A Filosofia de Edmund Husserl - FENOMENOLOGIA | Prof. Anderson

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Curso de Filosofia do Direito: https://hotm.art/husserl-fdireito Curso de História da Filosofia: ht...
Video Transcript:
Olá no vídeo de hoje nós vamos falar da corrente filosófica mais importante do Século 21 das mais influentes da atualidade ela influenciou O existencialismo os movimentos feministas a sociologia a antropologia a psicologia e influenciou e muito também o direito Esse é um dos vídeos que você não pode deixar de assistir até o final e [Música] o ano além de filósofo era também um grande matemático Ele viveu d1859 até 1938 e ele desenvolve a sua fenomenologia como uma resposta um período não tão muito legal da filosofia o período em que a filosofia estava passando por uma
grande crise final do século 19 nós temos a ciência que é o cuidar do mundo prático já se mostrava muito eficiente e e trazer grandes benefícios para a humanidade Enquanto isso a filosofia só conseguia produzir sistemas especulativos abstrato que não levavam a lugar nenhum nem os filósofos tinham consenso Entre esses sistemas especulativos a ciência já estava cuidando de praticamente todas as áreas das da existência humana e temos até o cientificismo que era uma ideia de que a ciência vai cuidar de tudo então a gente não precisa em outros ramos do conhecimento filosofia a filosofia nem
precisa mais existir deixa que a ciência vai cuidar de tudo alguns cientistas passaram a defender que até a lógica EA epistemologia que tratavam dos fundamentos da ciência deveriam ser estudadas por uma ciência como Aqui nós temos processos psicológicos a lógica EA epistemologia deveria ser estudado pela psicologia e esse entendimento essa ideia que ficou conhecida como psicologismo pessoal a lógica EA epistemologia são criações da filosofia a lógica nos diz como que se dá o raciocínio correto como é que nós raciocinamos como é que nós pensamos de uma maneira racional e epistemologia vai estudar e demonstrar como
é que é possível esse pensamento racional se até a cargo da ciência então não tem mesmo razão de existir a filosofia Pode fechar os cursos de filosofia pode acabar com esse negócio porque a filosofia não serve mesmo mais para nada e aqui nesse ponto que o urso aparece fazendo uma crítica muito forte ao psicologismo uma das refutações mais bem feitas de toda a história da filosofia o que é que ele diz bom a psicologia é uma ciência empírica que vai cuidar dos fatos no caso os fatos mentais e comportamentais como uma ciência empírica a psicologia
ela parte e depende da observação da observação desses fatos para Dair analisar as relações de causa e efeito Entre esses fatos esses fatos comportamentais esses fatos mentais Então ela vá a produzir como uma ciência empírica conhecimento empírico só que você tem uma coisa que a gente aprendeu com Kant é que conhecimento empírico é conhecimento contingente Esse é um conhecimento que tanto pode ser com pode não ser Oi e a lógica e apps termologia como os full como Ramos do conhecimento que tratam dos fundamentos da ciência dos fundamentos do pensamento dos fundamentos da própria racionalidade não
são aqui conhecimentos empíricos são conhecimentos a priori conhecimentos a priori que são conhecimentos necessários e universais esses conhecimentos a priori necessários e universais não podem ser demonstradas muito menos estudados pela observação a ciência começa e depende da observação como é que uma ciência vai estudar conhecimentos apriores a priori conhecimentos que não são observadas em conhecimentos E chegamos até eles através do raciocínio puro não dá não dá para uma ciência que produz conhecimento empírico demonstrar estudar conhecimento a priori isso tem que continuar a cargo da filosofia e aqui o o cheiro sabe que a filosofia não
poderia continuar criando sistemas especulativos abstratos como tinha feito até então sistemas especulativos que não traziam consenso entre os filósofos entre os cientistas ele queria queria ele queria criar umas filosofia rigorosa aqui nas palavras dele era uma ciência rigorosa e para gente criar uma ciência rigorosa nós temos que partir de evidências indubitáveis então para encontrarmos essas evidências indubitáveis que o fariam essa filosofia essa ciência rigorosa Ele criou um método um método que ele chamou de método fenomenológico o método fenomenológico começa pela Apple quer é porque é um termo grego que ele pega lá com os céticos
que quer dizer suspensão do juízo nós vamos suspender o juízo sobre todos os conhecimentos que nós temos do mundo sejam eles conhecimento do senso comum da filosofia e até mesmo da própria ciência nós vamos colocar esses conhecimentos sobre o ataque de um questionamento radical e tudo aquilo que não passa no lugar a gente descartar a gente vai suspender e aquilo que resistir a essa a esse questionamento radical vai ser uma residência indubitável aquilo que a gente não pode duvidar então quando ele faz um o processo metodológico iniciando pela qualquer fazendo esse questionamento radical de todos
os conhecimentos que nós temos do mundo a única coisa que surge como um indubitável como uma certeza rigorosa é o conhecimento da consciência nós for nós podemos duvidar questionar radicalmente de tudo mas a gente não pode colocar na dúvida o fato de que nós temos uma consciência e essa consciência aqui pessoal não é a mesma consciência lá no decastro Nuno decastro nós temos a partir da dúvida radical a a descoberta de uma consciência de uma resposta de uma coisa tem instante que é uma coisa em si algo que existe por si mesma só que aqui
Diferentemente do de cá não é uma substância consciência porque sempre é sempre a nossa consciência é consciência de alguma coisa não existe a consciência em si e o mundo aqui também as coisas em si o mundo existindo separado da consciência A consciência é consciência porque ela é consciência de alguma coisa não existe o pensar sem o pensado não existe o imaginar sem aquilo que é imaginado nós sempre pensamos o que pensamos alguma coisa não existe o pensamento puro e as coisas aqui no mundo exterior o pensamento só é pensamento porque ela está pensando essas coisas
exteriores então a característica principal da consciência aqui para o uso vai ser a intencionalidade o pessoal é aqui que está o grande shihan da fenomenologia a consciência não é o que por si só a consciência existe porque ela é consciência de alguma coisa é intencional ela possui uma intencionalidade essas coisas ele vai dizer que é o fenômeno A consciência é sempre sempre sempre a consciência de algum fenômeno e pessoal na história da filosofia isso é um pensamento muito radical desejo que a consciência é consciência porque ela é consciência de alguma coisa de alguma de algum
fenômeno de alguma realidade é dizer que aquela realidade existe Porque existe uma consciência daquela realidade então o uso chega à conclusão de que a consciência é o próprio fundamento da realidade e aqui ele supera toda a discussão que vinha na filosofia desde de kart e o que que ele vai dizer Ora se não existe uma consciência como uma substância se não existe uma consciência em si e mais existe apenas uma consciência de algum fenômeno de alguma coisa então não faz sentido dizer que também exista uma coisa em si não faz sentido dizer que existam a
consciência e um undo a ser conhecido por essa consciência porque essa consciência Só existe na medida em que ela é consciência desse mundo então não faz sentido nós termos um sujeito que pensa uma consciência e um objeto que é pensado isso não faz sentido porque isso daqui é a mesma coisa e esse objeto só é objeto porque ele está sendo pensado por esse sujeito não faz sentido o racionalismo dizer que o conhecimento advém da consciência da razão porque o conhecimento ele já é um produto da razão que se volta para alguma coisa não existe a
razão que vai produzir em conhecimento a partir dela mesma a consciência que é a razão ela é consciência de alguma coisa está fora dela e também não existe toda essa discussão empirista instalar um objeto uma coisa em si e aí eu vou e volto para esse objeto para conhecer esse objeto a partir dos meus sentidos a partir desse conhecimento a partir desse objeto que está fora de mim não faz mais sentido é a função entre racionalistas e empiristas não faz sentido imaginarmos um sujeito e objeto como coisas distintas aquele supera essa discussão e supera também
o cante o criticismo kantiano e pessoal um detalhe também muito importante é que um fenômeno aqui para ele é diferente para o fenômeno lá para o cante o cliente vai dizer que o fenômeno é aquilo que a gente consegue conhecer das coisas da coisa em si do mundo e aí ele vai dizer olha eu cante quando ele faz isso ele cria aquilo que a gente conhece Oi e o mundo que a gente não conhece é como você criar se Dois Mundos e caísse lá na atualidade do Platão o conhecimento que nós temos é o conhecimento
que a gente pode obter do mundo mas o mundo tá lá de uma forma que a gente não consegue conhecer isso também não faz sentido o fenômeno que a gente cata é a própria coisa hora aquilo que eu estou vendo desse mundo é o mundo do jeito que ele é não existe o que eu conheço do mundo eo mundo que eu não conheço é assim que ele supera o racionalismo o empirismo o criticismo kantiano e essa diferença do fenômeno aqui pro outro pro fenômeno lá no cantinho Então pessoal a intencionalidade da consciência é a grande
originalidade da fenomenologia esse ramo da filosofia que influenciou e influencia grandes pensa e até hoje se você quiser se aprofundar na fenomenologia e estudar a história da filosofia como um todo desde os pré-socráticos até os grandes pensadores da atualidade clica no segundo link aqui na descrição e faz a sua inscrição no nosso curso de história da filosofia é um curso muito didático bem objetivo com muito conteúdo Você tem dois anos para estudar todo o conteúdo do curso e o preço do curso é praticamente assim irrisório vai lá clica no segundo link da descrição faz a
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