Uma análise sobre o clássico brasileiro do naturalismo - O Cortiço de Aluísio Azevedo

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Antofágica
O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é uma dos livros que mais nos ajudam a entender o nosso país. No víde...
Video Transcript:
a roda de samba cheiro de vatapá casas coladas umas nas outras vizinho fofoqueiro portugueses negros escravizados imigrantes italianos relações de interesse exploração do trabalho pobreza confusão entre tantas obras da nossa literatura O Cortiço de Aluísio Azevedo é uma das que mais ajudam a entender o nosso país o autor mandou muito bem aqui e para mim foi um enorme prazer revisitar essa obra que eu li anos atrás na escola e não lembrava praticamente nada e o vídeo de hoje eu vou te falar tudo que você precisa saber sobre o curte isto a obra mais importante e
mais estudada do naturalismo brasileiro e já atenção este vídeo contém spoilers o curtiço fez parte de um grande projeto ficcional de Aluísio Azevedo chamado brasileiros antigos e modernos o autor queria fazer um grande painel da formação da sociedade brasileira acontece que o projeto não foi para frente restando apenas esse romance esse livro incrível é formado por várias histórias que compõem o todo narrativo Aluísio Azevedo deu vida a uma variedade incrível de personagens eu já vou falar mais sobre eles só que o personagem principal mesmo é o próprio curte isso esse Conjunto Habitacional que é uma
entidade um organismo vivo que pulsa tem volume e textura cor e cheiro meu Cortiço as casas ficam coladas umas nas outras dá para sentir o cheiro da comida do vizinho durante toda a narrativa Há muitas descrições do Cortiço com detalhes super e eu escolhi o início do capítulo 3 para trazer aqui eram 5 horas da manhã eo Cortiço acordava abrindo não os olhos mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas um acordar Alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo como que se sentiu ainda na indolência de neblina as
derradeiras notas da última guitarra da noite antecedente dissolvendo-se a luz loura e tem radar Aurora que nenhum suspira de saudade perdido em terra alheia vocês repararam que o cortiço acorda Alegre e farto depois do seu descanso de horas e curte isso também senti as notas de uma guitarra que foi tocada por alguém na noite anterior esse tipo de descrição da vida ao conjunto habitacional EA partir do aglomerado de pessoas que moram e passam por O que é Luiza Azevedo faz então um retrato da sociedade brasileira na segunda metade do século 19 mostrando as tensões de
classe que começavam a surgir e sabe o que você encontra em várias páginas desse clássico da literatura brasileira sexo ou melhor dizendo sexualidade isso porque o naturalismo enfatiza os extintos os homens e das mulheres aqui a representação dos personagens não é idealizada como no romantismo de José de Alencar e também não tem a densidade psicológica da fase realista de Machado de Assis o professor e Doutor em letras Sílvio Roberto Oliveira que dá aulas na Universidade do Estado da Bahia fique também das vídeo-aulas que acompanham a nossa edição diz que é difícil enquadrar um escritor em
uma só escola literária mas ele explica também que é por conta dos comportamentos dos personagens que o cortiço é inserido dentro a imagem naturalista na literatura a gente também enfatiza a influência que Aluísio Azevedo teve de livros naturalistas de outras culturas em especial de em isolar autor francês na época em que o autor escreveu esse livro algumas teorias científicas estavam em evidência chamando a atenção da sociedade o determinismo foi uma dessas teorias e de forma bem resumida Ele defende o seguinte o indivíduo sofre influência da genética ou seja daquilo que vem de fábrica com ele
da sua raça da geografia e do seu meio histórico Essa visão científica que obviamente hoje a gente questiona foi superada defendiam A Hierarquia entre as raças dizendo que existiam raças superiores e raças inferiores o determinismo influenciou o naturalismo Nas artes como um todo e é por isso que muitas vezes na literatura a gente encontra uma ênfase nos aspectos fisiológicos dos a farejar folgar apalpar vomitar requebrar o autor usa e abusa de verbos que chama a atenção para o corpo para pele para fisicalidade aqui você não encontra questionamentos psicológicos conflitos internos fluxos de consciência questionamentos metafísicos
ou espirituais a ênfase está no suposto lado animal dos personagens inclusive Muitas vezes os personagens são comparados aos animais e essa figura de linguagem tem até nome zoomorfização Zoo do grego tem a ver com animal e morph também do grego tem a ver com forma a forma dos animais e quem são Afinal os personagens do Cortiço existem quatro casais principais que ajudam a entender as tramas do livro em primeiro lugar João Romão e bertoleza que aparecem já no primeiro capítulo João Romão é um português o dono do Cortiço que querem enriquecer a Qualquer Custo e
não pensa duas vezes antes de explorar os trabalhadores e enganar os fregueses da sua venda na verdade João Romão e bertoleza não são um casal Mas eles moram juntos isso é porque bertoleza era uma escravizada tinha um dono mas podia trabalhar então ela vendia na própria kitanga parte desse dinheiro repassava ao seu dono e parte guardava para ela própria João Romão conhece bertoleza eles passam a morar juntos e inclusive João Romão compra o terreno para construir o cortiço com dinheiro de bertoleza o dinheiro que ela tinha guardado com seu próprio trabalho e isso dá muita
raiva porque o destino de bertoleza é bastante trágico muito por responsabilidade de João Romão João Romão não saia nunca a passeio nem a missa aos domingos tudo que rende a sua venda e mais aqui TAM a seguir direitinho para Caixa Econômica E daí então para o banco tanto assim que um ano depois da aquisição da criola tratou sem perda de tempo de construir três casinhas de porta e janela e milagres de esperteza e de Economia não realizou Ele nessa construção servia de pedreiro amassava e carregava Barro quebrava pedra pedra que o velhaco fora de horas
junto com amiga furtavam a Pedreira Do Fundo Da mesma forma que subtraíam material das casas em obras que havia por ali perto esse apenas um trechinho mostrando que o enriquecimento de João Romão tem muito a ver com esperteza as enganações e roubos de todos os tipos e as três casinhas que aparecem nesse trecho que eu acabei de ler ser um início do grande Cortiço de São Romão o segundo casal é formado pelos portugueses o Miranda e Dona Estela eles moram no sobrado em frente ao cortiça de João Romão Miranda se casa com Stella porque ela
pertence à aristocracia e tem muito dinheiro esse é o típico casamento de fachada sabe porque os dois não se gostam nem um pouco e importante dizer que João Romão tem inveja de Miranda porque ele é respeitado na alta sociedade João Romão embora ganha cada vez mais dinheiro com Kurt e seus negócios não tem o mesmo status social que Miranda Jerônimo e Piedade forma o terceiro casal da narrativa eles também são portugueses assim como Miranda e Dona Estela mas ao contrário deles eles se amam e se respeitam Jerônimo trabalha para João Romão organizando coordenando os operários
e Piedade cuida da casa à noite os dois saem para varanda toca um Viola e cantam canções de Portugal cantam o Fado português quarto casal e por Rita Baiana e Firmo no começo da história Rita Baiana não mora no Cortiço e sim em Jacarepaguá e Firmo é capoeirista algo muito mal visto naquela época no final do século 19 quando Rita Baiana passa a morar no Cortiço A bagunça começa isso porque ela e Jerônimo vão ter um caso e isso vai detonar transformações na vida de vários personagens o capoeirista afirmo que de certa maneira representa a
resistência à exploração do trabalho também acaba tendo um final trágico narrativa Além dos casais a vários outros personagens em um Cortiço Alexandre o policial o velho Botelho a jovem pombinha a prostituta leonie lavandeiras Mascates mulheres abandonadas o mosaico de personagens que aparecem no Cortiço é muito diverso incluindo um chinês em pleno século 19 todos eles e com uma riqueza de detalhes realmente impressionante nossos leitores de hoje em dia do nosso conturbado tempo histórico encontramos diversas discussões no Cortiço sobre raça economia exploração do trabalho pertencimento ambição e muito mais a complexidade Ea exuberância do Cortiço são
bem marcantes inclusive aquela exuberância brutal de vida é o trecho escolhido aqui para quarta capa você até pode demorar um pouco para engatar aqui na leitura mas não desista porque quando você menos esperar vai se ver no meio de todos os cheiros são os pessoas e da violência do Cortiço É claro que eu recomendo que você leia os três posfácios da nossa edição que trazem questionamentos bem importantes a luz dos nossos tempos Eles foram escritos pelo Historiador Luiz Antonio Simas pelo Escritor José Faleiro e pelo professor e as letras Sílvio Roberto Oliveira aluisio Azevedo nasceu
no Maranhão em 1858 se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 E acredite se quiser no começo ele não queria ser escritor e sem pintor Olha só o que o pesquisador Alfredo Bose disse sobre ele certo é que até a publicação de um mulato em 1881 Aloísio não tinha aspirações de tornar-se romancista seu desejo era estudar pintura em Roma mas não obteve o consentimento do pai que talvez não pudesse custear essa viagem continua pintar quadros E chegou a dedicar-se a retratar defuntos além de trabalhar como professor particular para conseguir o dinheiro necessário e mudar-se
para o Rio de Janeiro ao chegar na capital federal matricula-se na Imperial Academia de Belas Artes e como chargista importantes periódicos da época por fim desistiu da carreira de pintor confessou a Coelho Neto a grande frustração por não ter conseguido a carreira de pintor ele costumava dizer com lástima que se fizer a romancista não por pendor mas por se haver convencido da impossibilidade de seguir a sua vocação a pintura quando escrevo afirma Pinto mentalmente primeiro desenho meus romances depois redige os por essa você não esperava em Aluísio Azevedo pintou defuntos antes de escrever e falando
em pinturas e desenhos as artes da Kika Carvalho estão incríveis a Kika foi indicada para o prêmio pipa em 2021 O importante prémio de artes visuais e para nossa edição criou figuras fortes com traços marcantes e cores que hipnotizam os Oi e a apresentação dessa vez ficou a cargo do Ale Garcia escritor finalista do prêmio Jabuti com o link para você comprar a nossa edição está aqui na descrição do vídeo e Eu sempre gosto de lembrar que quando você compra livros pelos nossos links você contribui para o canal e eu também quero saber é claro
qual a sua relação com cortiça se você leu pretende ler gostou não gostou me contem tudo a gente se vê na próxima quinta-feira mais um vídeo tchau tchau G1 [Música] E aí [Música] E aí
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