Os Grandes Avivamentos | A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO | Episódio 5

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Escola do Discípulo
[ERRATA] Quando mencionamos a comunidade dos huguenotes dissemos que a revolução francesa aconteceu ...
Video Transcript:
e depois da reforma protestante a igreja passou por grandes desafios como a frieza espiritual mas também passou por grandes avivamentos e é sobre isso que nós vamos falar hoje no nosso quinto episódio da história do cristianismo como você nunca viu antes e olá seja muito bem-vinda mais um episódio da história do cristianismo como você nunca viu antes é muito bom receber você aqui e nós estamos tendo um trabalhão para postar esses videos gratuitamente para você e a única coisa que a gente pede em troca é que você deixa o seu gostei desse seu like nesse
vídeo compartilha com seus amigos também e esse projeto só foi possível pela parceria que nós estamos com a primeira igreja batista em campo grande e também com seminário batista sul-mato-grossense você deseja se preparar melhor no seu ministério o seminário tem todas as ferramentas necessárias para isso é só você acessar o site que está aí na descrição no último episódio nós vimos sobre as reformas protestantes que não foi apenas martinho lutero mas muitos outros reformadores contribuíram para esse movimento depois da reforma protestante nós tivemos muitos conflitos políticos e religiosos na europa os protestantes buscavam se estabelecer
e muitas coisas aconteceram nesse tempo que infelizmente nós não temos tempo de falar sobre cada uma delas aqui mas eu gostaria muito de começar falando sobre como ficaram os e nesse tempo e como os protestantes sempre tiveram uma relação bastante amistosa com o estado a não ser os anabatistas rapidamente os países foram se organizando em torno dessas novas confissões religiosas embates políticos e religiosos voltarão a acontecer como nós vimos na história da igreja antiga da igreja católica no ano 1603 apareceram na europa um teólogo holandês chamado jacó armínio ou jacob arminius e esse teólogo trouxe
novas interpretações bíblicas que pareciam e de frente com a doutrina calvinista basicamente a doutrina dos arminianos como ficaram conhecidos depois disso se resumiam em cinco pontos primeiro livre arbítrio o homem tem a liberdade de escolher um não a deus o segundo deles a eleição condicional que diz que eleição de deus está condicionada a fé do homem o terceiro ponto dizia sobre a expiação universal de deus dizendo que o sacrifício de jesus na cruz foi suficiente para todas as pessoas do mundo quarto ponto dizia que a graça ela é revestida ou seja que o ser humano
ele pode resistir a graça de deus e por último quinto ponto dizia que o ser humano ele pode cair da graça de deus ou seja ele poderia perder a salvação esses pontos e um diretamente contra alguns princípios da doutrina calvinista em reação essa doutrina arminiana os calvinistas se organizaram por toda a europa e se reuniram numa grande assembleia em novembro de 1618 que ficou conhecida como sínodo de dort nesse sínodo de dort eles fizeram uma confissão de fé calvinista com 5 pontos contra os arminianos que futuramente ficou conhecido também como cinco pontos da doutrina calvinista
que perduram até os dias de hoje esse cinco pontos eram primeiro a depravação total do homem ou seja o homem não tem aquele livre arbítrio todo o ser humano é corrompido desde que nasceu e portanto ele não tem condições de buscar a deus sozinho o segundo ponto diz respeito à eleição incondicional de deus sendo que a pena e daqui é led o homem a ele que toma decisão de eleger ou não alguma pessoa o terceiro ponto de sobre a expiação condicional de deus que o sacrifício de jesus não foi para todo mundo mais apenas para
os eleitos o quarto ponto diz respeito a graça irresistível que a graça de deus ela é irresistível para toda aquela pessoa e do espírito santo resolve e se revelar e por último a perseverança dos santos porque todos aqueles que já foram salvos por jesus não perdem a salvação mas eles perceberam até o final e mesmo com os calvinistas reagindo aos arminianos a doutrina arminiana apesar de muita resistência influenciou muitas igrejas e comunidades que perduram até os dias de hoje [Música] e no último episódio nós iremos um pouco sobre como protestantismo se estabeleceu aos trancos e
barrancos na inglaterra e apenas após o reinado de elizabeth primeira foi que a igreja anglicana se estabeleceu com grande influência calvinista a gente se concentrou na reforma protestante mas em suíça e alemanha e agora nessa nova fase do protestantismo na europa nós vemos esse centro se mudar um pouco para a inglaterra ea inglaterra passa a ser um lugar de grandes revoluções de grandes mudanças que seriam importantes para o mundo mas após a morte da rainha elizabeth quando raven e primeiro assumiu o trono alguns conflitos começaram acontecer começou a surgir na inglaterra um grupo de protestantes
um pouco mais radicais que diziam que a reforma na igreja anglicana não aconteceu definitivamente que ela precisava ir mais a fundo que os cristãos precisavam voltar a pureza se separarem do mundo viverem uma vida completamente diferente ele é claro que as pessoas guardassem o sábado pregavam sobre abstinência ao álcool eles eram contra o teatro porque diziam que tinham mensagens dúbias ali eram contra qualquer tipo de esporte que fosse praticado no dia do senhor resumidamente falando eles pregavam sobre uma vida completamente separada e pura e justamente por causa disso esse grupo começou a ser conhecido como
os puritanos eram um grupo que não aceitava a igreja anglicana então eles tinham um apelo muito grande a pureza pessoal a busca de deus é eles eram teólogos muito fortes tem nomes muito fortes como john rox joão ou em joão ou em é tido como um dos grandes maiores teólogos reformados ao lado de calvino ao lado de lutero e esses puritanos então começam a fazer a agitar o clima teológico e o clima da igreja na inglaterra que aos poucos os puritanos foram ganhando muita relevância dentro da inglaterra influência dentro do parlamento e os conflitos com
a coroa começaram a para ó e esses puritanos eles eram contra o modelo de igreja episcopal que era adotado pela igreja anglicana e eles também não se davam muito bem com as políticas do rei gênio que o seu filho carlos 1º assumir o trono logo após dele são causa disso vários conflitos começaram acontecer ali na inglaterra que culminou numa guerra civil entre a coroa e o parlamento que era representado pelos puritanos e foi justamente nessa época que o parlamento através dos puritanos convocou a famosa assembleia de westminster onde nós temos até hoje uma das principais
confissões calvinistas que influencia várias igrejas ao redor do mundo e ao final dessa guerra civil entre os puritanos ea coroa o ricardo o primeiro acabou sendo condenado à morte e os puritanos acabaram assumindo o poder da inglaterra no governo de protetorado e não durou muito tempo e logo em seguida a monarquia voltou a ter poder na inglaterra nessa época durante a revolta dos puritanos surgiram vários grupos e na inglaterra e entre eles estavam na pequena comunidade que surgiu nos arredores de londres fundada por thomas réus e essa comunidade passou a ser conhecida como os batistas
que desde o começo traziam como um dos seus princípios a liberdade religiosa por conta do movimento puritano nós temos também o surgimento de uma nova denominação que se tornou mundialmente famosa que são os batistas os batistas eles são fruto desses dissidentes ingleses que por causa da perseguição tem que fugir para a holanda né e lá na holanda quando eles têm contato com um grupo de menonitas eles então fundão a primeira igreja batista de baixo da liderança de um ex a sacerdote anglicano chamado john smith e toma seus netos ama seus eram advogado e não era
sacerdote mas eles foram então a primeira igreja batista na holanda só que o john smith ele era um homem assim um pouco uma hora ele era calvinista uma hora ele subscrever a alergias armenian nas então a coisa não fica muito bem estabelecida e aí então toma seus volta para a inglaterra e estabelece de fato na inglaterra lá no comecinho do século 17 a primeira igreja batista em é o tempo que martinho lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja de wittenberg outro grande evento histórico estava acontecendo no ano de 1492 cristóvão colombo descobriu as
américas e com ele veio a igreja católica e justamente nesse tempo que grandes conflitos estava acontecendo na europa em que a reforma protestante e estourou a igreja católica viu uma grande oportunidade de evangelizar o novo continente como a igreja católica depois da reforma protestante havia perdido bastante terreno bastante influência política a igreja católica também viu na conquista do novo mundo uma possibilidade de se afirmar e de recuperar um pouco da sua hegemonia então envia-se para as américas para américa do sul não é para que nós tomamos hoje américa latina a expedição católica né juntamente com
os descobridores então tudo aquilo que era terra descoberta o território católico nessa época obra missionária era feita quase que exclusivamente pela igreja católica os protestantes estavam ocupados demais tentando se estabelecer na europa e até mesmo martinho lutero dizia que aquele texto de mateus capítulo 28 para nós pregarmos o evangelho a todas as pessoas na verdade já tinha se cumprido e que nós não deveríamos nos preocupar mais com isso por isso a igreja católica viu uma grande oportunidade de estender o seu domínio no novo mundo quando os espanhóis chegaram aqui nas américas eles encontraram duas grandes
civilizações os astecas e os incas além de muitos outros grupos indígenas espalhados por todo o território estima-se por exemplo que apenas no brasil nessa época existiam cerca de seis milhões de índios e quando os europeus chegaram eles estavam basicamente preocupados em se if que será custo dos vídeos por isso era do interesse deles que os índios fossem subjugadas fosse pela espada ou fosse pela religião e a intenção dos conquistadores não era sair matando a nova população indígena mas quando eles colocaram da balança entre obter as riquezas e preservar a vida dos índios para o que
obter as riquezas acabou pesando e com essas conquistas centenas de missionários católicos chegaram nas américas e conseguiram ganhar praticamente toda a população indígena infelizmente muitas vezes era por força ou os índios não tinham opção ou ele se submetiam a nova religião da sua liderança ou eles acabavam sendo escravizadas o eles acabaram sendo mortos ea igreja católica realizava aquilo que eram missões de conversão então aos índios era pregado o evangelho só que na sua forma católica e muitas vezes e no próprio latim porque não tinha ainda essa confluência de idiomas né nos falava o idioma dos
índios os índios não falavam português então as missas eram realizadas em latim e os escravos e os índios que não entendiam nada daquilo eram batizados na praia os relatórios eram enviados a igreja olha agora nós temos mais tantos fiéis aqui no novo mundo então evangelistica mente falando a conquista do novo mundo era um sucesso né porque tinha um milhões e milhares e milhares de novos convertidos só que eram novos convertidos que não entendiam daquela nova fé não sabia o que estava acontecendo e aí aos poucos o que acontece é o sincretismo religioso das figuras religiosas
que os escravos trazidos da áfrica os escravos negros e as figuras míticas das religiões indígenas vão se misturando então com as práticas católicas com santos católicos e aí vai criando essa fé brasileira ou a fé a brasileira né que é tão mitológica que é tão mística e mistura elementos da religião africana dos cultos africanos e dos cultos indígenas também mas ainda assim nós não podemos negar um impacto que isso teve os irmãos franciscanos por exemplo até o ano de 1531 é um batizado cerca de um milhão de índios já no brasil quando pedro álvares cabral
que de perdido não tinha nada ele sabia muito bem para onde estava indo descobriu o brasil no anno de mil quinhentos veio com ele os missionários jesuítas e os jesuítas foram os principais responsáveis pela evangelização dos índios aqui no brasil e estima-se que até 1584 jesuítas já tinham batizado cerca de 100 mil índios por todo o brasil como eu já disse antes nessa época os protestantes não estavam muito preocupados com missões mas vale a pena falar que houveram sim pelo menos três tentativas dos protestantes estabelecer em uma colônia aqui na américa do sul uma na
venezuela e duas delas do brasil a primeira delas foi a dos huguenotes através do francês nicolas duranty que veio para o brasil para a cidade do rio de janeiro e tentou estabelecer ali uma colônia de calvinistas a colônia até que durou por algum tempo mas aí quando a frança entrou em colapso por causa da revolução francesa no ano de 1667 os portugueses o bacana comunidade dos huguenotes que deixou de existir no brasil a segunda e muito mais bem estabelecida foi a comunidade de calvinistas holandeses que fundaram uma comunidade na cidade de pernambuco no nordeste brasileiro
no anno de 1637 holandeses passaram a dominar um grande território nordeste brasileiro atingindo o maranhão e o sergipe eles eram puritanos na sua essência mas eles também era muito dedicados ao trabalho influenciaram e muito a cultura naquele tempo e deixaram a sua marca no brasil depois de um tempo os brasileiros acabaram expulsando os holandeses e os protestantes não conseguiriam entrar na américa do sul antes do século 19 [Música] e durante a época das grandes conquistas a inglaterra também quis disputar território com a espanha e em portugal e acabou fundando as suas treze colônias na américa
do norte enquanto no brasil e na américa do sul como um todo a política era uma política de exploração lá nos estados unidos a política era uma política de povoamento então você tem muitos colonos eles recebiam terras e eles trabalhavam tinham essa liberdade tinham autonomia sobre a terra e tinham realmente o desejo de se desenvolverem como ação lembra da revolução puritana de todos aqueles conflitos que estavam acontecendo na inglaterra por causa disso diversas pessoas de diversos grupos religiosos vieram para américa do norte buscando uma nova oportunidade uma vida mais tranquila liberdade religiosa e por causa
disso a grande maioria dos colonizadores norte americanos eram protestantes grupos como os quarks os metrô e os puritanos os anglicanos e até mesmo os católicos se estabeleceram nas novas colônias em busca de liberdade religiosa quando esses puritanos vão para os estados unidos eles têm uma visão dos estados unidos como a nova jerusalém é o novo céu ea nova terra então eles estavam sendo perseguidos na inglaterra e agora eles vão para um lugar para uma terra nova uma terra que mana leite e mel então eles temos expectativa escatológica né de que deus então os está conduzindo
para essa nova jerusalém e ali que eles vão se estabelecer isso diz muito sobre o começo dos estados unidos o começo dos estados unidos se dá nesse ambiente de bastante liberdade teológica para os puritanos e onde eles podiam se organizar a escrever fazer sua teologia sem ser então perseguidos como eles eram na inglaterra e foi ali na américa do norte onde a igreja batista ganhou muita força também roger williams foi quem o a primeira igreja batista no estado de providência na hora de 1639 e em pouco tempo os batistas se fortaleceram por todas as treze
colônias se tornaria uma das maiores convenções da américa do norte e foram influentes inclusive na constituição americana de 1787 nós vamos dando pra europa depois da reforma protestante um outro movimento começou a ganhar força o racionalismo nesse movimento as pessoas diziam que a única maneira de conhecer a natureza ea realidade era através do uso da razão e um dos filósofos que influenciam esse movimento foi o famoso rené descartes humanismo que colocava o homem no centro a exaltação da razão foram se desenvolvendo filosoficamente e chegaram ao racionalismo cartesiano né de kart onde pela primeira vez parece
que se estabelece um método científico para que se chegasse a verdade então a verdade ela deveria ser encontrada pela pelo método científico de kart então ele se torna essa figura questionadora ele não tava querendo questionar a deus na sua essência mas a sua filosofia fez com que o homem passasse a pensar o seguinte o que não pode ser provado pelo método científico não deve ser afirmado ele passou a ser conhecido simplesmente por duvidar de tudo ele duvidava de todas as coisas e começou a duvidar inclusive dele mesmo a única certeza que ele tinha era certeza
de que ele existir daí vem a famosa frase penso logo existo um outro filósofo dessa época foi emmanuel kant que por muitos é considerado como um dos maiores filósofos de todos os tempos e sobre o uso da razão kant dizia que não existem ideias inatas mas sim estruturas fundamentais da mente das quais nós temos que colocar tudo que os sentidos nos comunicam calma a gente não precisa falar de filosofia kantiana que mas o que é importante entender desse momento que por causa do racionalismo e também por causa da ortodoxia dos protestantes que ficavam naquelas discussões
teológicas que começou a acontecer na europa um esfriamento espiritual e o esfriamento teológico mas como sempre deus o ano sobre a história ea igreja vai permanecer e foi justamente nessa época de esfriamento espiritual que deus levantou o grandes avivamentos na história em relação a frieza espiritual e ao racionalismo vários grupos voltados a piedade ea oração a espiritualidade começaram a surgir na europa nesse ambiente surge um movimento importante que o movimento pietista porque deus nunca fica sem voz na história sempre a dentro do homem o desejo de buscar a deus então houve uma aula que resistiu
fortemente a essa racionalização esse racionalismo teológico que estava esperando nessa época e foram os grupos petistas os grupos petistas né vem de piedade piedade como busca de deus buscavam muito espírito santo davam muita ênfase nos milagres nas reason e estáticas que as pessoas tinham quando buscavam a deus então aquilo que elas sentiam manifestações do espírito santo dons sobrenaturais essa era a busca dos petistas até o momento não existia uma ênfase na experiência pessoal com jesus as pessoas eram cristãs porque os seus líderes eram cristãos na europa por exemplo as pessoas já na união cristã somos
as bonecos filho de frente e tudo mais só que agora ele não tem um grupo falando sobre o processo de conversão sabe você realmente nascer de novo pra sua vida mostra uma ansiedade uma devoção interior você alguém só até o logicamente orientado numa linha protetor de reformado e tudo mais e um desses grupos que trouxe grande influência para o mundo foi a comunidade dos moravianos nicolau luis conde dizer dorf na alemanha era um homem piedoso que demonstrava muito amor por jesus mas ao encontrar com uma comunidade de moravianos ele teve a sua vida com a
mente transformada você se lembra de joão huss um dos pré-reformadores que nós mencionamos no terceiro episódio é um pré-reformador lá na boêmia que é muito próximo da morávia e ele é morto na fogueira mas ele deixa seguidores que vão ser os cursistas aos irmãos do cícero que eram aqui dentro da igreja católica pensavam diferente então um tipo de grupo pré-reformador esse grupo permanece ali na região da boêmia e também vai até a região da morávia e ihes séculos depois na região hum aí a gente vai ter os irmãos ali namorável os irmãos unidos criamos um
cita e eles vão ser feridos na guerra dos trinta anos então a gente tem o grupo que era seguidor os bolsistas né perigoso do jon hamm mais os morávios que tanto giro da guerra não são só ricas são pessoas de linhas diferentes cristianismo nesse momento agora da história a gente não tem só católico e protestante existe vários grupos protestantes existiam na batista a gente tem batista presbiteriana em grupo o e vários tritão de linhas diferentes denominações diferentes fugindo da guerra vão encontrar repúdio no lugar chamado harry rude e o conde de dizendo fio nicolau acabou
abrigando essa comunidade de moravianos e ali eles começaram a comunidade que estava destinada a influenciar a história das missões mundiais uma coisa bem interessante aqui a história dos morávios é bem parecida com a nossa história diferente porque onde você vê que a gente denominações diferentes e ver brilho ea história deles começa com muita briga e um ponto bem legal é que o conde zinzendorf por ser um jurista ele tem umas habilidades organizacionais muito interessante ele fala para os morávios estão lá refugiados da guerra que quem quisesse morar lá deveria obedecer às regras que ele iria
organizar em relação a toda aquela comunidade e uma das regras entre várias outras teria aqui focar apenas naquilo que os une como cristão e não tocar na clínica diferença e na o treze de agosto de 1727 eles experimentam o início de avivamento quando eles estão depois de um culto de ceia eles entre o que a gente alguns autores falam só que místico de deus de jesus ele sentem a presença de jesus ele sempre o amor fraternal né o amor espiritual amor ágape um pelos outros apesar das diferenças os irmãos decidem fazer uma torre de oração
não é uma torre de vigia de oração ele para 17 calendário né juntam 24 irmãos gente passa irmãos e ele começa a orar cada um faz um turno de oração e é esse tudo de oração que vai durar 100 anos eles vão continuar essa torre de oração por um século no ano de 1731 nicoloff pode virado com as histórias dos missionários entre os esquimós ele começou a ficar apaixonado por missões ele trouxe essa mensagem para a comunidade de moravianos que viviam ali com ele e toda a comunidade começou a se incendiar com as missões mundiais
e eles começaram enviar missionários para todos os lados do mundo uma época com pouquíssimas pessoas fazendo sonhos e que até o catolicismo sai um pouco mais à frente os moradores deram a vida pelas missões para levar o evangelho a povos não alcançados então é a áfrica groelândia parte da américa caribe as ilhas caribenhas eles foram até lá naquela época não tinha avião eu não tinha a gente missionária você provavelmente ia não ia nunca voltar o amor dos moravianos pela obra missionária e pela necessidade de que as pessoas tivessem uma experiência com jesus era tão grande
que certa vez dois jovens de 20 anos se venderam como escravos para poder evangelizar os escravos para se tornar missionário no meio deles eles se tornaram a comunidade mais missionária de todos os tempos porque todo avivamento genuíno é marcado por um amor por missões as pessoas até perguntam né o que é um feliz um avivamento se são os milagres as coisas extraordinárias que o espírito santo faz os dons de falar em línguas ou de profetizar mas o que realmente marca um avivamento uma das suas marcas é o zelo pelos perdidos é o amor pelos perdidos
com certeza os moravianos influenciaram a nossa história no fogo e no amor por missões e o legado dos moravianos não parou por aí eles estavam prestes a influenciar um dos maiores avivalistas que nós conhecemos no final do ano de 1.735 os missionários moravianos estavam em direção à américa do norte para evangelizar os índios naquele mesmo navio estava a bordo um jovem pastor anglicano muito inteligente estudioso do grego aprendeu a falar alemão justamente para se comunicar com aqueles moravianos ele teve uma experiência que mudou completamente a sua vida do navio tá ameaçando naufragar e ele tá
com medo de morrer mas tem um grupo de morava dentro do navio que tá de boa tá tranquilo tá empire não tem medo da morte tá louvando a deus e aquilo já era um impacto profundo na grande joão wesley ele questiona sua própria salvação sem a frase famosa dele que é fui américa evangelizar os índios mas que converterá eu todo o aparato creme marca tenho medo da morte e aí quando ele desce na américa ele tem um encontro com um moraviano se pergunta para ele te conhece jesus e o joão me responde conheço é o
salvador do mundo e aí o cara pergunta para ele mas você sabe que ele falou você e o joão wesley começa ali aquela fipe né não eu não tenho essa experiência aquilo impactou a vida do jovem pastor fez de criança ele era um cristão exemplar mas agora quando ele foi confrontado se conhecia pessoalmente a jesus ele não sabia responder depois de um tempo aqui de wesley ficou trabalhando ali na américa do norte ele não o sucesso na evangelização dos índios ele acabou retornando para inglaterra quando ele voltou para a inglaterra ele estabeleceu laços justamente com
os moravianos e certa noite quando eles estavam estudando os comentários de martinho lutero na carta de romanos joão wesley teve uma experiência que transformou completamente a sua vida como ele mesmo compartilha senti em meu coração ardor estranho senti que confiava em cristo e somente nele para minha salvação e me foi dado a certeza de que ele redimir os meus pecados os meus e me havia salvo da lei do pecado e da morte joão wesley percebeu que não bastava ter crescido na igreja seja uma família cristã ou até mesmo ser um pastor anglicano mas o que
ele precisava era de uma experiência pessoal com jesus e quando ele teve essa experiência a certeza que ele teve da sua salvação era tão grande tão grande que ele se viu obrigada a compartilhar isso para todas as pessoas joão wesley começou em os melhores avivamentos na história da inglaterra como definir o período como período dos grandes pregadores avalistas então a gente tem aí uma mudança na história da pregação até vi serpentes se você quisesse ouvir um sermão alguma pregação do evangelho e modo geral você tinha que entrada na igreja tem que entrar no curso ouvir
tudo é de todos os serviços e ouvir a pregação agora a gente tem uma mudança radical a gente vai ter o surgimento da pregação ao ar livre o início de uma pregação mais missionária e dinâmica e o nome é importantíssimo para isso é o george with é ele que vai influenciar santo seu amigo joão wesley né todos os três conheceram quanto o jonathan lá nos estados unidos vaca mente a mensagem que homens como joão wesley george vi que pregava naquela época não era uma mensagem boa do seu vir se chegar a uma igreja uma congregação
local é com pessoas com anos e de crente protestante e dizer para ela sobre nascer de novo sobre arrependi e sobre o colar com aquele lhe sobrevir quantidade questionar a salvação do setor não é uma mensagem nada confortável e aí suja essa possibilidade tá prestando porque não pegar nas ruas o joão é de costumava pregar gostava de pegar as cinco horas da manhã em lugares públicos que devem que os trabalhadores irem ouvir antes de trabalhar uma famosa frase de john wesley quando questionado sobre que tá pregando no lugar e não é a sua paróquia e
ele responde o mundo é a minha falta centenas de pessoas se convertiam através do movimento que joão wesley começou que ficou conhecido como movimento metodista o movimento metodista começou acontecer dentro das casas das pessoas o próprio de o mestre não tinha a intenção de romper com a igreja americana ele continuava sendo um pastor anglicano mas ele dizia que o evangelho precisava chegar de uma maneira simples para todas as pessoas e que todas as pessoas precisavam ter uma experiência de arrependimento de conversão uma experiência pessoal com jesus cristo pregação vai chegar agora para quem nunca ouviu
pregação do evangelho porque nunca entrar de uma igreja prostitutas doente meses então é esse equipamento vai ter muito a característica da popularização da terra o impacto da vida de joesley do metodismo influenciou não só inglaterra mas o mundo inteiro e serve de inspiração para nós até os dias de hoje [Música] praticamente ao mesmo tempo que o avivamento de john wesley acontecia na inglaterra as ideias petistas chegaram até américa do norte e influenciaram um homem chamado jonathan edwards and protagonistas do primeiro grande despertamento iriam pastor de igreja local na cidade de nos em tom ele é
um teólogo ele é um pregador ele é umas valença ele é um solo da vanessa era um calvinista convicto mas ele também é acreditava na necessidade de uma experiência pessoal com jesus pegar ele tem um cara extremamente é inteligente uma mente assim muito gigante era um filósofo trabalhava muito bem à racionalidade nas pregações hoje a gente fala muito dessa separação né de questão da teologia da espiritualidade e da doutrina de gozação na vida dele a gente vê um o ponto de ver o homem de une profundamente esses dois acerto foi implantado na pregação da palavra
para gerar o pensamento na sua própria igreja local e finalmente a consegue consegue uma onda despertamento na sua congregação depois uma outra que aí é que junta depois boa parte aqui na américa e eles experimentam o lamento milhares de pessoas vinham ouvir as suas pregações muitas delas choravam gritavam e festejavam por ter alcançado o poder de deus e um despertar enorme aconteceu em toda a américa do norte por influência das pregações de e dor as suas pregações não eram um convite a emoção muito pelo contrário eram muito doutrinárias e teológicas que colocavam a em o
atendimento isso nos ensina muito nos dias de hoje que necessário para a transformação das vidas é uma pregação bíblica na pregação esse objetivo dele é tornar real aqui que a gente já sabe então como cristão a gente já sabe que deus é bom a gente sabe que deus é maior para o pecado que a santidade é o peso para de nós e que é o melhor mas parece que não é algo real para nós então na pregação ele faz questão que o ouvinte sinta e que a verdade bíblica que às vezes são uma verdade objetiva
só me faltar veu para o 22 é é o autor da famosa pregação pecadores nas mãos de um deus irado essa é uma das coisas mais famosos desse período porque o eles não consegui nem terminar o seu irmão ele pregou esses irmãos primeiro na igreja mesma coisa tem nenhum aí ele prega na congregação inpi e aí ele não sabe nem terminar porque eles começam chorar por causa de seus pecados a viver essa questão da tristeza pelos pecados e aí é só do lado de fora que ele os fatos se comportando as pessoas como evangelho o
avivamento feito por deus por intermédio de edward foi tão grande que pela primeira vez na história as colônias norte-americanas começaram a ter uma unidade um sentido de identidade único que influenciaria inclusive na independência dos estados unidos da américa 1 [Música] e nós não poderíamos passar por nossa história da expansão do cristianismo sem mencionarmos william carey um dos maiores nomes em missões mundiais william carey foi criado por uma família americana mas na sua juventude ele passou por uma profunda experiência religiosa e tornou-se batista ele era apaixonado por leitura gostava de ler aventuras do capitão cook isso
fez com que ele se interessassem muito por terras distantes e culturas diferentes tudo isso juntado com sua profunda fé e o estudo das escrituras william carey se convenceu de que era obrigação de todo cristão pregar o evangelho a todas as criaturas que a grande comissão de jesus não era apenas para os apóstolos como muitas pessoas acreditavam naquela época então no ano 1792 diante da associação dos ministros batistas william carey pregou seu famoso sermão uma exortação as missões que fez com que os batistas criaram uma associação para arrecadar fundos e enviar e o próprio inquérito foi
enviado junto com a sua família para a índia ea influência dele ali naquele país permanece até os dias de hoje um dos grandes feitos de william carey por exemplo foi que ele conseguiu fazer com que a índia proíbe se um costume que era muito comum naquela época em que as viúvas elas eram queimadas juntas aos corpos dos seus maridos diversas associações missionárias foram criadas tanto na europa quanto nos estados unidos inspirados pelas histórias de william carey e nós também não poderíamos finalizar o nosso episódio falando sobre missões sem mencionar david livingstone que foi um dos
pioneiros nas missões mundiais para a áfrica desde livros estão foi um dos grandes missionários da história de missionários e exploradores do continente africano ele tinha um grande amor pelo senhor jesus um grande desejo de ser um missionário e ele foi então para o continente africano ele foi o maior explorador do continente africano foi ele que disse e as cataratas vitória foi ele que a fez os primeiros grandes as grandes expedições em solo africano e ele se tornou uma das figuras mais importantes da inglaterra em quando ele faleceu no continente africano mandaram de volta ao corpo
de deve livro estão para ser velado para ser enterrado na inglaterra mas o seu coração foi enterrado na áfrica porque as pessoas entendiam que o amor dele pelo povo africano era muito grande como nós vimos a igreja sempre enfrentou o grandes desafios mas também vivenciou grandes milagres deus sempre esteve no controle de tudo mais uma vez o que fica claro é que deus é o senhor da história nós vimos como que a igreja católica havia tido as suas crises mas deus foi soberano como que os protestantes quando surgiram surgiram com muitas ideias e com uma
percepção teológica muito boa mas também tiveram suas crises e deus é uma história e agora já nessa nova europa já com o racionalismo com a metodologia científica dominando a mente dos homens né enganando-os fazendo-os acreditar que tudo que existir aquilo que podia ser provado pelo método científico e pela razão ainda sim o senhor não saio da história e o senhor continua levantando homens e mulheres se eu continua despertando o senhor continuou fazendo espírito santo agir no meio de comunidades como dos moravianos como a igreja de jhonatan melo diz como de wesley fazendo grandes avivamentos em
resposta aquele esfriamento deus sempre responde quando a oração que eu sempre responde quando a busca intensa pela sua palavra e quando a busca pelo seu espírito santo e o que nós vemos é que estes movimentos de avivamento para uma resposta não dos homens mas do próprio deus a necessidade do homem então deus envia esses av é a grande característica desse avivamento não só dos moravianos mas também do avivamento americano de jonathan adler foi missões missões missões vamos pegar os pedidos vamos pregar o evangelho vamos a todas as nações vamos pregar o evangelho até que o
senhor jesus volte juntas missionárias começaram a ser criadas na inglaterra na alemanha na holanda nos estados unidos em todos os lugares as pessoas queriam viajar para pregar o evangelho queriam pregar o evangelho aos confins da terra e essa é a grande característica de um verdadeiro avivamento é a pregação mas a igreja ainda estava prestes a enfrentar grandes desafios como liberalismo teológico secularismo contemporâneo e ao que nós veremos no último episódio com o evangelicalismo o surgimento do pentecostalismo do neopentecostalismo e do que será da igreja daqui para frente claro que esse apenas o recorte da nossa
história nós não tivemos tempo de entrar em diversos acontecimentos desse período e aí no comentário se você sentiu falta de alguma coisa compartilha com seus amigos deixa eu gostei nesse vídeo se inscreva no nosso canal e até o próximo episódio que será o último da nossa série a e aí e aí
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