Materialismo Histórico Dialético - Apresentação e Crítica

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Gidalti Guedes
Neste vídeo, dedico-me em apresentar de modo sucinto o pensamento de Karla Marx, com foco nos seguin...
Video Transcript:
o olá pessoal tudo bem eu sou ajudar eu te guedes sua professora universitária e estou aqui hoje com a grande missão de compartilhar com vocês o pensamento de karl marx nós já tratamos de beber nós já tratamos de dor km já tratamos de conte e hoje vamos encerrar essa revisão dos clássicos da sociologia com o materialismo histórico dialético de karl marx e também compreender a origem das desigualdades socioeconômicas na perspectiva deste autor karl marx é muito lido muito criticado e também mal compreendido e hoje eu vou tentar uma responsabilidade muito grande não é fácil eu
não me sinto o dono desse proprietário desse conhecimento mas eu vou compartilhar um pouquinho daquilo que eu tenho lido e compreendido de max tá bom vamos lá então marques nasceu em 1818 e fala o 883 ele viveu o século 19 o século do avanço científico século do avanço do capitalismo industrial ele viveu intensamente aquele período em que a revolução industrial estava realmente muito feroz no seu avanço e também na exploração dos trabalhadores quem quiser estudar depois veja lá na história do direito do trabalho e também na própria história da revolução industrial como que aconteceu naquela
época para você compreender as motivações e o lugar existencial do autor existem pessoas que querem discutir as ideias de um autor esquecendo qual o momento qual a situação existencial do autor no contexto de marx é muito importante você precisa entender como que ele viveu e o contexto da época para poder realmente perceber o sentimento de urgência que ele tinha nas mudanças tá certo mas vamo oi para aqui fazendo uma leitura do de um trecho de marques eu vou ler aqui na minha colinha eu peço que você acompanha e na produção social da sua existência os
homens estabelecem relações determinadas necessárias independentemente da sua vontade essas relações de produção correspondem a um certo grau de evolução das suas forças produtivas materiais o conjunto de tais relações forma a estrutura econômica forças produtivas materiais o conjunto delas força forma a sua estrutura econômica o fundamento real estrutura econômica o fundamento real sobre o qual se levanta o edifício jurídico e político o e ao qual respondem formas determinadas da consciência social e esse trecho que tá lá na contribuição à crítica da economia política de marx ele já fala muito ele já é uma síntese da maneira
como marcos compreende o princípio de causalidade sim princípio de causalidade eu preciso compreender como que a máquina funciona como que o sistema funciona lembra lembra disso houve uma mudança na sociedade medieval para a sociedade industrial capitalista e essa mudança é compreendida estudada por vários autores e cada autor utiliza uma lente para tentar entender como que essa sociedade funciona quais as regras de funcionamento da sociedade e não somente de uma sociedade mais de todas é importante isso e aí max de toca naquele que ele considera a ferida né ele toca no ponto nevrálgico ele identifica que
a causa primeira de todas bom dura da sociedade é o que isso as são as condições materiais da existência humana é a maneira como nós nos organizamos para produzir a maneira como a pessoa busca o seu alimento como a pessoa busca é a pessoa e o grupo né como que eles se organizam para poder produzir para continuar vivo porque não adianta nós pensarmos em filosofia arte né pensarmos em ideologia e política se você não conseguiu matar a fome a questão mesmo é muito vinculada às necessidades primeiras da existência humana primeiro aquele grupo se organiza para
comer para produzir e depois que eles se organiza vem outras estruturas é isso eu essa é a compreensão de marques e aí eu peço que você acompanhe isso o princípio de causalidade para max está então nas condições a desistência a partir daí ele cria ele visualiza uma estrutura da sociedade a infraestrutura é onde tá os princípios materiais de existência ea infraestrutura que gera a superestrutura é a primeira então a primeira coisa que nós precisamos nos preocupar é como que aquele grupo como que aquela sociedade se organiza para produzir é a economia bom então mas precisamos
compreender a organização do trabalho compreender os meios de produção e também as forças produtivas precisamos compreender isso né como é que aquele povo aquela tribo né aquela tribo lá da indonésia ou as tribos aqui no brasil como que ele se organizavam para produzir comida alimento para sobreviver em torno dessa organização é que você tem as demais coisas e no caso aqui do capitalismo marx faz uma uma crítica muito forte ele diz que por mais que ainda existam outras classes outros grupos que vivem de outra maneira que produzem de outra forma ele diz que quanto mais
o capitalismo avança e o capitalismo no seu modelo industrial quanto mais isso acontece você tem uma divisão uma bipolaridade é que você tem aqueles que são donos dos meios de produção e aqueles que são é os dados trabalhadores eles vendem a sua força para os donos de produto dos meios de produção sua força de trabalho então você tem uma sociedade dividida em dois polos os burgueses a burguesia e o proletariado os trabalhadores hora a partir disso você tem aquele que é dono e que tem um lucro no final a organização do trabalho diz como a
riqueza será distribuída então a economia gera relações sociais quem é que tem prestígio social quem consegue acumular a o fruto do trabalho coletivo esse fruto do trabalho coletivo ele é acumulado pela classe burguesa é por isso que até importante compreender a infraestrutura a maneira como uma sociedade vive a economia e as suas relações sociais para depois você compreender a outras dimensões da vida em sociedade só que para marcos veja bem aqui tem o grito de classe justamente por isso ele entende que a sociedade vive uma relação conflituosa ele não percebe harmonia na sociedade harmonia que
existe no contexto do capitalismo industrial é uma harmonia forjada a sociedade vive sempre um conflito de classes porque existe sempre uma burguesia é uma classe dominante que a detentora dos meios de produção oprimindo o proletariado e a distribuição da riqueza que foi produzida coletivamente ela é mal feita é a maior parte dessa riqueza fica nas mãos dessa classe aqui bem para manter essa estrutura econômica de desigualdade e de injustiça funcionando na perspectiva de karl marx nós precisamos de uma estrutura política essa estrutura política ela tem um estado ela tem uma estrutura jurídica de lei ok
e essa estrutura poli o estado direito de leis ela também ela é validada por uma força coercitiva porque nós temos o aparato policial nós temos o exército que na perspectiva de durkheim dos positivistas são extremamente importantes para garantir a ordem a coesão social para que a sociedade siga em harmonia e continue evoluindo isso na perspectiva dos positivistas e do quem agora na perspectiva de marx essas forças essas forças coercitivas esse aparato com esse tivo do estado ele não é para garantir a harmonia ea evolução não para ele isso aqui tá funcionando o estado está funcionando
para garantir que essa relação econômica desigual essa má distribuição da riqueza ela continue e é para garantir o direito da burguesia é por isso que a burguesia ela coloca os seus representantes lá no estado é por isso que existe uma preocupação muito grande da burguesia ter políticos tanto e agentes no estado tanto no legislativo no executivo e como no judiciário é importante para o visita é porque eles vão garantir leis aprovação de leis que vão beneficiar quem a classe trabalhadora não vão beneficiar a burguesia os donos dos meios de produção ok só que ninguém vive
nenhum trabalhador vive debaixo da arma debaixo da opressão da lei do judiciário nenhum trabalhador aguenta viver debaixo da opressão do próprio líder ali né do chefe no pátio da fábrica obrigando e cobrando ninguém vive essa opressão por muito tempo somente pela pela correção do estado não é necessário também uma estrutura ideológica ela é responsável por camuflar a realidade o trabalhador oprimido não pode ter a real percepção da sua condição de opressão de oprimido porque se ele perceber isso ele se re bela então cria-se uma estrutura ideológica para dizer camuflar a realidade para que esse proletariado
entenda que ele vive no melhor do mundo na melhor sociedade possível que sempre foi assim manda quem pode obedece quem tem juízo ok então vez a gente nós temos uma estrutura econômica que gera uma relação social de conflito de classes e para manter essa estrutura eu tenho um aparato político-jurídico e esse aparato político-jurídico ele é chancelado acer o bolo está na parte ideológica da consciência coletiva mas não uma uma consciência coletiva que vai camuflar a realidade das desigualdades e todos da sociedade precisam assumir essas ideias por meio das instituições enquanto os positivistas comte durkheim valorizam
as instituições sociais porque elas promovem a harmonia o max vai criticar a família hierarquizada demais porque a família é um modelo do estado a hierarquia da sociedade da indústria das forças militares e a mesma hierarquia que tem que ter presente na família para que o indivíduo já aprenda a obedecer e não a questionar você tem uma escola que também segue o mesmo modelo industrial com muito hierarquia pesada e aí vem várias críticas com relação a isso e naquela época do século 19 a escola era muito e hierarquizada muito com esse ti e para poder formar
o cidadão obediente e com capacitação técnica para o mercado de trabalho para a indústria você tem uma religião conivente e aí max não enxerga no seu tempo é movimentos religiosos significativos de combate às injustiças não há religião que ele percebe é uma religião comprometida aliançada com os interesses da classe dominante é uma religião atrelada aos a política de alguma forma se for no estado laico que não tem religião mas religiosos fazem allianz amentos políticos né e você tem a confirmação do poder da classe dominante no discurso religioso eu vou produzir um vídeo só para tratar
dessa questão de marx a religião é muito interessante fique atento aí para os próximos vídeos do canal veja esse entretenimento também aí você tem os frankfurtianos utilizando um pouco a crítica de marx e outros tantos elementos teóricos para compreender como que a indústria do e hoje também funciona como aparato ideológico para camuflar a realidade e para nos dar uma sensação de pertença a essa sociedade capitalista e não fazemos crítica não enxergávamos onde nasce a injustiça ea desigualdade do nosso sistema econômico tá bom então essa basicamente é a crítica que marx faz a sociedade materialismo histórico-dialético
nasci num primeiro momento dessa análise das condições materiais de existência que vão influenciar as demais áreas da sociedade uma vez que nós compreendemos o princípio de causalidade materialista para toda a sociedade vamos agora entender a dialética desse princípio na história a lenha comigo a história de toda a sociedade até nossos dias e a história da luta de classes homem livre e escravo patrício e plebeu varão e cerro mestre de ofício e companheiro numa palavra opressores e oprimidos se encontram sempre em constante oposição travaram uma luta sem trégua hora disfarçada hora aberta que terminava sempre por
uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou então pela ruína das diversas classes em luta e são texto do manifesto comunista de marx para entender isso vamos ver o que que essa dialética quem sistematizou esse conceito agora já na ciência moderna na filosofia moderna fui viu o e horrível acredita que existe sempre uma tese que é uma situação vigente na história é quem tá na situação que está dominando a sociedade são para halo são as ideias que dominam a sociedade as leis os costumes o direito que está vigorando na sociedade amoral que está vigorando a
sua que esses valores esse direito essa ideia essa compreensão da sociedade com o passar do tempo ela ela começa a ser contestada surge uma antítese ok essa antítese antítese antítese ela se choca no decorrer da história ela choca com as ideias que existiam antes e o resultado desse choque da tese e antítese é uma síntese é uma nova realidade que nem a tese e também não é antítese e o fruto dessa tensão desse conflito das partes você tem uma nova realidade e aí nós precisamos compreender que rei eu entendi que a dialética na história as
mudanças que acontecem no decorrer da história na sociedade elas acontecem por causa da dialética no mundo das ideias no campo das ideias no campo ideológico político no campo da moral do direito é aqui que as coisas acontecem na perspectiva de rio mas nós já vimos que o princípio de causalidade em marx não é aqui no campo das ideias mas está lá nas condições materiais de existência é por isso que para marx a dialética se dá daqui da infraestrutura para cá no processo histórico de mudanças mas no campo da economia são as mudanças no campo da
economia que produzem as transformações no campo das ideias da ideologia da política o direito beleza olha um exemplo disso muito clássico que é isso aqui ó a nobreza medieval tem a propriedade da terra era assim que o trabalho era organizado tá bom quem estudou feudalismo sabe muito bem disso você tem a propriedade da terra e todas as outras estruturas da sociedade eram criadas estruturadas a partir da propriedade da terra pela nobreza por isso que a nobreza como andava aquela sociedade mas nasceu uma uma outra classe a burguesia após as cruzadas que ela foi se fortalecendo
ao longo dos séculos até chegar o momento do século 16 17 e 18 especialmente que ela ocupa um lugar de destaque na sociedade e ela tem dinheiro ela tem capital para poder financiar o rei que deu o golpe na nobreza ok olha só a ela tem o comércio só que quando chegou no século 18 esta classe burguesa tem as a tecnologia adquire todo o aparato industrial ela compra a máquina a indústria da burguesia e aí você tem uma síntese que é a nova sociedade capitalista moderna industrial urbana essa nova síntese aconteceu por causa dessa tensão
entre os opostos do vinculados à o que a quem detém o controle dos meios de produção isso é muito importante para marx a dialética portanto não acontece no campo das ideias mas acontece primeiramente no campo das condições materiais de existência tendo repercussões para o campo das ideias da política da moral agora eu quero caminhar para conclusão do nosso vídeo fazendo algumas apreciações primeiro eu vou utilizar uma expressão do norberto bobbio né nem com marx nem contra marx marx é um dos mais polêmicos e mais discutidos por e ele estanto divinizado para outros ele é demonizado
é coisa do capeta eu acho que a gente tem que superar essas visões polarizadas são infantis nós não precisamos disso na sociedade de hoje temos vários exemplos na história de governantes que baseados na nessa pressa pela síntese do marcos eles buscaram a revolução armada essa revolução essa presta pela síntese ela é violenta ela agride o ser humano e ela gera o que governos totalitários e os governos totalitários seja de direita ou de esquerda favorável a burguesia o favorável ao proletariado não importa os governos totalitários não respeitam o ser humano não respeitam é princípios fundamentais que
a sociedade democrática de hoje precisa a pressa pela síntese é contestada inclusive e por theodore adorno theodor adorno da escola de frankfurt desenvolve uma uma dialética negativa eu não entendi nada disso fica falando besteira por aí pela internet mas assim a dialética negativa dia dor no é justamente a negação da presta da síntese porque toda pressa pela síntese gera totalitarismo aqui nós temos previsões está tô lógicas porque tecnológicas o boaventura de sousa santos um sociólogo português ele diz que marcos em alguns momentos ele fez previsões quero mais uma esperança né uma esperança da sociologia dele
que é engajada na esperança de que o capitalismo fosse acabar por causa das revoluções do proletariado essa esperança não se confirmou é muito mais uma escatologia do que uma previsão científica sociológica beleza o capitalismo se apropriou da crítica de marx e ele se metamorfoseou como se fosse um camaleão que vai saber quando a nova realidade a pressão do proletariado transformou o capitalismo mas não acabou com ele outra questão é problemas com aqui é de única do materialismo histórico e dialético não somente marques qualquer análise da sociedade e muitas vezes da própria natureza que parte de
causalidade única que tem encontrar um único culpado para as coisas uma única causa ela falha nós vivemos numa sociedade complexa nós temos uma natureza complexa e aí nós temos vários autores no decorrer do século 20 que foram advogando isso eu não posso querer somente causalidade única das condições materiais de existência para o campo das ideias da política da ideologia existem é mudanças na história que acontecem aqui existem causas que não foram é vinculadas às condições materiais de existência foram estão vinculadas causas aqui no campo das ideias da política da religião da espiritualidade da ideologia é
por isso que a educação é tão importante nesse processo de mudança da sociedade quem vai entender essa que a dialética aqui tô aqui no campo material também acontece no campo das ideias só que existe uma dialética entre os câmpus uma dialética que das condições materiais para o campo das ideias do campo das ideias para as condições materiais reter essas áreas que aparentemente são distintas para entender isso o verber max beber desenvolve uma reflexão sobre isso mas também o próprio teodor adorno na sociologia dialética dele não robert elias também faz essa crítica anthony guiddens também mas
não podemos mais compreender as coisas como causalidade única porque a sociedade complexa existem múltiplas causas para o desenrolar da história para esse processo de mudança que acontece na sociedade mais para frente podemos aprofundar esses assuntos mais ficamos por aqui obrigado pela sua audiência né e curte não esquece de curtir de compartilhar e de se inscrever no nosso canal um abração e aí
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