BOAS PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO DE CLP

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Apaixonados por Mecatrônica e Automação
Neste vídeo você vai encontrar 7 boas práticas de programação de CLP. /////////////////////////////...
Video Transcript:
o Olá aqui é o Demir passanezi especialista do Brasil em mecatrônica e e seja bem-vindo seja bem-vinda ao canal apaixonados por mecatrônica hoje a nesse vídeo então eu vou falar de um assunto muito importante né quem trabalha com programação e CRB aí com programação muitas vezes até de microcontroladores é muito comum você ter que alterar o programa alterar o projeto de uma outra pessoa um programadora de se depara com um programa que o outro programador fez né então é comum a tem que fazer alterações no projeto ou uma manutenção é de um software e existem
a boas práticas aí de programação que muitas vezes quando você tá é programando ali desenvolvendo você não se dá conta não não não leva essas boas práticas em Ação né você não coloca em prática essas boas práticas Oi e aí é Você tem problemas no futuro lembre-se que o programa que você está desenvolvendo hoje é o programa que vai ser modificado amanhã então hoje eu tenho aí sete dicas sete boas práticas de programação de CLP vamos lá e a primeira dica a primeira boa prática de programação é você fazer é comentários comentar as suas lógicas
né então pequenos comentários é de forma simples e objetiva ajudam muito né É no entendimento Da Lógica que você fez isso serve Tanto para você daqui um tempo né ou para outro programador que vai ver só a sua lógica então vejam aí é pequenas pequenos comentários né ajuda muito aqui eu tô usando o co desses né então o com desses de forma de fogo né ela não não permite o comentário que em cada Network em cada Ranger a mostrar agora como é que faz isso então aqui no com desses para a gente liberar o comentário
aqui no Ranger como é que a gente faz a gente deem Tour um copo sons aí SDB Leather and instruction list editor e aí esse e essa caixinha tem que estar selecionado aqui show Network comente Então se ela estiver desacionado ele não permite fazer os comentários se tiver acionada permite fazer os comentários Então tem que ter comentado e aqui eu consigo Então é digitar o que eu quero que é o meu é urso aqui meu pulso do da entrada é o pulso de borda que o pulso de borda é da minha intensidade Seguindo aqui a
segunda boa prática é você elaborar um cabeçalho no seu projeto né então abaixo aqui do nome do seu programa antes de inicializar declaração dos variados você pode fazer um cabeçalho aqui né usando aqui as duas barras para para para que isso aqui vire um comentário Então realmente né É aqui a gente vai colocar informações importantes né E são podem ser registros do seu projeto né inclusive por exemplo um registro histórico de alterações então aqui eu coloco Eu particularmente né coloco aqui o nome do projeto programador a data que começou o projeto Uma Breve descrição do
que que esse programa faz né E aqui o registro de alterações botando a data e o quê que foi alterado então isso aqui vai vai deixando o histórico aqui de de alterações do seu projeto é Oi Priscila boa prática é a fazer a descrição das variáveis né então pequenos comentários referentes às variáveis ajuda muito né então comentários Gerais aqui porque eu tenho que os grupos do Cascata os temporizadores e a que eu tô por exemplo de escrevendo para que que serve cada um dos temporizadores uma quarta boa prática é nas lógicas né você fazer agrupamentos
de lógicas um por exemplo aqui eu tenho aqui e todos os grupos do Cascata ou seja relevo auxiliares eu deixo todos juntos os temporizadores Eu também deixo junto às saídas digitais Eu também deixo todas juntas Então não fica aquela mistura de um grupo depois um temporizador depois uma saída digital tudo misturado não fazendo essa agrupamento de lógicas essa separação ficam softer mais organizado a quinta boa prática então é você utilizar os pontos né que são as unidades de programação para cada dispositivo da máquina algumas funções especiais da máquina e essa dica aqui essa boa prática
ela é indicada para projetos médios ou grandes né então por exemplo aqui eu tenho esse aqui é o meu projeto que é o a solução lá do classificador de peças dentro do simulador do Cinemark São três dispositivos Eu tenho dois uma pulador xyz de entrada uma esteira e um manipulador de saída então aqui eu tenho um pouco para cada uma dessas partes da máquina seja Ó gente fazer de entrada eu eu tenho um pouco para ele aqui eu tô usando o método cascata com Flex o x y z de saída eu estou usando cascata com
variáveis e o gerenciamento da esteira que esse caso foi foi programado em grassetti eu tenho mais: aqui um quê que é o gerenciamento geral e aí o botão de start botão de emergência e outras situações e eu também tenho um gerenciamento de falhas aqui eu faço o detecção automática de falhas também nesse projeto e tal vejo se eu tiver com algum problema é que alterar uma parte é do meu projeto eu já sei em qual pouco eu tenho que ir né Não fico não tem que ficar procurando a lógica no meio de uma tripa muito
grande de projeto né de um monte de linhas de projetos chegando no final que das nossas dicas uma outra dica importante uma outra boa prática é usar uma nomenclatura né de entradas e saídas ou variáveis internas né uma nomenclatura que ajude então por exemplo nomes muito extensos né pode dificultar o entendimento ou nomes é muito abreviados muito curtos ali né tipo BSD o que que é bst não sei o que é best né então a minha indica aqui a minha indicação e a gente usar uma nomenclatura é 5 bom então por exemplo botão start indica
o que que é né de forma é bem bem claro então outra dica né Caso seja possível né você fazer uma entrar em contato aí com projetista elétrico né faz uma combinação com ele ou se você é o projetista elétrico também né uma dica que eu dou é você fazer a mesma nomenclatura está no projeto elétrico ser usado no CLP também né que seja a mesma assim ou muito parecida né então isso aqui também facilita né porque a gente sabe que e todos os documentos do projeto são importantes e se eles casarem as descrições dos
mesmos elementos e documentos diferentes e facilita muito a quem está falando é dentro do CRB que está falando do diagrama elétrico e eu posso tá falando a locação também na locação tem que tal mesmo essa mesma descrição Ah e por sinal a última dica que eu dou então é você usar técnicas e métodos estruturados de programação né esse essa é a melhor boa prática e seja essa então você usar em uma cascata elétrica para sistemas sequenciais usar um cadeia estacionária ou usar uma estrutura grafcet por exemplo usar um método intuitivo ou para não métrica tipo
não esse aqui não gente aqui foi rejeitado aí há muito tempo tá então esse método dedutivo ele ele não é um método Isso aqui é uma programação fake aí não não não ajuda muito né então caso você não conheça essas técnicas de programação estruturada esses métodos né É fica a última dica aqui então eu vou deixar aqui na descrição do vídeo uma um link então caso você queira receber mais informações aí sobre um curso de técnicas e métodos estruturados entra no link deixa seu nome seu e-mail que eu que eu mando as informações então sobre
a próxima turma próxima turma aí do curso de técnicas e métodos de frases de programação de CLP é uma maravilha Espero que você tenha gostado desse vídeo deixa o seu like compartilhe né Essas sete dicas aí essa sete boas práticas de programação de CLP um forte abraço E aí [Música]
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