[Música] a boa tarde a todos é é com imenso prazer que a gente recebe hoje aqui o professor roberto machado o roberto machado dispensa maiores apresentações todos nós conhecemos conhecemos seus livros somos leitores de seus trabalhos que eu não vou listar os todos aqui vocês tiveram já oportunidade de vê-los é na livraria da ufmg provisória que se encontra exatamente na saída decide esse auditório e foi com muita muita alegria que a gente é recebeu a notícia do roberto devia participar aqui nessa atividade não é desse nosso pequeno ciclo de conferências sobre o tempo na semana
passada nós tivemos a a importante presença do professor giovani leve que em nos assistir hoje aqui e hoje o roberto vai falar sobre o tempo circular usar atos tratam do dnit eu lembro a todos que amanhã nesse mesmo horário neste mesmo lugar nós teremos uma segunda conferência do roberto cujo título será o tempo simultâneo em custa como vocês devem ter percebido nós estamos com uma pequena oscilação de energia e e todos cruzando os dedos para que essa seja a oscilação não comprometa o desenvolvimento da nossa atividade é hoje à tarde mas caso a gente não
possa contar com os bons préstimos da celg a gente também terá que ser compreensivo na medida do possível então é com muita alegria que eu passo a palavra o roberto e agradeço mais uma vez a sua presença aqui no programa de pós-graduação em história na universidade federal de goiás eu que agradeço o convite não é a primeira vez que eu estou e goiás gosto muito de voltar portanto aceitei o convite com 11 grande alegria mas além disso por saber que eu poderia contribuir falando sobre o tempo em dois pensadores que me interessam nite e brust
como uma maneira de contribuir para a reflexão importante que aqui na universidade do departamento de história se faz sobre o tempo e sua relação com a história hoje eu falarei sobre emitir amanhã sobre proust espero que vocês vejam a relação entre esses dois pensadores com relação ao tema e mais ainda que você possam tirar alguns subsídios para vocês mesmos é desenvolverem e aprofundarem as questões relativas a esse tema é tão importante e tão é na ordem do dia eu vou falar sobre atos terá do limite que eu acho que é o momento em que a
reflexão sobre o tempo está mais presente em sua obra é a minha interpretação desse livro denit fundamental que ele chegou a dizer que era o mais importante é que ele escreveu que ali começa sua verdadeira filosofia a minha interpretação de assim falou zaratustra é tem uma de suas hipóteses a existência do que eu chamaria de singularidade estilística do livro me parece que esse livro é diferente não só de todos os outros livros filosóficos escritos antes e depois do nite mas inclusive é diferente dos próprios livros escritos por mitch antes e depois dos atos portanto me
parece que há uma singularidade estilística do livro que se manifesta essa hipótese de duas maneiras diferentes a primeira é que se caracteriza por um deslocamento de uma linguagem conceitual a uma linguagem artística ou mais precisamente uma linguagem poética em geral desde platão a linguagem da filosofia é uma linguagem conceitual acontece que emite era é um grande crítico da noção de conceito pela relação que tem um conceito com a razão e como vocês sabem o nit sempre foi um crítico da racionalidade o que significa da racionalidade e conceitual hora eu poderia dizer que usar atos terão
significa um flerte dnit com a arte e mais é profundamente com é a literatura então é nesse sentido que a minha primeira hipótese que o unite para expor um pensamento que a gente vai ver que é um pensamento trágico porque ele tinha considerado como um pensador trágico mais a visão trágica do nit está fundamentalmente mais do que no nascimento da tragédia nesse livro assim falou zaratustra é por isso eu chamei a itália primeira publicidade esse livro é no meu do meu livro de zaratustra tragédia it ana é o segundo ponto da circularidade estilística que eu
vejo e do livro é que também quer dizer lhe e assinalar um deslocamento digamos elementar do conceito é para é a linguagem poética ele também se caracteriza pelo deslocamento de uma linguagem sistemática uma linguagem argumentativa uma linguagem teórica doutrinária é portanto uma linguagem é que expõe uma teoria o que é uma característica da filosofia em quase toda sua totalidade é a filosofia é doutrinária filosofia é teórica a filosofia é sistemática pois bem o dnit procurou escapar dessa linguagem sistemática é construindo um livro que tem uma forma narrativa e dramática minha hipótese quem ler o meu
livro verá é é é significa que há digamos um flerte denit com a epopeia e com a tragédia então como eu digo quando eu digo narrativa dramática eu estou querendo me relacionar eu me referir a narrativa é o mérica e ea a dramaticidade é inerente à a tragédia grega e mais quando se trata de um livro o moderno quer dizer um livro pós kantiano um livro do século 19 eu diria que a lei de ser propriamente inspirado na apple peia e na tragédia ele é também inspirado é na concepção de romance que nasceu em final
do século 18 na alemanha fundamentalmente com gripe que é chamado romance de formação então uma das hipóteses que eu tô falando ainda de de um aspecto estilístico metodológico um dos aspectos que inspiram essa minha é interpretação dos atos tu e mais especificamente da questão do tempo nos aratu xuxa do nit implica que há nos aratus terá a exposição a apresentação de um processo de aprendizado então que tocarem dizer com isso tocar em dizer que diferentemente do que acontece num livro teórico no livro sistemático doutrinário usar atos triya não pensa sempre a mesma coisa ou não
pensa sempre do mesmo jeito o que caracteriza um romance de formação diferente de tudo que foi feito na literatura é antes dele é que os personagens mudam os pessoal os personagens se transformam os personagens evoluem quer dizer se começa de um jeito e se termina de outro porque porque nesse intervalo se aprende alguma coisa então eu vou é tentar mostrar que há um aprendizado zaratustra hora o que interessa a essa palestra é que a minha hipótese é que esse aprendizado zerado xuxa de fundamentalmente respeito ao tempo tanto é disso que eu vou falar hoje e
para as vezes que vocês no início do livro tanto o início é diferente do final já que se trata de uma trajetória já que se trata da formação é de um aprendizado o início do livro já parece usar atos têm estado de plenitude portanto plenitude diferente de falta de deficiência porque ele se sente pleno de uma maneira grandiloqüente emitir-lhes porque dez anos de reflexão o procuraram do dirigismo não sei se vocês estão é identificados com essa tecnologia do mit mas a questão do deles mesmo é fundamental é em sua filosofia no caso se trata é
de uma cura do que ele chama de niilismo negativo o que é isso o livro começa logo dizendo que na sua solidão longe dos homens refletindo durante dez anos sobre a sua vida ea visita nit se curou daquilo que ele chama de emily szmuilowicz platônico é cristão ora esse me 'lista negativo é portanto uma visão platônica que estando tempo por isso a questão do tempo é tão fundamental é no lixo como vocês vão ver pela minha exposição porque porque segundo ele essa visão é é platônica portanto metafísica e religiosa é cristã consideram o tempo como
imperfeição a primeira idéia é essa o nit crítica nessa é transferir o fato de ele aparecer em plenitude que ele se libertou de uma visão é do tempo como cdo sinônimo de uma imperfeição porquê porque ele é pensado a partir da eternidade como um valor superior com um valor supremo quer dizer é o próprio jah zaratustra foi um guia na lista essa primeira compreensão que ele tem no livro é mais foi capaz de se libertar desse desejo de uma eternidade fora do tempo então é a primeira crítica que existe nos atos ter e unity é
todo marcado por essa ideia de uma crítica à oposição de valores então a oposição de valores que ele começa a ser um pregador assim que escutou alta se a minha solidão aqui é que ele ele começa portanto se regozijando de ter se libertado é desse desejo que já foi o seu de almejar de desejar é é uma eternidade é fora do tempo além do tempo e teve prometida há quem viva de uma determinada maneira como a recompensa por esse estilo de vida temporal em dizer que com essa descoberta zaratustra depois portanto de de compreender isso
ele desce ele não fica mais na solidão ele tem um desejo de comunicar os homens entende o que foi é tão importante é na sua transformação e ele desce em direção aos homens para lhes ensinar o que ele chama de super homem o primeiro ensinamento dos atos fizer bem o livro se chama assim falou zaratustra então a primeira coisa que quiser a tusca fala para os homens é sobre é o super homem o que é que é o super homem para mid nesse momento do livro no início o super homem é aquele capaz de superar
a ilusão do mundo do além capaz que é super homem quem deixa que de acreditar no mundo da eternidade e mais ainda que é eternidade que dá valor à terra que é a eternidade que serve de valor para avaliar a vida é temporão então ele vai em direção dos homens vai para tentar curá los de civilismo negativo e então a gente nota que ele começa aprofundando o significado o que significou na história criar um deus metafísico cristão portanto ele vai criticar a promessa de uma revisão fora do tempo a promessa de redenção fora do tempo
é criticada por ele porque ele a considera uma negação do tempo em nome da eternidade veja bem meu assunto é o tempo então tô começando mais elementar que inicie existe uma crítica da eternidade como oposta o tempo existe a crítica dessa oposição de valores porque para mim toda oposição de valores da metafísica então eu vou tentar mostrar nessa palestra community procura escapar da idéia de oposição de valores e mais ainda da oposição entre tempo ea eternidade através da criação de uma filosofia trágica pois bem essa ideia é da criação de um deus metafísico cristã tem
para nihat é como fundamento essa ideia platônica do que o tempo é uma imitação da eternidade não sei se conhece platão talvez a frase mais bonito de platão a meu ver é essa se o tempo é uma imagem da eternidade o tempo é uma imitação da eternidade isso está no timing mail que é um livro maravilhoso é um livro de cosmologia o dn hugo de câmbio cria faz do mundo e para dar mais perfeição ao que ele fez ele cria o tempo como imitação móvel da eternidade essa diz é é a diferença é a definição
platônica do tempo o tempo é uma imitação o tempo é uma imagem portanto está subordinada é inferior ao próprio modelo que é é a eternidade se a religião se é a metafísica socrático é platônica são por natureza nem listas é porque julgam essa que a idéia de o dnit parte nesse livro religião cristã metafísica platônica são nem lista porque julgam e ao julgar desvaloriza a vida temporal essa desvalorização do tempo é feito a partir de um mundo super acessível do mundo eterno esse sim é considerado como o mundo verdadeiro é como se nós vivêssemos no
mundo de aparência cuja verdade só é dada pela libertação da aparência ou pela libertação do tempo como imagem móvel da tenda espero que vocês estejam conseguirem acompanhar quando falam de uma série de temas que são importantes na filosofia que não você não tem obrigação de conhecer e entender muito bem e muito medo de conhecer e na interpretação que o nítida pois bem isso é a primeira denúncia que ele faz quando desce em direção dos homens olha o que é que ele apresenta de positivo e se há crítica à crítica negativo nem a crítica do niilismo
de cinismo negativo que criou valores superiores para avaliar a temporalidade a e cinismo zaratustra vai com é contrapor a idéia de criação é é a idéia dele é uma vez assim é não existiria criação se houvesse deuses entendendo é só com a morte de deus o homem pode ser criador tendendo a a a visão de deus como criador impede o fato do homem aparecer como criador porque a idéia de criação a idéia de criação do nada entende é mais se deus não existe o homem pode criar eu vou falar mais sobre essa idéia de morte
de deus que vai querer a caracterizar segundo o dnit é a modernidade nakanishi pregue a morte de deus ele constata que o homem moderno é aquele que quis se libertar de deus então o exemplo que ele dá é muito eloqüente pra vocês que são de história é a revolução francesa que desde o nascimento dos de direitos e deveres do homem o nascimento dos valores de liberdade igualdade fraternidade isso é uma visão humanista que vai se o povo também tem uma visão de terrorista entende como eu vou é explicitar depois com mais calma então estou querendo
dizer que o limite nessa contraposição ele vai propor à vontade e criadora do homem como um valor positivo é é a frase bonita dos atos que diz poder criar um deus pois então e lógico que não pois então abandonar e definitivamente essa ideia mas poder criar um super homem você pode criar o homem cada vez mais perfeito cada vez liberto do niilismo é isso que significa essa idéia de plenitude essa idéia de perfeição quer dizer à vontade criadora do homem é capaz de justificar o passar do tempo olha aí estamos passando da eternidade para o
tempo o fundamental do que eu vou dizer de respeito ao passar do tempo ao devir pois bem o enaltecimento a valorização o reconhecimento da positividade do passar do tempo da temporalidade é aparece no início dos atos trio através dessa idéia de criação e de criação do super homem aquele é libertado libertado é dessa é da idéia cristã e metafísica do tempo como inferior é a eternidade tocar em dizer que enalteceu criador tem como contrapartida a denunciar a desvalorização do tempo e eu voltaria isso a expressão interessante que me chama de vingança contra o tempo que
existe na ideia de uma além do tempo que seria justamente a eternidade então ele denuncie é essa vingança entende que é uma uma atitude lista é em relação é é a humanidade quer dizer ao invés de a redenção do sofrimento está em deus quizer está na eternidade neves conhece talvez muita gente assim que sofre embora essas pessoas sejam cada vez vai diminuindo que sofre mas aceita o sofrimento por ringue com resignação porque aquilo é justamente necessário ou passagem e tende para um dia a pessoa se redimido desse sofrimento dos que sofrem hoje um dia terão
é uma recompensa talvez vocês conheçam essa linguagem é que segundo o dnit está cada vez mais desaparecendo no mundo é isso que ele chama ele de morte de deus quer dizer ao invês de uma redenção do sofrimento está em deus o que significa a mesma coisa está na eternidade essa redenção sou é realmente possível no tempo como pela criação humana tá entendendo é um deslocamento da idéia de deus como criador para uma ideia humana da criação essa apologia da criação está presente na primeira parte dos atos do lide essa idéia de que criar é afirmá
a transitoriedade é afirmar o passar do tempo é afirmar o devir ora essa valorização do tempo em detrimento da eternidade considerá-la o melhor da eternidade considerada como o modelo do tempo tem uma característica importante ela privilegia o futuro veja o que eu estou dizendo é usar a taxa começa criticando a idéia de eternidade como antagônica o tempo mostrando que essa ideia é lista porque coloca o tempo como imagem coloco tempo como uma cópia dele portanto uma dimensão inferior a própria eternidade então ele faz apologia da criação dizendo que criar é justamente criar o transitório o
temporal pretendo criar é dignificar o devir pois bem o que eu estou querendo é salientar nesse momento quer dizer no início do seu aprendizado e não está ainda com essa bola toda ele já conseguiu muita coisa e já se libertou do niilismo e dele mas ele está dizendo uma série de coisas que talvez no final vamos ver vou deixar que como e suspensa no final talvez ele mesmo se auto critique tocar em de dizer é que nessa primeira valorização do tempo em detrimento é da eternidade a nuno discurso de usar a turco 10 de sua
montanha e fala para o povo na praça do mercado a um privilégio do tempo a um privilégio do futuro é nesse projeto de criação do super homem ele vai dizer pudesse criar um deus não mas bem poderia criar um super homem a posição de zaratustra nesse momento é claro se deus existe a vontade criador é impossível pois só pode haver criação se os valores são temporais só pode haver criação do tempo mas por outro lado ao privilegiar o tempo em detrimento da eternidade que é isso de onde eu partir da nato rússia faz esse privilégio
do tempo em detrimento da eternidade recair sobre o futuro o elogio o primeiro elogio zarathustra ano do tempo no fundo é isso que estou querendo salientar agora é um elogio é do futuro que eu estou querendo dizer que mesmo que o presente eo passado seja uma lista à vontade pode querer o futuro pode criar o futuro você já estou entendendo que é isso que é a modernidade que é isso que é a passagem de uma visão teológica da história para uma visão teleológica da história em tanquinho de um processo de transformação dialética o codinome do
tempo sempre em direção de um maior perfis o aumento da história de um maior perfeiçoamento e do homem tocar em dizer que os arados trilha está privilegiando o futuro como possibilidade de a bola lhe são de uma vida na lista e ao criar ao criticar essa ficção de eternidade ele está querendo evidenciar um à vontade de vingança um à vontade contra o tempo contra a vida é é temporal quer dizer quando zaratustra contrapõe super homem a deus a criação do super homem a deus como criador é como boa meta é como boa esperança que o
super-homem é o antídoto para o grande perigo do niilismo de um lado você tem um niilismo que é essa criação de valores superiores a a própria vida o próprio bumbum da própria história ao próprio tempo e por outro lado você tem a idéia de criar um super homem futuro essa ideia da esperança que não é um valor íntimo ano e tem você sabe eu até já trabalhei essa questão toda é reflexo do ine sobre a esperança são críticas de 32 a esperança é ele ele gosta do mito de pandora não é isso que tinha recebido
nem a caixa e ao quando o homem abre a caixa de pandora sai todos os males né morte desgaste certo e aí ele fecha é rapidamente e ele não vê disse smith que dentro ficou pior dos males a esperança porque é o mal que não faz a gente enfrentar o que está vivendo porque tem sempre a esperança de ongs não existe mais te dando então é pra mim tinha esperança não é um valor baixo para usar atos true no começo de seu aprendizado a esperança é fundamental porque está sempre ligado ao futuro que vem redimir
o passado eo presente ela é a pessoa que olha a sua vida e diz puxa vida só tem um fracasso na vida vocês conhecem muita gente que sente um fracassado o que será que vivia atormentado com a vida que vive detestando que é mas sempre tem uma esperança a esperança do niilismo negativo é a esperança de que um dia será redimida no outro mundo não é isso eu sou vilipendiado aqui eu sou é massacrado mas um dia eu sei libertados também conhece muita gente que pensa assim é a libertação na eternidade esse é o mecanismo
é negativo mas eu estou querendo dizer que essa ideia ainda está presente no primeiro momento dos atos ter porque ele investindo no futuro ele está investindo numa esperança de a edição desse passado é e desse presente que tanto querem dizer que a ideia é é é a idéia de uma perspectiva linear de tempo eu estou chamando a atenção sempre a questão do tempo que usar a taxa começa também ele com concepção linear do tempo é uma concepção que eu já chamei aqui de teleológica a idéia de que o tempo é um processo finalizado quer dizer
usar atos túlio do início que vai contra a idéia de eternidade ao privilegiar o futuro ele está defendendo a idéia de um progresso contínuo que vai do homem ao super homem o que quer diz criar um super homem é se transformar quer dizer àqueles que superou essa visão de cotonou mika metafísica cristã é do mundo quer dizer ele dá ao homem um papel crucial no projeto de criar o futuro do projeto de criação do futuro super homem que seria esse homem perfeito que um dia virá no tempo no futuro portanto é terminar a primeira idéia
dessa palestra o pré o sentido do presente é dado no primeiro discurso de usar atos na primeira parte de usar atos ter pelo futuro o que eu tô defendendo é que a concepção de tempo de zaratustra no início do seu aprendizado ela a de uma pessoa chamada de temporalização o temporalidade messiânica que parece bem próxima dos filósofos que emite preocupa-te a gente se lembra logo de reggio e tendo então nesse sentido se nós ficássemos ali se emite fosse isso ele não seria muito diferente dos filósofos entende que inventaram a história e dele essa te paralisação
é é no século e 19 eu acho que a visão trágica do dnit é muito baixo do que isso neste momento ele ainda se caracteriza como um desses filósofos que conceberam a história como um movimento para a perfeição como um movimento para impedir e são da realização do 1 mas de repente a uma mudança de direção radical na trajetória de usar atos veja o valorizando muito a ideia de informação a idéia de processo de aprendizado se isso não é verdade tudo que eu tenho é que está errado é possível que seja rápido eu estou defendendo
que está certo não dito é a minha visão é a visão que eu conseguir fazer lendo nishi leno interna 17 mas tentando ver o que é que se passa e tende nessa apresentação está contando a história está contando a história de um personagem que mudou que se transformou pois bem num determinado momento extraordinário é é o segundo momento do livro a segunda parte do livro é usar atos trás sente a insuficiência de sua sabedoria a esposa sua sabedoria mas no momento na sua solidão é quem tem coragem de fazer isso é que professor é tão
corajoso a ponte por meio do seu ensino pois questão seu próprio ensino e tende parte de outras direções nit foi conhecer outras pessoas como focou que também foram e têm então isso é muito interessante usar atos terão tem muito a ver com a própria vida do limite o limite mesmo tá criticando ele está achando que agora é que ele chegou à sua filosofia trágica que ele não era tão trágico assim entendendo é por isso que eu diria que o cerato cheia e inaugura sua última filosofia e teoria ia mais perfeita no sentido de mais singular
mais original mais próxima que quer saber o que pensa nit tem que partir dos atos segunda publicidade do meu livro pois bem a gente nota muito isso é através de um canto é muito interessante zaratustra quando começa a mudar radicalmente nessa sabedoria sobre a vida isso aparece com ele cantando isso é muito interessante é a primeira vez que ele canta e eu é é por isso que eu falei de narrativa dramático e falei de pompéia tragédia porque eu interpreto muito essa história de usar o twitter como a partir de dois pólos um pólo apolíneo é
esse que nós vimos agora em um pólo de onyewu né e único vocês sabe que está ligado ao canto tá ligado à dança muito interessante e o conselho você já ler e esse canto chamado o canto da dança quando ele está no meio de uma floresta e encontram os garotos que estão lançando o floresta garotos da sanção às bacantes está entendendo é a maneira dele de retomar omitidas bacantes que é muito importante pro nítida e ele gostava muito dessa tragédia é de eurípides e é muito engraçado que conectadas com ela estou dançando e venezuela tutela
parou de dançar e ele fica humilhado que aquelas parou e ele vai dizer meninas que é preciso parar de dançar e é exatamente por que ela não viu nele um igual aqui dentro ela viu nele alguém de profundamente diferente não no fundo não há firmador da vida porque elas estão justamente é uma dança é e celebra de celebração é da vida pois bem essa esse canto da dança da segunda parte do zaratustra a meu ver é por isso que eu aconselho vocês lerem é uma clara indicação do que usar atos a primeira parte é incapaz
de compreender o seguinte o sentido da vida então essa hipótese que eu tenho o que mostra que há uma transformação deste ano não tem sentido querer entender o que usar atura a partir do início aquilo é uma etapa ea primeira né aaa - perfeita mais imperfeita e tiê dessa e trajetória então só para dar uma idéia desse canto que que é belíssimo no início do canto ele considera a vida em penetrável puxa vida se ele que estava querendo explicar o sentido da vida teve a ver agora como impenetrável e significava que antes havia penetrado com
a vida é erradamente e dele então ele sente que não consegue elaborar um saber que correspondem realmente a vida e tem afirmando e toda sua intensidade em todas as suas potencialidades em toda sua potência então ele diz a vida é o canto é o diálogo entre ele ea vida ele diz a vida do tony entendendo você é impenetrável ea vida ele responde eu não sou impenetrável sou mutável selvagem eu sou mulher interessante porque a mulher dele é o apolíneo é uma religião saber de homens baixos ele lida odisséia enquanto que as tragédias não é e
teve um lugar é de valores femininos a própria religião dionisíaca e é é uma religião é feminina então é muito interessante quando a vida licos confessa se você não está entendendo é porque eu sou mutável céu vagem mulher e mulher não virtuosa e isso é melhor ainda que mulher não virtuosa o que elas querem dizer na numa linguagem de tiana a lei de bem e mal enquanto você e os homens insiste em querer presentear me com suas virtudes isto é com os seus valores de bem e mal com seus valores moral e então no final
do canto zaratustra a considere enganar dura olha aí tá vendo ele acha ele penetraram quando ela faz essas confissões estarrecedoras ele acha que está sendo enganada com ela tem que entender que isso não é possível que ela seja que a vida seja assim e ele não acredita no que ela está dizendo é um momento de crise é o momento escuro o apolíneo é a luz ea clareza não é isso apollo é o deus solar então aqui nós temos um momento de trevas e é isso é muito interessante é só a partir de então zaratustra vai
ultrapassar sua concepção do homem da vida que ele tinha até então dito de outro modo esse momento é importante porque ele começa a ultrapassar a sua concepção humanista do homem tudo que ele fazia quando ele falava é preciso criar um super homem é preciso que o homem se transforma em um super homem o limite que existe entende e não saber é dodô zaratustra do início e o que faz dele um pensador do século 19 é que ali nasceu humanismo nasceu uma visão humanista é da história é e da vida quer dizer nasceu a idéia do
homem como sentido e medida de todas as coisas você já ouvir ué essa frase o homem sentido não é isso é medida de todas as coisas as coisas se mede em são é é do homem quer dizer nesse momento aquilo que ele considerava como sendo característica do homem passa a ser característico da vida atendendo a um deslocamento de uma visão centrada no homem para uma visão centrada na vida então é o deslocamento de uma concepção do homem como vontade de potência do homem como vontade e criadora a vontade de potência é a vontade de criar
um super homem é vontade de criar osso é o homem não lista ora isso ainda é pouco usar hatushi vai deixar de pensar a partir do homem para pensar a vontade de potência como princípio a partir do qual a vida se altos opera então não é mais o homem que tem que ser auto superar e super-homem etene é a vida que é princípio de auto superação é a vida é um dos melhores definição de vontade de potência ou vontade de poder emitir essa idéia de auto-superação até o título de um dos capítulos da segunda parte
a auto-superação a superação de si mesmo é lá que está a grande definição n tiana é da vontade de potência quer dizer como aquela que se projeta além de si próprio e ela é o único projeto critério de avaliação essa idéia do nit do início da maturidade que quem avalia do homem à vida é mais interessante do nit quando você diz alguma coisa o que estava ali andando em você é a vida que você tem a eles há pessoas que têm vida pobre então a avaliação que ela é sempre pobre há pessoas que têm vida
rica plena então necessariamente as avaliações que ela faz são ricas são plenas então o que avalia a gente eles chamam isso de xixi pinto de porções de força de potência é a vida quer dizer ele está repetindo uma remetendo uma visão do mundo centrada no homem para uma visão do mundo é centrada na vida quer dizer isso eh so será possível é como uma separação do niilismo quando o homem estabelecer uma aliança estabeleceram a consonância com a própria vida ora essa consonância do homem com a vida que a gente viu que não existe no célebre
canto da vida é aquele de diálogo dele com a vida só será possível quando o homem abandonar essa perspectiva antropológica situando-se para além de meimão é essa é talvez a a frase mais importante do need a idéia de se situar a lei de bem mal porque você sempre será metafísico e quanto você fizer oposição de valores então a todos a tarefa mais radical talvez mais esperada da filosofia do dnit seria pensar sem opôr valores sem paz pensar sem é contrapor o valor é essa que não é nada fácil e tende é a postura trágica a
postura que ele chama também de denise que é a postura do limite da maturidade do último livro que é uma maravilha chamado crepúsculo e dois ídolos onde ele vai dizer que o único critério de avaliação é a própria vida a própria vida é o que avalia através de nós quando nós instituímos valor não posso ficar a vida toda e expondo isso que tem que chegar lá interessante a vontade de desenvolver isso é porque é um dos temas mais importantes a filosofia unidos foi quando ele estudou limite ele disse que os dois conceitos mais importantes são
os conceitos de super-homem de eterno retorno então é muito sobre isso que eu que eu vou falar atendendo inclusive porque ele chegou a dizer que escrever usará twitter para expor a idéia de eterno retorno que eu acho que é a mais importante aliás é a ideia mais incrível que eu já ouvi em toda a minha vida e todas as coisas que eu li todas as coisas que eu vi é espero que você concorde comigo no final mas para isso vou ter que ficar até o finalzinho porque só lá eu vou é lógico que o guardou
o melhor para o filho é pelo seu boné só entregou o ouro logo o bandido e depois ele vai se fartar se lambuza o problema é esse não esqueci a questão do tempo o problema é esse como se situar além de mal isso é que a postura trágica pois bem para se situar além de betel em atrair de mal para se situar nessa postura trágica a vontade humana tem o tempo o seu maior desafio então eu novamente chamar a atenção para um outro texto é maravilhoso no livro nessa segunda parte uma da redenção eu estou
mais ou menos dando dicas para que vocês leiam os capítulos eu acho mas enquanto piquet capítulo de 34 páginas muito muito pequeno nesse livro é muito dividido pois bem da redenção vai colocar de modo novo essa relação da vontade e com tempo diferente da maneira como ela colocou é no início do livro e isso me parece que faz desse momento algo que comi nanty ano em que deverá avisar a twitter nessa segunda parte que eu agora estou comentando que tocar em dizer que quer dizer que ao investigar nesse capítulo chamado sobre redenção o sentido mais
profundo da vingança quanto tempo que é o que caracteriza o niilismo né 0 atos tran vai estabelecer a condição da redenção como sendo capaz de a polir o espírito de vingança do homem quer dizer como você estabelecer uma relação o disco uma redenção é que não caia na vingança já que a redenção pela eternidade por um outro mundo era uma vingança contra o tempo tá entendendo como é você é equacionar de tal modo vontade e tempo de uma maneira de tal modo afirmativa que você não caia numa vingança contra o tempo pois bem é para
fazer isso usará tucha vai pensar o tempo de um modo tão novo e diferente que isso levará por um caminho inusitado portanto bastante diferente do que o caminho que ele tinha sentir seguido até agora o que reforça a hipótese de que o livro é o relato de um processo de formação está entendendo não se pode esquecer isso né de um processo de aprendizado eu eu até formulário de uma maneira interessante dizer usar atos true começa querendo trazer um presente para o homem e ele termina em vez de dando um presente recebendo um presente da vida
a mudança de perspectiva como vocês vão ver é é bastante é diferente pois bem o que é vingança é o nit idéias mais importante da vida dele é essa que queria acabar com a vingança é quanto ressentimento e quem é vingativo não tá com nada é então a vingança é é um valor na lista pra mim ti qual é a melhor definição que além do raio que trabalhou isso muito bem no estilo de estudos sobre limite é a definição de vingança que aparece na redenção a versão da vontade pelo tempo e seu foi assim anote
aí pode cair na prova vou repetir se não fosse prova se eu ia se interessada a vingança é a vençam a versão da vontade contra o tempo e seu foi assim toda a questão aqui saber o que se foi assim me parece que a importância dessa diminuição da vingança para história e sei a questão do tempo é estabelecer pela primeira vez nos atos triya a relação entre vontade tempo na perspectiva do passado porque quando ele diz a vingança é a versão da vontade quanto tempo eu foi assim o foi assim é o passado isto foi
assim é aquilo que é inexorável é aquilo que é imutável quer dizer tem pessoas que não se recorre recobram que não se curam jamais de uma desgraça que aconteceu na vida né eu conheço muita gente se selar perde a mulher perde o marido perde um filho nem a morte é a coisa mais terrível que também tem a questão do tempo do fim do tempo etc e tem pessoas que desabam totalmente fazer todos já deve ter tido ou essa experiência o visto é com outras pessoas e teve então é o problema colocado por mitch é muito
interessante porque não diz mais só respeito ao futuro o fundamentalmente é com relação ao passado quer dizer a vingança o tempo está ligado não só à outra concepção de eternidade mas há uma concepção uma própria concepção do tempo que não é capaz de lidar bem com o passado né porque tem essa perspectiva é perspectiva da esperança do processo finalizado é da temporalidade que se aperfeiçoa cada vez mais pois bem essa relação e de vontade e tempo e agora colocado na perspectiva do passado considerando a inexorabilidade adoro essa palavra a inexorabilidade é do passar do tempo
ou mais propriamente do tempo passado como grande desafio afirmação do avançado de potência quer dizer se você ficou fixo no passado como uma experiência negativa e teve não adianta mais a perspectiva de futuro porque não pra mim a vida perdeu sentido pra mim a vida perdeu valor ante deus não me interessa mais viver vocês conhece pessoas que o são assim que foram assim por diante não querem dizer que a vontade é o princípio que torna possível a libertação do lirismo a gente já viu isso a idéia de criação do super homem é a idéia de
aperfeiçoamento a vontade é um princípio é de libertação acontece que essa questão nova colocado que a irredutibilidade do tempo a inexorabilidade do tempo a inflexibilidade do tempo aparece como limite e até mesmo com a prisão da vontade humana quer dizer unite diz puxa eu posso querer mudar o tempo no futuro mas é o passado não pode ser para o homem um atestado da impotência da própria vontade de potência então tá vontade de potência é impotente pelos acontecimentos do passado o seu futuro nunca poderá ser modificado é é a idéia do dnit é essa que angústia
da vontade é que a vontade não pode querer para trás você pode querer para a frente isso dá à música daqui para adiante tudo será daqui pra frente tudo será diferente como diz roberto carlos você pode ser um carl rinsch que disse daqui pra frente tudo será diferente mas chegou lhe disse isso significa nada te dizer é se você não for capaz de se tornar o passado diferente essa aqui é essa que é o presente que o unite tá querendo dá a gente começar a turnê que é e para a gente dá pra gente de
presente este segredo agusta da vontade não é que ela não pode querer para trás é o que ensina zaratustra nesse capítulo vou citá vontade este é o princípio do libertador né a vida definida como um vontade de potência e portador de alegria portanto só vontade afirmativa tanto que a fifa uma vida pode tornar você alegre tem alegria é uma um sintoma da intensidade com que você vive ninguém fraco desgraçada deserta que fosse alegre você conhece muita gente pobre food drexler que têm uma alegria porque tem uma força aqui dentro do gol tem pessoas que você
economiza no corredor da faculdade você só quer distância não é porque aquela em potência e técnico também dá todo mundo né e tem pessoas que quando você vê se transfigura atendendo porque a alegria se comunica atendendo então a gente sente isso o que existe de força e de fraqueza de intensidade e de falsa de falta de tipicidade de poder de impotência nas pessoas pois bem isso a ideia que une tv é é pegou muito de espinosa inclusive essa ideia de que a alegria é um sintoma da intensidade da força é da potência então eu volto
a a citação vontade este é o nome do libertador e portador de alegria mas a própria vontade ainda se encontra em cativeiro numa prisão o querer votar liberta mas como se chama aquilo que mantém em cadeias quer dizer que mantém na prisão também o libertador foi assim essa palavra não foi assim eis o nome do rangers de dentes e dá mais solitária angústia da vontade quantas vezes puxa vida não devia ter feito isso é foi ali que começou a minha desgraça de seu soubesse eu teria caído neste ano é o foi assim que é inexorável
não é que é imutável tendo que não pode ser transformado e teve com priscila foi dizendo em potente contra o que está feito a vontade é um mau espectador de tudo passado eu vou comentar um pouco por não ser capaz de enfrentar corajosamente o desafio que o tempo coloca à vontade essa vontade de vingança o que o nit em outros termos de espírito de vingança denigre o tempo porque denigre o passado dele se você afirma o futuro como um projeto e entende como uma promessa como a esperança e você denigre o passado não suporta o
passado você não está afirmando tempo porque o tempo não é fundamentalmente o tempo futuro o dnit está querendo dizer você é muito mais passado é do que o futuro portanto é por seu grande obstáculo à vontade que o passado é a causa o motivo da vingança contra o tempo e ele acha que essa vingança contra o tempo tem marcado as diversas formas de redenção não só a digamos a forma clássica que eu chamei de platônico cristã na a metafísica que são as as formas que criaram a eternidade como um refúgio contra a experiência do passado
do tempo e suportável não é isso que se puxa vida minha vida tem sido a portaria vale a pena viver assim eles não mas há uma recompensa pra e teremos que viver dessa maneira praticando bem e todos vocês conhecem nessas doutrinas entende do do além mas ele não fica só isso da promessa de eternidade como vingança contra o tempo que deve ser superada ele critica também o põe essa afirmação do passado as formas de vingança que investir na experiência do futuro como forma de ultrapassar as imperfeições do passado e do presente são as formas modernas
né prospectivos e 7 que existe pelo menos desde a revolução francesa pois bem o que a gente chama a atenção que a singularidade desse momento que esse momento do canto da vida é da redenção assegurar dar nesse momento que de segundo livro zaratustra é que o seu aprendizado se torna uma compreensão de que a redenção pelo futuro que era até então o projeto usará twitter é insuficiente não basta querer remy o futuro para firmar o tempo agora é o melhor antes era a eternidade que tornava impossível a vontade criadora a gente já viu agora é
o passado que torna impotente à vontade de potência e para redimir a vida para redimir a terra para redimiu mundo não basta viver na esperança do futuro não basta ter uma vontade de futuro é preciso antes de tudo regime o passado redimir angustiante prisão da vontade veja que deve estranhar quando você pode redimir o passado se você só vai daqui para frente entendo como é que você pode dar um outro sentido é ao próprio passado a idéia de do nite nesse momento ele não descobriu ainda mas ele já descobriu que só afirmando o tempo passado
ele não sabe ainda como a um processo de aprendizado mas ele descobre agora que só firmando o tempo passado se poderá afirmar o passar do tempo olha aí a nota essa também é boa só afirmando o passado é possível afirmar o passar do tempo quer dizer e afirmar o tempo afirmou de ver como será isso possível pela criação de uma nova visão do tempo uma visão do tempo que justamente supere a oposição passado e futuro olha que interessante o zenit é fundamentalmente o kiss é fundamentalmente um crítico da oposição de valores bem mal aí eu
mostrei lá que o próprio zaratustra criticava a oposição eternidade tempo mas ele mesmo é caía no oposição de valores que era passado futuro então agora ele radical lisa essa exigência trágica de superar as oposições é tentando pensar na possibilidade de uma visão do tempo que supere uma outra posição que é essa e passado e futuro existe existentes na idéia de uma irreversibilidade do tempo a idéia de que o tempo não pode mudar não pode ser que o passado não pode mudar não pode ser transformado por quê porque ela é a prisão da vantagem enquanto você
tiver com essa ideia que a tormenta que angustia você está prisioneiro está impotente para justamente a afirmar o mundo como sendo a vida como sendo a experiência temporal e que é isso mesmo pois bem estar surgindo aquilo que me chamou de pensamento à bissau ou abismal que o pensamento de abismos pensamento que não têm fundamento que essa é o lítio é um crítico da idéia de fundamento e é justamente gosta de pensar na possibilidade de um de um pensamento trágico aquele que não tem fundamento que vai sempre mais longe e nunca tentei um pedestal uma
base na qual ele se dirige pois bem esse pensamento abissal que eu não disse aí do nome aqui é pretendido pela primeira vez na redenção quando ele pensa o seguinte se a vingança provém de que o tempo não possa retroceder não é isso que a gente não pode querer para trás se a vingança provém de que a vontade humana não possa voltar no tempo e afirmar aquilo que tinha sido negativo à vontade libertadora só poderá libertar se da prisão do tempo e portanto da vingança pela afirmação do eterno retorno então vocês vejo eu parti do
super homem mostrei que o fundamental era a vontade de potência que a vontade de potência tinha dois sentidos a vontade de potência do homem koné como a definição do homem como vontade o que é ainda uma visão antropomórfica antropocêntrica mostrei que há aquele canto da vida traz a possibilidade de pensar voltar de potência não só reduzindo ela homem mas a partir de um outro é de de outro princípio que seria é o da vida é como vontade de potência e agora sinto a necessidade de usar atos sente unicidade que a vida só será a firmada
como vontade de potência pela afirmação do eterno retorno então eu caio nessa correlação não expliquei por isso vocês devem estar ainda meio perdido entre a vontade de potência e até no returno não querem dizer que se o eterno retorno é o antídoto à ao veneno da vontade de vingança né que se o eterno retorno é capaz de dar uma nova dignidade ao tempo quer dizer pensar o tempo afirmativamente como ele merece positivamente é por que transfigurou passado olha aí treino fundamental não é o futuro mas é dar um sentido e tende a vida é passada
é por que transfigurou passado ao torná lo o resultado da vontade de potência quer dizer isso tudo será possível é pela afirmação de tudo o que foi que é e que será então veja bem se eu falo nenhuma afirmação do que foi do que é e será você tem os três momentos do tempo o que foi o passado o que é o presente o que será o futuro daquele ano então é o pitt está tentando se libertar de uma visão é é sucessiva do tempo entendendo a visão linear do tempo que ela que traz essa
inexorabilidade do tempo e tendo essa transformação do passado e presente é e futuro portanto será que é possível é eu vou mostrar amanhã é a semelhança ea diferença que tem do nit com o prost o dobro chiconi tipo que o prust leone tico em seu nicho muito marcado pelo show e raul então muito dessas idéias vocês vão encontrar do prost embora como uma solução diferente mas as duas tentando critíca a linearidade do tempo a inflexibilidade do tempo a irredutibilidade do tempo e tem essa é essa visão é sucessivo do tempo vou falar então do eterno
retorno é o último presente que eu trouxe pra vocês é que quando a gente examina esse pensamento neste ano é o mais difícil é o mais difícil pensamento que encontrei em toda a filosofia para ver se todos os estudos que eu fiz não tem alguns minutos pra comunicar a vocês e espero que fique claro que não quiseram ficar eu depois eu retomo assim no papo teve uma discussão quando a gente pensa esse pensamento de nietzsche a gente encontra nele dois aspectos o primeiro é o eterno retorno como a doutrina física odelê de doutrina cosmológica que
significa isso é que não só nós mas em todos os textos que escreveu sobre o eterno retorno esse foi o grande tema da filosofia do dnit mas tudo igual ele escreveu muito pouco nos atos ele só aparece explicitamente em dois pequenos capítulos um chamado da visão e do enigma e outro à noite e e outro chamado convalescente ela que tal pensamento de nietzsche sob a terra turno e além disso você vai ter uma origem da gaia ciência chamado peso mais pesado que a meu ver é o texto mais bonito de enid se vocês quiserem fazer
uma coisa boa essa noite chega na internet coloca se permite peso mais pesado e leia aquela meia página que ele escreveu entendendo é a coisa mais extraordinária que eu já li de todas as coisas que eu li eu nunca vi nada tão tão forte tem sido tão intenso quanto o peso mais pesado né o nit querendo nos disse nasser marão beirú a fazer levantar pesos pesados como se fossem leves essa que é grande é o presente que emite deu e tende a seus leitores pois bem e fora isso você tem um também um pequeno aforismo
menor ainda de meia página na em além do bem mal esse livro donne di que vem logo depois pois bem unit não escreveu muito sobre isso a gente encontra muito isso mas aforismo entendo é porque ele não tinha muita certeza tanto que esse esse texto tem um título e ele fala do datena o tucano tem tem como o título da visão e do enigma então isso é muito interessante você sabe mitchell um sujeito que era muito doente se aposentou da universidade por doença e teve uma vida maravilhosa e nos lugares mais bonitos da europa se
entre nanda dina na suíça e rapallo perto de gênova regiões montanhosas com margelov como em rapallo o então início nit viveu nestas três cidades e como ele era muito alérgica o doente quando o tempo começava a ficar muito quente como aqui é muito frio aí ele saía poeta lugar pt e era nesses lugares maravilhosos morando e pequenas pensões assim quase sem ver ninguém passeando mitchell da vida tudo ele foi muito injusto com kant quando ele dizia não conseguir dormir ao contrário crítica era alguém vocês sabem que dormia com menos de um minuto o cante sentava
na cama ele faz muito e velho que do mal imagina você também deve dormir mal que ninguém é tão inocente disse o crítico se estava na cama é pegar o lençol fazer se rolar versão como um caracol e com menos de um minuto já estava dormindo mas ele é tão obsessivo que ele ele não era ele não acende uma fogueira se que nem uma lareira se no seu quarto para não poluir o ambiente é calmo no escuro ele estava ele estava um cordão szilvassy se ele quisesse pro banheiro se urinar pt ele é assim nos
crentes sabe que eu era maluco é o canto pra mim foi o maior lucro da história portanto um dos maiores pensadores já estou aqui agora é todo mundo é maluco né todos vocês conhecem a frase do caetano de perto ninguém é normal né o que tem me maravilhoso dessas pessoas que souberam dar um sentido positivo a maluquice dele né maluco beleza como o nosso grande pois bem o mit é ele escreveu muito aforismo e falou muito pouco nos livros dele sobre o eterno retorno porque é uma ideia que você vê tanto paradoxal tão trágica que
não pode ser exposta racionalmente conceitualmente aqui dentro por isso que eu entendo que ele tenha inscrito usará tucha país com essa ideia que eu disse a vocês que procurava se libertar de uma visão conceitual racional doutrinária teórica é da filosofia do enem então ele precisou criar uma historinha que a história de zaratustra para expor essa idéia interessante e bom eu vou falar isso agora pois toda vez que eles pois eles pois essa teoria física cosmológica nem como hipótese para de levar alguma coisa mais importante do teleton porque essa que vou falar logo depois quando vou
dizer o nome agora primeiro o que seria essa visão física é a idéia de uma circularidade do tempo a idéia de uma circularidade do tempo é fazer um parêntese hoteleiros que não gosta muito dessa idéia defende e faz a interpretação do dnit dizer do que o eterno retorno a linear o eterno retorno é uma linha reta e aí é como é difícil ser professor foi muito marcado pela beleza e fui aluno dele ele o fogo foram quem as pessoas que me fizeram gostar de emitir e aí eu me lembro que quando eu comecei a dar
aulas ou benite e repetir muito essa idéia do the lazy até o dia que eu desconfiei dessa idéia e resolvi tão obsessivo como eu sou lê todos os fragmentos do lide eu li todos os fragmentos do nit onde ele fala do eterno e tudo seguir nas obras completa de tudo que era fragmento postos e eu posso confessar para vocês acredito como se fosse verdade em nenhum momento o nit disco eterno retorno é linear o eterno retorno à linha reta em todos aforismo ele afirma o eterno retorno como circula eu não tenho dúvida é com relação
deles a coisa linda com ela só isso mas é porque o the lazy é como ele como ele diz a partir do bob dylan é um ladrão de pensamento se ele rouba o pensamento dos outros para transformar em seu próprio pensamento entendendo mas isso significa que se você quer pensar desconfio que ele está dizendo tá entendendo porque ele está utilizando para ele pensar e pensar como beleza não tem sentido o interessante é pisar como você entendeu o pensamento é singular porque aprendi com essas pessoas khune disco ficou com o próprio beleza e por isso não
tem sentido cbg ano [Aplausos] [Música] a mulher