Exposição Bíblica: Jonas (parte 4)

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Igreja Presbiteriana das Graças
Pr. Augustus Nicodemus Jonas 4 Culto Noite 07.05.17
Video Transcript:
boa noite a todos quero saudá-los o nome do senhor jesus e agradecer mais uma vez o convite para estar com vocês neste domingo para celebrar o nome do nosso deus e da o culto do qual ele é digno a minha gratidão ao conselho da igreja sábio que não pode ter aqui um motivo de viagem conforme já foi dito ea todos os demais pastores com quem durante o dia eo privilégio de ter uma comunhão muito preciosa irmãos hoje à noite nós vamos terminar a série de mensagens no livro de jonas que começamos no primeiro culto às
oito e meia da manhã chegamos no capítulo 4 onde nós temos o relato da misericórdia de deus com relação o povo de nínive também para com o seu profeta teimoso profeta jonas que você abrir sentam à escritura no capítulo 4 de jonas nós faremos a leitura em seguida a exposição do texto 4 vamos começar no capítulo 3 verso 10 por causa do com isso do capítulo 4 10 o primeiro que faz referência remete ao velho anterior viu deus o que fizeram como se converteram do seu mau caminho de deus se arrependeu do mal que tinha
dito lhes faria e não fez com isso desgostou se jonas extremamente que cuidará de ouro ao senhor e disse senhor não foi isso o que eu disse estando ainda na minha terra por isso me adiantei fugindo para testes pois sabia que é deus clemente o misericordioso tarde irá grande benignidade e que tinha arrependido do mal depois o senhor tira minha vida porque melhor nem morrer do que viver e disse o senhor é razoável mesmo e repousou debaixo dela sombra até ver o que aconteceria à cidade o senhor deus nascer uma planta de jonas para quem
fizesse sombra sobre a sua cabeça a fim de livrar do seu desconforto jonas compõe se alegrou em extremo por causa da planta mas deus no dia seguinte ou subir dalva enviou um verme a planta e estas sol deus mandou o vento acalmou zhu oriental o sol bateu na cabeça de jonas de maneira que só inicia pelo que pediu para se a morte dizendo melhor morrer o que dizer então perguntou de jonas é razoável essa tua ira por causa da planta ele respondeu é razoável a minha ir até à morte tornou o senhor tu tens compaixão
da planta que não gostou do trabalho a qual não quisesse crescer numa noite nasceu em uma noite ofereceu e não em dia ter compaixão da grande cidade de nínive em que há mais de 60 vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita ea mão esquerda e também muitos animais até aqui a leitura da palavra de deus o capítulo 4 é o registro da reação do profeta jonas diante do perdão de deus para os ninivitas e como deus tratou isso o profeta do capítulo 4 é que a salvação é de deus e deus
salva quem ele quer da maneira que ele quer e que todos deveriam se alegrar quando pecadores são salvos talvez a melhor demonstração disso é aquela parábola do credor e compassivo que jesus conta do evangelho de mateus capítulo 18 28 30 e 33 e um homem que devia uma soma muito grande ao rei e não tinha como pagar o rei então mandou que ele fosse preso vendido toda sua família e ele mesmo como escravo até que a dívida fosse paga esse homem então se humilha diante do rei e pede que o rei perdoe a sua dívida
e removido de compaixão perdoa aquela soma extraordinária que o homem devia o homem sai do palácio perdoado e quando sai do palácio encontra um amigo dele que ele devia igualmente mais uma soma muito menor e ele pega um homem pelo pescoço e diz paga o que você me deve o homem tem para com ele a mesma atitude que ele tinha tido para com o rei o amigo disse não tenho como pagar isso tenha compaixão tenha paciência que eu vou pagar o que estou devendo mas esse homem que tinha sido perdoado pelo rei uma grande quantia
ele não quis exercer a mesma misericórdia da qual ele tenha sido alvo para com seu colega e ao contrário entra num processo judicial contra seu amigo para que ele pague o que deve e aí foram contar o rei o rei então chama o cerro aquele homem diz homem mal eu perdoei a vocês a dívida tão grande não devia você igualmente ter misericórdia do seu conservo que ele devia 8 - lançou o homem na prisão até que ele pagasse toda a dívida que havia sido perdoado essa é mais ou menos a história que nós temos diante
de nós o profeta jonas que no capítulo 2 havia sido salvo por deus do afogamento através de um peixe não quer estender a mesma misericórdia aos níveis e quando os ninivitas se convertem se arrependem no seu pecado e deus decide que não vai mais destruir a cidade jonas fica muito irado e fica revoltado com deus porque os ninivitas se converteram e deus pegou os ninivitas e o restante do capítulo 4 é como deus virou com o coração do seu profeta um coração cheio de rancor cheio de ira e cheio de mágoa pelo que deus havia
feito uma outra ilustração é aquela parábola do filho pródigo e nós vemos em lucas capítulo 15 do filho mais moço que vai desperdiçar os bens no seu pai e volta arrependido alguns anos depois de o pai dá uma festa e um filho mais velho que nunca havia saído de casa nunca tinha feito nada errado sempre tinha ficado em casa ajuda do pai no serviço e tudo mais fica revoltado porque o pai dá uma festa para o irmão que volta a repreende duda é o caso de jonas o irmão mais velho é jonas que fica revoltado
porque deus teve misericórdia dos próximos ninivitas e essas histórias ilustram tão bem o nosso próprio coração quando nós deixamos de demonstrar misericórdia compaixão amor para com aquelas pessoas que nós achamos que não merecem receber absolutamente misericórdia alguma como é o caso de jonas em relação aos níveis ele tem apenas uma dificuldade é que não deixa claro se jonas realmente se arrepender dessa atitude jonas sai mal na fita que o livro termina dando uma impressão ruim de jonas na verdade ele está amargurado porque deus perdoa pessoas que ele achava que não mereciam ser perdoados o livro
termina com jonas questionam sendo questionado por deus a respeito daquela sua atitude mas as evidências apontam para uma resposta positiva à pergunta se jonas havia realmente se convertido primeiro porque ele registrou o episódio é evidente que se jonas não escreveu este livro mas ele pelo menos é a fonte primária quem quer que escreveu um livro de jonas teve acesso à experiência pessoal do profeta e porque é que ele deixaria que alguma coisa desse tipo que o denigre aparentemente fosse publicada a não ser que ele queria que a sua experiência servisse de estímulo para os seus
compatriotas e israelitas para que eles tivessem compaixão dos pagãos dos assassínios do sne vidas e de todas as outras nações ao redor da nação de israel ou talvez um livro termina dessa forma porque ele quer uma reação do eleitor você vê que o capítulo 11 11 que encerra o capítulo 4 ele é uma pergunta que deus faz a jonas será que não posso ter misericórdia de quem eu quero ter misericórdia e como não tem resposta é como se deus dissesse a bola agora está com você que está lendo responda isso você vai responder se você
que está lendo será que não posso ter misericórdia de quem eu quero ter misericórdia ou será que é o seu conceito ou será que são as condições que você colocou na sua cabeça ou as qualificações de um determinado grupo de pessoas que vai determinar quem eu vou salvar ou não o livro como que pede então uma reação do eleitor diante desse dilema diante dessa controvérsia no final respeito da misericórdia de deus que ele disse de estender a quem ele quer estender lembremos que o tema do livro é exatamente esse que a salvação é de deus
coisa que o próprio jonas admitiu no final o capítulo 2 nós vamos ver aqui no capítulo 4 primeiro essa reação indignada de jonas diante da misericórdia de deus versos de 1 a 3 depois há a causa da sua reação está no meio dessa perigo pequeno versu2 o questionamento de deus a depois a teimosia de jonas no verso 3 o questionamento de deus nos versos 4 a 5 e finalmente a lição que deus dá em jonas no verso 6 ao verso 11 a minha expectativa na exposição desse capítulo é que através desta exposição deus trate o
nosso coração de vários dos problemas que estavam que são similares ao aos problemas que havia no coração de jonas e que deus nos dá a graça misericórdia de nós muito bem vamos começar com a reação indignada de jonas está aí nos versos de um a três com isso desgostou se jonas extremamente ficou irado melhorou a deus e disse não foi isso que eu disse por isso que eu fugi porque eu sabia que é deus clemente o misericordioso tarde irá se grande benignidade que se arrepende do mau mau e perverso deus exigem sacrifícios do povo que
é cruel na batalha que não tem compaixão dos vencidos que não faz reféns determina a todos por perder e justo enquanto isso lá na minha terra a nação de israel segundo lá o meu povo está adorando outros deuses a aliança e aqui se obter 20 bolas eu entendo isso como é que só pode ser tão injusto está no coração do jogo ele acha que deus o injusto e não destruir a cidade de mini ele achava que deus deveria destruir nínive como destruiu sodoma e gomorra e ele tinha pregado na cidade porque deus me mandou pegar
mas no coração jonas não queria que ninguém acreditasse na pregação dele é um jogador que eu conheço tinha esse objetivo ninguém acredita mas deus misericordioso soberano sábio e freqüentemente misterioso usa a pregação desse profeta para o maior rival momento que nós conhecemos na história na cidade de perto de meio milhão de habitantes se converte o rei até toda a população durante 40 dias a cidade de nimes se prostrar diante de deus em oração em clamor mudança de vida de jejum e depois dos 40 dias fica evidente que deus não haverá de destruir a cidade porque
deus viu o arrependimento do sne visitas e deus então se afastou do mal que diz que haveria de fazer diante das evidências claras da conversão do rei e de todo o povo e todo mundo estava feliz - o crente que ele achava que aquele povo não merecia jonas não é diferente do nosso freqüentemente nós estamos dizendo adeus de uma maneira ou de outra que ele é justo no tratamento com as pessoas as pessoas que fizeram tantas coisas erradas de repente encontra um adeus de repente são beneficiados pelo perdão de deus tem a vida transformada e
de repente meu filho foi criado na igreja cresceu ouvindo os princípios abandonar a fé vai embora se torne um ateu deus na justiça esse tipo de coisa aconteça justiça o senhor trata dessa maneira como se nós pudéssemos dizer ao altíssimo de que ele vai ter misericórdia ou quem ele vai salvar ou colocar limite zação desse deus que é soberano jonas está irado quando ele percebeu que deus realmente não iria mais destruir a cidade de nick como ele queria provavelmente isso foi depois dos 40 dias enquanto que os ninivitas estavam olhando o calendário esperando passar os
40 dias para ver se não seriam destruídos jonas a cada dia dizia ainda bem que falta dez dias quem sabe deus vai mudar de opinião e vai destruir a cidade quando jonas viu que deus não iria destruir a cidade diz aí o verso 1º que jonas se desgostou extremo literalmente no hebraico isso foi mal aos olhos de jonas um grande mau mau ficou irado literalmente é isso a ira de jonas como água colocada chaleira que é colocado no fogo a bondade de deus foi alguma coisa mal para jonas ele esqueceu todo bem que deus não
havia feito quando salvou do afogamento quando deus deixou a ida dele jonas começou a sua 10 do capítulo 3 diz que deus 19 o rei estava na expectativa de que deus se apartar ia do furor da sua ira e no verso 10 diz que deus se apartou da sua ira e quando deus se apartou da sua ira por vez de jonas começar a ir à dele agora que está virado era mais deus era jonas agora estava com raiva porque deus não estava com raiva essa contradição pelo menos jonas chorou no final do verso 2 no
início versu2 e jonas chorou ao senhor quando a gente está com raiva é a última coisa que a gente faz a gente na hora inclusive já o quixadá deve ter ouvido gente dizer sim eu não vou não porque estou com tanta raiva embora na verdade mas ao contrário aí consegui vir embora quanto mais com raiva você está mais você está precisando agora de falar com deus não deve ser o sentimento de ira no seu coração de impeça a sua oração porque é má fé quando mais nós de fato precisamos buscar a deus pelo menos jonas
ouro e ele abriu o coração diante de deus no verso 2 ele disse a deus eu não disse eu sabia que isso aconteça eu sabia que isso acontecer aí no verso 2 ele achava que deus estava absolutamente errado em fazer isso aqui dois diesel sabia que tu és deus clemente o misericordioso tarde irá grande benignidade que se arrepende do mal jonas está citando literalmente êxodo 34 6 quando moisés tinha pedido a deus eu quero ver a tua face quero ver a tua glória de deus respondeu a moisés nenhum homem pode ver a minha glória minha
paz e viver mas eu proclamarei a minha bondade diante de ti e deus então passa na frente de moisés e proclama o nome do senhor que diz deus o clemente o misericordioso tarde ir às grandes benignidade e que se arrepende do mal é assim que deus se revelou a nação de israel e jonas sabe o catecismo decorado a teologia de jonas era boa problema de jonas não era teologia pra onde jonas era o coração dele ele sabia quem era deus e o problema de jonas é que ele nessa altura ele não gosta de quem deusa
eu sabia que tu eras um deus bom deus clemente o misericordioso e compassivo e que se arrepende do mal o que tem de errado com isso essa é a descrição perfeita do verdadeiro deus mas é que para jonas deus era bom demais deus é misericordioso demais deus era compassivo demais a ponto de entender o seu perdão para aquele povo que é inimigo da nação de israel para um povo idólatra cruel e maldoso rocha rocha a frase da bíblia que deus é bom eu não sou e ele governa universo então eu estou no universo governado por
um deus bom resultado no universo governado por um deus bom deus é bom às vezes pode soar como uma má notícia e é exatamente agora a bondade de deus é má notícia para jonas que ele queria destruir os inimigos do povo e os inimigos eu sabia que ia fazer isso eu sabia não pode ver alguém se arrepender que o lado vem o senhor perdoai só pode ser alguém quebrantado que o sol se derrete todo um pecador clamando que o senhor abre mão do juízo e do castigo de deus como é que deus tem que ser
deus freqüentemente o que também não é verdade pra gente seguir a deus ea gente reclama dos caminhos de deus a gente reclama da providência de deus nas circunstâncias a gente questiona deus sobre isso seus atos suas decisões de suas ações e nós queremos dizer adeus como é que ele tem que fazer ou como é que ele devia ter feito e como a gente não consegue fazer deus mudar de idéia a gente fica revoltado e tem gente que passa a vida toda levando mágoa no coração contra deus porque achou que deus o injusto na maneira com
que tratou com ele o tratou com ela o tratou algum familiar ou algumas circunstâncias a nossa vida e nós passamos a vida toda levando essa mágoa contra deus com essa reclamação contra deus de que deus não foi justo deus não me tratou de uma forma correta ou então eu não compreendo como é que deus sendo que ele é e permitiu que isso acontecesse jonas é um retrato de muita gente que não conseguem de fato ter um relacionamento íntimo real verdadeira de confiança com deus porque ele está irado contra quem deus é contra quem encontra o
que deus fez disse que ele tinha fugido desde o princípio e deus então e no verso três jonas simplesmente diz pra deus ter a minha vida eu não quero viver deus e é assim que vai ser minha vida não tem mais sentido primeiro filme chama lado de israel eu estava no meu canto maria tira do reino do norte aparece lá e disse eu vim pra gatinho eu sei eu não tinha no começo eu resolvi ir embora era a melhor coisa só devia ter deixado ir embora e o senhor deixou foi atrás de mim ou me
fez me jogaram no mar e gostoso na barriga de um peixe três dias toda manchada do astro do peixe até agora depois do peixe nem vou me torna praia só tem idéia do que é ser vomitado depois só me obriga caminha 800 quilômetros lado do jovem para mim eu chego aqui nessa cidade passa por ridículo no meio da cidade de meio milhão de pessoas dizendo 40 dias ea cidade vai ser destruída 40 dias o estado vai ser destruída e para piorar o time faz passar por falso profeta porque isso que disse que aconteceu não acontece
agora processa manchado a pele toda manchada longe de casa 800 quilômetros esse povão toda aí festejando alegre porque não vai ser destruído com a razão que eu tenho pra viver embora não vai longe de casa minha vida não tem mais sentido agora acabou nesse ponto de morrer minha vida não tem mais valor não tem mais sentido e compreendendo realidade o que mostra que nós precisamos de sentido para viver a nossa diferença dos bichos dos animais os animais não precisam entender as coisas e um sentido para a existência mas nós precisamos de um sentido que dê
razão à nossa existência e já não tem mais vida pra ele agora absolutamente não está sentindo um profeta fracassado é melhor morrer ele está com raiva ele pairava está a encolher usado até em música do seu coração a sua mágoa profunda ele chega a deus e disse que o que mais nos impressiona é reação de deus assim como nós já vimos aqui que jonas é uma das poucas pessoas na bíblia que tem uma segunda chance moisés não teve moisés errou uma vez de deus disse 'você não vai entrar na terra prometida a moisés pediu não
vai mas este profeta de deus tem compaixão de deus não condena e não critica jonas ele só faz uma pergunta no verso 4 jonas é razoável é você tem o direito de ficar com raiva quando eu perdôo os teus inimigos você tem o direito de ficar zangado quando eu abençoo aquelas pessoas de quem você não gosta isso dá o direito de se sentir assim a resposta óbvia é não não é correto não é justo e não é razoável jonas está irado daquela forma mas veja que abordagem de deus é levar o profeta a olhar para
a situação de maneira objetiva porque ainda é uma emoção que tal da nossa objetividade pessoas iradas elas não conseguem raciocinar direito é por isso que a escritura diz que a ira humana não produz a justiça de deus e deus aqui se aproxima de jonas tentando levar zonas a raciocinar jonas pensar bem se ouvindo jonas está dizendo você está dizendo é razoável isso que você está dizendo e jonas não dá resposta pra deus simplesmente vira as costas diz aí o verso cinco que já saiu da cidade revoltado assentou se ao ambiente da mesma deve ter subido
numa das encostas do iene e ali ele fez uma em hama derramada é uma cabana de o judeu sabia fazer isso pelo menos uma vez no ano que a festa das cabanas em israel ou a festa dos tabernáculos e os judeus então aprendiam a fazer as cabanas de galhos e folhas nem como lembrança o tempo em que eles play peregrinaram no deserto 40 anos morando e morando em tendas então pelo menos uma vez por ano judeu tinha que montar uma cabana e jonas como judeu sabe muito bem fazer isso não faltava alencar dos arbustos ele
pega faz um e ramada ele sabia fazer isso para se proteger do sol ele senta ali e diz pra ver o que é que aconteceria a cidade que já está pensando no bom deus mudou de opinião uma vez pode ser que mude uma segunda ele tinha dito que não ia destruir tinha dito que ia destruir agora não vai mais quem sabe ele muda de novo ele vai destruir a cidade eu quero ficar aqui para ver o que vai acontecer e jonas então faz uma cabana ali olhando para a cidade para ver o que ia acontecer
segundo nos dias do final do verso 5 é que acontecerá na cidade ou seja ele tinha ainda a expectativa de que deus é um assunto realmente ele tinha alguma expectativa de que alguma coisa aconteceu bom nós menos não até o final do capítulo a lição que deus deu a jono diz aí o texto que deus fez crescer uma planta para abençoá jonas tem no verso 6 então é uma planta que subiu por cima de jonas para que fizesse sombra sobre a sua cabeça a fim de livrar do seu desfavor o debate no século 4º interessantes
debate entre agostinho jerônimo discutindo que planta porque não tenho certeza mas parece jerônimo achava que era uma bobeira trazem aboboreira e outros ao agostinho achava que era um tipo de videira que tem na região que tem uma folha muito larga então os dois estavam brigando serão videira ou se era uma boleira provando que às vezes muitas das discussões teológicas e realmente não têm o menor objetivo mas não deixa de ser interessante né o casal estava discutindo aqui que tipo de planta é o que mostra que desde que a gente entende a história da igreja desde
o começo da história da igreja sempre a bíblia foi alvo de investigação acurada e as pessoas querem saber exatamente o que é que a escritura nos nos quer dizer uma bobeira uma videira o fato é que era uma planta que tinha uma uma folha larga o suficiente ou folhas largas o suficiente para formar uma camada que e produzir uma sombra muito agradável porque essa região aqui da região de nínive era conhecida pelo calor intenso e pelo sol escaldante que ele fazia diz aí final do mês seis que jonas se alegrou em extremo por causa da
planta é o único lugar no livro de jonas fica alegre antes quando os marinheiros se arrependem e se convertem adeus adeus também não mas quando deus dá uma sombrinha para ele se alegra quando o benefício é com a conversão da cidade inteira mas agora deu uma sombra da sua dock do seu calor e ali diz aí que ele ficou extremamente alegre contraste aí com o verso 1º do capítulo 4 que disse que ele ficou extremamente zangado mas agora ele fica extremamente alegre era um homem de emoções quando ele não estava extremamente grave e ele estava
extremamente alguém assim o problema é que uma pessoa muito levada por esses extremos ele é como jonas não é interessante nenhum momento é questionado aqui de jonas era de fato crente e temente a deus mas o livro de jonas abriu uma janela para o coração humano para personalidade humana e nos mostra até que ponto um crente verdadeiro pode ir e as coisas que às vezes se abrigam no nosso coração e preciso de tratamento é o caso deste homem que agora se alegra é de 17 a 18 no dia seguinte de manhã cedinho ao levantar dalva
subir dalva deus enviou um verme já tinha chamado atenção nossa para o fato de que no livro de jonas deus aparece como comandando diretamente a criação deus manda e omar se leva deus manda o vento sopra deus manda e o peixe vem de deus manda ea planta nasce cresce e deus manda ea lagarta vem se refere uma gata preta que é muito comum naquela região e que é fatal para a agricultura uma gasta 10 obedecer o comando de deus e então veio e como o coração da planta no final do set que a planta e
não deus não no dia 18 quando o sol nasceu deus mandou o mesmo deus que manda no marquee manda no verme que manda na planta é o deus que manda 90 e deus mandou um vento evento call uso oriental esse evento aqui é o famoso e scirocco que é um vento quente cheio de partículas pequenas de areia que eleva a temperatura toda vez que ele só para formando insuportável para o ser humano é muito comum esse tipo de tempestade o nome que se dá a esse tipo de evento e deus manda lá vindo da banda
do deserto um vento oriental cal mozzo neoci louco já tinha tirado a planta da cabeça de jonas o vento agora vem provavelmente despeça as nuvens porque diz que o sol começou a bater direto na cabeça de jonas e o resultado é que deus mais ou menos fez com que joga se sentisse tremendamente diz confortável muito confortável a ponto de que no final do verso oito zonas volto a dizer é melhor morrer do que viver ps um cara que gostava de morrer e se jonas para ele a solução para todos os problemas fazer uma pausa aqui
mencionar apenas de passagem de pessoas que querem morrer como isso tem ultimamente sido veiculado na mídia uma série de motivos pelo que fala a respeito do suicídio e de uma maneira bastante comovente e também muito gráfico em violenta mas não é só na nossa época essa é uma questão que sempre perseguiu a humanidade a falta de significado e pensar que a morte é a saída para os problemas da vida e jonas é um bom representante disso vivendo cerca de quatro ou três mil e quinhentos anos a desculpa cerca de 600 a 700 anos antes de
jesus cristo num ambiente uma outra cultura que é a cultura do antigo oriente melhor morrer do que viver é uma frase que acompanha a humanidade desde o seu nascimento olha a resposta de deus no verso 9 até o verso 11 deus repete a pergunta anterior só que agora com relação à planta jonas está certo você ficar com raiva pela morte da planta mais uma vez deus tenta levar o seu profeta a raciocinar a ver o que ele está dizendo que ele está fazendo geralmente é assim que deus trata conosco às vezes deus age de maneira
direta no nosso coração aquelas perspectivas ou aquelas impressões que o espírito santo de deus nos dá e que deus nos comunicar de maneira imediata acalmando o nosso coração ou e essa é a maneira mais comum é usual pela qual deus vila conosco deus nos leva a refletir deus nos leva a pensar porque foi ele que nos deu essa condição intelectual de análise de consciência de auto avaliação e de concluir alguma coisa e ele faz isso através da sua palavra é razoável que você fique irá é razoável essa sua atitude diante dos seus pais sua atitude
diante da sua esposa diante do seu marido o diante do seu vizinho com o seu chefe no seu trabalho é razoável está certo isso geralmente deus conosco e é dessa forma que ele nos guia no caminho da verdade na santidade nos convencendo nos persuadindo nos mostrando o caminho e nos puxando para que nós admitamos de fato meu procedimento não está correto o que estou fazendo não é razoável essa minha atitude de fato está errado a deus por favor me perdoa e pela tua graça me ensina a andar na verdade ensinada no caminho geralmente é assim
que deus trata conosco ele está fazendo e veja como eles ele cuida de jonas sempre perguntando jonas é razoável que você está fazendo de tantas maneiras por exemplo um sermão como a noite a leitura da bíblia você fez hoje ou a conversa com o irmão crente ou alguma outra forma que deus usa para confrontar você com a verdade com a palavra dele a pergunta dele sempre está certo isso que você está fazendo essa pergunta ela mostra que esse deus está disposto a nos ouvir a se relacionar conosco nos expor a sua verdade e nos guiar
no seu caminho mas a reação de jonas olha a reação de jonas aí no verso 9 quando deus pergunta é razoável por causa da planta ele respondeu é razoável a minha ira até a morte pela terceira vez jonas fala em morrer ele diz assim deus estou a ponto de morrer de tanta raiva porque o seu matou a planta que era uma benção pra mim era a única coisa que me restou só acabou com a minha reputação só acabou eu sou falso profeta agora isso acabou com todos o tirou tudo de mim a única coisa que
não tinha essa plantinha e se acham popozuda tirol não toco falta razão é só com muita pronto tô morrendo de raiva do senhor tirou tudo de mim minha vida a desgraça de pedir um marido se eu nunca me deu a minha doença só não me deu o que é bom pra mim na vida minha vida toda sofrendo minha vida um rosário de amargura e sofrimento e do jonas aqui tá fazendo o que nós vamos fazer alguma coisa revoltado com o senhor um pouquinho de coisa boa que eu tinha ainda quando eu pensava que não podia
ficar pior ficou quando pensei que só tinha chegado no final de todas as maldades só podia fazer comigo só inventou mais um enfrentou mais um é o que eu estou dizendo aqui eu estou furioso como o senhor até a morte porque o senhor tirou a plantinha e agora então é a vez de deus agora deu 110 compaixão da planta que não te custou trabalho a qual crescer que numa noite nasceu o menino à noite ofereceu e não é ideal ter compaixão da grande cidade de nível em que há mais de 120 mil pessoas que não
sabem discernir entre a mão direita ea mão esquerda e também muitos animais essa pergunta final de deus a jonas tem como base a compaixão e apenas de jonas sentiu pela pontinha que havia secado jonas havia se apegado a planta não é que ele não teve trabalho com ela não fez crescer e que durou apenas um dia e que deus deixa muito claro que havia sido criada por ele havia crescido pela palavra dele e foi a bênção que foi para jonas porque foi deus que fez tudo isso em vez de dizer como jó o senhor deu
créditos seja o nome do senhor o coração de jonas ciência e amargura que foi deus que deu esse é deus que dá ele também pode tirar e é ele que dá ele também tinha jonas tinha compaixão daquela planta da qual ele não tinha a menor responsabilidade ou participação no crescimento e na existência porque não as criou nem fez crescer será que deus não podia ter compaixão da grande cidade de rimini onde havia 120 mil pessoas que não sabia distinguir entre a mão direita e à esquerda uma referência crianças daí a gente estima que a população
de nínive era talvez na faixa de meio milhão de pessoas isso bate com a tecnologia em cerca de muitos animais aqui deus responde à pergunta aliás ao que jonas tenha dito eu acho que se um erro a resposta de deus na zona livre terminando assim como eu disse alguns acham que ele termina abruptamente mas o certo é que o profeta jonas deixou o livro termina assim porque jonas entendeu jonas se arrependeu e volta para jerusalém ele compõe um livre deixa em aberto para que os seus compatriotas lendo um livro respondo pode deus salvar os pecadores
que são os nossos inimigos ea resposta que o livro pede ao seu final é essa sim deus pode ter misericórdia de quem ele quiser sim deus salva quem ele deseja sim da mesma forma que eu fui salvo pela graça pela misericórdia de deus eu quero me alegrar e regozijar quando deus teve essa mesma misericórdia para com aquele meu vizinho que eu detesto aquele meu chefe que é odeio aquela pessoa que está contra mim eu vou orar por eles para que deus nos salve para que deus nos abençoe para que deus o chame de guarda mágoa
pira no meu coração e pedir a deus a destruição de todos eles disfarçado sobre sob a desculpa eu quero é justiça que boa parte das vezes é só uma capa para dizer eu quero nem me vingar dessas pessoas o livro de jonas termina com esse apelo e à conclusão de que o deus soberano criador dos céus e da terra ele é compassivo e misericordioso ele teve compaixão de mim e de vocês ele pode ter de quem ele quiser compete a nós orar nos entregar na mão de deus e dizer sem o usa como instrumento da
tua reconciliação eu quero ser uma bênção para a vida dessas pessoas pessoas que estão longe pessoas que são inimigas duas e às vezes até inimigas minhas eu quero que o senhor através de mim manifesto tua misericórdia a tua graça ea pergunta de deus continua soando em nossos ouvidos será que eu não hei de ter compaixão será que eu não posso ter compaixão esse é o nosso deus eu queria que nessa noite você se lembrar se disso hoje a noite é uma excelente ocasião um momento propício para meditar na misericórdia de deus você hoje à noite
resolver deixar a sua ira é razoável a sua ira a sua mágoa ou ressentimento deus é justo com a maneira como tem tratado da maneira como sua vida tem sido conduzido com os acontecimentos que trouxeram desconforto diante dele resolver essa questão se é razoável essa sua ira contra deus e contra alguém que você mantém no seu coração eu tô querendo abafar o senso de justiça que deus colocou em todos nós mas estou dizendo que com freqüência esse senso de justiça se ele não é dirigido pelo espírito santo ele vira irá ele vira mágoa rancor e
desejo de vingança é por isso que a escritura e não seja um lugar pra maíra justa certamente não era de jonas mas se você não tiver cuidado com a ira ela vai virar uma ira pecaminoso e quem sabe isso já aconteceu com você no seu coração à noite você possa lembrar o nome de alguém de alguma pessoa deveria perdoar e com quem você deveria se reconciliar dar o primeiro passo é buscar a paz se possível com todos os homens como paulo disse romanos capítulo 12 o quanto estiverem voz de paz com todos os homens de
deus então de misericórdia que teve compaixão de nós com seda que nós também temos essa mesma compaixão de outras pessoas que deus de jonas seja o nosso deus tenha misericórdia de nós essa palavra senhor o nosso coração o teu amor e da compaixão o criador dos céus e da terra soberano sobre tudo e todos e bom misericordioso tarde irá se arrepende do mal damos graças por que tu és deus por isso diante de deus semelhante a ti por isso pedimos misericórdia para nós eu oro por todo aquele que está aqui nessa noite cujo coração é
parecido com o coração de jonas o deus eu peço que o senhor intervenha nesse coração né somente a irmã razoável essa atitude tomada durante todo esse tempo livre da mágoa contra ti submissão alegre ao deus justo e bom e dá nos a alegria da tua salvação para que possamos ser uma bênção na vida de outras pessoas também em nome de jesus amém
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