Funções - Curso de Algoritmos #13 - by Gustavo Guanabara

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Curso em Vídeo
Funções em Algoritmos são rotinas que são capazes de executar instruções e retornar um resultado, va...
Video Transcript:
[Música] Olá seja bem-vindo a mais uma aula do seu curso de algoritmo o meu nome é Gustavo Guanabara eu sou seu professor e agora a gente vai dar continuidade a nossos estudos e algoritmo vendo mais um tipo de rotina na aula passada nós vimos a primeiro tipo de rotina que é o procedimento e agora nós vamos passar para rotinas parte dois vendo funções e é muito importante deixar duas coisas Claras aqui a primeira delas é que existem só dois tipos de rotina os procedimentos e as funções e a segunda coisa que eu quero deixar bem
claro é que você precisa ter visto a aula 12 que é a aula de procedimentos e ter praticado bastante então o que eu sugeri no final da aula 12 foi que você praticasse os conceitos dos procedimentos as passagens de parâmetro tanto tanto por referência quanto por valor por isso é muito importante pro aprendizado de rotinas então se você não praticou o suficiente você vai ter algum tipo de dificuldade para aprender funções é importante deixar isso claro porque muitos conceitos eu vou passar por cima porque eu já expliquei isso na aula 12 então Talvez você encontre
uma grande dificuldade para entender essa aula 13 porque você não assistiu direito a aula 12 então fique bem claro fique isso na sua cabeça se você quer assistir a aula 13 assista caso você tenha alguma dificuldade uma boa dica é voltar pra aula 12 e refazer o conceito refazer os exercícios e praticar então apenas dando uma relembrada a gente viu na aula passada um procedimento simples eu vou replicá-lo aqui para você poder entender melhor o conceito de funções Então isso que tá aparecendo na sua tela é um procedimento para somar dois valores Eu tenho um
procedimento chamado soma que recebe dois parâmetros A e B do tipo inteiro tem uma variável S que vai somar esses dois valores e dentro do procedimento o valor de S vai ser exibido eu tenho aqui o programa principal que vai fazer chamada a essa função soma que acabamos de criar a onde N1 recebe 5 n2 recebe 4 e eu vou somar esses dois valores de N1 e de n2 então eu vou somar 5 com 4 naquela aula eu expliquei que a passagem de parâmetro é feito da seguinte maneira o N1 com 5 n2 com 4
quando eu chamo soma N1 e n2 o valor de N1 vai ser colocado dentro da variável a ou melhor dizendo dentro do parâmetro a e o n2 vai ser colocado dentro do parâmetro B sendo assim a fica valendo 5 e B fica valendo 4 como você está vendo na sua tela dessa maneira o 5 e o 4 serão somados na linha que está sendo indicada e no final a soma Vale 9 que é o valor da soma entre 5 e 4 e até então tudo simples Tudo Fácil de compreender e aí entra o conceito de
função funções são rotinas assim como os procedimentos só que ela tem uma grande diferença elas podem retornar um resultado então se você prestar atenção no código que a gente acabou de mostrar aí na tela o procedimento ele tem que receber os valores fazer suas contas e mostrar os resultados porque ele não consegue dar resposta ao meu programa principal as funções sim as funções vão poder retornar coisas e aí sim eu vou tratar no código principal o que que vai ser feito com o resultado dessa função vamos ver o funcionamento na mesma tela vou deixar o
procedimento e logo embaixo vamos fazer tudo isso em forma de função Vamos então fazer tudo com função agora para criar uma função a linha se parece muito qu linha para criar um procedimento com uma pequena diferença preste bem atenção essa linha que eu acabei de escrever vai estar função soma recebendo a e b do tipo inteiro e existe um inteiro a mais no final que indica o valor de retorno que essa função dará eu vou declarar a variável S exatamente como eu fiz anteriormente e vou começar a minha função vou fazer com que S receba
a + b exatamente igual a procedimento Então vou pegar o valor da chamada vou jogar em a vou pegar o segundo valor vou jogar em B vou somar os dois e o resultado da soma vai ficar guardado em S se você comparar com o procedimento de cima a próxima linha seria seriam escreva L mas no meu caso aqui eu não vou precisar escrever dentro da função eu vou utilizar o comando retorne E aí eu vou colocar retorne s e fim de função o retorne S vai fazer com que tenha um retorno pro documento principal Por
falar em algoritmo principal vamos a ele Note que existe uma pequena diferença e essa diferença está na linha logo abaixo das atribuições primeira linha é o N1 recebe 5 logo em seguida o n2 recebe 4 na terceira linha eu tenho uma chamada paraa soma mas soma é uma função Então ela retorna um valor esse valor vai ser armazenado na variável rest de resultado então eu faço com que R receba o resultado de retorno da soma de N1 para n2 quando eu executo essa linha R recebe soma de N1 para n2 o valor de N1 vai
ser jogado em a o valor de n2 vai ser jogado em B eu vou fazer a soma que no caso aqui vai dar o mesmo 9ve e a linha de retorno vai fazer com que retorne o valor 9 para variável rest logo em seguida eu vou escrever a soma e rest que é minha variável de resultado e essa é a principal diferença entre utilizar funções e procedimentos nos procedimentos você não pode retornar um valor durante uma função Você tem o valor de retorno e aí ficou fácil ficou confuso aí é a base que eu tô
te falando se você não entendeu bem a aula 12 você não vai entender a aula 13 Então se ficou muito confuso para você pense na possibilidade de rever a aula 12 mas Aguarda um pouquinho que eu vou fazer na prática isso que eu acabei de fazer e talvez com essa segunda explicação você entenda melhor então vamos PR nossa primeira prática que é somar dois valores só que dessa vez nós vamos fazer utilizando funções vamos visual então no meu visual eu tenho soma função que eu V declarar dois números vamar de v1 para valor 1 V2
para valor 2 do tipo inteiro meu programa principal eu vou pedir para que o usuário digite os valores Digite o primeiro valor Leia v1 vou escrever de novo Digite o segundo valor e leia V2 vou criar uma variável aqui pra soma vou chamar de s e s vai receber o resultado da soma entre v1 e V2 essa função soma não existe então eu tenho que criá-la logo após a minha área de variáveis Então vamos lá vou criar uma função Não tem acento em função chamada a soma que vai receber dois valores vou determinar aqui como
x e y do tipo inteiro a minha função também vai ter que ter um retorno somando dois valores inteiros eu vou ter um resultado inteiro vai ter o início da função e o fim da função também sem acento essa minha função eu posso fazer direto não como eu fiz no exercício anterior eu vou fazer com que retorne o valor de X + Y esse parênteses não é necessário ele é opcional Vamos colocar retorne o valor de X + Y vamos executar o programa entre 4 e 5 ele vai somar mas eu esqueci de mostrar o
resultado né escreva a soma hein entre v1 e V2 é igual a S 3 e 4 a soma entre 3 e 4 é ig a 7 tudo funcionou normalmente vamos no passo a passo para você entender melhor pressione F8 aí no seu teclado e vamos começar primeiro passo ele vai criar as variáveis v1 V2 e s Então fique de olho aqui na parte de baixo Acabei de criar três variáveis vazias próximo passo ele vai pular a minha função Lembrando que a rotina ela só é executada quando for chamada então ele vai pular diretamente pra linha
início pulou ele vai pedir o primeiro valor eu vou digitar C pressionando Enter o valor 5 foi dentro da variável v1 continuando vamos pedir para ele digitar o segundo valor 7 vou dar enter e o 7 também foi paraa variável V2 Então eu tenho v1 com 5 V2 com 7 agora eu vou dizer que S vai receber a soma entre v1 e V2 S Por enquanto ainda está com zero executando ele vai chamar a função soma e já vai transferir o valor de v1 para x e o valor de V2 para Y pressionar aqui ele
já criou x e y x com valor de V1 Y com valor de V2 minha rotina é simples Eu simplesmente vou retornar x + y 5 + 7 é igual a 12 por enquanto a minha variável S está com zero mas assim que eu pressionar F8 Note que ela vai mudar para 12 pressionei a minha variável de retorno está aqui ó meu retorno tá sendo como 12 note aqui que Ele criou uma área de retorno pressionando F8 novamente a variável S vai receber esse valor 12 Então agora eu tenho S que é a soma entre
5 e 7 que é 12 agora basta mostrar na tela o resultado que a soma entre 5 e 7 É iG a 12 e finalizamos o nosso algoritmo entender o mecanismo de programação com funções é bem semelhante com programação com procedimentos mas a função ela tem a grande vantagem de poder retornar um resultado e eu poder tratar da maneira que eu quiser nos procedimentos O Retorno O resultado é mostrado na tela de uma maneira padronizada as funções permitem que você trate a formatação e a exibição o tratamento do resultado diretamente no seu programa principal vamos
a mais um exercício para fixar um pouco mais esse conceito de funções Então vamos à prática dois que vai ser verificar se um número é par o ímpar e nós já fizemos isso anteriormente mas agora vamos fazer utilizando funções aqui no meu visualg vamos fazer o seguinte criar uma variável n que é inteira e vamos criar uma variável R de resultado que vai ser caractere vamos fazer o seguinte Vamos ler o número digite um número Vamos ler n vai ser guardado meu resultado vai ser para o ímpar uma função que eu vou criar passando n
como parâmetro então O resultado vai ser R no final vai ser o número n é um valor R que vai ser par ou ímpar Então eu tenho que escrever a função par ou ímpar que eu já sei de cara que é uma função porque ela vai ter um retorno que vai ser guardado na variável R de resultado então eu vou criar uma função que vai ser para o ímpar vai receber um valor V inteiro e vai retornar um valor caractére vamos começar e fim da função vamos fazer o seguinte se o v resto da divisão
por 2 for igual a zero nós já Vimos que os números pares t o resto da divisão por 2 igual a zero caso tenha alguma dúvida Verifica a aula em que nós falamos sobre operadores aritméticos então se o resto for zero retorne par senão retorne ímpar E aí o valor de retorno vai ser jogado diretamente na variável R vamos ver a execução 5 5 é um valor ímpar executar de novo 8 8 é um valor par vamos ver funcionando passo a passo estar a janela aqui pro lado vamos começar vai criar uma variável n do
tipo inteiro uma variável R do tipo caracter Então eu tenho I com zero e c vazio ele vai pular a função vai começar no início do programa onde ele vai pedir para digitar um número eu vou digitar set E aqui nessa linha que está marcada ele vai chamar a função para verificar se ele é par ou ímpar ele vai passar paraa minha função Agora eu tenho n que é7 Que que foi digitado foi jogado pro parâmetro V então V recebeu o valor de n Eu tenho o r que ainda está vazio e aqui eu tenho
o valor de retorno que da última execução foi com par nós vamos ver agora e vai verificar se V por 2 = 0 V que é 7 por 2 que é 7 di 2 dá 3 e Resta 1 então 1 é o resultado de V por2 então ele não é igual a zero ele vai vir pro sinão e a linha que será executada vai ser o retorne ímpar na hora que eu pressionar o valor de retorno aqui está ímpar e esse valor de retorno vai ser jogado como essa linha aqui está indicando dentro da variável
R vamos apertar F8 mais uma vez agora Note que a variável R que é caractere está com o valor ímpar executando a linha ele vai executar que o número sete é um valor ímpar e por por fim termino o meu algoritmo Deu para entender melhor agora né a gente ainda vai fazer mais um exemplo um terceiro exemplo para reviver uma novo exercício que foi o exercício de cálculo de fatorial e dessa vez eu vou Relembrar os conceitos de escopo que ainda funcionam dentro das funções a terceira prática que eu venho sugerir aqui é a prática
para cálculo de um fatorial de um número que nós já vimos nas aulas anteriores quando estávamos vendo o conceito de estruturas de repetição Vamos criar agora um algoritmo que calcule o fatorial de um número mas por conta de uma função Vamos então criar um algoritmo para cálculo de fatorial eu vou criar uma variável n pro número e uma variável F para fatorial vamos começar lendo o número Leia n e vamos fazer com que F receba o valor de fatorial de n Escreva na tela o valor de n fatorial o símbolo de fatorial é uma exclamação
é igual a f pronto Esse é o meu programa programa ficou simples F recebe o fatorial de n mas como eu não tenho o comando fatorial eu tenho que criar minha função que calcule o fatorial Esse é o conceito de rotina vou receber um valor inteiro e vou retornar no valor inteiro isso por O Retorno de fatorial de n vai ser jogado em f f é uma variável inteira vamos fazer o corpo da função aqui não se esqueça de criar sempre o corpo das estruturas assim que você escrevê-las e vamos fazer o seguinte dentro da
minha função eu vou ter uma variável que é um contador do tipo inteiro esse meu contador vai ser usado na variável de controle de uma estrutura de repetição com teste de variável de controle vai de 1 até V que é o valor que eu quero fatorial vou criar também dentro das variáveis um resultado que vai ser inteiro declarar essa variável R na mesma linha né fica mais fácil vou fazer com que r receba R vees C começando R com 1 para não estragar a multiplicação isso vai fazer com que o fatorial seja criado no final
retorne R para retornar o valor do fatorial vamos executar fatorial de 5 que é 120 fatorial de 3 que é se vamos fazer a repetição utilizando o passo a passo do visual Começando o meu programa ele vai criar as variáveis n e f que são do escopo Global isso é vão funcionar durante todo o meu programa que foi exatamente o que eu selecionei aqui continuando ele foi pro início do programa vai escrever digite um número vai solicitar vou digitar três pressionar enter F vai receber o fatorial de n então ele vai chamar a função fatorial
então ção Vai ser desviada lá para cima e agora eu vou criar c e r note aqui que a variável de retorno V que é o parâmetro c e r que são variáveis locais Todas estão com escopo fatorial isso é um escopo local eu tenho as variáveis com escopo global que são n f nesse caso aqui v c e r tem escopo local Então vão funcionar somente nessa área que eu selecionei lembrando que na aula passada eu expliquei mais mais detalhadamente o que quer Esopo vamos continuar e aqui ele vai fazer com que R receba
1 e vai fazer o c variar de 1 até v e calcular o fatorial então R aqui que está valendo 1 vai receber 1 ve 1 vai continuar com 1 volta agora ele vai com o c valendo 2 1 x 2 o r foi para 2 volta mais uma vez vai até V que é 3 então ele vai fazer 3 x 2 que é se agora mais uma interação o c Valeria 4 então ele não pode ele vai estourar e vai retornar R que é o fatorial de 3 então R está com o valor do
fatorial de 3 que é 6 e o meu valor de retorno também está para 6 vamos retornar o valor então o valor de F é 6 note agora que eu não tenho mais as variáveis locais isso porque eu não estou mais dentro da função esse conceito de escopo como eu disse anteriormente foi melhor visto na aula 12 caso você tenha dúvida dê uma olhadinha lá por fim mostrei o resultado E meu algoritmo foi encerrado e outra coisa que funciona normalmente com as funções assim como nos procedimentos são as passagens de parâmetros por valor e por
referência vamos dar uma relembrada dando uma olhada na da aula passada O que foi feito para calcular uma série Fibonacci utilizando procedimentos Então vamos ver agora a passagem de parâmetros que funciona por valor e por referência também utilizando funções na aula passada nós vimos esse algoritmo para cálculo da série de fibon utilizando procedimentos alterar essa rotina para utilizar função é muito simples eu simplesmente vou retirar essa palavra procedimento vou mudar para função tem que ter o valor de retorno que vai ser inteiro vou tirar o fim do procedimento vai ser o fim da função e
aqui vou fazer com que T3 receba o próximo Fibonacci note aqui que eu estou utilizando a passagem de valor por referência todos os outros exercícios que nós fizemos nessa aula até agora foram passagens de parâmetro por valor isso é não fazem uma referência à variável original colocando o var na frente dos parâmetros fazemos com que haja uma passagem de parâmetros por referência então vou fazer aqui com que N3 recebe N1 mais n2 que são os parâmetros N1 recebe n2 n2 recebe N3 e retorna N3 que no caso ele faz com que T3 receba o próximo
Fibonacci Escreva na tela T3 lembre-se que ao utilizar função o ideal é que você não escreva nada dentro do corpo da função e sim retorne para algoritmo principal para que ele possa escrever da maneira que achar melhor vamos executar botar só um escrevar l aqui e aqui eu tenho a série de Fibonacci calculada por uma função e não por um procedimento utilizando a passagem de valor por referência vamos executar o passo a passo só que eu vou fazer o passo a passo do terceiro termo ao quinto termo parar o algoritmo até o quinto vamos executar
começou o meu procedimento ele vai criar as variáveis I T1 T2 e T3 e vai pular a função vai começar T1 com z0 vai escrever zero T2 com 1 vai escrever T2 e vai começar o i de 3 até 5 começou de três porque os dois primeiros termos Eu já escrevi Então vou começar do terceiro termo e vou até o quinto próxima linha vai fazer a chamada função T3 recebe o próximo Fibonacci passando como parâmetro o primeiro e o segundo termo que são zero e 1 então ele vai passar pra função Então eu tenho aqui
T3 que é a variável Global temos as outras variáveis na parte de cima temos as variáveis I T1 e T2 e T3 que são globais abaixo delas temos todas as variáveis locais Inclusive a que eu vou criar agora o N3 então eu tenho o valor de retorno N1 que está relacionado a T1 n2 que está relacionado a T2 e o N3 que vai ser o valor de retorno N3 recebe N1 + n2 o N1 tá com 0 o n2 tá com 1 então 0 mais 1 é 1 vou fazer com que o N1 receba n2
então N1 vai passar a valer 1 vou passar fazer com que n2 vale L3 que também é 1 ele vai retornar N3 então ele vai retornar o valor 1 então note lá em cima o valor de retorno agora é um então ele vai retornar e vai jogar um na variável T3 quando eu pressionar aqui ele vai sumir todas as variáveis locais fique de olho na parte de baixo da tela sumiram Agora eu tenho somente T1 T2 e T3 vou escrever o valor de T3 escrever o 1 na tela fim para quando ele voltar para lá
vai virar qu a variável i passou para qu e agora nós vamos de novo chamar o próximo Fibonacci Vamos repetir o procedimento ele vai somar o valor de retorno dessa vez será 2 então ele vai mostrar dois na tela e mais uma vez vai voltar vai chamar o próximo Fibonacci pela última vez já que agora é a quinta vez que eu estou fazendo ele vai fazer o mesmo procedimento somou retornou dessa vez o valor 3 então o valor 3 vai ser jogado para dentro da variável T3 então a variável T3 agora está com três eu
mostro três na última vez no fim para ele vai executar agora já que o valor da variável i já está com c ele vai finalizar o programa e aqui está uma série Fibonacci composta de cinco termos e mais uma vez eu digo se por acaso você tiver tendo alguma dificuldade para compreender isso eu recomendo fortemente que você assista de novo a aula 12 e a aula 13 logo na sequência e eu tenho certeza que você vai entender melhor outra coisa que você precisa fazer é praticar não existe aprendizado em algoritmo sem prática não adianta você
assistir esse vídeo você só vai se frustrar porque você não vai conseguir fazer logo em seguida Então você tem que Pausar a aula executar as rotinas testar baixar os arquivos então ó aqui ó cursoemvideo.com você vai poder baixar os arquivos os pacotes por aula então você vai lá na aula 13 vai na aula 12 na aula 13 baixa os pacote com os exercícios da aula dá uma olhadinha Mas faça o seu não baixe o pacote olhe e considere que você aprendeu o ideal na hora de aprender algoritmos é praticar é digitar é exercitar vamos ao
último conceito dessa aula que são algumas funções que já vem prontas dentro do visualg e que eu vou mostrar que são muito interessantes para você o próximo passo dessa aula é ver algumas funções prontas e existem no visualg uma série de funções prontas para tratamento de valores de caractére vamos entender melhor como funciona isso toda linguagem de programação ela permite a crição de funções personalizadas mas a maioria das linguagens já vem também com algumas funções já pré-definidas o Java é um exemplo de linguagem que vem com uma série de funções já pré-definidas dentro das suas
bibliotecas no caso do visualg Existem algumas funções de tratamento de string vamos ver como que funciona isso vendo um exemplo prático e como se aplica cada função a cada situação Vamos considerar aqui que eu tenho uma variável string chamada site dentro dessa variável string chamada site eu coloquei um valor string curso em vídeo o valor entre aspas é meramente para eu mostrar que ele é um string ou cadeia de caracteres e as aspas não serão consideradas em nenhum dos exemplos a partir daqui a primeira função que veremos é a função compr Se eu colocar compr
esse site que é a variável caractere compre é de comprimento então ele vai me dizer qual é o comprimento da variável site se você contar aí dentro da variável site existem 12 letras que compõem a frase curso em vídeo logo comprimento de site vai te retornar 12 outra função interna é a cópia essa variável cópia ela recebe três parâmetros O primeiro é a variável caractere no meu caso ali é o site O segundo é um número que indica em que letra eu vou começar a contar no nosso caso aí c é a primeira letra u
é a segunda R é a terceira s qua o é a qua e é a sexta então eu comear da sex letra ele vaiar na letra e o Tero parmetro é um outroo que indica quantas cas eu mostar no Meo ali mostar dois então vai comear na se letra que letra e e vai mostrar então vai mostar naa e e m a terceir função é ausk que ela vai fazer com que toda essa string seja colocada em letras maiúsculas em seguida vamos ver a função minusc que faz o contrário joga todas as letras para minúsculas
importante dizer que as funções maiusc e menus não funcionam para variáveis caracteres dentro do visualg a próxima função é a função pós essa função indica a posição de determinada string ou letra dentro de uma string maior no meu caso aqui eu tenho pós vídeo site O que que ele vai fazer ele vai procurar a palavra vídeo dentro da var S eu tenho a palavra vídeo dentro da variável site e ele vai me dizer que ele está na posição o então vídeo começa Na oitava letra da variável site por fim as últimas duas a função Ask
ela me dá o código de cada letra Você deve saber que cada vez que você pressiona uma tecla no seu teclado O que é passado pro computador não é uma letra e sim um número a letra c é correspondente ao número 67 existe também a função kak ess função kak faz o contrário da função ASC você passa o código que é 67 por exemplo e ele vai te retornar a letra correspondente a ele ficou confuso Então vamos a uma prática que mostra a utilização de todas essas funções num exercício só então a quinta e última
prática dessa aula é o analisador de nomes vamos ao visual o que eu vou fazer aqui é criar uma variável n que é de nome do tipo caractere vou pedir que o usuário de digite o nome Leia n e vamos fazer o seguinte vamos escrever na tela primeiro quantas letras tem o nome da pessoa total de letras do seu nome Vamos colocar aqui o comprimento de n executando meu nome é Gustavo total de letras do seu nome é sete então meu nome tem sete letras vamos ver aqui para mostrar meu nome todo em letras maiúsculas
seu nome em maiúsculas é maiusc n e ele vai mostrar meu nome todo em maiúsculos o mesmo ocorre com o minusc Ok vamos fazer agora uma forma de pegar a primeira letra do nome por exemplo a primeira letra do seu nome é vamos colocar uma cópia de nome Começando na primeira letra e pegando somente uma Então a primeira letra do seu nome é G de fazer alguns exemplos aqui se eu colocar dois ele vai pegar as duas primeiras letras do meu nome note aqui que ele pegou Gu que são as duas primeiras letras se eu
começar da segunda letra pegar três letras ele vai começar do u e vai pegar três letras então ele começou do u e pegou três letras Então essa é a forma de utilizar a função cópia no meu caso aqui vou deixar um e um para pegar a última letra no meu caso aqui do meu nome seria cópia n a sétima letra Vamos pegar uma só então ele funcionaria perfeitamente pro meu nome a última letra é o caso você você queira que essa última letra fique em maiúscula você pode unir duas funções e utilizar maiusc aqui e
ele retornaria o o mas essa função tem um problema se por acaso eu digitar o nome Ana ele não mostra a última letra do nome isso porque Ana não tem a sétima letra isso só funcionaria para nomes com sete letras se você raciocinar sete também é o número de letras do nome então a última letra é número de letras do nome então posso usar o comprimento aqui no lugar do Set comprimento do nome para pegar a última letra Independente se for Gustavo ou Ana outra coisa que eu posso fazer é verificar posições de coisas por
exemplo tem letra A Nai euer most tem a letra A vou usar o pós letra A que é a string a dentro do nome então eu quero saber a posição da letra A dentro do nome vamos Gustavo Gustavo tem um a na posição zero ele deu um erro aqui porque o a Que Eu Estou verificando é o a maiúsculo e o a que eu botei no meu nome é um a minúsculo vamos resolver isso colocando a maiúscula dele aqui eu tenho o meu nome a letra A na posição 5 é aqui na quinta letra eu
tenho uma letra A caso eu esteja fazendo uma busca por uma letra que não existe por exemplo x meu nome não tem letra x então ele vai me retornar a posição Zero Isso indica que a letra não foi encontrada vamos manter o a e por fim vamos fazer o uso das funções o código da letra A é Asque da letra A executando o código da letra A é 65 a letra de código 65 é carque de 65 a letra do código 65 é a letra A para finalizar vou fazer um nome ser escrito de trás
para frente Vou criar uma variável c aqui do tipo inteiro vou fazer um para para repetir esse c da última letra que é o comprimento do nome até o primeiro primeira letra e vou fazer um passo menos 1 vamos fechar a estrutura e vamos fazer com que ele escreva na na tela uma cópia de n fazer uma cópia do maiúsculo de n começando da letra c e andando apenas uma letra vamos executar meu nome Gustavo ao contrário é o Vuk posso também colocar nome e sobrenome ele vai inverter da mesma maneira viu como é Simples
então você pode utilizar as funções pré-definidas do visualg para pular caracteres sem precisar criar funções Note que aqui em todos os casos são como funções só que eu não preciso reescrever o código dessas funções pois Elas já estão incorporadas ao código do visual Eu espero que você tenha entendido o conceito de funções e eu espero que você esteja acompanhando o curso de algoritmo e eu espero de coração que você esteja mostrando essas aulas para todo mundo que você conhece é uma coisa muito difícil de se entender é algoritmo principalmente para iniciantes Então esse projeto é
justamente para mostrar para pessoas que não sabem sabem programar que sim é possível aprender uma linguagem de programação partindo do conceito de algoritmo partindo do conceito mais abstrato conceito de lógica de programação ou Portugal e mais uma vez eu queria pedir que você curtisse Nossos Vídeos curtisse a nossa página do Facebook que é facebook.com bar cursos em vídeo e também assinasse o canal do YouTube clicando aqui você faz a assinatura do canal aqui você vai ter uma lista de todas as aulas de algoritmo criadas até aqui e aqui no meio é que o cursoemvideo.com Você
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assim ele precisa do meu esforço para fazer a aula mas precisa muito mais do seu esforço para assistir e praticar um grande abraço Bons estudos e até a próxima
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