eu disser para você hoje né ora Hoje vamos falar sobre cristianismo vamos falar sobre a verdade cristã todo mundo vai falar puts grila cara que agora vejo a diferença hoje nós vamos falar sobre que o disse um sábio chinês do século 4 antes de Cristo opa pera aí vamos vamos ver uma coisa nova né uma coisa exótica algo que pode nos ensinar ora o que pode nos ensinar são justamente aquilo que formou a
nossa cultura e que a gente não a gente não aprende até hoje sabe que a gente tá Olá olhando o tempo todo na a coisa tá sendo esfregada no nosso nariz e a gente não aprende Por que que a gente precisa pegar um sábio chinês e aí quando você vai procurar o que que diz lá um sábio chinês lá no século 4 antes de Cristo Ele vai est lá numa casca de árvore né escrevendo não matará ou seja qual qual vai ser a sabedoria chinesa exótica completamente nova né diferente a nós que não vai dizer
Ô ten um sentimento negativo a um homicídio sua mula é exatamente isso que um sábio chinês vai dizer entendeu Essa correspondência é o que mais está nos faltando por quê nós hoje né a prosa do Liv inclusive é maravilhoso não sei como esse cara não ganhou Nobel de Literatura numa época que sei lá o chess ell ganhou Nobel de Literatura né numa época que o Nobel poderia ser levado a sério a prosa dele né é é maravilhosa ou seja nós castramos né o órgão e queremos a fertilidade qual que vai ser o grande apelo hoje
para para que as pessoas saiam do seu da sua passividade do seu Marasmo do seu tédio social e façam alguma coisa diferença pela sociedade aí você vai fazer o qu justamente apelar aos sentimentos Olha nós precisamos de pessoas com ímpeto NS pessoas lembro dos tiranos que existem no mundo hoje né o que que eles são nosso órgão nosso Nossa instituição aqui tem coragem ele nunca vai dizer nosso órgão tem uma correspondência à realidade nós temos uma correspondência de punir a coisa errada e de favorecer a coisa boa não ele tá falando nós temos uma racionalidade
Nós somos as pessoas iluministas que vão dar um choque de iluminação a você para paraa sociedade sair do obscurantismo porque nós somos a razão Qual que é o grande problema dessas pessoas elas são as pessoas mais sentimentales que você já viu na vida toda tentativa proposta eh de você tentar criar uma nova sociedade com base na razão com base em um culto aos Racionais não tô nem citando lá aqueles caras ela vai recair exatamente no mesmo problema você não tem mais o sentimento adequado em relação realidade objetiva e toda essa tentativa de você ter uma
uma reforma né uma revolução social nos costumes nas formas na política na ideologia no pensamento assim por diante ela sempre inevitavelmente o que que ela vai fazer ela vai deixar de olhar para Waterfall né para a a queda d'água ah do cerge e falar deixe que a realidade fale e que nós correspond Essa realidade essas pessoas de hoje esses grandes reformadores né o o lives no seu terceiro capítulo ele vai falar exatamente quando ele vai falar o que que é a abolição do homem né Ele fala o espírito de um reformador eh como ele tá
falando tanto de literatura quanto de ciência quanto do Social é é o único Capítulo ali que tem sei lá uma pagin Zinha ou outro ali que dá uma uma certa travada que você fala pera aí Nossa isso aqui foi um pouco mais metafísico mas de resto livro assim ele é super fácil de ler só você ler devagar e saborear nessa essa prosa maravilhosa do CS Lewis ele está falando sobre esse reformador que ele não quer mais que você tenha ele não tá mais preocupado com o sentimento ele não olha para uma velhinha presa e fala
assim Olha isso aqui tem um sentimento adequado Então essa forma como o Lewis fala sobre um desenvolvimento de uma moralidade né É isso aí vai chegar na na questão do instinto ou seja na questão do que você tem de interno daquilo que você não consegue colocar em termos Racionais só fazendo uma pequena e um pequeno adendo aqui um pequeno parêntese né já que eu citei Denis prager Ele tem um vídeo bem interessante também eh falando assim olha como que você pode dizer para alguém olha não mate tal pessoa em termos Racionais você vai ver que
alguma hora no meio do debate racional ali você não tem argumentos porque se você vai criar uma nova sociedade baseando-se na ciência baseando-se na razão Você tem todos os argumentos Racionais e vamos dizer né Eh uma retórica ali adequada para você matar uma pessoa foi assim com o nazismo foi assim com o comunismo e está sendo criado Exatamente isso no século XX por isso que eu considero que abolição do homem é o grande livro né para para eh no no nos nos nos eh proteger de tudo isso né Eh E essa você trabalhar um instinto
ou seja ter um instinto adequado é a dificuldade que nós temos hoje porque que nós não convencemos racionalmente onde que as pessoas tentam fazer ah mas tem um argumento tem um debate ali né no nos meios públicos para você falar assim olha a ideologia de gênero ela não funciona ou sei lá eh o banco central ou qualquer uma dessas dessas questões que as pessoas não têm o sentimento não cultivar um sentimento adequado né ah para tudo isso né a frase aqui do olis né para cada aluno que precisa ser resguardado de um leve excesso de
sensibilidade existem três que precisam ser ser despertados do Sono da fria vulgaridade o dever do educador moderno né Não é derrubar florestas mas o de irrigar castelos né nós castramos e ordenamos que os castrados sejam férteis eh e quando você cria Todo essa essa racionalidade no lugar da moralidade Você tá no mundo do arbítrio você está no mundo da vontade do mais forte justamente o contrário do racionalismo você não tem mais o sentimento sabe eu quero que a pessoa que nos governe ela tenha bons sentimentos é isso eu quero que ela seja boa eu não
quero que ela seja a pessoa mais racional inclusive quando você colocou né a aboliu Os Monarcas que eram todos né quadr línguas falavam e não sei quantas línguas estudavam conversava com os filósofos o mundo de hoje é o mundo dos imbecis ainda por cima sempre falando empolado né ele mais uma frase aqui né Eu preferiria jogar cartas contra um homem que fosse inteiramente cético em relação à ética mas que tivesse sido criado para acreditar que um cavalheiro Não trapaceia do que contra um irrepreensível filósofo moral que tenha crescido entre vigaristas assim você precisa ler o
CS Lewis é abolição do pelo amor de Deus eh só que nós temos Então os nossos reformadores né na verdade não é reformador o termo que o Lewis usa né inovador né a grande análise que ele faz ali no no segundo capítulo Eu quero ler rapidinho para vocês aqui e alguns Pará ó aspas da mesma forma o tal né ou seja essa que que ele tá comparando com a educação clássica o tal comporta um desenvolvimento que vem de dentro existe uma diferença entre um autêntico avanço moral e uma simples inovação fazendo mais um par encerrado
aqui hoje as pessoas são progressistas não por causa dos avanços do progressismo elas associam o avanço tecnológico Ah mas eu vou viver sem iPhone eu vou viver sem internet elas o tempo todo Chin ele começa o meness of the H justamente falando isso né que as pessoas acham que o mundo da Democracia é o mundo da televisão ele fala assim isso aqui não é só rubish é só bobagem não faz o menor sentido mas é a coisa mais comum que as pessoas pensam continuando existe um avanço autêntico da máxima confuciana Não faça com os outros
o que não gostarias que fizessem contigo para a Cristã assim em tudo façam com os outros o que vocês querem que eles lhes façam já a moral de niet é um exemplo de simples inovação ou seja né o que ele tá querendo dizer que não é um um grande avanço moral é só uma inovação boba o primeiro caso é um avanço porque ninguém que não reconhecesse a validade da antiga máxima poderia ha uma razão para aceitar a mais recente Ou seja você não troca de uma por outra né como você troca de uma de uma
cueca e qualquer um que aceitasse a antiga iria imediatamente reconhecer a recente como sendo uma ampliação do mesmo princípio né O que ele comparou aqui do confucionismo com o cristianismo ou seja há uma um avanço aqui caso a rejeitasse seria por considerá-la supérflua ou algo que foi longe demais mas não algo simplesmente heterogêneo em relação às suas próprias ideias de valor mas a ética nitia só poderia ser aceita né seja uma inovação por simplesmente por ser nova só poderia ser aceita se tivéssemos dispostos a descartar a moral tradicional como um simples erro se nos puséssemos
em uma posição de onde não pudéssemos encontrar nenhum fundamento para o juízos de valor fecha aspas aqui rapidinho se você tá vendo alguma mudança nos hábitos da sociedade no pensamento na relação das pessoas com a realidade nos juízos de valor e principalmente nos juízos jurídicos é isso aqui tá ou seja Ah o mundo mudou agora nós precisamos caçar as fake News você começa com isso daqui a pouco você tava falando como disseram né recentemente Ah isso aqui é na verdade é um sentimento negativo em relação ao governo é um eh uma causa uma sensação de
que o governo não tá sendo eficiente o suficiente Então você é um antidemocrático ou coisa desse tipo Eles estão tentando controlar os seus sentimentos o mundo da Democracia o mundo do controle dos Sentimentos continuando Essa é a diferença entre um homem que nos diz já que você gosta de comer legumes frescos Por que não os planta no quintal para comê-los ainda mais frescos e um que nos diz jogue fora esse Pedaço de Pão Experimente comer tijolos ou centopeias em vez disso Você já viu o que que o globalismo tá fazendo hoje né ou seja jogue
fora o seu pão jogue fora e tudo aquilo ali que é carne e vai comer C topia no lugar porque isso aqui é uma inovação por si você tem que aceitar o mundo da Inovação então Eh eu quero deixar a abolição do do homem né como o a grande salvaguarda para nós se nós tivéssemos grupos de leitor acho que eu vou ter que fazer colocar no no grupo de leitura do do da formação cência em comum Também logo logo depois da Montanha Mágica né que a gente vai reiniciar ã o projeto da formação com clube
de leitura da Montanha Mágica também abolição do homem porque vocês estão vendo que cada parágrafo de este livro é uma profundidade um livro curtíssimo mas vou te dizer aquele tipo de livro curtíssimo que engana porque Apesar dele ser fácil de ler é um livro para você ler devagar você não vai ler esse livro aqui numa tarde não importando Quanto quanto tempo você tenha é um livro para você parar pensar raciocinar filosofar eh absurdamente o último comentário que eu quero falar sobre sobre esse livro bom ele Ele termina né na verdade eh primeiro ele começa falando
dos homens sem peito n vai ter na abolição do homem ou seja que que é o homem sem peito homem sem sem peito são aquelas pessoas do mundo de hoje que caem no discurso ideológico porque elas foram abolidas né da sua capacidade de sentir você pode reparar como o mundo de hoje é o mundo dos que fala assim não eu sou contra o obscurantismo eu sou contra o mundo anticientíficos o mundo que não aceita as as inovações que não aceita a ciência e ele termina fazendo uma long longa digressão sobre Ciência que acho que talvez
não seja todo mundo que vai conseguir entender todos os meandros ali mas a gente pode alguma hora e comentar isso em mais detalhes porém ele é o mundo do subjetivismo é o mundo do Liberal americano né Desse novo liberalismo que fala seu sentimento vale mais do que a realidade seu sentimento vale mais do que o que você é ao mesmo tempo em que você está negando o sentimento em relação a uma Waterfall em relação a uma queda d'água você tá ao mesmo tempo dizendo que você precisa daquele instinto necessário para você se adequar às novas
ideologias você repara com esse debate racional por sinal aqui vou colocar meu adendo né falando sobre linguagem L um grande especialista em linguagem Tok então enfim você já sabem muito bem é que você pode reparar como a palavra ciência ou a palavra Progresso ou a palavra democracia ou a palavra sei lá qualquer uma dessas palavras que sejam consideradas né Eh boas hoje né Eh elas são são entendidas Ou seja você não é um cientista você não tá eh se adequando à política A ou B principalmente aquela política dos grandes meios de comunicação racionalmente ninguém ali
falou assim olha temos aqui um modelo de pensamento com premissa a com premissa B com a conclusão C inclusive aqui vou colocar um outro adendo na verdade assim basicamente um comentário né ao que o Li está comentando na abolição do homem que é o seguinte o modelo tradicional isso que ele chama de tal né o modelo tradicional de educação significa que você precisa dar mecanismos instrumentos insumos ao Jovem ou mesmo a adulto para que ele Produza pensamentos Acima das opiniões correntes Essa é a grande inovação do Sócrates é por isso que foi inventada a filosofia
ao contrário do mundo da sofística o mundo do sofista é o mundo do convencimento Belo na época não era o convencimento de massa era um belo discurso pouco importando não importando na verdade se você está defendendo A ou B A grande o grande chamariz de um sofista do que o Sócrates está criticando é que o sofista ele se gabava tal como advogado poderoso hoje né de defender a causa a e a causa menos a as duas com belos argumentos importava só quem pagava mais sei se isso tem alguma coisa a ver com Brasil de 2024
né não sei parece meio a única diferença é que nós não temos mais belos discursos nós perdemos a beleza que aqui está preconizando nós perdemos a cultura de falar ass já que você vai criticar né o sentimento Sublime em relação a uma uso da palavra Sublime em relação a uma cachoeira outro exemplo que ele dá né um catálogo de férias falando que você vai viver uma grande aventura assim por que você não dá numa aula de inglês né numa aula de português o que que é uma grande aventura Então vamos analisar a odisseia analisar uma
grande mitologia uma grande história história bíblica por exemplo e comparar com uma história ruim pronto aqui nós temos sentimento bom adequado a coisa boa sentimento ruim adequado a uma coisa ruim né por isso que ele volta né É exatamente essa frase né para cada aluno que precisa ser resguardado de um leve excesso de sensibilidade existem três que precisam ser despertos despertados do Sono da fria vulgaridade não hoje você simplesmente coloca Centralizado Por issso que eu fiz aquele Episódio sobre sobre a centralização né contra centralização você centraliza em uma pessoa com autoridade ela vai te determinar
o sentimento ela vai determinar uma narrativa pra sua vida e você não tem mais esse tal você não tem mais uma educação falando olha vamos pensar agora com lógica Como que eu consigo perceber premissas erradas Quantas aulas sobre sobre lógica sobre premissas sobre falácias sobre argumentos sobre so a diferença entre eh um pensamento que ele seja intuitivo e um pensamento cognitivo você não tem você não tem sabe eh você você não tem a relação com a realidade objetiva é isso que nós estamos perdendo no mundo tá é uma conexão com uma lei natural o eh
vai ser o tema do do segundo capítulo aqui e o tema do capítulo final por que que nós não temos uma lei natural enxergar a lei natural e falar olha não importando o que que o homem Diga Não importando a constituição não importando o que que um poderoso disse não importando o evento histórico existe uma lei natural dizendo roubar errado corrupção é ruim não mate não não minta na TV não importa o que que um juiz poderoso decida o que é justo é uma coisa o que a justiça humana faz pode estar aspirando aquela aquela
Justiça por si mas ela não chega e o caso de uma decisão injusta ainda é mais claro porque você tá jogando está se afastando da verdadeira justiça e nós precisamos necessariamente ter um sentimento negativo um instinto completamente negativo em relação a esse poderoso você reparou como o mundo de hoje assim mas é um livrinho desse tamanho tá então eh minha grande recomendação aqui e quis fazer isso num podcast não só no nosso na nossa sessão sobre livros aqui no senso em comum porque e vale muito a pena que nós estejamos refletindo constantemente sobre isso e
e nós estamos hoje né quando eu retomei esse esse esse projeto do do podcast nós falamos sobre a diferença entre duas culturas logo depois eu comecei a falar sobre a crise de identidade né da da do das nossas nações hoje você repara como muitos dos intelectuais hoje dos intelectuais sérios que não são esses intelectuais mediáticos ai como as democracias morrem Richard dkin P O Thomas piqueti e outras mulas quadradas e eles estão falando olha nós precisamos de um novo modelo de sociedade este modelo ele está aberto para discussão porque o da ordem Liberal também fizemos
um episódio sobre isso né sobre a falência da ordem Liberal este modelo da ordem Liberal ele é falho ele é falho justamente porque você quer tirar né todo o instinto todo o sentimento toda proteção transcendental de uma lei natural do homem e você quer ao mesmo tempo que ele tenha o sentimento de ser um homem ou ser uma mulher você quer a mesmo tempo que ele tem sentimentos em relação à Ciência ele nunca vai defender a ciência com argumentos Racionais ele vai dizer eu confio na ciência ou seja exatamente o que que o gaios e
o titios aqui estavam reclamando no coler né eu tenho sentimentos positivos em relação a uma pessoa que me diga Ah a minha opinião é Ciência é o mundo do Átila e amarino entendeu é o mundo dos grandes cartéis é o mundo da da da grande mídia é o mundo de uma planificação de cabeças que não tem mais peito não tem mais a mínima capacidade de pensar e abolição do homem é minha recomendação literária então para para vocês eu acho que dá pra gente aprofundar ainda muito sério acho que faria uns 10 episódio só sobre esse
livro e nossa Grande salvaguarda para tentar salvar o acidente etc Claro Vila Madalena e adjacências não se esqueça então de comprar os livros que você queira comprar na livraria pon Sens em com Org tem abolição do homem lá e não se esqueça de nos fazer um pix porque nós estamos dependendo exatamente desse sentimento que você pode ter sabe de vamos dizer né de eh ah já que o Flávio falou umas coisas ali ramente interessantes então meu sentimento vai ser agora colocar uma mão na consciência e outra na carteira e e e fazer um pix aqui
pro Sens Inc comum Flávio Morgan m r genen @so incom.org nos vemos então na semana que vem e go Morgan em Brasília encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente se você quer perder amigos e ser mais inteligente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente se você quer perder amigos e ser mais inteligente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o
ocidente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente encha o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente você quer ficar bonito gagos e elente Seme correto Indu contaras pias fazer aquele [Música] CR ench o nosso rabo de dinheiro e salve o ocidente