o epílogo 10 vocês túnel de novo que eu cheguei pra falar sobre o que vocês hoje arcadismo brasil é pessoas dando seqüência à nossa saúde literatura mas hoje tem surpresa é aguardar e por isso só sabia [Música] pessoal muito bem no domingo e vamos lá então arcades no brasil nós já vimos o que é o arcadismo né lembrou da europa só que hoje para falar daqueles brasil o deixou um pouco mais encorpada na sala é você que ela da plataforma já está conhecendo esse camarada sim meu grande amigo gabriel félix hoje está aqui comigo pra
conversar sobre a aids no brasil também pra cá gabriel ilha e secar é o homem da literatura rapaz é o gabriel se você está assistindo e petróleo na plataforma já conheci o gabriel e hoje nós allen dupla aqui para poder trocar idéias lutando arcadismo no brasil né não vamos lá o começo - olha só pensando na camisa o brasil já sabe o que rolou lá na europa e como que aconteceu aqui no brasil e de que forma que socorreu chegou aqui sem essa parada do arcadismo vamos imaginar que estamos falando de um brasil colônia beleza
da então colônia era pré histórica que possivelmente nossos telespectadores não imagino um mundo sem internet não vamos imaginar o quanto as coisas demoravam para acontecer da europa pra chegar na colônia então vamos imaginar que contexto não pensar o século 18 e lá nos seus estudos de história pense na história do brasil ciclo da mineração então o centro do brasil é onde as coisas bombavam no brasil era minas gerais possam pegar agora o mangueira minas gerais teve com essa idéia de mineração de minas gerais até a beleza atrai mais e aí naturalmente com a mineração houve
uma elite mineira e essa elite vai mandar os filhos estudar na europa e aí vão pra portugal estudam lá não vão para lisboa para coimbra é tradicional universidade e naturalmente eles voltam para o brasil e na volta pro brasil como eles chegam chegam depois de um contato com a cultura iluminista neoclássica que já era dominante lá na europa que já estava rolando na europa que é o tal do arca d na aula passada é a crise na europa muito bem então quer dizer eu tenho um processo de pessoas que são filhos de pessoas aqui no
brasil que tinham grana a por causa dos minérios da época que vão lá estudar na europa e trazem para cá obviamente não trouxe pela zap e trouxe-a baggage que a pessoa viveu a europa então os filhos trouxeram para cá e para tentar trazer essa novidade no brasil a implantar no brasil beleza eles trazem as características iguais às que tinham lá como funcionou isso sim tem basicamente sim porque eles estão vindo direto da fonte só que aí vamos imaginar que eles estão chegando neoclássicos e ucam roupas e todos os neoclássicos então é uma ideia de expressão
de regularidade sobriedade então a idéia de refinamento e aí eles chegam pra cá o brasil é colônia e além disso quem predominava era o barroco então era aquela arquitetura exagerada aquela expressão exagerada então naturalmente eles chegam aqui e vem com aquela cara de nojo exagero que mal o rosto pra quê se rebuscado todo porque isso aí que horror no gente tinha sim né nossa praça que vão mudar todos aqui eu pude ver como é que a moda está muito over ou frango sobre o assunto é muito ou gerar ou raras por fora da china atualizar
e toda hora vem totalmente o ver na europa na verdade a faxina lavar roupa né e enxerga o overno brasileiros é que querem vir klink entende agora tem processo olha só e aí dentro disso aí quem são os principais autores que ocorre não acredita no brasil vamos começar pelo mais velho da turma que é o cláudio manoel da costa 1768 ele é faz a ele que inaugura marcar dias no brasil com uma coletânea chamada obras e o que é bacana também você pensar no processo de como muda de um período para o outro o cláudio
manoel por ser o mais velho é alguém que é a arca de tenha as características da arca disney o coliseo sonetista né o 1 a ideia do campo como um lugar da vida tranquila bacana é longe do tumulto só que ele tem um pezinho barroco ele tem aquele pezinho porque como ele faz a transição é normal que ele carregue algumas oposições alguns contrastes algumas angústias próprios bairros legal é legal de fazê lo em toda escola literária tem esse processo de transição e alguém carrega sempre um pé atrás com o outro pé na frente nesse caso
que o código manuel exatamente que nada aconteceu no estalo sem nada é seu início é muito importante em cima do técnico a galera que exatamente isso a alegria tudo assim até que esse ano era uma coisa virou o ano mudou nada né a coisa vai acontecendo mais intercalando vai se entrelaçando até mudar o pensamento e as escolas não mudam com eventos no facebook é hora marcada não não é assim então existe esse processo e é bem comum que existam esses autores que fazem a transição exemplo pedindo humanista nem vai me levar ele é o período
que faz relação à eta medieval para o encontro por ela e é isso que o cláudio manoel faz isso então ele é o mais velho de todos é muito arcade mas com traços barrocos e naturalmente temos que destacar o cara né o da obra mais importante é o tomás antônio gonzaga que talvez você não conheça por tomás antônio gonzaga mas em aulas de literatura você vai recordar a grande obra dele é que é o marília de dirceu e por sinal os tiros seu vale a pena um shake a idéia de como eles não escreviam usando
os nomes próprios exatamente isso é importante importante ou então eles usavam os pseudônimos aí né exatamente então era a idéia de que o que eles estavam fazendo era uma construção artística eles eram personagens poéticas e por isso o fingimento porque vamos na sujeito veio da europa então ele é sei lá o advogado da heloísa ele entrou motor só que ele escreve os poemas como se fosse um camponês que vive a vida tranquila então o que é um arca d arca d por exemplo seu pai estressado no trabalho e sonhando em se aposentar e viver num
sítio viver na praia então é esse é um lírico do arcadismo isso é legal porque a gente já falou de sua atual mas é bom de relembrar que que o ar que têm essa propriedade viver o campo viver o reflexo é essa idéia é do do atacadista então quando eu penso desse arquivo eo peso no carro exatamente assim sentado uma varanda uma casinha no campo bem tranquilo essa ideia porque lhes apresenta exatamente isso tanto tem aquelas pessoas ainda tinham lá e isso que é o marca do como eles são neo clássico neoclássico cheio de referências
em latim a valorização dos clássicos rogério bica pedido aquelas crianças não estou muito bem futebol de bola então é muito legal eu vejo que estamos falando aqui ó é um panorama de um brasil arca d ou seja esse acadêmico foi buscado na fonte para as pessoas que trouxeram para cá e por fazer esse processo de introdução então você falou agora é do coronel me falou tomás antônio gonzaga tem mais algum importante nesse processo que vale a pena relembrar que está pra falar o em que ela sempre ouvi os autores de menor expressão né alvarenga peixoto
e tal agora vale a pena também para concursos exames e provas pensar que houve os poemas épicos deste período e aí vamos destacar o uruguai basílio da gama e também temos o caramuru do frei santa rita não só de bola esses dois que eu queria lembrar deles aqui é base legal e isso tem durão os caras que também sempre volte e meia aparece alguma questão desses camaradas aí na nextel é ficar aqui também show de bola tranqüila sua então esse é o panorama eo que mais que nós temos aí dentro de si a cada dia
no brasil ainda pensando nessa realidade toxina vamos fazer o nosso papel é montar para pensar na forma como no arcadismo existe existe a característica geral mais vindo pra cá é como uma contextualização ou é comum que exista a contextualização aqui nós vamos ver a referência à paisagem de minas gerais na obra principalmente do cláudio manoel há algumas referências da vila rica da época é o juro preto como tomar antónio e existe uma poesia satírica e aí serão uma cartela passamos as principais obras uma obra satírica do período arcade do tomás antônio gonzaga que são as
cartas chilenas uma obra satírica em que por meio de pseudônimo também o doroteu ele faz a crítica ao governador da época som de bola show de bola e uma coisa muito bacana que o gabriel faz que eu já assisti várias alas deles já existem conversas literatura e tudo mais ele faz uma coisa muito legal que mostrar que mesmo a atualidade ou seja o nosso momento agora temos algumas letras alguns elementos alguns poemas que trazem característica arca d ainda hoje na verdade isso então talvez o que eu mais percebida na aula é mostrar que o ser
humano é a mesma coisa desde sempre o que muda é o estilo então o que é como falei agora pouco às vezes você vê o pai reclamar que quer embora né que quer morar no sítio era pra pescar isso é um arcade perfeitamente mar grande e isso pode acontecer muitas vezes nas nossas expressões de chutar o balde não querer vender coco na praia é vou largar tudo e vovô verdade na praia então isso é um jeito a arca de ser alguém que quer fugir do tumulto fúria urban né então fugir do tumulto urbano e viver
a vida tranquilo agora também existem músicas populares que fazem isso e é isso que vamos agora para a gente poder chegar rematando a sala que são gabriel já a bola cá bola lá porque para nós é ó foi ali no cantinho pegou aí ele já vem já vem municiado disso aqui o chamado o violão ora num armário é olha só e é este vai tocar aqui todos nós ele a gente vai tentar vou cantar aquela parte que eu sempre tenho que no final ele a gente vai discutir porque essa canção zinho aqui que eu gravei
cantar tem um pouquinho mas se você vai perceber que nem precisa de falar pra você porque ela tem cara destaca a marca de bola eu tenho andado sozinho ultimamente que nem vejo a minha frente nada que me dê prazer sim cada vez mais longe a felicidade tendo em a mocidade tantos sonhos merecer fora mas eu queria ter uma vida simplesmente o horário de mato verde pra andar e pra colher era uma casinha branca de baranga anda um quintal e uma janela para ver o sol nascer olha só até difícil refrão no total e frutal arcade
netão eu queria ter um gama num lugar de mato verde para poder plantar e colher em uma casa e uma casinha branca com varane na janela na janela só nasce não só nossa coisa é falar o que eu quero falar da vida quero fazer isso aqui quero ver me aposentar fazer tal coisa mas não chegava às férias para fazer tal coisa me aposentar e não pensa no eu lírico a marca de mesmo é esse camponês que já vivi esta vida e que joga na tua cara o dia inteiro possam mais feliz que você tô aqui
tranquilo na sombra da árvore nato aqui na beira do rio e quanto você está indo congestionamento então enterrado com arco verde tem muito disso de mostrar o quanto a vida deles simples é muito melhor e olha que beleza e tem tantas outras canções que fazem isso também essa é uma expressão muito samba canção mostra muito claramente presente no refrão ou essa função arca d e e é óbvio né essa criança talvez você não conheça chama-se casinha branca mas ao ver seu pai conhecido talvez a inspiração para a vida dele é provavelmente uma frase de novo
gabriel lá eu queria ter na vida simplesmente num lugar de mato verde pra plantar e pra acolher er uma casinha branca de baranga com quem pariu mar chanel para abrir o sol nascer assim [Música] eu não sou dos que essa senhora obviamente fica na anterior que nojinho falar à nossa plataforma profissional em porto covo br e também no facebook estagnar ou prudentão junto da escola foi